Issuu on Google+

Senac Rio Fashion Business Inverno 2011 by Chic 1.

8.

9.

10.

11.

12.

2.

13.

3.

14.

4.

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15.

5.

Couro, Camur莽a, Pelos e Peles Renda Malharia Tric么 Jeans Florais Animal Print Xadrez Cores Brilhos e Bordados Festa Curtos Jaquetas e Casacos Pantalona Acess贸rios

6.

7.


Editorial

Senac Rio Fashion Business Inverno 2011

Projeto especial Senac Rio Fashion Business

Alô Chics! Sei muito bem que boas vendas de inverno não dependem só da capacidade do lojista brasileiro. Pesam também a data do carnaval e de todos os feriados, a chegada antecipada ou atrasada dos dias frios, os rumos da economia internacional, o figurino da novela da hora, o resultado dos jogos de futebol... Tudo é motivo para interferir no impulso de compra dos nossos consumidores! Por isso, todas as informações de moda e dicas de como usálas e mostrá-las para atrair o olhar dos compradores, seduzilos e fazê-los entrar nas lojas nesta primeira metade do ano são poucas. Este nosso guia foi feito para ajudá-lo a ter um ótimo desempenho nas vendas da estação: o conhecimento das tendências e o melhor modo de apresentá-las é tudo neste difícil e apaixonante negócio. Vitrines originais, bem arrumadas e variadas são o primeiro passo para os bons resultados. Vendedores treinados, conhecedores dos rumos da moda, capazes de ajudar um cliente a escolher o sapato certo para a saia longa, a melhor peça de renda para combinar com a jaqueta de couro, o colar que vai dar vida a uma malha preta acabam fazendo toda a diferença no balanço final do semestre. Boa sorte e minha torcida para que tenhamos um inverno que chegue na hora, dure bastante e permita que os lojistas brasileiros trabalhem em paz! Gloria Kalil


Foram os grandes astros das coleções. A textura acetinada do couro, a aveludada da camurça e a maciez das peles, enfeitando peças esportivas, deram relevo e cara nova para o inverno. Pelos e cabelos também apareceram, deixando bolsas mais divertidas e criando novos volumes nos casacos. Carteira Pat Lullie

1. Couro, Camurça, Pelos e Peles

Bracelete Camaleoa Saia Sacada

Mochila Addict

Bracelete Camaleoa

Mara Mac

Vestido Wasch

Jaqueta Botswana

Cinto Gaina

Tênis Zoomp


1. Couro, Camurça, Pelos e Peles

Sandália Lanno

Acessório Elizabeth Marques

Bota Camila Brandão

Blazer Squadro

Jaqueta Zoomp

Jaqueta Squadro

Saia lápis bordada com miçangas Sta Ephigênia

Sacada

Evite: modelos muito tradicionais e produções de vitrines convencionais: mostre suas peças misturadas a rendas coloridas, jeans ou brilhos e paetês.

Short My Place

Casaco Cholet

Bolsaa Couthe

Casaco Ton Âge

Jaqueta Patricia Viera

Bracele S&B acessórios

Tênis Converse

Casaco de onça dupla face Victor Dzenk

Patricia Viera


1. Couro, Camurça, Pelos e Peles

Broche Faven

Aposte: em oferecer aos clientes indicação de limpeza, lavagem e concerto (ajustes e bainhas) para as peças nestes materiais.

Bolsa Litt

Blazer Rosana Bernardes

Colar e pulseira B&S

Casaqueto Agilità

Jaqueta M. Officer

Mary Zaide


Assistimos a um festival de rendas nos desfiles desta temporada. Todas as marcas mostraram algum tipo de trama rendada, seja em looks inteiros (tops, saias ou vestidos) seja em pequenos detalhes, que deram leveza e transparência a roupas mais pesadas.

2. Renda Vestido Cholet

Sta. Ephigênia

Vestido Wasch

Vestido Cosh

Saia Carla Carlin

Saia Basthianna

Aposte: na mistura com tecidos pesados (couros ou lãs). Não se limite ao preto; cores são mais novas e muito bem-vindas. Com sobreposições, você pode mostrar um jogo de revelaesconde bem interessante e novo, como na foto ao lado.


2. Renda Evite: assustar as clientes com looks muito transparentes. Tenha sempre à venda uma segunda pele para deixar o produto mais amigável.

Biquini Despi

Vestido Ávida

Chemise Lix

Bolero Benvenuta

Vestido Patricia Bonaldi

Afghan

Camisa Yumarimel

Saia Thais Menezes

Barbara Bela

Blusa Jolie Jolie


Moletons deixaram de ser apenas tecidos de agasalhos esportivos e apareceram nas coleções em peças com corte mais elaborados, como jaquetas e vestidos. Camisetas também continuam em evidência, sendo que nesta estação misturadas a peças caras e refinadas.

Colete Nini Haas

Aposte: na mistura de uma t-shirt levinha com saia longa de tecido e acabamento preciosos. É o novo hi&lo lançado nesta temporada.

3. Malharia

Blazer Addict

Vestido Noz Camiseta Que Macacão Tussah

Moletom cashmere Basthianna

Sta. Ephigênia

Saia W.M.Rodarte

Bolero Chow

Vestido Datskat

Moletom Plural

Giulietta

Evite: produções muito simples em suas vitrines, como moletom e tênis - pode parecer descuido. Melhor combinar as peças esportivas com outras mais elaboradas.


Finos ou pesados, eles estão em alta. Os leves podem ser lisos ou listrados, fechados ou abotoados e serão usados com saias longas, calças ou por cima de vestidos. Os pesados são os que têm o aspecto artesanal de tear ou parecem ter sido feitos com agulhas grossas e lãs espessas, ideais para casaquetos, coletes ou cardigãs longos.

4. Tricô Sacada

Evite: os tricôs com desenhos campestres; mesmo os pesados este ano têm um uso mais urbano.

Caftã Vix

Cardigã Addict Mara Mac

Cardigã Maria Filó

Malha Polo USA

Vestido Giulietta

Aposte: também em acessórios: gorros, coletes e cachecóis dão graça e cor a roupas neutras e atraem olhares para a vitrine de sua loja.


No jeanswear a modelagem aparece novamente mais ajustada e a calça skinny, favorita das brasileiras, continua campeã. Black jeans e azul muito intenso predominam em versões lisas ou com acabamentos diferenciados. O denim aparece também com força em camisas, coletes e jaquetas, podendo até chegar aos acessórios, como bolsas e tênis.

5. Jeans Calça fem. Zoomp

A modelo Bruna Tenório

Calça masc. Lode

Calça masc. Toulon

Calça fem. Herchcovitch


5. Jeans

Evite: o acabamento délavé (clarinho); é uma lavagem que combina melhor com o verão. Aposte: nos resinados (com certo brilho, imitando couro), destroyed (lixados, estonados e puídos), tie-dye (manchados à la Balmain) e com desenhos feitos a laser.

Calça Ellus Second Floor Short Afghan

Saia Lode

Jaqueta Herchcovitch; Dopping

Short M. Officer

Calça General Cook

Chemise Shop 126

Short Canal

Atenção: para que os jeans tenham uma cara nova misture-os a peças de inspiração levemente militar como as cáqui ou musgo. Macaquinho Herchcovitch; Dopping

Calça masc. Toulon

Calça masc. Herchcovitch

Carlos Miele

Short Corporeum


As estampas florais sobrevivem ao verão e se impõem também no inverno embora em cores mais sóbrias. Vamos encontrar florais miudinhos, tipo Liberty; os bem grandes e mais conceituais, e os quase abstratos. É uma padronagem alegre que se mistura bem aos tecidos de lã, aos xadrezes e aos tricôs pesados. Perfeito para vestidos, blusas ou acessórios. Bracelete Francesca Romana Diana

6. Florais

Blazer P&H Parresh

Bolsa Liberty Love D

Blusa Luciana Galeão

Saia Carla Carlin Cavendish

Cardigã Checklist

Caftã Lenny

Chemise Santa Graça


6. Florais Evite: escolher os florais de fundo branco ou muito claro para colocar na vitrine, para não lembrar as estampas do verão.

Bolsa MT Jobim Camisa Maria Mais Aparecida

Aposte: em vitrines com muitas peças estampadas juntas para mostrar a força da tendência. Uma só não faz inverno.

Camisa Liberty Oh, Boy!

Vestido Espaço Fashion

Bolsa Le Sac Brodé Afghan Vestido Frente Única

Cholet

Camisa Toolstoy

Cholet

Blusa Verty

Camisa Faven

Brinco Renata Alt

Short Enjoy


A tendência não é nova, mas continua forte. Estampas de feras exigem alguns cuidados na hora da venda: cuide para que sua cliente não se empolgue nas combinações e complemente o look com acessórios dourados (muito perua!). Vale avisá-la também que quanto maior a padronagem, mais engorda a quem veste.

Bolsa dupla Glorinha Paranaguá

Carteira Glorinha Paranaguá

Bolsa Marcos e Rudy

7. Animal Print Vestido Diva Couture

Mary Zaide

Caftã Vix

Vestido Brise

Cardigã Skunk

Colar Marília Capisani


7. Animal Print

Evite: o look total; estampa de oncinha é um tempero fashion. Uma só peça ou acessório é uma boa medida.

Cardigã Trettiore

Saia Ank by Chantik

Saia Sta. Ephigênia

Oxford Sacada

Caftã Elizabeth Marques

Casaco Shop 126

Bolsa Maria Capisani

Aposte: em uma vitrine com qualquer peça forte desta estampa é garantia de chamar a atenção e mostrar afinação com as tendências.

Sta. Ephigênia

Porta-moedas Shop 126

Bolsa Raquel Moraes

Trench coat Litt

Sta. Ephigênia

Casaco Victor Dzenk


Não dá para pensar em inverno sem xadrez. Os padrões bem clássicos como o madras, o vichy ou o de lenhador são os básicos para a camisaria masculina e para os vestidos chemise das mulheres. E os Príncipe de Gales são melhores para a alfaiataria masculina e feminina.

Evite: misturas de xadrezes de famílias diferentes (madras e lenhador, por exemplo). Em compensação, xadrezes ficam muito bem perto de listras do mesmo tom. Aposte: em quadriculados e pixelados em cores vivas para a moda mais jovem.

Camisa Foller

Camisa Wöllner

8. Xadrez Cholet

Óculos Arnaldo Gonçalves Ótica

Cholet

Camisa Lode

Camisa Ellus

Tênis Converse


A cartela do inverno é composta de neutros e de manchas de cores fortes. No primeiro grupo temos o preto, o branco, o cinza, os beges, mas principalmente a cor de pelo de camelo. Na família das cores fortes vamos ver o azulão, o mostarda, o verde e, mais do que todos, o vermelho em todas as suas gamas.

Short Wöllner

9. Cores Sta. Ephigênia

Lucidez

Trench coat Mara Mac

Calça Maria Mais Aparecida

Calça Enjoy

Evite: o tom de camelo amarelado. Ele só fica bem em quem tem um tom de pele rosado e cabelos claros.


9. Cores

Vestido Cavendish

Caftã Litt

Aposte: nas cores – especialmente o vermelho – fortes ou então nos neutros, como o camelo ou o branco e preto, para abrir suas vitrines de inverno. O cinza, embora ainda na moda, pode dar uma sensação de inverno passado.

Vestido Mary Zaide

Calça Enjoy

Jaqueta Victor Dzenk

Casaco Reserva Natural

Tricô Ateen

Camisa Essencial

Carlos Miele

Camisa Essencial

Blazer Folic


Bordados de cristais, pedrarias, paetês e tecidos construídos com fios brilhantes continuam a fascinar estilistas do mundo todo. Aqui não foi diferente, especialmente porque as brasileiras amam um brilho e não têm medo de usá-lo nem mesmo de dia.

10. Brilhos e Bordados Vestido Barbara Bela Vestido Vivaz Biquini Vix

Lucidez

Saia Flor

Vestido Tidda

Camiseta Eme Per Me


10. Brilhos e Bordados Evite: colocar peças bordadas ou brilhantes ao lado de acessórios muito formais. Uma blusa de paetês ficará mais moderna com um jeans ou uma saia de couro e uma bota de cano curto do que com uma calça preta e sandália preta. Aposte: os curtinhos são os perfeitos vestidos de coquetel. Pode somar à produção acessórios bem modernos, como bolsas pequenas e coloridas, saltos altos e meias-calças coloridas.

Colete Sacada

Vestido Ton Âge

Vestido Juju Costa

Vestido Lore Cardigã Maria Filó

Vestido Juju Costa

Lucidez

Vestido HBF Handbook Fashion

Vestido Kalandra

Vestido Kalandra

Sacada

Vestido Flor

Vestido Vivaz


Os vestidos longos não querem passar despercebidos vieram todos com pose de tapete vermelho, carregados de drapês, estampas exuberantes, como animal prints, ou tecidos vistosos, como veludo molhado. São muitas as opções de marcas brasileiras neste sentido; pode incluir macacões glamourosos nesta lista.

11. Festa Vestido Agilità

Victor Dzenk

Vestido Leticia Birkheuer

Vestido Carlos Miele

Vestido Leticia Birkheuer


11. Festa

Evite: acess贸rios muito combinados, como bolsas e sapatos da mesma cor e do mesmo tecido do vestido. Acess贸rios metalizados, bordados ou em cores contrastantes rejuvenescem o look sem brigar com a pe莽a principal.

Vestido Fabiana Milazzo

Carlos Miele

Vestido Dark Dragon

Aposte: tenha sempre um xale ou um bolerinho de pele para oferecer; vestidos de festa costumam ser decotados e precisam de um abrigo nas noites frias.

Vestido Corporeum

Vestido Sta. Ephig锚nia

Vestido Barbara Bela

Patricia Viera

Cholet

Victor Dzenk


Vestidos curtos são os novos básicos da moda feminina e têm feito às vezes de curinga, servindo tanto para o dia quanto para a noite, dependendo apenas de uma mudança estratégica de acessórios.

12. Curtos

Evite: oferecer vestidos para uma cliente sem a ajuda de vários complementos e acessórios como coletinhos, cardigãs, cintos e uma boa sugestão do sapato que deve acompanhá-los.

Vestido Tatie

Camisa En Chemise

Vestido Nem

Barbara Bela

Vestido Santa Graça

Lucidez

Vestido Dseudocéu

Vestido Aurea Prates

Vestido Ellus Second Floor

Aposte: em ombros quadrados e peças com a cintura marcada.

Vestido / Camiseta Alexandre Herchcovitch

Blusa Gaina


Protagonistas importantes na estação mais fria do ano, os casacos e jaquetas surgem em lãs diversas, couro e camurça, com golas enfeitadas de pele ou pelúcia. As jaquetas são pares perfeitos de calças e saias e os casacos ficam ótimos sobre vestidos.

13. Jaquetas e Casacos

Jaqueta Guipire

Jaqueta Uma

Giullietta

Mara Mac

Trench coat HBF Handbook Fashion

Poncho dupla face Jet

Aposte: no tema militar, que tem seu melhor aproveitamento no abotoamento dos casacos.


13. Jaquetas e Casacos

Evite: mostrar jaquetas curtas com um par de jeans. Elas vão causar muito mais impacto se forem vistas com uma saia bem sofisticada ou em versão luxo acompanhadas de tops com paetês.

Jaqueta Absinto

Casaco Pedro Motta

Jaqueta Mariana Martinez

Jaqueta Marcia Mello

Blazer Vitorino Campos

Jaqueta Jet

Casaco Acquawear

Mary Zaide

Blazer Cavendish

Casaco Primart

Sacada


As calças tipo pantalona ensaiam um retorno à moda nesta estação. Vão fazer companhia às skinny que continuam em alta. Evite: oferecer pantalonas para clientes baixas e roliças. Elas vão se sentir engolidas pela peça.

Pantalona Carlos Miele

Pantalona Bee

Carlos Miele

14. Pantalona A modelo Cristina Herrmann

Pantalona Eme Per Me

Pantalona Totalmente

Pantalona Lucidez

Aposte: em modelos de bocas amplas de tecidos molengos e fluidos. Sugira às clientes que usem camisas, camisetas básicas ou jaquetas curtas, para equilibrar o peso da calça. Vão bem tanto com saltos como com sandálias baixas.


Têm hoje tanta importância na moda como as roupas. Um acessório novo imediatamente atualiza um look clássico ou personaliza uma peça básica. Dos chapéus aos sapatos, passando por bijuterias, as novidades são muitas; até os guarda-chuvas são estilosos e completam uma produção. Um acessório bem colocado ajuda a vender outros acessórios e também muitas peças de roupa.

Conjunto de pulseiras Pitanga

Botas Carmim

Cintos: finos

15. Acessórios Bracelete Guida Taubman Pels

Cinto Rosana Bernardes

para ajustar blazers, vestidos ou tricôs; um recurso de styling é amarrar a ponta nele mesmo.

Bolsa Couthe

Francesca Romana Diana

Brinco Mônica di Creddo

Colar Claudia Arbex

Chapéu Aba Chapéus


15. Acessórios

Bracelete e anel Gabriela Pires

Pingente Amarjon

Colar Metally

Bijus: estão em alta metais escurecidos, acobreados e pedrarias; formatos grandes.

Brinco Eneida França

Colar B&S

Colar Crystal Rio

Colar Rebeca Ficinski

Colar T. Arrigoni

Brinco Maria Ignez Simões

Colar Banco da Povidência

Colar Maria Capisani

Evite: bijuterias pequenas e tímidas. Aposte: em bijuteria de cobre para

Bracelete Caleidoscópio

acompanhar roupas pretas.

Brinco Korpusnu

Colar Eneida França

Colar Banco da Providência

Bracele e brinco Andrea Mader


15. Acessórios Bolsas: menores, mais estruturadas, com alças curtas ou bem longas para usar à tiracolo. Carteiras ainda em alta.

Chapéus: panamá em cores invernais, de feltro.

Evite: bolsonas gigantes e ferragens vistosas. Aposte: em sugerir bolsas vermelhas, pretas ou marrons para quem comprar sapatos de onça evitando um conjuntinho “nada a ver”.

Tênis Converse

Evite: chapéus panamá

ou de palha branca (são símbolo de verão). Aposte: em chapéus de feltro para enfeitar vestidos leves usados com tricôs mais pesados.

Guarda-chuva Pumar

Chapéu Aba chapéus

Sapato Valéria Costa

Bolsa Uncle K. Bolsa Le Sac Brodé

Chapéu de feltro Acquawear

Sapato oxford Anju Anju

Sapatos: botinhas curtas sem salto ou de salto alto e mais grosso, fechadas por amarrações; podem vir forradas de peles. Também os baixos de amarrar (tipo oxford) em cores fortes ou até mesmo bicolores.  Evite: sapatos com bico tipo peep-toe e plataforma meia pata (este modelo, tão usado no verão, vai tirar férias por um tempo). Aposte: em botinhas de camurça ou nas bem esportivas como um tênis. Tênis Addict

Carteira As Charmosas

Bolsa Asta

Sapateira Asta

Bolsa Pat Jullie


Créditos

direção Gloria Kalil edição André do Val fotos Ana Colla (still) Charles Naseh (desfile) Henrique Padilha (backstage) design Luciana Wolf produção de moda Camila de Paula produção visual Ana Marz (Mood) assistente Vivian Flores (produção), Kadu Ferreira e João Moraes (foto) agradecimentos Clarice Machado, Isabela Menezes, Manu Machado, Helena Barreira www.chic.com.br/fashion-business fashionbusiness@chic.com.br

Projeto especial Senac Rio Fashion Business


senac_rio_fashion_business