Page 1

Férias

ANO 4 4 || ED EDIÇ IÇÃO ÃO 45 46 -- EXEMPLAR EXEMPLAR GRATUITO GRATUITO ANO

É tempo de r e nova r as ene r gi as !

AZEITONA E AZEITE DE OLIVA Conheça os seus benefícios

BEM VINDO 2014 Que tal a viagem do seus sonhos?

DIREÇÃO PERIGOSA Saiba o que fazer em condições de chuva


Em breve, descubra uma completa experiência em Mauá. Projetado para atender aos mais exigentes padrões, o hotel apresenta a perfeita união entre conforto, modernidade e sofisticação. Surpreenda-se em acomodações onde cada detalhe é dedicado ao seu completo bem-estar.

Prepare-se para a melhor hospedagem da região.

ServiçoS excluSivoS Recepção bilíngue Segurança especializada Estacionamento com manobrista 24h Restaurante com cozinha contemporânea Room service Frigobar e cofres individuais em todos os apartamentos Fitness Center na cobertura do hotel Centros de convenções com capacidade para até 150 pessoas

Aguarde por esta novidade... Parceiros CM Soluções

GVT

Techner

Onity

ADFM

Diviflex

Electrolux

Supra Control

Atmosfera

Leucotron

PML


EDI TORI A L S uce sso e m Re vista |

EDITORIAL

Georgia Andrade

M

ês de janeiro significa descanso, sombra e água fresca. Por aqui, já temos bastante trabalho pensando nas próximas doze edições da Sucesso em Revista! Mas nos dedicando com energia renovada para mais um ano de grandes desafios. Esperamos que todos estejam aproveitando o período de recesso para tirar os pés do acelerador e iniciar 2014 com tranquilidade e inspiração! E se faltava um incentivo para desfrutar as férias, agora não falta mais! Preparamos um texto com dicas para quem vai viajar e também para quem vai aproveitar o verão sem cair na estrada. Há muitas possibilidades para tornar o mês de janeiro um período pra lá de especial!

Expediente EDIÇÃO 46 - Janeiro/2014 - www.sucessoemrevista.com.br Diretor Responsável - Georgia Fernandes Martins Andrade gandrade@sucessoemrevista.com.br Jornalista Responsável - Julia Maria Oliveira Fabri - MTB - 69122 Consultor Jurídico - Caio Mário Caliman Filho Departamento Comercial - Fone: (11) 7860-8960 contato@sucessoemrevista.com.br Editoração Eletrônica - Ideal Estúdio www.idealestudio.com.br Impressão - Gráfica Expressão Redação - GTA Editora Ltda A Sucesso em Revista é uma publicação mensal de distribuição gratuita. Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores. É permitida a reprodução total ou parcial de seu conteúdo editorial, com autorização da editora, mediante citação da fonte. CAPA: FÉRIAS

Continuamos a falar de lazer: a Prefeitura de Mauá vem organizando uma série de atividades culturais e artísticas. Moradores podem participar e também protagonizar espetáculos. Saiba mais sobre essa iniciativa e viva sua cidade! Uma data especial pode ser lembrada no finalzinho do mês de janeiro: no dia 30 celebram-se os quadrinhos! Na região do ABC e no Brasil todo há muitos colecionadores de HQ’s, fãs dos mais célebres super heróis. Por aqui, há uma gibiteca imperdível em São Bernardo que vale a visita! Confira a matéria. Os nossos colunistas já estão em dia com os mais variados assuntos para informar nossos leitores em férias: saúde, beleza, bem estar e mais informações preenchem as páginas da edição de janeiro da Sucesso em Revista. Que todos iniciem 2014 com o pé direito! Esperamos contar com a participação de vocês, leitores, em mais um ano de boas notícias e incríveis histórias.


1012 1416 18 20 22 25 36 38 40 42 44 46 48

Í NDI CE

COMPORTAMENTO Planos, fé e recomeço CASA Organização

S uce sso e m Re vista |

08

VARIEDADES Beleza dos cabelos MATÉRIA DE CAPA Férias BEM ESTAR Síndrome do novo ano QUALIDADE DE VIDA Prática de exercícios exige recuperação apropriada EDUCAÇÃO Tempo de diversão

ESPECIAL DO MÊS Fanáticos por quadrinhos SOCIAL Sucesso Social

CULTURA Projeto ‘Todo Canto da Cidade’ PESQUISA Azeitona e azeite de oliva

ESTÉTICA Drenagem linfatica TURISMO Bem vindo 2014

SAÚDE Boas notícias em busca da cura do HIV

50

APRENDIZAGEM Férias e leitura: uma combinação perfeita SOCIEDADE Chuva: uma condição perigosa NOSSA LÍNGUA Mensagens eletrônicas

www.sucessoemrevista.com.br

5


ESPAÇO DO LEI TOR

ESPAÇO DO LEITOR Agradecemos aos leitores e amigos por todas as mensagens que recebemos em nossa página no Facebook. O nosso ‘muito obrigado’ pelas felicitações por um novo ano ainda melhor. Desejamos Sucesso a vocês e esperamos poder contar sempre com essa colaboração especial em nossa trajetória!

Sucesso e m Re vista |

DESEJAMOS UM ÓTIMO NATAL DE PAZ COM A FAMÍLIA. E QUE 2014 SEJA O MELHOR ANO DE NOSSAS VIDAS - Jose Eduardo Zago Parabéns, que seu sucesso continue em 2014. Felicidades! - Edna Salu Rodrigues FELIZ NATAL - Ivone De Paulos Teixeira OBRIGADA Sucesso Gta Editora por esse ano de 2013 e que em 2014 possamos estar juntos novamente. - Nilda Silva Muito brilho e mais SUCESSSOOOOOOOOOO você mereceeeeeee!!! Muitas plumas e purpurinaaaa! - Rita de Fatima Feliz Natal, muito muito SUCESSO sempre... Sandra Barreiro FELIZ NATAL - Ivone De Paulos Teixeira Feliz Natal e que em 2014 o SUCESSO continue. Beijos para você e sua família. - Sonia Pegoraro de Araújo Sucesso, sucesso sempre! - Nair Kimoto Sucesso...sucesso...e sucesso.... Obrigada por tudo sempre... Que em 2014 tenhamos muito mais sucesso ainda. Sempre juntas. - Mari Bazani Plaza Feliz Natalllll! SUCESSSSSOO!!! - Tiba Idealestudio Feliz Natal! Com todos os que você ama. E que em 2014 tenha muitas novidades!!!! - Paula Montagner Quero primeiramente parabenizar vocês pelo sucesso da revista. Leio todas as edições, amo essa revista e o trabalho de vocês. Agradeço pela minha foto mais uma vez publicada com Milene e minha amiga Rosa Maria, obrigada de coração. Um grande beijo a vocês. - Cicera Gouveia Muito obrigado Sucesso, pelo carinho que tem com o nosso trabalho. Que Deus abençoe vocês. - Rogerio Show

6

www.sucessoemrevista.com.br


www.s uc es s o em rev is ta .c o m .b r


COM PORTAM ENTO Sucesso e m Re vista |

2014: PLANOS, FÉ E RECOMEÇO Oportunidades existem, sonhos podem ser realizados!

M

ais um ano se inicia e com ele renovamos as nossas metas e planejamos estratégias para alcançarmos o que queremos. Certamente você fará uma retrospectiva de tudo o que vivenciou em 2013. Notará que já fez isso em anos anteriores e não conseguiu realizar tudo o que idealizou e, por consequência, se culpou, achou-se incapaz e se frustrou. Há maneiras mais realistas de fazer planos para o ano que está aí. Estabelecer poucos objetivos e viver um dia por vez são maneiras de começarmos a produzir pensamentos com os pés fincados no chão. Sejamos mais sinceros conosco e percebamos as nossas próprias limitações. Você já se perguntou o que realmente anseia e o que de fato deseja? Para isso, é necessário se conhecer melhor, fazendo um mergulho para dentro de si, no intuito de adquirir autoconhecimento. Quando isso ocorre, o planejamento fica mais realista e bem mais alcançável. A psicoterapia pode lhe auxiliar nesse processo. Quais são os nossos verdadeiros desejos? Como posso querer emagrecer, se não modifico a minha forma de me alimentar e não pratico nenhum tipo de exercício físico?

8

www.sucessoemrevista.com.br


Há os que gostam de fazer planos e os que não planejam tanto assim… Independentemente de como você for, tenha em mente que não adianta somente projetar, sem existir o mínimo esforço para a execução do que quer. Criemos mais expectativas em nós mesmos e menos nos outros. Passo a passo e sem auto cobranças excessivas, podemos nos focar com mais clareza naquilo que desejamos realmente. Vamos viver o hoje, planejar o hoje, para que as oportunidades que estão presentes não se pareçam imperceptíveis aos nossos olhos. Cuidar da saúde física e emocional são os pontos chave para que consigamos alcançar os nossos objetivos. Um 2014 repleto de saúde, conquistas e Thaísa Riul - Psicóloga Clínica planos mais reais para CRP: 06/110133 todos os leitores!

COM PORTAM ENTO

Os ciclos que se iniciam com a chegada do ano novo devem perdurar durante todos os meses. Afinal, a vida nos dá oportunidades de começarmos, recomeçarmos e de planejarmos o que queremos. Tenhamos mais sensibilidade para perceber!

Sucesso e m Re vista |

Como sonhar em ganhar na mega-sena sem nunca ter jogado? Complicado, não é mesmo? As metas devem ser precisas, pois se permanecerem vagas, dificilmente conseguiremos êxito naquilo que queremos de fato.


CA SA S uce sso e m Re vista |

ORGANIZAÇÃO Afinal, por onde começar?

D

ecidiu organizar sua casa mas não sabe por onde começar? Simples: comece pelo descarte. Este é o passo número um da organização de qualquer tipo de coisa: roupa, sapatos, documentos, fotos. Comece retirando da sua casa – e da sua vida:

• Tudo o que não te serve mais • O que você não usa mais – a cada 5 anos

• O que você não gosta mais • O que não tem mais nada

ou usa uma vez

a ver com sua vida atual • O que estiver desgastado e valer investimento do conserto

10

www.sucessoemrevista.com.br


S uce sso e m Re vista |

CA SA

E, por favor, descarte também tudo aquilo que te faz sentir mal. Como assim retirar o que te faz sentir mal? Sabe aquele jeans 36 que não te serve mais e te faz sentir mal toda vez que esbarra com ele no armário? Descarte! Quando você voltar ao manequim 36, vá ao shopping e compre um jeans incrível que combine com quem você é hoje. E por aí vai... Tenho certeza de que na sua casa tem mais uma ou outra coisa que não te deixa confortável. Que tal um presente ganhado da melhor amiga, mas que você nunca vai usar? Viu só como todo mundo tem algo para descartar? Se você for desapegada, em pouco tempo terá enchido uma mala (ou muitas...) com todo tipo de objeto. Se for apegada ou guardadora, levará mais tempo e vai descartar menos, mas certamente terá bastante coisa para retirar. Descarte, doe, abra espaço para coisas novas! Este é verdadeiramente o primeiro passo para uma casa – e uma vida – mais organizada. Conheça nosso Curso de Organização de Residências que dá atenção super especial ao descarte, com um módulo exclusivo totalmente dedicado a fazer com que nossos alunos e alunas realmente se desapeguem do que não precisam mais, na casa e na vida! Mais informações: www.homeorganizer.com.br/cursosdeorganizacaodomestica.aspx

Ingrid Lisboa www.facebook.com/homeorganizer


VARI EDA DES S uce sso e m Re vista |

BELEZA DOS CABELOS Cuidados essenciais no ver達o 12

www.sucessoemrevist a.com.br


V

VARI EDA DES

erão, sol, calor e variações de temperatura época de nos preocuparmos com coisas fundamentais, como hidratação e proteção contra o sol.

S uce sso e m Re vista |

Só que há uma parte de nosso corpo que na maioria das vezes acabamos esquecendo: nossos cabelos. Esquecemos que eles sofrem tanto quanto qualquer área de nosso corpo nessa estação. Por isso quando temos temperaturas variadas, dias muito quentes ou noites muito frias, nos deparamos e nos queixamos de queda, quebra, desbotamento da cor e outros problemas. Esses sintomas são resultados da desidratação, excesso de calor e variação de temperatura. Aí precisamos perceber que não é só o nosso corpo que precisa de hidratação e proteção solar. Com os recursos que temos hoje, já podemos encontrar protetores solares para os cabelos e hidratações para fazermos em casa e outras mais completas nos salões. Marcas como Lóreal, Truss e Keune são três das muitas que nos proporcionam resultados maravilhosos para mantermos nossos cabelos hidratados e saudáveis com o objetivo de passar o verão sem problemas, afinal o cabelo além de ser nosso cartão de visitas é a moldura do rosto. Se cuide por inteiro, pois cabelo saudável é o primeiro passo para uma mulher feliz.

Wal Cleofas - Hair Stylist

www.sucessoemrevista.com.br

13


Viajar ou ficar em casa? Seja qual for sua escolha, aproveite para relaxar e desfrutar o tempo livre! Por: Julia Fabri

Suce sso e m Re vista |

M ATÉRI A DE CA PA

FÉRIAS! M

ês de janeiro, sinônimo de férias! Sol, calor, e céu azul combinam com praia, campo e parque. Pegar a estrada, atravessar o mar ou cruzar o céu têm sabor especial quando o ano se inicia. Tempo de descanso e, porque não, de renovar as energias para um novo ciclo de desafios?! Viajar ou não viajar? Fazer as malas ou aproveitar para curtir a tranquilidade que seu próprio lar proporciona? Durante as férias, o importante é relaxar e esquecer os problemas! Separamos algumas dicas para quem vai conhecer um novo destino, e também para quem optou por ficar na própria cidade. É tempo de celebrar a vida! Para quem não viaja: Já pensou em preparar um mural de fotos locais? Nem sempre é preciso ir longe para reconhecer paisagens especiais! Na região do ABC, por exemplo, Paranapiacaba pode ser uma opção interessante para quem quer testar as habilidades através das lentes. Basta apurar o olhar! - Visite bibliotecas municipais e pratique o hábito da leitura. Em São Bernardo, há até uma Gibiteca na Cidade das Crianças. Livros, revistas e gibis podem te apresentar lugares, pessoas e universos sem que você precise sair de casa. - Há quanto tempo você não vai ao cinema? E ao teatro? Grandes lançamentos entram em cartaz nesta época do ano. E quem paga meia entrada tem motivos em dobro para aproveitar! - Mulheres, independente da idade, adoram tardes entre amigas. É hora de testar receitas de bolos, organizar tardes de beleza, colocar o papo em dia. Se houver uma piscina em casa ou no prédio, melhor ainda! - Garotos adoram tardes embaladas por games. Desta vez, a tecnologia está liberada…

14

www.sucessoemrevist a.com.br www.sucessoemrevista.com.br


- Almoços e jantares em família rendem lembranças para a vida toda. Prepare um menu caprichado e prepare-se para receber elogios. - Um piquenique no parque é uma opção econômica e tradicional. Quem não gosta de estender a toalha xadrez no gramado e assistir ao pôr do sol devorando guloseimas? - Se você aprecia o mundo virtual, pode aproveitar o tempo livre para fazer um curso e ampliar seus domínios: fazer um blog, aprender a tratar fotos, editar vídeos… Opções não faltam! Para quem viaja: A primeira etapa antes de desfrutar os momentos longe de casa é planejar a viagem. Definir passeios, ler guias de turismo, pesquisar hotéis, escolher destinos. Preparativos fazem parte de férias inesquecíveis! - Locais sempre têm dicas únicas do que não pode faltar em seu roteiro. Converse com taxistas, garçons, vendedores, guias… O importante é absorver ao máximo a cultura local! - Sabe aquele blog que você poderia aprender a fazer? Pois é! Aproveite para carregar consigo um bloco de anotações e uma caneta. Que tal compartilhar informações de viagens com outras pessoas interessadas na internet? Essa troca pode ser muito positiva: na hora de escolher um destino, dicas de quem entende do assunto fazem toda a diferença! - A culinária local faz parte das descobertas dos hábitos de um povo. Prove tudo o que tiver direito! Não experimentar um acarajé legítimo na Bahia é como estar na Itália e não ver o Papa! - Se estiver viajando pelo Brasil ou outro destino tropical, não deixe de colocar o bronzeado em dia. E nunca é demais lembrar… Use sempre o velho conhecido filtro solar! - As malas são itens que demandam atenção especial. Especialmente quando se viaja de avião, fique atento para não ultrapassar o limite de peso estipulado por cada companhia aérea. No exterior, é comum a cobrança de taxas por cada mala despachada. O tamanho da bagagem de mão também precisa ser respeitado, caso contrário, multas podem ser aplicadas aos passageiros. Tome as devidas precauções para não sofrer com gastos extras!


Cada um vivencia as passagens de acordo com a sua história pessoal

SÍNDROME DO NOVO ANO

BEM ESTA R S uce sso e m Re vista |

Dr. Odair M. Branco Cremesp 115.200

16

O

mal estar do final do ano e a expectativa do novo são muito mais fortes do que a angústia do domingo à noite, porque essas datas marcam com mais exatidão aquilo que se foi, que se perdeu, trazendo a tristeza das promessas não realizadas e o medo de novas frustrações no futuro. “Odeio o final de ano”, “odeio festas”, “o fim de ano pra mim é uma obrigação familiar”, “odeio esse consumismo”, “me sinto só neste emaranhado de gente comprando”. Ao ouvir essas expressões nesta época, tenho a sensação de que essas pessoas falam “de uma profunda angústia, de um terror sem fim”. O que ela chama de “inferno astral de fim de ano”. A manifestação de sentimentos negativos do início do ano caminha em direção oposta aos objetivos das festas do natal e ano novo. Nesse contexto, outras frases repetidas nesses períodos são: “não tenho para onde ir no Natal” ou “não tenho muito a ver com a minha família”. “Não tenho planos para o próximo ano”, “nunca alcanço meus objetivos”. No natal, a proposta de comunhão é instituída de fora, ou seja, construída socialmente e pode ser vista no avesso. Isto pode provocar nas pessoas o sentimento de não ter nada a ver com quem se relaciona. No início do ano, passada a euforia das festas, há uma natural reflexão sobre as realizações e frustrações tanto do passado quanto para os planos do novo ano. E isso é gerador de profunda angústia. Traz sentimentos de orfandade, muitas vezes de falta de perspectiva e gera muitas dúvidas. Pequenas crises que levam a instabilidades envolvem emoções que podem variar segundo a perda ou o medo do novo. O tempo está sempre presente - assim como as passagens de começo, meio e fim - nas mudanças corporais, nos jogos infantis, no ritmo pessoal diário de cada um, no calendário mensal e anual, nas estações e nas viradas de ano. Estar continuamente iniciando e terminando é intrínseco ao ser humano. Não ter um projeto é não ter futuro, é a impossibilidade, é a morte. Ficar no mesmo também é vivido como horror. As fases de vida passam por projetos que se modificam ao longo dos anos: planos infantis são uns; de adultos, outros e os da maturidade também são específicos. As diferentes fases da vida levam à concretização de realizações distintas importantes para aquela fase específica. O sonho vai se tornando realidade e ocorre uma incorporação que se amplia na vida, relativa a leques diferentes, seja na vida pessoal, amorosa, intelectual e social. Portanto, as passagens implicam mudanças. Pequenas crises que levam a instabilidades envolvem emoções que podem variar segundo a perda ou a aquisição de sentimentos de tristeza ou frustração pela perda, além do medo do novo e do futuro. Há uma desestabilização daquilo que estava antigo. Há uma perspectiva de transformação, mas há também um medo de não conseguir concretizar. O novo ano, para mim, se enquadra nessa perspectiva: há um movimento processual que é marcado por uma data de celebração da passagem do velho para o novo. A própria música ‘adeus ano velho, feliz ano novo, que tudo se realize no ano que vai nascer’ representa uma perspectiva, um sonho, um projeto marcado por um montante de angústias e medos acoplados aos projetos de esperança para o futuro. Cada um vivencia as passagens de acordo com a sua história pessoal. Pessoas que, de um modo geral, enfrentaram um ambiente de instabilidade tendem, em situações novas, mudanças ou passagens, a viver angústias impensáveis que se manifestam de formas diversas: pânico, depressão, defesas obsessivas, etc. Uma pessoa mais instável emocionalmente terá maior chance de vivenciar a passagem do ano e tudo que sua transição pode trazer, com mais angústias.

www.sucessoemrevista.com.br


QUALI DADE DE V I DA Sucesso em Re vista |

Prática de exercícios exige recuperação apropriada Por que o descanso é tão importante após a atividade física?

C

omo disse que faria após editar meu artigo anterior, hoje vou escrever sobre a recuperação pós-treino. As pessoas estão tão desesperadas em ter aquele corpo sarado rapidamente ou ser campeãs de qualquer jeito, que se esquecem de um dos principais fatores para se conseguir melhores resultados praticando atividade física: o descanso. O excesso de estímulos sem o descanso adequado impede as adaptações fisiológicas, podendo levar ao “overtraining”: um problema causado pelo excesso de treino. Acontece quando o organismo é submetido a uma sobrecarga exagerada sem que haja o devido repouso, levando a graves alterações cardiovasculares, metabólicas, hormonais, motoras e psicológicas que causam até a perda significativa de desempenho.

18

www.sucessoemrevista.com.br www.sucessoemrevista.com.br


Alias, vale lembrar que até o excesso nas máquinas sem a devida manutenção também a fará quebrar. Siga sempre as orientações de um especialista! Saúde a todos!

QUALI DADE DE V I DA

O sucesso da atividade proposta está no planejamento adequado de todos os fatores que envolvem o treino: nutrição equilibrada, sequência de exercícios físicos corretos com intervalos, séries e carga adequadas ao seu objetivo, recuperação apropriada para o corpo e a mente. Somente dormir possivelmente não seja o único fator relevante para a recuperação, nem o melhor meio de equilibrar o organismo após um treino: normalmente, um músculo para ter uma recuperação adequada em um treino de hipertrofia, por exemplo, precisa de pelo menos 48 horas de recuperação, o que significa que o processo de crescimento muscular ocorre majoritariamente não durante o treinamento, e sim no período de descanso.

Se você deseja que músculos inchados pelo treino (devido a fatores fisiológicos) permaneçam por muito tempo, lembre-se que isso só ocorrerá naturalmente depois de muitas atividades físicas adequadas, boa alimentação e descanso. Não adianta você `se matar` de treinar, realizar competições ininterruptas, sem o devido acompanhamento. Siga adequadamente seu treinador, não execute atividades com grande intensidade para o mesmo músculo todos os dias, e não se esqueça: você é um ser humano, não uma máquina.

Sucesso e m Re vista |

A síndrome do overtraining se manifesta primeiramente no sistema nervoso, depois alcança o sistema muscular - o que é muito perigoso, pois existem evidencias até mesmo de sintomas de depressão causadas pelo overtraining.

Fábio Nunes Félix - Personal Trainer


D

S uce sso e m Re vista |

EDUCA ÇÃ O

urante as férias de verão, tudo é sinônimo de alegria, diversão e risadas. As crianças ficam eufóricas e os pais devem aproveitar para ficar mais tempo com elas. Férias combinam com praia, sol e muita diversão. Mesmo quando a viagem não está inclusa no pacote, as tardes ensolaradas pedem um passeio no parque ou um mergulho no mar.

TEMPO DE

DIVERSÃO!

MOMENTOS QUE PODEM VALER POR UM ANO TODO... Katia Cilene da Silva Pedagoga

Férias de verdade, daquelas que a gente nunca esquece, devem ter um pouquinho de tudo: pais, amigos, avós, tios, passeios, viagens. Também precisa ter ociosidade, isso mesmo: nossas crianças de hoje possuem a agenda cheia de atribuições, e nas férias precisam reencontrar seus brinquedos, seu quarto e até mesmo ficar de “papo pro ar” - sem fazer nada. Mas, na verdade, o que não pode faltar de jeito nenhum nas férias é a oportunidade de pais e filhos ficarem mais próximos, estreitarem os laços que a correria do dia a dia distancia. Então, seja qual for o lugar que escolheu para passar as férias com seu filho, fique ao seu lado, faça atividades com ele, aproveite cada dia. Vamos deixar aqui algumas dicas para ajudar a tirar o máximo proveito desse período, mas atenção: não pense que o que é um programão de férias para você, também é para seu filho. Por isso, muita atenção na seleção do que fazer, afinal, as férias também são das crianças e nada mais justo pedir que elas ajudem a enumerar o que desejam fazer. Caberá a você selecionar o que é sensato e possível realizar, pois quando retornarem à escola, os pequenos terão que responder a primeira pergunta de todos: O que você fez nas férias? Então, vamos lá... Atividades para serem feitas em casa • Façam bolo ou biscoito juntos; • Convide amigos dos seus filhos para brincarem na sua casa; • Faça a noite da pizza: vocês fazem a pizza; • Karaokê: façam concursos de canto e dança; • Jogo de obstáculos: crie obstáculos com almofadas, travesseiros, caixas, cadeiras, cobertores e uma linha de chegada; • Biscoitos de gelo: em forminhas de biscoito coloque suco de frutas de vários sabores e leve ao freezer; • Fazer o Diário de Férias: fotografe as brincadeiras, passeios, etc; • Façam espetinhos de frutas. Você pode passar os espetinhos no mel, ou no açúcar, no chocolate granulado, etc; • Escrevam uma carta para um familiar ou para um amigo da escola, incluindo fotos e desenhos;

20

www.sucessoemrevist a.com.br


Atividades fora de casa: • Façam um jardim ou uma horta. Se não tiver quintal, usem uma jardineira; • Façam um pic-nic; • Esconda um chocolate ou balas no jardim e realize a “Caça ao Tesouro”;

Leve as crianças a um parque; Passe alguns dias com os avós; Visite um Museu, Exposição, Biblioteca; Vá ao Cinema.

Atividades mais “radicais”: • Vá pescar e/ou acampar; • Procure atividades gratuitas oferecidas pelos Shoppings; • Se possível, leve os seus filhos para conhecer o seu local de trabalho; • Programe passeio de bicicleta em família; • Leve seus filhos para andar de patins e/ou skate; • Leve-os para passear de trem; • Permita que eles aprendam algo “radical”, por exemplo: Arvorismo, Patinação, Teatro, Escalada; • Deitem na grama e brinquem de adivinhar formas com as nuvens. Engana-se quem pensa que as férias podem custar muito. Asseguro que, se você planejar algumas das atividades acima, já será suficiente para deixar as crianças felizes sem gastar quase nada. Boas Férias!

EDUCA ÇÃ O

• • • •

S uce sso e m Re vista |

• Realizem uma sessão pipoca com cinema em casa; • Convide os amigos do seu filho e façam a noite do pijama ou dos games; • Para as meninas, faça o dia do “salão”: chame as amigas delas e deixem que arrumem o cabelo umas das outras, pintem as unhas, etc; • Para os menores: Faça máscaras de super herói. Exemplos: homem-aranha, zorro, batman. Utilize cartolina, tintas, ou tecido; • Façam fantoches e/ou bonecos e bolas utilizando meias velhas; • Prepare um jantar diferente, deixe que eles façam o cardápio; • Aprenda jogos de tabuleiro: Dama, Xadrez, Monopólio, Soletrando, etc; • Monte uma piscina no quintal de casa; • Um banho de mangueira, pode se tornar inesquecível.


Sucesso em Revista |

ESPECI AL DO M ÊS

Por: Julia M. Fabri

O

Super Homem completou 75 anos em 2013. O Homem de Aço, o primeiro herói com super poderes das histórias em quadrinhos, está sendo lembrado em exposições pelo mundo todo. Quem está aproveitando as celebrações são os fãs de gibis, que não perdem uma novidade quando o assunto é o universo HQ, que comemora o seu dia em 30 de janeiro. Conversamos com Maxwell Tavares, jornalista e colecionador, para saber o que motiva essa paixão pelos personagens dos quadrinhos. Quando teve início sua proximidade com os gibis? Minha mãe foi minha primeira influência. Foi ela quem me deu meu primeiro quadrinho, da equipe de super-heróis X-Men. O primeiro de minha coleção foi um do personagem Superman, publicação de número 16.

22

www.sucessoemrevist a.com.br


Mas você tem um personagem favorito, certo? Ah, tenho vários... Como já mencionei, além de Superman e Homem Aranha, também sou fã de Batman, The Flash, Mulher Maravilha, Homem de Ferro, Thor, Capitão América, Quarteto Fantástico... É claro que há personagens que viram filmes e atraem mais leitores de quadrinhos. Ah! Para quem é fã, não pode faltar nada do Will Eisner, o papa dos quadrinhos: entre seus gibis de destaque estão ‘NO CORAÇÃO DA TEMPESTADE’, ‘UM SINAL DO ESPAÇO’, ‘AVENIDA DROPSIE’ e ‘SPIRIT’.

ESPECI AL DO M ÊS

Quais personagens você costuma acompanhar? Compro gibis variados: gosto de personagens da Disney, até quadrinhos de origem europeia e mangá. Tenho uma edição definitiva do Cavaleiro das Trevas, pela qual paguei mais de cem reais. Também adoro o Homem Aranha. Claro, compro também edições nacionais.

Suce sso e m Re vista |

Você sabe quantos quadrinhos possui? Quando era mais jovem, eu contava meus quadrinhos, mas perdi o controle dos números. Eu tinha mais de mil quadrinhos quando resolvi vender tudo. Certo dia, decidi voltar a colecionar e passei a comprar gibis novamente. Hoje, tenho mais de duas mil edições.

Onde você encontra edições especiais? Lojas especializadas e feiras. Também é possível comprar pela internet. Como você armazena seus quadrinhos? Esse é um motivo pelo qual estou pensando em diminuir minhas aquisições! Eu guardo em estantes, mas, como também possuo outras coleções - de bonecos, CDs, DVDs e discos de vinil -, está começando a faltar espaço. Ultimamente, tenho comprado as versões encadernadas por esse motivo. Qual é a importância da leitura dos quadrinhos? Incentivar o gosto pela leitura. Sou um leitor frequente por conta dos quadrinhos, que me permitiram ter acesso à informação. As pessoas ainda assimilam quadrinhos às histórias infantis, mas há quadrinhos para adultos e quadrinhos de literatura. Tenho certeza de que os gibis aproximam os jovens da leitura. Há desde possibilidades infantis, até jornalismo em quadrinhos. ‘Maus – A história de um sobrevivente’, por exemplo, de Art Spiegelman, conta a história do nazismo a partir de alegorias (desenhos de animais). Você se reúne com outros fãs de quadrinhos para falar sobre o assunto? Tenho alguns projetos para tratar diversos assuntos relacionados aos quadrinhos, como o Observatório Trivium: um site sobre quadrinhos e cultura ‘nerd’, que conta também com podcast. Hoje, muitas pessoas leem quadrinho digital. Para quem se interessar, o site Guia dos Quadrinhos (www.guiadosquadrinhos.com) é uma boa referência. Além disso, em São Bernardo, na Cidade da Criança, há uma gibiteca aberta ao público.

www.sucessoemrevista.com.br

23


SUCESSO

S uce sso e m Re vista | LORE M IM PS U M

SOCIAL

www.sucessoemrevista.com.br

25


SOCI A L

A edição de final de ano do Yakissoba da Associção Cultural Nipo Brasileira de Mauá foi um sucesso. O evento contou com a presença de convidados e amigos.

Fotos: Deborah Pasini

S uce sso e m Re vista |

YAKISSOBA

26

www.sucessoemrevista.com.br


SOCI A L

Beto Pinheiro

O espetáculo de final de ano da escola de danças Monica Ballet foi uma livre adaptação da peça “Os Saltimbancos” de Chico Buarque. O evento contou com a participação de 150 alunos que brilharam no palco e deixaram as professoras: Mônica, Aline e Natália orgulhosas.

S uce sso e m Re vista |

OS SALTIMBANCOS

www.sucessoemrevista.com.br

27


SOCI A L S uce sso e m Re vista |

FAMOSOS NA SUCESSO Aqui os leitores fazem Sucesso! Você quer sair na próxima edição da Sucesso? Envie uma foto com alguém famoso, pelo e-mail: contato@sucessoemrevista.com.br

Nilda Cunha, Elton e o cantor Belo

Ariane Mayara Niz com Maisa, do Carrossel

Ivete Sangalo e Marcus Vinicius

Iasmin Marcelly Salvi e Beatriz Grigio com Giovana Grigio Nilda Silva com Patati e Patatá

Sophia Valverde e João Acaiabe

Tais e Leticia Zogno com Sandy

Nickollas com Caio Castro

Garota de Ipanema com Sonia Maria, Bianca, Marcella e Marcello Mazzini

28

www.sucessoemrevista.com.br


Fotos: Florence Andrade

MAUÁ É VICE-CAMPEÃ DE FUTEBOL AMADOR

Fotos: Roberto Mourão

Atletas mauaenses receberam medalhas e troféu em reconhecimento ao título de vicecampeões estaduais nos 42º Campeonato Estadual disputado em Poá no mês de novembro. Na categoria sub 15 (15 anos) Mauá foi representada por 18 atletas. Os jovens, que treinam na escolinha de futebol gratuita da vila Mercedes foram recebidos no gabinete do prefeito Donisete Braga.

SOCI A L

A nutricionista Eva Cristina Venâncio inaugurou oficialmente a sua loja de produtos naturais e suplementos no mês de dezembro, com um charmoso coquetel que contou com a presença de amigos e autoridades do município.

S uce sso e m Re vista |

EMPÓRIO NUTRE LIFE


No dia 16 de dezembro de 2013 foi realizada a Festa de Gala do GR MAUÁ com o Tema Brasil de Ponta. Mais 2500 pessoas estiveram presentes e prestigiaram o evento no Poliesportivo Celso Daniel. Com a arrecadação de alimentos a Tryade conseguiu 500 quilos de alimentos não perecíveis que serão doados para entidades de Mauá. Equipe do GR MAUÁ – Especialistas em Ginástica Rítmica, Coordenadora/Professora Patrícia Angelotti Gregório.Professoras Graziela Ferraz Orlando, Maristela Borba Terra e Alline Cristina Ferreira. Estagiária Luana Mathias e Thamiris Regina Campos dos Santos e a Professora de Balé Clássico Fabiana Volpi. Professor César Gregório – Coordenador da Associação Tryade e Kauê Angelotti Gregório – Presidente.

www.sucessoemrevista.com.br

Fotos: Beto Pinheiro

SOCI A L S uce sso e m Re vista |

30

GR MAUÁ - FESTA DE GALA 2013 – BRASIL DE PONTA A PONTA


Aconteceu nos meses de Novembro e Dezembro, o Torneio de Tênis de Aniversário da Associação Atlética Industrial, no qual sagraram-se como vencedores da Categoria Masculino A: Diogo Felix, Masculino C: Evaldo Martins, Masculino D: Robson e Feminino: Jaqueline Leardini.

SOCI A L S uce sso e m Re vista |

Fotos: Jaqueline Leardini

TORNEIO DE TÊNIS DA A. A. INDUSTRIAL

ALTO PADRÃO IMÓVEIS

A Alto Padrão Imóveis e Construções escolheu o Restaurante Florestal, em São Bernardo do Campo, para a sua tradicional confraternização de final de ano. Toda a equipe esteve presente para participar da animação e do amigo secreto.

Fotos: Georgia Andrade

www.sucessoemrevista.com.br

31


SOCI A L Fotos: Arquivo Pessoal

S uce sso e m Re vista |

IVANI E DODÔ Depois de muitos anos de convivência, Dodô e Ivani Batista da Silva resolveram oficializar a união. A cerimônia foi no dia 24/11, no Restaurante São Francisco, em São Bernardo do Campo, com a presença de familiares e amigos.

4º ENCONTRO DOS DESENHISTAS DE MAUÁ O I.A.I. Instituto Arte & Imagem realizou mais uma edição do Encontro dos Desenhistas, e o ingresso era uma lata ou pacote de leite em pó para a Campanha do Natal sem Fome. “Agradeço a Deus e minha equipe por mais um ano poder realizar esse evento”, finaliza Nilda Silva, diretora.

32

www.sucessoemrevista.com.br


Fotos: Diego Jacinto

SOCI A L

No dia 8 de dezembro, houve a edição especial do Projeto Maquinarama com a participação da Banda Pub, tocando muito blues de primeira qualidade, e a tradicional discotecagem.

S uce sso e m Re vista |

MAQUINARAMA


SOCI A L Fotos: Marcio Okada

S uce sso e m Re vista |

BONENKAI 2013 A cerimônia de Bonenkai da Associação de Judô Mauá foi realizada no dia 14 de dezembro, no Teatro Municipal de Mauá, com a participação de todos os envolvidos na modalidade ao longo do ano.

CONTROL IMÓVEIS Devido ao grande sucesso de vendas dos Lançamentos Imobiliários, vendidos pela Control Imóveis, parabenizamos o ganhador do sorteio “Cruzeiro Réveillon Copacabana” Sr. Rodolfo Alves e acompanhante, de Mauá/SP. “Agradecemos a todos pela participação e a agência de Viagens Ferreira Gonzaga pela assistência ao nosso cliente. Assim desejamos a todos um Próspero Ano Novo” completa Paulo Eduardo Person, proprietário.

34

www.sucessoemrevista.com.br


Fotos: Florence Andrade

No dia 07/12, o Jardim Zaíra ganhou um novo conceito de moda. Localizada na Av. Presidente Castelo Branco, 1257, a loja Papo de Meninas traz diversas opções de roupas e acessórios, vale a pena conferir!

www.sucessoemrevista.com.br

S uce sso e m Re vista |

SOCI A L

INAUGURAÇÃO PAPO DE MENINAS

35


CULTURA S uce sso e m Re vista |

s: Foto

e

ivo S

Arqu

ria creta

a

ultur

de C

azer

seL

orte , Esp

PROJETO

“TODO CANTO DA CIDADE” Por: Julia M. Fabri

36

www.sucessoemrevista.com.br


E

m Mauá, um projeto tem tornado a cidade mais cultural e trazido lazer para os moradores. ‘TODO CANTO DA CIDADE’, um programa organizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, foi lançado em fevereiro de 2012 e estimula os munícipes a viverem sua cidade. O projeto conta com a estrutura do Baú do Lazer, que garante a diversão da criançada com cama elástica, profissionais que oferecem pintura facial, escultura de bexigas e brincadeiras recreativas. Sem deixar de lado seu compromisso com a educação, o projeto TODO CANTO DA CIDADE proporciona, ainda, apresentações artísticas e encontros com contadores de histórias. Para os fãs dos palcos, há encenações de teatro com crianças e, ainda, uma atração realizada pelos moradores dos bairros e demais interessados em fazer parte do projeto.

A Prefeitura de Mauá realiza o cadastramento dos artistas interessados em participar do projeto. Após essa etapa, é possível se apresentar em estruturas disponibilizadas pela administração municipal aos sábados e quintas-feiras. O objetivo do programa TODO CANTO DA CIDADE é abrir espaço na agenda cultural de Mauá para quem quiser representar qualquer linguagem artística individual ou em grupo. Em 2013, a última edição do projeto TODO CANTO DA CIDADE aconteceu no dia 30 de dezembro. Para 2014, muitas surpresas estão sendo preparadas! Em breve, divulgaremos o planejamento das atividades para o ano que vem. Saia de casa e viva sua cidade!

CULTURA S uce sso e m Re vista |

Artistas podem se apresentar duas vezes por semana e fazer parte da agenda cultural da cidade


PESQUI SA S uce sso e m Re vista |

AZEITONA E AZEITE DE OLIVA

Conheça as propriedades e os benefícios do fruto

A

azeitona é um fruto que pode ser consumido seja natural ou como azeite de oliva. O azeite de oliva é extraído da azeitona e corresponde a 25% de seu conteúdo. Em cada 100 gramas do fruto temos 140 kcal representadas por 1,5g de proteínas, 10 g de gorduras, vitaminas A, B1, B2 e vitamina C, além de eletrólitos como potássio, sódio, cálcio, fósforo, silício, magnésio, cloro e ferro. Esse óleo vegetal que compõe a azeitona é rico em ácidos graxos insaturados, um grande amigo das artérias e do coração por aumentar os níveis do bom colesterol (HDL) e reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL). Os benefícios não param por aí e podem estar presentes na pele, cabelos e unhas pela ação antioxidante das vitaminas ou na formação de hormônios pela melhoria na digestão e absorção das vitaminas lipossolúveis. A quantidade e qualidade dos ácidos graxos do azeite de oliva varia conforme o tipo e as condições climáticas de cultivo. Quando a azeitona encontra-se adequada para a colheita, ela é levada para o processamento. Um dos processos mais antigos e famosos é o da região do Algarve, que dá origem às azeitonas de sal. O processamento da azeitona consiste em deixá-las imersas em água salgada por vários dias e em algumas ocasiões especiais sob ervas aromáticas e demais especiarias. Por esse motivo a azeitona que nós consumimos é um fruto salgado, pois naturalmente ela tem um sabor mais amargo. Essa adição de sódio ao processamento do fruto acarreta outro cuidado no consumo das azeitonas, que é o possível aumento nos níveis de pressão arterial - nada saudável e sim muito prejudicial à saúde em qualquer idade. Para as cozinheiras de plantão, uma boa dica é utilizar doses muito pequenas de sal quando se associa azeitonas a um prato: se ganha sabor e ácidos graxos insaturados sem prejudicar a saúde. O azeite de oliva tem diferentes níveis de acidez, e quanto menor for o índice, melhor é o azeite para sua saúde, sendo esse o extra virgem. Na culinária, o azeite de oliva pode ser utilizado tanto à temperatura ambiente como aquecido em alimentos cozidos. Só não vale fritar ou abusar de temperaturas altas, pois quanto maior o calor, maior a degradação de seus bons componentes.

38

www.sucessoemrevista.com.br


As recomendações do FDA (US Food and Drug Administration) ditam um consumo médio ideal de quatro colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem por dia para um adulto, o que corresponde a 200 calorias. Essa quantidade deve ser reduzidas para aqueles com dislipidemia (elevados níveis de colesterol LDL e triglicérides) ou que desejam perder peso.

Dicas de saúde com azeite de oliva: O azeite pode ser utilizado pelos indivíduos que possuem constipação intestinal através da ingestão de 1 colher de chá por dia para produzir uma lubrificação intestinal que juntamente com o aumento da ingestão de água e fibras melhora a formação das Dra Juliana Giorgi - Crm 116840 fezes e um intestino livre Especialista em Clinica Médica e Cardiologia de obstruções.

www.sucessoemrevista.com.br

PESQUI SA

Dicas de beleza com azeite de oliva: Por ser um hidratante natural, o azeite pode ser usado como uma opção para dar mais vida aos cabelos. O truque é ideal para quem vive com os cabelos no cloro da piscina, ou pegou um dia de sol forte na praia e mar. Aplique o produto em temperatura morna nos cabelos e envolva os fios com uma toalha aquecida ou toca térmica. Deixe agir por 15 minutos e lave os cabelos normalmente. Pode apostar na aplicação mensal que terá cabelos lindos, sedosos, cheios de brilho e saudáveis.

S uce sso e m Re vista |

Apesar de tantos benefícios, a azeitona e o azeite de oliva são calóricos, como todas as gorduras. Cada grama de azeite de oliva equivale a 9 calorias, portanto é saudável mas pode ser um vilão pra quem está de dieta e querendo perder peso. Uma salada saudável deve conter fios de azeite, e não ser uma sopa de azeite com folhas, assim como uma carne magra deve receber um fio de azeite para seu consumo ao invés de ser mergulhado em uma panela de azeite para fritura. Atitudes saudáveis contra atitudes prejudiciais à saúde com os mesmos ingredientes fazem uma grande diferença na dieta.

39


ESTÉTI CA S uce sso e m Re vista |

DRENAGEM LINFÁTICA Então vamos começar a colocar o plano em prática?

C

omeça o ano e fazemos diversos planos um deles é: Estarei totalmente pronta para usar um biquíni? Chega de marcas de maiô! Temos que pensar que não passamos de biquíni o restante do ano... A drenagem linfática pode ser uma grande aliada às mulheres. A massagem terapêutica atua na prevenção de celulite e ajuda a limpar toxinas que formam os nódulos de gordura. Isso elimina o inchaço do corpo e aumenta a oxigenação da pele em curto prazo. O método ainda deixa a pele com uma aparência mais saudável, além de proporcionar uma melhor circulação sanguínea. COMO FUNCIONA? O sistema linfático funciona paralelamente ao circulatório. É formado por uma grande rede de vasos, distribuídos por todo o corpo, coletando os líquidos dispersos, filtrando e direcionando-os para circulação sanguínea. Desta maneira, a drenagem atua com manobras que levam estes líquidos para as estruturas responsáveis em coletá-los. A massagem é realizada através de pressões leves. É importante frisar que o método não é doloroso, tampouco deixa hematomas. As pressões feitas na pele direcionam os líquidos do corpo para as estruturas do sistema linfático, onde será eliminado através da urina. DRENAGEM LINFÁTICA NA GESTAÇÃO - A drenagem linfática costuma ser muito indicada durante a gravidez, já que a retenção de líquidos é uma das características mais marcantes nesta fase da vida da mulher. Isso acontece por que para dar conta do novo ser que está sendo gerado, o corpo da mamãe

40

www.sucessoemrevista.com.br

aumenta o volume sanguíneo em quase 50%, fazendo com que os líquidos dos capilares transbordem, causando o inchaço. Quando este líquido extravasa para o corpo em grande quantidade, o organismo sozinho não dá conta de coletar e eliminar pela urina. Isso leva a um acúmulo de componentes sujos perdidos no corpo, o que causa intoxicação. Esta intoxicação é percebida pelo nosso organismo, e gera excessos de respostas nervosas, deixando-nos em estado de irritação, nervosos. DIMINUIÇÃO DOS SINTOMAS NA TPM - A tensão pré-menstrual é um conjunto de sintomas que se inicia até quinze dias antes da menstruação, e cessa no início do fluxo menstrual. Atualmente, muitos estudos estão comprovando a existência dos sintomas desta síndrome durante toda a menstruação e um pouco após o término também. Isso se dá entre outros motivos pela mudança de hábitos sociais, estresse e má alimentação, reduzindo a resposta nervosa para inibir a produção dos hormônios no momento certo. Os sintomas da TPM são: irritabilidade, alterações de humor, insônia, vontade excessiva de comer doce, ansiedade, comportamento depressivo, impulsividade, confusão mental, fadiga, inchaços pelo corpo, dor lombar, aumento de peso temporário e enxaqueca. Tudo isso acontece pelo desequilíbrio entre estrógeno e progesterona, alterações na atividade de endorfina e serotonina (hormônios da felicidade e do prazer), mais o excesso de prolactina e deficiência das vitaminas B6 e vitamina E. Todas estas intercorrências são tratadas através da drenagem linfática. O hormônio progesterona, presente em grande quantidade na TPM, causa flacidez na


DRENAGEM ELIMINA CELULITE? Sim, desde que o problema esteja no início. Mas com certeza a drenagem previne maiores formações. Qualquer que seja a causa da celulite - má alimentação, sedentarismo, cigarro ou alterações hormonais - o problema começa com um processo de retenção de líquido que levará á má oxigenação do tecido, endurecendo até formar nódulos. A drenagem eliminará o líquido excessivo e quebrará o ciclo vicioso da celulite. DRENAGEM LINFÁTICA E EMAGRECIMENTO A drenagem diminui a retenção de líquidos em áreas do corpo que estão propensas ao acúmulo de gordura, como abdome e coxas. Também acelera o metabolismo, favorecendo a queima dos estoques

Drª Fernanda Yuri Fisioterapia Estética CREFITO 72.690

ESTÉTI CA

de gordura. E juntamente com isto também temos o aparelho Heccus, o procedimento é eficaz no combate da celulite e da gordura localizada. Este aparelho combina ultrassom de alta potência com corrente elétrica, que provoca estímulos elétricos para ativar o metabolismo e quebrar as células de gordura. A técnica que utiliza o equipamento é indolor. O máximo que a paciente pode sentir é uma sensação de formigamento. É preciso iniciar o tratamento com níveis baixos de intensidade da corrente para ir aumentando cuidadosamente de acordo com os relatos da cliente. Claro que quanto maior a intensidade mais o aparelho irá trabalhar, mas é preciso respeitar a sensibilidade de cada um para não prejudicar o funcionamento do organismo. O procedimento pode ser feito até duas vezes por semana. O aconselhável é fazer no mínimo 10 sessões para mudar a silhueta em até 3 meses.

S uce sso e m Re vista |

parede venosa, ou seja, os vasos ficam mais grossos e já não podem contrair como antes para levar o sangue para o resto do corpo. Consequentemente, causam prejuízo da circulação sanguínea. Isso dificulta a chegada de oxigênio por todo corpo, juntamente com os hormônios de inibição da TPM. Os sintomas então ficam mais intensos.


TURI SM O S uce sso e m Re vista |

BEM VINDO

2014!!!

Entre as resoluções para o novo ano, viagens especiais não podem faltar!

M

ais um ano chegou e com ele muitas promessas e planejamentos. Seja trocar o carro, reformar a casa, começar aquele regime, enfim, são diversas metas que nos propomos a cumprir ao longo do ano. Mas, e as viagens? Está provado que viajar faz bem para a saúde, para o nosso bem estar e para nossa satisfação pessoal. Além de conhecer lugares novos, uma viagem sempre proporciona o conhecimento de novas culturas e experiências para o nosso crescimento, ou seja: é indispensável fazer ao menos uma viagem ao ano, para curtir com a família, filhos, amigos e até mesmo sozinho. Até porque, a correria do dia-a-dia e os compromissos pessoais e profissionais nos consomem o ano inteiro. Sem dúvidas, nosso corpo e mente merecem uma pausa: nas férias ou numa escapadinha de feriado... Portanto, planeje sua viagem como uma necessidade e não apenas por lazer! Graças à pluralidade do nosso país, o que não faltam são opções que combinem com os nossos gostos e bolsos. Do nordeste ao sul, são diversos roteiros de dar água na boca. As lindas praias do nordeste são reconhecidas internacionalmente, como Fortaleza, Natal, Porto de Galinhas e Maceió, com piscinas naturais perfeitas para mergulho.

42

www.sucessoemrevista.com.br


E não para por ai! Se você já conhece esses destinos, o que está esperando para conhecer o mundo? As oportunidades são inúmeras e com ótimas opções de valores o ano inteiro. Já pensou em viajar para o berço da cultura ocidental nos países da Europa? Ou fazer aquela viagem em família para a Disney com extensão a Miami para umas comprinhas? Você pode, ainda, querer o sossego e a possibilidade de nadar com os golfinhos em uma das ilhas do Caribe, ou até mesmo visitar os nossos vizinhos: a linda Buenos Aires na Argentina, a imponente Santiago do Chile com suas maravilhosas cordilheiras ou levar um banho de cultura em Machu Picchu, no Peru. Que em 2014 você realize a viagem dos seus sonhos!

TURI SM O

No Sul, você encontra as belezas e a riquíssima cultura da Serra Gaúcha em Gramado, Canela e Bento Gonçalves, que abriga as maiores vinícolas do país e muitas outras cidades. Há também as praias do Sul como Floripa e Balneário Camboriú, e uma das novas Sete Maravilhas da Natureza: as Cataratas do Iguaçu, localizada em Foz do Iguaçu, no Paraná.

S uce sso e m Re vista |

São ótimos lugares para viajar com a família. Ainda no nordeste, a Bahia não perde a vez, com suas lindas praias, festas, povo receptivo e super acessível ao bolso.

Luane Pinheiro Supervisora de Vendas CVC Mauá Plaza Shopping

FÉRIAS

NOS MELHORES RESORTS COM HOSPEDAGEM GRÁTIS PARA CRIANÇAS* Costa do Sauípe

Village Pratagy

Iguassu Resort

Inclui passagem aérea, transporte aeroporto/ hotel/aeroporto e hospedagem no Sauípe Fun com sistema tudo incluído.

Inclui passagem aérea, transporte aeroporto/ hotel/aeroporto, hospedagem com meia pensão, passeio pela cidade e litoral sul.

Férias de Verão 8 dias

Férias de Verão 8 dias

Inclui passagem aérea, transporte aeroporto/ hotel/aeroporto, hospedagem com café da manhã, passeio às Cataratas Brasileiras (sem ingresso), visita panorâmica à Hidrelétrica de Itaipu e transporte ao Duty Free Iguazu.

Costa do Sauípe - Bahia

A partir de R$ 3.520 ou 10x sem juros Preço saída 27/janeiro.

352 REAIS

Maceió - Alagoas

A partir de R$ 2.080 ou 10x sem juros Preço saída 25/janeiro.

208 REAIS

Foz do Iguaçu - Paraná

Férias de Verão 4 dias A partir de R$ 1.570 ou 10x sem juros Preço saída 26/janeiro.

Vá até a CVC mais próxima, fale com seu agente de viagens ou acesse www.cvc.com.br

CVC Mauá Plaza Shopping .........4519-4700

CVC Coop Barão de Mauá ... 4544-8111

Av. Gov. Mário Covas Jr., 1 - Loja 52 - Centro – Mauá - SP

Av. Barão de Mauá, 1.389 - Loja 6 - Mauá - SP

Prezado cliente: os preços são por pessoa em apartamento duplo, com saídas de São Paulo. Preços, datas de saída e condições de pagamento sujeitos a reajuste e disponibilidade. Condições de pagamento com parcelamento 0+10 vezes sem juros no cartão de crédito ou 1+9 no boleto bancário. Ofertas válidas até um dia após a publicação deste anúncio. Taxas de embarque cobradas pelos aeroportos não estão incluídas nos preços e deverão ser pagas por todos os passageiros. *Criança até 12 anos não paga a hospedagem desde que acomodada no mesmo apartamento de 2 adultos pagantes. Consulte hotéis participantes da promoção. As crianças pagam passagem aérea e taxas de embarque.

157 REAIS


SA ÚDE S uce sso e m Re vista |

BOAS NOTÍCIAS NA BUSCA PELA CURA DO HIV Novos testes apontam avanços no combate a AIDS

O

ano de 2014 começa com ótimas notícias na área de saúde! Pesquisadores anunciaram recentemente avanços na tão sonhada cura da AIDS. Sabemos que esta é uma doença que ataca o sistema imunológico devido à destruição dos glóbulos brancos (linfócitos T CD4+), sendo considerada um dos maiores problemas da atualidade pelo seu caráter pandêmico e a gravidade que representa ao portador. Liderada pelo farmacêutico Luiz Francisco Pianowski, a equipe que estuda a cura do HIV detectou que a substância extraída da planta Aveloz (Euphorbia tirucalli) desloca o vírus da célula infectada, levando-a à morte (apoptose) e fazendo com que o vírus seja exposto aos antirretrovirais existentes. De acordo com Pianowski, “essa descoberta abre novos horizontes na busca pela cura do HIV, pois os atuais tratamentos só agem matando o vírus quando ele se multiplica e sai da célula invadida para entrar em outras”. Com a comprovação da baixa toxicidade no organismo dos animais testados, a pesquisa avança para a próxima fase, quando os testes em humanos devem ser iniciados.

44

www.sucessoemrevista.com.br


No Brasil, Luiz Francisco Pianowski, do laboratório Kyolab, e Amílcar Tanuri, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), coordenam as atividades.

SA ÚDE S uce sso e m Re vista |

Os testes em macacos foram realizados no renomado centro de pesquisas americano do hospital John Hopkins Hospital, no Department of molecular & Comparative Pathobiology – Retrovirus Laboratory, para esclarecer o mecanismo de ação das moléculas. No John Hopkins, o projeto é liderado pelo Dr. Lucio Gama, com participação da Dra. Celina Monteiro, pós doc da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Paralelamente, estudos referentes à farmacocinética e toxicologia estão sendo realizados na Alemanha, no instituto Aurigon, localizado em Tutzing, cidade próxima a Munique.

Sobre a pesquisa do AM12 – combate ao HIV: Pianowski explica que sua equipe testa os efeitos de um fitofármaco (substância ativa isolada de plantas) inédito nas células que contém vírus HIV latentes, maior desafio atual da medicina no combate à doença. “Consideramos que a persistência de células infectadas de forma latente é a principal barreira à cura da infecção pelo HIV – hoje, consegue-se combater os vírus quando eles saem da célula infectada por multipicação, mas não os que continuam dentro das latentes (como parte integrante do cromossomo), ou seja, sempre permanece no organismo uma espécie de ‘reservatório’ do vírus nas células latentes, o que garante que a doença continue existindo naquele organismo. A expectativa é que o AM12, como chamamos nosso ativo, consiga agir exatamente nessas células latentes”, aponta. A proposta, segundo ele, é ativar o vírus latente apenas o suficiente para que seja possível destruí-lo (shock and kill). Nas duas primeiras fases da pesquisa, a equipe obteve sucesso em reativar os vírus latentes de HIV-1 em diferentes concentrações, sem apresentar fatores de citotoxicidade. A etapa que tem início agora passa dos testes in vitro para in vivo, primeiramente em modelos animais (infectados por SIV). “Nosso objetivo final é chegar a uma molécula que ative os reservatórios latentes do HIV, que em conjunto com a terapia antiviral possa levar à extinção de todo reservatório capaz de replicar e re-infectar o indivíduo. Esse feito pode levar o paciente HIV positivo a parar a medicação e ficar com sistema imune em boas condições ou, no melhor dos cenários, não necessitar mais de terapia antiviral”, complementa Pianowski, explicando que “ainda há muito a ser feito, mas estamos trilhando um caminho de sucesso”. Dr. Paulo Souza - Especialização Fisioterapia Hospitalar

www.sucessoemrevista.com.br

45


uma combinação perfeita!

Suce sso e m Re vista |

APRENDI ZA GEM

Férias e leitura:

Como aproximar crianças e livros de forma natural e divertida

46

www.sucessoemrevista.com.br www.sucessoemrevista.com.br


• Chame a atenção da criança para leitura ¨funcional”: chamar a atenção da criança para outras leituras além da literária, como placas de rua, outdoors, folhetos de propaganda, etc. Essa é bastante interessante para que a criança note a importância de ler para a vida.

• Leia para seu filho antes de dormir: aproveitem para ler livros capitulados, que farão com que a criança espere a noite seguinte para saber um pouco mais da história. Esse suspense gera muito prazer.

• Deixe sempre livros, revistas e jornais no alcance da criança. Uma ótima estratégia é a de colocar livros entre os brinquedos dela.

• Que tal um piquenique literário? Leve a tradicional toalha de piquenique, uma cesta de frutas, pães

Boas férias e ótima leitura!

APRENDI ZA GEM

e suco, e outra cesta de livros. Pode ser realizado no quintal de casa ou em um parque. Procure levar alguns livros que a criança já conheça e outros inéditos para ela. Perceba se ela sozinha começa a ler ou se você deve começar a leitura primeiro.

Suce sso e m Re vista |

A

s férias escolares estão chegando, e são tudo de bom! Nesse período, as crianças tem mais é que aproveitar para sair da rotina, brincar, descansar, viajar e, por que não, aproveitar o tempo livre para se divertir com boas leituras? Assim como nos habituamos a escovar os dentes após todas as refeições, também podemos nos habituar a ler todos os dias, tornando a atividade parte de nossa rotina. Para que algo se torne um “costume”, não deve haver interrupções. É como começar a fazer ginástica, certo? Então, não deixe que seu filho abandone a leitura nas férias! Proporcione a eles momentos descontraídos que apresentem o lado bom e saudável da leitura. Para facilitar esta importante tarefa, aí vão algumas dicas:

Andressa Mazzonetto Fonseca Orientadora do método Kumon Unidade Mauá – Dom José Gaspar

www.sucessoemrevista.com.br

47


SOCI EDA DE S uce sso e m Re vista |

CHUVA: UMA CONDIÇÃO PERIGOSA

48

www.sucessoemrevista.com.br

Dirigir nessa situação pode deixar o motorista inseguro


SOCI EDA DE S uce sso e m Re vista |

D

epois das festividades, os primeiros meses de cada ano são momentos para começarmos a colocar em prática os planos, os desejos, as projeções para o ano novo. Mas, além disso, os primeiros meses também significam que devemos nos preocupar no trânsito com uma condição adversa típica para o período: a chuva. Nessa situação, é comum a maioria dos motoristas se sentirem inseguros. Isso porque a chuva, seja ela torrencial ou uma simples garoa, pode reduzir a visibilidade, diminuir a aderência do pneu e dificultar manobras de emergência. As principais dicas ao enfrentar esse tipo de condição são para que o motorista diminua a velocidade, redobre a atenção e mantenha uma distância ainda maior do veículo à frente. Geralmente, os primeiros minutos da chuva são os mais perigosos. Isso porque o asfalto está sujo com areia, terra, óleo, e quando começa a chover, essa mistura forma uma camada que deixa a pista escorregadia. É importante ter mais cuidado no início e evitar freadas bruscas que poderão fazer o motorista perder o controle da direção. É claro que, após um determinado tempo em que cai a chuva, o perigo ainda existe. Com o asfalto “lavado”, é comum a formação de poças de água. Isso faz com que o contato do pneu com o solo seja menor, o que proporciona uma menor estabilidade do veículo. Essa condição adversa é chamada de aquaplanagem ou hidroplanagem, que é quando há uma camada de água entre o pneu e o solo. Para que o motorista se sinta mais seguro, a dica novamente é diminuir a velocidade para que o pneu volte a manter a aderência. Lembre-se: se acabou de chover, essa situação foi resolvida? Não! O cuidado ainda é imprescindível. É importante que, além de todas essas dicas, o motorista se lembre de verificar as paletas do limpador de pára-brisa, acionar a luz baixa e jamais ligar o pisca alerta, pois quem está vindo atrás pode se confundir.

Renato Ribeiro - Jornalista Especialista na área sobre Educação e Segurança para o Trânsito

www.sucessoemrevista.com.br

49


NOSSA LI NGUA Suce sso e m Re vista |

MENSAGENS ELETRÔNICAS

O zelo independente do meio

R

apidez e concisão não podem ser pretextos para textos truncados na internet. Mensagens eletrônicas são um misto de língua escrita e falada. A redação rápida é, aqui, comparável à fala de improviso. Mas é preciso considerar que a mensagem será lida. Pensa-se e digita-se quase que ao mesmo tempo. Ao ser recebida pelo destinatário, o autor da mensagem não estará fisicamente presente para esclarecer imprecisões e trechos obscuros. Por isso, escrever de maneira rápida exige síntese e releitura, antes do envio.

Lucia Colnaghi - Professora português/literatura Rede Estadual de Ensino

Muita gente costuma escrever em meios eletrônicos como se estivesse falando despreocupadamente, com frases mal organizadas, sem clareza.

O texto tende à informalidade, mas precisa evitar erros que comprometam a imagem do redator. Como a redação da correspondência empresarial demanda rapidez, os textos devem priorizar a simplicidade, clareza e objetividade. Uma vez que ninguém tem tempo a perder, o vocabulário deve fazer parte da linguagem usual, sem rebuscamentos que tornem a mensagem complicada. Mas simplicidade vocabular não significa repetição exaustiva de termos, abreviações apressadas ou construções truncadas. Para obter concisão, qualquer que seja o meio, deve-se evitar dizer em muitas palavras o que se poderia dizer em poucas.


Um acesso rápido e seguro ao progresso. Esse é o compromisso da SPMAR. Responsável pela administração do Rodoanel Sul – uma das rodovias mais seguras do Brasil – a Concessionária SPMAR aceitou o desafio de construir a principal obra viária de São Paulo: o Rodoanel Leste. Com cerca de 43,5 km, o Rodoanel Leste contará com uma estrutura moderna e completa para interligar o Porto de Santos com o Aeroporto de Cumbica, favorecendo a logística do Estado e a redução do tráfego nas marginais.

www.spmar.com.br


www.idealestudio.com.br

Sucesso em Revista Edição 46  

Edição 46 - Digital - Janeiro/2014

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you