Page 1

BENEFÍCIOS DA DANÇA

Abril - Junho 2013 Ano I

nº1

HISTÓRIA E

Edição Especial Muneerah Al Kahire capa

BELEZA Dicas de Maquiagem para os olhos

ROUPAS Como cuidar de sua roupa de dança

Dançar dá barriga? Leia artigo sobre o mito


2


EDITORIAL Querida leitora É com imenso prazer que elaboramos nossa 1ª edição da REVISTA DANÇA DO VENTRE. Aqui você encontrará dicas, mitos e novidades do mundo árabe. Nossa revista terá circulação trimestral somente via web. Convidamos todas as amantes da Cultura Árabe a viajar nessa magia milenar. Boa leitura!

SUMÁRIO

4

Os benefícios da dança

7 A história da dança do ventre

8

Maquiagem para os olhos

11

Cuidados com a roupa

12

Desvende o mito da barriga Studio Kahire www.kahire.com.br Amplitone Brasil www.amplitone.com.br

3


Os Benefícios da Dança

Seria

maravilhoso se a dança oriental pudesse receber o reconhecimento devido por sua importância. Ainda estamos engatinhando nesse caminho, pois essa forma de arte é ainda pouco conhecida, e em função da falta de informação, ainda confundida com apresentações caricatas que não fazem justiça à mesma. É uma técnica muito favorável às formas femininas e as linhas arredondadas dos movimentos se adaptam perfeitamente ao desenho natural de nosso corpo. Baseada na consciência corporal e no isolamento de grupos musculares específicos, bem executadas, a dança oferece flexibilidade e tônus muscular de forma suave e duradoura. A delicadeza dos passos e deslocamentos retoma a graça feminina do andar e o reconhecimento de quanto à mulher pode ser suave e

assertiva sem se desfazer de sua natureza. Aprendendo de novo a expressar nossas emoções através da música e da dança, uma nova perspectiva se abre ampliando as possibilidades de aplicação da dança na vida cotidiana. Muitas sequências concentradas na região do baixo ventre, movimentos gerados a partir do quadril que reverberam em uníssono com o resto do corpo, nos deixam a sensação de que a música e a dançarina são a mesma coisa e não se movem em separado, mas em perfeita harmonia. O ritmo é sempre presente e muito importante na música árabe, o corpo de forma geral estimulado pelos movimentos tem aquecido sua circulação e em consequência uma oxigenação uniforme. Esta propriedade da dança do ventre favorece a melhora de cólicas menstruais e pode 4 aliviar a famigerada "TPM“.


Como trabalhamos a região do baixo ventre, gradativamente podemos obter relaxamento dessa área que carrega muitas tensões. Outra região é a coluna, também altamente solicitada durante a prática da dança, o tempo todo está alongando e encurtando a musculatura posterior e anterior que envolve o tronco e dessa forma aumentando a elasticidade e aliviando o comprometimento causado por má postura e falta de exercícios. As pernas recebem alta dose de esforço, o que se traduz depois de algum tempo em pernas bem torneadas e fortes. A dança pode oferecer muito mais de forma sensível e personalizada já que seu desenvolvimento caminha de acordo com seus limites, sempre respeitando a velocidade de aprendizado que varia enormemente de pessoa para pessoa. 5


Além de todos os benefícios físicos devemos ressaltar a possibilidade de dançar apenas pelo prazer e obter através da prática o contato com nosso corpo e nossas emoções de forma. Porque não exercitar também nossa sensualidade aliviando o stress do dia a dia e amando de um jeito diferente aquele que escolhemos para nosso parceiro? Hoje em dia, a Dança do Ventre é procurada por mulheres de todas as idades, não só pelo seu aspecto místico, mas principalmente pelos inúmeros benefícios que proporciona; benefícios esses responsáveis por notáveis modificações no corpo, na mente e na alma. Os movimentos e passos ativam todo o fluxo de energia do corpo, estimulando, portanto, o equilíbrio e harmonia entre os chakras. E como já citada, a dança ainda trabalha o alongamento, melhorando a flexibilidade das

articulações do corpo. Os exercícios realizados estimulam também a circulação e a respiração, favorecendo os pulmões com respirações rítmicas. Os movimentos ondulatórios funcionam como verdadeira massagem nos órgãos internos, educando a postura e deixando a coluna ereta. Mulheres gestantes também podem praticá-la, mas com moderação e sob orientação de uma boa profissional. Graças aos gestos suaves e circulares, a dança beneficia o feto, estimulando a circulação sanguínea na região. Além disso, a Dança trabalha pescoço, ombros, braços, abdome, glúteos e pernas, modela o abdome, afina a cintura, estreita o quadril e enrijece a musculatura das pernas e dos braços.

6


Desvende o mito da barriga

É comum que as alunas sempre questione sobre a crença de que a dança do ventre aumenta o tamanho da barriga. É importante ressaltar que a dança trabalha a musculatura do abdome delineando o corpo conforme a pratica dos movimentos. Assim quem acha que a dança do ventre contribui para o aumento da barriga, pode mudar de opinião. Ao contrário, a musculatura torna-se mais firme, pois o movimento de soltar e contrair a barriga várias vezes fortalece o músculo. O que forma barriga é a falta de exercício, a má postura e a alimentação inadequada. Então é mito que a dança do ventre dá barriga!

7


Dicas

Maquiagem para os olhos

Sombra Dourada

Uma bailarina muito bem maquiada faz toda a diferença. Seguindo a regra de equilíbrio da maquiagem, a grande maioria das brasilmeiras opta por fazer um olho arcante e deixar os lábios com tonalidades neutras. Apostando nessa ala feminina, selecionamos makes com sombras maravilhosas.

A ousadia de um olhar que vale ouro está cada vez mais presente nas festas. A sombra dourada combina com diferentes tonalidades de pele e para não ficar exagerada, mais uma vez o preto aparece para deixar tudo em seu devido lugar. 8


Um Mix de Cores

Misturar cores de sombras para conseguir um efeito diferenciado tem se mostrado uma tendência. Sempre vai existir uma tonalidade predominante, mas dependendo da intensidade de cada produto, vai ser possível visualizar a presença das outras cores.

Para quem prefere não arriscar use qualquer cor, o que importa é a quantidade. Vale a dica se você é do tipo básica e prefere a segurança na hora de se maquiar, vá de olho esfumado que não tem erro.

9


Fone. 9 9761-8965 10


Dicas

Cuidados com Sua Roupa

O traje de dança não é lavável. Nem se coloca no varal, nem no Sol. Como são compostas por pedrarias a água e o sol podem danificar sua roupa. Assim que terminar seu show de dança deixe arejar durante o maior tempo possível ou pendure em varal na sombra. Quando secas dobre e guarde em sua embalagem, a qual é de fácil “respiração para a roupa”. Se for guardar em sacola de plástico, lembre-se antes de fazer pequenos orifícios para a entrada de ar. Coloque em gaveta ou pendure em cabide com giz ele retira o excesso de umidade do ar e você pode controlar as trocas observando a cor do giz (com o passar do tempo ele vai ficando amarelado, isso é sinal de que é preciso trocar). Combatendo Odores – deixar um incenso enrolado em papel de seda branco . A saia pode ser lavada com amaciante.

11


www.kahire.com.br Cel. 11 9 9761-8965

Guarulhos

12

Revista Kahire 1ª edição  

Revista especializada em dança do ventre

Advertisement