Revista Studiobox Abril 2015

Page 51

{ HUAMBO - CIDADE VIDA }

real produzido é o milho, outras culturas que incluem feijão, mandioca e batata doce.

A província do Huambo situa-se na Região Central, a 450 km de distância da capital, Luanda. Faz fronteira a Noroeste com a Província de Kwanza Sul, a norte e este com a Província de Bié, a oeste com Benguela e Huíla a norte.

O Huambo é uma região rica em recursos naturais e minerais, o subsolo é rico em minerais – manganês, diamantes, volfrâmio, ferro, ouro, prata, cobre, urânio, entre outros – e a extração mineira é uma atividade com enorme capacidade económica.

Com uma área de 34 270 km2, Huambo é geograficamente uma das províncias mais pequenas do País, sendo no entanto bastante povoada, onde cerca de 55% da sua população reside nas cidades do Huambo e Caála. A maioria da população pertence ao grupo étnico Ovimbundu. O topónimo Huambo deriva do nome de Wambo Kalunga, fundador do reino de Wambo. Administrativamente a Província do Huambo está dividida em 11 municípios e 37 comunas. O tipo de vegetação difere entre as zonas mais altas e mais baixas da Província, é possível até encontrar floresta tropical em zonas que recebem precipitação significativa.

A região, implantada no planalto centro-sul angolano, tem um enorme potencial turístico pelas suas belezas naturais, os seus rios e riachos que correm por entre exuberante vegetação desde as montanhas e que convidam aos desportos de aventura. Safaris, alpinismo, pesca desportiva, caminhadas em trilhas, cavalgadas, asa delta e paraquedismo são algumas das atividades possíveis na região. O Huambo tem um clima tropical de altitude, com temperaturas médias de 19ºC, com duas estações: uma seca e fria e outra chuvosa, onde o calor quase não se faz sentir devido às constantes precipitações.

Métodos tradicionais de agricultura, técnicas de corte e queima e grandes mobilizações de população durante a guerra contribuíram significativamente para o desmatamento de grandes extensões de mata nativa e a sua substituição por pastagens, eucaliptos e pinheiros.

Entre os vários encantos naturais da província, a sul de Luimbale e a cerca de 42km a sudoeste da cidade do Huambo, no município de Ekunha, destaca-se o Morro do Moco, o ponto mais alto de Angola, com 2.620 metros.

Apesar de muito do solo ser consideravelmente pobre, o Huambo é a província mais rica em agricultura tendo sido em tempos considerada o celeiro de Angola. O principal ce51


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.