Page 1

O uso de editor de textos online na orientação e acompanhamento de trabalhos de conclusão de curso Resumo. A atividade de orientação de trabalho de conclusão de curso demanda fluxo constante de documentos entre o orientador e o aluno. A gerência desse fluxo e das versões desses documentos é papel do aluno, que em geral tem dificuldades de realizar com eficiência esse controle. Com objetivo de resolver tais problemas é proposto o uso de editores de textos online. Editores de textos online são parte de pacotes de ferramentas de escritório disponíveis na web que permitem a construção colaborativa de documentos. Palavras-chave: editor de texto online, trabalho colaborativo

Introdução No curso de Sistemas de Informação do Centro Universitário Luterano de Santarém, o processo de orientação de trabalhos de conclusão de curso (TCC) prevê encontros semanais entre o professor orientador e o aluno. Nesses encontros, o aluno submete à análise e avaliação do professor a monografia que vai sendo redigida no decorrer do processo. Ao receber o documento, o professor dá início ao trabalho de revisão, sugerindo alterações e fazendo correções no texto. De maneira geral, os alunos aguardam o feedback do orientador para darem prosseguimento no trabalho. Essa atitude do aluno é a mais utilizada porque parece minimizar os problemas de controle de versão e evita a fragmentação do documento. Editores de textos online são ferramentas para esse fim disponíveis na Internet. Eles permitem que um usuário crie e formate documentos com recursos WYSIWYG1 semelhantes aos editores de texto baseados em desktop. Entre outros, eles possuem recursos de compartilhamento e salvam os arquivos na própria web, permitindo sua edição em qualquer lugar que se esteja. Com o objetivo de solucionar os problemas apresentados, este trabalho propõe a utilização e posterior avaliação da efetividade de editores de textos online durante o processo de orientação e acompanhamento de TCCs.

Metodologia O procedimento utilizado para a realização da pesquisa consiste em estimular professores orientadores e alunos a utilizarem ferramentas de edição de texto baseadas na web no trabalho de orientação de TCCs. Para facilitar a adoção desses editores foi feita uma análise preliminar de algumas dessas ferramentas e chegou-se a dois produtos, por serem os que apresentam os melhores recursos e se adéquam aos objetivos deste trabalho. São eles o Google Docs [Google Docs 2008] e o ZOHO [Zoho 2008].

1

What you see is what you get - traduzido como "aquilo que você vê é aquilo que você terá".


Durante um semestre, orientadores e orientados utilizarão essas ferramentas em suas atividades. Ao final os participantes da pesquisa responderão a um questionário que avaliará a efetividade dos editores de textos online como instrumentos que se propõe para facilitar o trabalho colaborativo de orientação de TCCs.

Resultados Com esta proposta pretende-se otimizar o tempo dedicado ao trabalho de orientação e acompanhamento de TCCs, visto que os atores envolvidos no processo farão comentários, sugestões e modificações sobre um único texto compartilhado, evitando o fluxo de documentos. O fato de o documento estar hospedado em um servidor web colabora inclusive para solucionar problemas decorrentes de ausência dos envolvidos por motivo de viagem, por exemplo, pois professor e aluno podem acessar a monografia de qualquer lugar onde exista acesso à Internet. O controle de versões da monografia deixa de ser um complicador, pois sempre estará visível a última versão para os dois participantes do processo. No entanto, o histórico de revisões é um recurso que traz possibilidades de difícil aplicação no trabalho de orientação atual. É possível consultar qualquer versão do texto, sabendo quem modificou ou sugeriu modificações. Além disso, é possível reverter a monografia para uma versão mais antiga. A ferramenta permite que orientador e orientado possam, simultaneamente, fazer modificações no texto, portanto não é mais necessário o aluno submeter o documento ao professor. Enquanto o professor corrige um capítulo o aluno pode redigir o próximo, por exemplo. E cada um pode visualizar o que o outro está fazendo em tempo real.

Conclusões O processo de orientação e acompanhamento das monografias de conclusão de curso não é uma atividade totalmente presencial. Existem momentos em que é prevista a interação presencial entre os envolvidos e existem outras atividades que são realizadas estando os atores em locais diferentes. Esta é uma das razões para a proposta de utilização dos editores de textos baseados na web. Diante dos resultados esperados que foram apresentados na seção anterior, constata-se que os editores de textos online podem ser usados com eficiência e ainda agregar novos recursos ao processo de orientação de TCCs. O uso desse tipo de aplicativo em conjunto com uma ferramenta de chat, possibilita que aluno e orientador se comuniquem, por mensagens de texto, áudio ou vídeo, ao mesmo tempo em que fazem alterações no texto. Pois nos editores online as alterações feitas por um dos colaboradores são visualizadas em tempo real pelo outro. Espera-se com essa proposta contribuir para melhorar o processo de orientação de TCCs, propondo uma nova forma de gerenciar a documentação gerada em resultado dessa atividade.

Referências GOOGLE DOCS (2008) "Tour pelo Google Docs". Disponível em <http://www.google.com/google-d-s/intl/pt-BR/tour1.html>. Acesso em 03 out. 2008.


ZOHO (2008) "Zoho FAQ". DisponĂ­vel em <http://zoho.com/zoho_faq.html>. Acesso em 03 out. 2008.

O uso de editor de textos online na orientação e acompanhamento de trabalhos de conclusão de curso  

A atividade de orientação de trabalho de conclusão de curso demanda fluxo constante de documentos entre o orientador e o aluno. A gerência d...

O uso de editor de textos online na orientação e acompanhamento de trabalhos de conclusão de curso  

A atividade de orientação de trabalho de conclusão de curso demanda fluxo constante de documentos entre o orientador e o aluno. A gerência d...

Advertisement