Issuu on Google+

09.05.2013

E-VIDA

D

Assembleias deliberativas deverão ocorrer entre os dias 9 e 31 de maio

ando sequência ao processo que possibilitará um plano de saúde aos aposentados(as), o Sindinorte dará inicio às assembleias deliberativas do plano contributivo a partir de hoje. Em 2012, representantes do Sindinorte participaram de assembleias nas bases da Eletronorte buscando esclarecer, do ponto de vista trabalhista, a negociação que estava ocorrendo. Posteriormente, a Eletronorte fez uma série de apresentações sobre

o plano, valores e tabelas, e agora é o momento de deliberar coletivamente. Independentemente da deliberação coletiva, a decisão de migrar para o plano contributivo será individual. Para conhecer melhor a proposta acesse o site: www.e-vida.org.br Fique atento(a) à convocação de assembleia deliberativa que será feita pelo seu sindicato e participe!!!

PASSIVO DAS HORAS-EXTRAS DE VIAGEM E SALDO DE HORAS Demonstrativo está previsto para o dia 13 de maio A quitação do passivo das horas-extras de viagem a serviço e do saldo de horas deve iniciar a partir do mês de maio. Após assinatura de um termo de acordo coletivo específico para esse fim, o demonstrativo individual das horas está previsto para ser disponibilizado pela Eletronorte na segunda, dia 13, e o pagamento a partir do contracheque deste mês. Para receber será disponibilizado um termo individual de quitação. A entrega do termo assinado na área de pessoal até o dia 15 garante o pagamento no contracheque do mesmo mês, após o dia 15, o pagamento se dará no contracheque do mês subsequente. O pagamento será de até 75h para aqueles(as) que estão no processo da Curva Tamburello e de até 115h para aqueles(as) que não estão. As horas remanescentes serão remetidas a um banco de horas para compensação. O Sindinorte orienta aos trabalhadores(as) que resgatem seus extratos do sistema de controle de freqüência para conferência de seu saldo de horas remanescente.

PLR 2012 Eletrobras não se posiciona sobre assinatura do termo de pactuação A FNU e seus sindicatos filiados, desde o ano passado, têm cobrado da Eletrobras uma reunião para definir o termo de pactuação da PLR 2012. A Eletrobras, entretanto, ainda não sinalizou com uma data para a reunião. As assembleias dos acionistas já ocorreram e não há justificativa para que o Grupo Eletrobras provoque esse atraso do pagamento da PLR. Além de não receber as entidades sindicais, a holding orientou suas empresas controladas a aguardarem, não se sabe o quê, antes de negociarem com as Intersindicais. O Sindinorte também solicitou reunião com a Eletronorte e está no aguardo de uma resposta. Na próxima semana, dia 14, ocorrerá a 1ª rodada do ACT Nacional, ocasião na qual será cobrada uma posição das empresas.

TAMBURELLO A lista de empregados(as) desligados da empresa que têm direito ao passivo da Curva Tamburello é imensa. A Eletronorte não se responsabiliza por eles e coube aos sindicatos do Sindinorte recolher todos os seus dados pessoais e bancários para que a empresa efetue os depósitos em suas contas correntes. À medida que os sindicatos informam os dados, a empresa efetua os depósitos. Algumas pessoas têm solicitado explicações sobre uma pequena diferença entre o valor disponibilizado à época das assembleias de

outubro/2012 e o valor depositado pela empresa. De fato, os cálculos efetuados anteriormente estavam sujeitos a uma revisão por três motivos: (1) algumas fichas financeiras de filiados à época ainda não haviam sido disponibilizadas pela empresa, total ou parcialmente, (2) os valores de INSS e FGTS dos empregados(as) dependiam da posição final do juiz, assim como (3) o montante de R$ 10 milhões reservado para os encargos patronais (INSS patronal, SAT, etc.) também teriam que contar com a anuência do juiz.

Além disso, como o termo de acordo homologado não foi sobre o valor líquido de 230 milhões, como esperávamos, mas sobre o valor total de 240 milhões, os honorários advocatícios e o complemento da mensalidade sindical foram calculados sobre o valor total do acordo, diferentemente do cálculo anterior. Entretanto, o Sindinorte fez uma petição solicitando ao juiz que essas parcelas incidam sobre o valor efetivamente devido aos trabalhadores(as), de modo que a diferença seja acrescentada às parcelas ainda a serem depositadas.


E-VIDA: Assembleias deliberativas deverão ocorrer entre os dias 9 e 31 de maio