1 minute read

PA4 - Igreja N. S. dos Remédios

A IGREJA

Nossa civilização tem intensificado um sentimento de vazio existencial e falta de sentido e a necessidade por espaços espirituais ou transcendentais não poderia ser mais relevante. Espaços para refletir, meditar e estar em silêncio é crucial para cada um de nós. Além disso, o espaço da igreja trás também consigo a possibilidade de levar essas experiências para o coletivo através de cerimonias que podem ocorrem em diferentes espaços dependendo da circunstância.

Para o Projeto em questão optou-se por utilizar dessa versatilidade do programa religioso para distribuir as áreas de forma a gerar ambientes que permitissem diferentes agrupamentos desde o mais privativo, passando por pequenos grupos até a maior expansão possibilitada na nave e pátio.

SISTEMASESTRUTURANTES

Sobre a materialidade e sistemas estruturantes a forte presença dos tijolos e cobogós e a associação desses com as estruturas metálicas frequentes no edifício cumprem o papel de unir o regional e o funcional fugindo das soluões arquitetônicas mais comuns para as igrejas contemporâneas, que geralmente posssuem a forte presença do concreto em suas estrutururas.