Page 1

iniciar PREVENINDO ACIDENTES

Acabe com a tela azul e outras esquisitices Seu computador é imprevisível? Pode ser culpa de um driver defeituoso. Este trecho do livro Windows Vista Inside Out ensina a usar o Driver Verifier Manager para descobrir de quem é a culpa. Se você estiver enfrentando problemas inexplicáveis com o computador, uma boa aliada pode ser a ferramenta de resolução de problemas chamada Driver Verifier Manager (Verifier.exe), ótima para identificar drivers de dispositivo defeituosos. Em vez de chorar diante da Tela Azul da Morte nos momentos mais inoportunos, o Driver Verifier interrompe a inicialização em um momento esperado com uma Tela Azul da Quase Morte que explica detalhadamente o problema. Embora não pareça nenhuma grande melhora (afinal, o sistema vai continuar sem funcionar), o Driver Verifier Manager realiza um serviço essencial de resolução de problemas: identificar o que está acontecendo. O problema pode ser então corrigido removendo-se ou substituindo o driver ofensor (se continuar a achar que o driver está correto, apesar dos avisos do Driver Verifier Manager, você pode desligar o Driver Verifier para todos os drivers ou para um específico. Qualquer driver apontado pelo Driver Verifier deve ficar sob suspeita, mas determinados drivers legítimos transgridem algumas regras sem causar problemas). O Driver Verifier é acionado na inicialização e vasculha cuidadosamente cada driver. Ele realiza muitos dos testes usados pela WHQL como parte do processo de certificação e assinatura, como verificar o modo como o driver acessa a memória. Cuidado: se o Driver Verifier Manager encontrar um driver não-conforme – mesmo que ele pareça não estar causando problemas –, tratará de evitar que seu sistema inicialize. Use o Driver Verifier apenas se estiver tendo problemas. Afinal, em time que está ganhando... Leia mais sobre o Driver Verifier no site em inglês support.microsoft.com (How to Use Driver Verifier to Troubleshoot Windows Driver, no artigo 244617 da Base de Conhecimento).

42 

HARDWARE ENXAQUECA O Driver Verifier Manager aponta o dedo na cara dos drivers defeituosos

Dispositivos individuais

Instalar ou desinstalar drivers de dispositivo pode ser um belo incômodo. Se você deseja simplesmente habilitar ou desabilitar um dispositivo específico, pode fazê-lo no Gerenciador de Dispositivos. Selecione o dispositivo e clique no botão Desativar na barra de ferramentas, ou clique no nome do dispositivo

com o botão direito e depois em Desativar no menu que aparece. Se um dispositivo já estiver desabilitado, essas opções aparecerão como Ativar. Os drivers de um dispositivo desabilitado permanecem disponíveis, mas o Windows não os carregará. Pode-se optar por desabilitar um driver de dispositivo se todas as seguintes condições forem verdadeiras: 1) você o usa com pouca freqüência (ou nunca); 2) o dispositivo não pode ser fisicamente removido e 3) você quer evitar que ele use recursos ou cause problemas de estabilidade. Este último poderia ser, por exemplo, o caso de um receptor infravermelho ou de um adaptador bluetooth em um laptop. Habilite o dispositivo quando desejar usá-lo e mantenha-o desativado no resto do tempo. Nota: em versões anteriores do Windows, era possível definir configurações chamadas “perfis de hardware”, mas praticamente todos os dispositivos modernos de hardware, incluindo docking stations, são capazes de se instalar e desinstalar dinamicamente, tornando desnecessários os perfis de hardware. O livro Windows Vista Inside Out traz uma prática lista dos códigos das Mensagens de Erro, com uma breve explicação das providências a tomar.

Não perca de vista os drivers instalados Se você deseja um registro mais compacto dos drivers instalados em um formato que possa ser consultado posteriormente, use o comando Driverquery no Prompt de Comando. O programa abrirá então uma lista de dispositivos e drivers instalados. É possível modificar a saída do comando com diversas opções, inclusive mandar esses dados para um arquivo que possa ser aberto em outro programa. Por exemplo, você pode usar a opção /V para produzir

uma listagem detalhada e acrescentar a opção /Fo com o parâmetro Csv para gerar a saída em um formato utilizável no Microsoft Excel: driverquery /v /fo csv – drvlist.cs. Abra Drvlist.csv no Excel para ver uma lista limpa e altamente detalhada de todo o seu hardware (para ver uma lista completa das opções disponíveis para o comando Driverquery, acrescente a opção /? ou busque por Driverquery no Centro de ajuda e suporte).

  Windows Vista – A Revista Oficial

win006ini_prevenindo_acidentes.indd 42

20.12.07 18:47:26


iniciar MUNDO DOS SONHOS

Viaje com o DreamScene Com o Windows Vista você pode trocar seus papéis de parede paradões por belas animações. Aprenda com Rodrigo Martin neste passo a passo. Quando o Windows Vista Ultimate foi apresentado, um de seus carros-chefes eram os chamados Extras, aplicativos exclusivos para esta poderosa versão e que poderiam ser baixados pelo Windows Update, complementando os utilitários do sistema. Um deles era o DreamScene, um ambicioso projeto capaz de trocar os tradicionais papéis de parede estáticos por belíssimas animações. Demorou, é verdade, mas finalmente a novidade está no ar, pronta para que qualquer usuário do Ultimate baixe-a e surpreenda a família e os amigos. Siga o passo-a-passo para não se perder.

eppur si muove Estes planos de fundo podem estar paradões aqui, mas no Vista se mexem tanto que dão vontade de ir ao banheiro...

52 

  Windows Vista – A Revista Oficial

WIN005.ini_sdreamscene.indd 52

30.10.07 10:05:10


Habilite o DreamScene

Coloque um fundo de tela movimentado e impressione os amigos

1

LOCALIZE Abra o Windows Update

através do Painel de Controles do Vista. No item Extras do Windows Update, você verá que há um extra disponível. Caso isto não aconteça, clique em Procurar Atualizações no canto superior esquerdo da tela. Clique em Exibir extras disponíveis.

4

2

INSTALE Na nova janela, marque a

opção Windows DreamScene, sob o menu Windows Ultimate Extras. Clique em Instalar e confirme na janela de Controle de Conta de Usuário a instalação. Aguarde alguns minutos até que esta esteja pronta.

3

REINICIE Aceite a mensagem que

pedirá para que você reinicie o Windows, clicando em Reiniciar Agora. Não estranhe se o Vista demorar uns minutos além do normal para reiniciar: conforme ele informará em uma janela, as atualizações serão configuradas neste momento.

COMPLEMENTE Abra novamente

o Windows Update e clique em Procurar atualizações. Duas novas atualizações aparecerão em Extras do Windows Update. Clique em Exibir extras disponíveis.

5

MAIS UMA INSTALAÇÃO Na nova jane-

la, marque as duas opções do DreamScene, que instalarão um pacote extra de belos papéis de parede animados. Clique em Instalar e aguarde o download (pode demorar, são mais de 110 MB) e a instalação do último pacote. Ao fim, clique no X no canto superior direito da tela para fechá-la.

6

O TOQUE FINAL Clique com o botão direito sobre seu

papel de parede estático e sem graça e selecione a opção Personalizar. Em Plano de Fundo da Área de Trabalho, encontre o campo Local e escolha a opção Conteúdo do Windows DreamScene. Note que os arquivos são MPEG – ao selecionar qualquer um deles, automaticamente o Windows mostrará o resultado. Quando encontrar o ideal, clique em OK e feche a janela.

  Windows Vista – A Revista Oficial  53 ™

WIN005.ini_sdreamscene.indd 53

30.10.07 10:05:16


Boas-vindas

Quanto falta para o seu PC ficar obsoleto? Um PC comprado hoje será pouco mais que um peso de papel daqui a um ano. Será que tem algum jeito de aumentar a data de validade desses brinquedinhos carésimos?

H

á muito, muito tempo… um PC durava em média três anos – sem atualização – antes de se tornar obsoleto. Mas a tecnologia tem avançado tão rapidamente que essa expectativa de vida não é mais verdadeira. O único jeito de ter certeza de ainda estar usando novas versões do Windows, jogos e programas daqui a dois anos é recauchutar constantemente os componentes do computador. “É preciso comprar um computador já pensando em atualizar o hardware dali a algum tempo, para estender sua vida útil”, explica Sion Roberts, da PC Nextday. Porém, nem sempre é assim tão fácil. As especificações e o preço podem ser perfeitos no momento da compra, mas se o modelo escolhido oferecer pouco espaço físico para atualizações, ou se tiver sido

feito com tecnologia já obsoleta, o barato acaba saindo caro. “Os componentes de um PC se desenvolvem em periodicidades diferentes”, diz Pater Georfe, da fabricante Wired2Fire. “Os verdadeiros aprimoramentos na velocidade, por exemplo, geralmente ocorrem na placa de vídeo”. Assim como com qualquer produto, sempre existe o perigo de investir logo antes de uma grande revisão de hardware e ser obrigado a grandes sacrifícios para encontrar componentes compatíveis depois de alguns meses. É possível encontrar planos para devolver sua amada caixa de volta à sua gloriosa forma de outrora – ofuscada por uma revisão silenciosa, porém mortal – a partir do número de pinos de conexão do processador ou no tamanho do slot que

AMOR DE MÃE A placa-mãe reúne todos os componentes e, por isso, é a peça mais passível de ficar obsoleta

uma nova placa de vídeo usaria. Em certos casos, acabamos gastando muito mais para atualizar o PC com componentes antigos do que se gastaria com a tecnologia moderna. A memória DDR2, o padrão atual, custa metade do preço da antiga memória DDR, por exemplo. Isso se deve simplesmente ao custo maior da produção de artigos de pouca saída. Muitos consumidores que compraram computadores há 18 meses estão descobrindo que suas placas-mãe só suportam a memória DDR.

Encaixadinho

Nesse caso, vale muito mais a pena trocar a placa-mãe inteira, mais o processador e a memória, em vez de investir em tecnologia antiga que estará inútil em menos de um ano. Mesmo que sua placamãe exiba orgulhosa as vantagens do mais recente tipo de memória, o número de slots pode limitar fisicamente seu potencial de aprimoramento. “Antes de comprar, confira se há slots de memória livres na placa-mãe, já que uma atualização de memória é um jeito relativamente barato de melhorar o desempenho do computador”, aconselha Sion. “Além disso, em sistemas com placa de vídeo integrada, veja se existe um slot PCI Express full-height que permita atualizar a placa

Dê uma volta ao mundo (sentado) com o Vista 18 

ENERGIZE Seu suprimento de energia pode bastar por enquanto, mas a adição de componentes vai fazer a fonte suar

gráfica mais tarde”, diz. O PCI Express é o atual método para conectar uma placa de vídeo – antes de adquirir um novo modelo, certifique-se de que sua placa-mãe possua a porta necessária. Nos últimos anos, as placas de vídeo passaram dos slots PCI para os AGP e, depois, para os PCI Express – e só é possível ostentar as placas mais rápidas do mercado se o slot correto estiver disponível em sua placa-mãe. A energia também é um problema para as placas mais sofisticadas. “Sua PSU (fonte de alimentação) é o maior fator determinante ao se atualizar a placa de vídeo”, avisa Peter. “Por isso, vale a pena olhar a potência da fonte de alimentação de seu novo PC. Atualmente, é possível obter uma fonte de 1,2 MW, embora até mesmo para as mais modernas placas de vídeo, isso seja um exagero – cerca de

Pág. 72

  Windows Vista – A Revista Oficial

win007bv_obsolescencia.indd 18

03.03.08 17:19:57


Três máquinas à prova de futuro

JUPITER IMAGES (UK) LTD

O disco rígido de 560 GB desta máquina da HP vai demorar para ficar lotado, ainda que você baixe dezenas de filmes ou milhares de músicas. Some a esse fato os 2 GB de memória RAM, o processador Intel Core 2 Duo de 2.2 GHz e a placa gráfica digna de nota (com 256 MB de memória dedicada e saída de TV, DVI e HDMI) e, pronto, seu PC do futuro está aí. Quer ainda um mouse óptico e um teclado sem fios, uma placa de som de alta definição, um sintonizador de TV e um monitor de LCD de 22 polegadas? Sem problema, tá na mão. Produto HP Pavilion m8260br Preço R$ 5500 Web www.hp.com.br

SUOR E LÁGRIMAS Não elimine seu PC – planeje antes de comprar

500-650 watts já oferecem um excelente potencial de atualização para o futuro”. Também é preciso certificar-se de que a placa-mãe de seu novo PC tenha slots de expansão (PCI) suficientes. Uma nova placa de rede ou de som vai exigir um slot PCI vago e espaço no gabinete. Os PCs de mesa pequenininhos são uma fofura e funcionam bem quando novos, mas os gabinetes limitados oferecem pouca ou nenhuma possibilidade de renovação posterior. Atualmente, a Intel usa o soquete LGA 775 para encaixar o processador na placa-mãe. Isso está marcado para mudar no final do ano que vem, pois a Intel já anunciou que vai passar a usar seu próprio soquete para facilitar maiores taxas de dados em seus

Na Web

processadores. Mas não se preocupe demais com isso: se você adquirir uma placa-mãe com uma entrada LGA775 agora, ainda será possível trocar o processador por um mais veloz (embora não o mais veloz) daqui a algum tempo. Da mesma maneira, a próxima geração de processadores vai fazer uso da memória DDR3, que está atualmente disponível, embora ainda não ofereça grande vantagem. Nos próximos 18 meses, porém, quando a Intel atualizar seus processadores e as novas placasmãe compatíveis chegarem, tudo vai mudar. Invista com sabedoria agora e você só terá de se preocupar em atualizar o processador e a placamãe, pois a memória de seu PC resistirá ao tempo.

Com uma placa de vídeo de 512 MB de memória, não será preciso se preocupar em atualizar a parte gráfica deste sistema por um bom tempo. Ideal para os fãs de games, ele vem equipado com o melhor do Windows Vista (a versão Ultimate) e, além disso, conta com um processador Intel Core 2 Quad e 2 GB de memória dual channel. A Megaware se dedicou à fabricação de um computador do futuro e, com esta máquina, mostra toda a sua competência. Produto Megaware MegaHome MQ Series Preço R$ 4300 Web www.megaware.com.br

Não precisa vender a mãe para adquirir um PC à prova de futuro. E a configuração de última geração deste desktop da Daten pode fazer dele um amigo de longa data para você. Isso porque é uma máquina que vem com 4 GB de memória RAM, 500 GB de espaço no HD e processador AMD Athlon 64 X2 Dual Core de 3,2 GHz. Infelizmente, é preciso adquirir um monitor à parte. Mas a potência está garantida. Produto Daten PC Gamer Black Preço R$ 4300 Web www.daten.com.br

www.revistawindowsvista.com.br   Windows Vista – A Revista Oficial  19 ™

win007bv_obsolescencia.indd 19

03.03.08 17:20:07


jogos gratuitos

Quem disse que, para jogar é preciso pagar? Mesmo com a carteira vazia, você pode se divertir em seu computador. Como? Descubra com as dicas de Rodrigo Martin

N

o meio daquele relatório chato, ou depois do trabalho, surge a vontade de jogar no computador. Você clica em Iniciar, Jogos e descobre que Campo Minado, InkBall, FreeCell, Copas e Xadrez não são mais suficientes. O que você faz? Adquire jogos novos, é claro. Para muita gente, esse “adquire” está ligado diretamente a um grande vazio na carteira. Mas você não precisa gastar R$ 100 com um jogo que, muitas vezes, servirá apenas para um curto alívio de stress. A Internet está cheia de títulos sensacionais e gratuitos, desenvolvidos por programadores independentes que querem entrar em evidência ou concluir algum curso de faculdade. Nesta matéria, você conhecerá excelentes opções de jogos gratuitos para transformar seu amigo Vista e suas horas vagas.

20 

  Windows Vista – A Revista Oficial

win007bv_gamesgratis.indd 20

03.03.08 17:21:10


Jogos para download Narbacular Drop O jogo Portal certamente foi um avanço entre os games em primeira pessoa, e também uma inovação necessária para um estilo de câmera cansado pelos jogos de tiro. Em vez de armas e sangue, dois portais interligados devem ser disparados em um quebra-cabeças de nova geração. Mas o inovador Portal não é inédito, e a máxima do “nada se cria” pode ser empregada também ao título da Valve. Sua idéia veio de um freeware criado por alunos do DigiPen Institute of Technology, que depois fundaram a Nuclear Monkey Software. Em Narbacular Drop, você é uma princesa não tão indefesa, que foi aprisionada no Inferno e, em vez de esperar por um príncipe salvador, decidiu se libertar sozinha. Para isso, você não conta com armas ou supersaltos, mas apenas um poder de criar portais e sua própria inteligência. Com cenários escuros, este freeware mostra claramente por que um grande estúdio como a Valve compra estúdios tão pequenos quanto o dos cinco estudantes da DigiPen. http://nuclearmonkeysoftware.com/

Polarity

Synaesthete

Crayon Physics

O gênero plataforma foi sucesso durante as décadas de 80 e 90, recebendo títulos consagrados e importantíssimos. Hoje praticamente esquecido e substituído por jogos de visão 3D, o Polarity é uma renovação do estilo. Este jogo, criado por estudantes da Universidade de Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, utiliza o conceito de polaridade. O personagem principal começa com uma roupa azul, atraída por blocos vermelhos e repelida por outros azuis, e depois ganha habilidades como a de mudar a própria polaridade ou intensidade de seu campo magnético. O jogo funciona com integração ao controle de Xbox 360 (com fio) e é uma amostra de quão inteligentes os jogos independentes e gratuitos podem ser. Infelizmente, possui apenas quatro níveis e uma batalha final. Sendo assim, ao final sobra a pergunta: “só isso?”. www.etc.cmu.edu/projects/igf/

Você certamente já ouviu falar do super poular Guitar Hero, o jogo rítmico que ficou famoso e exige que os jogadores pressionem uma seqüência de botões conforme a música e na hora certa, imitando a performance de uma guitarra. Se você é um destes adeptos, provavelmente gostará de Synaesthete. Um dos finalistas do festival de games independentes deste ano, o Synaesthete mistura, de forma interessante, música eletrônica em um adventure sensacional. Munido de um poder sonoro, você deve eliminar os inimigos pressionando as teclas J, K e L no tempo certo, bem como usar algumas pequenas magias. A trilha sonora pode não agradar alguns, mas a bela mistura de gêneros e os gráficos avançados de Synaesthete o transformam em um game essencial. www.synaesthetegame.com

Protótipo para um jogo completo e possivelmente comercial, Crayon Physics une gráficos criados à mão a um mecanismo de física surpreendente. Mesmo com pouquíssimos níveis, seu principal problema, Crayon deixará qualquer jogador viciado e tentado a chegar ao final. Relativamente fácil, o maior desafio deste game é desenhar formas de modo que uma bolinha seja conduzida e colete as estrelas existentes pelo cenário (uma em cada tela e duas no último desafio). Alavancas, blocos e pontes serão essenciais e deverão ser bem planejados – caso contrário, poderão obrigá-lo a reiniciar o nível. O jogo abre caminho para a versão Deluxe do game, ainda em produção. Enquanto isso, a gente espera se divertindo um pouco. Ideal para crianças. www.kloonigames.com/blog/ games/crayon/

  Windows Vista – A Revista Oficial  21 ™

win007bv_gamesgratis.indd 21

03.03.08 17:21:20


jogos gratuitos

Truck Dismount

Racing Pitch

Polychromatic Funk Monkey

Outro jogo de física avançada, só que voltado para audiências mais maduras, o Truck Dismount propõe um desafio incomum aos seus jogadores: criar as colisões e acidentes mais devastadores. Para tanto, o jogador escolhe a velocidade de um caminhão, configura rampas e tenta fazer o maior número de pontos por meio dos ferimentos provocados no motorista, que pode ser posicionado em até seis locais, inclusive fora do caminhão. Divertido para brincar nas horas vagas e tentar competir com uma série de jogadores espalhados pelo mundo. http://secretexit.com/games/ truckdismount

Um jogo de corrida tão simples não estaria nesta lista se não fosse por um simples detalhe: aqui, seu controle é a voz. Você deve escolher, entre três perfis de dublagem, o que mais se assemelhar ao seu tom de voz e, então, com auxílio de um microfone, cumprir desafios. Entre os desafios estão disputas de arrancada, inclusive com mudança de marchas que deverão ser feitas na voz, imitando o som dos motores do carro, e uma viagem de balão em que você precisará assoprar o microfone para abastecer o balão de ar quente, o que provavelmente tirará seu fôlego. Um jogo divertido, mas que pode cansar. Por isso, jogue sempre com um copo d’água ao seu lado. http://secretexit.com/games/racingpitch

Este jogo psicodélico e quase abstrato, sem missões bem definidas, ganha atenção por sua trilha sonora interessante e sua jogabilidade simples. Misto de plataformas e quebra-cabeça, ele exige que você caminhe por um nível ativando teletransportadores. Para isso, será necessário coletar blocos e usá-los como se fossem peças de blocos de montar para criar escadas. A cada teletransportador ativado (para isso, basta caminhar sobre ele), seu personagem ganha a habilidade de carregar mais blocos simultaneamente. Este game fará você fundir seus miolos enquanto tenta achar maneiras inteligentes de construir suas escadas sem ficar preso entre os degraus. http://farbs.org/

Fraxy Em nenhuma lista de jogos, seja de títulos gratuitos ou comerciais, pode faltar um título de tiro. Neste caso, optamos por um game inspirado em hits antigos, em que uma pequena nave combate dezenas de naves inimigas. Em Fraxy, o universo é dominado por chefões de fase que fazem nossa nave parecer ínfima e vulnerável. De fato, ela é, exigindo que você consiga preparar e executar uma estratégia de ataque com o máximo de velocidade possível nos comandos. O mais interessante é que, além do arquivo de configuração do game – em que você poderá dizer qual resolução de tela será usada e se o jogo possuirá ou não sons –, existe também um editor para que você crie seus próprios chefões a serem combatidos. http://mokeron.hp.infoseek.co.jp/zg/ fraxy_main.html

TIROTEIO DE NAVES No Fraxy é assim. Todas as naves são como chefões de fase, gigantescas e prontas para te aniquilar. Enjoou? Use o editor e crie seus próprios desafios!

22 

  Windows Vista – A Revista Oficial

win007bv_gamesgratis.indd 22

03.03.08 17:21:27


Encontre você

A triagem para a redação desta matéria foi longa e penosa. Não por ser difícil encontrar bons jogos, mas pela quantidade de títulos gratuitos disponíveis na web. Separar o que nos pareceu mais interessante e divertido levou tempo, em sua maior parte, prazeroso, mas, ainda assim, demorado. A boa notícia, porém, é que, se você discorda de algum título daqui, pode criar sua própria lista de jogos mais bacanas procurando em diversos sites. A Windows Vista dá um breve caminho das pedras. Certamente, você encontrará diversos outros jogos interessantes, mesmo que despretensiosos.

INSPIRAÇÃO O site da maior competição de jogos independentes traz pérolas e mostra o que a comunidade desenvolvedora tem de melhor

IGF

www.igf.com Em sua décima edição, o Independent Games Festival premia os melhores jogos independentes em diversas categorias. Muitos deles são gratuitos, enquanto alguns podem ser comprados por valores muito inferiores aos jogos blockbusters publicados por grandes empresas. É possível ver as dez listas, inclusive a do campeonato de 2008, que acontece no fim de fevereiro.

BEM INFORMADO Fóruns, jogos interessantes, extensas discussões marcam este repositório de informações para jogadores e desenvolvedores

TIGSource

www.tigsource.com Outro site interessantíssimo para jogadores (e desenvolvedores), o TIGSource traz informações sobre o desenvolvimento de títulos independentes. Há também fóruns em que fãs de jogos do gênero debatem e indicam games novos e velhos. Dá para perder semanas só navegando entre as páginas e games indicados.

TUDO GRÁTIS GameHippo é um site de downloads com milhares de jogos para plataformas Windows. Com certeza vale o clique!

GameHippo

www.gamehippo.com Este site traz o que há melhor em jogos gratuitos, sejam eles de desenvolvedores independentes ou de empresas que resolveram disponibilizar seus games de graça depois de um tempo. Cada jogo vem acompanhado de nota e uma micro-resenha, o que torna mais fácil saber o que os editores e jogadores veteranos já aprovaram.

MadMonkey

www.madmonkey.net O site MadMonkey traz alguns jogos independentes, criado pela própria comunidade e categorizados divididos em algumas categorias como RPG, estratégia, ação e esportes, entre outras. Além disso, possui documentação para quem quer entrar no mundo do design independente de jogos e link para um fórum de desenvolvedores.

PARA DESENVOLVEDORES Games para download e informações sobre a criação independente de jogos

Encontrou algum game bacana? Discorda de nossa lista? Tem sugestão para outra melhor? Basta mandá-la para editor@revistawindowsvista.com.br.

  Windows Vista – A Revista Oficial  25 ™

win007bv_gamesgratis.indd 25

03.03.08 17:21:48

Revista Windows Vista  

Participei da produção de 5 volumes dessa revista, cujo projeto gráfico deveria ser seguido estritamente de acordo com o da revista inglesa...