Page 1

ELETROCIDADE


pretende-se trazer à tona São Paulo, ou qualquer outra cidade, e conduzi-la virtualmente de modo que todas as suas escalas sirvam de pressuposto para o desenvolvimento de qualquer projeto. DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS | SENSORES E MEDIDORES espalhados ao longo da cidade, são necessários para a transmissão em tempo real de contextos ambientais (sons, imagens, movimentos, dados estatísticos) que podem ser apreendidos e manipulados pelos usuários do programa.

TRANSFORMAÇÃO: SÓ É POSSÍVEL COMPREENDER A CIDADE CONTEMPORÂNEA SE HÁ INTENÇÃO DE TRANSFORMÁ-LA a transformação entendida como a interação do consumidor | produtor com os meios disponíveis para relacionar-se com a cidade, e reproduzi-la, modificando-a, mesmo que experimentalmente, os seus aspectos estruturais.

ESPAÇO NÔMADE | QUESTIONAMENTO PERMANENTE pretende-se trazer à tona São Paulo, ou qualquer outra cidade, e conduzi-la virtualmente de modo que todas as suas escalas sirvam de pressuposto para o desenvolvimento de qualquer projeto. DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS | SENSORES E MEDIDORES espalhados ao longo da cidade, são necessários para a transmissão em tempo real de contextos ambientais (sons, imagens, movimentos, dados estatísticos) que podem ser apreendidos e manipulados pelos usuários do programa.

eletro cidade city cite

TRANSFORMAÇÃO: SÓ É POSSÍVEL COMPREENDER A CIDADE CONTEMPORÂNEA SE HÁ INTENÇÃO DE TRANSFORMÁ-LA a transformação entendida como a interação do consumidor | produtor com os meios disponíveis para relacionar-se com a cidade, e reproduzi-la, modificando-a, mesmo que experimentalmente, os seus aspectos estruturais.

um projeto _ mil lugares

um projeto _ mil lugares um projeto _ mil lugares

ESPAÇO NÔMADE | QUESTIONAMENTO PERMANENTE

eletro cidade city cite


um projeto _ mil lugares

PRODUSSUMO não forçar o consumo, mas abrir as portas para o consumo, para que o produtor, qualquer um, tenha a escolha e detenha os meios para designar, resignificar. .

INTUITO DE PROPOR NOVAS RELAÇÕES DA POPULAÇÃO COM A CIDADE ONDE VIVE questionamento de como as mais recentes inovações nos meios de comunicação interferem nos relacionamentos do homem com a cidade e do homem com o próprio homem, modificando a sociedade contemporânea em um ritmo cada vez mais frenético.

eletro cidade city cite

DIAGRAMAS, FLUXOGRAMAS, CARTOGRAMAS cidades com o porte de São Paulo são inapreensíveis. A eletrocidade de São Paulo, no entanto, é uma redução de sua concretude para parâmetros mais abstratos, números em última instância, que são necessários a um outro nível de apreensão da cidade, passível de manipulação, e assim, projetação.


diretrizes de atuacao

CENTRAL DE VEICULAÇÃO DE ESTADOS URBANOS | CENTRAL DE INFORMAÇÃO DA CIDADE dispostas em grande quantidade pela malha urbana, trata-se de um espaço (dotados de equipamentos eletrônicos) em que se projeta e se reprojeta com vistas à sua multiplicação em massa. O usuário propõe e desenvolve um projeto modular, que está disponível à toda população e pode ser analisado, modificado, e reproposto pelos demais usuários. www.eletrocidade.org espaço virtual onde se armazena um banco de projetos que podem ser concretizados, projetados em diversas plataformas da cidade (empenas cegas, televisões presentes em ônibus e metrôs) ou simplismente comporem um acervo digital permanente.

eletro cidade city cite

REDE ABERTA não há nenhum tipo de seleção ou curadoria, tudo o que é produzido é exposto e poderá ser sempre atualizado e modificado. Os usuários poderão fazer as atualizações tanto nos centros de informação quanto através de seus próprios meios de comunicação individual. Também pode-se optar pela possibilidade de deixar os projetos abertos, passíveis de interferência alheia. Cria-se assim uma rede que tem como elo de ligação entre seus membros a produção dos mesmos.


referencias

BERLIN, 2009 | VISUAL FOREING CORRESPONDENTS

LONDRES, 2009 - 2010 | TATE MODERN EXPOSIÇÃO POP LIFE

eletro cidade city cite


logo - principio

TRIDIMENSIONALIDADE a tridimensionalidade exige uma visão plural do objeto, diversas perspectivas são necessárias para a real compreensão do objeto. Todo material gráfico produzido (cartazes, folders) derivam de perpectivas explodidas.


logo - variacoes


alfabeto padrao

FONTE ELETROCITY:

A N a p 1 . @

B O b q 2 , &

C D E F G P Q R S T c d e f g h r s t u v x 3 4 5 6 7 ; : ? ! / % $ # * ^

H I J K L M U V X Y Z i j k m n o y z 8 9 0 | \ + - = _ “ ” ~ ( ) { } [ ]< > .


alfabeto complementar

FONTE KARTIKA:

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V X Y Z a b c d e f g h i j k m n o p q r s t u v x y z 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 . , ; : ? ! / | \ + - = _ @ & % $ # * ^ “ ” ~ ( ) { } [ ] < > .


aup367 | modernidade lĂ­quida Bruno Schiavo Carolina Ohashi Elena Sass Stephanie Guerra

Eletrocidade  

Trabalho realizado durante período de graduação na FAU USp

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you