Page 1

TECNOLOGIA Biometria Facial Hardware no Sistema Descrição da Tecnologia Sistema Operacional Software de Apresentação Pesquisa de Campo Fale de “TI”


Fim...


SUMÁRIO

4.Metodologia 5.Software de Apresentação 6.Pesquisa de Campo 7.Gráficos 8.Hartware no Sistema 9.Sistema Operacional 10.Descrição da Tecnologia 11.Fale de ‘‘TI’’

N

3

Apresentação

a revista serão apresentadas materia como a entrevista ao profissional de metodologia, a pesquisa de campo realizada, a descrição da tecnologia da Biometria Facial escolhida pelo grupo, entre outras materias.

Editorial

Stefany do Nascimento D iag r am ad o r a

14 anos

Daniele Oliveira Jornalista

15 anos

Giovana Stevens Editora

15 anos


METODOLOGIA DA PESQUISA

4

M

etodologia são as etapas a seguir em um determinado processo. A metodologia é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda a ação desenvolvida ao longo do trabalho de pesquisa.

Entrevista Um dos objetivos a serem compridos durante o primeiro semestre do curso, era a realização de uma entrevista com um profissional de metodologia da pesquisa. Assim o grupo realizou a entrevista com a profissional Ana Cláudia Leite, que trabalha há aproximadamente 10 anos no ramo, e álem disso é professora de Língua Espanhola na InstitQuição de Ensino SETREM. A entrevista foi realizada no dia 17/06/2013, onde foram feitas algumas perguntas a profissional, além de um pequeno vídeo.

Dentre algumas perguntas feita a profissional, pode-se citar: 1. Qual foi o seu primeiro projeto de pesquisa? ‘‘Foi no ensino médio quando eu cursava o magistério, em Santa Rosa.’’

2. Com o que, extamente, você trabalha em metodologia aqui na SETREM? ‘‘Por meio de projetos interdiciplinares e apresentação de artigos.”

3. Seus projetos recentes abrangem qual área de estudo? ‘‘Os projetos atuais abrangem a área de desenvolvimento em mestrados.’’

4. Qual a sua opinião referente ao nosso projeto de pesquisa? ‘‘Achei muito interessante.’’

5. Você gosta de trabalhar com metodologia? ‘‘Sim.’’ Profissional entrevistada: Ana Claudia Leite - 38 anos, trabalha há mais de 10 anos com pesquisas de metodologia e atualmente trabalha como professora de Língua Espanhola e também trabalha na SETREM com projetos interdisciplinares e apresentação de artigos.


SOFTWARES DE APRESENTAÇÃO

5

Power Point

O

PowerPoint é usado em apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, podendo usar: imagens, sons, textos e vídeos que podem ser animados de diferentes maneiras. O PowerPoint é um software que permite a criação de materiais que podem ser apresentados por meio de um projetor. Com o PowerPoint, você pode criar telas que incorporam de forma eficiente texto colorido e fotografias, ilustrações, desenhos, tabelas e filmes, e que transitam de uma para a outra, como uma apresentação de slides. O grupo utilizou esses software para fazer a apresentação da banca, e utilizou muitos recursos como, principalmente animações e efeitos.

Prezi

O Prezi é um software online para a criação de apresentações livres, que não necessitam de slides para fornecer uma apresentação completa. Tudo é apresentado em uma estrutura única. A plataforma fica disponível a partir de login no site oficial.

Como fazer uma Apresentação no Estado da Arte O grupo fez um apresentação utilizando o software Prezi, descrevendo os processos de confecção de uma apresentação no estado da arte. Abaixo estão descritos alguns desses passos:

P

ara fazer uma apresentação no estado da arte deve-se começar com um novo modo de pensar. 1º passo - consiste na construção de um bom diagnóstico em torno da apresentação, ou seja, questionar-se sobre o estilo da apresentação e imaginar como será feita a apresentação. 2º passo - consiste na elaboração de um roteiro que é a linha condutora da apresentação, que deve ser monta de modo que consiga conduzir a apresentação a mensagem principal estabelecida no diagnóstico. A utilização de alguns recursos narrativos são relevantes a apresentações pois produzem efeito impactante. 3° passo - com o roteiro finalizado, é preciso ser feito a divisão do conteúdo em pequenos trechos, onde todos eles devem conter uma mensagem principal. São esses trechos que irão gerar cada um dos slides que irão conter apenas palavras-chave e imagens. 4º passo - é o da confecção dos slides, onde cada um é pensado e confeccionado diferente. O elemento fundamental para as apresentações é a

presença de uma boa identidade visual, trabalhada com cores e elementos gráficos previamente definidos, tendo coerência com o tema da apresentação. Existem alguns pontos que devem ser levados em consideração, como por exemplo o uso de certas fontes pensando sempre no estilo da apresentação, a cor de fundo ou utilização de imagens junto com escritas, para que estas não fiquem ilegívei, a quantidade de texto dos slides, que devem estar só na forma de tópicos, entre outros. Enfim, deve-se tomar em consideração a aparência da apresentação ao público. 5º passo - numa apresentação no estado da arte é finalmente o processo de treinamento do (s) apresentador (es), pois para o sucesso da apresentação é preciso de um pleno domínio do discurso acompanhado de seu visual.


6

U

PESQUISA DE CAMPO

ma pesquisa de campo tem por objetivo conseguir informações sobre um problema que precisa de resposta, ou uma hipótese a se comprovar. Ou ainda, fenômenos e suas relações entre si. Consiste na observação de fatos, coleta de dados e variáveis relevantes para o estudo. Em primeiro lugar deve-se fazer uma pesquisa bibliográfica sobre o tema em questão. Servindo para saber das opiniões e trabalhos a respeito e como fundamentação teórica. Em segundo lugar, escolher as técnicas que serão usadas na coleta de dados e amostras. Antes disso deve-se estabelecer como registrar e analisar estes dados.

Excel

O

Excel é um software que permite criar tabelas e calcular e analisar dados. Este tipo de software é chamado de software de planilha eletrônica. O Excel permite criar tabelas que calculam automaticamente os totais de valores numéricos inseridos, imprimir tabelas em layouts organizados e criar gráficos simples. O Excel é uma parte do “Office”, um conjunto de produtos combinando vários tipos de softwares para criar documentos, planilhas e apresentações, e para o gerenciamento de e-mail.

Pesquisa de Campo = Tabulação/Tabela Dinâmica/Gráficos

S

endo um dos objetivos desse semestre a aplicação de uma pesquisa de campo, o grupo, a partir da tecnologia do Óculos Biométrico, criou um questionário no Word, pela guia desenvolvedor para que este fosse aplicado na pesquisa de campo.

Assim, foram aplicados 227 questionários e com esses dados, foi feito no Excel a tabulação de toda pesquisa, e assim foi elaborada uma tabela dinâmica onde foram construídos gráficos de barra. Alguns desses gráficos podem ser visualizados na próxima página da revista.


G R Á F IC OS Os vários tipos dè representação gráfica constituem uma ferramenta importante, pois facilitam a análise e a interpretacão de um conjunto de dados. Eles estão presentes em diversos meios de comunicão e ligados aos mais várados assuntos do nosso cotidiano.

7


Hardware no Sistema

8

O

hardware é a parte física do computador, ou seja, o conjunto de aparatos eletrônicos, peças e equipamentos que fazem o computador, o celular, enfim, que faz qualquer aparelho funcionar. Os componentes de Hardware são sempre ligados entre si, e cada um tem uma função específica que juntos tornam a computação possível.

Computação em Nuvem

O ÓCULOS BIOMÉTRICO, que é a tecnologia escolhida pelo grupo contém alguns hardwares. Daqueles que encontramos podemos citar: Uma câmera que fica em uma das lentes do óculo e que faz a leitura biométrica. Um disco Rígido (HD) que consegue armazenar até 14 milhões de imagens. Bluetooth ou wifi para que consiga se comunicar com o banco de dados da PM. Um interruptor para ligar e desligar o aparelho.

U m dos primeiros serviços de armazenamento na nuvem sincronização de arquivos que surgiu, o DropBox é um software desenvolvido para a sincronização de arquivos entre vários dispositivos (computadores, Iphones e Ipad). Com uma conta grátis você tem direito de até 2 gigas grátis de arquivos. Você pode também usar o serviço Online sem baixar nenhum programa. Com ele é possível enviar qualquer tipo de arquivo para o seu HD online, ou até musicas gratuitas pelo mppp.it. Google Drive é um serviço de armazenamento e sincronização de arquivos, apresentado ao Google em 24 de abril de 2012. O Google Drive é considerado uma “evolução natural” do Google Docs. O aplicativo é uma das melhores alternativas para armazenar e sincronizar arquivos na nuvem, ele tem a vantagem de ser integrado com os outros serviços do Google, como por exemplo o Google+, dá para usar fotos hospedadas em postagens na rede social ou anexar diretamente no Gmail, o que pode fazer bastante diferença para quem é usuário assíduo desses produtos.

O Box é um serviço de armazenamento em nuvens que tem como diferencial no foco dado a aplicação, muito mais voltado para o compartilhamento dos arquivos entre várias pessoas e a colaboração em tempo real. Uma de suas vantagens é ter a API (Interface de Programação de Aplicativos) aberta e provavelmente ser o serviço mais integrado com aplicações de terceiros, existem centenas de aplicativos voltados para o serviço dentro do próprio site, são extensões para integrá-lo ao Gmail. O SkyDrive se destaca pelo espaço inicial que oferece, são 7GB, mais do que os concorrentes. SkyDrive cria uma experiência semelhante ao iCloud, mas para os produtos Microsoft - a diferença é que você também pode editar documentos em grupos, assim como fazemos no Box ou Dropbox. E igual ao Google Drive, você pode editar documentos (e criar) de graça a partir do seu navegador, porém não espere fazer isso pelo seu smartphone.


SISTEMA OPERACIONAL O que é

U

9

?

m sistema operacional (SO) é uma coleção de progamaas quem inicializam o hardware do computador. São inúmeros os SO existentes, eles podem ser um sistema simples ou muito complexo de se manusear, porém isso depende de qual será a aplicação do mesmo. Em uma mesma máquina pode estar funcionando diversos SO, sendo que, para isto é preciso de um virtualizador. O grupo pesquisou sobre o SO pertencente do óculos biométrico, mas acabou não encontrando nenhum dado. Assim, realizamos uma pesquisa sobre o SO Linux.

Linux

L

inux é um sistema operacional, programa responsável pelo funcionamento do computador, que faz a comunicação entre hardware e software. O conjunto de um kernel e demais programas responsáveis pela comunicação com este é o que denominamos sistema operacional. O kernel é o coração do Linux. Distribuições Uma distribuição do Linux nada mais é que o conjunto de kernel, programas de sistema e aplicativos reunidos num único CD-ROM. Hoje em dia temos milhares de aplicativos para a plataforma Linux, onde cada empresa responsável por sua distribuição escolhe os aplicativos que deverão estar incluídos em seu CD-ROM. As distribuições mais populares e com comunidades mais atuantes, o que não necessariamente a implica em melhor ou pior, são Linux Mint, Ubuntu, Debian, Fedora, OpenSUSE e CentOS. Cada uma dessas distribuições apresentam as suas particularidades como o suporte aos diferentes tipos de hardwares encontrados no mercado, período de liberação de uma nova versão, funcionalidades específicas que representam melhorias na experiência do usuário. Diferença entre Windows e Linux A diferença mais marcante entre Linux e Windows é o fato do Linux ser um sistema de código aberto, desenvolvido por programadores voluntários espalhados por toda internet e distribuído sob a licença pública GPL. Enquanto que o Windows é software proprietário, não possui código-fonte disponível e você ainda precisa comprar uma licença pra ter o direito de usá-lo.

O Linux é um sistema gratuito, sendo assim não é nenhum crime fazer cópias para instalar Linux em outros computadores. A vantagem de um sistema de código aberto é que ele se torna flexível às necessidades do usuário, tornando assim suas adaptações e “correções” muito mais rápidas. Lembre-se que ao nosso favor, temos milhares de programadores espalhados pelo mundo pensando apenas em fazer do Linux um sistema cada vez melhor. O código-fonte aberto do Linux permite que qualquer pessoa veja como o sistema funciona, corrija algum problema ou faça alguma sugestão sobre sua melhoria, esse é um dos motivos de seu rápido crescimento, assim como da compatibilidade com novos hardwares, sem falar de sua alta performance e de sua estabilidade. História O sistema Linux tem sua origem no Unix, um sistema operacional multitarefa e multiusuário que tem a vantagem de rodar em uma grande variedade de computadores. O Linux foi criado como um projeto de um estudante finlandês chamado Linus Torvalds. Naquela época os sistemas operacionais mais populares eram o Unix, que era muito usado em empresas. Ele se limitou a criar, em suas próprias palavras “um Minix melhor que o Minix” (a better Minix than Minix). No dia 5 de outubro de 1991, Linus Torvalds anunciou a primeira versão oficial do Linux , a versão 0.02 . Desde então muitos programadores têm respondido ao seu chamado, e têm ajudado a fazer do Linux o Sistema Operacional que é hoje.


10

ÓCULOS BIOMÉTRICO

A Biometria Facial consiste em um sistema que capta a imagem do rosto da pessoa e mapeia a geometria e as proporções da face, fazendo um comparativo entre está e a base de usuários cadastrados neste sistema.

o que é? Ele possui um leitor biométrico e através disso ajuda a reconhecer suspeitos até 20 km de distância. O óculos será utilizado pelas PMs para que ajude a garantir uma melhor segurança aos torcedores que estarão presentes na Copa do Mundo de 2014.

como surgiu? A tecnologia do óculos biométrico foi desenvolvida pela empresa israelense Ex-Sight e atua no Brasil à mais de 3 anos. Primeiramente a sua criação deu-se para fins militares, como o patrulhamento de fronteiras.

vantagens 1. É a menos intrusiva das biometrias, capaz de identificar um individuo com ou sem sua colaboração de forma mais rápida e cômoda que as outras. 2. Ele também permite reconhecer automóveis e motocicletas roubadas pelo número da placa.

função Esse sistema funciona a partir de quando o policial olha para determinada direção, então o equipamento através de uma câmera registra a face de cada individuo no entorno no banco de dados da PM. Os dados podem ser transmitidos via Bluetooth, internet sem fio, rádio ou comunicação móvel 3G, para um disco rígido (HD) externo que fica no bolso da farda do policial, que tem capacidade para armazenar até 14 milhões de imagens, e assim o software instalado no HD cruza as imagens recebidas com as armazenadas no banco de dados da PM, esse processo leva apenas três segundos.

desvantagem 1. Alterações como machucados que podem atrapalhar o reconhecimento. 2. São bastante sensíveis a variações nas condições de aquisição (por exemplo, iluminação, envelhecimento, expressão, pose facial)


... e finalmente Pedro comprou o seu 贸culos biom茅trico.

Fim!


Revista Tecnologia  

Alunas Daniele, Giovana e Stefany do CTI - SETREM.

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you