Page 1


ALLAN ARNALDO ARTHUR CIBELE CLEMERSON EDUARDO FELIP GIN ROBSON

GUILHERME GUSTAVO JOÃO PEDRO LISIA LUANA LUCAS JOÃO RAFAEL MATEUS

RAFAEL YURI RICHARD ROBERT VALÉRIA VALTER VINICIUS MELLO VINICIUS PEREIRA VITOR WANDERSON


APRESENTAÇÃO Os alunos do 5º ano B Vespertino da Escola Estadual Maria Eliza Bocayuva Correa da Costa, juntamente com as professoras Marisandra de Souza Nepomuceno e Lucia Aparecida Rebeque, apresentam o trabalho de conclusão do Projeto Conectados na Leitura. Após muitas atividades envolvendo leitura e interpretação, tanto de Língua Portuguesa quanto de Matemática, os alunos criaram textos narrativos envolvendo o sonho e a magia da escrita. Sabemos que a leitura e a escrita são o mais poderoso meio de comunicação, que permite entender e apreciar as ideias dos outros e expressar as suas, mostrar o que aprendeu, o que se quer dizer para o outro e o que os outros estão lhe transmitindo. Contribuindo assim, para o indivíduo se integrar no mundo de um modo igualitário e justo, exatamente como Paulo Freire pregou como educador Uma pessoa que lê e escreve muito tem mais ideias, sabe falar e se expressar melhor. Acreditando que a escola é o lugar para que essa prática aconteça, o projeto pode ser concretizado com sucesso.

Marisandra de Souza Nepomuceno


Minha escola Um belo dia uma menina chamada Juliana queria muito estudar, mas não podia porque estava muito longe, por isso a madrinha a convidou para morar com ela na cidade. Ela tinha um sonho muito grande. Depois de algumas horas ela chegou tentando ler o que estava escrito no mercado. Mas aconteceu uma coisa: ela tinha uma vaga reservada na escola. Quando ela entrou, rapidinho fez amigos: Lucas, Marina e Vítor, a professora se chamava Marta. Ela aprendeu muitas coisas:divisão, multiplicação, algarismo e porcentagem e muitas outras coisas interessantes . Passou um ano, ela foi eleita a melhor aluna da escola e assim ficou a vida dela: muito boa.


Em busca de um sonho Uma pessoa chamada “Alice” tinha um sonho, ela é de um lugar muito longe da cidade, e foi para a casa da sua tia porque queria aprender a ler e escrever. O seu primeiro dia na escola foi mais ou menos, mas os alunos receberam ela bem, ela ficava encantada com a aula. A sua professora era muito legal, no primeiro dia ela já tinha amigas, mas Alice já teve um inimigo, ela nem dava bola Ela aprendeu em uma semana a escrever, mais pra frente ela aprendeu a ler, ela estava muito feliz porque quando saia pela rua lendo as coisas, as placas, as lojas etc. Ela continuou estudando, cresceu e formou-se bióloga, assim ela foi uma grande bióloga. Muito feliz na vida.


Eu vou começar a estudar. Rafa era um menino muito pobre que começou a trabalhar com 10 anos, trabalhava para ajudar os seus pais. Ele morava na favela da Rocinha,ele queria estudar para garantir o seu futuro . Quando ele chegou já foi fazendo amizade, mas quando ele tinha que ler alguma coisa falava que não sabia ler, todos riam. Mas ele não desistiu e em três dias estava lendo foi quando a professora disse as coisas que ele poderia fazer: - Rafa, você pode fazer tantas coisas poderia ser lixeiro, dirigir o caminhão de lixo e enterrar o lixo do caminhão de lixo! Então ele conseguiu um bom emprego e agora é uma boa pessoa.

Nome: Gustavo Davi 5b


A menina que morava no Pantanal Em um belo dia uma menina que morava no Pantanal foi estudar na cidade e a professora falou: -Eu vou deixar você aqui por alguns minutos. A menina chorou até que o pai dela veio e conversou com a professora e resolveu tirar a menina da escola porque ela morava muito longe e resolveu colocar em uma escola mais próxima. Ela ficou muito feliz porque é perto da casa dela e assim ficou melhor para estudar e fez muitas amigas numa escola bem simples e bonita. Como ela tira muita notas boas o seu pai comprou um cavalo de raça de presente.

Gin


Ana que nunca foi a escola ANA ERA MUITO POBRE. ELA VIVIA LÁ NO MEIO DA FLORESTA. TINHA UM SONHO QUE ERA ESTUDAR. A MÃE DELA IA MUDAR PARA A CIDADE. ELA CHEGOU NA CIDADE E AS MENINAS QUE MORAVAM LÁ RIAM DELA POR QUE ELA NÃO SABIA LER E ELA CHORAVA PARA A SUA MÃE COLOCAR ELA NA ESCOLA. ANA FOI A ESCOLA PARA ESTUDAR. SUA PROFESSORA SE CHAMAVA SARA. ELA TINHA 3 AMIGAS: TERESA, LUANA E RAFA. ANA ESTAVA QUASE LENDO E DEPOIS DE 3 MESES ELA ESTAVA LENDO. ANOS DEPOIS ANA FEZ ATÉ FACULDADE E FICOU MUITO RICA, CASOU E TEVE 2 FILHOS.


A menina da escola 

Era uma vez uma menina que se chamava Aline, ela morava em Rio Negro, ela foi para escola porque ela não sabia ler nada ,não sabia escrever nada e ela ficou envergonhada e preferiu a Escola . Quando chegou ela ficou feliz. Ela conheceu seus amigos Victor, Robert, Luiz e ela gostou da professora Marisandra.  Ela aprendeu muitas coisas com a professora Marisandra: a ler, a escrever , multiplicar e muitos coisas.  Aline foi para a faculdade e se tornou gerente de um banco.


Menina da escola Caroline mora muito longe da escola e por isso nĂŁo pode estudar,seu sonho ĂŠ poder estudar. Sua tia convidou Caroline a ir morar com ela Que era mais perto da escola ela poderia estudar. Foi muito legal para ela poder estudar como ela sempre quis. Chegando na escola conheceu amigos: Maria Gabriela, Amanda e Bruna ,o nome da sua professora ĂŠ Daniela , ela aprendeu a ler e escrever. Ela fez faculdade e teve um marido, 2 filhos e uma casa grande e bonita!


A menina queria aprender ler

Uma bela manhã uma menina chamada Lais e seus pais: Maria e Luis, moravam bem distante da escola, moravam no Nova Lima. No outro dia chegou uma tia que mora perto da escola Maria Eliza e pediu para os pais dela deixarem ela aprender ler. --- Nós já vamos, temos que ir. Em outro dia ela recebeu os uniformes, e a partir daí ela começou a frequentar a Escola e aprendeu a ler.


A menina que queria aprender a ler e escrever. Era uma vez uma menina, essa menina tinha um sonho. O sonho era ir à escola. Mas essa menina morava muito longe da escola e não tinha transporte. Mas ela não queria que seu sonho se desmanchasse...Então ela conseguiu ir à escola. Ela se formou e virou uma ótima médica. Guilherme


.

O menino que não sabia ler e escrever

Ele era um menino que não sabia ler e escrever e ele  morava muito longe e a mãe dele levou ele para a escola. •      E a professora dele se chamava  Luisa e ela perguntou  o nome dele e ele se chamava Luis e foi aprender a ler e  escrever. Ele ficou muito feliz com o que ele viu! Os  amigos dele eram Lucas e Luana. •      E a professora ficou muito feliz e a mãe do Luis ficou  muito surpresa com a competência do seu filho e ele  contou tudo para o seu pai e a vida do Luis ficou muito  boa. 


A escola • • •

Carlos, um menino que mora em uma fazenda longe da cidade. Ele quer aprender a ler e escrever, ele é muito inteligente e quer ser político, ele sabe que tem que melhorar as coisas para futuras crianças . Um dia seu tio o convidou para morar com ele para poder estudar, ele ficou muito feliz. Na escola foi muito bem recebido pelos colegas de classe, a diretora foi apresentá-lo aos colegas. Ele estudou na 1ª série e gostou muito de estudar. Lá ele conhece o Zé, o Maicom, a Karina , e a professora Marisandra que era muito legal.

Arnaldo Caceres


A primeira vez que fui na escola

Uma vez minha tia Fátima me chamou para passear na escola, ela falou para mim: _ Júlia, vamos na escola?

Lisia

_Hum, vamos sim tia. A minha tia falou: - Vamos na sala que eu quero que você estude. - Mas eu não sei ler nem escrever e também juntar palavras. Como você quer me por na escola se você não falou com minha mãe? -Sim ! Vou falar com ela.


A menina que realizou seu sonho Uma menina chamada Caroline sempre queria estudar, mas ela morava muito longe da escola. Aí um dia uma avó dela e ela começou a estudar e ela realizou seu sonho e se formou e foi uma doutora feliz, do jeito que ela queria . E Caroline sempre lembrava de sua professora e de seus amigos que a ajudaram. E a sua vida ficou muito linda com paz e alegria!

Allan José Queiroz Moreira


• •

A menina que queria aprender a ler e escrever Mariana era uma menina de cabelos pretos e olhos azuis, ela era linda, ela veio do estado de Minas Gerais, ela morava com seu pai e sua irmã de 2 anos, mas seu sonho era ir a escola com sua irmã. Era um dia cedinho e ela acordou, penteou o cabelo, escovou os dentes,e seu pai lhe fez uma surpresa, comprou uma mochila e a levou para escola e lá na escola fez novas amizades. Os nomes dos amigos eram: Claudia e Fernando,e a professora chamava Marisandra. Ela achou a professora nota 10, ela aprendeu a ler e escrever e quando chegou em casa,ela contou sua vida para a irmãzinha,contou uma história e falou da escola para seu pai. Ela viveu feliz na escola.

Cibele Aparecida A Cosmo


Aprendendo a ler • • • • •

Letícia queria muito estudar, ela veio de Dourados e foi a escola porque tinha muita vontade de ler. Ela chegou na escola, todos a respeitaram e trataram com carinho. Ela aprendeu muitas coisas de matemática e português. Os amigos dela são, Camila, João, Carol e professores eram Antonio,Cibele, Alcir e Leise, ela gostou muito. O tempo foi passando, ela fez a faculdade, passou e trabalhou de psicóloga e sua vida ficou muito boa.

Nome:CLEMERSON


A menina que não sabia ler Em um dia de sol, uma menina que se chamava Luciana queria viajar para Campo Grande para aprender a ler, mas a mãe dela não tinha dinheiro para levá-la de Sidrolândia, mas ela não desistiu e foi pegando ônibus e enfim, chegou. Quando chegou ficou envergonhada, mas logo fez amigos. A professora perguntou: - Você veio fazer o que na escola? - Aprender a ler. Então vamos começar já. E com o passar do tempo ela aprendeu a ler e foi para a faculdade .


A aprendizagem

Débora é uma menina muito linda, ela é de um lugar muito distante da cidade. Um dia seu padrinho José convidou Débora para morar com ele na cidade, Débora pediu para sua mãe e sua mãe deixou. ➲ No caminho pra cidade Débora contou para seu padrinho José que só foi pra cidade porque tinha escola, e ela queria aprender. ➲ Chegando na cidade ela foi pra escola, ela conheceu dois novos amigos. Um chamado Pedro e a Luiza e seu professor Juca, ela se encantou com o que aprendeu. ➲ Quando cresceu ela se formou em Direito e virou advogada.


A menina e a escola Certa vez uma menina chamada Maria Luisa, loira dos olhos verdes e branquinha, morava muito longe da escola, entĂŁo nĂŁo sabia ler e escrever. A tia dela chamou para morar com ela e ela foi. O primeiro dia dela na escola foi muito divertido, ela fez muitos amigos, eles chamavam: Maria, Pedro e Alice,e o nome dos professores eram:Riam e Paula, e ela aprendeu de tudo. AĂ­ ela fez faculdade e se formou em Direito e se tornou uma bela Delegada e ela ficou feliz.


O  MENINO

Um menino chamado LUCAS era de uma ilha no Oceano Pacífico, lá não tinha escola e o menino queria muito estudar e no aniversário dele ele fez um pedido, ele pediu “quero muito estudar”. O tio dele chamado Luciano convidou ele para morar na cidade. Ao chegar na escola ele conheceu a Marisandra e ela apresentou o Eduardo, o Valter e na sala a professora ensinou o LUCAS a ler e escrever. A vida dele mudou, ele começou a ler tudo: placas, jornais, gibi e revista; ele lia tudo. Nas férias ele voltou para a cidade e ele contou para os irmãos como era saber ler e todos foram para o colégio.


A menina estudante •

Bruna é uma menina que não sabe ler e escrever. Ela veio do sítio que era em uma terra deserta, sem animais e plantações. Ela disse: “Mãe ,quero ir a escola para aprender a ler e escrever, não quero mais ser analfabeta, eu tenho um desejo de aprender!” • Passou um ônibus em frente de sua casa que ia direto a escola e entrou. Chegando lá já fez amizade com Lili e Cristian. Levaram ela para conhecer a escola. Os seus professores eram amigáveis: Kaio e Alessandro. No terceiro dia aprendeu a fazer soma. • Passou o tempo e ela se formou em psicologia, foi bem sucedida. E ganhou um bom salário. •

Mateus dos Santos Fonseca


A menina que não sabia ler Uma menina que se chamava Tábata era muito bonita, morava na zona rural, ela sempre teve o grande sonho de estudar em uma escola, ela teve esse sonho realizado quando seu avô que morava na cidade grande a convidou para morar com ele. Quando ela chegou, seu avô a matriculou em uma escola, porque sabia que esse era o grande sonho de sua vida. No seu primeiro dia de aula ela fez vários amigos e conheceu seus professores, e se surpreendeu com tanto que aprendeu . Quando ela terminou os estudos e se formou, fez faculdade e arranjou um bom e ótimo emprego.


A menina que morava longe da escola

Certa vez uma menina que morava longe da escola,ela morava numa chácara e era muito distante da escola. A menina não sabia ler e nem escrever e não tinha nenhum amigo para conversar. No outro dia ela perguntou para a mãe dela: -Mãe,por que a senhora não me coloca na escola? -Porque eu não tenho moto para levar você para a escola-respondeu a mãe da menina. E a menina foi andar pela rua e encontrou uma mulher e a menina falou para a mulher: -Moça,eu posso perguntar uma coisa para você?

moça.

-Pode sim- a mulher respondeu. -Moça,por favor você pode me colocar na escola? -Posso, mas você tem que contar a sua mãe primeiro -respondeu a Ela voltou para sua casa e falou para sua mãe:

-Mãe,eu posso estudar na escola? Eu encontrei uma mulher muito legal para me levar. -Pode, já que ela é legal- a mãe falou. No dia seguinte a menina e a mulher foram para a escola. Chegando lá a menina,depois de fazer sua matricula e começou a estudar e a menina voltou feliz para a sua casa e falou para sua mãe o que tinha aprendido na escola.


A menina que não sabe ler e escrever

Um dia uma linda menina chamada Juliana, que morava em Rio Pardo veio para Rio de Janeiro, com o pai morar no campo,ela não sabia ler e escrever então a tia dela foi para levar para cidade para aprender a ler e escrever.  No outro dia ela foi a escola e foi bem recebida. Ela aprendeu a ler e escrever, no primeiro dia, ela tinha três amigas que eram: Bruna, Cibeli e Valeria e com a professora Marisandra ela aprendeu a ler o seu nome e escrever.  Passaram 27 anos e ela estava na faculdade,ela vai virar uma diretora de uma escola, a sua vida melhorou muito por causa da tia dela.


A escola • • • • • • • • • •

Era uma vez uma vez menina que não sabia ler e nem escrever, o nome dela era Maria, e a tia dela ligou para ela e falou: _Onde você mora? _Moro em um sítio. _Ah venha morar comigo? _Está bem, vou pra aí tia,você pode me matricular em uma escola? _Mas é claro que sim! E a menina chegou bem recebida na casa de sua tia e ela falou: _Vamos para a escola então? _Vamos, tia! E a menina ficou muito feliz, ficou feliz para sempre.


A menina que realizou seu sonho A menina Gabriela queria muito ler e escrever mas não dava porque seus pais moravam muito longe da cidade e ela não poderia ir. Eles não tinham carro, só tinham uma moto velha só para seu pai trabalhar, ele trabalhava perto da chácara onde morava, mas não importava que sua filha estudava. Um dia uma vizinha passou na rua da chácara onde morava. Achou estranho porque seus colegas estudavam e ela não. Sua vizinha pediu licença para entrar. Falou com seu pai---Deixa eu levar sua filha para estudar? ---Eu te agradeço muito, pai!!! Você realizou meu sonho. Chegando lá a Gabriela conheceu a professora e seu colegas e viveu feliz.


PROFª STE LUCIA APARECIDA REBEQUE

PROFª REGENTE 5º ANO B MARISANDRA DE SOUZA NEPOMUCENO

CONECTA ESCOLA 5º ANO B  

TRABALHO FINAL DO PROJETO CONECTA ESCOLA COM O 5º ANO B

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you