Page 1

B R A N D B O O K


CONTEÚDO

INTRODUÇÃO _______________________________________________________ 4 CONCEITO ______________________________________________________________ 5 LOGOTIPOS ____________________________________________________________ 6 PROPORÇÕES ______________________________________________________ 8 TAMANHO MÍNIMO ____________________________________________ 9 É PERMITIDO... ________________________________________________ 10 É PROIBIDO... ______________________________________________________ 11 APLICAÇÃO ___________________________________________________________ 12 FONTES _________________________________________________________________ 14 TEXTURA _______________________________________________________________ 16 CORES ____________________________________________________________________ 17 COMUNICAÇÃO VISUAL _______________________________ 18 FICHA TÉCNICA ________________________________________________ 22

3


INTRODUÇÃO

4

O Brandbook é um manual de utilização de marca e foi desenvolvido para apresentar a identidade visual da MIX e dar suporte a todos os profissionais envolvidos com a marca. É muito importante para uma marca que a sua imagem seja forte e concisa. Para isso, é essencial que haja um alinhamento entre os envolvidos, com o objetivo de padronizar todos os materiais produzidos. Portanto, sempre que uma marca da MIX for utilizada, todas as recomendações deste Brandbook devem ser seguidas. Aqui você vai encontrar informações sobre os logotipos da MIX, especificações técnicas, cores, fontes, formas de aplicação e cuidados para evitar que a marca seja utilizada de forma equivocada. No caso de um projeto especial, em que não houver uma recomendação específica de aplicação neste manual, é preciso entrar em contato com o departamento de marketing para análise das necessidades e indicação de diretrizes a serem seguidas no projeto.


PANTONE

206C

2935C

CMYK

C10 M100 Y80 K0

C100 M70 Y5 K0

RGB

R217 G31 B61

R0 G91 B163

WEB

#DA203D

#005BA3

CONCEITO

A função do logotipo é representar uma marca, e por isso deve estar alinhado com seus conceitos, que no caso da MIX têm o jovem como fio condutor. Para transparecer esse conceito jovem, o logotipo é construído com linhas simples, que o tornam forte e marcante. As curvas conotam modernidade e fluidez, características do ambiente multimídia em que o jovem está inserido, onde os meios e as informações se misturam como líquidos. As cores vibrantes complementam o conceito do logotipo e tornam fáceis e imediatos a percepção, o reconhecimento e a assimilação da marca. O vermelho do MIX imprime energia, movimento e é estimulante. O azul faz um contraponto, por sua conotação de responsabilidade e confiança, e com isso reforça o impacto visual da marca. O selo azul [círculo lateral] carrega a função secundária de especificar qual marca está representada [Grupo, TV, FM]. As assinaturas devem vir sempre no pé do MIX, de acordo com o posicionamento [pág. 8] e a fonte [pág. 14] indicados.

5


LOGOTIPOS

GRUPO MIX

GRUPO MIX + ASSINATURA

6


LOGOTIPOS

MIX TV

MIXME.COM.BR

7


PROPORÇÕES

3X 2,5X 3Y 2,5Y

6Y

X 3Y

3Y

3Y

Y 3Y

3Y ASSINATURA ALINHADA APENAS COM O MIX

8

X = 10Y

Considerando a altura do MIX como X, a proporção do logotipo é de 1/2,5 [sem o selo] e de 1/3 [com o selo]. A largura de todas as hastes das letras do MIX é a mesma [3Y], e o selo é um círculo perfeito com 6Y de diâmetro. Um detalhe importante é que o diâmetro do “pingo do I” é menor do que a largura das letras. A distância do logotipo para a assinatura é sempre Y [equivalente a 0,1 X]. A altura da assinatura pode variar de acordo com o texto da mesma [em mixme.com.br, por exemplo, é maior], mas a distância do logotipo permanece a mesma. A margem de segurança para aplicação do logotipo é igual em todas as direções e mede 3Y, e deve ser respeitada obrigatoriamente. Nenhum outro elemento, como texto, gráfico, logotipo ou ícone, deve invadir esta margem. Nas versões sem assinatura, a margem inferior deve ser considerada a partir da base do MIX.


IMPRESSO

TAMANHO MI´NIMO

Deve-se sempre respeitar o tamanho mínimo de aplicação dos logotipos, para que a leitura dos mesmos não seja comprometida:

WEB

3 cm

180 px 1 cm

3 cm

60 px

180 px 1,2 cm

3 cm

72 px

180 px 1 cm

2,5 cm

60 px

150 px 1,3 cm

78 px

A exceção aos casos acima ocorre se o MIX for utilizado sem qualquer outro elemento, para criar um padrão ou textura. 1,2 cm

72 px 0,5 cm

30 px

9


É PERMITIDO...

...USAR VERSÃO MONOCROMÁTICA Sempre que necessário, o logotipo pode ter apenas uma cor, desde que sejam usados apenas vermelho, preto ou branco.

...APLICAR O LOGOTIPO EM UMA CAIXA Pode-se usar uma caixa de fundo, sempre que ela for imprescindível para manter a leitura e visibilidade do logotipo. O tamanho da caixa deve seguir as especificações da margem de segurança do logotipo [3Y, ver página 9], e os cantos devem ser arredondados, com o raio também na medida 3Y. A caixa pode ser apenas: branca ou cinza [para o logo colorido]; branca ou cinza [logo preto]; preta ou vermelha [logo branco].

10


É PROIBIDO...

...APLICAR SOMBRAS NO LOGOTIPO

...MUDAR AS PROPORÇÕES

...REPOSICIONAR OS ELEMENTOS

...USAR O LOGOTIPO COMO “RECIPIENTE”

11


APLICAÇÃO

LOGOTIPO OFICIAL

MONO VERMELHO

MONO PRETO

FUNDO CINZA

FUNDO VERMELHO

TEXTURA CLARA

TEXTURA ESCURA

12

FOTOGRAFIA


APLICAÇÃO

LOGOTIPO OFICIAL

MONO VERMELHO

MONO PRETO

FUNDO CINZA

FUNDO VERMELHO

TEXTURA CLARA

TEXTURA ESCURA

FOTOGRAFIA

13


FONTES

BIG SOFTIE MIX

ABCDEFGHIJKLMN OPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnop qrstuvwxyz 1234567890 Pode ser chamada de fonte secundária do logotipo, pois deve ser usada sempre que um texto acompanhe diretamente o logotipo, como no caso da assinatura “RÁDIO • TV • DIGITAL • CAMPUS” ou da capa deste brandbook. Também é recomendada para ser usada em vinhetas ou títulos, mas deve ser evitada caso o texto seja muito longo. Um exemplo de aplicação são os títulos laterais sobre as tarjas vermelhas deste manual. É uma fonte única, não tem variações.

14


FONTES

QUAN ROUNDED

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890 QUAN ROUNDED LIGHT

Aa Bb Cc Dd Ee Ff Gg 1234567890 QUAN ROUNDED BOLD

Aa Bb Cc Dd Ee Ff Gg 1234567890 QUAN ROUNDED BLACK

Aa Bb Cc Dd Ee Ff Gg 1234567890 É a fonte de trabalho, para ser usada em todos os textos. Todos os materiais da marca [cartões de visita, assinaturas de email, apresentações impressas e digitais, papelaria, materiais promocionais etc.] devem ser produzidos com essa fonte.

Os textos desse manual estão em Quan Rounded. A única exceção é para o portal, onde a recomendação é que seja usada uma fonte sans serif padrão. Possui uma família completa [da mais leve para a mais pesada]: Hairline, Extralight, Light, Book, Regular [padrão], Bold, Extrabold, Black. Todas possuem variação itálica [Oblique]. Deve-se dar preferência para o uso dos pesos Light, Regular, Bold e Black.

15


TEXTURA

A textura foi desenvolvida a partir da letra X do logotipo e pode ser usada no fundo de materiais quando necessário. A variação entre os dois tons da textura deve ser de 5% de tinta, para que o aspecto de marca d’água seja sempre mantido, com o fundo mais escuro que o X.

16

VARIAÇÃO + CLARA BRANCO / CINZA 5%

TEXTURA PADRÃO CINZA 20% / CINZA 25%


C10 M100 Y80 K0

C10 M40 Y30 K10

C20 M100 Y80 K20

C50 M20 Y10 K10

C100 M80 Y20 K20

CORES

VERMELHOS

AZUIS C100 M70 Y5 K0

CINZAS/PRETO C0 M0 Y0 K50

AMARELO C0 M10 Y100 K00

C0 M0 Y0 K20

C0 M0 Y0 K100

VERDE C20 M0 Y85 K0

O vermelho deve sempre ser a cor de mais destaque [como pode ser visto nas tarjas laterais do brandbook]. O azul é sempre a cor secundária, para ser usada em detalhes [como na numeração das páginas desse manual]. O cinza e o preto podem ser usados sempre que for necessário, pois não interferem na visibilidade do vermelho e do azul. O amarelo e o verde podem ser usados em detalhes ou como fundo quando houver necessidade de criar um material muito chamativo. Apesar de serem cores fortes, são muito “luminosas”, e conseguem reforçar o destaque das cores da marca.

17


COMUNICAÇÃO VISUAL

CARTÃO DE VISITAS

VERSO

Formato: 5,0 cm x 9,0 cm FRENTE

ASSINATURA DE EMAIL

Formato: 620 x 100 px

18

Formato: 500 x 125 px


FRENTE

VERSO

Formato: 5,5 cm x 8,5 cm

COMUNICAÇÃO VISUAL

CRACHÁ

PROVISÓRIO

CORDÃO

APRESENTAÇÃO POWERPOINT

INTERNA

CAPA

19


COMUNICAÇÃO VISUAL

ENVELOPE OFÍCIO

ENVELOPE SACO FRENTE

FRENTE

OPÇÃO COM JANELA

VERSO

Formato: 23 cm x 11,5 cm

VERSO

PASTA COM BOLSA VERSO

Formato: 35 cm x 25 cm

20

Formato: 34 cm x 24 cm


COMUNICAÇÃO VISUAL

PLOTAGEM DE VEÍCULOS

DOBLÔ

DUCATO

21


FICHA TÉCNICA

DESIGN Luciano Arnold – Start Digital luciano@startdigital.me

GRUPO MIX

22

Rua Vergueiro, 1211 • 20º andar 01504-001 • São Paulo • SP www.mixme.com.br


O QUE É A MIX?


O QUE É A MIX?

MIX  

Manual de identidade visual do Grupo MIX, baseado no novo logotipo criado para unificar as marcas da empresa (MIX FM, MIX TV, MIXME.com.br).

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you