SOBRANEWS 2019 - Edição 56

Page 1

Edição 56 • Ano 2019

Informativo Oficial da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica

16º Congresso de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica SOBRACIL - RJ

XI Congresso de Videocirurgia da SOBRACIL - SP SOBRACIL - SP

IX Jornada Cearense de Videocirurgia e Robótica SOBRACIL - CE


Maurício Rubinstein

16º Congresso de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica SOBRACIL - RJ Caros amigos, a SOBRACIL-RJ convida para seu 16º Congresso Regional de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica, o maior congresso regional individual da SOBRACIL, onde tradição se une com inovação, informa o presidente da Sociedade, Maurício Rubinstein. O evento, já tradicional da cidade de Búzios, ocorrerá entre os dias 30 de maio e 1º de junho de 2019.

Edição 56 • Ano 2019

programa procura cobrir os grandes temas da cirurgia minimamente invasiva, com ênfase na robótica e nas novas tecnologias. “Procuramos acima de tudo, prossegue Maurício, focar nos aspectos técnicos e práticos dos procedimentos. Para tal convidamos experts que irão abordar seus temas de forma detalhada e objetiva, aproveitando o ambiente de informalidade e confraternização que é a marca registrada do evento, que propicia proveitosa troca de experiências.”

2

QUAL O FOCO DO CONGRESSO DE 2019 EM BÚZIOS? O foco de nosso congresso será a abordagem minimamente invasiva, dos principais procedimentos cirúrgicos da prática clinica, com ênfase nas novas tecnologias e plataformas cirúrgicas. Estamos vivendo a era da aceleração abrupta da tecnologia, tornando os congressos um fórum imprescindível para troca de experiências, conhecimento e aperfeiçoamento dos cirurgiões.

E QUAL A IMPORTÂNCIA DA CIRURGIA ROBÓTICA NA ATUALIDADE DENTRO DA SOBRACIL? O evento de Búzios 2019 será também o congresso da cirurgia robótica, uma plataforma inovadora, que possibilita perfeita ergonomia do cirurgião, e uma interface digital com o paciente, agregando diferentes tecnologias em prol de cirurgias mais seguras. COMO SE EXPLICA A EXPANSÃO DA CIRURGIA ROBÓTICA NO MUNDO? Nos últimos anos, presenciamos nos Estados Unidos e na Europa uma rápida expansão na utilização do sistema robótico. Existem mais de 4.000 sistemas robóticos espalhados pelo mundo. Acredita-se que as explicações para este crescimento sejam multifatoriais: o grande interesse da comunidade cirúrgica em novas tecnologias, a perspectiva de realizar um procedimento com menor morbidade e publicações disponíveis na literatura demonstrando resultados satisfatórios.


SOBRE OS CONVIDADOS Teremos a honra de contar com convidados internacionais, cirurgiões com grande experiência e participativos na utilização e desenvolvimento das mais modernas plataformas cirúrgicas, tais como:

HOMENAGEM Faremos uma merecida homenagem ao Dr Renam Catharina Tinoco, falecido no ano passado, um dos maiores cirurgiões e professores do nosso tempo, grande pilar da videocirurgia fluminense e brasileira.

Eduardo Parra-Davila Director of Minimally Invasive and Colorectal Surgery, Director of Hernia and Abdominal Wall Reconstruction, que vai abordar os avanços na cirurgia robótica colorretal, a abordagem transanal, e as técnicas de reconstrução da parede abdominal, como o acesso retromuscular robótica nas hérnias ventrais.

COMO SERÁ O DIA DE ENCERRAMENTO No sábado teremos a sessão especial da Society of Robotic Surgery (SRS), que será coordenada por Armando Melani, com discussão intensa sobre a cirurgia robótica e a seleção de vídeos sobre o assunto, apresentados por cirurgiões pioneiros nesta técnica.

Nicolas Jarufe Md HPB and Liver Transplant Surgeon, Professor of Surgery Chief Digestiv Surgery Department Universidad Catolica de Chile. Experiente cirurgião do aparelho digestivo, com ênfase em cirurgia hepato-biliar minimamente invasiva, irá demonstrar os benefícios da robótica e laparoscopia na cirurgia hepática e pancreática. Marco Aurélio Moura de Faria Correa Cirurgião geral e cirurgião plástico brasileiro, residindo e atuando em Singapura desde 2000, apresentará sua técnica e as atualizações na correção da diástase dos músculos abdominais por incisões minimamente invasivas. Alessandro Pardolesi Cirurgião geral e torácico focado em cirurgia torácica minimamente invasiva (VATS, VATS single port e cirurgia torácica robótica) e oncológica. Gaby Moawad Professor associado de ginecologia e obstetrícia, director de cirurgia robótica ginecológica da AAGL e Co-Diretor da Escola de Medicina da universidade George Washington E. Cristian Campian Professor Associado do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade St Louis, Divisão de Medicina Pélvica Feminina e Cirurgia Reconstrutiva. Jessica Ybanez-Morano Presidente eleita da SLS (2020), Professora da Escola de Medicina da Universidade West Virginia e membro do Conselho Editorial do Journal of the Society of Laparoendoscopic Surgeons (JSLS.) Juan Salgado

Contamos com a presença de todos! Nos encontramos em Búzios... Mauricio Rubinstein Presidente da SOBRACIL-RJ (2018-2019) Dyego Benevenuto e Alexandre Miranda Duarte Comissão Científica


Palavra do presidente da SOBRACIL-SP

André Brandalise

XI Congresso de Videocirurgia da SOBRACIL - SP

Edição 56 • Ano 2019

S

4

egundo André Brandalise, presidente da SOBRACIL-SP e do Congresso, “nos anos que intercalam os congressos nacionais da SOBRACIL, os estados fazem seus congressos regionais. Neste ano, escolhemos novamente Campinas como sede, uma cidade com três universidades de Medicina, fácil acesso por estradas de ótima qualidade a todo o interior do estado e um aeroporto que tem voos diretos para a maioria das capitais nacionais. Uma das principais propostas da SOBRACIL – SP é a expansão da videolaparoscopia em direção ao interior. As técnicas avançadas de cirurgia minimamente invasiva já beneficiam milhares de pacientes nas capitais e grandes centros, mas necessitam de abrangência mais ampla.

Planejando o congresso, vimos a oportunidade de aumentar nossa visibilidade unindo nosso congresso com outros eventos tradicionais e ao congresso mundial da The Abdominal Compartment Society, que acontecerá pela primeira vez no Brasil. Então teremos: • • • •

XI Congresso de Videocirurgia da SOBRACIL – SP XI Intergastro & Trauma XIII Simposio Internacional de Endoscopia da SOBED Congresso Mundial da Sociedade do Compartimento Abdominal (WSACS)

Esta união, que chamamos de CAMPINAS 2019, nos possibilitou ocupar um dos melhores centros de convenções do país, com instalações de padrões internacionais, o novíssimo Royal Palm Hall, localizado anexo ao Royal Palm Plaza Resort. O Congresso da SOBRACIL – SP tem, como sempre, um enfoque bastante prático, com mesas redondas montadas logo após


A programação da WASCS tem como destaques: Dia 1 Internacional Fluid Academy Day. Discussão atualizada e baseada em evidências sobre gerenciamento de Fluidos em pacientes críticos cirúrgicos. Quando, Qual, Como? Participação de Manu Malbrain (BEL), Xavier Monet (FR) e Adrian Wong (UK), entre outros. Dia 2 Complex Abdome Day - discussão sobre abdome aberto, técnicas para síntese Abdominal, gerenciamento e tratamento de fistulas entéricas e entero-atmosféricas, Síndrome Compartimental Abdominal, Casos difíceis e muito mais. Participando Michael Sugrue (UK), Andrew Kirkpatrick (CAN), Jan de Waele (BEL) e muitos outros convidados da Europa, Colômbia, Chile, Argentina e Paraguai. Dia 3 1º Simposio Mundial sobre Reanimação do Controle de Danos com grandes sociedades parceiras: THOR e EVTM. Participação de exércitos da Inglaterra, EUA, Noruega e Colômbia. Participando Juan Duchesne (EUA), Mansoor Khan (UK), Tom Woolley (EUA) e David Kauvar (EUA). O XII Simpósio Internacional de Endoscopia Digestiva traz grandes nomes da área no Brasil e no mundo, como os médicos HiroyukiAihara e Kenneth Binmoeller dos EUA, RoqueSaenz e Robinson Gonzales ( Chile).

Pelo INTERGASTRO & TRAUMA os destaques são: Interdisciplinariedade: • • • • • • •

Jornada de Enfermagem Jornada de Nutrição Encontro de Radiologia Jornada de Gastropediatria Simpósio de Doenças do Aparelho Digestivo Simpósio Internacional Cirurgia do Trauma na parte de Cirurgia Bariátrica e Endoscopia Bariátrica, além dos maiores expoentes nacionais, presença de Natan Zundel - Florida/USA.

CARLOS MESQUITA, de Coimbra, Portugal, atual presidente da European Society for Trauma and Emergency Surgery (ESTES), que vai falar sobre REUNIÃO IBERO-AFRO-AMERICANA DE TRAUMA E CIRURGIA DE EMERGÊNCIA, compartilhando experiências entre os países. Presidindo esta sessão estará Jonathan Tilsed, de Kull, United Kingdom, ex-presidente da ESTES. RAUL COIMBRA, ex-presidente da American Association for Surgery of Trauma (AAST) e da Sociedade Panamericana de Trauma, que irá falar sobre salas híbridas para atendimento de trauma e emergências SALOMONE DI SAVERIO, atualmente em Cambridge, UK, e que por muitos anos foi chefe de Laparoscopia em Urgências, em Bologna, Itália, que irá falar sobre este assunto. THOMAS SCALEA, ex-presidente da American Association for Surgery of Trauma (AAST) e atual Diretor Executivo da Sociedade Panamericana de Trauma, que irá falar no dia do Damage Control Ressuscitation. ALISTAIR MOUNTAIN, de Staffordshire, United Kingdom, e MICHAEL HUPFL, de Viena, Áustria, que irão promover, pela primeira vez no Brasil, o European Trauma Course, como curso Pré Congresso. http://blog.sbait.org.br/2019/03/07/campinas-2019-sera-sede-do-primeiro-european-trauma-course-etc-na-america/ Com esta conjunção única, teremos a oportunidade de nos atualizar, discutir os avanços da cirurgia e encontrar os maiores especialistas nacionais e internacionais. Além das sociedades organizadoras, mais de 15 instituições de ensino parceiras garantem desconto na inscrição.”

Esperamos vê-los no CAMPINAS 2019 !

Edição 56 • Ano 2019

demonstrações cirúrgicas ao vivo dos assuntos a serem discutidos, dando bastante espaço para a troca de experiências entre os moderadores e os congressistas. No programa estão colecistectomias (minilaparoscopia e regular), hérnias inguinais TAPP e TEP, hérnia de hiato, acalasia, bariátricas (gastrectomia vertical e bypass) e uma cirurgia robótica, todas transmitidas ao vivo. Está planejada uma apresentação de cirurgia robótica pré-gravada, com utilização de óculos 3D pelos congressistas, para proporcionar uma experiência realista do que a plataforma robótica pode proporcionar. A inscrição é única e dá acesso à programação completa de todos os eventos, permitindo ao participante entrar em qualquer assunto que desperte seu interesse. Sabemos que, muitas vezes, o cirurgião precisa se dedicar a muitas especialidades, e a possibilidade de atualizar-se nos mais diferentes assuntos, seja cirurgia geral, urgências, traumas ou endoscopia é fundamental.

5


A Sociedade Brasileira de Videocirurgia e Robótica – Capítulo Ceará - realiza, em Fortaleza, no Hotel Sonata de Iracema, em 13 e 14 de junho de 2019, a

IX Jornada Cearense de Videocirurgia e Robótica, Em sua 9ª edição, o evento reunirá aproximadamente 250 participantes, entre médicos e residentes das áreas de cirurgias geral, bariátrica, urológica, oncológica e ginecológica, além de acadêmicos das ligas de cirurgia.

E

m sua diversificada programação, o evento contará com cinco módulos específicos nas áreas de Cirurgia Geral, Digestiva e Proctologia; Cirurgia Bariátrica; Cirurgia Urológica; e Cirurgia Ginecológica e também temas oncológicos envolvendo as várias especialidades.

Edição 56 • Ano 2019

Oferecerá ainda aos participantes quatro cursos: Histeroscopia, Suturas Laparoscópicas, Endourologia e Cirurgia Robótica com Treinamento em simulador.

6

Dr. Paulo Eduardo

Entre os professores convidados estarão no evento os colegas Carlos Eduardo (SP), Presidente da SOBRACIL Nacional, Carlos Pazerotti (SP), Josemberg Campos (PE), Antonio Cury (SP), Marcelo Vieira (SP) e Giulliano Campelo (MA).


Além dos módulos e cursos pré-jornada, o evento apresentará cirurgias robóticas ao vivo nas especialidades de ginecologia e urologia, realizadas no Hospital Monte Klinikum e transmitidas para o auditório; encontro das ligas de cirurgia; apresentação de vídeos de cirurgia e premiação para o melhor vídeo; apresentação de trabalhos científicos e um simpósio satélite com Dr. Josemberg Campos com o tema: “Como a cirurgia robótica oferece vantagens em relação abordagem laparoscópica.” Na abertura do evento contaremos um pouco da história da nossa Sociedade, através de depoimentos dos ex-presidentes e do presidente da Sobracil-CE, desde quando ela era a Sociedade Cearense de Cirurgia Videoendoscópica até os dias atuais, com homenagem aos ex-presidentes do Capítulo Ceará e homenagem póstuma ao Dr. Lusmar Veras, coloproctologista, entusiasta da videolaparoscopia e falecido recentemente, seguido por um coquetel com música ao vivo e a posse da nova diretoria do capítulo. Ao longo de todo o encontro estaremos divulgando o próximo Congresso Brasileiro da SOBRACIL (2020) que será realizado na cidade de Fortaleza.

IX JORNADA CEARENSE DE VIDEOCIRURGIA E ROBÓTICA 13 E 14 de junho 2019 Hotel Sonata de Iracema

Inscrições: www.Inpulsoeventos.Com.Br Contato: (85) 32654864 / 989638832 Realização: SOBRACIL – Capítulo Ceará Organização: Inpulso Eventos Paulo Eduardo Campelo Presidente da Sobracil-CE

Edição 56 • Ano 2019

Av. Beira Mar, 848 – Praia de Iracema

7


O CIRURGIÃO E A COMPRESSA

Alfred o

Guari

schi

Conheci muitos cirurgiões, de todos os tipos, mas sempre me fascinei pelos que não têm receio de enfrentar debates científicos, independentemente do oponente ou da plateia.

R Edição 56 • Ano 2019

ecentemente necessitei deixar compressas no abdome de um paciente com grande hemorragia; elas puderam ser retiradas dias depois e sem dificuldades quando os fatores da coagulação foram controlados.

8

Esse fato excepcional me lembrou um congresso sobre trauma em 1972, num hospital de emergência do Rio de Janeiro. Eu estava no penúltimo ano do curso médico. Era um aprendiz de cirurgião. O mais ilustre convidado do evento era o renomado cirurgião Gordon Madding, que naquele


ano acabara de publicar um livro sobre o tratamento do traumatismo do fígado, no qual relatava sua imensa experiência durante a Segunda Guerra Mundial. Em sua palestra afirmou enfaticamente que o uso de tamponamento com compressas, pela “desastrosa hemorragia que ocorria quando de sua retirada”, estava proscrito e defendeu exclusivamente as técnicas de ligadura dos vasos sangrando ou a retirada da área comprometida do fígado. Ninguém ousava discordar dele, exceto Hugo dos Santos, um veterano cirurgião com treinamento na França, pai de um colega de turma de faculdade. De forma direta, lembrou o texto de James Pringle (1863-1941), cirurgião escocês, que em 1902 descreveu uma técnica de controlar a hemorragia com o tamponamento com compressas: “... o controle permanente de hemorragia é mais efetivo com a ligadura do tecido hepático, porém, nos casos em que isso não é possível, resta o tamponamento com compressas”. A plateia não gostou do debate técnico e filosófico que se seguiu sobre a cirurgia ideal e a possível, mas ouso dizer que estavam acovardados diante do famoso convidado. Hugo, não. Vibramos!

Dr. Hugo dos Santos nada deixou escrito dessa passagem, mas a música “Filosofia”, de Noel Rosa, interpretada pela grande cantora Marília Batista, esposa do Dr. Hugo, ajuda a entender esses corajosos cirurgiões que salvam vidas, diante de dificuldades e excepcionalidades. Como escreveu o poeta: “O mundo me condena, e ninguém tem pena / Falando sempre mal do meu nome / ... / Mas a filosofia hoje me auxilia / A viver indiferente assim / Nesta prontidão sem fim / Vou fingindo que sou rico / Pra ninguém zombar de mim /... / Quanto a você da aristocracia / Que tem dinheiro, mas não compra alegria / Há de viver eternamente sendo escravo dessa gente / Que cultiva hipocrisia.”

Edição 56 • Ano 2019

A vida seguiu e em 1977, na principal conferência da Sociedade de Cirurgia do Trato Alimentar, Alexander Walt, cirurgião-chefe de uma famosa universidade dos EUA, afirmou: “Eu não defendo o tamponamento como prática padrão, mas que o cirurgião judicioso que escolhe esse método não deve de modo algum temer a perda sussurrada de sua habilidade cirúrgica.” Seria tão bom se Hugo pudesse ter visto a face incrédula dos presentes, alguns dos quais haviam sussurrado após o congresso do Rio de Janeiro.

9




PATROCINADOR DIAMANTE

SOCIEDADES PARCEIRAS

Presidente 1º Vice Presidente 2º Vice-Presidente Secretária Geral Secretário Adjunto Tesoureiro Tesoureiro Adjunto

• Carlos Domene • Sérgio Roll • Christiano Claus • Paula Volpe • Pedro Trauczynski • Antonio Bispo Jr. • Pedro Romanelli

Jornalista Responsável • Elizabeth Camarão Fotografias • Arquivo SOBRACIL Design • FlávioTavares

w w w. s o bra ci l. o rg. br Av. das Américas, 4801 sala 308 Centro Médico Richet Barra da Tijuca Rio de Janeiro - RJ CEP 22631-004 - Tel: 21 2430-1608 Tel/Fax: 21 3325-7724 E-mail: sobracil@sobracil.org.br