Page 1

Senador Pompeu/CE


A Quadrilha Fulô do Sertão foi fundada em 1997 no bairro Caracará, do município de Senador Pompeu. Remanescente da Quadrilha Arranjo Cigano que dançava apenas no bairro, nasce à vontade de promover a valorização das manifestações populares através da quadrilha junina e dos festejos juninos. Nossa indumentária tradicional é composta de chitão, bicos, fitas, tudo em cores fortes e harmônicas que expressam a verdadeira alegria do cearense e nordestino, além do trabalho artesanal, rico e delicado das nossas crocheleiras, rendeiras e bordadeiras da cidade. As músicas nos fazem lembrar, relembrar e reviver as marchinhas de São João, ouvidas geralmente somente neste período nos fazem executar os passos tradicionais como caminho da roça, anavantu, anarriê, túnel, serrote, beija flor, cavalinho e o tão esperado passeio dos namorados que encanta a todos. Essa é a nossa Quadrilha Fulô do Sertão. Do Sertão Central, a Fulô do Sertão vem e vai animando o São João do Ceará e de outros estados brasileiros. Composta por dançarinos que estão desde à sua fundação até os que chegam a cada ano, sendo uma nova geração de brincantes excêntricos e rendidos pelo tesouro da nossa cultura popular nordestina. Ensaiamos na quadra ao lado da Estação Ferroviária ou no Ginásio Poliesportivo, nos meses de fevereiro, março e abril os ensaios são 02 duas vezes por semana e em maio passa a ser mais puxado com 06 vezes na semana. E nos meses de junho, julho e dependendo dos festivais nacionais continuamos até agosto. Ao longo de 17 anos a Quadrilha Fulô do Sertão participou de todas as edições do Festejo Ceará Junino evento promovido pela Secretaria da Cultura do Ceará sendo a única com o título de Tricampeã. Podemos destacar também alguns dos eventos que participamos: duas edições do Arraiá Brasil, e uma vez da Feira da Agricultura Familiar, ambos em Brasília-DF. Somos Vice-campeã do Arraiá do Ceará, evento que envia a representante para o São João do Nordeste, da Rede Globo. Em 2013 conquistamos quatro vice-campeonatos e nos consagramos Campeã, nos seguintes festivais: SESC Ativo (Etapa Sertão Central), Festejo Ceará Junino (Etapa Sertão de Quixeramobim e Etapa Estadual), Arraiá da Cumade Dora, Festival de Quadrilhas Juninas do Jardim América, além de apresentações na Copa das Confederações e em Hotéis e Shoppings.


O homem reinterpreta seu passado, constrói seu presente, projeta o futuro tendo como denominador comum sua cultura e tradição. O apreço e afinco às tradições nordestinas sempre foram traduzidas nos temas da quadrilha. Para o vosso conhecimento segue os últimos temas trabalhados: Em 2011 – “O Sertão vai virar Mar e o Mar vai virar Sertão” Em 2012 – “A Noite da Fogueira – Uma Ópera Sertaneja” Em 2013 – “São João a maior Festa da Cultura Popular” O tema deste ano é “O Movimento Armorial é o que movimenta o nosso arraial”, aprofundamos a pesquisa e levaremos ao público a mistura do Erudito com o Popular através de símbolos identitários do Movimento Armorial através da indumentária, das músicas, da literatura e do teatro através do texto e da interpretação do casamento. Adotamos como critério de originalidade ao longo desses anos de atuação a literatura tipicamente nordestina integrando o roteiro folclórico da consagrada Quadrilha Fulô do Sertão. O público acompanha o “casamento dos noivos” com o cordel na mão, distribuídos gratuitamente em nossas apresentações. Cada verso da cartilha é rimado, uma garantia à preservação da literatura.


Segundo o censo 2010 constam 26.469 habitantes no município. A economia gira em torno da agricultura e do funcionalismo público, bem como, os programas sociais também contribui para a circulação da moeda no município. No momento a situação da cultura está bem complicada, sem ações desenvolvidas ou gerenciadas, pois não temos um Secretário da Cultura nomeado, dificultando o apoio e fomento às atividades culturais municipais. Através da Quadrilha Fulô do Sertão buscamos constituir espaços de inclusão social, de afirmação plena de cidadania e de exercício da sociabilidade, sendo ainda corresponsáveis para com a comunidade, dançarinos e famílias. Nós podemos e devemos e queremos fazer parte disto, porque acreditamos que a arte transforma o ser humano convocando-os então para oficinas de figurino e moda, confecção de artesanatos e adereços, consciência corporal, interpretação e improviso, voz na cena, maquiagem e penteado, aulas de danças folclóricas com o Grupo Parafolclórico Fulô do Sertão, composição coreográfica e a oficina de cenografia que há tempos era solicitada pelo grupo. Isso é o mínimo, ainda precisamos movimentar e mobilizar recursos para beneficiar um número maior de pessoas. A cada ano nos surpreendemos com o resultado alcançado nas oficinas, pois os integrantes do grupo expõem seu potencial multiplicando o aprendizado para os demais, porém o grupo ainda contrata alguns profissionais para dar suporte e reciclar os conhecimentos nos novos aprendizes, tais como: o cordelista, para desenvolver o texto que será utilizado no casamento; A direção fica a cargo de um profissional do teatro para uma melhor marcação e representação dos personagens. O figurino é concebido em reuniões da Diretoria com o estilista, que cria, desenvolve, acompanha a confecção das peças, sempre obedecendo a harmonia de cores e materiais utilizados. Durante meses desenvolvemos ações culturais para complementar na receita que a Quadrilha necessita, tais como: bingos, rifas, venda de comidas típicas e sorteios. Contamos com o Apoio Institucional da Associação Comunitária do Bairro Caracará, a Paróquia Nossa Senhora das Dores e da Fundação Santa Terezinha. Apresentamos proposta de parceria às empresas locais: Super Edmilson, CJ Construções e Eventos, Eletromóveis,VP Contabilidade, Produtos Patubuiú, Lotex, Calçados Senador Pompeu e conseguimos apoio também de empresas nacionais como o Grupo Santa Clara e Três Corações.


Para a quadrilha as ações realizadas corroboram o papel de agentes culturais no resgate de suas tradições e origens quando no seu casamento matuto retrata o homem do campo com sua simplicidade, sua inocência, seu carisma, sem ignorar sua sabedoria e seu estigma de homem valente e trabalhador. Como identidade do nosso povo e expressão da nossa diversidade, a cultura brasileira precisa ser resgatada, preservada, incentivada e divulgada. Necessitamos de apoio financeiro para viabilizar o transporte, oficineiros, grupo regional(acompanhamento musical de sanfona, zabumba, triângulo e vocal) para os ensaios e apresentações assim como todo o investimento necessário para a construção de figurino, calçados, adereços e cenário. Sendo que diante das dificuldades somos uma quadrilha, talvez única, que oferece ao seu brincante sua roupa para dançar.


Colocar a Quadrilha Fulô do Sertão no panorama da cultura tradicional popular como um grupo assíduo, participante, procurando se capacitar e elevando a autoestima dos artistas populares e de sua comunidade, não medindo esforços ao movimento junino em fortalecer, descentralizar, difundir e fomentar a promoção das quadrilhas juninas.

 Dar destaque a cultura de Senador Pompeu, interior do Ceará, por onde passarmos;

 Divulgarmos nossos parceiros e apoiadores;  Movimentar os espaços públicos, tornando-lhes atrativos e frequentados;  Angariar recurso financeiro para cobrir os custos e benefícios oferecidos pelo projeto;

 Motivar ações dinâmicas através atividades culturais que beneficiem a comunidade e a qualidade de vida da mesma;  Implementar a inclusão social por meio da promoção gratuita da arte e cultura para os integrantes, familiares e população;  Proporcionar a troca de experiência com os demais grupos, conhecendo outros métodos e possibilidades de trabalho;  Desenvolver ações que, em espaços interativos, chame a atenção dos jovens e reduza a ociosidade entre eles.


Para esta parceria, oferecemos à sua empresa o seguinte retorno ao Patrocínio Exclusivo:  Inserção de sua marca no DVD da Quadrilha Fulô do Sertão 2014;  Inserção de sua marca em 4000 Cordéis do casamento da Quadrilha Fulô do Sertão 2014;  Inserção de sua marca em 2000 Ventarolas;  Inserção de sua marca em 02 Banners;  Inserção de sua marca em 100 Camisas promocionais;  Divulgação da sua marca na nossa agenda que vai para as mídias sociais. Para esta parceria, oferecemos à sua empresa o seguinte retorno ao Patrocínio Principal:  Inserção de sua marca em 4000 Cordéis do casamento da Quadrilha Fulô do Sertão 2014;  Inserção de sua marca em 2000 Ventarolas;  Inserção de sua marca em 02 Banners;  Inserção de sua marca em 100 Camisas promocionais;  Divulgação da sua marca na nossa agenda que vai para as mídias sociais. Para esta parceria, oferecemos à sua empresa o seguinte retorno ao Apoio:  Inserção de sua marca em 4000 Cordéis do casamento da Quadrilha Fulô do Sertão 2014;  Inserção de sua marca em 100 Camisas promocionais;  Divulgação da sua marca na nossa agenda que vai para as mídias sociais.


Este Projeto propiciará a participação da Quadrilha Junina Fulô do Sertão em 20 (vinte) apresentações no Estado do Ceará, onde priorizaremos as apresentações nos municípios que compõem o Sertão Central (Banabuiú, Choró, Dep. Irapuam Pinheiro, Ibaretama, Ibicuitinga, Madalena, Milhã, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu e Solonópole) sem esquecermos a nossa participação nos grandes eventos que acontecem na Capital e demais regiões do Estado. Em 2013 realizamos apresentações nos principais Festivais, como: 1° Festival de Quadrilhas do Ypark; 12° Festival de Quadrilhas Juninas Cintura Fina; 12° Festival do Cumpade Pedim; 19° Festival do Cumpade Rogério; 39° Festival da Cumade Chica; 4° Festival de Quadrilhas do Jardim América; 6° Arraiá do Cumpade Antônio; 6° Fest Junino Jaguaribe; 8° Catunda Cidade Junina, Santo Antônio da Alegria; Apresentação no Hotel D. Pedro Laguna - Aquiraz Reviera; Arraiá Cumpade Rogério; Etapa Sesc Ativo – Sertão Central; Etapa Ceará Junino Sertões de Quixeramobim; Etapa Estadual Ceará Junino; Festival Cearense; Festival de Quadrilha de Messejana; Festival de Quadrilha O Rei Lampião; Festival de Quadrilhas Sertão Junino; Festival Iguatu Festeiro; Festival Pula Fogueira; Arraiá do Ceará (Global); Programação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura; São João de Maracanaú. Faremos 01 (uma) apresentação voltada para a comunidade de Senador Pompeu e parentes dos brincantes e para instituições carentes de nosso município, sendo uma forma espontânea de divulgar as marcas do Governo do Estado do Ceará, da Secretaria da Cultura e de nossos apoiadores, alem de uma apresentação a título de contrapartida que deverá ser solicitada pela SECULT.


Dançarinos Aparecida (Marcadora); Juarina - Elialdo (Casal de Noivos); Ana Célia (Rainha) – Jack; Solange – Diego; Isabela – Leandro; Soraya – Lucas; Odete – Isaac; Emily – Ronaldo; Rosiane – Hailton; Mayane – Felipe; Monikelly – Fábio; Daniele – Alex Silva; Nalyane – Gibson; Tamara – Augusto; Josiane – Kleber; Paulinha – Vinny e Shirley – Bruno.

Regional Maria Augusta (Vocal); Marcos (Sanfoneiro); Cícero (Zabumba); Tiquim (Triângulo) e Allan (Percussão). Personagens Fernando (Repentista); Flávio (Maracatu); Louro (Reisado); Pedro Paulo (Vendedor de Balões/Algodão doce);Vivian (Rendeira); Pedim (Criança); Tiago (Cangaceiro); Fladianny (Cangaceira); Danilo (Cangaceiro); Rodrigo (Penitente) e Glauber (Palhaço).

Apoio Nonata Barros; Jaçon Soares; Flavinha; Talles; Marcos; Patrick Kyan; Carol; Gegê; Deocleciano;Valdim;Vicente; Júnior; Lucas e Juscileudo.

Profissionais Alex Ribeiro (Designer Gráfico/ Fotógrato); Fernanda Skaranze (Estilista/ Maquiador/ Ensaiador); Fabio Lessa (Coreógrafo); Cláudio Magalhães (Diretor de Teatro); Fran (Costureira); Otília (Costureira) e Washington (Costureiro).


ITEM ETAPAS (ORDEM) 1. Locação de Transporte

QUANTIDADE 06 serviços

1.550,00

9.300,00

12.000,00

12.000,00

3. Aquisição de Sapatos – Fem. e Masc.

40 unidades

50,00

2.000,00

4. Confecção de Cenário

01 unidade

2.250,00

2.250,00

5. Aquisição de Adereços

40 unidades

2.500,00

2.500,00

6. Contratação de Regional

01 serviço

5.000,00

5.000,00

7. Contratação de Coreógrafo

01 serviço

3.500,00

3.500,00

8. Contratação de Diretor de Teatro

01 serviço

2.000,00

2.000,00

9. Contratação de Estilista, Maquiador e Cabeleireiro

01 serviço

2.650,00

2.650,00

01 serviço

2.000,00

2.000,00 3.400,00

2. Aquisição e confecção de Figurino

10. Contratação de Cenógrafo

40 peças

VALOR (R$) TOTAL UNITÁRIO

4.000 unidades

0,85

12. Confecção de Banners

02 unidades

75,00

150,00

13. Confecção de Camisas

100 unidades

12,50

1.250,00

2.000 unidades

1,00 TOTAL

50.000,00

11. Confecção de Folder – Cordel

14. Confecção de Ventarolas

2.000,00

Veja algumas vantagens que sua empresa poderá obter através do Patrocínio ao nosso espetáculo:

 Associar a marca de sua empresa a uma ação cultural se diferenciando das     

demais; Agregar valores positivos; Contribuir para elevar o nível cultural da sociedade local; Demonstrar compromisso com a sociedade; Conquistar a simpatia do público beneficiado. Ao investir neste projeto sua empresa já sai lucrando, pois está investindo em Cultura e a utilização de Marketing Cultural reforçará a imagem da sua empresa que obterá o reconhecimento da sociedade.


Pretendemos fazer 20 apresentações, entre Festivais e eventos fechados, estimando que mais de 15.000 pessoas verão nossa Quadrilha, pois participamos de eventos em Fortaleza e em alguns interiores do Ceará. Os dançarinos da Quadrilha Fulô do Sertão são todos munícipes de Senador Pompeu, pois a Fundação Santa Terezinha, através do Ponto de Cultura Estação das Artes, desenvolve ações que desperta e valoriza os seus talentos como meio de ascensão social através das artes cênicas. Teremos cerca de 80 pessoas trabalhando diretamente: entre dançarinos, figurinista, aderecista, costureiras, sapateiros, coreógrafo, cenógrafo e equipe técnica contratada, como: técnico de som, luz, maquiador, cabeleireiro e demais profissionais de atividade cultural e que contribuem para o sucesso e conquistas de títulos.

? @N>MD} J

VALOR EM R$

Patrocínio Exclusivo

50.000,00

Patrocínio Principal

3.500,00

Apoio

1.500,00


CARTAZ

CORDEL Senador Pompeu/CE

www.facebook.com/FulodoSertaoQuadrilha

VENTAROLA Senador Pompeu/CE

www.facebook.com/FulodoSertaoQuadrilha

BANNER CAMISA S

en

CE

ad

or

u/

pe

P

om

peu

or

Pom

ad

/C

Sen

E

Senador Pompeu/CE

www.facebook.com/FulodoSertaoQuadrilha

S

en

ad

CE

or

u/

P

om

pe

m

pe

r Po

u/

C

do

E

na

Se


Senador Pompeu/CE

Projeto Quadrilha Fulô do Sertão 2014  

Projeto de captação de Patrocínio e Apoio para as atividades da Quadrilha Fulô do Sertão na temporada Junina de 2014. www.facebook.com.br/F...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you