Page 1


Grupo Folclórico Fulô do Sertão Apresentação O Grupo Folclórico Fulô do Sertão, tem como objetivo estabelecer atividades de cultura popular que mesclem o futuro técnico com os usos e costumes do nosso povo, de forma a contemplar ações de respeito e valorização do brasileiro, em especial do cearense. Tão importante quanto o trabalho artístico que apresentamos é o que conseguimos em nossa atividade diária, com a formação dos jovens, o trabalho de ajuda coletiva e a disciplina. Para obtermos o resultado artístico que satisfaça, desenvolvemos em cada um o necessário em todos os cidadãos: o redescobrir de sua identidade e seu valor como brasileiro, e isto ninguém se apodera. Onde estiverem serão sempre reconhecidos por valorizarem a cultura popular do seu povo e sentirão orgulho de serem como são. Com dedicação e dificuldades vêm-se superando os obstáculos na construção desse projeto que muito já fizemos e ainda precisamos fortalecê-lo. A complexidade e dinâmica do trabalho que propomos realizar sempre nos convida a novos desafios. E o que nos leva adiante é a compreensão de estarmos no caminho certo. Agora é hora de prosseguir democratizando a cultura, espalhando poesia, dança, teatro, música e arte, dando apoio ao potencial artístico de nossa gente. A Cultura faz história em nossa terra!


Por que investir Quantas emoções duradouras você pode associar a um fato cultural, quantas histórias, imagens e sons marcaram sua alma de descobertas, construíram sua personalidade, seu orgulho de pertencer a um tempo, um lugar, um povo, uma raça? Apoiando o Grupo Folclórico Fulô do Sertão, você resgata uma dívida íntima, tornando melhor o seu estado e seu País, e continua a tecer o nó da nossa história e da nossa cultura. Inúmeras parcerias bem sucedidas foram estabelecidas em forma de produções de boa qualidade, abrindo o mercado, fomentando a produção cultural, e garantindo retorno institucional e mercadológico aos nossos parceiros e clientes. Neste início de século existe uma tendência mundial que aponta para a indústria cultural e do entretenimento como grande aliado na solução de problemas de comunicação entre as empresas e seu público alvo. Com isso, cada vez mais empresas buscam projetos em que o público alvo seja capaz de associar sua vida à marca da empresa. A exposição da marca aos clientes, quando agregada a momentos de lazer, é comprovadamente mais eficaz, pois os mesmos estão sensibilizados e abertos a receber novas informações.


As vantagens do Marketing Cultural O principal motivo de investir em cultura é utilizar o Marketing Cultural para reforçar sua imagem, cujo investimento é apontado como um elemento determinante de diferenciação da postura empresarial no mercado, reforçando o valor da marca e potencializando a imagem positiva na comunidade. Ao investir nesta ação da Fundação Santa Terezinha, estará investindo em seu diferencial competitivo, ou seja, “agregando valor à sua imagem”, pois por sua atuação no meio cultural obterá o reconhecimento da sociedade, além de criar uma consciência interna entre seus colaboradores.

O Grupo Folclórico Fulô do Sertão é uma manifestação cultural de preservação da memória e da criação artística, realizada a partir das ações desenvolvidas na Estação Ferroviária de Senador Pompeu. Como trabalho artístico e social gera empregos, contribui para o desenvolvimento econômico através da aquisição da produção artesanal e cultural. Além disso, ao crescer em qualidade e quantidade o entretenimento cultural, gerado por este espetáculo, cria um mercado próprio, que se consolida como parte da estrutura do turismo e da indústria cultural de nosso município.


TORÉM É uma dança indígena autêntica dos índios Tremembé que habitam a praia de Almofala, na zona norte do estado do Ceará. A dança é alusiva ao plantio e colheita do caju naquela região. Para marcar a colheita eles servem o mocororó, que nada mais é que um suco de caju fermentado. É inegável a contribuição indígena para nossa formação, quer seja na culinária, nas crenças e, aqui retratamos a manifestação artística como forma de expressão: a dança.


MACULELÊ Com um clima afro dado pelo som dos atabaques e pela dança de guerra, a ginga da dança ou luta? Seus cânticos de guerra, uma herança em forma de arte, que nos deu a nação hoje afro-nordestina, e que conseguimos preservar, aprender e tão bem incorporar o espírito guerreiro, luta de facões no maculelê. Mostraremos agora um pouco dessa influência que adquirimos dos negros.


JANGADEIRO Símbolo da bravura do povo cearense, o herói do mar. Francisco José do Nascimento, também conhecido como Dragão do Mar ou Chico da Matilde, abolicionista cearense, chefe jangadeiro e participante do Movimento Abolicionista Cearense.


COCO Dança do litoral cearense executada pelos pescadores das praias do Mucuripe, Iguape e Majorlândia e que consiste numa espécie de desafio de batidas de pés ao som da embolada. Assim sendo, através de Dragão do Mar e de uma dança típica do litoral mostramos a beleza do Ceará, que também tem como referência o mar.


CAPOEIRA Não dispondo de armas para se defenderem, os negros traficados, desenvolveram no Brasil a luta africana. Capoeira é uma espécie de jogo atlético, de rápidos movimentos de mãos, pés e cabeça e, grande agilidade nos saltos para frente, para trás, para os lados, a fim de defenderse ou atacar. A capoeira é uma mistura de luta, dança, arte marcial, cultura popular, música e brincadeira.


MULHER RENDEIRA Mulher que tece rendas, transforma a linha num trabalho artístico feito pela rendeira. Labirintos e almofadas à frente no ágil manejo dos bilros sob a sombra de um cajueiro ou à porta de casa, sob a luz da lamparina ou da lua, enfim o local não importa.


XAXADO A era do cangaço: Lampião herói ou bandido? Com certeza um mito. O bando mais temido dos cangaceiros entrava cantando nas cidades e vilarejos. Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, organizava um baile e dançava o xaxado. Lampião e Maria Bonita formaram o casal mais unido e temido do sertão.


Grupo Parafolclórico Fulô do Sertão  

Portfólio do Grupo Parafolclórico Fulô do Sertão, de Senador Pompeu, Ceará, Brasil

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you