Page 1

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SERRA DA GARDUNHA ESCOLA BÁSICA SERRA DA GARDUNHA - FUNDÃO Departamento de Ciências Sociais e Humanas Área Curricular Disciplinar: Geografia


Organização das Nações Unidas (ONU) Fundada após a 2ª Guerra Mundial para manter a paz e a segurança no mundo, fomentar relações amistosas entre as nações, promover o progresso social, melhores padrões de vida e direitos humanos.


192


Os membros são unidos em torno da Carta das Naçþes Unidas, um tratado internacional que enuncia os direitos e deveres dos membros da comunidade internacional.


As Nações Unidas são constituídas por seis órgãos principais: a Assembleia-geral, o Conselho de Segurança, o Conselho Económico e Social, o Conselho de Tutela, o Tribunal Internacional de Justiça e o Secretariado. Todos eles estão situados na sede da ONU, em Nova Iorque, com excepção do Tribunal, que fica em Haia, na Holanda.


Sistema da Nações Unidas É uma “familia” de instituições constituida pelos 6 órgãos da ONU e mais de 30 organizações, as quais:  9 fundos e programas (entre eles o PNUD, ACNUR e UNICEF),  14 agências especializadas (UNESCO, OMS e FAO, entre outras),  5 comissões regionais e otras entidades


A ONU tem como propósitos/funções principais: • Manter a paz e a segurança internacionais; • Desenvolver relações amistosas entre as nações; • Realizar a cooperação internacional para resolver os problemas mundiais de carácter económico, social, cultural e humanitário, promovendo o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais; • Ser um centro destinado a harmonizar a acção dos povos para a realização desses objectivos comuns.


Como se financia a ONU?  Com as contribuições anuais de cada um dos Estados Membros.  A quota que cada país faz chegar à ONU é estabelecida segundo uma série de indicadores económicos tais como PIB, tamanho da economia e outros


Secretário Geral

Ban Ki-moon

Segundo a Carta da ONU é o mais alto funcionário administrativo da Organização. Na realidade é mais que isso: é diplomata, activista e simboliza os valores presentes na Carta da ONU. Exerce as tarefas indicadas na Carta, mas também se encarrega de tarefas menos visíveis mas efectivas: mediações de boas práticas, acções de "diplomacia silenciosa" entre bastidores (pessoalmente ou enviando especialistas), e acções de “diplomacia preventiva” para solucionar controvérsias e evitar que adquiram maior gravidade.


http://www.undp.org/spanish/


FMI – Fundo Monetário Internacional http://www.imf.org/external/index.htm

BIRD – Banco Mundial (Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento) http://www.bancomundial.org/


FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura http://www.fao.org/index_es.htm

UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura http://www.unesco.pt/cgi-bin/home.php


OMS – Organização Mundial da Saúde http://www.who.int/es/index.html

OIT – Organização Internacional do Trabalho http://www.ilo.org/public/portugue/region/eurp ro/lisbon/

OMC – Organização Mundial do Comércio http://www.wto.org/indexsp.htm


UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância http://www.unicef.pt/

PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente http://www.unep.org/billiontreecampaign/port uguese/


ACNUR – Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados http://www.unhcr.org/cgi-bin/texis/vtx/home

UNRWA – Agência das Nações Unidas para Ajuda aos Refugiados Palestinos http://www.un.org/unrwa/spanish/index.html

ONU  
ONU  

organismos prgramas e fundos

Advertisement