Issuu on Google+

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SERRA DA GARDUNHA ESCOLA BÁSICA SERRA DA GARDUNHA - FUNDÃO

Departamento de Ciências Sociais e Humanas

Área Curricular Disciplinar: Geografia ACTIVIDADES ECONÓMICAS

9º Ano


1. POVOAMENTO

- Concentrado ou Agrupado

- Disperso

- Alinhado (ao longo das vias de comunicação)


2. MORFOLOGIA AGRÁRIA - Dimensão das parcelas Latifúndio Minifúndio Microfúndio

- Forma das parcelas Regulares Irregulares

- Divisão das parcelas Campos abertos (Openfield)

Campos fechados (Bocage)


3. SISTEMA DE CULTURA - Variedade de culturas Uma única cultura com o objectivo de maximizar a produção ao mínimo custo.

Monocultura

Policultura

Várias culturas em simultâneo. É usual na agricultura de subsistência.

- Intensidade de utilização do solo Sistema Intensivo A terra é cultivada continuamente recorrendo-se à rega e adubação

Sistema Extensivo Recorre-se ao pousio com rotação de culturas não utilizando a totalidade do solo

- Utilização ou não de rega (necessidade de água) Sequeiro

Regadio


TIPOS DE REGA - De carência (Regiões secas)

- De abundância (para aumentar a produção)


4. DESTINO DA PRODUÇÃO

- Subsistência

- Mercado


5. TÉCNICAS DE CULTURA - Tradicionais

- Modernas


Agricultura tradicional: Tipo de actividade agrícola que utiliza técnicas rudimentares, destinandose a sua produção quase exclusivamente ao consumo familiar. Apresenta baixo rendimento e baixa produtividade. É essencialmente praticada nos países em desenvolvimento.


ď ? Agricultura primitiva a) Itinerante (sobre queimada)

Pratica-se em regiĂľes de fraca densidade populacional e grande disponibilidade de territĂłrio.


b) Sedentária (de sequeiro)

Nos planaltos de África é mais intensivae minuciosa que a anterior.

Desenvolve-se em regiões com maior densidade populacional.


Agricultura intensiva de subsistência - Da Ásia das Monções (Rizicultura)

Desenvolve-se no Sudeste Asiático e está de acordo com as condições climáticas dessa região (quente e húmida). Utiliza grande quantidade de mão - de – obra, pois existe muita população. As tarefas são simples mas minuciosas e Intensivas.

O arroz é produzido em sistema de monocultura.


 Agricultura mediterrânea

• É uma agricultura muito intensiva. • Praticada em explorações de pequena e média dimensão. • Sistema de policultura. • É mecanizada e recorre ao uso de fertilizantes químicos. • É normalmente apoiada pelo Estado o que faz aumentar os níveis de produção.


 Agricultura de oásis

Pratica-se no Norte de África, nas regiões de oásis. Há uma grande intensidade de ocupação do solo, num sistema de policultura e uma grande divisão da propriedade.


Problemas da agricultura tradicional (predominante nos PED)

• Dependência das condições naturais

• Desflorestação e erosão dos solos • Esgotamento dos solos • Desertificação física e humana • Baixo grau instrução da população que pratica a agricultura tradicional • Fraca produtividade • Poluição ambiental


Agricultura moderna ou de mercado: - Tipo de actividade agrícola que utiliza técnicas mecanizadas e tecnologicamente avançadas, destinando-se a sua produção ao mercado. Apresenta elevado rendimento e elevada produtividade. É praticada essencialmente em países desenvolvidos.


CaracterĂ­sticas

Mecanizada

Mercado Especializada

CientĂ­fica


Ligada à industria

São Industrias que se organizam segundo um sistema que compreende a produção, o acondicionamento, a transformação e a comercialização dos bens agrícolas. (pecuários)


 Agricultura cerealífera comercial Praticada em extensas propriedades de forma muito geométrica. Elevada mecanização. A rotação de cereais de Inverno e forragens de Verão permite um Rendimento elevado.


 Horticultura comercial Característica das regiões de agricultura Mediterrânea. Intenso regadio de produtos hortícolas ou cultura em estufas. A produção destina-se ao mercado. Sistema de monocultura especializada (legumes, frutas, vegetais, flores) Utiliza processos de rega mecanizada (aspersão e gota – a – gota). A selecção de sementes e bolbos é utilizada de forma a aumentar a produção.


 Agricultura extensiva

• Praticada em enormes parcelas regulares na forma.

• Sistema de monocultura com uma especialização regional muito acentuada.

• Elevada mecanização.

• Apoio científico e técnico permanente.


 Agricultura de plantação Existe em regiões tropicais. A produção destina-se ao mercado internacional. Utiliza processos modernos para produção de Matérias – primas de interesse industrial (café, borracha, cacau). É explorada por grandes empresas multinacionais.


Problemas da agricultura moderna


Desenvolvimento sustentável

- Processo de desenvolvimento que permite a satisfação das necessidades das gerações actuais, sem comprometer a capacidade das gerações futuras, satisfazerem as suas próprias necessidades. - Pressupõe um equilíbrio entre a produção, consumo e distribuição de recursos.

O seu objectivo é tridimensional: - economicamente eficiente; - sociavelmente justo; - ambientalmente sustentável.


- Tipo de produção agrícola que tem como princípio a produção de alimentos sem recurso a produtos químicos.


Tem como objectivos:  Produzir alimentos de elevada qualidade nutritiva, sem resíduos nem substâncias químicas;  Manter e melhorar, a longo prazo, a fertilidade dos solos;  Reduzir o consumo de energias não renováveis e utilizar os recursos locais e fontes de energia renováveis;

 Combater pragas e doenças com recurso a métodos e técnicas tradicionais, melhoradas com os novos conhecimentos científicos;  Apoia-se na investigação e no saber científico;  Recorre à tecnologia moderna não poluente.


Explorações de agricultura biológica Tentam conciliar: agricultura e pecuária

Importância dos animais: - Produção de estrume - Consumirem resíduos que de outra forma se perderiam - Aproveitamento de áreas que não estão a ser utilizadas


Área agrícola ocupada com produções biológicas, por continentes, em ha


O que é proibido na Agricultura Biológica: Propriedades agrícolas próximas de fontes poluidoras expressivas; Plantação sem práticas conservacionistas; Uso de sementes tratadas quimicamente; Monoculturas; Uso de substâncias de origem biotecnológicas; Uso de qualquer herbicida sintético, de natureza química ou de produtos derivados do petróleo; Aditivos, inibidores químicos e corantes sintéticos em geral; Tratamento químico do solo; Utilização de águas contaminadas por resíduos agrotóxicos ou outros poluentes hídricos para irrigação;

Agentes para preservar e de coloração no armazenamento dos produtos.



Agricultura 2