Issuu on Google+

Estudo de caso 1 Nome do projeto: electriccarssite.co.uk Dispersão Geográfica: : Inglaterra, Escócia, Irlanda Levantamento O aparecimento deste vem preencher uma lacuna que começa a aparecer e á qual é preciso dar resposta, que é a de esclarecer as diferenças entre automóveis eléctricos e os comuns. Sendo ainda uma fonte de energia pouco utilizada em automóveis, esta exige especificidades a que so agora as cidades estão a começar a dar resposta. Também para que quem começa a usar esta nova forma de viajar conheça as vantagens e desvantagens deste tipo de transporte é possível encontrar no site esclarecimentos e comparações de preços e consumos entre carros eléctricos e os comuns. Também importante é a localização dos postos de abastecimento públicos, que neste caso é fornecido no site numa lista de endereços. E ainda possível ver quais os modelos de carros eléctricos disponíveis em Inglaterra e fazer simulações de seguros para os mesmos. As medidas tomadas pelo estado, em conjunto com a divulgação das mesmas e acesso e informação detalhada sobre o assunto, ajuda as pessoas a tomar a decisão de optar por um carro eléctrico ou não. Economicamente, os carros eléctricos ainda custam cerca do dobro de um modelo da mesma gama movido a gasolina, contudo o site providencia também estudos que dão dados de quanto se pouparia num carro eléctrico, comparado a um a gasolina. O site providencia também estudos ambientais, contrapondo emissões de co2 a poluição gerada pela indústria eléctrica.

Especificidades No site encontra-se virtualmente toda a informação a que se pode ter acesso sobre veículos eléctricos, desde a legislação do país de origem, aos locais onde se pode abastecer.


Estudo de caso 2 Nome do projeto: evworld.com Dispersão Geográfica: Worldwide Levantamento Este site funciona não só como motor de busca de sítios de abastecimento, mas também mostra as ultimam notícias e evoluções na área de estudo. Compreende também uma ara de noticias a nível mundial, onde são mostradas as medidas a ser tomadas em vários pontos do planeta, o que ajuda a uma evolução deste tipo de transporte. Informação detalhada da funcionamento de células eléctricas e estabelece a diferença entre carros híbridos e eléctricos. O site trabalha bem a nível da comunicação, tendo ate alocado informações que desmentem mitos sobre os veículos eléctricos, dando informações especificas para apoiar as teorias. O site endereça ainda para sites de referencia sobre cada assunto que cobre, oferecendo vários pontos de vista sobre o mesmo assunto. O facto de informar as pessoas deixa-as muito mais conscientes e esclarecidas sobre os veículos eléctricos, ajuda a uma mudança de mentalidade vital para que este tipo de transporte se torne mais usual. Uma vez mais o esclarecimento claro de todos os pontos a ter em conta sobre os veículos eléctricos, pode suscitar um aumento de vendas na área. A nível ambiental, está documentado que os veículos eléctricos são mais sustentáveis, logo, a promoção dos mesmos é benéfica também neste aspecto.

Especificidades O site em estudo é dos mais completos encontrados na pesquisa. Compreendido no mesmo encontram-se as informações vitais para quem pretende comprar um veiculo eléctrico ou para quem já usa e tem a necessidade de por exemplo, procurar um posto de abastecimento perto da sua área.


Estudo de caso 3 Nome do projeto: MOBIE Dispersão Geográfica: Portugal

Levantamento MOBIE é um programa português que se propõe a espalhar postos de abastecimento para veículos eléctricos pelo país todo. No site da empresa podem encontrar-se informações como os carros desta gama a venda em Portugal e a potência dos mesmos. Ai pode encontrar-se também esclarecimentos de como aderir ao programa MOBIE e utilizar o mesmo. Este oferece ainda também a localização dos seus postos de abastecimento no Google maps, para mais facilmente serem encontrados. Este permite ainda fazer uma pesquisa de rotas, para que possa levar o seu carro eléctrico mais longe.

Especificidades O facto de permitir traçar rotas, pode levar a um quebra no paradigma dos veículos eléctricos, já que estes são vistos como carros apenas para cidade, mas com a possibilidade de traçar rotas e ter a certeza de encontrar um posto de abastecimento público, pode começar a levar as pessoas a utilizar este tipo de transporte para viagens mais longas


casos de estudo