Issuu on Google+

colorexpert Ser viço • Tendências • Formação • Gestão

Produtos Hi-TEC

Pintar numa nova dimensão.

Cor Gestão de cor professional. Gestão Benefícios do “Pensamento Lean”. Pelo mundo Paixão pelas cores.

2011 Spies Hecker – mais perto de si.


2

colorexpert

Editorial

Thomas Melzer, Director da marca Spies Hecker GmbH.

Equipamento e tecnologia. Soluções certeiras. Hoje, inovações técnicas e tecnológicas são capazes de criar uma muito importante vantagem competitiva. E isto aplica-se em particular à segunda geração de base bicamada aquosa. Após a introdução com sucesso do Permahyd® Hi-TEC 480, muitos países foram concluindo que o novo sistema de produtos proporciona ainda mais segurança de processos e flexibilidade e abre uma janela de novas oportunidades.

Caros leitores, Não há dúvidas: o ofício de repintura tem vindo a mudar. Ainda hoje são essenciais a habilidade, uma visão treinada e muita experiência quando se trata de identificação de cores e aplicação de tintas. No entanto, o que conta cada vez mais são sistemas de produtos eficientes e a utilização de equipamentos e tecnologia de última geração.

O desenvolvimento de novos pigmentos está a expandir o espectro de cores disponíveis. E apenas aqueles capazes de compreender a cor na sua enorme complexidade conseguem reparar profissionalmente danos de pintura. É uma questão de conciliar processos extremamente exactos com prazos cada vez mais curtos e a pressão para o sucesso. A solução é proporcionada aqui pela identificação digital da cor com o ColorDialog, em combinação com o programa de procura de cor CRplus – tal como a comparação de cor electrónica através do monitor e sugestões de quantidades de tinta gerada electronicamente.

Em conclusão: as exigências colocadas aos profissionais da repintura são cada vez maiores. As chaves para o sucesso agora e no futuro incluem abertura à inovação, conhecimento técnico e uma predisposição desinibida perante os sistemas computorizados. Desde há muito que na Spies Hecker nos preparamos para isto. Na formação prática, oferecemos o conhecimento técnico necessário para uma utilização eficiente dos produtos, equipamentos e tecnologias inovadores na oficina. Aproveitem esta oportunidade para proporcionar à vossa oficina uma vantagem competitiva clara – porque queremos desejar-lhe umas boas-vindas a uma nova dimensão! Desfrutem agora da leitura desta nova edição!

colorexpert – informações e conselhos para as oficinas • © SPIES HECKER GMBH / 50858 Köln, Germany • Horbeller Str. 17 • E-mail: Silke.Gursch@deu.spieshecker.com • Internet: www.spieshecker.com • Responsável pela edição alemã: Karsten Jürs • Editor: Silke Gursch, Christian Simmert • Layout: Adfactory GmbH, Düsseldorf • Texto: Mediaservice GmbH, Neuss • Revisão: Fernando Soares • Tradução: Joana Vale e Fernando Soaresf • Copyrights: Spies Hecker, Adfactory, Mediaservice, Freudenberg, Volker Gehrt, Geza Lorincze • Capa: Sigrid Bakker, Metalak B.V., Holanda • A reprodução, mesmo de excertos, só mediante autorização dos editores. Os dados e informações sobre a utilização dos nossos produtos não são vinculativos e não ilibem o utilizador da responsabilidade de testar se os produtos são adequados para determinados fins e métodos. Os nomes dos produtos referidos nos artigos são predominantemente marcas registadas.


3

Hi-TEC

Bem-vindo a uma nova dimensão. Hi-TEC, a base bicamada aquosa da Spies Hecker, estabelece novos referenciais na repintura automóvel.

Eficiente, versátil e fácil de aplicar, está a abrir o caminho para o futuro. Os profissionais da repintura beneficiam em particular dos tempos de processo curtos e da fiabilidade dos resultados proporcionados pelo sistema inovador. Especificamente, as muitas vantagens para o utilizador podem ser concentradas em cinco áreas:

3. Técnica de disfarce fácil. Permahyd® Hi-TEC revela particularmente os seus pontos fortes durante a utilização da técnica de disfarce. Um aditivo de disfarces especial que cria zonas de transição uniformes e regulares. Deste modo o pintor obtém uma transição suave para a pintura de origem.

1. Aplicação simples e rápida. Devido à sua excepcional capacidade de molhamento. A base bicamada aquosa Hi-TEC pode ser aplicada rápida e facilmente em apenas uma operação. Um aditivo especialmente desenvolvido optimiza o ajuste da viscosidade do produto.

2. Resultados fiáveis. A oficina pode confiar na qualidade e opacidade do sistema de produtos. A reprodução de cor é marcante – um facto tornado possível pelo, entre outros aspectos, efeito uniforme de todas as cores de efeito metalizadas e nacaradas. A experiência mostra também que diferentes profissionais de repintura com técnicas de aplicação completamente diferentes obtêm resultados virtualmente idênticos com Hi-TEC.

4. Tempos de processo curtos. O seu bom comportamento na evaporação de solventes permite que os pintores removam directamente pequenas partículas de lixo. Em acabamentos multi-tom, a película de tinta pode ser isolada e repintada logo após a evaporação de solventes.

5. Muitas utilizações possíveis. A nova geração de produtos Hi-TEC da Spies Hecker tem também as respostas correctas para as tendências actuais da produção automóvel de origem, pois tanto as pinturas de interiores como as cores tri-camada e acabamentos multitom podem ser aplicados com um só sistema de forma flexível. Óptima dureza após secagem e excelente resis-

tência química e mecânica são obtidas pela utilização de um endurecedor especial. Fácil, rápido, fiável e flexível – quem utilize Hi-TEC melhora os seus processos e a aplicação de tinta de repintura. A propósito, o núcleo do novo sistema de produtos é uma tecnologia híbrida inovadora que une as propriedades positivas de diferentes componentes da tinta. A Spies Hecker está, uma vez mais, a estabelecer novos referenciais.

Sucesso internacional! No mercado em diversos países desde o ínicio de 2010, Hi-TEC estabeleceu-se por mérito próprio e, de modo firme, em oficinas internacionais. Nas páginas seguintes, relatam-se experiências piloto com o novo sistema.


4

colorexpert

Hi-TEC

“Estamos impressionados!” Depois de um ano de experiência com Hi-TEC na Alemanha. O profissional de pintura Mike Buhl planeia o trabalho da secção de pintura na concessão BMW Müller em Leipzig. Há cerca de um ano que aqui, os trabalhos de repintura têm sido executados com o novo Permahyd® Base Bicamada Hi-TEC 480 da Spies Hecker. “Para além de tudo, o novo sistema de produtos tornou os nossos processos de trabalho mais fáceis. Como consequência, os resultados são ainda mais fiáveis”, refere o profissional de 39 anos. Cada pintor tem o seu próprio estilo de aplicar ou utilizam diferentes pistolas de aplicação – e mesmo assim obtêm-se os mesmos acabamentos. A alteração para Hi-TEC 480 em Leipzig foi uma brincadeira de crianças e rapidamente concluída. “O produto disfarça bem, e as transições são suaves e sem os bordos marcados” é a análise unâni-

Mike Buhl de Autohaus Müller, oficina piloto Hi-TEC, Alemanha.

me. Mike Buhl: “A nova base bicamada seca e endurece rapidamente, pode ser lixada directamente e tem um comportamento de evaporação de solventes parecido com a base convencional.” A reprodutibilidade de cor é muito precisa, referiu ele. “Existe uma perfeita combinação entre o painel de teste e a reparação efectuada. Mais ainda, o

produto tem uma aplicação versátil. Pela adição de endurecedor à base bicamada aquosa, é possível pintar áreas como o interior do veículo e o compartimento do motor com a cor correcta.” O seu veredicto: “Estamos impressionados!”

“Consistência e rapidez – boas notícias para a oficina!” “O novo sistema da Spies Hecker é uma boa notícia para a oficina,” dizem os pintores de Road and Race Restorations Ltd no Reino Unido. Conversem com John Bradshaw, proprietário de Road and Race Restorations, e com os seus pintores Joe Grant e Dean Snape acerca da sua experiência com Permahyd® Hi-TEC e rapidamente esgotam os adjectivos: “Grande sucesso, produtos fantásticos – mais do que alguma vez esperaríamos!”

Dave Yoeman, Chefe de oficina, Andy Baxter da Spies Hecker, e John Bradshaw, proprietário do membro CUI, Road and Race Restorations.

A razão para o seu entusiasmo é que o negócio é especializado em reparações de veículos de luxo como Porsche e marcas similares. “A aplicação de Permahyd® Hi-TEC 480”, diz John, “mostrou ser bastante mais rápida quer seja uma reparação pequena ou grande.” E ele tem de saber do que fala, porque o entusiasta de competições automóveis e antigo campeão de kar-

ting conhece tudo sobre velocidade. “O rendimento é excelente necessitando de apenas 1½ demãos, e os tempos de secagem não são inconstantes mas exactamente como referidos,” observa. O veredicto do Reino Unido: “Aplicação e cor consistentes significam que como empresa podemos continuar a liderar e satisfazer as necessidades dos nossos clientes apoiar e assegurar as homologações dos fabricantes continuamente.”


5

“Vantagens incontestáveis!” Em Jutland na Dinamarca, a oficina Sundsholmens dirige-se no sentido do progresso. Sundsholmens Autolakering ApS em Nørresundby tem utilizado os produtos de repintura e os serviços do distribuidor da Spies Hecker dinamarquês Baden-Jensen desde há muitos anos. No entanto, o proprietário Ralph Makholm estava inicialmente céptico acerca da nova base bicamada aquosa Permahyd® Hi-TEC 480. “Quando Baden-Jensen introduziu a nova base bicamada da Spies Hecker, reflectimos bastante se queríamos mudar para esta nova tecnologia,” lembra. Finalmente, Baden-Jensen convenceu-nos da modernidade da nova base bicamada – era simplesmente mais eficiente.”

Ralph Makholm está agora mais do que contente após ter decidido mudar para a nova tecnologia. “A base bicamada tem vantagens incontestáveis. É fácil de aplicar e os resultados são consistentes – independentemente da pessoa que está a empunhar a pistola de aplicação. Foram obtidos excelentes resultados mesmo pelo nosso mais jovem estagiário,” relata o homem de negócios com um sorriso. Simultaneamente, o disfarce é bastante mais fácil com o novo sistema. Pequenos defeitos como escorridos na tinta líquida podem agora ser corrigidos sem retoque posterior. “Isto poupa-nos tempo e dinheiro,” resume Ralph Makholm.

Finn Baden-Jensen importador da Spies Hecker e Ralph Makholm de Sundsholmens Autolakering, Dinamarca.

“A decisão correcta!” Duas oficinas austríacas e as respectivas avaliações do sistema: resultados fiáveis, aplicação flexível e poupanças.

Oficina piloto Hi-TEC IDENTICA Ofer, Austria. Günter Wernig

Desde há um ano, que as reparações de pintura nas oficinas austríacas IDENTICA Lietz em Wolfern e Ofer em Wachsenberg tem sido realizadas com Permahyd® Base Bicamada Hi-TEC 480 da Spies Hecker. Robert Lietz está particularmente contente com a fiabilidade dos resultados devido à uniformidade de efeito das cores metalizadas e nacaradas. “Desde que utilizamos o novo sistema Hi-TEC, manchas e tonalidades deixaram de ser um problema,” reforça o gerente.

Oficina piloto Hi-TEC IDENTICA Lietz, Austria.

Günter Wernig, pintor com muita experiência em Ofer, enfatiza também a fiabilidade dos resultados. Também útil é a flexibilidade do produto para aplicação

em acabamentos de interiores, tricamada ou multi-tom com a adição de endurecedor. Em particular, realça que as cores cinzento prata apresentam uma elevada opacidade. “É aqui que poupamos quantidades consideráveis de produto,” conclui. Robert Lietz é espontâneo em concordar: “Com o novo sistema de produtos, obtivemos um total de poupança de cerca de dez por cento.” Ambas as oficinas estão muito contentes com a mudança para a nova base bicamada aquosa. “Foi definitivamente a decisão correcta!”


6

colorexpert

Hi-TEC

“Simplesmente melhor!” Dois desbravadores de caminhos da Holanda respondem à questão: “Faz realmente Hi-TEC o que reclama?”

Oficinas piloto Hi- Schadenet van Leeuwen e Schadenet van Eeden, Holanda.

Mathijs van Leeuwen da Schadenet van Leeuwen em Kesteren responde que sim. “Mudamos definitivamente para o Permahyd® Hi-TEC 480 num dia. Tivemos dois dias de formação – e desde logo tudo correu de forma suave.” Dennis Hulzentop, pintor em Schadenet van Eeden em Cuijk, confirma a facilidade de trabalhar com Hi-TEC: “Obviamente, temos que nos habituar ao produto no primeiro dia, mas desde aí estamos a dar-nos mesmo bem com o novo produto.”

“Permahyd® Hi-TEC evapora mesmo rapidamente, reforça Mathijs van Leeuwen. “Quaisquer falhas de tinta podem ser corrigidas imediatamente. E o disfarce é também rápido e fácil. Adicionalmente, Permahyd® Hi-TEC é também excelente para retoques localizados.” Para Dennis Hulzentop, a opacidade, facilidade de correcção e alastramento são os pontos mais fortes; “A tinta seca muito rapidamente. Deste modo podemos remover pequenas poeiras mais cedo e isolar a superfície em seguida, para continuar com as fases posteriores.” Os dois homens de negócios concordam abertamente: “Os produtos anteriores da Metalak, o nosso fornecedor Spies Hecker, eram já muito bons. Mas este sistema é simplesmente melhor!”

“Excepcionalmente equipados para o futuro!” Ao lançar Hi-TEC 480, a Spies Hecker obteve também um impacto considerável no comércio suíço. “O que realmente encontramos é que o novo sistema de produtos torna o processo mais seguro,” afirma Benno Schütze responsável do departamento de carroçaria na Carrosserie Zumbrunn em Sissach. As oficinas em Biel-Benken e Füllinsdorf também mudaram para a inovação da Spies Hecker. “Optamos pelo novo sistema porque, tal como a Spies Hecker, somos a favor dos desenvolvimentos tecnológicos que facilitem os processos de trabalho na oficina,” dizem Angelo Grasso e Erwin Leu, explicando os motivos porque introduziram o novo sistema. O director de negócio Roger Steimann da CS R. Steimann AG em Bachenbülach achou a familiarização realmente fácil: “A mudança para Hi-TEC 480 foi rápida e sem dificuldade.”

Erwin Leu, Volker Wistorf, Selcuk Özgül, Roger Steimann e Angelo Grasso.

Como em Baselbiet – tal como em todas as oficinas que questionamos – os profissionais do cantão de Zurique apreciam a espantosa uniformidade dos resultados de aplicação. “A segurança do processo assegurada pelo sistema proporciona-nos mais flexibili-

dade do que nunca na organização dos trabalhos com os diferentes pintores,” é o veredicto de Laufental, por exemplo. Concluindo, todas as oficinas piloto suiças concordam: “Impressionante na prática – e estamos excepcionalmente equipados para o futuro!”


7

Homologações

Um sinal de confiança. As homologações dos construtores são sinónimos de qualidade testada e soluções de reparação fiáveis. móvel durante anos. Mundialmente, tem sido atribuída à empresa mais de 100 homologações por 40 construtores de veículos. Trata-se de uma garantia de que as várias especificações dos veículos são cumpridas quando uma oficina repara com produtos Spies Hecker danos provocados por acidentes. Junto com os requisitos técnicos, alguns serviços são também uma característica permanente dos acordos com as distintas marcas de automóveis.

Fazendo uso das homologações de marca.

Qualidade de reparação reconhecida: Os construtores automóveis confiam na Spies Hecker.

Para obter uma homologação de repintura de um construtor automóvel, os produtos em causa têm de cumprir uma série de critérios e passar por inúmeros testes. O construtor testa se a repintura cumpre com os padrões do acabamento OEM e se pode ser usado como garantia de trabalho. Spies Hecker tem vindo a cultivar uma estreita parceria com a indústria auto-

Efeitos cintilantes. Para a pintura de jantes e partes adicionais a Spies Hecker tem uma nova Permahyd® Base Bicamada Silver Star que evoca um alumínio super fino em peças do veículo. Quer seja utilizado em tuning, jantes ou acessórios, a base Permahyd® Base Bicamada Silver Star produz uma superfície lisa, com brilho tipo alumínio, com seus pigmentos metalizados microscópicos. O seu campo de aplicação preferido é a pintura original ou reparação de jantes e de capas de retrovisores. “Essas peças do veículo são normalmente revestidos em tons de prata extremamente finos”, explica Frank Barduna, Responsável Técnico da Spies Hecker. Obtém-se os efeitos mais brilhantes se se aplicar um verniz sobre o aparelho antes da aplicação do da base bicamada, e se lixe finamente para evitar variações de textura do substrato. A base bicamada em conformidade COV pode ser revestida com qualquer verniz Permasolid® aplicado em 1,5 demãos.

Os consumidores estão a atribuir uma importância crescente à informação do fabricante e às verificações da qualidade do produto. Portanto, nos negócios com clientes particulares, a oficina pode fazer uso específico das homologações da marca automóvel. “Este é um argumento convincente, sobretudo para as oficinas de reparação que trabalham principalmente as marcas premium”, salienta Karsten Jürs, Gestor de Marketing da Spies Hecker. “A oficina pode assim reforçar a confiança do cliente no seu trabalho e na qualidade da reparação.”


8

colorexpert

Produtos

Um acabamento rápido. O novo Permasolid® Verniz HS Optimum Plus 8650 da Spies Hecker proporciona uma aplicação simples e uma secagem extremamente rápida. Com uma janela de aplicação muito grande e uma secagem rápida de 10 até 35 minutos a 60 ºC (temperatura do objecto), o novo Permasolid® Verniz HS Optimum Plus 8650 da Spies Hecker provoca um forte impacto. Utilizações várias – para tudo desde reparações padrão até Speed Repair. “Durante o desenvolvimento do produto, definimos como objectivo tornar o processo de aplicação do verniz ainda mais eficiente” refere Jörg Sandner do Serviço Técnico da Spies Hecker. “Devido à secagem rápida, o Permasolid® Verniz HS Optimum Plus 8650 pode ser rápida e facilmente polido. A produtividade da oficina cresce exponencialmente.” Obtêm-se bons resultados mesmo sob condições desfavoráveis na cabina de aplicação. Este inovador verniz altos sólidos contribui assim em grande medida para a optimização de todo o processo de trabalho. O verniz da Spies Hecker em conformidade COV é o mais adequado para oficinas que frequentemente executam trabalhos desde o Speed Repair até reparações pequenas.

Endurecedores versáteis. Apenas se consegue obter resultados de pintura excepcionais se o endurecedor foi bem seleccionado tendo em conta o ambiente de trabalho. Deve-se ter em conta um certo número de pontos. É sempre importante considerar as condições ambiente prevalecentes e o tamanho do objecto. Se, por exemplo, um endurecedor extremamente rápido é utilizado na altura das temperaturas elevadas de Verão, pode resultar em picados de solvente ou em perda de brilho. A escolha do endurecedor depende se estamos perante uma repintura completa ou parcial. O poster de sistema da Spies Hecker indica que endurecedores devem ser utilizados e em que condições. O poster está disponível para descarga grátis www.spieshecker.com.


9

Tecnologia

Filtro fora dos eixos? As inclusões de lixo são um pesadelo para os pintores. Portanto, se deseja prevenir tais defeitos, é muito importante mudar os filtros da cabina de aplicação de forma correcta e no tempo certo. Lista de verificação para a manutenção do filtro. • Substituição regular dos filtros do solo • Mudanças dos filtros do tecto pelo menos uma vez ao ano • Limpar as molduras de suporte • Inserir elementos à medida, sem dobras • Verificar diferenças de pressão no filtro • Limpar os pré-filtros de um lado e do outro • Verificar se os filtros estão bem colocados • Eliminar os filtros correctamente • O trabalho de manutenção realiza-se melhor aos fins-de-semana

A substituição regular dos filtros da cabina é algo que os pintores não podem esquecer. Muitas vezes, no entanto, apenas nos apercebemos que os filtros do tecto e do solo estão completamente obstruídos quando já apareceram defeitos, lixos e bolhas nos trabalhos de pintura. “O filtro do tecto deve ser substituído pelo menos uma vez ao ano,” adverte Jürgen Becker, responsável do serviço de assistência na Freudenberg Filtration Technologies. “Dependendo do fluxo de trabalho, os filtros do solo são substituídos todas as semanas.” Conceito de filtração na cabina de aplicação.

Fornecimento de ar Filtro do tecto

Filtro do solo

Pré-filtração com filtros de bolsa

Preparação. O trabalho de manutenção deve ser executado ao fim-de-semana, pois a cabina

de aplicação fica inoperativa durante algumas horas. “Quando se muda o filtro do tecto, as molduras de suporte têm de ser completamente limpas,” explica o especialista. Aspiração e limpar com pano húmido são indispensáveis. “Mais ainda, os novos elementos cortados à medida têm de ser cuidadosamente inseridos sem dobras.” O vestuário adequado para este trabalho é composto por fatos-macaco descartáveis, óculos, luvas e máscara anti-partículas.

Filtros do tecto. “As partículas de pó e fibras responsáveis pelos defeitos de pintura introduzem-se por via aérea,” reforça Jürgen Becker. Esta é a razão porque uma filtração eficiente do ar de entrada envolve não só o filtro do tecto mas também os pré-filtros, É aqui que são utilizados muitas vezes os filtros de bolsa. A cadência de substituição dos filtros de bolsa depende fundamentalmente da localização. “A contaminação do ar nas cidades é muito maior que nas zonas rurais. A diferença de pressão no filtro deve ser verificada e não deve exceder 250 Pa, “Quando se mudam os pré-filtros, os dois lados devem ser limpos. Normalmente é suficiente aspirar. Jürgen Becker: “Quando

se coloca o novo filtro assegurar que a impressão está do lado jusante e que existe um selo hermético.“

Filtro do solo. Se a pressão na cabina aumenta e se deteriora o desempenho de extracção, está na altura de mudar o filtro do solo. Tem de se ter especial cuidado com a parte retentora da pulverização seca. A substituição não deve ser efectuada imediatamente após a pintura, porque ainda existe uma quantidade assinalável de solvente na pulverização retida. Após a remoção não o guarde num contentor fechado em qualquer sítio, porque existe um risco sério de explosão. “Assegure a existência de uma livre circulação de ar de forma que o solvente residual evapore,” é a recomendação premente de Jürgen Becker. Dependendo do material de pintura aplicado, os filtros do chão devem ser eliminados juntamente com o material contaminado (papel de isolamento, etc.). Em resumo, os defeitos de pintura podem ser minimizados com uma manutenção regular dos filtros. “Existem então condições extremamente limpas para trabalhar e obter resultados sem falhas.”


10

colorexpert

Cor

Trabalho criativo. Para os profissionais da repintura, cores de efeito significam novos desafios e processos exigentes. Olhemos para trás, no tempo. Há 20 anos atrás, as cores sólidas ainda dominavam o trabalho na oficina. Desde então, o trabalho do pintor, sem dúvida, tornou-se muito mais sofisticado e variado. Os acabamentos mate, numerosos efeitos especiais, vernizes coloridos e acabamento tri-camada, provocaram muito mais diversidade no trabalho diário.

Os efeitos especiais.

Dietmar Wegener, Gestor Projecto Cor.

“A enorme diversidade de cores reclama, por um lado, um maior conhecimento dos utilizadores e, por outro lado, soluções práticas de produtos dos fabricantes de tintas”, explica Dietmar Wegener, perito colorístico da Spies Hecker. “Os carros novos chegam ao mercado a cada ano com cerca de 1.000 novas cores.” Ao contrário de há 20 anos, hoje acabamentos especiais também fazem parte da produção em série. “Isso confronta o pintor com dois desafios principais: em primeiro lugar, seleccionar a cor correcta pela medição de cor digital com o ColorDialog e, em segundo lugar, preparar-se adequada-

mente para alcançar resultados imaculados.” Isto não é viável hoje em dia sem a gestão digital de cores, acredita Dietmar Wegener. Enquanto a Nissan, por exemplo, chama a atenção com seu KAB Ultimate Metal Silver, a Ford exibe-se com um poderoso Hot Magenta. Toyota, Porsche, Opel, Renault e outros fabricantes, por sua vez, aumentam o seu impacto de marca com tintas de efeito contendo pigmentos especiais Colorstream®.

Soluções para reparações de pintura. Rápida a responder a esta tendência, a Spies Hecker tem oferecido soluções de reparação em perfeita sintonia com efeitos especiais. “Por exemplo, para a reparação de vários acabamentos com efeitos especiais, temos aditivos especiais e cores prontas”, explica Dietmar Wegener. “Assim, podemos fornecer aos nossos clientes um verniz colorido destinado a reproduzir a pintura OEM. Contém a mesma pigmentação que o material de pintura de linha de produção. Isto torna possível recriar o aspecto original.” Outro exemplo: para reparações de pintura para o Nissan GTR cor KAB Ultimate Metal Silver, são utilizados uma cor pronta do Permahyd® Base Bicamada Série 280 e o Permahyd® Aditivo Especial 9016. É também exigido um conhecimento especial. Neste caso, contrastando com a sequência normal de acabamentos, é aplicado um verniz directamente sobre a superfície de aparelho lixada ou sobre pintura original lixada como complemento do pré-tratamento do substrato. Você pode encontrar na internet na nossa página www.spieshecker.com/tds a informação importante relacionada com a aplicação dos vários produtos e acabamentos de efeito.


11

Eficiente e rápido! O programa de cores CRplus da Spies Hecker não só minimiza o esforço de gestão de cores mas também facilita a utilização do produto de uma forma eficiente.

O progresso na repintura automóvel quase não conhece limites! Com a função “comparação do resultado” do CRplus da Spies Hecker, o pintor pode agora ver no monitor cores digitalmente criadas e, se necessário, corrigi-las. As quantidades exactas necessárias de produto também já podem ser calculadas no computador..

Comparação dos resultados no monitor. Em primeiro lugar, a cor é medida no veículo com o ColorDialog e os dados transferidos para o PC. Em seguida, o CRplus pesquisa as cores mais correctas na base de dados. A cor medida e a fórmula sugerida são exibidas lado a lado no monitor. Se desejar, o sistema pode ainda sugerir automaticamente uma correcção à fórmula. Uma vez que o pintor esteja satisfeito com a comparação do resultado, os dados da fórmula de cor podem ser transferidos para a balança electrónica para mistura imediata. “A fórmula e a respectiva correcção proposta são imediatamente visualizadas e podem ser verificadas melhor e mais rápido, pelo pintor”, explica, de forma entusiasmada, o especialista de cor Dietmar Wegener. Isso torna a escolha das cores mais precisa, mesmo antes de aplicar uma amostra de teste.

CRplus: Comparação de fórmula e medição de dados.

As etapas em detalhe: 1. Seleccionar um dos três tamanhos de veículo (pequeno, médio e grande). 2. Marcação das peças a reparar. Dietmar Wegener: “Aqui é onde o processo a realizar pode ser definido, por exemplo, pintura externa, pintura interior ou técnica de disfarce.”

Cálculo mais eficiente. Mas isso não é de tudo o que CRplus pode fazer, já que também calcula a quantidade necessária de tinta. “A ‘Sugestão de Volume' informa o utilizador quanto deve preparar para a reparação”, prossegue Dietmar Wegener. Como isso funciona? Depois de seleccionar a cor, o pintor marca o local da reparação na imagem do veículo e o programa sugere qual a quantidade a preparar.

CRplus: Sugestão de volume.

Como resultado, o pintor é informado da quantidade de tinta a ser preparada. Um recurso útil aqui: “Os utilizadores, baseando-se na experiência pessoal,

podem ajustar o factor nas definições, ou seja, no sentido de utilizar mais ou menos produto que o sugerido. Esta informação guardada pode ser aplicada no futuro em quantidades sugeridas”. As duas funções optimizam a utilização de produto na oficina e, portanto, acabará por beneficiar o meio ambiente. “O pintor está preocupado com a selecção da cor correcta e a quantidade necessária de produto a preparar”, diz Dietmar Wegener, acumulando-se as enormes vantagens.


1

Recepção do trabalho.

2

Medição da cor.

Registe e avalie o dano.

Polir e limpar a área de medição junto ao dano.

Descubra o código de cor na placa identificativa ou no livro de manutenção do veículo.

Colocar o ColorDialog sobre a superfície limpa e realizar 3 medições em posições ligeiramente deslocadas umas das outras.

Gestão de Cor Profissional. Em cores de efeito, determinar o grau de efeito da cor metalizada com o Effect Index.

A correcta identificação da cor é absolutamente indispensável para um bom trabalho de repintura. O futuro para os profissionais da repintura envolve perícia manual assistida por equipamento digital. Com o espectrofotómetro ColorDialog e o programa de procura de fórmulas de cor CRplus da Spies Hecker, o pintor beneficia da gestão de cor profissional – assegurando fiabilidade ao longo do processo e eficiência para o negócio.

© Spies Hecker GmbH, 07/2011

Com o programa CRplus, transferir os dados de medição da cor para o computador.


3

Procura da fórmula.

Introduzir o nome do construtor do veículo e o código de cor para limitar a procura de fórmulas de cor.

4

Mistura da cor.

5

A função “Sugestão de volume” calcula a quantidade de tinta necessária para a repintura das peças do veículo no processo seleccionado, p. ex. pintura exterior ou interior ou realização de disfarce.

Chapa de teste de cor.

Aplique uma chapa de teste de cor.

Compare a chapa com o veículo à luz do dia ou sob uma lâmpada replicadora da luz do dia.

As fórmulas de cor que se aproximem mais dos valores de cor medidos são mostradas.

A função “Pesar” auxilia a preparação de cor e corrige automaticamente a fórmula caso ocorram falhas de pesagem.

A função “Comparação do resultado” mostra no monitor a cor medida e a fórmula encontrada na base de dados.

6

Pintura e tarefas finais.

Aplicar a cor preparada sobre o veículo.

Imprima os dados da fórmula de cor com o código de barras numa etiqueta e coloque-a no verso da chapa de teste de cor.

A função “Cor de efeito afinada” ajusta a fórmula encontrada na base de dados aos valores de cor medidos. Guardar a fórmula correcta.

Arquivar a chapa de teste de cor.

Spies Hecker – mais perto de si.


14

colorexpert

Prática

Uma lenda de regresso à vida! Reavivando memórias dos seus dias de glória, o lendário Audi Sport Quattro S1 está de volta! 25 Anos depois, Volker Gehrt reconstrói uma réplica detalhada do carro de rali – com artesanato, tecnologia moderna e uma paixão por automobilismo.

Dados técnicos Audi Sport quattro S1 réplica. • • • • •

Motor: Cinco cilindros, 2100 cc Potência: 330 kW (560 hp) às 7500 rpm Peso: 1085 – 1195 kg Velocidade máxima: 220 km/h Preço: Inestimável e não está à venda

“Reconstruir com precisão o Audi S1 foi uma ideia brilhante. Quando eu vi o carro pela primeira vez, foi como recuar 25 anos no tempo. A quantidade de trabalho que se consome numa construção duma réplica assim é incrível.” (Walter Röhrl, piloto alemão que conduziu para a vitória no Mundial de Ralis em San Remo, em 04 de Outubro de 1985.)

“Um carro de rali, com tracção permanentemente activa às quatro rodas – algo que era inconcebível anteriormente. Mas o registo impressionante fala mais alto. Uma produção magistral dos engenheiros da Audi!” (Stig Blomqvist, piloto sueco, que conquistou o Campeonato do Mundo ao vencer o Rali da Costa do Marfim na Sport Quattro em 1984.)


15

O Audi Sport quattro S1 está entre os carros de rali mais emocionantes e inovadores da história do automobilismo. O seu conceito de condução, a sua potência e, claro, os sucessos de seus pilotos – como os de Walter Röhrl, Stig Blomqvist, Michèle Mouton e Hannu Mikkola – gravou indelevelmente o Audi quattro na memória dos adeptos de ralis. De 0 a 100 km/h em apenas 2,6 segundos. O primeiro carro de rali com tracção activa permanente nas quatro rodas. Era um ícone. Tecnologia que inspira ainda hoje. “Eu vi o Audi Sport Quattro S1, pela primeira vez na televisão há 25 anos”, refere-nos um comovido proprietário de oficina, Volker Gehrt, de 51 anos de idade. Para celebrar o 25º aniversário de sua empresa, ele próprio fixou um objectivo bem ambicioso – a de construir uma réplica deste lendário carro desportivo.

Uma mente de pista de corrida. Um projecto audacioso, porque todos os vestígios do carro vencedor de outrora tinham desaparecido. Ninguém sabe nada sobre o paradeiro do Audi. Destemido, Volker Gehrt investiu o seu esforço juntamente com Roland Gumpert, ex-director da equipa Audi. Com paixão e conhecimento, toda a equipa da oficina de chapa e pintura na Alemanha começou a trabalhar. Decorreram três anos de planeamento e um ano de trabalho duro. “O principal desafio foi recolocar o Audi na estrada tão fiel ao original quanto possível”, sublinha Volker Gehrt. “Muitos componentes não estavam mais disponíveis – nenhuma quantidade de dinheiro ou de retórica fariam qualquer diferença.”

Reviver a história desportiva. Instinto, perseverança e bons contactos foram necessários para descobrir planos de construção e peças. Para construir o corpo do S1, A Audi lançou mão em 1985 das peças de produção em série. “Precisávamos de três carroçarias Audi quattro completas daquele ano. Além de tudo isso, tínhamos que construir uma série de componentes a partir do zero”, explica Volker Gehrt. Para recons-

truir a caixa de velocidades, foi necessário voltar ao estirador de desenho antigo engenheiro Werner Kugler.

Acabamento fiel à origem com Permahyd® Hi-TEC 480.

Clássico com Hi-TEC. A pintura da réplica de Audi quattro Sport S1 apresentava um desafio inteiramente novo a Volker Gehrt: O branco Alpine e o amarelo HB – como será possível replicar com precisão as antigas cores, com tecnologia moderna? Uma pergunta para a qual Spies Hecker tinha a única resposta apropriada: “Colocamos em prática a nossa especial experiência em tintas”, explica Dietmar Wegener da gestão de cores Spies Hecker. Após exaustivas buscas, o especialista conseguiu identificar as cores originais. “Com o ColorDialog e o programa de pesquisa de fórmulas de cores CRplus, encontramos as fórmulas para a cor de fundo e para a faixa do logótipo na nova qualidade Permahyd® Hi-TEC.” Todo o Audi Sport Quattro S1 réplica foi então pintado com base bicamada Hi-TEC em apenas dois dias. “O novo sistema comportou-se particularmente bem na aplicação rápida e limpa da pintura multi-tom”, confirmou Heiko Patz, pintor sénior de Volker Gehrt. Em suma, este é um casamento feliz da história e da tecnologia. Devido à tecnologia de pintura moderna, a pintura clássica é virtualmente indistinguível do original. Dietmar Wegener: “Pela colocação de códigos de barras no verso das lamelas de cor, as fórmulas podem ser rapidamente encontradas a qualquer momento.” Isso vai facilitar retoques na carroçaria. Porque o Audi Sport quattro S1 não é destinado ao museu. O automobilista Walter Röhrl já o levou para dar uma volta no circuito de corridas de Sachsenring. Corridas em Nürburgring e em San Marino estão programadas no futuro próximo. Depois existem os de Monte Carlo e San Remo. Esta é uma história de sucesso que de uma forma impressionante trouxe uma lenda de regresso à vida.

Participe ... e com um pouco de sorte pode ganharum dos cinco modelos de carro Audi quattro S1 Sport: www.spieshecker.com/hitec-s1

Stig Blomqvist, Campeão do Mundo 1984.


colorexpert

Pelo mundo

Paixão pura. Paixão 2011: Dedicado à paixão pela pintura, o actual calendário Spies Hecker conduz-nos ao longo do ano com doze fotos dinâmicas de veículos. “Na nossa escolha dos motivos, realçamos oficinas altamente inovadores ou pouco habituais”, explica Peter Wingen do Departamento de Marketing da Spies Hecker. Oficinas de Reparação na Áustria, República Checa, Alemanha, Holanda, Suíça, Espanha e os EUA abriram as suas portas à Spies Hecker. A linguagem pictórica da “Paixão de 2011” difere dos seus antecessores. As imagens são impressas sem bordos, criando assim uma tensão visual especial. Existe uma boa razão para o contínuo sucesso do calendário Spies Hecker, agora no seu sexto ano de existência, Peter Wingen acredita: “Estamos simplesmente mais perto do cliente, apresentando-o com as suas competências e entusiasmo”. O talento e a habilidade natural do pintor são pura paixão – e isso é algo que se sente ao visualizar todas as fotos do calendário do ano. Os motivos do calendário 2011 podem ser guardados como protectores de ecrã, através da nossa página web: www.spieshecker.com/passion2011.

Our refinishers are more knowledgeable.

ems-p.com

Com as suas ofertas de formação prática, seminários compactos para os gestores de oficinas, medidas de suporte de marketing e consultas face a face, a Spies Hecker mantém contactos estreitos com os seus clientes em todos os momentos. “Mais perto de si” tem sido, afinal, o princípio orientador do produtor de tintas – e que é realmente posto em prática. Portanto, é sem nenhuma surpresa que a actual campanha publicitária da Spies Hecker permanece também fiel a este lema e apresenta a oficina como o ponto central da acção. Não menos importante, e graças a esta parceria extremamente estreita, o produtor de tintas com base em Colónia compreende o que as oficinas mais necessitam. “Os novos motivos de publicidade assumem essas relações estreitas e apresentam soluções concretas para os processos de trabalho na oficina”, explica Peter Wingen de Marketing da Spies Hecker. “Os motivos também salientam as vantagens para os pintores Spies Hecker e, juntamente com o texto, geram um forte sentimento de comunidade. Estamos, afinal, numa equipa global.

ems-p.com

Comunidade global. Our refinishers work at the highest level.

Based on practical requirements, Spies Hecker training is tailored to your particular needs. At the Training Center, we introduce you to new product systems and painting techniques. Together, we optimize your processes and thus boost the efficiency of your bodyshop.

Spies Hecker – simply closer.

Spies Hecker GmbH · Horbeller Straße 17 · 50858 Köln · www.spieshecker.com

ems-p.com

16

Our refinishers find formulas faster.

Innovative Permahyd® Hi-TEC 480 waterborne base coat brings a new dimension to vehicle refinishing – with easy processing, rapid blending-in and flexibility in its application. We help you achieve greater process security.

Professional color management is essential for efficient processes. Giving you access to over 35,000 Hi-TEC color formulas, the CRplus formula search program delivers rapid results in your search for colors. We help you to find any color faster.

Spies Hecker – simply closer.

Spies Hecker – simply closer.

Spies Hecker GmbH · Horbeller Straße 17 · 50858 Köln · www.spieshecker.com Spies Hecker GmbH · Horbeller Straße 17 · 50858 Köln · www.spieshecker.com


17

Prática

Na faixa rápida. Becker Automobildesign construiu uma reputação com especialista internacional no restauro de automóveis Porsche. quatro a cinco encontros por ano,” explica o empresário, que se desloca a muitas corridas. “Esta é uma excelente oportunidade para consolidar contactos já existentes e estabelecer novos laços.” Dois carros 911 3,0 RS estão constantemente na estrada, em ralis e em circuitos, ostentando o logótipo da empresa Becker.

Uma marca para o negócio em franca expansão.

Preparação para a sessão de fotografias em Becker Automobildesign.

Com a sua forma invulgar, o som inimitável e de qualidade superlativa, a Porsche tem muitos admiradores, sendo um deles Heiko Becker. Fascinado com a marca de carros desportivos, ele transformou esta paixão na sua profissão. Becker Automobildesign na Alemanha é especializada na reparação e restauro de modelos Porsche.

Anos de formação na oficina. Tudo começou quando, o agora com 40 anos, ainda era um adolescente: “Aos 19 anos, trabalhava numa oficina que reparou carros antigos desportivos”, recorda. “Um dos primeiros veículos que trabalhei foi um Porsche.” O seu preferido nº1, um 911 GT 2.5, para ser mais preciso. Apenas conseguiu um desses raros modelos para reparação na sua própria oficina no ano passado. Heiko Becker tem a sua própria oficina desde 2005 – com 14 funcionários empregados de forma permanente,

incluindo 10 pintores. A expansão dos negócios está em marcha. Quem visitar a empresa não pode deixar de notar como tudo está arrumado e limpo. “Uma oficina limpa para o trabalho imaculado” é seu lema. “A minha equipa é uma mistura de jovens e mais velhos, todos altamente qualificados.” O proprietário da empresa atribui especial importância ao trabalho em equipa entre os pintores e reparadores de carroçaria. Jovens e velhos, experiência e entusiasmo é uma combinação que parece funcionar bem em Becker Automobildesign. Em consonância, os veículos na oficina são uma mistura de clássicos e da actualidade. Cerca de 50% vêm de proprietários privados.

O seu compromisso com a Porsche valeu a pena, o negócio é florescente. Com a especialização, a empresa tornou-se independente das seguradoras, concessionários e do estado da economia. Porque os carros clássicos e automobilismo são duas fontes de negócio resistentes às crises. No que diz respeito a atrair novos clientes, Heiko vem contando há algum tempo com os outros para espalhar a palavra. “Quase todos os nossos clientes vêm até nós por recomendação pessoal de amigos e conhecidos”, diz-nos ele com orgulho. Com certeza, a oficina de Becker Heiko não é relutante relativamente às novas tecnologias – nem da Internet, nem de produtos inovadores como Spies Hecker Permahyd® Base Bicamada Hi-TEC 480. A Spies Hecker como fornecedor de tinta, há muito demonstrou interesse no sucesso da história de Becker e apresentou o negócio em comunicações de larga escala e no calendário anual.

Acelerando para agir. Os carros desportivos da oficina de Becker participam em competições por toda a Europa – em Nürburgring, no Trieste Rally de Viena ou no Trofeo Baleares. “Só na Alemanha, ocorrem

Heiko Becker, Becker Automobildesign.


18

colorexpert

Produtos

O tão importante ligante. A pintura industrial é um campo multifacetado de negócio com exigências para o pintor constantemente crescentes. Com o sistema de tintas Permaflex® da Spies Hecker, pode-se obter uma extensa gama de acabamentos de superfície, efeitos e graus de brilho. É a selecção do ligante Permaflex® que determina as propriedades especiais do produto e se adequa ao fim em vista. Para aconselhamento sobre aplicações específicas, os especialistas da Spies Hecker estão sempre ao dispor para ajudar.

Pintura industrial.

Esmalte PUR Série 570. Esmalte PUR Mate Série 555. Esmalte PUR Texturado Série 560.

Esmalte Ferro Micáceo Série 510.

PUR

• Elevada resistência mecânica e química • Efeito e brilho típico ferro micáceo • Elevada resistência às intempéries

• Elevada resistência mecânica e química • Para aplicações de interior e exterior • Adequado sobre substratos com primário

Ferro Micáceo

Esmalte Alquídico Série 530. Alquídico

Esmalte Acrílico Plus Série 575. Acrílico Plus • Elevada estabilidade UV • Sistema especial para molduras de janelas

• Adequado para interior e exterior • Pode ser aplicado por rolo e trincha • O Acelerador 9011 melhora a secagem em profundidade e permite repinturas mais rápidas

Esmalte Acrílico Série 550.

Esmalte Epoxy EP Série 540.

Acrílico

Epoxy

• Para aplicação em 1 etapa / sem primário • Aplicar directamente sobre aço, alumínio e zinco • Para aplicações de interior e exterior

• Adequado para aplicações especiais em interiores • Para objectos que exijam dureza de superfície extrema e elevada resistência mecânica e química, p. ex. solos, máquinas

Esmalte Anti-gravilha Série 515.

Esmalte NC Série 520.

Anti-gravilha • Elevada resistência mecânica • Aplicação com bomba melhorada

Nitroceluloso • Adequado para interior • Rápida secagem ao ar


19

Utilizações flexíveis. Amolgadelas em pára-choques, riscos em portas e danos por acidentes – os tipos de danos são muitos. Quem quer que esteja na repintura automóvel de forma profissional tem de ser flexível – uma condição preenchida pelo novo Permasolid® Verniz HS 8055. Adequado para qualquer tipo de reparação, é fácil de aplicar e assegura segurança ao processo. “O verniz altos sólidos em conformidade com COV é ideal para todos os tipos de repinturas – para qualquer situação desde retoques localizados a repinturas parciais e completas na cabina de pintura,” explica Frank Barduna do Serviço Técnico Internacional. “Mais ainda, o novo verniz atinge um equilíbrio perfeito entre rapidez de secagem e brilho.”

Aparelho CV óptimo. Se na oficina é necessário elevada produtividade, os pintores podem agora lançar mão do Permafleet® Aparelho molhado-sobre-molhado VHS 5620 da Spies Hecker. “O que faz do novo Aparelho 5620 especial é a sua simplicidade de aplicação, excelente pulverização e brilho e alastramento fora do comum,” reforça Arno Steyns, especialista em pintura de veículos comerciais da Spies Hecker. “A sua grande janela de aplicação e longo tempo de vida da mistura tornam fácil a sua utilização.” Estes dois factores são de primordial importância no sector de veículos comerciais, e o Aparelho 5620 torna a a pintura de grandes superfícies como semi-reboques e autocarros possível. O Permafleet® Aparelho molhado-sobre-molhado VHS 5620 está aprovado para todos sistema Permahyd® base bicamada e sistemas Permafleet® Esmalte 2K. O produto está disponível em cinzento-escuro e branco, em embalagens de 3.5 lts. Segurança e processamento rápido, elevada qualidade e resultados de que se pode orgulhar em grandes superfícies: O novo Permafleet® Aparelho molhado-sobre-molhado VHS 5620 da Spies Hecker proporciona acabamentos de pintura de elevada qualidade e aumenta a eficiência das operações na oficina.

O novo verniz da Spies Hecker foi desenvolvido para os sistemas Permahyd® Hi-TEC 480 e Permahyd® Base Bicamada 280/285. O verniz é aplicado em 1.5 ou 2 demãos. A proporção de mistura é 3:1 com Permasolid® Endurecedores VHS mais 5% de Permasolid® Aditivo para Vernizes HS 9034. “O aditivo optimiza as características de alastramento do verniz. Para retoques localizados, Acelerador 9025 ou Aditivo 9026 podem ser utilizados em vez do Aditivo 9034. Deste modo, as áreas pequenas podem ser processadas eficientemente,” explica o especialista.


20

colorexpert

Gestão

Pensamento Lean. Aumentar a rentabilidade: Oficinas no Reino Unido apostam em valor e eficiência em cooperação com Colors Unlimited International. Manter-se competitivo.

Gary Steele, especialista Lean da Muradi.

Existe uma procura crescente de processos que melhorem a eficiência. O programa Colors Unlimited International (CUI) da Spies Hecker deu resposta a esta necessidade com a estratégia de negócio Pensamento Lean. Em conjunto com os membros CUI britânicos, foi concretizada uma Academia Lean, assente no conhecimento e experiência lean do parceiro do programa Muradi LLP. “Foi desta forma que os empregados das oficinas descobriram como focalizar no valor para os clientes e melhorar os processos de trabalho – e como combinar eficientemente os dois,” explica Gary Steele da Muradi.

Para que os negócios se mantenham competitivos, os parceiros CUI submeteram todos os processos a um exame minucioso. Especificidades comerciais e empresariais são estudadas, analisadas e avaliadas com o objectivo de obter melhor utilização da mão-de-obra, reduzir retrabalhos, prevenir manobras de veículos desnecessárias e gerir produtos e peças eficientemente. A ideia básica é que, num negócio lean, o trabalho flui com constância, de uma actividade geradora de valor para o próximo procedimento – sem interrupções e sem caminhar em círculo.

Optimização de processos. Interrupções no trabalho e utilização incorrecta de produtos podem ser encontrados “em todos os aspectos da organização e nos mais estranhos locais que sequer não imaginou,” diz Charles Williams, proprietário do parceiro CUI C&P Panelcraft. Muitas vezes é o local de trabalho pouco organizado em que ferramentas importantes faltam porque estão espalhadas pela oficina.

Então, todos os esforços desperdiçados de procura significam custos extra – e absolutamente evitáveis. Ou polir o veículo completo quando apenas as peças pintadas de novo o deveriam ser. O escritório é também muitas vezes o cenário de actividade redundante – por exemplo, quando demasiados fornecimentos de material de escritório foram encomendados ou uma cotação de preços for repetidamente revista.

Transparência a todos os níveis. “Pensamento Lean é um processo de cozimento lento que beneficia toda a organização e que transporta um potencial real que aumenta significativamente os lucros,” diz um confiante Charles Williams. Esta é razão porque a Gestão Lean envolve de forma crítica, um exame e um repensar sobre cada área de trabalho e sobre cada etapa do processo. Claramente definidas, tarefas, responsabilidades e uma resposta rápida a erros produzem processos mais estáveis no final – e, por último, uma maior satisfação do cliente como também uma atmosfera de trabalho completamente equilibrada.


21

Agora estamos a falar! O especialista em comunicação Thomas Wetzel mostra como obter maior sucesso ao negociar com clientes. Mr Wetzel, qual é a melhor abordagem para o funcionário na recepção a clientes? Deve prestar especial atenção à forma como deparamos com o cliente. O que realmente está a tentar transmitir? Se apenas menciona o dano e questiona directamente pela reparação, uma reacção direita ao assunto é absolutamente apropriada. Se, por outro lado, o cliente mostra preocupação e ventila as suas emoções, a sua primeira necessidade é uma resposta simpática antes de tratar do assunto em si. Mais ou menos aconselhamento, apoio compreensivo ou simplesmente uma solução rápida e específica – no serviço ao cliente, é necessária uma boa dose de intuição. Abertura de espírito, aptidão para ouvir e dizer a frase certa no momento certo – uma tarefa difícil, embora lidar com pessoas é algo que se pode aprender. Adicionalmente, o funcionário do serviço pós-venda é também um vendedor. A oferta de serviços extra está também envolvida. É verdade que as negociações com peritos de seguros ou gestores de reclamações diferem das outras mais habituais no serviço pós-venda? Sim, porque aqui o ónus está no proprietário do negócio e particularmente numa preparação cuidadosa para a negociação. Esta é a forma de evitar certas incertezas que o outro lado logo registará. Provavelmente as negociações mais difíceis serão as que envolvem a apresentação de um orçamento. É importante calcular os custos com precisão, estando à vontade para os mostrar, justificá-los e explicá-los – sem tomar uma atitude defensiva. O meu conselho é calcular os custos por

Thomas Wetzel, especialista em comunicação.

antecipação e colocar-se na pele do seu opositor. Deste modo pode desenvolver estratégias de sucesso e responder de forma inteligente ao que lhe é questionado. Passemos às reclamações. Como transformar incidentes negativos em encontros positivos? Em primeiro lugar, deve-se permitir que o cliente desabafe antes de iniciar a discussão sobre o assunto. Se, em seguida, mostrar simpatia pelos argumentos do cliente, poderá colher alguns pontos úteis. Sem significar contudo que se arranjem desculpas para o problema. Logo que se estabeleça uma atmosfera construtiva, deve ser utilizada para causar uma boa impressão com um tratamento da reclamação vivo e desburocratizado. Isto fornece uma excelente oportunidade para mostrar o serviço pós-venda na sua melhor forma. No entanto, evite admissões de culpa e proponha sempre soluções concretas. Consegue-se obter mais sucesso com formação em comunicação? Para se comunicar de forma profissional certamente também se necessita de formação profissional. Com a prática suficiente, ganha-se segurança e competência – e assim obtém-se maior sucesso. Os resultados mostrarão eles mesmos uma melhoria da situação, uma queda no nº de reclamações e um crescimento da satisfação do cliente. Por outras palavras, pode melhorar a sua posição competitiva. Mr Wetzel, muito obrigado pela entrevista.


22

colorexpert

Pelo mundo

Foto por cortesia de Geza Lorincze owl.hu

Idade dourada. Nove pontes Budapest ligam Buda de um lado do Danúbio a Pest do outro. Um século após sua construção, a Ponte da Liberdade, na capital Húngara sofreu recentemente uma renovação completa. Envolvidos neste projecto foi Alami Kft., o distribuidor das tintas Spies Hecker, na Hungria. O trabalho envolveu a repintura de duas coroas douradas e quatro bolas douradas que adornam as entradas da ponte de ferro. Os substratos foram previamente preparados com um Primário Epoxy de forma que a base bicamada dourada da Spies Hecker fosse capaz de embelezar adequadamente a ponte para as próximas décadas. Para alcançar a melhor estabilidade possível UV e excelente brilho, os pintores aplicaram também o Permasolid® Verniz HS Optimum 8600 da Spies Hecker.

Reflexões. Utilizando tinta para provocar reflexão: a Spies Hecker tem apoiado um dos projectos espectaculares do artista eslovaco Stanislav Stankoci. O eslovaco construiu recentemente uma escultura intitulada “Pig”. Esta obra de arte única feita de fibra de vidro reforçada foi revestida com Permasolid® Aparelho Premium 5310, Permahyd® Base Bicamada 285 e Permasolid® Verniz 8600. “O propósito da minha escultura é chamar a atenção para as causas e os efeitos da crise social global – com particular incidência sobre as condições na Eslováquia”, explica Stanislav Stankoci. No seu país de origem, Stanislav Stankoci tem a reputação de usar um grau de sarcasmo próprio para abrir os olhos do público. A escultura foi exposta numa galeria em Bratislava. “Estou a planear novos projectos no futuro próximo, e as tintas de repintura Spies Hecker amplificarão a sua mensagem,” relata o artista.


23

Diabolicamente bom! Mostrar exactamente o que o negócio de repintura é capaz, foi recentemente demonstrado pela oficina IDENTICA Drews em Hannover numa ocasião especial. Participar no concurso “Design Your Car”, concebido pela rede de oficinas europeia Spies Hecker IDENTICA, a oficina bateu todos os outros candidatos com um notável design de um demónio, criado pelo proprietário do veículo. O proprietário Harri Luze e sua equipa investiram mais de 60 horas de trabalho no acabamento da pintura. “Tornar os sonhos do cliente realidade tem sempre o seu atractivo especial”, entusiasma-se o gerente que, no seu trabalho quotidiano, está preocupado principalmente com as reparações de acidentes, eliminação de pequenos danos e limpeza de veículos.

Equilíbrio nas alturas. Arquitectura e design em combinação com a paisagem de suster a respiração dos Alpes austríacos – e mesmo no centro, todo o caminho até o topo, a Spies Hecker. Dois dos teleféricos austríacos arquitectonicamente mais espectaculares e tecnicamente mais avançados estão em operação para Gaislachkogl a 3 058 m, desde Dezembro de 2010. No total, foram pintadas 107 gôndolas na Suíça, com “Atlantic Sunset”, uma das Permahyd® Fascination Colors, por um cliente do distribuidor da Spies Hecker CH COATINGS AG.

Voos de fantasia. Criatividade, uma mão segura, um toque delicado e entusiasmo – a aerografia é um verdadeiro desafio para o pintor. E esta é uma visão apoiada por Michal Slánský, técnico do distribuidor checo da Spies Hecker Interaction s.r.o, A arte da aerografia tem sido o seu passatempo há mais de dez anos.

Desta vez, produziu um espectacular esquema de cores num modelo de avião de 16,5 kg, com uma envergadura de asas de 3,2 m. No entanto, não menos importante que o desenho exclusivo e a qualidade dos materiais é o peso final, porque qualquer coisa que voa não deve ser demasiado pesado.


ems-p.com

Os nossos pintores podem igualizar qualquer efeito de cor.

Com o ColorDialog e o CRplus, pode identificar as cores de efeito mais sofisticadas em questão de segundos. A base de dados de fórmulas da Spies Hecker com as suas actualizações semanais está sempre disponível. Deste modo pode igualizar as cores de efeito mais recentes com a mesma precisão das cores padrão. www.spieshecker.com/colorfinder.

Spies Hecker – mais perto de si. DuPont Portugal – Tintas e Vernizes SA • Est. Nac. 249 – km14 • Apartado 304 • 2726-902 Mem Martins Tel.: +351 21 92 60 00 • Fax: +351 21 920 24 21 • www.spieshecker.pt


Color Expert 2011/12 Portugal