ebook V congresso aspesm 2015

Page 100

derreteram o giz de cera, através do fogo, molharam seus pinceis e pintaram com a água, colaram sementes, aproximando-se da terra. Como forma de síntese do grupo poético os sujeitos foram questionados sobre quais seriam as motivações para cuidar do paciente psiquiátrico, e ao final, apresentaram suas Mandalas e imaginários sobre o cuidado ao paciente psiquiátrico.

Destacamos o primeiro resultado advindo da técnica de relaxamento que apresentou uma entrega total por parte dos sujeitos, todos se mostraram disponíveis e participativos, mesmo que relatando dificuldades em lidar com o lúdico e desinteresse em cuidar do paciente psiquiátrico. Deitaram nos colchonetes dispostos na sala, retiraram os calçados espontaneamente, fecharam os olhos, atentaram a música, apropriaram-se dos elementos lúdicos oferecidos e criaram suas imagens de cuidado.

Figura 1 A figura 1 retrata uma das Mandalas produzidas no grupo pesquisador, o quadrante superior esquerdo retrata o encontro do enfermeiro com o ar, desenhado por sopros de tinta preta, numa tentativa exaustiva de representar que se existisse ar no cuidado ao paciente psiquiátrico esse estaria pesado. O quadrante inferior esquerdo representa a água, e fora pintado com tinta concentrada, com pouca água, para registrar a ausência de fluidez, a dificuldade em estabelecer sintonia. O quadrante superior direito trouxe a terra, e o desenho da árvore representou a vida, a esperança, associada ao desejo de um dia saberem cuidar do paciente psiquiátrico. A terra os remeteu a certeza de que precisam cuidar, e paradoxalmente a sensação de que não sabem como. O quadrante inferior direito representou o encontro com o fogo, as chamas caracterizaram o perigo, elucubrações sobre a agressividade do paciente psiquiátrico foram 99


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.