OdoricoParaguacu_JoseDias

Page 102

No dia 21 de abril de 1981, terça-feira, às 21h10, entrava no ar o seriado O Bem Amado em seu segundo ano, com visual mais bonito e externas adequadas, contando com a colaboração de Oswaldo Loureiro, que repartia a direção com Régis Cardoso. Neste ano de 1981 alguns atores foram substituídos, enquanto outros ingressam no elenco fixo da série, interpretando os novos personagens criados: Luiz Magnelli, Claudioney Penedo, Angelito Mello, Antonio Ismael, Antonio Nunes, Sumara Louise, Beth Castro. A ficha técnica também mudava. Na cenografia, saía Irênio Maia, que havia sido o responsável pelos cenários em 1980, substituído por Fernando Camargo, neste segundo ano da série. Por conseguinte, o visual do seriado sofreu alterações, conforme percebemos através dessas palavras de Régis Cardoso: Revendo alguns episódios do ano passado, chegamos à conclusão de que vários cenários e os figurinos de alguns personagens estavam muito pesados, escuros, tristes. A solução lógica foi construir novos cenários e usar figurinos condizentes com o sol e o calor da Bahia. Estas pequenas mudanças serviram para clarear o visual e as imagens do seriado, e até suavizar a aparência de personagens, como as irmãs Cajazeiras e sua prima Zuzinha, que ficaram mais joviais e modernas. A delegacia de D. Chica Bandeira e a Câmara dos Vereadores foram os únicos cenários que não sofreram alterações.

101

E Dias Gomes continuava, no seu faro jornalístico: antes de escrever, se dedicava à pesquisa de fatos e, para isto, contava com a colaboração da pesquisadora Marília Garcia. Aprofundava o conhecimento da realidade, buscando seu significado, suas relações determinantes, transformando o material bruto da pesquisa em ficção de nível, que recebia, além do mais, como acabamento, pinceladas de humor, arrematando o ridículo. Com isso O Bem Amado foi se firmando cada vez mais na televisão brasileira, sendo apontado, também em seu segundo ano, como um dos melhores programas, uma notável sátira da vida brasileira. Mas, diferentemente do que se poderia esperar, a abertura política não havia beneficiado o seriado da mesma forma como impedira a novela de enfocar alguns temas proibidos pela Censura Federal. O Bem Amado não era de modo algum um programa que pudesse ser considerado como uma afronta à moral e aos bons costumes. No entanto, no Brasil da época, os limites entre os temas políticos e morais eram transparentes para os olhos míopes da censura. Apesar de liberado, o episódio O Povo de Deus e os Coronéis, após sua exibição, teve problemas com a censura, que passou então a ter

O Bem Amado miolo.indd.indd 101

26/10/2009 21:56:50


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.