Page 1

CATEDRAL DE São BASILIO . Moscou

Grandes combinaçoes do Leste Europeu Desde as terras do Império Austro-Hungaro até a Rússia dos Zares. Tudo em un solo viajem!

¿Está pronto? ¡VAMOS!

VIAJE COM A MELHOR COMPANHIA  I  253


Grande Circuito Imperial e Rússia

Palácio de petrodvorest · São petersburgo

Itinerario

DIAS

Refeições

PREÇO BASE

st4259

27

19

4.210 $

st4260

24

17

3.750 $

COMEÇO DO ITINERÁRIO ST4259 SÁBADO: BRASIL - BUDAPESTE Saída da cidade de origem em vôo com destino a Europa. DOMINGO: BUDAPESTE Chegada a Budapeste e traslado ao hotel. Restante do dia livre. Jantar e acomodação. SEGUNDA-FEIRA: BUDAPESTE Café da manhã. Visita panorâmica: a Praça dos Heróis, o Parque Municipal, a Avenida Andrassy, as Pontes das Cadeias, Isabel e Margarita, o Bairo de Buda, o exterior da Igreja Matías, o Bastão dos Pescadores, com maravilhosas vistas do Parlamento, o Bairro de Peste e o Danúbio, etc. Almoço. Tarde livre ou visita (opc) de “Budapeste Histórica”, admirando o interior da Grande Sinagoga e a Ópera. Excursão (opc) combinando um passeio em barco pelo Danúbio com um Goulash Party, para degustar da gastronomia húngara, ao mesmo tempo em que assiste a um espetáculo folclórico de música e danças típicas. Acomodação. TERÇA-FEIRA: BUDAPESTE Café da manhã. Dia livre. Excursão (Opção TI) com (Almoço Opção TI) a uma fazenda da Puszta Húngara (Grande Planície), para assistir a um interessantíssimo espetáculo de costumes e habilidades hípicas húngaras num típico ambiente tradicional existente nos povoados do país. Tarde livre. (Jantar Opção TI). Acomodação. QUARTA-FEIRA: BUDAPESTE - BRATISLAVA - PRAGA Café da manhã. Saída para Bratislava, atual capital da Eslováquia e antiga capital da Hungría durante a ocupação deste país pelo império otomano. Tempo livre para conhecer o seu centro histórico, que além da riqueza monumental, também se destaca pelas divertidas estátuas de costumes. Continuação a Praga. (Jantar Opção TI). Acomodação. COMEÇO DO ITINERÁRIO ST4260 TERÇA-FEIRA: BRASIL - PRAGA Saída da cidade de origem em vôo com destino a Europa. QUARTA-FEIRA: PRAGA Chegada a capital da República Tcheca e traslado ao hotel. Tempo livre. (Jantar Opção TI). Acomodação. CONTINUAÇÃO DE AMBOS ITINERÁRIOS QUINTA-FEIRA: PRAGA “CIDADE DOURADA” Café da manhã. Visita panorâmica: o Bairro Judeu, a Praça da Cidade Velha com a Prefeitura, onde está o famoso relógio astronômico, as igrejas de São Nicolau e Santa María de

Týn, a Ponte Carlos, a Praça Wenceslao, etc. Almoço. Tarde livre. Acomodação. SEXTA-FEIRA: PRAGA Café da manhã. Dia livre. Visita (Opção TI) de Praga Santa: o Castelo de Praga, com a Catedral de São Vito e o Palácio Real Velho, onde iniciou a Guerra dos 30 Anos, depois das destituição dos nobres, a Rua de Ouro, etc. (Almoço Opção TI). Tarde livre que pode ser aproveitada para descansar em uma das típicas cervejarías de Praga, ou assistir ao teatro negro ou ao teatro de marionetes. Acomodação. SÁBADO: PRAGA Café da manhã. Dia livre ou excursão (Opção TI) a Karlovy Vary, cidade balneário que adquiriu uma grande importância durante o século XIX, quando se transformou em um ponto de encontro da alta sociedade. (Almoço Opção TI). (Jantar Opção TI). Acomodação. DOMINGO: PRAGA - AUSCHWITZ - CRACÓVIA Café da manhã. Saída para o antigo campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, testemunha da tragédia humana e lembrança de 4 milhões de pessoas, na lista da UNESCO desde o ano 1979. Realizaremos uma completa visita guiada do seu interior e museu. Continuação a Cracóvia. Restante do dia livre. Jantar e acomodação. SEGUNDA-FEIRA: CRACÓVIA Café da manhã. Visita panorâmica para conhecer a Praça do Mercado, com edifícios como a igreja da Santa Maria, a Torre da Prefeitura e, no centro, o famoso Mercado de Tecidos, o Bairro Judeu, a Universidade Jaguelônica (onde estudou Copérnico), a Colina Wawel, com o Castelo e a Catedral, etc. Excursão (opc) a Wieliczka, para visitar as minas de sal, classificadas como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Tarde livre. Pela noite, opcionalmente realizaremos uma excursão para conhecer o Bairro Judeu, onde desfrutaremos de um jantar e concerto de Música Judaica Tradicional num restaurante de Kazimierz. Acomodação. TERÇA-FEIRA: CRACÓVIA - WROCLAW Café da manhã. Saída para Czestochowa, capital espiritual da Polônia. Almoço. Visita do monastério de Jasna Gora, importante centro de culto e peregrinação desde o século XIV. Neste local encontra-se o ícone da Virgem Negra, que segundo a lenda foi pintado por São Lucas. Continuação a Wroclaw, a terceira cidade da Polônia e conhecida como “A cidade das cem pontes”. Jantar e acomodação. QUARTA-FEIRA: WROCLAW - POZNAN Café da manhã. Visita panorâmica, onde percorreremos o centro histórico antigo, e onde se encontra a Universidade, um dos melhores exemplos de estilo barroco da Polônia; a Praça do Mercado do século XIII, a Ilha da Areia e a da Catedral, etc. Almoço. Continuação a Poznan, berço da nação polaca. Tempo livre para conhecer o centro histórico antigo, com a praça do mercado e a torre da Prefeitura de estilo renacentista, o monumento em homenagem a Primavera de 56, o exterior da catedral de São João, na ilha de Ostrow Tumski, onde nasceu o Estado da Polônia, etc. Jantar e acomodação.

254  I Grandes combinaçoes do Leste Europeu

QUINTA-FEIRA: POZNAN - TORUN - VARSÓVIA Café da manhã. Saída para Torun, considerada como uma das cidades mais bonitas da Europa, que se salvou da destruição na Segunda Guerra Mundial. Tempo livre para conhecer o seu maravilhoso centro histórico antigo, classificado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, com seus monumentos e edifícios que têm permanecido intactos a mais de 700 anos, entre os que se destacam a Prefeitura, a Corte Artus, a casa natal e o monumento de Nicolau Copérnico, a Torre Inclinada, etc. Almoço. Continuação a Varsóvia. Tempo libre. Jantar e acomodação. SEXTA-FEIRA: VARSÓVIA Café da manhã. Visita panorâmica da Cidade Velha: a Rota Real, cheia de edifícios históricos, palácios da aristocracia polaca e monumentais igrejas, os Monumentos do Gueto e da Insurreição, a Tumba do Soldado Desconhecido, o Monumento a Chopin e o Palacete do Belvedere. Restante do dia livre ou visita (opc) ao Palácio de Wilanov, obra prima da arquitetura barroca em Varsóvia. Jantar e acomodação. SÁBADO: VARSÓVIA - VILNIUS Café da manhã. Saída para Vilnius através do Parque Nacional de Wigry, refúgio natural do castor, onde em uma pequena península se encontra o antigo Monastério de Wigry. Tempo livre e continuação a Vilnius. Tempo livre para conhecer a capital da Lituânia. Jantar e acomodação. DOMINGO: VILNIUS Café da manhã. Visita panorâmica: a Catedral, a Torre de Gediminas, a igreja de São Pedro e São Paulo, a Universidade, etc. Almoço. Pela tarde, poderá realizar uma interessante excursão opcional a Trakai, antiga capital do Grande Ducado da Lituânia, conhecida como “A Cidade sobre a Água”, rodeada totalmente pelo lago Galve e fundada no século XIV pelo Duque Kestutis. É um castelo gótico de tijolo vermelho do século XV, em sua origem construído para proteger à cidade dos ataques dos cruzados, ainda que mais tarde tenha servido de residência aos Duques Lituanos. Visita da fortaleza e regresso a Vilnius. Acomodação. SEGUNDA-FEIRA: VILNIUS - COLINA DAS CRUZES RUNDALE - RIGA Café da manhã. Saída para a famosa Colina das Cruzes, importante lugar de culto católico do país, com cruzes erguidas desde o século XIV. Cruzaremos a fronteira com a Letônia para chegar ao Palácio de Rundale, um dos mais sobresalientes edifícios do Barroco e Rococó letão, construído entre 1736 e 1740. Almoço e visita do interior do palácio. Continuação a Riga. Acomodação. TERÇA-FEIRA: RIGA Café da manhã. Visita da cidade onde a Art Nouveau e o Ecleticismo são os estilos dominantes junto com alguns edifícios de madeira do século XIX. Faremos um percurso a pé pelo centro histórico, com o Castelo de Riga, a Catedral, a igreja de São Pedro, a Casa das Cabeças negras, de 1334 (no século XV alugada a uma organização de comerciantes solteiros estrangeiros), a Porta Sueca, o Monumento à Liberdade, etc. Almoço. Tarde livre para continuar conhecendo esta cidade. Sugerimos visitem o Museu Etnográfico. Acomodação.


prefeitura · Viena

Rússia

São Petersburgo 3 Tallín 1 Estônia

1

Riga 2

Letônia

3

lituania

Moscou 2 Vilnius

Polônia Poznan 1

2 Varsovia

1 Wroclaw

Praga 4 r. Tcheca

2 Cracovia

3 Budapeste Hungria

QUARTA-FEIRA: RIGA - TALLIN Café da manhã. Saída para a costa báltica em direção a Tallin, e visita panorâmica: a Prefeitura, a igreja de São Olaf, de 1267, o Castelo de Toompea (1229), a sede do Parlamento Estônio, a Farmácia Municipal, uma das mais antigas da Europa que funciona desde 1422, a Catedral ortodoxa de Domsky, o Monastério de São Miguel, etc. Jantar e acomodação. QUINTA-FEIRA: TALLIN - SÃO PETERSBURGO Café da manhã. Saída a fronteira com a Rússia. Depois dos trâmites da aduana, continuação a São Petersburgo, capital cultural da Rússia. Jantar e acomodação SEXTA-FEIRA: SÃO PETERSBURGO Café da manhã. Visita panorâmica: a Praça do Palácio e o Palácio de Inverno, o Almirantado, a Praça de São Isaac com a maravilhosa catedral, a Praça do Senado, a Avenida Nevsky, etc. Almoço. Tarde livre. Visita (Opção TI) da Fortaleza de Pedro e Paulo, o mais interessante deste lugar é que uma das catedrais da cidade abriga as tumbas da Dinastia Romanov, e a continuação visitaremos a Catedral de São Isaac. Possibilidade (opc) de realizar um passeio em barco pela chamada “Veneza do Norte”. (Jantar Opção TI). Acomodação. SÁBADO: SÃO PETERSBURGO Café da manhã. Dia livre ou excursão (opc) a Petrodvorets, lugar de veraneio fundado por Pedro I em 1705 e ampliado posteriormente por Bartholomeo Rastrelli, arquiteto favorito de Catarina a Grande (Almoço Opção TI). Visita (Opção TI) do Hermitage, que figura entre os maiores e mais importantes museus do mundo. (Jantar Opção TI). Acomodação. MOSCOU DOMINGO: SÃO PETERSBURGO Café da manhã. Dia livre. Excursão (opc) ao Palácio de Pushkin, onde se destaca a Câmara de Âmbar e o Salão Dourado ou do Trono. (Jantar Opção TI). No fim do dia, traslado à estação ferroviária para pegar um trem noturno com destino a Moscou. Acomodação em compartimentos quádruplos (opc. em duplos, triplos ou individuais). SEGUNDA-FEIRA: MOSCOU Café da manhã. Chegada a Moscou, união aos clientes que realizaram este trajeto em trem diurno de alta velocidade ou em avião, e visita panorâmica: a Avenida Novi Arbat, o cais do rio Moscou, a Praça Vermelha, com o Museu de História e a Catedral de São Basilio, o Parque da Vitória, o Teatro Bolshoi, etc. Também visitaremos o metrô de Moscou, considerado como um autêntico “Palácio subterrâneo”. Almoço. Tarde livre. Possibilidade (Opção TI) de realizar uma visita noturna de Moscou, a qual realizaremos um percorrido com algumas paradas nos pontos mais significativos da cidade. (Jantar Opção TI). Acomodação. TERÇA-FEIRA: MOSCOU Café da manhã. Dia livre ou visita (Opção TI) ao Kremlin, antiga residência dos czares, com as catedrais da Anunciação e da Assunção, lugar de coroação dos czares, e a de São Miguel Arcanjo. Também poderemos ver durante a visita o canhão do czar Ivan o Terrível. (Almoço Opção TI). Assistência (opc) a um espetáculo de música e folclore russo. (Jantar Opção TI). Acomodação.

QUARTA-FEIRA: MOSCOU Café da manhã. Dia livre. Pela manhã, excursão (Opção TI) a Serguiev Possad, com um belo conjunto amuralhado que delimita o Monastério de Troiste Sergueiev, importante lugar de peregrinação ortodoxa. Aqui poderá ver as catedrais da Santíssima Trindade e da Assunção, com o refeitório do monastério e as tumbas da família Boris Goudunov. (Almoço Opção TI). Regresso a Moscou. Assistência (opc) ao Circo de Moscou. (Jantar Opção TI). Acomodação. QUINTA-FEIRA: MOSCOU Café da manhã. Tempo livre até a hora do traslado ao aeroporto para sair em avião à sua cidade de origem. Fim dos nossos serviços.

OPÇÃO TUDO INCLUÍDO

Vistos Imprescindível viajar com os vistos requeridos em função da nacionalidade. Operaciones alternativas 1.- O trajeto entre São Petersburgo e Moscou pode ser realizado em avião (ST4259 Avión e ST4260 Avión) ou em trem diurno de alta velocidade (ST4259 TAV e ST4260 TAV), trocando a noite do trem por uma noite a mais em Moscou. Suplemento DUPLO: 190 $ SINGLE: 240 $ 2.- O trajeto em trem noturno se realiza em compartimentos quádruplos. Se desejar, poderá viajar em outro tipo de distribuição com os seguintes suplementos por pessoa. DUPLO: 155 $ TRIPLE: 55 $ SINGLE: 455 $

Estes itinerários podem ser realizados na versão TUDO INCLUÍDO. Adicionamos as refeições e as visitas base do itinerário aquelas indicadas como (Opção TI). Nesta versão o programa oferece 34 refeições no itinerário ST4259 e 30 refeições no itinerário ST4260 ao total e as seguintes visitas: * Praga Santa com entradas * Karlovy Vary * Puszta Húngara * Visita do Hermitage com entradas * Visita da fortaleza de Pedro e Paulo com entradas * Visita da catedral São Isaac * Visita nocturna de Moscou * Visita do Kremlin com entradas as catedrais * Excursão a Serguiev Possad com entradas Por um suplemento sobre o preço de: 825 $ (it.ST4259) e 735 $ (it. ST4260)

SERVIÇOS BÁSICOS INCLUÍDOS (pág. 3) Serviços complementares incluídos · Café da manhã (Buffet na maioria dos hotéis exceto em Moscou) · Refeições: Segundo itinerãrio Visita com guia local e/ou excurções (Segundo itinerãrio) · Panorâmicas de Budapeste e Praga · Auschwitz Birkenau com entradas · Panorâmica de Cracovia · Visita do Monastério da Virgem Negra em Czestochowa · Panorâmicas de Wroclaw, Varsovia e Vilnius · Palácio de Rundale com entradas · Panorâmicas de Riga, Tallín, São Petersburgo e Moscou Outros lugares de interesse comentados por nosso guia (Segundo itinerãrio) · Bratislava · Poznan · Torun · Parque Nacional de Wigry · Colina das Cruzes NOTA. A ordem das visitas na Rússia poderá ser alterada em função da abertura e reservas dos monumentos.

HOTÉIS PREVISTOS CIDADE

NOME

SITUAÇÃO CAT.

Budapeste Mercure Korona Centro 4* Novotel Budapeste City Cidade 4* Praga Clarion Congress Cidade 4* Dorint Don Giovanni Cidade 4* Cracovia Novotel Krakow City West Cidade 4* Hilton Garden Inn Cidade 4* Wroclaw Orbis Wroclaw Cidade 4* HP Park Plaza Cidade 4* Poznan Novotel Poznan Centrum Centro 4* Nh Poznan Centro 4* Varsovia Mercure Warszawa Centrum Centro 4* Hilton Warsaw Centro 4* Vilnius Comfort Vilnius LT Cidade 3*S Neringa Hotel Centro 4* Riga Radisson Blu Latvija Centro 4* Wellton Elefant Cidade 4* Tallín Sokos Viru Centro 4* Park Inn Central Centro 4* S. Petersburgo Holiday Inn Moskovskye Vorota Cidade 4* Vedensky Cidade 4* Moscou Crowne Plaza Cidade 4* Holiday Inn Sokolniki Cidade 4* Hotéis alternativos e notas ver páginas 8 e 9.

PREÇOS EM USD POR PESSOA temporada 07 jun / 23 ago Itin.

st4259 Seleção

DIAS REFEIÇÕES

27

19

DUPLO

single

Budapeste / Moscou 4.210 6.835 temporada 10 jun / 26 ago

Itin.

st4260 Seleção

DIAS REFEIÇÕES

24

17

DUPLO

single

Praga / Moscou 3.750 6.060 SUPLEMENTO NOITES BRANCAS

Saídas do 07 a 10 Jun

150

150

Grandes combinaçoes do Leste Europeu  I  255


Memórias do Leste Europeu - Capitais Nórdicas

Ponte de Oresund e mar báltico · dinamarca

Itinerario

DIAS

Refeições

PREÇO BASE

st4265

23

15

4.050 $

st4266

21

15

3.645 $

COMençO DE AMBOS ITINERáRIOS TERÇA-FEIRA: BRASIL - PRAGA Saída da cidade de origem em vôo com destino a Europa. QUARTA-FEIRA: PRAGA Chegada a capital da República Tcheca e traslado ao hotel. Tempo livre. (Jantar Opção TI). Acomodação. QUINTA-FEIRA: PRAGA “CIDADE DOURADA” Café da manhã. Visita panorâmica: o Bairro Judeu, a Praça da Cidade Velha com a Prefeitura, onde está o relógio astronômico, as igrejas de São Nicolau e Santa María de Týn, a Ponte Carlos, a Praça Wenceslao, etc. Almoço. Tarde livre para seguir descubrindo outros recantos da cidade, visitando o interior das sinagogas, ou realizando compras nas numerosas lojas pela cidade. Acomodação. SEXTA-FEIRA: PRAGA Café da manhã. Dia livre. Se desejar, poderá realizar uma visita (Opção TI) de Praga Santa: o Castelo de Praga, com a Catedral de São Vito e o Palácio Real Velho, onde iniciou a Guerra dos 30 Anos, depois das destituição dos nobres, a Rua de Ouro, etc. (Almoço Opção TI). Tarde livre que pode ser aproveitada para descansar em uma das típicas cervejarías de Praga, ou assistir ao teatro negro ou ao teatro de marionetes. Acomodação. SÁBADO: PRAGA Café da manhã. Dia livre para seguir conhecendo Praga ou se desejar, poderá realizar uma excursão (Opção TI) a Karlovy Vary, cidade balneário que adquiriu uma grande importância durante o século XIX, quando se transformou em um ponto de encontro da alta sociedade em procura de tratamentos termais e local de descanso de grandes artistas, como Strauss e Beethoven, entre outros. (Almoço Opção TI). Se destacam as belíssimas colunatas construídas em volta do rio Teplá, para que os visitantes possam realizar passeios e beber água termal estando protegidos do clima da cidade. Tempo livre até a hora de regresso a Praga. (Jantar Opção TI). Acomodação. DOMINGO: PRAGA - AUSCHWITZ - CRACÓVIA Café da manhã. Saída para o antigo campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, testemunha da tragédia humana e lembrança de 4 milhões de pessoas, na lista da UNESCO desde o ano 1979. Realizaremos uma completa visita guiada do seu interior e museu. Continuação a Cracóvia. Restante do dia livre para começar a conhecer esta bonita cidade, coração da vida artística e intelectual da Polônia, e que devido a sua impressionante riqueza artística foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Jantar e acomodação.

SEGUNDA-FEIRA: CRACÓVIA Café da manhã. Visita panorâmica para conhecer a Praça do Mercado, uma das maiores da Europa, conservada quase intacta a mais de 700 anos, com edifícios como a igreja da Santa Maria e seu retábulo gótico de madeira policromada, a Torre da Prefeitura e, no centro, o famoso Mercado de Tecidos, o Bairro Judeu, a Universidade Jaguelônica (onde estudou Copérnico), a Colina Wawel, com o Castelo e a Catedral, etc. Se desejar, poderá realizar uma excursão opcional a Wieliczka, para visitar as minas de sal, classificadas como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. As maravilhosas salas, dependências, capelas e estátuas da Idade Média, estão unidas por 120 km de galerias escavadas a 9 níveis que atingem 137 metros de profundidade. Tarde livre. Pela noite, opcionalmente realizaremos uma excursão para conhecer a Praça dos Heróis do Gueto, o exterior da fábrica de Oscar Schindler, o Bairro de Podloze e o Bairro Judeu, onde desfrutaremos de um jantar e concerto de Música Judaica Tradicional num restaurante de Kazimierz. Acomodação. TERÇA-FEIRA: CRACÓVIA - WROCLAW Café da manhã. Saída para Czestochowa, capital espiritual da Polônia. Almoço. Visita do monastério de Jasna Gora, importante centro de culto e peregrinação desde o século XIV. Neste local encontra-se o ícone da Virgem Negra, que segundo a lenda foi pintado por São Lucas Evangelista, e da qual o Papa João Paulo II era fiel devoto, visitou em várias ocasiões este santuário, e tinha uma réplica da Virgen em sua capela privada. Continuação a Wroclaw, a terceira cidade da Polônia e conhecida como “A cidade das cem pontes”. Jantar e acomodação. QUARTA-FEIRA: WROCLAW - POZNAN Café da manhã. Visita panorâmica, onde percorreremos o centro histórico antigo, e onde se encontra a Universidade, construída a princípios do século XVI, um dos melhores exemplos de estilo barroco da Polônia; a Praça do Mercado do século XIII, rodeada por bonitas casas renacentistas, góticas e barrocas, e onde se encontra a belíssima Prefeitura em estilo gótico; a Ilha da Areia e a da Catedral, unidas por uma ponte e nas que se encontram importantes pontos de interesse artístico da cidade. Tempo livre. Almoço. Continuação a Poznan, berço da nação polaca, sendo no passado a capital do estado e a residência dos monarcas polacos. Tempo livre para conhecer o centro histórico antigo, com a praça do mercado e a torre da Prefeitura de estilo renacentista, o monumento em homenagem a Primavera de 56, o primeiro levantamento contra o regime comunista, a magnífica igreja dos jesuítas, uma das pérolas do barroco polaco, o exterior da catedral de São João, na ilha de Ostrow Tumski, onde nasceu o Estado da Polônia, etc. Jantar e acomodação. QUINTA-FEIRA: POZNAN - TORUN - VARSÓVIA Café da manhã. Saída para Torun, considerada como uma das cidades mais bonitas da Europa, que se salvou da destruição na Segunda Guerra Mundial. Tempo livre para conhecer o seu maravilhoso centro histórico antigo, classificado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, com seus monumentos e edifícios que têm permanecido intactos a mais de 700 anos, entre os que se destacam a

256  I Grandes combinaçoes do Leste Europeu

Prefeitura, a Corte Artus, a casa natal e o monumento de Nicolau Copérnico, a Torre Inclinada, etc. Almoço. Continuação a Varsóvia, capital da Polônia desde 1596. Tempo libre. Jantar e acomodação. SEXTA-FEIRA: VARSÓVIA Café da manhã. Visita panorâmica da Cidade Velha, cuidadosamente reconstruída após a Segunda Guerra Mundial. A visita inclui o passo pela Rota Real, cheia de edifícios históricos, palácios da aristocracia polaca e monumentais igrejas. Visitaremos também outros lugares emblemáticos, como os Monumentos do Gueto e da Insurreição, a Tumba do Soldado Desconhecido, o Monumento a Chopin e o Palacete do Belvedere. Restante do dia livre para continuar conhecendo a cidade ou se desejar, poderá realizar uma interessante visita (opc) ao Palácio de Wilanov, obra prima da arquitetura barroca em Varsóvia. Construído pelo rei João III no final do século XVII, desde 1806 alberga o primeiro museu nacional público. O interior está totalmente enfeitado com elementos barrocos tradicionais, com a sua ornamentação original e muito bem preservado desde a sua construção. Esta jóia arquitetônica também possui um parque de estilo inglês, com jardins de estilo inglês e com jardins de estilo francês repartidos num terraço, decorado com esculturas que simbolizam as diferentes fases do amor. Jantar e acomodação. SÁBADO: VARSÓVIA - VILNIUS Café da manhã. Saída para Vilnius através do Parque Nacional de Wigry, refúgio natural do castor, onde em uma pequena península se encontra o antigo Monastério de Wigry. Tempo livre e continuação a Vilnius. Tempo livre para conhecer a capital da Lituânia. Jantar e acomodação. DOMINGO: VILNIUS Café da manhã. Visita panorâmica: a Catedral, a Torre de Gediminas, a igreja de São Pedro e São Paulo, a Universidade, etc. Almoço. Pela tarde, poderá realizar uma interessante excursão opcional a Trakai, antiga capital do Grande Ducado da Lituânia, conhecida como “A Cidade sobre a Água”, rodeada totalmente pelo lago Galve e fundada no século XIV pelo Duque Kestutis. É um castelo gótico de tijolo vermelho do século XV, em sua origem construído para proteger à cidade dos ataques dos cruzados, ainda que mais tarde tenha servido de residência aos Duques Lituanos. Visita da fortaleza e regresso a Vilnius. Acomodação. SEGUNDA-FEIRA: VILNIUS - COLINA DAS CRUZES RUNDALE - RIGA Café da manhã. Saída para a famosa Colina das Cruzes, importante lugar de culto católico do país, com cruzes erguidas desde o século XIV. Cruzaremos a fronteira com a Letônia para chegar ao Palácio de Rundale, um dos mais sobresalientes edifícios do Barroco e Rococó letão, construído entre 1736 e 1740 como residência de verão de Ernst Johann Biron, Duque de Courland, sobre planos e desenho do arquiteto Francesco Bartolomeo Rastrelli, que projetou também o Palácio de Inverno de São Petersburgo, já que era o arquiteto favorito da czarina Catarina a Grande. Almoço e visita do interior do palácio. Continuação a Riga. Chegada ao hotel. Acomodação.


Finlândia suecia

1 Helsinki

Estocolmo 2

Tallín 1

1

Estônia Riga 2

DINAMARCA

Letônia

lituania

Copenhague 2

2 Vilnius

Polônia 1

Poznan

2 Varsovia

1 Wroclaw

Praga 4

2 Cracovia

r. Tcheca

callejón de ouro · praga

TERÇA-FEIRA: RIGA Café da manhã. Visita da cidade fundada pelo bispo alemão Albert em 1201, onde a Art Nouveau e o Ecleticismo são os estilos dominantes junto com alguns edifícios de madeira do século XIX. Faremos um percurso a pé pelo centro histórico, com o Castelo de Riga, a Catedral, a igreja de São Pedro, a Casa das Cabeças negras, de 1334 (no século XV alugada a uma organização de comerciantes solteiros estrangeiros), a Porta Sueca, o Monumento à Liberdade, etc. Almoço. Tarde livre para continuar conhecendo esta cidade. Sugerimos visitem o Museu Etnográfico. Acomodação.

vre mais antigo do mundo e o zoológico de Estocolmo, ou o museu de arte contemporânea, com uma excelente coleção de arte do século XX e XXI, com obras de Picasso, Dalí, Derket e Matisse, entre outros, em um edifício desenhado pelo arquiteto espanhol Rafael Moneo, e o museu Carl Milles, um dos escultores mais conhecidos da Suécia. Acomodação.

QUARTA-FEIRA: RIGA - TALLIN Café da manhã. Saída para a costa báltica em direção a Tallin, e visita panorâmica da cidade chamada de “A Pequena Praga”. Entre seus 1.300 edifícios históricos, se destacam a Prefeitura, a igreja de São Olaf, de 1267, o Castelo de Toompea (1229), a sede do Parlamento Estônio, a Farmácia Municipal, uma das mais antigas da Europa que funciona desde 1422, o Palácio de Kadriorg, com o Museu Estatal de Arte, a Catedral ortodoxa de Domsky, o Monastério de São Miguel, etc. Jantar e acomodação.

FIM DO ITINERÁRIO ST4266

QUINTA-FEIRA: TALLIN - HELSINKI Café da manhã. Manhã livre para continuar conhecendo a capital da Estônia, realizando as suas últimas compras. Traslado ao porto para pegar um barco e realizar uma maravilhosa travessia pelo Báltico. Chegada a Helsinki e visita da cidade: a Igreja Ortodoxa da Trindade, a Praça do Senado, o Porto e a Praça do Mercado, a Catedral Luterana de São Nicolas, o Tuomiokirkko, Temppeliaukio, o Monumento ao compositor Jean Sibelius, a Mannerheinmintie, a maior artéria da cidade, etc. Chegada ao hotel. Acomodação. BÁLTICO SEXTA-FEIRA: HELSINKI Café da manhã. Dia livre para conhecer o seu animado porto, a Bulevar Splanadi, a avenida Mannerheim, a ilha de Suomenlinna, a arquitetura de Alvar Aalto, etc. No final da tarde, traslado ao porto e embarque em um cruzeiro de uma noite, com todas as comodidades à bordo. Jantar-buffet escandinavo e acomodação em camarotes SÁBADO: ESTOCOLMO Café da manhã a bordo e desembarque. Visita panorâmica, na qual realizaremos um percurso em ônibus pelos pontos mais importantes da cidade e um passeio pela Gamla Stan ou Cidade Velha, quatro ilhas unidas entre si sobre as quais Bigerl Jarl fundou a cidade há 700 anos. Passaremos próximo ao Palácio Real e, desde um extremo da Ilha dos Nobres, contemplaremos a Prefeitura e a sua torre de 106 metros. Se destacam também a Grande Praça, a Catedral, etc. Restante do dia livre. Visita (opc) ao Museu Vasa, galeão real afundado durante seu deslizamento e recuperado 333 anos depois, e também visitaremos o interior da Prefeitura, o Salão Dourado, onde se realiza a homenagem aos Prêmios Nobel. Acomodação. DOMINGO: ESTOCOLMO Café da manhã. Dia livre que pode ser aproveitado para passear em barco por seus canais, descobrir a Torre de TV Käknas, Skansen, onde conhecerá o museu popular ao ar li-

SEGUNDA-FEIRA: ESTOCOLMO Café da manhã. Tempo livre até a hora do traslado ao aeroporto para sair em avião à sua cidade de origem. Fim dos nossos serviços.

SEGUNDA-FEIRA: ESTOCOLMO - COPENHAGUE Café da manhã. Saída para Dinamarca até chegar a Malmo, onde cruzaremos a Ponte de Oresund que une a Suécia e a Dinamarca. Foi inaugurada no dia 1º de Julho de 2000 e é considerada como a grande obra prima da engenharia sueca do século XXI. Chegada a Copenhague, a maior cidade da Escandinávia. Acomodação. TERÇA-FEIRA: COPENHAGUE Café da manhã. Visita panorâmica: a Praça da Prefeitura, o exterior do Palácio Christianborg, o Palácio de Amalienborg, residência oficial da rainha Margarita, a impressionante Fonte de Gefion, baseada em uma antiga lenda que relata a origem da Dinamarca, o Nyhavn, precioso canal graduado pelas típicas casas com fachadas coloridas do século XVII e onde constumam estar atracados numerosos barcos de madeira, o que contribui para criar uma atmosfera especial, que representa perfeitamente o espirito marinheiro da cidade. A Pequena Sereia, em honra ao personagem criado pela imaginação de Andersen, a Bolsa, etc. Tempo livre. Visita (opc) ao Castelo de Frederiksborg, localizado ao norte da Sealandia, em Hillerød, sobre três ilhotas do Slotssø “lago do castelo”. É considerado como o melhor exemplo do renascimento dinamarquês, e hoje em dia é o maior palácio da Escandinávia. Simboliza a força que teve a monarquia absolutista dinamarquesa quando se estendia o seu poder até a Noruega. Acomodação. QUARTA-FEIRA: COPENHAGUE Café da manhã. Tempo livre até a hora do traslado ao aeroporto para sair em avião à sua cidade de origem. Fim dos nossos serviços. FIM DO ITINERÁRIO ST4265

Estes itinerários podem ser realizados na versão TUDO INCLUÍDO. Adicionamos as refeições e as visitas base do itinerário aquelas indicadas como (Opção TI). Nesta versão o programa oferece 19 refeições ao total e as seguintes visitas:

Por um suplemento sobre o preço de: 170 $.

Serviços complementares incluídos · Café da manhã (Buffet na maioria dos hotéis) · Refeições: 15 Visita com guia local e/ou excurções (Segundo itinerãrio) · Panorâmica de Praga · Auschwitz Birkenau com entradas · Panorâmica de Cracovia · Visita do Monastério da Virgem Negra em Czestochowa · Panorâmica de Wroclaw · Panorâmica de Varsovia · Panorâmica de Vilnius · Palácio de Rundale com entradas · Panorâmica de Riga · Panorâmica de Tallín · Panorâmica de Helsinki · Cruzeiro pelo Báltico · Panorâmica de Estocolmo · Panorâmica de Copenhague Outros lugares de interesse comentados por nosso guia (Segundo itinerãrio) · Bratislava · Poznan · Torun · Parque Nacional de Wigry · Colina das Cruzes · Ponte de Oresund

HOTÉIS PREVISTOS CIDADE NOME

SITUAÇÃO CAT.

Praga Clarion Congress Cidade Dorint Don Giovanni Cidade Cracovia Novotel Krakow City West Cidade Hilton Garden Inn Cidade Wroclaw Orbis Wroclaw Cidade HP Park Plaza Cidade Poznan Novotel Poznan Centrum Centro Nh Poznan Centro Varsovia Mercure Warszawa Centrum Centro Hilton Warsaw Centro Vilnius Comfort Vilnius LT Cidade Neringa Hotel Centro Riga Radisson Blu Latvija Centro Wellton Elefant Cidade Tallín Sokos Viru Centro Park Inn Central Centro Helsinki Sokos Presidentti Centro B.W.P. Katajanokka Centro Estocolmo Quality Globe Cidade Scandic Sjofartshotellet Centro Copenhague Radisson Blu Scandinavia Centro Comfort Vesterbro Centro Hotéis alternativos e notas ver páginas 8 e 9.

OPÇÃO TUDO INCLUÍDO

* Praga Santa com entradas * Karlovy Vary.

SERVIÇOS BÁSICOS INCLUÍDOS (pág. 3)

4* 4* 4* 4* 4* 4* 4* 4* 4* 4* 3*S 4* 4* 4* 4* 4* 4* 4* 3*S 4* 4* 4*

PREÇOS EM USD POR PESSOA temporada 10 jun / 09 SET Itin.

st4265 Seleção st4266 Seleção

DIAS REFEIÇÕES

23

15

21

15

DUPLO

single

Praga / Copenhague 4.050 5.435 Praga / Estocolmo 3.645 4.900

Grandes combinaçoes do Leste Europeu  I  257


Polônia - Repúblicas Bálticas e Rússia Imperial

Palácio da catalina · pushkin

Itinerario

DIAS

Refeições

PREÇO BASE

st4269

20

16

3.260 $

st4270

16

10

2.585 $

COMEÇO DO ITINERÁRIO ST4269 SÁBADO: BRASIL - CRACÓVIA Saída da cidade de origem em vôo com destino a Europa.

QUINTA-FEIRA: POZNAN - TORUN - VARSÓVIA Café da manhã. Saída para Torun, considerada como uma das cidades mais bonitas da Europa, que se salvou da destruição na Segunda Guerra Mundial. Tempo livre para conhecer o seu maravilhoso centro histórico antigo, classificado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, com seus monumentos e edifícios que têm permanecido intactos a mais de 700 anos, entre os que se destacam a Prefeitura, a Corte Artus, a casa natal e o monumento de Nicolau Copérnico, a Torre Inclinada, etc. Almoço. Continuação a Varsóvia, capital da Polônia desde 1596. Tempo libre. Jantar e acomodação.

DOMINGO: CRACÓVIA Chegada a Cracóvia, porta de entrada a Europa nesta viagem. Traslado ao hotel e restante do dia livre para começar a conhecer esta bonita cidade. Jantar e acomodação.

COMEÇO DO ITINERÁRIO ST4270

SEGUNDA-FEIRA: CRACÓVIA Café da manhã. Visita panorâmica para conhecer a Praça do Mercado, uma das maiores da Europa, conservada quase intacta a mais de 700 anos, com edifícios como a igreja da Santa Maria, a Torre da Prefeitura e, no centro, o famoso Mercado de Tecidos, o Bairro Judeu, a Universidade Jaguelônica (onde estudou Copérnico), a Colina Wawel, com o Castelo e a Catedral, etc. Excursão opcional a Wieliczka, para visitar as minas de sal, classificadas como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Tarde livre. Pela noite, opcionalmente realizaremos uma excursão para conhecer a Praça dos Heróis do Gueto, o exterior da fábrica de Oscar Schindler, o Bairro de Podloze e o Bairro Judeu, onde desfrutaremos de um jantar e concerto de Música Judaica Tradicional num restaurante de Kazimierz. Acomodação.

QUINTA-FEIRA: VARSÓVIA Chegada a Varsóvia. Traslado ao hotel e restante do dia livre. Jantar e acomodação.

TERÇA-FEIRA: CRACÓVIA - WROCLAW Café da manhã. Saída para Czestochowa, capital espiritual da Polônia. Almoço. Visita do monastério de Jasna Gora, importante centro de culto e peregrinação desde o século XIV. Neste local encontra-se o ícone da Virgem Negra, que segundo a lenda foi pintado por São Lucas Evangelista, e da qual o Papa João Paulo II era fiel devoto, visitou em várias ocasiões este santuário, e tinha uma réplica da Virgen em sua capela privada. Continuação a Wroclaw, a terceira cidade da Polônia e conhecida como “A cidade das cem pontes”. Jantar e acomodação. QUARTA-FEIRA: WROCLAW - POZNAN Café da manhã. Visita panorâmica, onde percorreremos o centro histórico antigo, e onde se encontra a Universidade, construída a princípios do século XVI, um dos melhores exemplos de estilo barroco da Polônia; a Praça do Mercado do século XIII, rodeada por bonitas casas renacentistas, góticas e barrocas, e onde se encontra a belíssima Prefeitura em estilo gótico; a Ilha da Areia e a da Catedral, unidas por uma ponte. Tempo livre. Almoço. Continuação a Poznan, berço da nação polaca. Tempo livre para conhecer o centro histórico antigo, com a praça do mercado e a torre da Prefeitura de estilo renacentista, o monumento em homenagem a Primavera de 56, o exterior da catedral de São João, na ilha de Ostrow Tumski, onde nasceu o Estado da Polônia, etc. Jantar e acomodação.

QUARTA-FEIRA: BRASIL - VARSÓVIA Saída da cidade de origem em vôo com destino a Europa.

CONTINUAÇÃO DE AMBOS ITINERÁRIOS SEXTA-FEIRA: VARSÓVIA Café da manhã. Visita panorâmica da Cidade Velha: a Rota Real, cheia de edifícios históricos, palácios da aristocracia polaca e monumentais igrejas, os Monumentos do Gueto e da Insurreição, a Tumba do Soldado Desconhecido, o Monumento a Chopin e o Palacete do Belvedere. Restante do dia livre ou se desejar, poderá realizar uma interessante visita (opc) ao Palácio de Wilanov, obra prima da arquitetura barroca em Varsóvia que também possui um parque de estilo inglês, com jardins de estilo francês repartidos num terraço, decorado com esculturas que simbolizam as diferentes fases do amor. Jantar e acomodação. SÁBADO: VARSÓVIA - VILNIUS Café da manhã. Saída para Vilnius através do Parque Nacional de Wigry, refúgio natural do castor, onde em uma pequena península se encontra o antigo Monastério de Wigry. Tempo livre e continuação a Vilnius. Tempo livre para conhecer a capital da Lituânia. Jantar e acomodação. DOMINGO: VILNIUS Café da manhã. Visita panorâmica: a Catedral, a Torre de Gediminas, a igreja de São Pedro e São Paulo, a Universidade, etc. Almoço. Excursão opcional a Trakai, antiga capital do Grande Ducado da Lituânia, conhecida como “A Cidade sobre a Água”. É um castelo gótico de tijolo vermelho do século XV, em sua origem construído para proteger à cidade dos ataques dos cruzados, ainda que mais tarde tenha servido de residência aos Duques Lituanos. Visita da fortaleza e regresso a Vilnius. Acomodação. SEGUNDA-FEIRA: VILNIUS - COLINA DAS CRUZES - RUNDALE - RIGA Café da manhã. Saída para a famosa Colina das Cruzes, importante lugar de culto católico do país, com cruzes erguidas desde o século XIV. Durante a época soviética o exército destruiu mais de 2.000 e foi considerado como um

258  I Grandes combinaçoes do Leste Europeu

delito colocá-las neste lugar, ainda assim, as cruzes continuaram crescendo na colina para o espanto dos russos. À finais da época soviética a colida tinha mais de 40.000. Em seguida, cruzaremos a fronteira com a Letônia para chegar ao Palácio de Rundale, um dos mais sobresalientes edifícios do Barroco e Rococó letão, construído entre 1736 e 1740 como residência de verão de Ernst Johann Biron, Duque de Courland, sobre planos e desenho do arquiteto Francesco Bartolomeo Rastrelli, que projetou também o Palácio de Inverno de São Petersburgo, já que era o arquiteto favorito da czarina Catarina a Grande. Almoço e visita do interior do palácio. Continuação a Riga, capital da Letônia, fundada pelo bispo alemão Albert em 1201. Acomodação. TERÇA-FEIRA: RIGA Café da manhã. Visita panorâmica da cidade que é considerada por muitos como a cidade européia que possui o melhor conjunto de edifícios modernos e de Art Nouveau do mundo. Por isso mesmo o seu centro histórico é considerado Patrimônio da Humanindade pela UNESCO. Faremos um percurso a pé pelo centro histórico, com o Castelo de Riga, a Catedral, a igreja de São Pedro, a Casa das Cabeças negras, de 1334 (no século XV alugada a uma organização de comerciantes solteiros estrangeiros), a Porta Sueca, o Monumento à Liberdade, etc. Almoço. Tarde livre para continuar conhecendo esta cidade. Se desejar, poderá realizar uma excursão (opc) ao Museu Etnográfico Letão. Durante a visita, conhecerá as casas tradicionais de artesãos, pescadores, fazendeiros, uma taverna típica, moinhos e todo o tipo de artefatos originais de todo o país. Além do seu valor cultural, também está localizado em um interessante espaço natural em um bosque fora de Riga. Acomodação. QUARTA-FEIRA: RIGA - TALLIN Café da manhã. Saída para a costa báltica em direção a Tallin, capital da Estônia. Visita panorâmica: a Prefeitura, construída em 1404 em estilo gótico, é considerada como um dos edifícios não religiosos mais bonitos deste estilo dos países do norte da Europa, se destaca pela maravilhosa torre, construída durante o século XVII em estilo renascimento tardio, coroada por um cata-vento em forma de guerreiro, conhecido de forma carinhosa pelos seus habitantes como Vana Tomaas ou “O velho Tomas”, a igreja de São Olaf, de 1267, o Castelo de Toompea (1229), a sede do Parlamento Estônio, a Farmácia Municipal, uma das mais antigas da Europa que funciona desde 1422, o Monastério de São Miguel, a Catedral de Alexander Nevsky, que domina a cidade sobre a colina de Toompea, representante da comunidade ortodoxa na cidade, construída no começo do século XX como símbolo de dominação do Império czarista na Estônia, etc. Jantar e acomodação. QUINTA-FEIRA: TALLIN - SÃO PETERSBURGO Café da manhã. Saída a fronteira com a Rússia. Depois dos trâmites da aduana, continuação a São Petersburgo, capital cultural da Rússia, fundada pelo czar Pedro o Grande em 1703, com o propósito de dar uma saída a Rússia para Europa, sendo capital do país até 1918. A cidade mudou de nome várias vezes, chamando-se Petrogrado, entre 1914 e 1924, e Leningrado, desde essa data até 1991, quando retomou o seu nome original. Jantar e acomodação


São Petersburgo 3 Tallín 1

Rússia

Estônia 1

Riga 2

Letônia

Moscou 3

lituania 2 Vilnius

Polônia Poznan 1

2 Varsovia

1 Wroclaw 2 Cracovia

Panorâmica · riga

SEXTA-FEIRA: SÃO PETERSBURGO Café da manhã. Visita panorâmica: a Praça do Palácio e o Palácio de Inverno, o Almirantado, a Praça de São Isaac com a maravilhosa catedral, a Praça do Senado com a figura equestre de bronze de Pedro o Grande, a Avenida Nevsky, artéria principal da cidade, com destaque a catedral da Nossa Senhora de Cazã, etc. Almoço. Tarde livre. Visita (Opção TI) da Fortaleza de Pedro e Paulo, que durante a época czarista serviu de prisão para os presos políticos. Mas o mais interessante deste lugar é que uma das catedrais da cidade abriga as tumbas da Dinastia Romanov, e a continuação visitaremos a Catedral de São Isaac e seu museu de ícones e mosaicos. Possibilidade (opc) de realizar um passeio em barco pela chamada “Veneza do Norte”. (Jantar Opção TI). Acomodação. SÁBADO: SÃO PETERSBURGO Café da manhã. Dia livre ou excursão (opc) a Petrodvorets, lugar de veraneio fundado por Pedro I em 1705. (Almoço Opção TI). Visita (Opção TI) do Hermitage, museu que ocupa seis edifícios, entre os que se encontram o Palácio de Inverno, residência oficial dos czares, o Palácio Menshikov, o Edifício do Estado Maior. (Jantar Opção TI). Acomodação. MOSCOU DOMINGO: SÃO PETERSBURGO Café da manhã. Dia livre. Excursão (opc) ao Palácio de Pushkin, presente de Pedro I a sua esposa, onde se destaca a Câmara de Âmbar e o Salão Dourado ou do Trono. (Jantar Opção TI). No fim do dia, traslado à estação ferroviária para pegar um trem noturno com destino a Moscou. Acomodação em compartimentos quádruplos (opc. em duplos, triplos ou individuais). SEGUNDA-FEIRA: MOSCOU Café da manhã. Chegada a Moscou, união aos clientes que realizaram este trajeto em trem diurno de alta velocidade ou em avião, e visita panorâmica: a Avenida Novi Arbat, o cais do rio Moscou, a Praça Vermelha, com o Museu de História e a Catedral de São Basilio, o Parque da Vitória, o Teatro Bolshoi, etc. Também visitaremos o metrô de Moscou, considerado como um autêntico “Palácio subterrâneo”, cujas obras iniciaram em agosto de 1931. Almoço. Tarde livre para descobrir outros aspectos interessantes desta grande cidade. Possibilidade (Opção TI) de realizar uma visita noturna de Moscou, a qual realizaremos um percorrido com algumas paradas nos pontos mais significativos da cidade. (Jantar Opção TI). Acomodação. TERÇA-FEIRA: MOSCOU Café da manhã. Dia livre para conhecer algum dos interessantíssimos lugares que nos oferece a cidade, como a Catedral de São Basilio, finalizada em 1561, que se destaca pelas suas cúpulas coloridas, o GUM, ou os museus, como a Galeria Estatal Tretyakov, com coleções desde o século X ao século XX, e todas as escolas de pintura da Rússia, começando com os ícones antigos até as obras da vanguardia. Visita (Opção TI) ao Kremlin, antiga residência dos czares, com as catedrais da Anunciação e da Assunção, lugar de coroação dos czares, e a de São Miguel Arcanjo. Também poderemos ver durante a visita o canhão do czar Ivan o Terrível, construído em 1586, e o sino da czarina, o maior jamais fundido. (Almoço Opção TI).

Assistência (opc) a um espetáculo de música e folclore russo, com o qual conheceremos as raízes folclóricas deste grande país. (Jantar Opção TI). Acomodação. QUARTA-FEIRA: MOSCOU Café da manhã. Dia livre. Pela manhã, possibilidade de realizar uma excursão (Opção TI) a Serguiev Possad, com um belo conjunto amuralhado que delimita o Monastério de Troiste Sergueiev, importante lugar de peregrinação ortodoxa. Aqui poderá ver as catedrais da Santíssima Trindade e da Assunção, com o refeitório do monastério e as tumbas da família Boris Goudunov. (Almoço Opção TI). Regresso a Moscou. Se desejar, poderá realizar uma excursão (opc) ao Circo de Moscou. (Jantar Opção TI). Acomodação. QUINTA-FEIRA: MOSCOU Café da manhã. Tempo livre até a hora do traslado ao aeroporto para sair em avião à sua cidade de origem. Fim dos nossos serviços.

Vistos Imprescindível viajar com os vistos requeridos em função da nacionalidade. Operaciones alternativas 1.- O trajeto entre São Petersburgo e Moscou pode ser realizado em avião (ST4269 Avión e ST4270 Avión) ou em trem diurno de alta velocidade (ST4269 TAV e ST4270 TAV) , trocando a noite do trem por uma noite a mais em Moscou. Suplemento DUPLO: 190 $ SINGLE: 240 $ 2.- O trajeto em trem noturno se realiza em compartimentos quádruplos. Se desejar, poderá viajar em outro tipo de distribuição com os seguintes suplementos por pessoa. DUPLO: 155 $ TRIPLE: 55 $ SINGLE: 455 $

HOTÉIS PREVISTOS

OPÇÃO TUDO INCLUÍDO Estes itinerários podem ser realizados na versão TUDO INCLUÍDO. Adicionamos as refeições e as visitas base do itinerário aquelas indicadas como (Opção TI). Nesta versão o programa oferece 25 refeições no itinerário ST4269 e 19 refeições no itinerário ST4270 ao total e as seguintes visitas: * Visita do Hermitage com entradas * Visita da fortaleza de Pedro e Paulo com entradas * Visita da catedral São Isaac * Visita nocturna de Moscou * Visita do Kremlin com entradas as catedrais * Excursão a Serguiev Possad com entradas Por um suplemento sobre o preço de: 565 $.

SERVIÇOS BÁSICOS INCLUÍDOS (pág. 3) Serviços complementares incluídos · Café da manhã (Buffet na maioria dos hotéis exceto em Moscou) · Refeições: Segundo itinerãrio Visita com guia local e/ou excurções (Segundo itinerãrio) · Panorâmica de Cracovia · Visita do Monastério da Virgem Negra em Czestochowa · Panorâmicas de Wroclaw, Varsovia e Vilnius · Palácio de Rundale com entradas · Panorâmicas de Riga, Tallín, São Petersburgo e Moscou Outros lugares de interesse comentados por nosso guia (Segundo itinerãrio) · Poznan. · Torun · Parque Nacional de Wigry, · Colina das Cruzes NOTA. A ordem das visitas na Rússia poderá ser alterada em função da abertura e reservas dos monumentos.

CIDADE

NOME

SITUAÇÃO CAT.

Novotel Krakow City West Cidade 4* Cracovia Hilton Garden Inn Cidade 4* Wroclaw Orbis Wroclaw Cidade 4* HP Park Plaza Cidade 4* Poznan Novotel Poznan Centrum Centro 4* Nh Poznan Centro 4* Varsovia Mercure Warszawa Centrum Centro 4* Hilton Warsaw Centro 4* Vilnius Comfort Vilnius LT Cidade 3*S Neringa Hotel Centro 4* Riga Radisson Blu Latvija Centro 4* Wellton Elefant Cidade 4* Tallín Sokos Viru Centro 4* Park Inn Central Centro 4* S. Petersburgo Holiday Inn Moskovskye Vorota Cidade 4* Vedensky Cidade 4* Moscou Crowne Plaza Cidade 4* Holiday Inn Sokolniki Cidade 4* Hotéis alternativos e notas ver páginas 8 e 9.

PREÇOS EM USD POR PESSOA temporada 14 jun / 30 ago Itin.

st4269 Seleção

DIAS REFEIÇÕES

20

16

DUPLO

single

Cracovia / Moscou 3.260 5.150 temporada 18 jun / 03 SET

Itin.

st4270 Seleção

DIAS REFEIÇÕES

16

10

DUPLO

single

Varsovia / Moscou 2.585 4.055 SUPLEMENTO NOITES BRANCAS

Saídas do 14 a 18 Jun

150

150

Grandes combinaçoes do Leste Europeu  I  259


Polônia - Repúblicas Bálticas e Coroa Nórdica

Palácio wilanow · varsovia

Itinerario

DIAS

Refeições

PREÇO BASE

st4274

23

16

4.215 $

st4275

19

14

3.525 $

COMEÇO DE AMBOS ITINERÁRIOS SÁBADO: BRASIL - CRACÓVIA Saída da cidade de origem em vôo com destino a Europa. DOMINGO: CRACÓVIA Chegada a Cracóvia, porta de entrada a Europa nesta viagem. Traslado ao hotel e restante do dia livre. Jantar e acomodação. SEGUNDA-FEIRA: CRACÓVIA Café da manhã. Visita panorâmica para conhecer a Praça do Mercado, uma das maiores da Europa, conservada quase intacta a mais de 700 anos, com edifícios como a igreja da Santa Maria, a Torre da Prefeitura e, no centro, o famoso Mercado de Tecidos, o Bairro Judeu, a Universidade Jaguelônica (onde estudou Copérnico), a Colina Wawel, com o Castelo e a Catedral, etc. Excursão (opc) a Wieliczka, para visitar as minas de sal, classificadas como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Tarde livre. Pela noite, opcionalmente realizaremos uma excursão para conhecer o Bairro Judeu, onde desfrutaremos de um jantar e concerto de Música Judaica Tradicional num restaurante de Kazimierz. Acomodação. TERÇA-FEIRA: CRACÓVIA - WROCLAW Café da manhã. Saída para Czestochowa, capital espiritual da Polônia. Almoço. Visita do monastério de Jasna Gora, importante centro de culto e peregrinação desde o século XIV. Neste local encontra-se o ícone da Virgem Negra, que segundo a lenda foi pintado por São Lucas. Continuação a Wroclaw, a terceira cidade da Polônia e conhecida como “A cidade das cem pontes”. Jantar e acomodação. QUARTA-FEIRA: WROCLAW - POZNAN Café da manhã. Visita panorâmica, onde percorreremos o centro histórico, e onde se encontra a Universidade, um dos melhores exemplos de estilo barroco da Polônia, a Praça do Mercado do século XIII, onde se encontra a belíssima Prefeitura em estilo gótico, a Ilha da Areia e a da Catedral, etc. Almoço. Continuação a Poznan, berço da nação polaca. Tempo livre para conhecer o centro histórico antigo, com a praça do mercado e a torre da Prefeitura de estilo renacentista, o monumento em homenagem a Primavera de 56, o exterior da catedral de São João, etc. Jantar e acomodação. QUINTA-FEIRA: POZNAN - TORUN - VARSÓVIA Café da manhã. Saída para Torun, considerada como uma das cidades mais bonitas da Europa, que se salvou da destruição na Segunda Guerra Mundial. Tempo livre para conhecer o seu maravilhoso centro histórico antigo, classificado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, com seus monumentos e edifícios que têm permanecido intactos a mais de 700 anos, entre os que se destacam a

Prefeitura, a Corte Artus, a casa natal e o monumento de Nicolau Copérnico, a Torre Inclinada, etc. Almoço. Continuação a Varsóvia, capital da Polônia desde 1596. Tempo libre. Jantar e acomodação. SEXTA-FEIRA: VARSÓVIA Café da manhã. Visita panorâmica da Cidade Velha: a Rota Real, cheia de edifícios históricos, palácios da aristocracia polaca e monumentais igrejas, os Monumentos do Gueto e da Insurreição, a Tumba do Soldado Desconhecido, o Monumento a Chopin e o Palacete do Belvedere. Restante do dia livre ou se desejar, poderá realizar uma interessante visita (opc) ao Palácio de Wilanov, obra prima da arquitetura barroca em Varsóvia que também possui um parque de estilo inglês, com jardins de estilo francês repartidos num terraço, decorado com esculturas que simbolizam as diferentes fases do amor. Jantar e acomodação. SÁBADO: VARSÓVIA - VILNIUS Café da manhã. Saída para Vilnius através do Parque Nacional de Wigry, refúgio natural do castor, onde em uma pequena península se encontra o antigo Monastério de Wigry. Tempo livre e continuação a Vilnius. Tempo livre para conhecer a capital da Lituânia. Jantar e acomodação. DOMINGO: VILNIUS Café da manhã. Visita panorâmica: a Catedral, a Torre de Gediminas, a igreja de São Pedro e São Paulo, a Universidade, etc. Almoço. Pela tarde, poderá realizar uma interessante excursão opcional a Trakai, antiga capital do Grande Ducado da Lituânia, conhecida como “A Cidade sobre a Água”, rodeada totalmente pelo lago Galve e fundada no século XIV pelo Duque Kestutis. É um castelo gótico de tijolo vermelho do século XV, em sua origem construído para proteger à cidade dos ataques dos cruzados, ainda que mais tarde tenha servido de residência aos Duques Lituanos. Visita da fortaleza e regresso a Vilnius. Acomodação. SEGUNDA-FEIRA: VILNIUS - COLINA DAS CRUZES RUNDALE - RIGA Café da manhã. Saída para a famosa Colina das Cruzes, importante lugar de culto católico do país, com cruzes erguidas desde o século XIV. Durante a época soviética o exército destruiu mais de 2.000 e foi considerado como um delito colocá-las neste lugar, ainda assim, as cruzes continuaram crescendo na colina para o espanto dos russos. À finais da época soviética a colida tinha mais de 40.000. Em seguida, cruzaremos a fronteira com a Letônia para chegar ao Palácio de Rundale, um dos mais sobresalientes edifícios do Barroco e Rococó letão, construído entre 1736 e 1740. Almoço e visita do interior do palácio. Continuação a Riga, capital da Letônia, fundada pelo bispo alemão Albert em 1201. Acomodação. TERÇA-FEIRA: RIGA Café da manhã. Visita panorâmica da cidade que é considerada por muitos como a cidade européia que possui o melhor conjunto de edifícios modernos e de Art Nouveau do mundo. Por isso mesmo o seu centro histórico é considerado Patrimônio da Humanindade pela UNESCO. Faremos um percurso a pé pelo centro histórico, com o Castelo de Riga,

260  I Grandes combinaçoes do Leste Europeu

a Catedral, a igreja de São Pedro, a Casa das Cabeças negras, de 1334 (no século XV alugada a uma organização de comerciantes solteiros estrangeiros), a Porta Sueca, o Monumento à Liberdade, etc. Almoço. Tarde livre. Se desejar, poderá realizar uma excursão (opc) ao Museu Etnográfico Letão, fundado em 1924, um dos museus ao ar livre mais interessantes da Europa. Acomodação. QUARTA-FEIRA: RIGA - TALLIN Café da manhã. Saída para a costa báltica em direção a Tallin, capital da Estônia. Visita panorâmica da cidade chamada de “A Pequena Praga”. Entre seus 1.300 edifícios históricos, se destacam a Prefeitura, construída em 1404 em estilo gótico, é considerada como um dos edifícios não religiosos mais bonitos deste estilo dos países do norte da Europa, se destaca pela maravilhosa torre, construída durante o século XVII em estilo renascimento tardio, coroada por um catavento em forma de guerreiro, conhecido de forma carinhosa pelos seus habitantes como Vana Tomaas ou “O velho Tomas”, a igreja de São Olaf, de 1267, o Castelo de Toompea (1229), a sede do Parlamento Estônio, a Farmácia Municipal, uma das mais antigas da Europa que funciona desde 1422, o Monastério de São Miguel, a Catedral de Alexander Nevsky, que domina a cidade sobre a colina de Toompea, representante da comunidade ortodoxa na cidade, construída no começo do século XX como símbolo de dominação do Império czarista na Estônia, etc. Jantar e acomodação. QUINTA-FEIRA: TALLIN - HELSINKI Café da manhã. Manhã livre para continuar conhecendo a capital da Estônia, realizando as suas últimas compra. Traslado ao porto para pegar um barco e realizar uma maravilhosa travessia pelo Báltico. Chegada a Helsinki e visita da cidade: a Igreja Ortodoxa da Trindade, a Praça do Senado, o Porto e a Praça do Mercado, a Catedral Luterana de São Nicolas, o Tuomiokirkko, Temppeliaukio, um templo escavado em pura rocha, segundo desenho dos irmãos Timo e Tuomo Suomalainen, o Monumento ao compositor Jean Sibelius, a Mannerheinmintie, a maior artéria da cidade, etc. Chegada ao hotel. Acomodação. BÁLTICO SEXTA-FEIRA: HELSINKI Café da manhã. Dia livre para conhecer o seu animado porto, a Bulevar Splanadi, a avenida Mannerheim, a ilha de Suomenlinna, a arquitetura de Alvar Aalto, etc. No final da tarde, traslado ao porto e embarque em um cruzeiro de uma noite, com todas as comodidades à bordo. Jantar-buffet escandinavo e acomodação em camarotes SÁBADO: ESTOCOLMO Café da manhã a bordo e desembarque. Visita panorâmica, na qual realizaremos um percurso em ônibus pelos pontos mais importantes da cidade e um passeio pela Gamla Stan ou Cidade Velha, quatro ilhas unidas entre si sobre as quais Bigerl Jarl fundou a cidade há 700 anos. Passaremos próximo ao Palácio Real. Se destacam também a Grande Praça, a Catedral, etc. Restante do dia livre. Visita (opc) ao Museu Vasa, galeão real afundado durante seu deslizamento e recuperado 333 anos depois, e também visitaremos o interior da Prefeitura, o Salão Dourado, onde se realiza a homenagem aos Prêmios Nobel. Acomodação.


Finlândia suecia

1 Helsinki

Estocolmo 2

Tallín 1

1

Estônia Riga 2

DINAMARCA

Letônia

lituania

Copenhague 2 Hamburgo

Polônia

1 1

3

Berlim Alemanha

Poznan

2 Vilnius

2 Varsovia

1 Wroclaw 2 Cracovia

o muro · Berlim

DOMINGO: ESTOCOLMO Café da manhã. Dia livre que pode ser aproveitado para passear em barco por seus canais, descobrir a Torre de TV Käknas, Skansen, onde conhecerá o museu popular ao ar livre mais antigo do mundo e o zoológico de Estocolmo, ou o museu de arte contemporânea, com uma excelente coleção de arte do século XX e XXI, com obras de Picasso, Dalí, Derket e Matisse, entre outros, em um edifício desenhado pelo arquiteto espanhol Rafael Moneo, e o museu Carl Milles, um dos escultores mais conhecidos da Suécia. Acomodação. SEGUNDA-FEIRA: ESTOCOLMO - COPENHAGUE Café da manhã. Saída para Dinamarca até chegar a Malmo, onde cruzaremos a Ponte de Oresund que une a Suécia e a Dinamarca. Foi inaugurada no dia 1º de Julho de 2000 e é considerada como a grande obra prima da engenharia sueca do século XXI. Chegada a Copenhague, a maior cidade da Escandinávia. Acomodação. TERÇA-FEIRA: COPENHAGUE Café da manhã. Visita panorâmica do mais destacado da capital da Dinamarca: a Praça da Prefeitura, o exterior do Palácio Christianborg, o Palácio de Amalienborg, residência oficial da rainha Margarita, a impressionante Fonte de Gefion, baseada em uma antiga lenda que relata a origem da Dinamarca, o Nyhavn, precioso canal graduado pelas típicas casas com fachadas coloridas do século XVII e onde constumam estar atracados numerosos barcos de madeira, a Pequena Sereia, em honra ao personagem criado pela imaginação de Andersen, a Bolsa, etc. Tempo livre. Visita (opc) ao Castelo de Frederiksborg, localizado ao norte da Sealandia, em Hillerød, que simboliza a força que teve a monarquia absolutista dinamarquesa quando se estendia o seu poder até a Noruega. Acomodação. QUARTA-FEIRA: COPENHAGUE Café da manhã. Tempo livre até a hora do traslado ao aeroporto para sair em avião à sua cidade de origem. Fim dos nossos serviços. FIM DO ITINERÁRIO ST4275 QUARTA-FEIRA: COPENHAGUE - LUBECK - HAMBURGO Café da manhã. Saída para Rodby, no sul da Dinamarca, onde embarcaremos para realizar um trajeto em ferry até Puttgarden na Alemanha. Depois de desembarcar, continuaremos para Lübeck, antiga capital da Liga Hanseática, federação comercial e defensiva das cidades do norte da Alemanha que regeu, durante séculos, os destinos econômicos do Báltico e de grande parte da Europa. Considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, é uma das poucas cidades alemãs que se salvaram dos bombardeios da Segunda Guerra Mundial. Tempo livre para desfrutar do centro histórico medieval, considerado como uma das jóias da arte gótica alemã, onde se destacam a Holsentor, as Igrejas de Santa Maria e Santa Catarina, etc. Também poderá aproveitar para provar o seu delicioso mazapán, produto típico da cidade, ou desfrutar de um bom café acompanhado de um exce-

lente doce na elegantíssima cafetería Niederegger, uma das mais emblemáticas da Europa. Continuação a Hamburgo. Tempo livre para conhecer a animada noite desta cidade portuária, passeando pelo animado bairro de São Pauli. Acomodação. QUINTA-FEIRA: HAMBURGO - BERLIM Café da manhã. Visita panorâmica desta cidade com quase 2 milhões de habitantes, sendo a segunda cidade mais populosa da Alemanha. Está localizada às margens dos rios Elba e Alster, e possui o segundo porto mais importante da Europa. Conheceremos os seus característicos canais e as suas pontes, o lago Alster, a Prefeitura, a Igreja gótica de São Jacobi, a cosmopolita Jungfernstieg, a Catedral de São Miguel e sua torre, autêntico símbolo da cidade, o Speicherstadt, de estilo neogótico, construído a finais do século XIX para armazenar as mercadorias trazidas, especialmente café, chá e especiarias, a Hafencity, autêntica revolução da arquitetura contemporânea, etc. Depois da visita, tempo livre para desfrutar das animadas ruas comerciais da cidade ou conhecer algum dos seus museus. Continuação a Berlim. Tempo livre para começar a conhecer a capital da Alemanha. Jantar. Se desejar, poderá realizar uma visita (opc) de Berlim à Noite, onde conheceremos o bairro judeu, palco da trágica “noite dos cristais” durante a época de Hitler, o bairro governamental, com o Reichstag e a Chancelaria, a Porta de Brandemburgo, a Postdamer Platz, etc. Acomodação. SEXTA-FEIRA: BERLIM Café da manhã. Visita panorâmica do mais destacado da capital da Alemanha: a Igreja Comemorativa do Kaiser, a famosa avenida Kudamm, a Alexander Platz, o bairro de São Nicolas, a praça da Gendarmeria, os restos do famoso Muro, a avenida Unter-den-Linden, etc. Almoço. Tarde livre com possibilidade de realizar uma visita (opc) a Ilha dos Museus, para conhecer o Museu de Pérgamo, com valiosas peças como o Altar de Pérgamo e a Porta de Ishtar dos Jardins Suspensos da Babilônia, e ao Neues Museum, que se destaca especialmente pela parte dedicada ao Egipto, onde, entre outras obras de arte, conheceremos o célebre Busto de Nefertiti, orba prima da arte universal. Acomodação. SÁBADO: BERLIM Café da manhã. Dia livre, o excursão (opc) à vizinha Potsdam, onde Truman, Stalin e Atlee, sucessor de Winston Churchill, decidiram em 1945 a sorte da Alemanha. Conheceremos esta cidade, que conta com lugares como o Bairro dos Holandeses, com jardins e palácios realizados a partir de século XVIII, e hoje em dia Patrimônio da Humanidade. Visitaremos o interior de um dos palácios construídos durante a presença da família real prussiana. Regresso a Berlim e restante da tarde livre. Acomodação. DOMINGO: BERLIM Café da manhã. Tempo livre até a hora do traslado ao aeroporto para sair em avião à sua cidade de origem. Fim dos nossos serviços. FIM DO ITINERÁRIO ST4274

SERVIÇOS BÁSICOS INCLUÍDOS (pág. 3) Serviços complementares incluídos · Café da manhã (Buffet na maioria dos hotéis exceto em Moscou) · Refeições: Segundo itinerãrio Visita com guia local e/ou excurções (Segundo itinerãrio) · Panorâmica de Cracovia · Visita do Monastério da Virgem Negra em Czestochowa · Panorâmicas de Wroclaw, Varsovia e Vilnius · Palácio de Rundale com entradas · Panorâmicas de Riga, Tallín, Helsinki, Estocolmo, Copenhague, Hamburgo e Berlim Outros lugares de interesse comentados por nosso guia (Segundo itinerãrio) · Poznan · Torun · Parque Nacional de Wigry · Colina das Cruzes · Lubeck · Cruzeiro pelo Báltico · Ponte de Oresund

HOTÉIS PREVISTOS CIDADE NOME

SITUAÇÃO CAT.

Novotel Krakow City West Cidade 4* Cracovia Hilton Garden Inn Cidade 4* Wroclaw Orbis Wroclaw Cidade 4* HP Park Plaza Cidade 4* Poznan Novotel Poznan Centrum Centro 4* Nh Poznan Centro 4* Varsovia Mercure Warszawa Centrum Centro 4* Hilton Warsaw Centro 4* Vilnius Comfort Vilnius LT Cidade 3*S Neringa Hotel Centro 4* Riga Radisson Blu Latvija Centro 4* Wellton Elefant Cidade 4* Tallín Sokos Viru Centro 4* Park Inn Central Centro 4* Helsinki Sokos Presidentti Centro 4* B.W.P. Katajanokka Centro 4* Estocolmo Quality Globe Cidade 3*S Scandic Sjofartshotellet Centro 4* Copenhague Radisson Blu Scandinavia Centro 4* Comfort Vesterbro Centro 4* Hamburgo Leonardo Hamburg City Nord Cidade 4* Intercity Altona Cidade 4* Berlim Park Inn Centro 4* Holiday I. Berlin City East Cidade 4* Hotéis alternativos e notas ver páginas 8 e 9.

PREÇOS EM USD POR PESSOA temporada 14 jun / 13 SET Itin.

st4274 Seleção st4275 Seleção

DIAS REFEIÇÕES

23

16

19

14

DUPLO

single

Cracovia / Berlim 4.215 5.600 Cracovia / Copenhague 3.525 4.645

Grandes combinaçoes do Leste Europeu  I  261


Polônia - Repúblicas Bálticas e o Báltico praça da prefeitura · Tallín

Itinerario

DIAS

Refeições

PREÇO BASE

st4276

17

14

3.070 $

st4277

13

8

2.410 $

das cidades mais bonitas da Europa, que se salvou da destruição na Segunda Guerra Mundial. Tempo livre para conhecer o seu maravilhoso centro histórico antigo, classificado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, com seus monumentos e edifícios que têm permanecido intactos a mais de 700 anos, entre os que se destacam a Prefeitura, a Corte Artus, a casa natal e o monumento de Nicolau Copérnico, a Torre Inclinada, etc. Almoço. Continuação a Varsóvia, capital da Polônia desde 1596. Tempo libre. Jantar e acomodação.

COMEÇO DO ITINERÁRIO ST4276 SÁBADO: BRASIL - CRACÓVIA Saída da cidade de origem em vôo com destino a Europa.

COMEÇO DO ITINERÁRIO ST4277

DOMINGO: CRACÓVIA Chegada a Cracóvia, porta de entrada a Europa nesta viagem. Traslado ao hotel e restante do dia livre para começar a conhecer esta bonita cidade, coração da vida artística e intelectual da Polônia, e que devido a sua impressionante riqueza artística foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Jantar e acomodação.

QUARTA-FEIRA: BRASIL - VARSÓVIA Saída da cidade de origem em vôo com destino a Europa.

SEGUNDA-FEIRA: CRACÓVIA Café da manhã. Visita panorâmica para conhecer a Praça do Mercado, uma das maiores da Europa, conservada quase intacta a mais de 700 anos, com edifícios como a igreja da Santa Maria e seu retábulo gótico de madeira policromada, a Torre da Prefeitura e, no centro, o famoso Mercado de Tecidos, o Bairro Judeu, a Universidade Jaguelônica (onde estudou Copérnico), a Colina Wawel, com o Castelo e a Catedral, etc. Se desejar, poderá realizar uma excursão opcional a Wieliczka, para visitar as minas de sal, classificadas como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. As maravilhosas salas, dependências, capelas e estátuas da Idade Média, estão unidas por 120 km de galerias escavadas a 9 níveis que atingem 137 metros de profundidade. Tarde livre. Pela noite, opcionalmente realizaremos uma excursão para conhecer a Praça dos Heróis do Gueto, o exterior da fábrica de Oscar Schindler, o Bairro de Podloze e o Bairro Judeu, onde desfrutaremos de um jantar e concerto de Música Judaica Tradicional num restaurante de Kazimierz. Acomodação.

CONTINUAÇÃO DE AMBOS ITINERÁRIOS

TERÇA-FEIRA: CRACÓVIA - WROCLAW Café da manhã. Saída para Czestochowa, capital espiritual da Polônia. Almoço. Visita do monastério de Jasna Gora, importante centro de culto e peregrinação desde o século XIV. Neste local encontra-se o ícone da Virgem Negra, que segundo a lenda foi pintado por São Lucas Evangelista, e da qual o Papa João Paulo II era fiel devoto, visitou em várias ocasiões este santuário, e tinha uma réplica da Virgen em sua capela privada. Continuação a Wroclaw, a terceira cidade da Polônia e conhecida como “A cidade das cem pontes”. Jantar e acomodação. QUARTA-FEIRA: WROCLAW - POZNAN Café da manhã. Visita panorâmica, onde percorreremos o centro histórico antigo, e onde se encontra a Universidade, construída a princípios do século XVI, um dos melhores exemplos de estilo barroco da Polônia; a Praça do Mercado do século XIII, rodeada por bonitas casas renacentistas, góticas e barrocas, e onde se encontra a belíssima Prefeitura

QUINTA-FEIRA: VARSÓVIA Chegada a Varsóvia, porta de entrada a Europa nesta viagem. Traslado ao hotel e restante do dia livre para começar a conhecer a capital da Polônia. Jantar e acomodação.

SEXTA-FEIRA: VARSÓVIA Café da manhã. Visita panorâmica da Cidade Velha: a Rota Real, cheia de edifícios históricos, palácios da aristocracia polaca e monumentais igrejas, os Monumentos do Gueto e da Insurreição, a Tumba do Soldado Desconhecido, o Monumento a Chopin e o Palacete do Belvedere. Restante do dia livre ou se desejar, poderá realizar uma interessante visita (opc) ao Palácio de Wilanov, obra prima da arquitetura barroca em Varsóvia que também possui um parque de estilo inglês, com jardins de estilo francês repartidos num terraço, decorado com esculturas que simbolizam as diferentes fases do amor. Jantar e acomodação.

bairro histórico · torun

em estilo gótico; a Ilha da Areia e a da Catedral, unidas por uma ponte e nas que se encontram importantes pontos de interesse artístico da cidade. Tempo livre para dar um romântico passeio pelos mais de cem canais que atravessam a cidade, ou visitar o Panorama Raclawicke, um quadro de 120m de largura, que relata a vitória sobre os russos no final do século XIX. Almoço. Continuação a Poznan, berço da nação polaca. Tempo livre para conhecer o centro histórico antigo, com a praça do mercado e a torre da Prefeitura de estilo renacentista, o monumento em homenagem a Primavera de 56, o exterior da catedral de São João, na ilha de Ostrow Tumski, onde nasceu o Estado da Polônia, etc. Jantar e acomodação. QUINTA-FEIRA: POZNAN - TORUN - VARSÓVIA Café da manhã. Saída para Torun, considerada como uma

262  I Grandes combinaçoes do Leste Europeu

SÁBADO: VARSÓVIA - VILNIUS Café da manhã. Saída para Vilnius através do Parque Nacional de Wigry, refúgio natural do castor, onde em uma pequena península se encontra o antigo Monastério de Wigry. Tempo livre e continuação a Vilnius. Tempo livre para conhecer a capital da Lituânia. Jantar e acomodação. DOMINGO: VILNIUS Café da manhã. Visita panorâmica, na qual realizaremos um passeio pelo centro da cidade, considerado o centro histórico barroco mais grande da Europa e declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. No nosso caminho encontraremos a Catedral, a Torre de Gediminas, símbolo da cidade e do país, inclusive aparece na moeda local, e foi sempre nomeada na tradição literária do país, a igreja de São Pedro e São Paulo, a igreja de Santa Ana, a rua Pilies, a mais conhecida da cidade velha com uma grande quantidade de lojinhas de recordações, a Universidade, que é a mais antiga da Europa do Leste, e a Porta Aurora, com uma imagem da Virgem Maria que se acredita ter poderes milagrosos. Almoço. Pela tarde, poderá realizar uma interessante excursão opcional a Trakai, antiga capital do Grande Ducado da Lituânia, conhecida como “A Cidade sobre a Água”, rodeada totalmente pelo lago Galve e fundada no século XIV pelo Duque Kestutis. É um castelo gótico de tijolo vermelho


casas de gamla stan · estocolmo

Finlândia suecia

1 Helsinki 2

Tallín 1

1

Estocolmo

Estônia Riga 2

Letônia

lituania Polônia 1

Poznan

2 Vilnius

2 Varsovia

1 Wroclaw 2 Cracovia

do século XV, em sua origem construído para proteger à cidade dos ataques dos cruzados, ainda que mais tarde tenha servido de residência aos Duques Lituanos. Visita da fortaleza e regresso a Vilnius. Acomodação. SEGUNDA-FEIRA: VILNIUS - COLINA DAS CRUZES RUNDALE - RIGA Café da manhã. Saída para a famosa Colina das Cruzes, importante lugar de culto católico do país, com cruzes erguidas desde o século XIV. Durante a época soviética o exército destruiu mais de 2.000 e foi considerado como um delito colocá-las neste lugar, ainda assim, as cruzes continuaram crescendo na colina para o espanto dos russos. À finais da época soviética a colida tinha mais de 40.000. Em seguida, cruzaremos a fronteira com a Letônia para chegar ao Palácio de Rundale, um dos mais sobresalientes edifícios do Barroco e Rococó letão, construído entre 1736 e 1740 como residência de verão de Ernst Johann Biron, Duque de Courland, sobre planos e desenho do arquiteto Francesco Bartolomeo Rastrelli, que projetou também o Palácio de Inverno de São Petersburgo, já que era o arquiteto favorito da czarina Catarina a Grande. Almoço e visita do interior do palácio. Continuação a Riga, capital da Letônia, fundada pelo bispo alemão Albert em 1201. Acomodação. TERÇA-FEIRA: RIGA Café da manhã. Visita panorâmica da cidade que é considerada por muitos como a cidade européia que possui o melhor conjunto de edifícios modernos e de Art Nouveau do mundo. Por isso mesmo o seu centro histórico é considerado Patrimônio da Humanindade pela UNESCO. Faremos um percurso a pé pelo centro histórico, com o Castelo de Riga, a Catedral, a igreja de São Pedro, a Casa das Cabeças negras, de 1334 (no século XV alugada a uma organização de comerciantes solteiros estrangeiros), a Porta Sueca, o Monumento à Liberdade, etc. Almoço. Tarde livre. Se desejar, poderá realizar uma excursão (opc) ao Museu Etnográfico Letão, fundado em 1924, um dos museus ao ar livre mais interessantes da Europa. Durante a visita, conhecerá as casas tradicionais de artesãos, pescadores, fazendeiros, uma taverna típica, moinhos e todo o tipo de artefatos originais de todo o país. Além do seu valor cultural, também está localizado em um interessante espaço natural em um bosque fora de Riga. Acomodação. QUARTA-FEIRA: RIGA - TALLIN Café da manhã. Saída para a costa báltica em direção a Tallin, capital da Estônia. Visita panorâmica da cidade chamada de “A Pequena Praga”. Entre seus 1.300 edifícios históricos, se destacam a Prefeitura, construída em 1404 em estilo gótico, é considerada como um dos edifícios não religiosos mais bonitos deste estilo dos países do norte da Europa, se destaca pela maravilhosa torre, construída durante o século XVII em estilo renascimento tardio, coroada por um cata-vento em forma de guerreiro, conhecido de forma carinhosa pelos seus habitantes como Vana Tomaas ou “O velho Tomas”, a igreja de São Olaf, de 1267, o Castelo de Toompea (1229), a sede do Parlamento Estônio, a Farmácia Municipal, uma das mais antigas da Europa que funciona desde 1422, o Palácio de Kadriorg, com o Museu Estatal de Arte, o Monastério de São Miguel, a Catedral de

Alexander Nevsky, que domina a cidade sobre a colina de Toompea, representante da comunidade ortodoxa na cidade, construída no começo do século XX como símbolo de dominação do Império czarista na Estônia, etc. Jantar e acomodação. QUINTA-FEIRA: TALLIN - HELSINKI Café da manhã. Manhã livre para continuar conhecendo a capital da Estônia, realizando as suas últimas compras nas animadas zonas comerciais. Traslado ao porto para pegar um barco e realizar uma maravilhosa travessia pelo Báltico. Chegada a Helsinki e visita da cidade: a Igreja Ortodoxa da Trindade, a Praça do Senado, o Porto e a Praça do Mercado, a Catedral Luterana de São Nicolas, o Tuomiokirkko, Temppeliaukio, um templo escavado em pura rocha, segundo desenho dos irmãos Timo e Tuomo Suomalainen, o Monumento ao compositor Jean Sibelius, a Mannerheinmintie, a maior artéria da cidade, etc. Chegada ao hotel. Acomodação. BÁLTICO SEXTA-FEIRA: HELSINKI Café da manhã. Dia livre para conhecer o seu animado porto, a Bulevar Splanadi, a avenida Mannerheim, a ilha de Suomenlinna, a arquitetura de Alvar Aalto, etc. No final da tarde, traslado ao porto e embarque em um cruzeiro de uma noite, com todas as comodidades à bordo. Jantar-buffet escandinavo e acomodação em camarotes SÁBADO: ESTOCOLMO Café da manhã a bordo e desembarque. Visita panorâmica, na qual realizaremos um percurso em ônibus pelos pontos mais importantes da cidade e um passeio a pé pela Gamla Stan ou Cidade Velha, quatro ilhas unidas entre si sobre as quais Bigerl Jarl fundou a cidade há 700 anos. Em nosso percurso conheceremos a Grande Praça, a Catedral, o Palácio Real, a Ilha dos Nobres, etc. Se desejar, poderá realizar uma visita (opc) ao Museu Vasa, galeão real afundado durante seu deslizamento e recuperado 333 anos depois, hoje restaurado em todo seu esplendor, e também visitaremos o interior da Prefeitura, onde conheceremos, entre outras salas, o Salão Azul, onde todos os anos no dia 10 de Dezembro se celebra o banquete, e o Salão Dourado, onde se realiza o baile de gala posterior à entrega do Prêmio Nobel. Restante do dia livre para descobrir a cidade. Acomodação. DOMINGO: ESTOCOLMO Café da manhã. Dia livre que pode ser aproveitado para passear em barco por seus canais, descobrir a Torre de TV Käknas, Skansen, onde conhecerá o museu popular ao ar livre mais antigo do mundo e o zoológico de Estocolmo, ou o museu de arte contemporânea, com uma excelente coleção de arte do século XX e XXI, com obras de Picasso, Dalí, Derket e Matisse, entre outros, em um edifício desenhado pelo arquiteto espanhol Rafael Moneo, e o museu Carl Milles, um dos escultores mais conhecidos da Suécia. Acomodação. SEGUNDA-FEIRA: ESTOCOLMO Café da manhã. Tempo livre até a hora do traslado ao aeroporto para sair em avião à sua cidade de origem. Fim dos nossos serviços.

SERVIÇOS BÁSICOS INCLUÍDOS (pág. 3) Serviços complementares incluídos · Café da manhã (Buffet na maioria dos hotéis exceto em Moscou) · Refeições: Segundo itinerãrio Visita com guia local e/ou excurções (Segundo itinerãrio) · Panorâmica de Cracovia · Visita do Monastério da Virgem Negra em Czestochowa · Panorâmica de Wroclaw · Panorâmica de Varsovia · Panorâmica de Vilnius · Palácio de Rundale com entradas · Panorâmica de Riga, · Panorâmica de Tallín · Panorâmica de Helsinki · Panorâmica de Estocolmo Outros lugares de interesse comentados por nosso guia (Segundo itinerãrio) · Poznan · Torun · Parque Nacional de Wigry · Colina das Cruzes · Cruzeiro pelo Báltico

HOTÉIS PREVISTOS CIDADE NOME

SITUAÇÃO CAT.

Cracovia Novotel Krakow City West Cidade Hilton Garden Inn Cidade Wroclaw Orbis Wroclaw Cidade HP Park Plaza Cidade Poznan Novotel Poznan Centrum Centro Nh Poznan Centro Varsovia Mercure Warszawa Centrum Centro Hilton Warsaw Centro Vilnius Comfort Vilnius LT Cidade Neringa Hotel Centro Riga Radisson Blu Latvija Centro Wellton Elefant Cidade Tallín Sokos Viru Centro Park Inn Central Centro Helsinki Sokos Presidentti Centro B.W.P. Katajanokka Centro Estocolmo Quality Globe Cidade Scandic Sjofartshotellet Centro

4* 4* 4* 4* 4* 4* 4* 4* 3*S 4* 4* 4* 4* 4* 4* 4* 3*S 4*

Hotéis alternativos e notas ver páginas 8 e 9.

PREÇOS EM USD POR PESSOA temporada 14 jun / 13 SET Itin.

st4276 Seleção

DIAS REFEIÇÕES

17

14

DUPLO

single

Cracovia / Estocolmo 3.070 4.060 temporada 18 jun / 17 SET

Itin.

st4277 Seleção

DIAS REFEIÇÕES

13

8

DUPLO

single

Varsovia / Estocolmo 2.410 3.135

Grandes combinaçoes do Leste Europeu  I  263


Repúblicas Bálticas e Coroa Nórdica

armazêns medievales de sal · lubeck

Itinerario

st4278

DIAS

Refeições

PREÇO BASE

17

8

3.205 $

casas dos três irmãos · riga

SEXTA-FEIRA: BRASIL - VILNIUS Saída da cidade de origem em vôo com destino a Europa. SÁBADO: VILNIUS Chegada a Vilnius, porta de entrada a Europa nesta viagem. Traslado ao hotel e tempo livre para conhecer a bonita capital da Lituânia. Jantar e acomodação. DOMINGO: VILNIUS Café da manhã. Visita panorâmica, na qual realizaremos um passeio pelo centro da cidade, considerado o centro histórico barroco mais grande da Europa e declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. No nosso caminho encontraremos a Catedral, a Torre de Gediminas, símbolo da cidade e do país, inclusive aparece na moeda local, e foi sempre nomeada na tradição literária do país, a igreja de São Pedro e São Paulo, a igreja de Santa Ana, a rua Pilies, a mais conhecida da cidade velha com uma grande quantidade de lojinhas de recordações, a Universidade, que é a mais antiga da Europa do Leste, e a Porta Aurora, com uma imagem da Virgem Maria que se acredita ter poderes milagrosos. Almoço. Pela tarde, poderá realizar uma interessante excursão opcional a Trakai, antiga capital do Grande Ducado da Lituânia, conhecida como “A Cidade sobre a Água”, rodeada totalmente pelo lago Galve e fundada no século XIV pelo Duque Kestutis. É um castelo gótico de tijolo vermelho do século XV, em sua origem construído para proteger à cidade dos ataques dos cruzados, ainda que mais tarde tenha servido de residência aos Duques Lituanos. Visita da fortaleza e regresso a Vilnius. Acomodação. SEGUNDA-FEIRA: VILNIUS - COLINA DAS CRUZES - RUNDALE - RIGA Café da manhã. Saída para a famosa Colina das Cruzes, importante lugar de culto católico do país, com cruzes erguidas desde o século XIV. Durante a época soviética o exército destruiu mais de 2.000 e foi considerado como um delito colocá-las neste lugar, ainda assim, as cruzes continuaram crescendo na colina para o espanto dos russos. À finais da época soviética a colida tinha mais de 40.000. Em seguida, cruzaremos a fronteira com a Letônia para chegar ao Palácio de Rundale, um dos mais sobresalientes edifícios do Barroco e Rococó letão, construído entre 1736 e 1740 como residência de verão de Ernst Johann Biron, Duque de Courland, sobre planos e desenho do arquiteto Francesco Bartolomeo Rastrelli, que projetou também o Palácio de Inverno de São Petersburgo, já que era o arquiteto favorito da czarina Catarina a Grande. Almoço e visita do interior do palácio. Continuação a Riga, capital da Letônia, fundada pelo bispo alemão Albert em 1201. Acomodação. TERÇA-FEIRA: RIGA Café da manhã. Visita panorâmica da cidade que é considerada por muitos como a cidade européia que possui o melhor conjunto de edifícios modernos e de Art Nouveau do

por um cata-vento em forma de guerreiro, conhecido de forma carinhosa pelos seus habitantes como Vana Tomaas ou “O velho Tomas”, a igreja de São Olaf, de 1267, o Castelo de Toompea (1229), a sede do Parlamento Estônio, a Farmácia Municipal, uma das mais antigas da Europa que funciona desde 1422, o Palácio de Kadriorg, com o Museu Estatal de Arte, o Monastério de São Miguel, a Catedral de Alexander Nevsky, que domina a cidade sobre a colina de Toompea, representante da comunidade ortodoxa na cidade, construída no começo do século XX como símbolo de dominação do Império czarista na Estônia, etc. Jantar e acomodação. QUINTA-FEIRA: TALLIN - HELSINKI Café da manhã. Manhã livre para continuar conhecendo a capital da Estônia, realizando as suas últimas compras nas animadas zonas comerciais. Traslado ao porto para pegar um barco e realizar uma maravilhosa travessia pelo Báltico. Chegada a Helsinki e visita da cidade: a Igreja Ortodoxa da Trindade, a Praça do Senado, o Porto e a Praça do Mercado, a Catedral Luterana de São Nicolas, o Tuomiokirkko, Temppeliaukio, um templo escavado em pura rocha, segundo desenho dos irmãos Timo e Tuomo Suomalainen, o Monumento ao compositor Jean Sibelius, a Mannerheinmintie, a maior artéria da cidade, etc. Chegada ao hotel. Acomodação. BÁLTICO SEXTA-FEIRA: HELSINKI Café da manhã. Dia livre para conhecer o seu animado porto, a Bulevar Splanadi, a avenida Mannerheim, a ilha de Suomenlinna, a arquitetura de Alvar Aalto, etc. No final da tarde, traslado ao porto e embarque em um cruzeiro de uma noite, com todas as comodidades à bordo. Jantar-buffet escandinavo e acomodação em camarotes

mundo. Por isso mesmo o seu centro histórico é considerado Patrimônio da Humanindade pela UNESCO. Faremos um percurso a pé pelo centro histórico, com o Castelo de Riga, a Catedral, a igreja de São Pedro, a Casa das Cabeças negras, de 1334 (no século XV alugada a uma organização de comerciantes solteiros estrangeiros), a Porta Sueca, o Monumento à Liberdade, etc. Almoço. Tarde livre para continuar conhecendo esta cidade. Se desejar, poderá realizar uma excursão (opc) ao Museu Etnográfico Letão, fundado em 1924, um dos museus ao ar livre mais interessantes da Europa. Durante a visita, conhecerá as casas tradicionais de artesãos, pescadores, fazendeiros, uma taverna típica, moinhos e todo o tipo de artefatos originais de todo o país. Além do seu valor cultural, também está localizado em um interessante espaço natural em um bosque fora de Riga. Acomodação. QUARTA-FEIRA: RIGA - TALLIN Café da manhã. Saída para a costa báltica em direção a Tallin, capital da Estônia. Visita panorâmica da cidade chamada de “A Pequena Praga”. Entre seus 1.300 edifícios históricos, se destacam a Prefeitura, construída em 1404 em estilo gótico, é considerada como um dos edifícios não religiosos mais bonitos deste estilo dos países do norte da Europa, se destaca pela maravilhosa torre, construída durante o século XVII em estilo renascimento tardio, coroada

264  I Grandes combinaçoes do Leste Europeu

SÁBADO: ESTOCOLMO Café da manhã a bordo e desembarque. Visita panorâmica, na qual realizaremos um percurso em ônibus pelos pontos mais importantes da cidade e um passeio a pé pela Gamla Stan ou Cidade Velha, quatro ilhas unidas entre si sobre as quais Bigerl Jarl fundou a cidade há 700 anos. Em nosso percurso conheceremos a Grande Praça, a Catedral, o Palácio Real, a Ilha dos Nobres, etc. Se desejar, poderá realizar uma visita (opc) ao Museu Vasa, galeão real afundado durante seu deslizamento e recuperado 333 anos depois, hoje restaurado em todo seu esplendor, e também visitaremos o interior da Prefeitura, onde conheceremos, entre outras salas, o Salão Azul, onde todos os anos no dia 10 de Dezembro se celebra o banquete, e o Salão Dourado, onde se realiza o baile de gala posterior à entrega do Prêmio Nobel. Restante do dia livre para descobrir a cidade. Acomodação. DOMINGO: ESTOCOLMO Café da manhã. Dia livre que pode ser aproveitado para passear em barco por seus canais, descobrir a Torre de TV Käknas, Skansen, onde conhecerá o museu popular ao ar livre mais antigo do mundo e o zoológico de Estocolmo, ou o museu de arte contemporânea, com uma excelente coleção de arte do século XX e XXI, com obras de Picasso, Dalí, Derket e Matisse, entre outros, em um edifício desenhado pelo


a sirenita · copenhague

Finlândia suecia Estocolmo 2

1 Helsinki

Tallín 1

1

Estônia Riga 2

DINAMARCA

Letônia

lituania

Copenhague 2

2 Vilnius

Hamburgo 1

Berlim 3 Alemanha

arquiteto espanhol Rafael Moneo, e o museu Carl Milles, um dos escultores mais conhecidos da Suécia. Acomodação. SEGUNDA-FEIRA: ESTOCOLMO - COPENHAGUE Café da manhã. Saída para Dinamarca, percorrendo o interior da Suécia, passando por Norrkoping e bordeando o Lago Vattern até chegar a Malmo, onde cruzaremos a Ponte de Oresund, que une a Suécia e a Dinamarca. Foi inaugurada no dia 1º de Julho de 2000 e é considerada como a grande obra prima da engenharia sueca do século XXI. Conta com duas linhas de trem e seis pistas de estrada, sendo a ponte combinada trem - estrada mais longa da Europa, com quase 8km de comprimento. Esta ponte tem significado uma revolução nos meios de comunicação europeus. Chegada a Copenhague, capital da Dinamarca e a maior cidade da Escandinávia. Suas origens remontam ao ínicio do século XI, quando surgiu um pequeno assentamento de pescadores conhecido simplesmente como havn (porto). Mais tarde este porto adquiriu maior importância desde o ponto de vista comercial e passou-se a chamar Købmandshavn: “baía dos mercantes”, o que derivou finalmente em seu nome atual. Acomodação. TERÇA-FEIRA: COPENHAGUE Café da manhã. Visita panorâmica: a Praça da Prefeitura, o exterior do Palácio Christianborg, o Palácio de Amalienborg, residência oficial da rainha Margarita, a impressionante Fonte de Gefion, baseada em uma antiga lenda que relata a origem da Dinamarca e que, segundo esta lenda, o rei sueco Gylfi tinha prometido a deusa Gefion entregar-lhe tanta terra quanto pudesse arar em uma noite, sendo assim a deusa transformou os seus filhos em bois para conseguir o que hoje em dia é a ilha de Sealandia. O Nyhavn, precioso canal graduado pelas típicas casas com fachadas coloridas do século XVII e onde constumam estar atracados numerosos barcos de madeira, o que contribui para criar uma atmosfera especial, que representa perfeitamente o espirito marinheiro da cidade. A Pequena Sereia, em honra ao personagem criado pela imaginação de Andersen, a Bolsa, a Prefeitura, etc. Tempo livre. Visita (opc) ao Castelo de Frederiksborg, localizado ao norte da Sealandia, em Hillerød, sobre três ilhotas do Slotssø “lago do castelo”. É considerado como o melhor exemplo do renascimento dinamarquês, e hoje em dia é o maior palácio da Escandinávia. Simboliza a força que teve a monarquia absolutista dinamarquesa quando se estendia o seu poder até a Noruega. Acomodação. QUARTA-FEIRA: COPENHAGUE - LUBECK - HAMBURGO Café da manhã. Saída para Rodby, no sul da Dinamarca, onde embarcaremos para realizar um trajeto em ferry até Puttgarden na Alemanha. Depois de desembarcar, continuaremos para Lübeck, antiga capital da Liga Hanseática, federação comercial e defensiva das cidades do norte da Alemanha que regeu, durante séculos, os destinos econômicos do Báltico e de grande parte da Europa. Considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, é uma das poucas cidades alemãs que se salvaram dos bombardeios da Segunda Guerra Mundial. Tempo livre para desfrutar do centro histórico medieval, considerado como uma das jóias da arte gótica alemã, onde se destacam a Holsentor,

as Igrejas de Santa Maria e Santa Catarina, etc. Também poderá aproveitar para provar o seu delicioso mazapán, produto típico da cidade, ou desfrutar de um bom café acompanhado de um excelente doce na elegantíssima cafetería Niederegger, uma das mais emblemáticas da Europa. Continuação a Hamburgo. Tempo livre para conhecer a animada noite desta cidade portuária, passeando pelo animado bairro de São Pauli. Acomodação. QUINTA-FEIRA: HAMBURGO - BERLIM Café da manhã. Visita panorâmica desta populosa cidade com quase 2 milhões de habitantes, sendo a segunda cidade mais populosa da Alemanha. Está localizada às margens dos rios Elba e Alster, e possui o segundo porto mais importante da Europa. Conheceremos os seus característicos canais e as suas pontes, o lago Alster, a Prefeitura, a Igreja gótica de São Jacobi, a cosmopolita Jungfernstieg, a Catedral de São Miguel e sua torre, autêntico símbolo da cidade, o Speicherstadt, de estilo neogótico, construído a finais do século XIX para armazenar as mercadorias trazidas, especialmente café, chá e especiarias, a Hafencity, autêntica revolução da arquitetura contemporânea, etc. Depois da visita, tempo livre para desfrutar das animadas ruas comerciais da cidade ou conhecer algum dos seus museus. Continuação a Berlim. Tempo livre para começar a conhecer a capital da Alemanha. Jantar. Se desejar, poderá realizar uma visita (opc) de Berlim à Noite, onde conheceremos o bairro judeu, palco da trágica “noite dos cristais” durante a época de Hitler, o bairro governamental, com o Reichstag e a Chancelaria, a Porta de Brandemburgo, a Postdamer Platz, etc. Acomodação. SEXTA-FEIRA: BERLIM Café da manhã. Visita panorâmica do mais destacado da capital da Alemanha: a Igreja Comemorativa do Kaiser, a famosa avenida Kudamm, a Alexander Platz, o bairro de São Nicolas, a praça da Gendarmeria, os restos do famoso Muro, a avenida Unter-den-Linden, etc. Almoço. Tarde livre com possibilidade de realizar uma visita (opc) a Ilha dos Museus, para conhecer o Museu de Pérgamo, com valiosas peças como o Altar de Pérgamo e a Porta de Ishtar dos Jardins Suspensos da Babilônia, e ao Neues Museum, que se destaca especialmente pela parte dedicada ao Egipto, onde, entre outras obras de arte, conheceremos o célebre Busto de Nefertiti, orba prima da arte universal. Acomodação. SÁBADO: BERLIM Café da manhã. Dia livre, o excursão (opc) à vizinha Potsdam, onde Truman, Stalin e Atlee, sucessor de Winston Churchill, decidiram em 1945 a sorte da Alemanha. Conheceremos esta cidade, que conta com lugares como o Bairro dos Holandeses, com jardins e palácios realizados a partir de século XVIII, e hoje em dia Patrimônio da Humanidade. Visitaremos o interior de um dos palácios construídos durante a presença da família real prussiana. Regresso a Berlim e restante da tarde livre. Acomodação.

SERVIÇOS BÁSICOS INCLUÍDOS (pág. 3) Serviços complementares incluídos · Café da manhã (Buffet na maioria dos hotéis exceto em Moscou) · Refeições: 8 Visita com guia local e/ou excurções (Segundo itinerãrio) · Panorâmica de Vilnius · Palácio de Rundale com entradas · Panorâmica de Riga, · Panorâmica de Tallín · Panorâmica de Helsinki · Panorâmica de Estocolmo · Panorâmica de Copenhague · Panorâmica de Hamburgo · Panorâmica de Berlim Outros lugares de interesse comentados por nosso guia · Ponte de Oresund · Colina das Cruzes · Cruzeiro pelo Báltico · Lubeck

HOTÉIS PREVISTOS CIDADE

NOME

SITUAÇÃO CAT.

Vilnius Comfort Vilnius LT Cidade Neringa Hotel Centro Riga Radisson Blu Latvija Centro Wellton Elefant Cidade Tallín Sokos Viru Centro Park Inn Central Centro Helsinki Sokos Presidentti Centro B.W.P. Katajanokka Centro Estocolmo Quality Globe Cidade Scandic Sjofartshotellet Centro Copenhague Radisson Blu Scandinavia Centro Comfort Vesterbro Centro Hamburgo Leonardo Hamburg City Nord Cidade Intercity Altona Cidade Berlim Park Inn Centro Holiday Inn Berlin City East Cidade Hotéis alternativos e notas ver páginas 8 e 9.

3*S 4* 4* 4* 4* 4* 4* 4* 3*S 4* 4* 4* 4* 4* 4* 4*

PREÇOS EM USD POR PESSOA temporada 20 jun / 19 SET Itin.

st4278 Seleção

DIAS REFEIÇÕES

17

8

DUPLO

single

Vilnius / Berlim 3.205 4.195

DOMINGO: BERLIM Café da manhã. Tempo livre até a hora do traslado ao aeroporto para sair em avião à sua cidade de origem. Fim dos nossos serviços.

Grandes combinaçoes do Leste Europeu  I  265


O MELHOR DA ESCANDINÁVIA - BERLIM E PRAGA

centro da cidade · alesund

Itinerario

DIAS

Refeições

PREÇO BASE

st4288

21

11

3.800 $

st4289

17

9

3.205 $

COMEÇO DE AMBOS ITINERÁRIOS SEXTA-FEIRA: BRASIL - OSLO Saída da cidade de origem em vôo com destino a Europa. SÁBADO: OSLO Chegada a Oslo e traslado ao hotel. Tempo livre para conhecer a cidade, que hoje em dia se combina com a natureza, representada pelo seu fiorde e pelos espaços verdes a sua volta, e com a cultura presente em seus diversos museus de costumes e tradições da Noruega. Acomodação. DOMINGO: OSLO - ALESUND Café da manhã. Saída pela costa noruega, bordeando o lago Mjøsa, o maior da Noruega e um dos mais profundos da Europa. Continuação pelo Vale de Gudbransdal até chegar a Alesund, bela cidade reconstruída em Art Nouveau depois do incêndio de 23 de janeiro de 1904. Sugerimos subir no seu mirador, desde onde se aprecia uma bela vista panorâmica da capital da região de Sunnmore. Jantar e acomodação. SEGUNDA-FEIRA: ALESUND - CRUZEIRO PELO GEIRANGER - REGIÃO DOS FIORDES Café da manhã. Realizaremos um mini-cruzeiro pelo Storfjord e um cruzeiro pelo fiorde de Geiranger, o mais espetacular de todos, considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Impressionam suas escarpadas montanhas de 1.000m de altura, das que caem belas cascatas, como a do Véu Nupcial e a das Sete Irmãs. Desembarque e continuação até a Geleira de Briksdal, localizada no Parque Nacional de Jostedalsbreen, onde depois do almoço realizaremos uma emocionante caminhada, onde desfrutaremos da natureza, rodeados de montanhas, cascatas e paisagens inesquecíveis, até chegar a geleira. Uma experiência que dura algumas horas, mas que será lembrada para sempre. (Recomendamos calçado apropriado). Jantar e acomodação na região dos Fiordes. TERÇA-FEIRA: REGIÃO DOS FIORDES - SOGNEFIORD BERGEN Café da manhã. Em primeiro lugar, realizaremos um passeio em barco pelo Sognefjord, conhecido como o Fiorde dos Sonhos, que além de ser o mais comprido da Noruega, com seus mais de 200km, também é o mais profundo, atingindo 1.300 metros de profundidade em alguns lugares. Desembarque em Gudvangen. Almoço. Continuação, passando pelo Vale de Voss, até Bergen. Visita panorâmica para conhecer, entre outros lugares, o velho Porto de Bryggen, o antigo bairro dos comerciantes da Liga Hanseática e suas construções em madeira. Subiremos à colina de Floyfjellet em teleférico, para apreciar um surpreendente panorama da cidade e do seu fiorde. Acomodação.

QUARTA-FEIRA: BERGEN - STAVANGER Café da manhã. Manhã livre ou se desejar poderá realizar uma visita (opc) à casa de Edvuard Grieg e visita da Gamla Bergen. Saída pela Rota Atlântica, atravessando os Fiordes de Bjöna e Bokna em ferry, as ilhas de Rennesoy e os túneis submarinos de Rennfast. Chegada a Stavanger, com bairros de edifícios construídos em madeira branca, com um encanto típico de uma cidade marinheira. Jantar e acomodação. QUINTA-FEIRA: STAVANGER - (OPCIONAL FIORDE DE LYSE E PREKESTOLEN) Café da manhã. Dia livre. Pela manhã realizaremos a excursão (opc) mais famosa dos Fiordes noruegos: Passeio em Barco pelo fiorde de Lyse, continuando com um interessante passeio de montanha (necessário calçado adequado, boa forma física e, em qualquer caso, ótimas condições climáticas) para o Prekestolen (ou Púlpito), o palco mais importante de todos os Fiordes. Regresso a Stavanger e restante da tarde livre. Jantar e acomodação. SEXTA-FEIRA: STAVANGER - OSLO Café da manhã. Durante o dia de hoje atravessaremos o Sul da Noruega, para apreciar as maravilhosas paisagens que encontraremos durante o nosso caminho. Chegada a Oslo e visita panorâmica do mais destacado da cidade: o parque Frogner, com as esculturas realizadas por Gustav Vigeland durante a primeira metade do século XX, se destacan entre todas as obras deste parque o Monolito, impressionante bloco de granito de 17 metros de altura, onde aparecem esculpidas mais de 100 figuras humanas entrelaçadas; a animada rua Karl Johans, a Prefeitura, o Castelo de Akershus, o Palácio Real, o Parlamento, etc. Jantar e acomodação. SÁBADO: OSLO - ESTOCOLMO Café da manhã. Saída para a cidade industrial Karlstad, com tempo livre para conhecer esta cidade lozalizada às margens do lago Väneren. Continuação a Estocolmo. Chegada ao hotel e restante do dia livre para começar a conhecer a capital da Suécia. Acomodação. DOMINGO: ESTOCOLMO Café da manhã. Visita panorâmica, na qual realizaremos um percurso em ônibus pelos pontos mais importantes da cidade e um passeio a pé pela Gamla Stan ou Cidade Velha, quatro ilhas unidas entre si sobre as quais Bigerl Jarl fundou a cidade há 700 anos. Em nosso percurso conheceremos a Grande Praça, a Catedral, o Palácio Real, a Ilha dos Nobres, etc. Se desejar, poderá realizar uma visita (opc) ao Museu Vasa, galeão real afundado durante seu deslizamento e recuperado 333 anos depois, hoje restaurado em todo seu esplendor, e também visitaremos o interior da Prefeitura, onde conheceremos, entre outras salas, o Salão Azul, onde todos os anos no dia 10 de Dezembro se celebra o banquete, e o Salão Dourado, onde se realiza o baile de gala posterior à entrega do Prêmio Nobel. Restante do dia livre para passear em barco por seus canais, descobrir a Torre de TV Käknas, com maravilhosas vistas da cidade, etc. Acomodação.

266  I Grandes combinaçoes do Leste Europeu

SEGUNDA-FEIRA: ESTOCOLMO - COPENHAGUE Café da manhã. Saída para Dinamarca, percorrendo o interior da Suécia, passando por Norrkoping e bordeando o Lago Vattern até chegar a Malmo, onde cruzaremos a Ponte de Oresund, que une a Suécia e a Dinamarca. Foi inaugurada no dia 1º de Julho de 2000 e é considerada como a grande obra prima da engenharia sueca do século XXI. Conta com duas linhas de trem e seis pistas de estrada, sendo a ponte combinada trem - estrada mais longa da Europa, com quase 8km de comprimento. Esta ponte tem significado uma revolução nos meios de comunicação europeus. Chegada a Copenhague, capital da Dinamarca e a maior cidade da Escandinávia. Suas origens remontam ao ínicio do século XI, quando surgiu um pequeno assentamento de pescadores conhecido simplesmente como havn (porto). Mais tarde este porto adquiriu maior importância desde o ponto de vista comercial e passou-se a chamar Købmandshavn: “baía dos mercantes”, o que derivou finalmente em seu nome atual. Acomodação. TERÇA-FEIRA: COPENHAGUE Café da manhã. Visita panorâmica: a Praça da Prefeitura, o exterior do Palácio Christianborg, o Palácio de Amalienborg, residência oficial da rainha Margarita, a impressionante Fonte de Gefion, baseada em uma antiga lenda que relata a origem da Dinamarca e que, segundo esta lenda, o rei sueco Gylfi tinha prometido a deusa Gefion entregar-lhe tanta terra quanto pudesse arar em uma noite, sendo assim a deusa transformou os seus filhos em bois para conseguir o que hoje em dia é a ilha de Sealandia. O Nyhavn, precioso canal graduado pelas típicas casas com fachadas coloridas do século XVII e onde constumam estar atracados numerosos barcos de madeira, o que contribui para criar uma atmosfera especial, que representa perfeitamente o espirito marinheiro da cidade. A Pequena Sereia, em honra ao personagem criado pela imaginação de Andersen, a Bolsa, a Prefeitura, etc. Tempo livre. Visita (opc) ao Castelo de Frederiksborg, localizado ao norte da Sealandia, em Hillerød, sobre três ilhotas do Slotssø “lago do castelo”. É considerado como o melhor exemplo do renascimento dinamarquês, e hoje em dia é o maior palácio da Escandinávia. Simboliza a força que teve a monarquia absolutista dinamarquesa quando se estendia o seu poder até a Noruega. Acomodação. QUARTA-FEIRA: COPENHAGUE - LUBECK - HAMBURGO Café da manhã. Saída para Rodby, no sul da Dinamarca, onde embarcaremos para realizar um trajeto em ferry até Puttgarden na Alemanha. Depois de desembarcar, continuaremos para Lübeck, antiga capital da Liga Hanseática, federação comercial e defensiva das cidades do norte da Alemanha que regeu, durante séculos, os destinos econômicos do Báltico e de grande parte da Europa. Considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, é uma das poucas cidades alemãs que se salvaram dos bombardeios da Segunda Guerra Mundial. Tempo livre para desfrutar do centro histórico medieval, considerado como uma das jóias da arte gótica alemã, onde se destacam a Holsentor, as Igrejas de Santa Maria e Santa Catarina, etc. Também poderá aproveitar para provar o seu delicioso mazapán, produto típico da cidade, ou desfrutar de um bom café


st4288

coluna da vitória · Berlim

noruega Ålesund 1 1 Fiordes

Bergen 1

suecia

1 + 1 Oslo

2 Estocolmo

Stavanger 2

dinamarca Copenhague 2 Hamburgo 1 3 Berlim

Alemanha

acompanhado de um excelente doce na elegantíssima cafetería Niederegger, uma das mais emblemáticas da Europa. Continuação a Hamburgo. Tempo livre para conhecer a animada noite desta cidade portuária, passeando pelo animado bairro de São Pauli. Acomodação. QUINTA-FEIRA: HAMBURGO - BERLIM Café da manhã. Visita panorâmica desta populosa cidade com quase 2 milhões de habitantes, sendo a segunda cidade mais populosa da Alemanha. Está localizada às margens dos rios Elba e Alster, e possui o segundo porto mais importante da Europa. Conheceremos os seus característicos canais e as suas pontes, o lago Alster, a Prefeitura, a Igreja gótica de São Jacobi, a cosmopolita Jungfernstieg, a Catedral de São Miguel e sua torre, autêntico símbolo da cidade, o Speicherstadt, de estilo neogótico, construído a finais do século XIX para armazenar as mercadorias trazidas, especialmente café, chá e especiarias, a Hafencity, autêntica revolução da arquitetura contemporânea, etc. Depois da visita, tempo livre para desfrutar das animadas ruas comerciais da cidade ou conhecer algum dos seus museus. Continuação a Berlim. Tempo livre para começar a conhecer a capital da Alemanha. Jantar. Se desejar, poderá realizar uma visita (opc) de Berlim à Noite, onde conheceremos o bairro judeu, palco da trágica “noite dos cristais” durante a época de Hitler, o bairro governamental, com o Reichstag e a Chancelaria, a Porta de Brandemburgo, a Postdamer Platz, etc. Acomodação. SEXTA-FEIRA: BERLIM Café da manhã. Visita panorâmica do mais destacado da capital da Alemanha: a Igreja Comemorativa do Kaiser, a famosa avenida Kudamm, a Alexander Platz, o bairro de São Nicolas, a praça da Gendarmeria, os restos do famoso Muro, a avenida Unter-den-Linden, etc. Almoço. Tarde livre com possibilidade de realizar uma visita (opc) a Ilha dos Museus, para conhecer o Museu de Pérgamo, com valiosas peças como o Altar de Pérgamo e a Porta de Ishtar dos Jardins Suspensos da Babilônia, e ao Neues Museum, que se destaca especialmente pela parte dedicada ao Egipto, onde, entre outras obras de arte, conheceremos o célebre Busto de Nefertiti, orba prima da arte universal. Acomodação. SÁBADO: BERLIM Café da manhã. Dia livre, o excursão (opc) à vizinha Potsdam, onde Truman, Stalin e Atlee, sucessor de Winston Churchill, decidiram em 1945 a sorte da Alemanha. Conheceremos esta cidade, que conta com lugares como o Bairro dos Holandeses, com jardins e palácios realizados a partir de século XVIII, e hoje em dia Patrimônio da Humanidade. Visitaremos o interior de um dos palácios construídos durante a presença da família real prussiana. Regresso a Berlim e restante da tarde livre. Acomodação. DOMINGO: BERLIM Café da manhã. Tempo livre até a hora do traslado ao aeroporto para sair em avião à sua cidade de origem. Fim dos nossos serviços. FIM DO ITINERÁRIO ST4289

DOMINGO: BERLIM - DRESDEN - PRAGA Café da manhã. Saída a Dresden, a “Florença do Elba”, vítima de intensos bombardeios durante a Segunda Guerrra Mundial. Tempo livre para admirar o seu centro histórico: o Zwinger, a Hofkirche, a Semperoper. Continuação a Praga. Tempo livre para começar a conhecer o maravilhoso patrimônio artístico da capital Tcheca. Jantar e acomodação. SEGUNDA-FEIRA: PRAGA “CIDADE DOURADA” Café da manhã. Visita panorâmica do mais detacado da cidade: o Bairro Judeu, a Praça da Cidade Velha com a Prefeitura, onde está o famoso relógio astronômico, as igrejas de São Nicolau e Santa María de Týn, a ponte Carlos, a Praça Wenceslao, etc. Almoço. Tarde livre para conhecer o bairro judeu, visitando algumas das sinagogas, como por exemplo a Espanhola ou a de Stranová, considerada como a mais antiga da Europa, etc. Acomodação. TERÇA-FEIRA: PRAGA Café da manhã. Dia livre. Visita (Opção TI) de Praga Santa: o Castelo de Praga, com a Catedral de São Vito e o Palácio Real Velho, onde iniciou a Guerra dos 30 Anos, depois das destituição dos nobres, a Rua de Ouro, etc. (Almoço Opção TI) Restante do dia livre para seguir descubrindo outros recantos da cidade, sem esquecer de descansar em uma das típicas cervejarías de Praga, ou assistir ao teatro negro ou ao teatro de marionetes. Acomodação. QUARTA-FEIRA: PRAGA Café da manhã. Dia livre ou possibilidade de realizar uma excursão (Opção TI) a Karlovy Vary, cidade balneário que adquiriu uma grande importância durante o século XIX, quando se transformou em um ponto de encontro da alta sociedade em procura de tratamentos termais e local de descanso de grandes artistas, como Strauss e Beethoven, entre outros. Se destacam as belíssimas colunatas construídas em volta do rio Teplá, para que os visitantes possam realizar passeios e beber água termal estando protegidos do clima da cidade. (Almoço Opção TI). Tempo livre até a hora de regresso a Praga. (Jantar Opção TI). Acomodação. QUINTA-FEIRA: PRAGA Café da manhã. Tempo livre até a hora do traslado ao aeroporto para sair em avião à sua cidade de origem. Fim dos nossos serviços. FIM DO ITINERÁRIO ST4288

SERVIÇOS BÁSICOS INCLUÍDOS (pág. 3) Serviços complementares incluídos · Café da manhã (Buffet na maioria dos hotéis) · Refeições: Segundo itinerãrio Visita com guia local e/ou excurções (Segundo itinerãrio) · Panorâmica de Bergen e Floyfjellet · Panorâmica de Oslo. · Panorâmica de Estocolmo · Panorâmica de Copenhague · Panorâmica de Hamburgo · Panorâmica de Berlim · Panorâmica de Praga Outros lugares de interesse comentados por nosso guia · Alesund · Passeio em barco pelo fiorde de Geiranger · Geleira de Briksdal · Passeio em barco pelo Fiorde dos Sonhos · Stavanger · Karlstad · Lubeck · Dresde

HOTÉIS PREVISTOS CIDADE NOME

SITUAÇÃO CAT.

Oslo Rica Oslo Centro 4* Rica Bygdoy Allée Centro 4* Alesund Rica Parken Centro 4* Thon Alesund Centro 3*S Fiordes Best Western Skei Skei 3*S Loenfjord Loen 4* Bergen Augustin Centro 4* Rica Parken Centro 4* Stavanger Park Inn by Radisson Cidade 3* Rica Forum Cidade 4* Estocolmo Quality Globe Cidade 4* Quality Nacka Cidade 4* Copenhague Radisson Blu Scandinavia Centro 4* Comfort Vesterbro Centro 4* Hamburgo Leonardo Hamburg City Nord Cidade 4* Intercity Altona Cidade 4* Berlim Park Inn Centro 4* Holiday Inn Berlin City East Cidade 4* Praga Pyramida Hab. Superior Cidade 4* Dorint Don Giovanni Cidade 4* Hotéis alternativos e notas ver páginas 8 e 9.

PREÇOS EM USD POR PESSOA

OPÇÃO TUDO INCLUÍDO

temporada 06 jun / 29 ago

O itinerário ST4288 pode ser realizado na versão TUDO INCLUÍDO. Adicionamos as refeições e as visitas base do itinerário aquelas indicadas como (Opção TI). Nesta versão o programa oferece 14 refeições ao total e as seguintes visitas: * Praga Santa com entradas * Karlovy Vary.

Praga 4 R. Tcheca

Itin.

st4288 Seleção st4289 Seleção

DIAS REFEIÇÕES

21

11

17

9

DUPLO

single

Oslo / Praga 3.800 5.055 Oslo / Berlim 3.205 4.195

Por um suplemento sobre o preço de: 150 $.

Grandes combinaçoes do Leste Europeu  I  267


CAPITAIS NÓRDICAS - BERLIM E CAPITAIS IMPERIAIS castelo de frederiksborg · dinamarca

Itinerario

DIAS

Refeições

PREÇO BASE

st4290

22

7

3.400 $

st4291

19

5

2.975 $

COMEÇO DE AMBOS ITINERÁRIOS QUARTA-FEIRA: BRASIL - OSLO Saída da cidade de origem em vôo com destino a Europa. QUINTA-FEIRA: OSLO Chegada a Oslo e traslado ao hotel. Tempo livre para começar a conhecer a capital da Noruega. Acomodação. SEXTA-FEIRA: OSLO Café da manhã. Visita panorâmica: o Parque Frogner com as esculturas realizadas por Gustav Vigeland durante a primeira metade do século XX, se destacan entre todas as obras deste parque o Monolito, impressionante bloco de granito de 17 metros de altura, a animada rua Karl-Johäns, a Prefeitura, o Castelo de Akershus, o Palácio Real, o Parlamento. Subiremos à colina do Holmekollen, onde teremos uma maravilhosa vista sobre a cidade, e também conheceremos o interior da Prefeitura, onde se encontra a sala na qual são realizadas as celebrações do Prêmio Nobel da Paz. Tarde livre ou se desejar, possibilidade de realizar uma excursão (opc) à Península de Bygdoy, para visitar o Museu Viking de Oslo, que possui navios e objetos desta civilização, o Museu do Barco Polar Fram, o qual fizeram suas expedições Admudsen, Nansen e Sverdrup, e o Museu Nórdico de Arte Popular ao ar livre. Acomodação. SÁBADO: OSLO - ESTOCOLMO Café da manhã. Saída a Karlstad, com tempo livre para conhecer esta cidade. Continuação a Estocolmo. Chegada ao hotel e restante do dia livre para passear em barco por seus canais, descobrir a Torre de TV Käknas, com maravilhosas vistas da cidade, etc. Acomodação. DOMINGO: ESTOCOLMO Café da manhã. Visita panorâmica, na qual realizaremos um percurso em ônibus pelos pontos mais importantes da cidade e um passeio a pé pela Gamla Stan ou Cidade Velha, quatro ilhas unidas entre si sobre as quais Bigerl Jarl fundou a cidade há 700 anos. Em nosso percurso conheceremos a Grande Praça, a Catedral, o Palácio Real, a Ilha dos Nobres, etc. Se desejar, poderá realizar uma visita (opc) ao Museu Vasa, galeão real afundado durante seu deslizamento e recuperado 333 anos depois, hoje restaurado em todo seu esplendor, e também visitaremos o interior da Prefeitura, onde conheceremos, entre outras salas, o Salão Azul, onde todos os anos no dia 10 de Dezembro se celebra o banquete, e o Salão Dourado, onde se realiza o baile de gala posterior à entrega do Prêmio Nobel. Acomodação. SEGUNDA-FEIRA: ESTOCOLMO - COPENHAGUE Café da manhã. Saída para Malmo, onde cruzaremos a Ponte de Oresund, que une a Suécia e a Dinamarca. Foi inau-

gurada no dia 1º de Julho de 2000 e é considerada como a grande obra prima da engenharia sueca do século XXI. Chegada a Copenhague, capital da Dinamarca e a maior cidade da Escandinávia. Suas origens remontam ao ínicio do século XI, quando surgiu um pequeno assentamento de pescadores conhecido simplesmente como havn (porto). Mais tarde este porto adquiriu maior importância desde o ponto de vista comercial e passou-se a chamar Købmandshavn: “baía dos mercantes”, o que derivou finalmente em seu nome atual. Acomodação. TERÇA-FEIRA: COPENHAGUE Café da manhã. Visita panorâmica: a Praça da Prefeitura, o exterior do Palácio Christianborg, o Palácio de Amalienborg, residência oficial da rainha Margarita, a impressionante Fonte de Gefion, baseada em uma antiga lenda que relata a origem da Dinamarca e que, segundo esta lenda, o rei sueco Gylfi tinha prometido a deusa Gefion entregar-lhe tanta terra quanto pudesse arar em uma noite, sendo assim a deusa transformou os seus filhos em bois para conseguir o que hoje em dia é a ilha de Sealandia. O Nyhavn, precioso canal graduado pelas típicas casas com fachadas coloridas do século XVII e onde constumam estar atracados numerosos barcos de madeira, o que contribui para criar uma atmosfera especial, que representa perfeitamente o espirito marinheiro da cidade. A Pequena Sereia, em honra ao personagem criado pela imaginação de Andersen, a Bolsa, etc. Tempo livre. Visita (opc) ao Castelo de Frederiksborg, localizado ao norte da Sealandia, em Hillerød, sobre três ilhotas do Slotssø “lago do castelo”. É considerado como o melhor exemplo do renascimento dinamarquês, e hoje em dia é o maior palácio da Escandinávia. Simboliza a força que teve a monarquia absolutista dinamarquesa quando se estendia o seu poder até a Noruega. Acomodação. QUARTA-FEIRA: COPENHAGUE - LUBECK - HAMBURGO Café da manhã. Saída para Rodby, no sul da Dinamarca, onde embarcaremos para realizar um trajeto em ferry até Puttgarden na Alemanha. Depois de desembarcar, continuaremos para Lübeck, antiga capital da Liga Hanseática, federação comercial e defensiva das cidades do norte da Alemanha que regeu, durante séculos, os destinos econômicos do Báltico e de grande parte da Europa. Considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, é uma das poucas cidades alemãs que se salvaram dos bombardeios da Segunda Guerra Mundial. Tempo livre para desfrutar do centro histórico medieval, considerado como uma das jóias da arte gótica alemã, onde se destacam a Holsentor, as Igrejas de Santa Maria e Santa Catarina, etc. Continuação a Hamburgo. Tempo livre para conhecer a animada noite desta cidade portuária, passeando pelo animado bairro de São Pauli. Acomodação. QUINTA-FEIRA: HAMBURGO - BERLIM Café da manhã. Visita panorâmica, onde conheceremos os seus característicos canais e as suas pontes, o lago Alster, a Prefeitura, a Igreja gótica de São Jacobi, a cosmopolita Jungfernstieg, a Catedral de São Miguel e sua torre, autêntico símbolo da cidade, o Speicherstadt, de estilo neogótico, construído a finais do século XIX para armazenar as mercadorias trazidas, especialmente café, chá e

268  I Grandes combinaçoes do Leste Europeu

especiarias, a Hafencity, autêntica revolução da arquitetura contemporânea, etc. Continuação a Berlim. Tempo livre para começar a conhecer a capital da Alemanha. Jantar. Se desejar, poderá realizar uma visita (opc) de Berlim à Noite, onde conheceremos o bairro judeu, palco da trágica “noite dos cristais”, o bairro governamental, com o Reichstag e a Chancelaria, a Porta de Brandemburgo, a Postdamer Platz, etc. Acomodação. SEXTA-FEIRA: BERLIM Café da manhã. Visita panorâmica do mais destacado da capital da Alemanha: a Igreja Comemorativa do Kaiser, a famosa avenida Kudamm, a Alexander Platz, o bairro de São Nicolas, a praça da Gendarmeria, os restos do famoso Muro, a avenida Unter-den-Linden, etc. Almoço. Tarde livre com possibilidade de realizar uma visita (opc) a Ilha dos Museus, para conhecer o Museu de Pérgamo, com valiosas peças como o Altar de Pérgamo e a Porta de Ishtar dos Jardins Suspensos da Babilônia, e ao Neues Museum, que se destaca especialmente pela parte dedicada ao Egipto, onde, entre outras obras de arte, conheceremos o célebre Busto de Nefertiti, orba prima da arte universal. Acomodação. SÁBADO: BERLIM Café da manhã. Dia livre, o qual sugerimos realizar uma excursão (opc) à vizinha Potsdam, onde Truman, Stalin e Atlee, sucessor de Winston Churchill, decidiram em 1945 a sorte da Alemanha. Conheceremos esta cidade, que conta com lugares como o Bairro dos Holandeses, com jardins e palácios realizados a partir de século XVIII, e hoje em dia Patrimônio da Humanidade. Visitaremos o interior de um dos palácios construídos durante a presença da família real prussiana. Regresso a Berlim e restante da tarde livre. Acomodação. DOMINGO: BERLIM - DRESDEN - PRAGA Café da manhã. Saída a Dresden, conhecida como a “Florença do Elba”, vítima de intensos bombardeios durante a Segunda Guerrra Mundial. Tempo livre para admirar o seu centro histórico: o Zwinger, a Hofkirche, a Semperoper. Continuação a Praga. Tempo livre para começar a conhecer o maravilhoso patrimônio artístico da capital Tcheca. Jantar e acomodação. SEGUNDA-FEIRA: PRAGA “CIDADE DOURADA” Café da manhã. Visita panorâmica: o Bairro Judeu, a Praça da Cidade Velha com a Prefeitura, onde está o famoso relógio astronômico, as igrejas de São Nicolau e Santa María de Týn, a ponte Carlos, a Praça Wenceslao, etc. Almoço. Tarde livre para conhecer o bairro judeu, visitando algumas das sinagogas, como por exemplo a Espanhola ou a de Stranová, considerada como a mais antiga da Europa, etc. Acomodação. TERÇA-FEIRA: PRAGA Café da manhã. Dia livre. Se desejar, poderá realizar uma visita (Opção TI) de Praga Santa: o Castelo de Praga, com a Catedral de São Vito e o Palácio Real Velho, onde iniciou a Guerra dos 30 Anos, depois das destituição dos nobres, a Rua de Ouro, etc. (Almoço Opção TI) Restante do dia livre para seguir descubrindo outros recantos da cidade, sem


Igreja de São Fra ncisco de assis · viena

noruega

suecia 2 Oslo

2 Estocolmo

dinamarca Copenhague 2 Hamburgo 1 3 Berlim

Alemanha

Praga 4 R. Tcheca Viena 3 Áustria Budapeste 3 Hungria

esquecer de descansar em uma das típicas cervejarías de Praga, ou assistir ao teatro negro ou ao teatro de marionetes. Acomodação. QUARTA-FEIRA: PRAGA Café da manhã. Dia livre ou excursão (Opção TI) a Karlovy Vary, cidade balneário que adquiriu uma grande importância durante o século XIX, quando se transformou em um ponto de encontro da alta sociedade em procura de tratamentos termais e local de descanso de grandes artistas, como Strauss e Beethoven, entre outros. Se destacam as belíssimas colunatas construídas em volta do rio Teplá, para que os visitantes possam realizar passeios e beber água termal estando protegidos do clima da cidade. (Almoço Opção TI). Tempo livre até a hora de regresso a Praga. (Jantar Opção TI). Acomodação. QUINTA-FEIRA: PRAGA - VIENA Café da manhã. Saída para Áustria em direção a capital, Viena. Almoço. Visita panorâmica da cidade, onde conheceremos os lugares mais importantes, como a monumental Ringstrasse, avenida com mais de 5km, onde se encontram alguns dos edifícios mais representativos de Viena e que representam a máxima expressão do estilo historicista: o Parlamento, o Museu de Artes Aplicadas, a Ópera, a Igreja Votiva, os Museus de História da Arte e de História Natural, a Prefeitura, a Bolsa, etc. Também passaremos pelo coração peatonal da cidade agrupado em torno à Catedral de São Estevão, onde realizaremos uma parada para visitála livremente, além de conhecer, entre outros lugares, os pátios do Palácio Imperial de Hofburg, a rua Kartner Strase e o Graben, com a Coluna da Peste. (Jantar Opção TI). Acomodação. SEXTA-FEIRA: VIENA “CIDADE DA VALSA” Café da manhã. Dia livre ou se desejar, poderá realizar uma visita (opc) da Ópera, inaugurada em 1869 com D. Giovanni de Mozart, e o Palácio de Schönbrunn, residência de verão da família imperial, onde viveram Maria Teresa, Francisco José e Sissi. Pela noite, poderá assistir a um concerto (opc), onde estão presentes, entre outras peças de tradição musical européia, as valsas mais típicas da cidade e um jantar tradicional de Viena. Acomodação. SÁBADO: VIENA Café da manhã. Dia livre. Excursão (opc) ao Vale do Danúbio, onde visitaremos um dos lugares mais emblemáticos da Áustria: a Abadia de Melk, uma das jóias do barroco da Europa central, e em seguida, embarcaremos num cruzeiro pelo Danúbio (o qual opera somente em época de temporada e funcionamento do mesmo), onde desfrutaremos das paisagens da região de Dachau. Tempo livre em Durnstein ou em Krems. Regresso a Viena. (Jantar Opção TI). Acomodação. DOMINGO: VIENA Café da manhã. Tempo livre até a hora do traslado ao aeroporto para sair em avião à sua cidade de origem. Fim dos nossos serviços. FIM DO ITINERÁRIO ST4291

DOMINGO: VIENA - BUDAPESTE Café da manhã. Manhã livre para conhecer outras zonas da cidade, visitando lugares como o Prater com a Roda Gigante, a Torre Giratória do Danúbio, a Igreja de São Carlos Borromeu, ou descansar num dos 50 cafés clássicos como o Central, o Sacher ou o Landtmann, entre outros. (Almoço Opção TI). Saída para Budapeste. Tempo livre para começar a conhecer a cidade. Jantar e acomodação. SEGUNDA-FEIRA: BUDAPESTE Café da manhã. Visita panorâmic: a Praça dos Heróis e seu maravilhoso conjunto escultórico, o Parque Municipal, a Avenida Andrassy, as Pontes das Cadeias, Isabel e Margarita, o Bairo de Buda, com suas ruas de edifícios neobarrocos, o exterior da Igreja Matías, o Bastão dos Pescadores, com maravilhosas vistas do Parlamento, o Bairro de Peste e o Danúbio, etc. Almoço. Tarde livre ou se desejar, poderá realizar uma visita (opc) de “Budapeste Histórica”, admirando o interior da Grande Sinagoga e a Ópera, considerada como uma das óperas mais elegantes do mundo. Se desejar, poderá realizar (opc) uma excursão combinando um agradável passeio em barco pelo Danúbio com um Goulash Party, para degustar da gastronomia húngara com seus famosos vinhos, ao mesmo tempo em que assiste a um espetáculo folclórico de música e danças típicas. Acomodação. TERÇA-FEIRA: BUDAPESTE Café da manhã. Dia livre. Se desejar, poderá realizar uma excursão (Opção TI) com (Almoço Opção TI) a uma fazenda da Puszta Húngara (Grande Planície), para assistir a um interessantíssimo espetáculo de costumes e habilidades hípicas húngaras num típico ambiente tradicional existente nos povoados do país. Pela tarde, poderá passear pelas zonas comerciais ou relaxar degustando algum dos excelentes vinhos que se produzem na Hungria, entre os quais se destaca o Tokaji, ao que Luis XIV definiu como “O vinho dos reis e o rei dos vinhos”. (Jantar Opção TI). Acomodação. QUARTA-FEIRA: BUDAPESTE Café da manhã. Tempo livre até a hora do traslado ao aeroporto para sair em avião à sua cidade de origem. Fim dos nossos serviços. FIM DO ITINERÁRIO ST4290

SERVIÇOS BÁSICOS INCLUÍDOS (pág. 3) Serviços complementares incluídos · Café da manhã (Buffet na maioria dos hotéis) · Refeições: Segundo itinerãrio Visita com guia local e/ou excurções (Segundo itinerãrio) · Panorâmica de Oslo · Panorâmica de Estocolmo · Panorâmica de Copenhague · Panorâmica de Hamburgo · Panorâmica de Berlim · Panorâmica de Praga · Panorâmica de Viena · Panorâmica de Budapeste Outros lugares de interesse comentados por nosso guia · Karlstad · Lubeck · Dresde · Ponte de Oresund

HOTÉIS PREVISTOS CIDADE

NOME

SITUAÇÃO CAT.

Oslo Scandic Edderkopen Centro 4* Thon Europa Centro 4* Estocolmo Quality Globe Cidade 4* Quality Nacka Cidade 4* 4* Copenhague Radisson Blu Scandinavia Centro Comfort Vesterbro Centro 4* Hamburgo Leonardo Hamburg City Nord Cidade 4* Intercity Altona Cidade 4* Berlim Park Inn Centro 4* Holiday Inn Berlin City East Cidade 4* Praga Pyramida Hab. Superior Cidade 4* Dorint Don Giovanni Cidade 4* Viena Leonardo Hotel Vienna Cidade 4* Áustria Trend Ananas Centro 4* Budapeste Mercure Korona Centro 4* Novotel Budapeste City Cidade 4* Hotéis alternativos e notas ver páginas 8 e 9.

OPÇÃO TUDO INCLUÍDO

PREÇOS EM USD POR PESSOA

Estes itinerários podem ser realizados na versão TUDO INCLUÍDO. Adicionamos as refeições e as visitas base do itinerário aquelas indicadas como (Opção TI). Nesta versão o programa oferece 15 refeições no itinerário ST4290 e 10 refeições no itinerário ST4291 ao total e as seguintes visitas: * Praga Santa, * Karlovy Vary * Puszta Húngara

temporada 11 jun / 03 SET Itin.

st4290 Seleção st4291 Seleção

DIAS REFEIÇÕES

22

7

19

5

DUPLO

single

Oslo / Budapeste 3.400 4.720 Oslo / Viena 2.975 4.095

Por um suplemento sobre o preço de: 350 $ (it.ST4290) e 250 $ (it. ST4291)

Grandes combinaçoes do Leste Europeu  I  269


CAPITAIS NÓRDICAS - BERLIM - PRAGA

fortaleza de akerhus · oslo

Itinerario

DIAS

Refeições

PREÇO BASE

st4292

16

4

2.430 $

st4293

12

2

1.875 $

de obra prima da engenharia sueca do século XXI. Conta com duas linhas de trem e seis pistas de estrada, sendo a ponte combinada trem - estrada mais longa da Europa, com quase 8km de comprimento. Esta ponte tem significado uma revolução nos meios de comunicação europeus. Chegada a Copenhague, capital da Dinamarca e a maior cidade da Escandinávia. Suas origens remontam ao ínicio do século XI, quando surgiu um pequeno assentamento de pescadores conhecido simplesmente como havn (porto). Mais tarde este porto adquiriu maior importância desde o ponto de vista comercial e passou-se a chamar Købmandshavn: “baía dos mercantes”, o que derivou finalmente em seu nome atual. Acomodação.

començo DE AMBOS ITINERáRIOS QUARTA-FEIRA: BRASIL - OSLO Saída da cidade de origem em vôo com destino a Europa. QUINTA-FEIRA: OSLO Chegada a Oslo e traslado ao hotel. Tempo livre para começar a conhecer a capital da Noruega, cidade que hoje em dia se combina com a natureza, representada pelo seu fiorde e pelos espaços verdes a sua volta, e com a cultura presente em seus diversos museus de costumes e tradições da Noruega. Acomodação.

TERÇA-FEIRA: COPENHAGUE Café da manhã. Visita panorâmica: a Praça da Prefeitura, o exterior do Palácio Christianborg, o Palácio de Amalienborg, residência oficial da rainha Margarita, a impressionante Fonte de Gefion, baseada em uma antiga lenda que relata a origem da Dinamarca e que, segundo esta lenda, o rei sueco Gylfi tinha prometido a deusa Gefion entregar-lhe tanta terra quanto pudesse arar em uma noite, sendo assim a deusa transformou os seus filhos em bois para conseguir o que hoje em dia é a ilha de Sealandia. O Nyhavn, precioso canal graduado pelas típicas casas com fachadas coloridas do século XVII e onde constumam estar atracados numerosos barcos de madeira, o que contribui para criar uma atmosfera especial, que representa perfeitamente o espirito marinheiro da cidade. A Pequena Sereia, em honra ao personagem criado pela imaginação de Andersen, a Bolsa, etc. Tempo livre. Visita (opc) ao Castelo de Frederiksborg, localizado ao norte da Sealandia, em Hillerød, sobre três ilhotas do Slotssø “lago do castelo”. É considerado como o melhor exemplo do renascimento dinamarquês, e hoje em dia é o maior palácio da Escandinávia. Simboliza a força que teve a monarquia absolutista dinamarquesa quando se estendia o seu poder até a Noruega. Acomodação.

SEXTA-FEIRA: OSLO Café da manhã. Visita panorâmica: o Parque Frogner com as esculturas realizadas por Gustav Vigeland durante a primeira metade do século XX, se destacan entre todas as obras deste parque o Monolito, impressionante bloco de granito de 17 metros de altura no qual aparecem esculpidas mais de 100 figuras humanas entrelaçadas; a animada rua Karl-Johäns, a Prefeitura, o Castelo de Akershus, o Palácio Real, o Parlamento. Subiremos à colina do Holmekollen, onde teremos uma maravilhosa vista sobre a cidade, e também conheceremos o interior da Prefeitura, onde se encontra a sala na qual são realizadas as celebrações do Prêmio Nobel da Paz. Tarde livre ou se desejar, possibilidade de realizar uma excursão (opc) à Península de Bygdoy, para visitar o Museu Viking de Oslo, que possui navios e objetos desta civilização, o Museu do Barco Polar Fram, o qual fizeram suas expedições Admudsen, Nansen e Sverdrup, e o Museu Nórdico de Arte Popular ao ar livre. Acomodação. SÁBADO: OSLO - ESTOCOLMO Café da manhã. Saída para a cidade industrial Karlstad, com tempo livre para conhecer esta cidade lozalizada às margens do lago Väneren. Continuação a Estocolmo. Chegada ao hotel e restante do dia livre para passear em barco por seus canais, descobrir a Torre de TV Käknas, com maravilhosas vistas da cidade, etc. Acomodação. DOMINGO: ESTOCOLMO Café da manhã. Visita panorâmica, na qual realizaremos um percurso em ônibus pelos pontos mais importantes da cidade e um passeio a pé pela Gamla Stan ou Cidade Velha, quatro ilhas unidas entre si sobre as quais Bigerl Jarl fundou a cidade há 700 anos. Em nosso percurso conheceremos a Grande Praça, a Catedral, o Palácio Real, a Ilha dos Nobres, etc. Se desejar, poderá realizar uma visita (opc) ao Museu Vasa, galeão real afundado durante seu deslizamento e recuperado 333 anos depois, hoje restaurado em todo seu esplendor, e também visitaremos o interior da Prefeitura, onde conheceremos, entre outras salas, o Salão Azul, onde

relógio astronómico · praga

todos os anos no dia 10 de Dezembro se celebra o banquete, e o Salão Dourado, onde se realiza o baile de gala posterior à entrega do Prêmio Nobel. Restante do dia livre para terminar de conhecer a cidade e, por exemplo, visitar Skansen, onde conhecerá o museu popular ao ar livre mais antigo do mundo, ou o museu de arte contemporânea, com uma excelente coleção de arte do século XX e XXI, com obras de Picasso, Dalí, Derket e Matisse, entre outros, em um edifício desenhado pelo arquiteto espanhol Rafael Moneo. Acomodação. SEGUNDA-FEIRA: ESTOCOLMO - COPENHAGUE Café da manhã. Saída para Dinamarca, percorrendo o interior da Suécia, passando por Norrkoping e bordeando o Lago Vattern até chegar a Malmo, onde cruzaremos a Ponte de Oresund, que une a Suécia e a Dinamarca. Foi inaugurada no dia 1º de Julho de 2000 e é considerada como a gran-

270  I Grandes combinaçoes do Leste Europeu

QUARTA-FEIRA: COPENHAGUE - LUBECK - HAMBURGO Café da manhã. Saída para Rodby, no sul da Dinamarca, onde embarcaremos para realizar um trajeto em ferry até Puttgarden na Alemanha. Depois de desembarcar, continuaremos para Lübeck, antiga capital da Liga Hanseática, federação comercial e defensiva das cidades do norte da Alemanha que regeu, durante séculos, os destinos econômicos do Báltico e de grande parte da Europa. Considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, é uma das poucas cidades alemãs que se salvaram dos bombardeios da Segunda Guerra Mundial. Tempo livre para desfrutar do centro histórico medieval, considerado como uma das jóias da arte gótica alemã, onde se destacam a Holsentor, as Igrejas de Santa Maria e Santa Catarina, etc. Também poderá aproveitar para provar o seu delicioso mazapán, produto típico da cidade, ou desfrutar de um bom café acompanhado de um excelente doce na elegantíssima cafetería Niederegger, uma das mais emblemáticas da Europa. Continuação a Hamburgo. Tempo livre para conhecer a animada noite desta cidade portuária, passeando pelo animado bairro de São Pauli. Acomodação.


st4292

noruega

suecia 2 Oslo

2 Estocolmo

dinamarca Copenhague 2 Hamburgo 1 3 Berlim

Alemanha

Praga 4 R. Tcheca

Torre de Alexanderplatz e Bairro São Nicolás · Berlim

QUINTA-FEIRA: HAMBURGO - BERLIM Café da manhã. Visita panorâmica desta populosa cidade com quase 2 milhões de habitantes, sendo a segunda cidade mais populosa da Alemanha. Está localizada às margens dos rios Elba e Alster, e possui o segundo porto mais importante da Europa. Conheceremos os seus característicos canais e as suas pontes, o lago Alster, a Prefeitura, a Igreja gótica de São Jacobi, a cosmopolita Jungfernstieg, a Catedral de São Miguel e sua torre, autêntico símbolo da cidade, o Speicherstadt, de estilo neogótico, construído a finais do século XIX para armazenar as mercadorias trazidas, especialmente café, chá e especiarias, a Hafencity, autêntica revolução da arquitetura contemporânea, etc. Depois da visita, tempo livre para desfrutar das animadas ruas comerciais da cidade ou conhecer algum dos seus museus. Continuação a Berlim. Tempo livre para começar a conhecer a capital da Alemanha. Jantar. Se desejar, poderá realizar uma visita (opc) de Berlim à Noite, onde conheceremos o bairro judeu, palco da trágica “noite dos cristais” durante a época de Hitler, o bairro governamental, com o Reichstag e a Chancelaria, a Porta de Brandemburgo, a Postdamer Platz, etc. Acomodação. SEXTA-FEIRA: BERLIM Café da manhã. Visita panorâmica do mais destacado da capital da Alemanha: a Igreja Comemorativa do Kaiser, a famosa avenida Kudamm, a Alexander Platz, o bairro de São Nicolas, a praça da Gendarmeria, os restos do famoso Muro, a avenida Unter-den-Linden, etc. Almoço. Tarde livre com possibilidade de realizar uma visita (opc) a Ilha dos Museus, para conhecer o Museu de Pérgamo, com valiosas peças como o Altar de Pérgamo e a Porta de Ishtar dos Jardins Suspensos da Babilônia, e ao Neues Museum, que se destaca especialmente pela parte dedicada ao Egipto, onde, entre outras obras de arte, conheceremos o célebre Busto de Nefertiti, orba prima da arte universal. Acomodação. SÁBADO: BERLIM Café da manhã. Dia livre, o qual sugerimos realizar uma excursão (opc) à vizinha Potsdam, onde Truman, Stalin e Atlee, sucessor de Winston Churchill, decidiram em 1945 a sorte da Alemanha. Conheceremos esta cidade, que conta com lugares como o Bairro dos Holandeses, com jardins e palácios realizados a partir de século XVIII, e hoje em dia Patrimônio da Humanidade. Visitaremos o interior de um dos palácios construídos durante a presença da família real prussiana. Regresso a Berlim e restante da tarde livre. Acomodação. DOMINGO: BERLIM Café da manhã. Tempo livre até a hora do traslado ao aeroporto para sair em avião à sua cidade de origem. Fim dos nossos serviços. FIM DO ITINERÁRIO ST4293 DOMINGO: BERLIM - DRESDEN - PRAGA Café da manhã. Saída a Dresden, conhecida como a “Florença do Elba”, vítima de intensos bombardeios durante a Segunda Guerrra Mundial. Tempo livre para admirar o seu

centro histórico: o Zwinger, a Hofkirche, a Semperoper. Continuação a Praga. Tempo livre para começar a conhecer o maravilhoso patrimônio artístico da capital Tcheca. Jantar e acomodação. SEGUNDA-FEIRA: PRAGA “CIDADE DOURADA” Café da manhã. Visita panorâmica: o Bairro Judeu, a Praça da Cidade Velha com a Prefeitura, onde está o famoso relógio astronômico, as igrejas de São Nicolau e Santa María de Týn, a ponte Carlos, a Praça Wenceslao, etc. Almoço. Tarde livre para conhecer o bairro judeu, visitando algumas das sinagogas, como por exemplo a Espanhola ou a de Stranová, considerada como a mais antiga da Europa, etc. Acomodação. TERÇA-FEIRA: PRAGA Café da manhã. Dia livre. Se desejar, para ter uma idéia completa da cidade, poderá realizar uma visita (Opção TI) de Praga Santa: o Castelo de Praga, com a Catedral de São Vito e o Palácio Real Velho, onde iniciou a Guerra dos 30 Anos, depois das destituição dos nobres, a Rua de Ouro, etc. (Almoço Opção TI) Restante do dia livre para seguir descubrindo outros recantos da cidade, sem esquecer de descansar em uma das típicas cervejarías de Praga, ou assistir ao teatro negro ou ao teatro de marionetes. Acomodação. QUARTA-FEIRA: PRAGA Café da manhã. Dia livre ou excursão (Opção TI) a Karlovy Vary, cidade balneário que adquiriu uma grande importância durante o século XIX, quando se transformou em um ponto de encontro da alta sociedade em procura de tratamentos termais e local de descanso de grandes artistas, como Strauss e Beethoven, entre outros. Se destacam as belíssimas colunatas construídas em volta do rio Teplá, para que os visitantes possam realizar passeios e beber água termal estando protegidos do clima da cidade. (Almoço Opção TI). Tempo livre até a hora de regresso a Praga. (Jantar Opção TI). Acomodação. QUINTA-FEIRA: PRAGA Café da manhã. Tempo livre até a hora do traslado ao aeroporto para sair em avião à sua cidade de origem. Fim dos nossos serviços.

SERVIÇOS BÁSICOS INCLUÍDOS (pág. 3) Serviços complementares incluídos · Café da manhã (Buffet na maioria dos hotéis) · Refeições: Segundo itinerãrio Visita com guia local e/ou excurções (Segundo itinerãrio) · Panorâmica de Oslo · Panorâmica de Estocolmo · Panorâmica de Copenhague · Panorâmica de Hamburgo · Panorâmica de Berlim · Panorâmica de Praga Outros lugares de interesse comentados por nosso guia · Karlstad · Lubeck · Dresde

HOTÉIS PREVISTOS CIDADE

SITUAÇÃO CAT.

Hotéis alternativos e notas ver páginas 8 e 9.

4* 4* 4* 4* 4* 4* 4* 4* 4* 4* 4* 4*

PREÇOS EM USD POR PESSOA temporada 11 jun / 03 SET Itin.

st4292 Seleção st4293 Seleção

FIM DO ITINERÁRIO ST4292

NOME

Oslo Scandic Edderkopen Centro Thon Europa Centro Estocolmo Quality Globe Cidade Quality Nacka Cidade Copenhague Radisson Blu Scandinavia Centro Comfort Vesterbro Centro Hamburgo Leonardo Hamburg City Nord Cidade Intercity Altona Cidade Berlim Park Inn Centro Holiday Inn Berlin City East Cidade Praga Pyramida Hab. Superior Cidade Dorint Don Giovanni Cidade

DIAS REFEIÇÕES

16

4

12

2

DUPLO

single

Oslo / Praga 2.430 3.355 Oslo / Berlim 1.875 2.535

OPÇÃO TUDO INCLUÍDO O itinerário ST4292 pode ser realizado na versão TUDO INCLUÍDO. Adicionamos as refeições e as visitas base do itinerário aquelas indicadas como (Opção TI). Nesta versão o programa oferece 7 refeições ao total e as seguintes visitas: * Praga Santa com entradas * Karlovy Vary Por um suplemento sobre o preço de: 150 $.

Grandes combinaçoes do Leste Europeu  I  271


RÚSSIA CLÁSSICA E COROA NÓRDICA COM PRAGA praça vermelha alumiada · Moscou

Itinerario

DIAS

Refeições

PREÇO BASE

st4294

20

6

3.430 $

st4295

24

8

3.990 $

COMEÇO DE AMBOS ITINERÁRIOS TERÇA-FEIRA: BRASIL - MOSCOU Saída da cidade de origem em vôo com destino a Europa. QUARTA-FEIRA: MOSCOU Chegada em Moscou e traslado ao hotel. Tempo livre para começar a conhecer a cidade. Jantar e acomodação. QUINTA-FEIRA: MOSCOU Café da manhã. Visita panorâmica: a Avenida Novi Arbat, o cais do rio Moscou, a Praça Vermelha, com o Museu de História e a Catedral de São Basilio, o Parque da Vitória, o Teatro Bolshoi, etc. Também visitaremos o metrô de Moscou, considerado como um autêntico “Palácio subterrâneo”, cujas obras iniciaram em agosto de 1931. Almoço. Tarde livre. Se desejar, pela noite é possível realizar uma visita (Opção TI) noturna de Moscou. (Jantar Opção TI). Acomodação. SEXTA-FEIRA: MOSCOU Café da manhã. Dia livre. Pela manhã, excursão (Opção TI) a Serguiev Possad, considerado como um dos povoados mais interessantes do chamado Anel de Ouro. Segundo a lenda, aqui foram fabricadas as primeiras e populares “matrioshkas”. Regresso a nosso hotel em Moscou. (Almoço Opção TI). Tempo livre. Se desejar, pela noite poderá assistir a um típico espetáculo, para conhecer a essência do folclore característico deste grande país. (Jantar Opção TI). Acomodação. SÃO PETERSBURGO SÁBADO: MOSCOU Café da manhã. Dia livre. Visita (Opção TI) ao Kremlin, antiga residência dos czares, com as catedrais da Anunciação e da Assunção, lugar de coroação dos czares, e a de São Miguel Arcanjo, na qual estão enterrados numerosos czares. (Jantar Opção TI). No fim do dia, traslado à estação ferroviária para pegar um trem noturno com destino a São Petersburgo. Acomodação em compartimentos quádruplos (opc. em duplos, triplos ou individuais). DOMINGO: SÃO PETERSBURGO Café da manhã. Chegada a São Petersburgo, capital cultural da Rússia que foi fundada pelo czar Pedro o Grande em 1703. União com os clientes que realizaram este trajeto em trem diurno de alta velocidade ou em avião, e visita panorâmica do mais destacado da cidade: a Praça do Palácio e o Palácio de Inverno, o Almirantado, a Praça de São Isaac com a maravilhosa catedral, a Praça do Senado com a figura equestre de bronze de Pedro o Grande, a Avenida Nevsky, artéria principal da cidade e que possui um impressionante patrimônio arquitetônico, com destaque a catedral da Nossa Senhora de Cazã, etc. Almoço. Tarde livre. (Jantar Opção TI). Acomodação.

SEGUNDA-FEIRA: SÃO PETERSBURGO Café da manhã. Dia livre. Excursão (opc) ao Palácio de Pushkin, onde se destaca a Câmara de Âmbar e o Salão Dourado ou do Trono. (Almoço Opção TI). Visita (Opção TI) da Fortaleza de Pedro e Paulo, antiga prisão czarista, onde se encontra uma das catedrais da cidade que abriga as tumbas da Dinastia Romanov, e a Catedral de São Isaac e seu museu de ícones e mosaicos. Se desejar, poderá realizar um inesquecível e romântico passeio (opc) em barco pela “Veneza do Norte”, conhecendo seus recantos mais românticos desde um ponto de vista único. (Jantar Opção TI). Acomodação.

Restante do dia livre. Visita (opc) ao Museu Vasa, galeão real afundado durante seu deslizamento e recuperado 333 anos depois, e também visitaremos o interior da Prefeitura, o Salão Dourado. Acomodação.

TERÇA-FEIRA: SÃO PETERSBURGO Café da manhã. Dia livre ou excursão (opc) a Petrodvorets, lugar de veraneio fundado por Pedro I em 1705. Sua construção original se deve a arquitetos como Braunstein, Zemtsov e Leblond, mais tarde redesenhada e ampliada por Bartholomeo Rastrelli, arquiteto favorito de Catarina a Grande (Almoço Opção TI). Visita (Opção TI) do Hermitage, museu que ocupa seis edifícios, entre os que se encontram o Palácio de Inverno, residência oficial dos czares. (Jantar Opção TI). Acomodação.

SEGUNDA-FEIRA: ESTOCOLMO - COPENHAGUE Café da manhã. Saída para Malmo, onde cruzaremos a Ponte de Oresund, que une a Suécia e a Dinamarca. Foi inaugurada no dia 1º de Julho de 2000 e é considerada como a grande obra prima da engenharia sueca do século XXI. Conta com duas linhas de trem e seis pistas de estrada, sendo a ponte combinada trem - estrada mais longa da Europa, com quase 8km de comprimento. Esta ponte tem significado uma revolução nos meios de comunicação europeus. Chegada a Copenhague, capital da Dinamarca e a maior cidade da Escandinávia. Acomodação.

QUARTA-FEIRA: SÃO PETERSBURGO - HELSINKI Café da manhã. Saída a fronteira com a Finlândia. Trâmites e cruze da fronteira, e continuação a Helsinki. Chegada e visita panorâmica: a Igreja Ortodoxa da Trindade, a Praça do Senado, o Porto e a Praça do Mercado, a Catedral Luterana de São Nicolas, a Catedral Uspenski, em estilo russobizantino e desenhada por Aleksei Gornostajev (1868), a Esplanadi, Temppeliaukio, o Monumento ao compositor Jean Sibelius, a Mannerheinmintie, a maior artéria da cidade, etc. Acomodação. QUINTA-FEIRA: HELSINKI (OPCIONAL A TALLIN) Café da manhã. Dia livre ou possibilidade de realizar uma excursão opcional de dia completo a Tallin (Estônia). Iremos em ferry até esta maravilhosa cidade chamada de “A Pequena Praga”, para realizar uma visita da mesma: a Prefeitura, a igreja de São Olaf, o Castelo de Toompea, o Palácio de Kadriorg, a Catedral ortodoxa de Domsky, o Monastério de São Miguel, a Farmácia Municipal, etc. Na hora indicada, traslado ao porto para retornar a Helsinki. Chegada a capital da Finlândia e traslado ao hotel. Acomodação. BÁLTICO SEXTA-FEIRA: HELSINKI Café da manhã. Dia livre para conhecer o seu animado porto, a Bulevar Splanadi, a avenida Mannerheim, a ilha de Suomenlinna, a arquitetura de Alvar Aalto, etc. No final da tarde, traslado ao porto e embarque em um cruzeiro de uma noite, com todas as comodidades à bordo. Jantar-buffet escandinavo e acomodação em camarotes SÁBADO: ESTOCOLMO Café da manhã a bordo e desembarque. Visita panorâmica, na qual realizaremos um percurso em ônibus pelos pontos mais importantes da cidade e um passeio pela Gamla Stan ou Cidade Velha, com a Grande Praça, a Catedral, o Palácio Real e onde, desde um extremo da Ilha dos Nobres, comtemplaremos a Prefeitura e a sua torre de 106 metros.

272  I Grandes combinaçoes do Leste Europeu

DOMINGO: ESTOCOLMO Café da manhã. Dia livre que pode ser aproveitado para passear em barco por seus canais, descobrir a Torre de TV Käknas, Skansen, onde conhecerá o museu popular ao ar livre mais antigo do mundo, ou o museu de arte contemporânea, com uma excelente coleção de arte do século XX e XXI. Acomodação.

TERÇA-FEIRA: COPENHAGUE Café da manhã. Visita panorâmica: a Praça da Prefeitura, o exterior do Palácio Christianborg, o Palácio de Amalienborg, residência oficial da rainha Margarita, a impressionante Fonte de Gefion. O Nyhavn, precioso canal graduado pelas típicas casas com fachadas coloridas do século XVII. A Pequena Sereia, a Bolsa, etc. Tempo livre. Visita (opc) ao Castelo de Frederiksborg, localizado ao norte da Sealandia. É considerado como o melhor exemplo do renascimento dinamarquês. Acomodação. QUARTA-FEIRA: COPENHAGUE - LUBECK - HAMBURGO Café da manhã. Saída para Rodby, no sul da Dinamarca, onde embarcaremos para realizar um trajeto em ferry até Puttgarden na Alemanha. Depois de desembarcar, continuaremos para Lübeck, antiga capital da Liga Hanseática. Considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, é uma das poucas cidades alemãs que se salvaram dos bombardeios da Segunda Guerra Mundial. Tempo livre para desfrutar do centro histórico medieval, considerado como uma das jóias da arte gótica alemã, onde se destacam a Holsentor, as Igrejas de Santa Maria e Santa Catarina, etc. Também poderá aproveitar para provar o seu delicioso mazapán, produto típico da cidade, ou desfrutar de um bom café acompanhado de um excelente doce na elegantíssima cafetería Niederegger, uma das mais emblemáticas da Europa. Continuação a Hamburgo. Tempo livre para conhecer a animada noite desta cidade portuária, passeando pelo animado bairro de São Pauli. Acomodação. QUINTA-FEIRA: HAMBURGO - BERLIM Café da manhã. Visita panorâmica. Está localizada às margens dos rios Elba e Alster, e possui o segundo porto mais importante da Europa. Conheceremos os seus canais e as suas pontes, o lago Alster, a Prefeitura, a Igreja gótica de São Jacobi, a cosmopolita Jungfernstieg, a Catedral de São


Palácio zwinger · dresden

Finlândia Helsinki

suecia Estocolmo

2

Rússia 2

3 São Petersburgo

1 1

dinamarca

3

Moscou

Copenhague 2 Hamburgo 1 Berlim 3 Alemanha

Miguel e sua torre, autêntico símbolo da cidade, o Speicherstadt, de estilo neogótico, construído a finais do século XIX para armazenar as mercadorias trazidas, especialmente café, chá e especiarias, etc. Continuação a Berlim. Jantar. Visita (opc) de Berlim à Noite, onde conheceremos o bairro judeu, palco da trágica “noite dos cristais” durante a época de Hitler, o bairro governamental, com o Reichstag e a Chancelaria, a Porta de Brandemburgo, etc. Acomodação. SEXTA-FEIRA: BERLIM Café da manhã. Visita panorâmica: a Igreja Comemorativa do Kaiser, a famosa avenida Kudamm, a Alexander Platz, o bairro de São Nicolas, a praça da Gendarmeria, os restos do famoso Muro, a avenida Unter-den-Linden, etc. Almoço. Tarde livre ou visita (opc) a Ilha dos Museus, para conhecer o Museu de Pérgamo, e ao Neues Museum, com o Busto de Nefertiti, orba prima da arte universal. Acomodação. SÁBADO: BERLIM Café da manhã. Dia livre, ou excursão (opc) à vizinha Potsdam, onde Truman, Stalin e Atlee, sucessor de Winston Churchill, decidiram em 1945 a sorte da Alemanha. Conheceremos esta cidade, e o interior de um dos palácios construídos durante a presença da família real prussiana. Regresso a Berlim e restante da tarde livre. Acomodação. DOMINGO: BERLIM Café da manhã. Tempo livre até a hora do traslado ao aeroporto para sair em avião à sua cidade de origem. Fim dos nossos serviços. FIM DO ITINERÁRIO ST4294 DOMINGO: BERLIM - DRESDEN - PRAGA Café da manhã. Saída a Dresden, conhecida como a “Florença do Elba”, vítima de intensos bombardeios durante a Segunda Guerrra Mundial. Tempo livre para admirar o seu centro histórico: o Zwinger, a Hofkirche, a Semperoper. Continuação a Praga. Tempo livre para começar a conhecer o maravilhoso patrimônio artístico da capital Tcheca. Jantar e acomodação. SEGUNDA-FEIRA: PRAGA “CIDADE DOURADA” Café da manhã. Visita panorâmica: o Bairro Judeu, a Praça da Cidade Velha com a Prefeitura, onde está o relógio astronômico, as igrejas de São Nicolau e Santa María de Týn, a ponte Carlos, a Praça Wenceslao, etc. Almoço. Tarde livre para conhecer o bairro judeu, visitando algumas das sinagogas, como por exemplo a Espanhola ou a de Stranová, considerada como a mais antiga da Europa, etc. Acomodação. TERÇA-FEIRA: PRAGA Café da manhã. Dia livre. Se desejar, para ter uma idéia completa da cidade, poderá realizar uma visita (Opção TI) de Praga Santa: o Castelo de Praga, com a Catedral de São Vito e o Palácio Real Velho, onde iniciou a Guerra dos 30 Anos, depois das destituição dos nobres, a Rua de Ouro, etc. (Almoço Opção TI) Restante do dia livre para seguir descubrindo outros recantos da cidade, sem esquecer de descansar em uma das típicas cervejarías de Praga, ou assistir ao teatro negro ou ao teatro de marionetes. Acomodação.

Praga 4 r. Tcheca

QUARTA-FEIRA: PRAGA Café da manhã. Dia livre ou excursão (Opção TI) a Karlovy Vary, cidade balneário que adquiriu uma grande importância durante o século XIX, quando se transformou em um ponto de encontro da alta sociedade em procura de tratamentos termais e local de descanso de grandes artistas, como Strauss e Beethoven, entre outros. Se destacam as belíssimas colunatas construídas em volta do rio Teplá, para que os visitantes possam realizar passeios e beber água termal estando protegidos do clima da cidade. (Almoço Opção TI). Tempo livre até a hora de regresso a Praga. (Jantar Opção TI). Acomodação.

Vistos Imprescindível viajar com os vistos requeridos em função da nacionalidade. Operaciones alternativas 1.- O trajeto entre Moscou e São Petersburgo pode ser realizado em avião (ST4294 Avión -ST4295 Avión) ou em trem diurno de alta velocidade (ST4294 TAV -ST4295 TAV), trocando a noite do trem por uma noite a mais em São Petersburgo. Suplemento DUPLO: 190 $ SINGLE: 240 $

QUINTA-FEIRA: PRAGA Café da manhã. Tempo livre até a hora do traslado ao aeroporto para sair em avião à sua cidade de origem. Fim dos nossos serviços.

2.- O trajeto em trem noturno se realiza em compartimentos quádruplos. Se desejar, poderá viajar em outro tipo de distribuição com os seguintes suplementos por pessoa.

FIM DO ITINERÁRIO ST4295

DUPLO: 155 $ TRIPLE: 55 $ SINGLE: 455 $

HOTÉIS PREVISTOS

OPÇÃO TUDO INCLUÍDO Estes itinerários podem ser realizados na versão TUDO INCLUÍDO. Adicionamos as refeições e as visitas base do itinerário aquelas indicadas como (Opção TI). Nesta versão o programa oferece 15 refeições no itinerário ST4294 e 20 refeições no itinerário ST4295 ao total e as seguintes visitas: * Visita nocturna de Moscou * Visita do Kremlin com entradas as catedrais * Excursão a Troiste Sergeiev com entradas * Visita do Hermitage com entradas * Visita da fortaleza de Pedro e Paulo com entradas * Visita da catedral São Isaac * Praga Santa, * Karlovy Vary Por um suplemento sobre o preço de: 565 $ (it.ST4294) e 715 $ (it. ST4295)

CIDADE

NOME

SITUAÇÃO CAT.

Moscou Crowne Plaza Cidade Holiday Inn Sokolniki Cidade S. Petersburgo Holiday Inn Moskovskye Vorota Cidade Vedensky Cidade Helsinki Sokos Presidentti Centro B.W.P. Katajanokka Centro Estocolmo Quality Globe Cidade Scandic Sjofartshotellet Centro Copenhague Radisson Blu Scandinavia Centro Comfort Vesterbro Centro Hamburgo Leonardo Hotel Hamburg City Nord Cidade Intercity Altona Cidade Berlim Park Inn Centro Holiday Inn Berlin City East Cidade Praga Pyramida Hab. Superior Cidade Dorint Don Giovanni Cidade Hotéis alternativos e notas ver páginas 8 e 9.

4* 4* 4* 4* 4* 4* 3*S 4* 4* 4* 4* 4* 4* 4* 4* 4*

SERVIÇOS BÁSICOS INCLUÍDOS (pág. 3) Serviços complementares incluídos · Café da manhã (Buffet na maioria dos hotéis exceto em Moscou) · Refeições: Segundo itinerãrio. Visita com guia local e/ou excurções · Panorâmicas de Moscou, São Petersburgo, Helsinki, Copenhague, Hamburgo, Berlim e Praga

PREÇOS EM USD POR PESSOA temporada 17 jun / 16 SET Itin.

st4294 Seleção st4295 Seleção

DIAS REFEIÇÕES

20

6

24

8

DUPLO

single

Moscou / Berlim 3.430 5.320 Moscou / Praga 3.990 6.300 SUPLEMENTO NOITES BRANCAS

Outros lugares de interesse comentados por nosso guia · Lubeck · Dresde · Cruzeiro pelo Báltico · Ponte de Oresund

Saídas do 17 a 24 Jun

150

150

NOTA. A ordem das visitas na Rússia poderá ser alterada em função da abertura e reservas dos monumentos.

Grandes combinaçoes do Leste Europeu  I  273


CIDADES IMPERIAIS E RÚSSIA IMPERIAL Donau City e Edificios da ONU · viena

Itinerario

st4300

DIAS

Refeições

PREÇO BASE

16

12

2.740 $

SÁBADO: BRASIL - VIENA Saída da cidade de origem em vôo com destino a Europa. DOMINGO: VIENA Chegada em Viena e traslado ao hotel. Restante do dia livre para conhecer a antiga capital do Império Austro-Húngaro. Jantar e acomodação. SEGUNDA-FEIRA: VIENA “CIDADE DA VALSA” Café da manhã. Visita panorâmica, a monumental Ringstrasse, avenida com mais de 5km, onde se encontram alguns dos edifícios mais representativos de Viena e que representam a máxima expressão do estilo historicista. Também passaremos pelo coração peatonal da cidade agrupado em torno à Catedral de São Estevão, onde pararemos para visitá-la livremente, além de conhecer, entre outros lugares, os pátios do Palácio Imperial de Hofburg, a rua Kartner Strase e o Graben, com a Coluna da Peste. Almoço. Tarde livre ou se desejar visita (opc) a Òpera, inaugurada em 1869, com D. Giovanni de Mozart, e ao Palácio Schönbrunn, residência de verão da família imperial, onde viveram Maria Teresa, Francisco José e Sissi. Pela noite, poderá assistir a um concerto (opc), onde estão presentes, entre outras peças, as valsas mais típicas da cidade e um jantar tradicional de Viena. Acomodação. TERÇA-FEIRA: VIENA - BUDAPESTE Café da manhã. Manhã livre para conhecer outras zonas da cidade, visitando lugares como o Prater com a Roda Gigante, a Torre Giratória do Danúbio, a Igreja de São Carlos Borromeu, o museu da Sissi no Palácio de Hofburg, ou descansar num dos 50 cafés clássicos como o Central, o Sacher ou o Landtmann, entre outros. Almoço. Saída para Budapeste. Depois de percorrer a planície Panônica, chegada a capital da Hungria. Tempo livre para começar a conhecer a cidade. Jantar e acomodação. QUARTA-FEIRA: BUDAPESTE Café da manhã. Visita panorâmica: a Praça dos Heróis e seu maravilhoso conjunto escultórico, o Parque Municipal, a Avenida Andrassy, considerada como a mais bela de Budapeste e cheia de palácios e palacetes, as Pontes das Cadeias, Isabel e Margarita, o Bairo de Buda, com suas ruas de edifícios neobarrocos, o exterior da Igreja Matías, o Bastão dos Pescadores, com maravilhosas vistas do Parlamento, o Bairro de Peste e o Danúbio, etc. Almoço. Tarde livre ou se desejar poderá realizar uma visita (opc) de “Budapeste Histórica”, admirando o interior da Grande Sinagoga, um dos edifícios mais emblemáticos da cidade já que se encontra no lugar onde os nazistas estabeleceram o gueto judeu. Durante esta visita também conheceremos a Ópera, em estilo neo renacentista, foi financiada pelo imperador Francisco José, e é considerada como uma das óperas mais elegantes do mundo. Se desejar poderá realizar (opc) uma excursão combinando um agradável passeio em barco pelo Danú-

grande cascata no Palácio de Petrodvorest · São Petersburgo

bio com um Goulash Party, para degustar da gastronomia húngara com seus famosos vinhos, ao mesmo tempo em que assiste a um animado espetáculo folclórico de música e danças típicas. Acomodação. QUINTA-FEIRA: BUDAPESTE - BRATISLAVA - PRAGA Café da manhã. Saída para Bratislava, atual capital da Eslováquia e antiga capital da Hungría durante a ocupação deste país pelo império otomano. Almoço. Tempo livre para conhecer o seu centro histórico, que além da riqueza monumental, também se destaca pelas divertidas estátuas de costumes. Continuação a Praga. Tempo livre para começar a conhecer a cidade. Jantar e acomodação. SEXTA-FEIRA: PRAGA “CIDADE DOURADA” Café da manhã. Visita panorâmica: o Bairro Judeu, a Praça da Cidade Velha com a Prefeitura, onde está o famoso relógio astronômico, as igrejas de São Nicolau e Santa María de Týn, a Ponte Carlos, a Praça Wenceslao, etc. Almoço. Tarde livre ou se desejar, para ter uma idéia completa da cidade, poderá realizar uma visita (opc) de Praga Santa: o Castelo de Praga, com a Catedral de São Vito e o Palácio Real Velho, onde iniciou a Guerra dos 30 Anos, depois das destituição dos nobres, a Rua de Ouro, etc. Acomodação. SÁBADO: PRAGA (KARLOVY VARY) Café da manhã. Durante o dia de hoje, realizaremos uma excursão inesquecível a Karlovy Vary, cidade balneário que adquiriu uma grande importância durante o século XIX, quando se transformou em um ponto de encontro da alta

274  I Grandes combinaçoes do Leste Europeu

sociedade em procura de tratamentos termais e local de descanso de grandes artistas, como Strauss e Beethoven, entre outros. Almoço. Entre seu impressionante conjunto monumental, se destacam as belíssimas colunatas construídas em volta do rio Teplá, para que os visitantes possam realizar passeios e beber água termal estando protegidos do clima da cidade. Tempo livre até a hora de regresso a Praga. Acomodação. DOMINGO: PRAGA SÃO PETERSBURGO Café da manhã. Tempo livre até a hora indicada do traslado ao aeroporto para tomar um vôo com destino a São Petersburgo (vôo incluído). Chegada e traslado ao hotel. Tempo livre para conhecer a capital cultural da Rússia, fundada pelo czar Pedro o Grande em 1703, com o propósito de dar uma saída a Rússia para Europa, sendo capital do país até 1918. A cidade mudou de nome várias vezes, chamandose Petrogrado, entre 1914 e 1924, e Leningrado, desde essa data até 1991. Jantar e acomodação. SEGUNDA-FEIRA: SÃO PETERSBURGO Café da manhã. Visita panorâmica: a Praça do Palácio e o Palácio de Inverno, o Almirantado, a Praça de São Isaac com a maravilhosa catedral, a Praça do Senado com a figura equestre de bronze de Pedro o Grande, a Avenida Nevsky, artéria principal da cidade, que conta com um impressionante patrimônio arquitetônico, com destaque a catedral da Nossa Senhora de Cazã, etc. Almoço. Tarde livre. Visita (Opção TI) da Fortaleza de Pedro e Paulo, que durante a época czarista serviu de prisão para os presos


Rússia 3 São Petersburgo

1

Moscou 3

Praga 3 r. Tcheca Áustria

2 Viena Budapeste 2

Hungria

bairro de malastrana · praga

políticos. Aqui foram presos e executados os dezembristas, que em 1825 tentaram realizar pela primeira vez um golpe de estado para dar a Rússia uma volta a democracia, e outro prisioneiro famoso da Fortaleza era Lenin, na véspera da Revolução em 1917. Mas o mais interessante deste lugar é que uma das catedrais da cidade abriga as tumbas da Dinastia Romanov, e a continuação visitaremos a Catedral de São Isaac e seu museu de ícones e mosaicos. Possibilidade (opc) de realizar um passeio em barco pela chamada “Veneza do Norte”. (Jantar Opção TI). Acomodação. TERÇA-FEIRA: SÃO PETERSBURGO Café da manhã. Dia livre ou excursão (opc) a Petrodvorets, lugar de veraneio fundado por Pedro I em 1705. Sua construção original se deve a arquitetos como Braunstein, Zemtsov e Leblond, sendo mais tarde redesenhada e ampliada por Bartholomeo Rastrelli, arquiteto favorito de Catarina a Grande (Almoço Opção TI). Visita (Opção TI) do Hermitage, museu que ocupa seis edifícios, entre os que se encontram o Palácio de Inverno, residência oficial dos czares, o Palácio Menshikov, o Edifício do Estado Maior. O Hermitage figura entre os maiores e mais importantes museus do mundo, junto com o Louvre em Paris, o Museu Britânico em Londres, o Prado em Madri e o Metropolitan de Nova York. (Jantar Opção TI). Acomodação. MOSCOU QUARTA-FEIRA: SÃO PETERSBURGO Café da manhã. Dia livre. Excursão (opc) ao Palácio de Pushkin, onde se destaca a Câmara de Âmbar e o Salão Dourado ou do Trono. (Jantar Opção TI). No fim do dia, traslado à estação ferroviária para pegar um trem noturno com destino a Moscou. Acomodação em compartimentos quádruplos (opc. em duplos, triplos ou individuais). QUINTA-FEIRA: MOSCOU Café da manhã. Chegada a Moscou, união aos clientes que realizaram este trajeto em trem diurno de alta velocidade ou em avião, e visita panorâmica: a Avenida Novi Arbat, o cais do rio Moscou, a Praça Vermelha, com o Museu de História e a Catedral de São Basilio, o Parque da Vitória, o Teatro Bolshoi, etc. Também visitaremos o metrô de Moscou, considerado como um autêntico “Palácio subterrâneo”, cujas obras iniciaram em agosto de 1931. Almoço. Tarde livre. Possibilidade (Opção TI) de realizar uma visita noturna de Moscou, a qual realizaremos um percorrido com algumas paradas nos pontos mais significativos da cidade, como a Praça Vermelha, para admirar a sua magnífica iluminação, o parque do Monastério das Donzelas, para admirar o lago no qual se inspirou, segunda a lenda, Tchaickovsky para o seu famoso Lago dos Cisneis, e a Colina dos Pardais, desde onde teremos uma impressionante vista panorâmica da cidade iluminada. (Jantar Opção TI). Acomodação. SEXTA-FEIRA: MOSCOU Café da manhã. Dia livre para conhecer a Catedral de São Basilio, finalizada em 1561, que se destaca pelas suas cúpulas coloridas, o GUM, ou os museus, como a Galeria Estatal Tretyakov, com coleções desde o século X aos século XX, e todas as escolas de pintura da Rússia, começando com os ícones antigos até as obras da vanguardia. Visita (Opção TI) ao Kremlin, antiga residência dos czares, com as cate-

drais da Anunciação e da Assunção, lugar de coroação dos czares, e a de São Miguel Arcanjo. (Almoço Opção TI). Assistência (opc) a um espetáculo de música e folclore russo. (Jantar Opção TI). Acomodação. SÁBADO: MOSCOU Café da manhã. Dia livre. Excursão (Opção TI) a Serguiev Possad, com um belo conjunto amuralhado que delimita o Monastério de Troiste Sergueiev, importante lugar de peregrinação ortodoxa. Aqui poderá ver as catedrais da Santíssima Trindade e da Assunção, com o refeitório do monastério e as tumbas da família Boris Goudunov. (Almoço Opção TI). Regresso a Moscou. Assistência (opc) ao Circo de Moscou. (Jantar Opção TI). Acomodação. DOMINGO: MOSCOU Café da manhã. Tempo livre até a hora do traslado ao aeroporto para sair em avião à sua cidade de origem. Fim dos nossos serviços.

Vistos Imprescindível viajar com os vistos requeridos em função da nacionalidade. Operaciones alternativas 1.- O trajeto entre São Petersburgo e Moscou pode ser realizado em avião (ST4300 Avión) ou em trem diurno de alta velocidade (ST4300 TAV), trocando a noite do trem por uma noite a mais em Moscou. Suplemento DUPLO: 190 $ SINGLE: 240 $ 2.- O trajeto em trem noturno se realiza em compartimentos quádruplos. Se desejar, poderá viajar em outro tipo de distribuição com os seguintes suplementos por pessoa. DUPLO: 155 $ TRIPLE: 55 $ SINGLE: 455 $

HOTÉIS PREVISTOS

OPÇÃO TUDO INCLUÍDO

CIDADE

Este itinerário pode ser realizado na versão TUDO INCLUÍDO. Adicionamos as refeições e as visitas base do itinerário aquelas indicadas como (Opção TI). Nesta versão o programa oferece 21 refeições ao total e as seguintes visitas: * Visita nocturna de Moscou * Visita do Kremlin com entradas as catedrais * Excursão a Serguiev Possad com entradas * Visita do Hermitage com entradas * Visita da fortaleza de Pedro e Paulo com entradas * Visita da catedral São Isaac Por um suplemento sobre o preço de: 565 $.

SERVIÇOS BÁSICOS INCLUÍDOS (pág. 3) Serviços complementares incluídos · Café da manhã (Buffet na maioria dos hotéis exceto em Moscou) · Refeições: 12 Visita com guia local e/ou excurções · Panorâmica de Viena · Panorâmica de Budapeste · Panorâmica de Praga · Excursão a Karlovy Vary · Panorâmica de Moscou · Panorâmica de São Petersburgo

NOME

SITUAÇÃO CAT.

Viena Senator (T) Cidade 3* Áustria Trend Messe (T) Cidade 3* Exe Vienna (S) Cidade 4* Rainers (S) Cidade 4* Budapeste Ibis Heroes Square (T) Cidade 3* Best Western Hungaria (T) Centro 4* Mercure Korona (S) Centro 4* Novotel Budapeste City (S) Cidade 4* Praga Barceló Praha (T) Cidade 4* Duo (T) Periferia 4* Holiday Inn Congress (S) Cidade 4* Dorint Don Giovanni (S) Cidade 4* S. Petersburgo Dostoevsky (T) Centro 4* Oktiabrskaya (T) Centro 4* Holiday Inn Moskovskye Vorota (S) Cidade 4* Vedensky (S) Cidade 4* Moscou Proton (T) Cidade 4* Cosmos (T) Cidade 3* Crowne Plaza (S) Cidade 4* Holiday Inn Sokolniki (S) Cidade 4* Hotéis alternativos e notas ver páginas 8 e 9.

PREÇOS EM USD POR PESSOA temporada 17 MAI / 11 OUT Itin.

st4300 Tentação Seleção

Outros lugares de interesse comentados por nosso guia (Segundo itinerãrio) · Bratislava

DIAS REFEIÇÕES

16 16

12 12

DUPLO

single

Viena / Moscou 2.740 3.665 2.915 4.385 SUPLEMENTO NOITES BRANCAS

Saídas do 31 May a 21 Jun

150

150

NOTA. A ordem das visitas na Rússia poderá ser alterada em função da abertura e reservas dos monumentos.

Grandes combinaçoes do Leste Europeu  I  275


CAPITAIS IMPERIAIS E RÚSSIA CLÁSSICA parlamento · Budapeste

Itinerario

DIAS

Refeições

PREÇO BASE

st4301

19

8

3.400 $

st4302

15

5

2.845 $

São salvador · São Petersburgo

COMEÇO DO ITINERÁRIO ST4301 SÁBADO: BRASIL - PRAGA Saída da cidade de origem em vôo com destino a Europa.

DOMINGO: VIENA - BUDAPESTE Café da manhã. Manhã livre para conhecer outras zonas da cidade, visitando lugares como o Prater com a Roda Gigante, a Torre Giratória do Danúbio, a Igreja de São Carlos Borromeu, o museu da Sissi no Palácio de Hofburg, ou descansar num dos 50 cafés clássicos como o Central, o Sacher ou o Landtmann, entre outros. (Almoço Opção TI). Saída para Budapeste. Tempo livre para começar a conhecer a cidade. Jantar e acomodação.

DOMINGO: PRAGA Chegada em Praga e traslado ao hotel. Tempo livre para começar a conhecer o maravilhoso patrimônio artístico da capital Tcheca . Jantar e acomodação. SEGUNDA-FEIRA: PRAGA “CIDADE DOURADA” Café da manhã. Visita panorâmica: o Bairro Judeu, a Praça da Cidade Velha com a Prefeitura, onde está o famoso relógio astronômico, as igrejas de São Nicolau e Santa María de Týn, a ponte Carlos, a Praça Wenceslao, etc. Almoço. Tarde livre para conhecer o bairro judeu, visitando algumas das sinagogas, como por exemplo a Espanhola ou a de Stranová, considerada como a mais antiga da Europa, etc. Acomodação. TERÇA-FEIRA: PRAGA Café da manhã. Dia livre. Se desejar, para ter uma idéia completa da cidade, poderá realizar uma visita (Opção TI) de Praga Santa: o Castelo de Praga, com a Catedral de São Vito e o Palácio Real Velho, onde iniciou a Guerra dos 30 Anos, depois das destituição dos nobres, a Rua de Ouro, etc. (Almoço Opção TI) Restante do dia livre para seguir descubrindo outros recantos da cidade, sem esquecer de descansar em uma das típicas cervejarías de Praga, ou assistir ao teatro negro ou ao teatro de marionetes. Acomodação. QUARTA-FEIRA: PRAGA Café da manhã. Dia livre ou excursão (Opção TI) a Karlovy Vary, cidade balneário que adquiriu uma grande importância durante o século XIX, quando se transformou em um ponto de encontro da alta sociedade em procura de tratamentos termais e local de descanso de grandes artistas, como Strauss e Beethoven, entre outros. Se destacam as belíssimas colunatas construídas em volta do rio Teplá, para que os visitantes possam realizar passeios e beber água termal estando protegidos do clima da cidade. (Almoço Opção TI). Tempo livre até a hora de regresso a Praga. (Jantar Opção TI). Acomodação. QUINTA-FEIRA: PRAGA - VIENA Café da manhã. Saída para Áustria em direção a capital, Viena. Almoço. Visita panorâmica da cidade, onde conheceremos os lugares mais importantes, como a monumental Ringstrasse, avenida com mais de 5km, onde se encontram alguns dos edifícios mais representativos de Viena e que representam a máxima expressão do estilo historicista: o Parlamento, o Museu de Artes Aplicadas, a Ópera, a Igreja

SÁBADO: VIENA Café da manhã. Dia livre. Excursão (opc) ao Vale do Danúbio, onde visitaremos um dos lugares mais emblemáticos da Áustria: a Abadia de Melk, uma das jóias do barroco da Europa central, e em seguida, embarcaremos num cruzeiro pelo Danúbio (o qual opera somente em época de temporada e funcionamento do mesmo), onde desfrutaremos das paisagens da região de Dachau. Tempo livre em Durnstein ou em Krems. Regresso a Viena. (Jantar Opção TI). Acomodação.

Votiva, os Museus de História da Arte e de História Natural, a Prefeitura, a Bolsa, etc. Também passaremos pelo coração peatonal da cidade agrupado em torno à Catedral de São Estevão, onde realizaremos uma parada para visitála livremente, além de conhecer, entre outros lugares, os pátios do Palácio Imperial de Hofburg, a rua Kartner Strase e o Graben, com a Coluna da Peste. (Jantar Opção TI). Acomodação. COMEÇO DO ITINERÁRIO ST4302 QUARTA-FEIRA: BRASIL - VIENA Saída da cidade de origem em vôo com destino a Europa. QUINTA-FEIRA: VIENA Chegada em Viena e traslado ao hotel. Tempo livre para começar a conhecer o patrimônio artístico da antiga capital do Império Austro-Húngaro, percorrendo a Ringstrasse, passeando pela zona peatonal em torno à Catedral de São Estevão ou visitando algum dos museus. (Jantar Opção TI). Acomodação. CONTINUAÇÃO DE AMBOS ITINERÁRIOS SEXTA-FEIRA: VIENA “CIDADE DA VALSA” Café da manhã. Dia livre ou se desejar, poderá realizar uma visita (opc) da Ópera, inaugurada em 1869 com D. Giovanni de Mozart, e o Palácio de Schönbrunn, residência de verão da família imperial, onde viveram Maria Teresa, Francisco José e Sissi e que serviu de cenário para o Tratado de Viena e para o encontro entre Kennedy e Krushev, em plena guerra fria. Pela noite, poderá assistir a um concerto (opc), onde estão presentes, entre outras peças de tradição musical européia, as valsas mais típicas da cidade e um jantar tradicional de Viena. Acomodação.

276  I Grandes combinaçoes do Leste Europeu

SEGUNDA-FEIRA: BUDAPESTE Café da manhã. Visita panorâmica do mais importante da capital da Hungria: a Praça dos Heróis e seu maravilhoso conjunto escultórico, o Parque Municipal, a Avenida Andrassy, considerada como a mais bela de Budapeste e cheia de palácios e palacetes, as Pontes das Cadeias, Isabel e Margarita, o Bairo de Buda, com suas ruas de edifícios neobarrocos, o exterior da Igreja Matías, o Bastão dos Pescadores, com maravilhosas vistas do Parlamento, o Bairro de Peste e o Danúbio, etc. Almoço. Tarde livre ou se desejar poderá realizar uma visita (opc) de “Budapeste Histórica”, admirando o interior da Grande Sinagoga, um dos edifícios mais emblemáticos da cidade já que se encontra no lugar onde os nazistas estabeleceram o gueto judeu. Construída com influências mouriscas, é considerada a maior da Europa e a segunda maior do mundo. Durante esta visita também conheceremos a Ópera, em estilo neo renacentista, foi financiada pelo imperador Francisco José, e é considerada como uma das óperas mais elegantes do mundo. Se desejar, poderá realizar (opc) uma excursão combinando um agradável passeio em barco pelo Danúbio com um Goulash Party, para degustar da gastronomia húngara com seus famosos vinhos, ao mesmo tempo em que assiste a um animado espetáculo folclórico de música e danças típicas. Acomodação. TERÇA-FEIRA: BUDAPESTE Café da manhã. Dia livre. Se desejar, poderá realizar uma excursão (Opção TI) com (Almoço Opção TI) a uma fazenda da Puszta Húngara (Grande Planície), para assistir a um interessantíssimo espetáculo de costumes e habilidades hípicas húngaras num típico ambiente tradicional existente nos povoados do país. Pela tarde, poderá passear pelas zonas comerciais, visitar algum dos balneários históricos de aguas termais ou relaxar degustando algum dos excelentes vinhos que se produzem na Hungria, entre os quais se destaca o Tokaji, ao que Luis XIV definiu como “O vinho dos reis e o rei dos vinhos”. (Jantar Opção TI). Acomodação.


Rússia São Petersburgo 3

1 3 Moscou

4 Praga r. Tcheca

Áustria

3 Viena Budapeste 3

Hungria

fortaleza de pedro e pablo · São Petersburgo

QUARTA-FEIRA: BUDAPESTE MOSCOU Café da manhã. Tempo livre até a hora indicada do traslado ao aeroporto para tomar um vôo com destino a Moscou (vôo incluído). Chegada e traslado ao hotel. Tempo livre para conhecer a capital da Rússia. Jantar e acomodação.

do Senado com a figura equestre de bronze de Pedro o Grande, a Avenida Nevsky, artéria principal da cidade e que possui um impressionante patrimônio arquitetônico, com destaque a catedral da Nossa Senhora de Cazã, etc. Almoço. Tarde livre. (Jantar Opção TI). Acomodação.

QUINTA-FEIRA: MOSCOU Café da manhã. Visita panorâmica para conhecer a história da cidade, desde o grande império que surgiu a partir do século XVI, quando se formou o Estado Russo, até os dias atuais, passando pela época soviética: a Avenida Novi Arbat, o cais do rio Moscou, a Praça Vermelha, com o Museu de História e a Catedral de São Basilio, o Parque da Vitória, o Teatro Bolshoi, etc. Também visitaremos o metrô de Moscou, considerado como um autêntico “Palácio subterrâneo”, cujas obras iniciaram em agosto de 1931. Almoço. Tarde livre que pode ser aproveitada para conhecer algum dos interessantíssimos lugares que nos oferece a cidade, como a Catedral de São Basilio, finalizada em 1561, que se destaca pelas suas cúpulas coloridas, o GUM, ou os museus, como a Galeria Estatal Tretyakov, com coleções desde o século X aos século XX, e todas as escolas de pintura da Rússia, começando com os ícones antigos até as obras da vanguardia. Se desejar, pela noite poderá realizar uma visita (Opção TI) noturna de Moscou. (Jantar Opção TI). Acomodação.

SEGUNDA-FEIRA: SÃO PETERSBURGO Café da manhã. Dia livre. Excursão (opc) ao Palácio de Pushkin, onde se destaca a Câmara de Âmbar e o Salão Dourado ou do Trono. (Almoço Opção TI). Visita (Opção TI) da Fortaleza de Pedro e Paulo, antiga prisão czarista, onde se encontra uma das catedrais da cidade que abriga as tumbas da Dinastia Romanov, e a Catedral de São Isaac e seu museu de ícones e mosaicos. Se desejar, poderá realizar um inesquecível e romântico passeio (opc) em barco pela “Veneza do Norte”, conhecendo seus recantos mais românticos desde um ponto de vista único. (Jantar Opção TI). Acomodação.

SEXTA-FEIRA: MOSCOU Café da manhã. Dia livre para terminar de conhecer os inumeráveis tesouros da capital da Rússia. Pela manhã, excursão (Opção TI) a Serguiev Possad, considerado como um dos povoados mais interessantes do chamado Anel de Ouro. Segundo a lenda, aqui foram fabricadas as primeiras e populares “matrioshkas”. Regresso a nosso hotel em Moscou. (Almoço Opção TI). Tempo livre. Se desejar, pela noite poderá assistir a um típico espetáculo, para conhecer a essência do folclore característico deste grande país. (Jantar Opção TI). Acomodação. SÁBADO: MOSCOU SÃO PETERSBURGO Café da manhã. Dia livre. Possibilidade de realizar uma visita (Opção TI) ao Kremlin, antiga residência dos czares, com as catedrais da Anunciação e da Assunção, lugar de coroação dos czares, e a de São Miguel Arcanjo, na qual estão enterrados numerosos czares. (Jantar Opção TI). No fim do dia, traslado à estação ferroviária para pegar um trem noturno com destino a São Petersburgo. Acomodação em compartimentos quádruplos (opc. em duplos, triplos ou individuais). DOMINGO: SÃO PETERSBURGO Café da manhã. Chegada a São Petersburgo, capital cultural da Rússia que foi fundada pelo czar Pedro o Grande em 1703, com o propósito de dar uma saída a Rússia para Europa, sendo capital do país até 1918. A cidade mudou de nome várias vezes, chamando-se Petrogrado, entre 1914 e 1924, e Leningrado, desde essa data até 1991, quando retomou o seu nome original. União com os clientes que realizaram este trajeto em trem diurno de alta velocidade ou em avião, e visita panorâmica do mais destacado da cidade: a Praça do Palácio e o Palácio de Inverno, o Almirantado, a Praça de São Isaac com a maravilhosa catedral, a Praça

TERÇA-FEIRA: SÃO PETERSBURGO Café da manhã. Dia livre ou excursão (opc) a Petrodvorets, lugar de veraneio fundado por Pedro I em 1705. Sua construção original se deve a arquitetos como Braunstein, Zemtsov e Leblond, mais tarde redesenhada e ampliada por Bartholomeo Rastrelli, arquiteto favorito de Catarina a Grande (Almoço Opção TI). Visita (Opção TI) do Hermitage, museu que ocupa seis edifícios, entre os que se encontram o Palácio de Inverno, residência oficial dos czares, o Palácio Menshikov e o Edifício do Estado Maior. O Hermitage figura entre os maiores e mais importantes museus do mundo, junto com o Louvre em Paris, o Museu Britânico em Londres, o Prado em Madri e o Metropolitan de Nova York. (Jantar Opção TI). Acomodação. QUARTA-FEIRA: SÃO PETERSBURGO Café da manhã. Tempo livre até a hora do traslado ao aeroporto para sair em avião à sua cidade de origem. Fim dos nossos serviços.

OPÇÃO TUDO INCLUÍDO Estes itinerários podem ser realizados na versão TUDO INCLUÍDO. Adicionamos as refeições e as visitas base do itinerário aquelas indicadas como (Opção TI). Nesta versão o programa oferece 25 refeições no itinerário ST4301 e 19 refeições no itinerário ST4302 ao total e as seguintes visitas: * Praga Santa (Somente itinerário ST4301) * Karlovy Vary (Somente itinerário ST4301) * Puszta Húngara * Visita nocturna de Moscou * Visita do Kremlin com entradas as catedrais * Excursão a Troiste Sergeiev com entradas * Visita do Hermitage com entradas * Visita da fortaleza de Pedro e Paulo com entradas * Visita da catedral São Isaac Por um suplemento sobre o preço de: 915 $ (it.ST4301) e 780 $ (it. ST4302)

SERVIÇOS BÁSICOS INCLUÍDOS (pág. 3) Serviços complementares incluídos · Café da manhã (Buffet na maioria dos hotéis exceto em Moscou) · Refeições: Segundo itinerãrio Visita com guia local e/ou excurções (Segundo itinerãrio) · Panorâmicas de Praga, Viena, Budapeste, Moscou e São Petersburgo NOTA. A ordem das visitas na Rússia poderá ser alterada em função da abertura e reservas dos monumentos. Vistos Imprescindível viajar com os vistos requeridos em função da nacionalidade. Operaciones alternativas 1.- O trajeto entre Moscou e São Petersburgo pode ser realizado em avião (ST4301 Avión -ST4302 Avión) ou em trem diurno de alta velocidade (ST4301 TAV -ST4302TAV), trocando a noite do trem por uma noite a mais em São Petersburgo. Suplemento DUPLO: 190 $ SINGLE: 240 $ 2.- O trajeto em trem noturno se realiza em compartimentos quádruplos. Se desejar, poderá viajar em outro tipo de distribuição com os seguintes suplementos por pessoa. DUPLO: 155 $ TRIPLE: 55 $ SINGLE: 455 $

HOTÉIS PREVISTOS CIDADE

NOME

SITUAÇÃO CAT.

Pyramida Hab. Superior Cidade 4* Praga Dorint Don Giovanni Cidade 4* Viena Leonardo Hotel Vienna Cidade 4* Áustria Trend Ananas Centro 4* Budapeste Mercure Korona Centro 4* Novotel Budapeste City Cidade 4* Moscou Crowne Plaza Cidade 4* Holiday Inn Sokolniki Cidade 4* S. Petersburgo Holiday Inn Moskovskye Vorota Cidade 4* Vedensky Cidade 4* Hotéis alternativos e notas ver páginas 8 e 9.

PREÇOS EM USD POR PESSOA temporada 10 MAI / 06 SET Itin.

st4301 Seleção

DIAS REFEIÇÕES

19

8

DUPLO

single

Praga / São Petersburgo 3.400 5.185 temporada 14 MAI / 10 SET

Itin.

st4302 Seleção

DIAS REFEIÇÕES

15

5

DUPLO

single

Viena / São Petersburgo 2.845 4.210 SUPLEMENTO NOITES BRANCAS

Saídas do 24 May a 18 Jun

150

150

Grandes combinaçoes do Leste Europeu  I  277


RÚSSIA CLÁSSICA E PRAGA

canais ao entardecer · São Petersburgo

Itinerario

st4303

DIAS

Refeições

PREÇO BASE

13

4

2.290 $

TERÇA-FEIRA: BRASIL - MOSCOU Saída da cidade de origem em vôo com destino a Europa. QUARTA-FEIRA: MOSCOU Chegada em Moscou e traslado ao hotel. Tempo livre que pode ser aproveitado para conhecer algum dos interessantíssimos lugares que nos oferece a capital da Rússia, como a Catedral de São Basilio, finalizada em 1561, que se destaca pelas suas cúpulas coloridas, o GUM, ou os museus, como a Galeria Estatal Tretyakov, com coleções desde o século X aos século XX, e todas as escolas de pintura da Rússia, começando com os ícones antigos até as obras da vanguardia. Jantar e acomodação. QUINTA-FEIRA: MOSCOU Café da manhã. Visita panorâmica para conhecer a história da cidade, desde o grande império que surgiu a partir do século XVI, quando se formou o Estado Russo, até os dias atuais, passando pela época soviética: a Avenida Novi Arbat, o cais do rio Moscou, a Praça Vermelha, com o Museu de História e a Catedral de São Basilio, o Parque da Vitória, o Teatro Bolshoi, etc. Também visitaremos o metrô de Moscou, considerado como um autêntico “Palácio subterrâneo”, cujas obras iniciaram em agosto de 1931. Almoço. Tarde livre. Se desejar, poderá realizar uma visita (Opção TI) noturna de Moscou, a qual realizaremos um percorrido com algumas paradas nos pontos mais significativos da cidade, como a Praça Vermelha, para admirar a sua magnífica iluminação, o parque do Monastério das Donzelas, para admirar o lago no qual se inspirou, segunda a lenda, Tchaickovsky para o seu famoso Lago dos Cisneis, e a Colina dos Pardais, desde onde teremos uma impressionante vista panorâmica da cidade iluminada. (Jantar Opção TI). Acomodação. SEXTA-FEIRA: MOSCOU Café da manhã. Dia livre conhecer a capital da Rússia. Pela manhã, excursão (Opção TI) a Serguiev Possad, considerado como um dos povoados mais interessantes do chamado Anel de Ouro. Segundo a lenda, aqui foram fabricadas as primeiras e populares “matrioshkas”. Regresso a nosso hotel em Moscou. (Almoço Opção TI). Tempo livre. Se desejar, pela noite poderá assistir a um típico espetáculo, para conhecer a essência do folclore característico deste grande país. (Jantar Opção TI). Acomodação. SÁBADO: MOSCOU SÃO PETERSBURGO Café da manhã. Dia livre. Possibilidade de realizar uma visita (Opção TI) ao Kremlin, antiga residência dos czares, com as catedrais da Anunciação e da Assunção, lugar de coroação dos czares, e a de São Miguel Arcanjo, na qual estão enterrados numerosos czares. (Jantar Opção TI). No fim do dia, traslado à estação ferroviária para pegar um trem noturno com destino a São Petersburgo. Acomodação em compartimentos quádruplos (opc. em duplos, triplos ou individuais).

DOMINGO: SÃO PETERSBURGO Café da manhã. Chegada a São Petersburgo, capital cultural da Rússia que foi fundada pelo czar Pedro o Grande em 1703, com o propósito de dar uma saída a Rússia para Europa, sendo capital do país até 1918. A cidade mudou de nome várias vezes, chamando-se Petrogrado, entre 1914 e 1924, e Leningrado, desde essa data até 1991, quando retomou o seu nome original. União com os clientes que realizaram este trajeto em trem diurno de alta velocidade ou em avião, e visita panorâmica do mais destacado da cidade: a Praça do Palácio e o Palácio de Inverno, o Almirantado, a Praça de São Isaac com a maravilhosa catedral, a Praça do Senado com a figura equestre de bronze de Pedro o Grande, a Avenida Nevsky, artéria principal da cidade e que possui um impressionante patrimônio arquitetônico, com destaque a catedral da Nossa Senhora de Cazã, etc. Almoço. Tarde livre. (Jantar Opção TI). Acomodação.

278  I Grandes combinaçoes do Leste Europeu

SEGUNDA-FEIRA: SÃO PETERSBURGO Café da manhã. Dia livre. Excursão (opc) ao Palácio de Pushkin, onde se destaca a Câmara de Âmbar e o Salão Dourado ou do Trono. (Almoço Opção TI). Visita (Opção TI) da Fortaleza de Pedro e Paulo, que durante a época czarista serviu de prisão para os presos políticos. Aqui foram presos e executados os dezembristas, que em 1825 tentaram realizar pela primeira vez um golpe de estado para dar a Rússia uma volta a democracia, e outro prisioneiro famoso da Fortaleza era Lenin, na véspera da Revolução em 1917. Mas o mais interessante deste lugar é que uma das catedrais da cidade abriga as tumbas da Dinastia Romanov, e a continuação visitaremos a Catedral de São Isaac e seu museu de ícones e mosaicos. Se desejar, poderá realizar um inesquecível e romântico passeio (opc) em barco pela “Veneza do Norte”, conhecendo seus recantos mais românticos desde um ponto de vista único. (Jantar Opção TI). Acomodação.


catedral de São vito desde o bairro de Hradcany · praga

Rússia 3 São Petersburgo

1 3 Moscou

Praga 4 r. Tcheca

QUINTA-FEIRA: PRAGA “CIDADE DOURADA” Café da manhã. Visita panorâmica: o Bairro Judeu, a Praça da Cidade Velha com a Prefeitura, onde está o famoso relógio astronômico, as igrejas de São Nicolau e Santa María de Týn, a ponte Carlos, a Praça Wenceslao, etc. Almoço. Tarde livre para seguir descubrindo outros recantos da cidade, conhecendo alguns dos seus museus, visitando o interior das sinagogas, como por exemplo a Espanhola ou a de Staronová, considerada como a mais antiga da Europa, ou realizando compras nas numerosas lojas pela cidade. Acomodação. SEXTa-FEIRA: PRAGA Café da manhã. Dia livre. Se desejar, para ter uma idéia completa da cidade, poderá realizar uma visita (Opção TI) de Praga Santa: o Castelo de Praga, com a Catedral de São Vito e o Palácio Real Velho, onde iniciou a Guerra dos 30 Anos, depois das destituição dos nobres, a Rua de Ouro, etc. (Almoço Opção TI) Restante do dia livre para seguir descubrindo outros recantos da cidade, sem esquecer de descansar em uma das típicas cervejarías de Praga, ou assistir ao teatro negro ou ao teatro de marionetes. Acomodação. sexta-feira: PRAGA Café da manhã. Dia livre para continuar conhecendo a cidade. Se desejar, poderá realizar uma excursão (Opção TI) a Karlovy Vary, cidade balneário que adquiriu uma grande importância durante o século XIX, quando se transformou em um ponto de encontro da alta sociedade em procura de tratamentos termais e local de descanso de grandes artistas, como Strauss e Beethoven, entre outros. (Almoço Opção TI). Se destacam as belíssimas colunatas construídas em volta do rio Teplá, para que os visitantes possam realizar passeios e beber água termal estando protegidos do clima da cidade. Tempo livre até a hora de regresso a Praga. (Jantar Opção TI). Acomodação.

monasterio das donzelas · Moscou

TERÇA-FEIRA: SÃO PETERSBURGO Café da manhã. Dia livre ou excursão (opc) a Petrodvorets, lugar de veraneio fundado por Pedro I em 1705. Sua construção original se deve a arquitetos como Braunstein, Zemtsov e Leblond, mais tarde redesenhada e ampliada por Bartholomeo Rastrelli, arquiteto favorito de Catarina a Grande (Almoço Opção TI). Visita (Opção TI) do Hermitage, museu que ocupa seis edifícios, entre os que se encontram o Palácio de Inverno, residência oficial dos czares. (Jantar Opção TI). Acomodação. QUARTA-FEIRA: SÃO PETERSBURGO PRAGA Café da manhã. Tempo livre até a hora indicada do traslado ao aeroporto para tomar um vôo com destino a Praga (vôo incluído). Chegada a capital da República Tcheca e traslado ao hotel. Tempo livre para começar a conhecer a cidade. (Jantar Opção TI). Acomodação.

DOMINGO: PRAGA Café da manhã. Tempo livre até a hora do traslado ao aeroporto para sair em avião à sua cidade de origem. Fim dos nossos serviços.

OPÇÃO TUDO INCLUÍDO Este itinerário pode ser realizado na versão TUDO INCLUÍDO. Adicionamos as refeições e as visitas base do itinerário aquelas indicadas como (Opção TI). Nesta versão o programa oferece 17 refeições ao total e as seguintes visitas: * Visita nocturna de Moscou * Visita do Kremlin com entradas as catedrais * Excursão a Troiste Sergeiev com entradas * Visita do Hermitage com entradas * Visita da fortaleza de Pedro e Paulo com entradas * Visita da catedral São Isaac * Praga Santa, * Karlovy Vary

SERVIÇOS BÁSICOS INCLUÍDOS (pág. 3) Serviços complementares incluídos · Café da manhã (Buffet na maioria dos hotéis exceto em Moscou) · Refeições: 4 Visita com guia local e/ou excurções · Panorâmica de Moscou · Panorâmica de São Petersburgo · Panorâmica de Praga NOTA. A ordem das visitas na Rússia poderá ser alterada em função da abertura e reservas dos monumentos. Vistos Imprescindível viajar com os vistos requeridos em função da nacionalidade. Operaciones alternativas 1.- O trajeto entre Moscou e São Petersburgo pode ser realizado em avião (ST4303 Avión) ou em trem diurno de alta velocidade (ST4303 TAV), trocando a noite do trem por uma noite a mais em São Petersburgo. Suplemento DUPLO: 190 $ SINGLE: 240 $ 2.- O trajeto em trem noturno se realiza em compartimentos quádruplos. Se desejar, poderá viajar em outro tipo de distribuição com os seguintes suplementos por pessoa. DUPLO: 155 $ TRIPLE: 55 $ SINGLE: 455 $

HOTÉIS PREVISTOS CIDADE

NOME

SITUAÇÃO CAT.

Moscou Crowne Plaza Holiday Inn Sokolniki S. Petersburgo Holiday Inn Moskovskye Vorota Vedensky Praga Clarion Congress Dorint Don Giovanni

Cidade 4* Cidade 4* Cidade Cidade Cidade Cidade

4* 4* 4* 4*

Hotéis alternativos e notas ver páginas 8 e 9.

PREÇOS EM USD POR PESSOA temporada 20 MAI / 16 SET Itin.

st4303 Seleção

DIAS REFEIÇÕES

13

4

DUPLO

single

Moscou / Praga 2.290 3.445 SUPLEMENTO NOITES BRANCAS

Saídas do 17 a 24 Jun

150

150

Por um suplemento sobre o preço de: 735 $.

Grandes combinaçoes do Leste Europeu  I  279


RÚSSIA E CAPITAIS IMPERIAIS

centro financeiro · Moscou

Itinerario

st4304

DIAS

Refeições

PREÇO BASE

19

6

3.100 $

bastión dos pescadores · Budapeste

QUARTA-FEIRA: BRASIL - SÃO PETERSBURGO Saída da cidade de origem em vôo com destino a Europa. QUINTA-FEIRA: SÃO PETERSBURGO Chegada em São Petersburgo e traslado ao hotel. Restante do dia livre para conhecer a capital cultural da Rússia. Jantar e acomodação. SEXTA-FEIRA: SÃO PETERSBURGO Café da manhã. Visita panorâmica do mais destacado da cidade: a Praça do Palácio e o Palácio de Inverno, o Almirantado, a Praça de São Isaac com a maravilhosa catedral, a Praça do Senado com a figura equestre de bronze de Pedro o Grande, a Avenida Nevsky, artéria principal da cidade, que conta com um impressionante patrimônio arquitetônico, com destaque a catedral da Nossa Senhora de Cazã, etc. Almoço. Tarde livre. Visita (Opção TI) da Fortaleza de Pedro e Paulo, que durante a época czarista serviu de prisão para os presos políticos. Mas o mais interessante deste lugar é que uma das catedrais da cidade abriga as tumbas da Dinastia Romanov, e a continuação visitaremos a Catedral de São Isaac e seu museu de ícones e mosaicos. Possibilidade (opc) de realizar um passeio em barco pela chamada “Veneza do Norte”. (Jantar Opção TI). Acomodação. SÁBADO: SÃO PETERSBURGO Café da manhã. Dia livre ou excursão (opc) a Petrodvorets, lugar de veraneio fundado por Pedro I, sendo mais tarde redesenhada e ampliada por Bartholomeo Rastrelli, arquiteto favorito de Catarina a Grande (Almoço Opção TI). Visita (Opção TI) do Hermitage, museu que ocupa seis edifícios, entre os que se encontram o Palácio de Inverno, residência oficial dos czares, o Palácio Menshikov, o Edifício do Estado Maior. O Hermitage figura entre os maiores e mais importantes museus do mundo, junto com o Louvre em Paris, o Museu Britânico em Londres, o Prado em Madri e o Metropolitan de Nova York. (Jantar Opção TI). Acomodação. DOMINGO: SÃO PETERSBURGO MOSCOU Café da manhã. Dia livre. Excursão (opc) ao Palácio de Pushkin, onde se destaca a Câmara de Âmbar e o Salão Dourado ou do Trono. (Jantar Opção TI). No fim do dia, traslado à estação ferroviária para pegar um trem noturno com destino a Moscou. Acomodação em compartimentos quádruplos (opc. em duplos, triplos ou individuais). SEGUNDA-FEIRA: MOSCOU Café da manhã. Chegada a Moscou, união aos clientes que realizaram este trajeto em trem diurno de alta velocidade ou em avião, e visita panorâmica para conhecer a história da cidade, desde o grande império que surgiu a

TERÇA-FEIRA: MOSCOU Café da manhã. Dia livre que pode ser aproveitado para conhecer algum dos interessantíssimos lugares que nos oferece a cidade, como a Catedral de São Basilio, finalizada em 1561, que se destaca pelas suas cúpulas coloridas, o GUM, ou os museus, como a Galeria Estatal Tretyakov, com coleções desde o século X aos século XX, e todas as escolas de pintura da Rússia, começando com os ícones antigos até as obras da vanguardia. Visita (Opção TI) ao Kremlin, antiga residência dos czares, com as catedrais da Anunciação e da Assunção, lugar de coroação dos czares, e a de São Miguel Arcanjo. (Almoço Opção TI). Assistência (opc) a um espetáculo de música e folclore russo. (Jantar Opção TI). Acomodação. QUARTA-FEIRA: MOSCOU Café da manhã. Dia livre. Pela manhã, possibilidade de realizar uma excursão (Opção TI) a Serguiev Possad, com um belo conjunto amuralhado que delimita o Monastério de Troiste Sergueiev, importante lugar de peregrinação ortodoxa. Aqui poderá ver as catedrais da Santíssima Trindade e da Assunção, com o refeitório do monastério e as tumbas da família Boris Goudunov. (Almoço Opção TI). Regresso a Moscou. Assistência (opc) ao Circo de Moscou. (Jantar Opção TI). Acomodação. VIENA QUINTA-FEIRA: MOSCOU Café da manhã. Tempo livre até a hora indicada do traslado ao aeroporto para tomar um vôo com destino a Viena (vôo incluído). Chegada e traslado ao hotel. Tempo livre para começar a conhecer o maravilhoso patrimônio artístico da antiga capital do Império Austro-Húngaro, percorrendo a Ringstrasse, passeando pela zona peatonal em torno à Catedral de São Estevão ou visitando algum dos interessantíssimos museus. (Jantar Opção TI). Acomodação.

partir do século XVI, quando se formou o Estado Russo, até os dias atuais, passando pela época soviética: a Avenida Novi Arbat, o cais do rio Moscou, a Praça Vermelha, com o Museu de História e a Catedral de São Basilio, o Parque da Vitória, o Teatro Bolshoi, etc. Também visitaremos o metrô de Moscou, considerado como um autêntico “Palácio subterrâneo”, cujas obras iniciaram em agosto de 1931. Almoço. Tarde livre. Possibilidade (Opção TI) de realizar uma visita noturna de Moscou, a qual realizaremos um percorrido com algumas paradas nos pontos mais significativos da cidade, como a Praça Vermelha, para admirar a sua magnífica iluminação, o parque do Monastério das Donzelas, para admirar o lago no qual se inspirou, segunda a lenda, Tchaickovsky para o seu famoso Lago dos Cisneis, e a Colina dos Pardais, desde onde teremos uma impressionante vista panorâmica da cidade iluminada. (Jantar Opção TI). Acomodação.

280  I Grandes combinaçoes do Leste Europeu

SEXTA-FEIRA: VIENA “CIDADE DA VALSA” Café da manhã. Dia livre ou se desejar, poderá realizar uma visita (opc) a Òpera, inaugurada em 1869 com D. Giovanni de Mozart, e ao Palácio Schönbrunn, residência de verão da família imperial, onde viveram Maria Teresa, Francisco José e Sissi, e que serviu de cenário ao Tratado de Viena e ao encontro entre Kennedy e Krushev, em plena guerra fria. Pela noite, poderá assistir a um concerto (opc), onde estão presentes, entre outras peças, as valsas mais típicas da cidade e um jantar tradicional de Viena. Acomodação. SÁBADO: VIENA Café da manhã. Dia livre. Excursão (opc) ao Vale do Danúbio, onde visitaremos um dos lugares mais emblemáticos da Áustria: a Abadia de Melk, uma das jóias do barroco da Europa central, e em seguida, embarcaremos num cruzeiro pelo Danúbio (o qual opera somente em época de temporada e funcionamento do mesmo), onde desfrutaremos das paisagens da região de Dachau. Tempo livre em Durnstein ou em Krems. Regresso a Viena. (Jantar Opção TI). Acomodação. DOMINGO: VIENA - BUDAPESTE Café da manhã. Manhã livre para conhecer outras zonas da cidade, visitando lugares como o Prater com a Roda Gi-


Rússia 3 São Petersburgo

1 3 Moscou

Praga 4 r. Tcheca Áustria

3 Viena Budapeste 3

Hungria

catedral smolny · São Petersburgo

gante, a Torre Giratória do Danúbio, a Igreja de São Carlos Borromeu, o museu da Sissi no Palácio de Hofburg, ou descansar num dos 50 cafés clássicos como o Central, o Sacher ou o Landtmann, entre outros. (Almoço Opção TI). Saída para Budapeste. Depois de percorrer a planície Panônica, chegada a capital da Hungria. Tempo livre para começar a conhecer a cidade. Jantar e acomodação. SEGUNDA-FEIRA: BUDAPESTE Café da manhã. Visita panorâmica do mais importante da capital da Hungria: a Praça dos Heróis e seu maravilhoso conjunto escultórico, o Parque Municipal, a Avenida Andrassy, considerada como a mais bela de Budapeste e cheia de palácios e palacetes, as Pontes das Cadeias, Isabel e Margarita, o Bairo de Buda, com suas ruas de edifícios neobarrocos, o exterior da Igreja Matías, o Bastão dos Pescadores, com maravilhosas vistas do Parlamento, o Bairro de Peste e o Danúbio, etc. Almoço. Tarde livre ou se desejar poderá realizar uma visita (opc) de “Budapeste Histórica”, admirando o interior da Grande Sinagoga, um dos edifícios mais emblemáticos da cidade já que se encontra no lugar onde os nazistas estabeleceram o gueto judeu. Construída com influências mouriscas, é considerada a maior da Europa e a segunda maior do mundo. Durante esta visita também conheceremos a Ópera, em estilo neo renacentista, foi financiada pelo imperador Francisco José, e é considerada como uma das óperas mais elegantes do mundo. Se desejar, poderá realizar (opc) uma excursão combinando um agradável passeio em barco pelo Danúbio com um Goulash Party, para degustar da gastronomia húngara com seus famosos vinhos, ao mesmo tempo em que assiste a um animado espetáculo folclórico de música e danças típicas. Acomodação. TERÇA-FEIRA: BUDAPESTE Café da manhã. Dia livre. Se desejar, poderá realizar uma excursão (Opção TI) com (Almoço Opção TI) a uma fazenda da Puszta Húngara (Grande Planície), para assistir a um interessantíssimo espetáculo de costumes e habilidades hípicas húngaras num típico ambiente tradicional existente nos povoados do país. Pela tarde, poderá aproveitar para continuar descobrindo esta cidade, passeando pelas zonas comerciais, visitando algum dos balneários históricos de águas termais, ou relaxar degustando algum dos excelentes vinhos que se produzem na Hungria, entre os quais se destaca o Tokaji, ao que Luis XIV definiu como “O vinho dos reis e o rei dos vinhos”. (Jantar Opção TI). Acomodação. QUARTA-FEIRA: BUDAPESTE - BRATISLAVA - PRAGA Café da manhã. Saída para Bratislava, atual capital da Eslováquia e antiga capital da Hungría durante a ocupação deste país pelo império otomano. Tempo livre para conhecer o seu centro histórico, que além da riqueza monumental, também se destaca pelas divertidas estátuas de costumes. Continuação a Praga. Tempo livre para começar a conhecer a cidade. (Jantar Opção TI). Acomodação. QUINTA-FEIRA: PRAGA “CIDADE DOURADA” Café da manhã. Visita panorâmica: o Bairro Judeu, a Praça da Cidade Velha com a Prefeitura, onde está o famoso re-

lógio astronômico, as igrejas de São Nicolau e Santa María de Týn, a Ponte Carlos, a Praça Wenceslao, etc. Almoço. Tarde livre para seguir descubrindo outros recantos da cidade, conhecendo alguns dos seus museus, visitando o interior das sinagogas, como por exemplo a Espanhola ou a de Staronová, considerada como a mais antiga da Europa, ou realizando compras nas numerosas lojas pela cidade. Acomodação. SEXTA-FEIRA: PRAGA Café da manhã. Dia livre. Se desejar, para ter uma idéia completa da cidade, poderá realizar uma visita (Opção TI) de Praga Santa: o Castelo de Praga, com a Catedral de São Vito e o Palácio Real Velho, onde iniciou a Guerra dos 30 Anos, depois das destituição dos nobres, a Rua de Ouro, etc. (Almoço Opção TI). Tarde livre que pode ser aproveitada para descobrir outros recantos da cidade, sem esquecer de descansar em uma das típicas cervejarías de Praga, ou assistir ao teatro negro ou ao teatro de marionetes. Acomodação. SÁBADO: PRAGA Café da manhã. Dia livre para seguir conhecendo Praga, ou se desejar poderá realizar uma excursão (Opção TI) a Karlovy Vary, cidade balneário que adquiriu uma grande importância durante o século XIX, quando se transformou em um ponto de encontro da alta sociedade em procura de tratamentos termais e local de descanso de grandes artistas, como Strauss e Beethoven, entre outros. (Almoço Opção TI). Se destacam as belíssimas colunatas construídas em volta do rio Teplá, para que os visitantes possam realizar passeios e beber água termal estando protegidos do clima da cidade. Tempo livre até a hora de regresso a Praga. (Jantar Opção TI). Acomodação. DOMINGO: PRAGA Café da manhã. Tempo livre até a hora do traslado ao aeroporto para sair em avião à sua cidade de origem. Fim dos nossos serviços.

OPÇÃO TUDO INCLUÍDO Este itinerário pode ser realizado na versão TUDO INCLUÍDO. Adicionamos as refeições e as visitas base do itinerário aquelas indicadas como (Opção TI). Nesta versão o programa oferece 24 refeições ao total e as seguintes visitas: * Visita do Hermitage com entradas * Visita da fortaleza de Pedro e Paulo com entradas * Visita da catedral São Isaac * Visita nocturna de Moscou * Visita do Kremlin com entradas as catedrais * Excursão a Serguiev Possad com entradas * Puszta Húngara * Praga Santa com entradas * Karlovy Vary Por um suplemento sobre o preço de: 950 $.

SERVIÇOS BÁSICOS INCLUÍDOS (pág. 3) Serviços complementares incluídos · Café da manhã (Buffet na maioria dos hotéis exceto em Moscou) · Refeições: 6 Visita com guia local e/ou excurções (Segundo itinerãrio) · Panorâmica de São Petersburgo · Panorâmica de Moscou · Panorâmica de Budapeste · Panorâmica de Praga Outros lugares de interesse comentados por nosso guia (Segundo itinerãrio) · Bratislava NOTA. A ordem das visitas na Rússia poderá ser alterada em função da abertura e reservas dos monumentos. Vistos Imprescindível viajar com os vistos requeridos em função da nacionalidade. Operaciones alternativas 1.- O trajeto entre São Petersburgo e Moscou pode ser realizado em avião (ST4304 Avión) ou em trem diurno de alta velocidade (ST4304 TAV), trocando a noite do trem por uma noite a mais em Moscou Suplemento DUPLO: 190 $ SINGLE: 240 $ 2.- O trajeto em trem noturno se realiza em compartimentos quádruplos. Se desejar, poderá viajar em outro tipo de distribuição com os seguintes suplementos por pessoa. DUPLO: 155 $ TRIPLE: 55 $ SINGLE: 455 $

HOTÉIS PREVISTOS CIDADE

NOME

SITUAÇÃO CAT.

S. Petersburgo Holiday Inn Moskovskye Vorota Cidade 4* Vedensky Cidade 4* Moscou Crowne Plaza Cidade 4* Holiday Inn Sokolniki Cidade 4* Viena Leonardo Hotel Vienna Cidade 4* Áustria Trend Ananas Centro 4* Budapeste Mercure Korona Centro 4* Novotel Budapeste City Cidade 4* Praga Clarion Congress Cidade 4* Dorint Don Giovanni Cidade 4* Hotéis alternativos e notas ver páginas 8 e 9.

PREÇOS EM USD POR PESSOA temporada 04 jun / 10 SET Itin.

st4304 Seleção

DIAS REFEIÇÕES

19

6

DUPLO

single

São Petersburgo / Praga 3.100 4.885 SUPLEMENTO NOITES BRANCAS

Saídas do 11 a 25 Jun

150

150

Grandes combinaçoes do Leste Europeu  I  281


Europa 2014/2015 Grandes Combinados Del este Europeo Portugués  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you