Issuu on Google+

Spa Brasil Revista Digital da ABC Spas

5ª edição - Julho/Agosto/Setembro

10 ANOS DE ABC SPAS

A trajetória da Associação Brasileira de Clínicas e Spas

Saúde

Tailândia e Brasil de olho no mercado do turismo médico

Turismo

O cenário global do turismo spa

Mercado

Pesquisa de mercado da ABC Spas

Novidade Spas em Destaque: Conheça o So Spa Sofitel Guarujá Jequitimar


Editorial Caros leitores, É com grande satisfação que nesta edição trazemos uma matéria especial para todos nós e um marco importante no mercado de spas brasileiro: os 10 anos da Associação Brasileira de Clínicas e Spas. Desde sua fundação a ABC Spas vem se demonstrando entidade líder na concepção de ideias, tendências e organização geral do segmento, o que promove o crescimento deste mercado e difunde amplamente o conceito do bem-estar e qualidade de vida. Ao longo de toda esta jornada de 10 anos de atuação, a ABC Spas trouxe para o mercado inúmeros Gustavo Albanesi - Presidente da ABC Spas

eventos e ações comerciais de divulgação que lograram alto êxito no propósito de fomentar o desenvolvimento do setor, o que se deu em grande parte em função do reiterado trabalho dedicado de seus funcionários e diretores. E é neste sentido que ficamos felizes em ressaltar o Spa Week, o Congresso Brasileiro de Spas, o 1o Manual de Legislação Sanitária para Spas, o Programa Social Levar BemEstar, esta nossa Revista Digital, entre outras ações. Ficamos também felizes em saber que a cada dia temos a capacidade de levar um pouco mais de informação e conteúdo sobre o mercado de spas a todo o mercado e nossos leitores da Revista Digital Spa Brasil. Boa leitura. Parabéns para todos nós!


ANÚNCIO


Índice Especial

Mercado

10 anos da ABC Spas

Pesquisa ABC Spas: a importância de dados do mercado

6

14

Spa em Destaque

Saúde

So Spa Sofitel Guarujá Jequitimar

Tailândia e Brasil de olho no mercado do turismo médico

18

22

Notas

Spa Turismo

• Spa Week 2012 • Descontos em cursos • 8ª Beauty Fair

O cenário global do turismo spa

26

28

Expediente A Revista Digital ABC Spas é uma publicação trimestral e gratuita da Associação Brasileira de Clínicas e Spas - ABC Spas www.abcspas.com.br

Coordenação Geral Elaine Vieira

Diagramação Leonardo Teodoro

Coordenação Editorial Maria Simões

Área Comercial Talita Rasquini

Copyright 2012 - ABC Spas - Todos os direitos reservados


ABC SPAS COMPLETA 10 ANOS

Há uma década a associação auxilia o segmento brasileiro a se consolidar no país

N

o ano de 2002, Dieter Brepohl, fundador da Lapinha Spa, conversava com um consultor sobre o mercado de spas e clínicas de estética. Como o setor era muito pequeno, o amigo de Dieter sugeriu que ele e outros empresários se unissem para fortalecer

o segmento e não competir entre si. Surgia aí a ideia de se criar uma associação. E a partir dela 70 proprietários de spas receberam um convite para ir ao Lapinha. Desses convidados, apenas 35 compareceram e deram início às primeiras discussões sobre o setor.


ABC Spas completa 10 anos

Há uma década a associação auxilia o segmento brasileiro a se consolidar no país

“Eram poucos os consumidores desse mercado, não havia o hábito de frequentar spas e afins. Na época, foi um impasse. O grupo queria que só spas destino participassem, outros acreditavam que spas urbanos e day spas não poderiam ficar de fora, pois já se apresentavam como uma tendência do mercado. Diante dessas considerações surgiu também a questão de uma proposta mais inclusiva para os spas, inserindo também clínicas holísticas e naturistas. Em uma assembleia constituinte no Costão do Santinho, os estatutos da associação foram consolidados”, lembra Dieter Brepohl, primeiro presidente da ABC Spas.

Segundo Soon Hee Han, proprietária da Shishindo Spas, e uma das fundadoras da associação, naquela época quem trabalhava nesse segmento, viajava bastante ao exterior e seguia tendências internacionais. O mercado era muito específico, os spas estavam muito pulverizados, não conversavam entre si, pois havia spas com diferentes origens, correntes, segmentos e que estavam em várias regiões do Brasil.

Palestra ABC Spas 1º Congresso Brasileiro de Spas

Banner Spa Week 6ª edição Patrocínio oficial Dove

“A proposta da criação da associação estava em se começar a falar do mercado no país, identificar o que era esse segmento de bem-estar, quais as tendências que mais se aplicavam aos nossos negócios e as dificuldades de se trabalhar isoladamente. O penBanner Spa Week 6ª edição samento mais comum naquele período era Patrocínio oficial da Dove o de que todos eram concorrentes, o que não era verdade porque, de fato, ninguém se conhecia. O importante era mostrar que uma força institucional poderia nos ajudar, não só no âmbito do crescimento dos nossos negócios, mas na consolidação do mercado, para sermos um segmento atuante com referências de padrões, conceitualização, legislação e afins”, diz Soon He.


Spa Brasil - ABC Spas

ABC Spas completa 10 anos

De acordo com Soon He a formação do grupo fez com que todos se conhecessem entre si, os spas médicos e os spas de bem-estar começaram a trocar experiências e a absorvê-las, pois o mercado era muito seletivo e exigia bom investimento em instalações e técnicas. “Diferentemente de outras associações mundiais de spas o nosso regulamento deu muita ênfase na classificação das entidades do ramo, respeitando suas práticas, tradição e credibilidade”, diz Ala Szerman, especialista em cosmetologia e uma das sócio-fundadoras da entidade. “Nós formamos delegações para ir ao exterior, participamos de feiras e em cinco anos o grupo já estava consolidado, criando padrões, selos, qualificação e a comunicação com o grande público, que é o que acontece com ações como o Spa Week, por exemplo”, diz ela.

Ala também recorda que alguns eventos foram fundamentais para o início da consolidação da associação: “A nossa participação em inúmeros eventos, com “degustação”, permitiu ao público reconhecer e experimentar a enorme importância que os spas têm no bem-estar e saúde da população. Um grande evento da Cosmoprof, onde a ABC Spas teve 1200 metros quadrados para fazer a sua apresentação, foi um marco da popularidade que os spas e principalmente os day spa tinham na época”.

Ala Szermann

“A nossa participação em inúmeros eventos, com degustação, permitiu ao público reconhecer e experimentar a enorme importância que os spas têm no bem-estar e saúde da população.”

Soon Hee Han

“Diferentemente de outras associações mundiais de spas o nosso regulamento deu muita ênfase na classificação das entidades do ramo, respeitando suas práticas, tradição e credibilidade”

Mas, apesar do segmento se tornar mais conhecido do público, os empresá rios do setor começaram a ficar mais voltados aos seus respectivos negócios. Com o passar dos anos, os encontros entre os fundadores já não eram tão periódicos, a continuidade das ações começou a diminuir. Em 2009, apenas oito dos fundadores originais permaneciam associados.


Spa Brasil - ABC Spas

Especial Saltos quantitativo e qualitativo O salto quantitativo e qualitativo da entidade deu-se com a incorporação de um diretor de marketing, que se tornaria o próximo presidente da associação, em 2009. Gustavo Albanesi, proprietário da rede Buddha Spa, assumiu a presidência da ABC Spas e tratou de reestruturar o corpo de funcionários, o corpo da diretoria e estabelecer novas estratégias de marketing. Depois de um ano e meio, a associação passou a ter mais de 100 associados. A partir daí estabeleceu uma série de ações que culminaram na evolução da representatividade do setor, melhor posicionamento da associação, que criou uma boa relação com outras entidades e afins.

Curso de Quick Massage Realização Programa Levar Bem-Estar Dez anos de muitas ações Nesses dez anos a ABC Spas realizou diversas ações internas e externas. A atuação interna envolve o desenvolvimento dos associados, produção de conteúdos e informações, assessoria jurídica, pesquisas sobre o mercado, ações educativas e profissionalizantes e estabelecimento de parcerias.

1º Congresso Brasileiro de Spas

Segundo Gustavo Albanesi, a ABC Spas tem uma característica um tanto quanto incomum: é uma associação mais conhecida por suas ações externas. Em âmbito externo a ABC Spas se propõe a aproximar o cliente final dos spas associados, realiza ações de assessoria de imprensa divulgando os associados, organiza eventos como


Spa Brasil - ABC Spas

ABC Spas completa 10 anos

o Spa Week, que é o maior evento do setor. Há também a Revista Spa Brasil com conteúdo voltado aos spas associados e ao público em geral. A entidade também criou um aplicativo para iPhone, para localizar os spas mais próximos dos consumidores, sem contar com os eventos como o Congresso Brasileiro de Spas direcionado a abrir o mercado nacional e internacional.

Já o Congresso Brasileiro de Spas, tem o objetivo de criar oportunidades de crescimento, negócio e profissionalização ao mercado brasileiro de bem-estar. Por isso, a ABC Spas teve uma grande preocupação e critérios rigorosos para oferecer conteúdo educativo, de gestão, e com temas relevantes como tendências, atendimento ao cliente e marketing, que foram apresentados por mais de 30 palestrantes nacionais e internacionais em agosto de 2011.

Spa Week 5ª edição

O Spa Week é um dos eventos nacionais mais aguardados do ano. Ao longo de suas seis edições atraiu mais de 100 mil pessoas em diversas capitais do país. Esse evento tem mudado a cultura do brasileiro, a percepção que as pessoas têm sobre o que é e o que oferece um spa. Antes do Spa Week, muitos pensavam que o spa era voltado apenas para tratamentos de emagrecimento, outros nem sabiam do que se tratava, e outros ainda achavam que era acessível somente para a alta elite brasileira. Hoje podemos notar uma mudança no comportamento das pessoas. Muitas já incorporaram o hábito de ir a spas com frequência e esperam ansiosos pelo evento, cuja próxima edição vai acontecer de 22 de Setembro a 06 de Outubro de 2012.

Laslo Puczko

Palestrante do 1º Congresso Brasileiro de Spas


Spa Brasil - ABC Spas

Especial Em se tratando de ações educativas, a associação entende que pode contribuir ainda mais para levar a cultura de bemestar à sociedade. Dessa forma criou uma divisão de responsabilidade social chamada Programa Levar Bem-estar , que está baseada em três pilares: a democratização do acesso aos tratamentos de bem-estar e qualidade de vida; gerar novas oportunidades de renda a pessoas carentes indicando novas perspectivas profissionais; e incentivar os alunos a ingressarem no mercado de trabalho por meio da aplicação do conhecimentos adquirido em comunidades carentes e locais como hospitais e asilos.

Na próxima década Tomando como base as projeções de crescimento anual do mercado de clínicas de estética e spas e com o segmento mais consolidado, o futuro além de muito promissor, trará a necessidade de maiores investimentos em qualificação profissional.

Soon Hee acredita que haverá um grande crescimento do setor, com o surgimento de novos tipos de spas. Ela toma como base seu próprio estabelecimento que em 15 anos de existência possui 16 unidades. “Hoje nós vemos que cursos universitários foram criados para atender as demandas específicas do nosso setor. Eu acredito que nos próximos anos o crescimento do mercado levará a ABC Spas a estar ainda mais envolvida com a formação profissional, com a criação de selos e de padronizações, bem como terá uma ligação muito maior com os poderes públicos”. Já Gustavo Albanesi projeta que os próximos 10 anos vão acontecer alinhados com o que já está em prática. “Temos 100 associados, mas acredito que o setor crescerá em torno de 20% ao ano e que podemos chegar a ter entre 400 e 500 associados. Tenho convicção de que

Gustavo Albanesi

Palestra ABC Spas 1º Congresso Brasileiro de Spas

“Temos 100 associados, mas acredito que o setor crescerá em torno de 20% ao ano e que podemos chegar a ter entre 400 e 500 associados.”


Spa Brasil - ABC Spas

ABC Spas completa 10 anos

vamos estar aptos a oferecer mais benefícios, teremos mais condições de oferecer serviços de educação e profissionalização. E vamos avançar em certificação, com um mercado mais maduro. A ABC Spas poderá atuar muito mais nesse nicho”. O mercado vai expandir, é uma tendência mundial crescente e o Brasil terá muito a crescer, como acontece com a Índia e a Tailândia. Esta é a previsão de Dieter Brepohl, que acredita que haverá mais oportunidades para quem faz parte desse setor, se houver maior união entre os spas, para gerar agendas comuns a serem compartilhadas, que irão fazer com que todos cresçam juntos.

Segundo Dieter o mercado tem feito um resgate profundo de tratamentos e serviços para a saúde e o bem-estar do corpo, mente e espírito. Ele acredita que a tendência seja a pessoa fazer uma imersão em um spa destino e depois de sair dele dar continuidade às experiências em spas urbanos e day spas. Isto fará com que os players do mercado estejam cada vez mais integrados. “Ao meu ver é um mercado que vai crescer na medida em que oferecer qualidade. Não há um sem o outro, todos precisam desenvolver mais técnicas e mais rituais, pois é preciso vender mais experiências e não mais serviços. Creio que esse deva ser o foco fundamental dos spas. Temos um papel importante em fazer o cliente ser bem tratado, para que ele se sinta bem e construa saúde e autoestima. A ABC Spas terá um papel fundamental nisso”, diz Dieter Brepohl. I

Spa Week 6ª edição Patrocínio Dove

“Minha projeção é a de que os spas destino sejam cada vez mais atraentes, tenho como exemplo o que acontece na prática na Europa. A grande questão é entender spa como um espaço dedicado a cuidar da saúde integral, da prevenção de problemas e também de algo que tem sido recorrente que é a tecnologia “antiaging”. E sem dúvida, que a estética e a beleza estão juntas”.

Dieter Brepohl

“Todos precisam desenvolver mais técnicas e mais rituais, pois é preciso vender mais experiências e não mais serviços .”


Spa Brasil - ABC Spas

Mercado

ABC Spas realiza pesquisa fundamental para o setor Responder a pesquisa é crucial para a elaboração do primeiro relatório estatístico do segmento no Brasil e para o desenvolvimento do mercado

Quando se tem um negócio é impossível desvincular o sucesso do mesmo do conhecimento do setor em que ele está inserido. Por isso pesquisas de mercado são tão importantes tanto estratégica como financeiramente, afinal um setor só consegue se desenvolver e consolidar se conhecer a si mesmo.

Diante disso a ABC Spas (Associação Brasileira de Clínicas e Spas) não tem medido esforços para entrar em contato com os estabelecimentos de bem-estar, saúde e estética do Brasil. A associação criou 25 perguntas objetivas que podem finalmente traçar um cenário real do segmento. Mas, para isso é necessário que os proprietários


Spa Brasil - ABC Spas

ABC Spas realiza pesquisa fundamental para o setor dos mesmos e respeitando a estratégia de negócio de cada estabelecimento participante da pesquisa. “Eu serei a única pessoa com acesso aos dados para garantir a confidencialidade e seriedade de todo o processo. Ao término da pesquisa, divulgaremos um relatório final detalhado do setor para todos os que responderam ao questionário”, diz Regina.

A repercussão da pesquisa Nossa reportagem ouviu proprietários e gerentes de spas e profissionais das áreas de saúde, beleza e negócios para medir a repercussão da pesquisa.

dos estabelecimentos do setor participem da pesquisa respondendo o questionário. Essa pesquisa culminará na criação do primeiro relatório estatístico do setor de spas e clínicas estéticas, que poderá mostrar como o segmento está organizado, suas taxas de crescimento e contribuirá para a sua consolidação. A pesquisa é coordenada por Regina Santos, do Núcleo de Pesquisa da ABC Spas. Segundo ela, os dados coletados não poderão ser acessados e nem divulgados individualmente, garantindo assim a segurança

Andrezza Torres, coordenadora nacional de serviços do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) acredita que “entender o mercado em que se atua é fundamental para tomar as melhores decisões sobre o negócio. No segmento de spas e clínicas de estética, onde a informação ainda é muito escassa, se torna ainda mais importante e destacada a iniciativa da ABC Spas”.


Spa Brasil - ABC Spas

Mercado Já Adriana Bertolletti, coordenadora da escola de saúde e beleza da Universidade Anhembi-Morumbi enfatiza que o mais importante numa pesquisa é levantar dados do mercado, simplesmente porque ele mesmo vai usá-los. “Os empresários do setor precisam entender o mercado em que estão inseridos para saber como agir dentro dele. Para isso é importante responder a pesquisa na íntegra, seriamente e com respostas fiéis à realidade do negócio de cada um”, diz Adriana. I Vale reforçar com você, empresário que ainda não participou da pesquisa, que você pode acessá-la pelo endereço: abcspas.pesquisa.questionpro.com

“Essa pesquisa permitirá saber o que está acontecendo no mundo do spa, para onde o mercado vai caminhar e é um trabalho muito importante. Nós participamos da pesquisa porque confiamos no trabalho sério da ABC Spas”, diz Sueli Marini, consultora e diretora da clínica Movimento Corporal. Michael Roriz, gerente do Blue Garden Spa, disse que a pesquisa pode revelar dados importantes que expliquem as nuances do setor, até que ponto a crise econômica mundial afeta o negócio e qual é a realidade do mercado. “Serão dados concretos compartilhados de forma séria e que só são possíveis quando se faz parte de uma associação”.

E que, em caso de dúvida ou se houver a necessidade de informações complementares, a Regina Santos poderá atendê-lo pelo e-mail: pesquisa@abcspas.com.br ou pelo telefone: (11) 2307-5589. Participe!

Adriana Bertolleti - Coordenadora da escola de saúde e beleza da Universidade Anhembi-Morumbi

Paula Regina - Núcleo de Pesquisa da ABC Spas


Spa em Destaque So Spa Sofitel Guarujรก Jequitimar


Um toque de luxo francês no litoral paulista O hotel Sofitel Guarujá - Jequitimar é o primeiro resort da América Latina a receber a sofisticação da grife So Spa, reconhecida mundialmente por sua elegância e requinte

O Guarujá, no litoral paulista, também chamado de ‘Pérola do Oceano Atlântico por ser um balneário internacionalmente reconhecido por suas paisagens sofisticadas e pelas belas praias, conta com o So Spa, grife com a assinatura da rede de hotéis Sofitel, do grupo Accor, que alia requinte e reconhecimento mundial da cosmetologia francesa. O Sofitel Guarujá-Jequitimar foi o prprimeiro resort a receber o So Spa na América Latina. Ele foi implantado no lugar do antigo spa do hotel, no final do ano passado. A grife é recente e estreou em julho de 2009 no Sofitel London Saint James, na Inglaterra. Desde então, já foi inaugurada em várias partes do mundo como França, Marrocos, Holanda, Egito e Bahrein.

Segundo Ana Maria Santos, gerente operacional do hotel, o grande diferencial do So Spa está em dois pontos. Um deles é seguir os protocolos mundiais das técnicas desenvolvidas para cada tratamento oferecido. Para se ter uma ideia do quanto isso é levado a sério, mensalmente os colaboradores do spa treinam entre si para que as técnicas desenvolvidas pela grife não sejam esquecidas ou sofram qualquer alteração caso alguns dos tratamentos não sejam frequentemente solicitados pelos clientes. “Em nosso quadro de colaboradores, todos os profissionais são fixos e têm comprometimento com os processos e qualidade dos nossos serviços, o que já é uma característica peculiar ao So Spa e está presente no mundo inteiro”, conta Ana Maria. Um cardápio à serviço da beleza Outro ponto destacado por Ana Maria está no ‘cardápio’ de cerca de 30 opções de tratamentos e rituais oferecidos pelo spa. Muitos deles contam com a utilização de marcas renomadas como a Carita para tratamentos


Spa Brasil - ABC Spas

Spa em destaque faciais, e a Cinq Mondes para tratamentos corporais. O spa também oferece tratamentos de esfoliação e hidratação com produtos à base de cupuaçu da marca Amazônia Viva. “O importante é que o cliente tenha uma experiência sensorial, percebendo que tudo foi pensado e projetado para que ele tenha todo o conforto, mimo e bem-estar no período em que está conosco, desde a sua chegada até a sua partida. Nossa dedicação está presente na personalização da intensidade da luz utilizada, na trilha sonora usada, nos aromas e mobília presentes em cada um dos tratamentos oferecidos. Inclusive, servimos tipos especiais de chá e suco cítrico adequados ao tratamento escolhido e que estão dentro do nosso padrão mundial de atendimento”, comenta Ana Maria. Todas essas providências visam fazer com que cada detalhe da infraestrutura do spa reflita o conceito premium francês de beleza, cuidado e ‘savoir vivre’. Os tratamentos e rituais de beleza são apresentados em uma espécie de ‘cardápio’, como se fosse um restaurante francês gourmet para que a sensação de exclusividade, conforto e bem-estar perdurem por mais tempo. O So Spa conta com sete cabines internas, duas cabines externas no terraço, que possui 650m2, piscina aquecida e o mar do Guarujá como moldura. Desde o início da operação do spa em 2007 até a

implementação do So Spa no ano passado, já foram investidos mais de R$ 1 milhão. Os clientes podem utilizar uma área chamada Socializing Patio em que podem interagir com outras pessoas e também podem adquirir os produtos utilizados no spa em uma área chamada Retail Zone. Público premium Por fazer parte de um resort, o spa enfrenta uma grande sazonalidade, com


Spa Brasil - ABC Spas

So Spa Sofitel Guarujá Jequitimar Gastronomia especial A gastronomia é de responsabilidade do chef francês Patrick Ferry e conta com criações contemporâneas, fundamentadas em raízes francesas, mas com influência das cozinhas brasileira e mediterrânea. O restaurante Les Épices tem estrelas no Guia 4 Rodas de 2012 e foi eleito o melhor restaurante Variado pela revista Comer & Beber Veja São Paulo Litoral 2010/2011. Os clientes do So Spa podem contar com a qualidade gastronômica do restaurante em refeições balanceadas e com baixa caloria. Quando hospedados no Sofitel Guarujá-Jequitimar, podem optar por uma dieta com no máximo 1600 calorias diárias. I

ocupação máxima em finais de semana e períodos de férias, e menor frequência na baixa temporada. Para manter a atração do público premium são realizadas ações com assessoria de imprensa, promoções e divulgação em condições especiais em condomínios do Guarujá, parceria em eventos de golf e demais esportes diferenciados e montagem de tendas de massagem com tratamentos de curta duração em frente ao mar, por exemplo.


Saúde Tailândia e Brasil de olho no mercado do turismo médico

O governo da Tailândia anunciou seu plano para estabelecer o país como o destino principal para spa de bem-estar e turismo médico em 2014. O novo plano estratégico do país será uma atualização substancial no seu projeto anterior realizado para estabelecer a Tailândia como a “Capital Spa da Ásia”, e que foi concluído em 2008.


Tailândia e Brasil de olho no mercado do turismo médico Os dois países têm um grande mercado potencial, mas enfrentam realidades bem diferentes O governo já anunciou que o seu objetivo é se tornar um “Provedor de Saúde de Classe Mundial” em 2014, e que o setor alcançará ganhos totais de 11,5 bilhões de dólares no período de cinco anos entre 2010 e 2014. A projeção de ganhos com tratamentos médicos é de 8 bilhões de dólares no período 2010-14, sendo cerca de 2,23 bilhões em serviços de spa e bemestar e em torno de 1,3 bilhão de dólares em vendas de produtos e acessórios nos Estados Unidos. As iniciativas do governo vão incluir o investimento direto em infraestrutura, bem como em campanhas voltadas ao consumidor para aumentar o perfil da Tailândia como destino premium para o turismo médico e de bem-estar.

Como parte da estratégia, dois sites foram criados para fornecer mais informações sobre serviços e prestadores de serviços dentro do setor de turismo médico da Tailândia: www.thailandmedtourism.com e www.thailandmedicaltourismcluster.org Apichai Jearadisak, assessor da Associação Tailandesa de Spa, disse que o país já lidera o mercado spa regional. “Com mais de 1.200 spas cadastrados, 400 dos quais são instalações high-end de luxo, esses estabelecimentos empregam juntos cerca de 25.000 terapeutas treinados profissionalmente. A Tailândia, sem dúvida, tem direito de se intitular a Capital Spa da Ásia”, disse Jeradisak.


ABC Spas - Spa Brasil

Saúde Ele acrescentou que a indústria está trabalhando em conjunto para melhorar a qualidade de seus serviços e produtos, bem como as normas de higiene nos próprios spas. Os esforços também estão sendo feitos para melhorar a qualidade de sua comunicação e marketing. No ano passado, a Associação Tailandesa de Spa estabeleceu um código de autoregulamentação para a indústria de spa e bem-estar do país.

A realidade brasileira As ações realizadas na Tailândia deixam claro que a estratégia do governo visa o aumento da frequência em spas voltados ao bem-estar e à medicina. Já no Brasil o setor tem características bem diferentes. O turismo médico no país está mais associado ao aumento da frequência das pessoas em tratamentos baseados em hospitais. O setor brasileiro de turismo médico e de bem-estar mostra que terá um inevitável crescimento já que as pessoas estão

mais preocupadas com a saúde e com a qualidade de vida. Porém ainda é um mercado incipiente que não recebe nem investimento e nem suporte governamentais. Uma realidade bem diferente da Tailândia, por exemplo, que é um país referência em organização e desenvolvimento desse setor. Nos últimos três anos cerca de 180 mil estrangeiros vieram ao Brasil em busca de tratamentos médicos, o que faz o mercado esperar por um crescimento de 35% nos próximos cinco anos. Essa é a estimativa apontada por Mariana Palha, fundadora da Medical Travel Brazil - empresa criada em 2007 e especializada em turismo médico - que salienta que o mercado, apesar de lucrativo, não possui dados com comprovação, devido ao fato de ter iniciativas isoladas em alguns estados brasileiros.


Spa Brasil - ABC Spas

Tailândia e Brasil de olho no mercado do turismo médico Segundo ela como a prioridade do governo está na saúde pública, o setor acaba por não ter indicadores específicos e perde uma ótima oportunidade de participar ativamente de um mercado que chega a movimentar cerca de 40 bilhões de dólares mundialmente. Sem a participação de grandes players como o governo e hospitais o desenvolvimento do setor fica comprometido. A saída para essa situação tem sido iniciativas privadas para promover e divulgar o Brasil como polo de turismo médico, de algumas capitais como Recife, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. Bem como a realização de eventos como o Medical Travel Meeting Brazil, que foi realizado em 2010 e 2011, mas que no ano passado contou com a participação do setor de bem-estar.

Outra ação importante que será implementada é o lançamento, nos próximos meses, da plataforma Brazil Health (www.brazilhealth.com), que busca ser a porta de entrada para estrangeiros buscarem por tratamentos médicos no país, identificando redes de prestadores de serviços, e que contou com o apoio da iniciativa privada e de entidades de classe. I Fonte: Edição 134 - Spa Opportunities – março/ abril 2012 e Medical Travel Brazil


Notas SPA WEEK 2012 Com o patrocínio da marca Dove, a 6ª edição do Spa Week ganhou, pela primeira vez na sua história, mais uma semana de duração! Foram mais de 19.500 atendimentos entre os 85 spas participantes e quase R$ 20.000,00 arrecadados para o Programa Levar Bem-Estar*. A sétima edição será entre 22 de setembro e 06 de outubro de 2012 com muitas ações diferenciadas. Aguarde as novidades! * O Programa Levar Bem Estar é a divisão de responsabilidade social da ABC Spas – Associação Brasileira de Clínicas e Spas e tem como responsabilidade a disseminação do bem-estar em comunidades carentes. Saiba mais: www.levarbemestar.com.br

CURSOS COM DESCONTO PARA ASSOCIADOS! Confira os descontos especiais para associados ABC Spas: • Universidade Anhembi Morumbi: descontos de 10% nos cursos online e de graduação executiva, 20% nos cursos de graduação, pós-graduação e MBA. • Senac: descontos de 10% nos cursos técnicos e de qualificação profissional, 20% nos cursos livres, de extensão universitária, pós-graduação e workshops, congressos, palestras e seminários. • Madia Marketing School: 20% nos cursos regulares e 10% para cursos de curta duração. • Idepes: 15% de desconto em todos os cursos. Informações: www.idepes.com.br • Keikos: 20% de desconto em todos os cursos. Informações: www.keikos.com.br • Ibeco: 10% de desconto em todos os cursos. Informações: www.ibeco.com.br • Ibrape: desconto de 10% em todos os cursos. Informações: www.ibrape.com.br Interessados devem entrar em contato com a ABC Spas por email: relacionamento@abcspas.com.br.

8º BEAUTY FAIR Feira Internacional de Cosméticos e Beleza De: 8 a 11 de setembro Local: Expo Center Norte - São Paulo Informações: www.beautyfair.com.br


Turismo Spa O Cenรกrio Global do Turismo Spa


W Hotels Retreat & Spa


O Cenário Global do Turismo Spa

No segundo texto da série sobre o turismo spa mundial acompanhe como anda o setor no Caribe e na América do Norte

Caribe

de mercado sobre saúde e bem-estar para a Agência Caribenha de Desenvolvimento das Exportações, e em colaboração com a Associação Caribenha de Spa e BemEstar (C-SWA), as autoridades nacionais de turismo, a Organização Caribenha de Turismo (CTO), Associação Caribenha de Hotel & Turismo (CHTA) e todos os países da região CARIFORUM (isto é, Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Dominica, República Dominicana, Grenada, Guiana, Haiti, Jamaica, São Cristóvão e Nevis, St Lucia, St Vincent e Granadinas, Suriname e Trinidad e Tobago). Um Anuário Caribenho de Saúde e Bem-Estar e um website serão criados para desenvolver o potencial de spa e bem-estar da região.

Apesar de ser a localização de alguns dos spas resort mais elegantes do mundo (Golden Eye, na Jamaica, Cotton House em Mustique, Jade Mountain e Jalousie Plantation em St Lucia e Sandy Lane, em Barbados, para citar apenas alguns), os spas caribenhos são geralmente subrepresentados no mercado de bem-estar global. A Associação Caribenha de Spa e Bem-Estar (C-SWA), lançada em 2006 para promover o Caribe como um destino de spa, usa financiamento do Reino Unido para treinar terapeutas e desenvolver produtos e tratamentos locais. A Denzil Phillips International Ltd (DPIL) está realizando atualmente uma pesquisa

Números de Spas Caribenhos listados em três websites selecionados, 2011 Região Anguilla Antígua Antilhas Holandesas Aruba Bahamas Belize Barbados Bermuda Dominica Granada Ilhas Caymans Ilhas Virgens Britânicas Ilhas Virgens Norte-americanas Jamaica Porto Rico República Dominicana St Barts St Kitts Santa Lúcia São Vincente e Granadinas Trinidad e Tobago Turks e Caicos Nota: *inclui academias

Wahanda

Pointspa

DiscoverSpas

3 7 1 3 9 1 3 3 1 3 1 5 3 16 24* 6 4 2 13 1 1 6

2 5 5 6 1 4 6 1 3 3 6 15 11 1 6 1 3 3

3 1 2 13 10 9 4 6 2 4 10 28 12 14 2 7 9 5 4

Fonte: DPIL (Denzil Phillips International Ltd)


Spa Brasil - ABC Spas

O cenário global do turismo Atualmente o turismo spa se resume em aproximadamente 185 spas resort e 138 spas urbanos, com as maiores concentrações na República Dominicana, Jamaica e Santa Lúcia. Com a ascensão da classe média e dos imigrantes aposentados voltando para casa, mais moradores estão usando spas urbanos . Poucos spas do Caribe oferecem tratamentos cosméticos/médicos, apesar de spas em Antígua e Jamaica fornecerem reabilitação para drogas e álcool. O turismo spa para Barbados sofreu nos últimos anos devido ao aumento nos impostos de passagens aéreas (APD) do Reino Unido, um dos seus principais mercados.

Divulgação

América do Norte Estatísticas recentemente divulgadas do Estudo da ISPA 2011 sobre a Indústria Spa nos Estados Unidos e realizado pela PricewaterhouseCoopers (PwC) mostraram que a indústria de spa está se recuperando da pior recessão a atingir o país. “A conclusão mais positiva do estudo é que a saúde financeira da indústria estabilizou depois das quedas registradas no ano passado’’, afirma Colin McIlheney, diretorglobal de pesquisa da PwC. “Caustelosamente otimista”, resume o tema recorrente de muitas respostas.

Divulgação

Estudo da indústria spa nos Estados Unidos mostra sinais de recuperação da recessão, 2011

Receita (US$bn) Visitas em Spa (milhões) Estabelecimentos

2009

2010

12.3 143 20.600

12.8 150 19.900

2010 (Maio) Funcionários Tempo integral Meio período Contrato

332.000 138.100 137.200 58.800

Fonte: Estudo da Indústria Spa nos Estados Unidos - ISPA 2011 (por PwC)

2011 (Maio) 338.600 149.200 134.200 55.200

% mudança +4.3 +4.3 -3.3 % mudança +2.0 +8.0 -2.2 -2.8


ABC Spas - Spa Brasil

Spa Turismo O estudo indica que os americanos estão indo a spas com mais frequência, têm melhor conhecimento sobre os tratamentos e estão sendo pró-ativos na manutenção da sua própria saúde. Tudo isso levou ao crescimento da receita. O aumento da receita está alinhado com o ritmo moderado de crescimento da economia, e as medidas tomadas pelos spas para aumentar as transações incluiu ofertas em website, valores e promoções especiais, esforços de mídias sociais e de conexão dentro de suas comunidades locais. Os clientes tornaram-se buscadores de ofertas com o surgimento de sites de compras coletivas nos últimos dois anos. Se os clientes habituais de spa se tornarem consumidores de compras coletivas, isso poderá ser desastroso para a indústria, corroendo ainda mais as margens de lucro e colocando muitos spas fora do negócio.

A retomada econômica não conseguiu preservar o número de spas, resultando em uma queda de 3% na quantidade de estabelecimentos. O emprego na indústria cresceu, mas a falta de terapeutas qualificados no mercado é uma questão subjacente que a comunidade spa vem enfrentando há vários anos. I Fonte: As informações são do World Economic Forum (WEF) do relatório do Global Spa Summit de 2011. Acompanhe a íntegra deste relatório (em inglês) no www.abcspas.com.br

“.. as medidas tomadas pelos spas para aumentar as transações incluiu ofertas em web site, valores e promocões especiais, esforços de mídias sociais e de conexão dentro de suas comunidades locais”.

“Se os clientes habituais de spa se tornarem consumidores de compras coletivas, isso poderá ser desastroso para a indústria, corroendo ainda mais as margens de lucro e colocando muitos spas fora do negócio”.

Spa at the Jalousie Plantation Resort


ANÚNCIO


Spa Brasil - ABC Spas

Guia de Spas Associados Narada Spa Localizado no bairro de Perdizes, o Narada foi criado para oferecer a você momentos únicos, onde as preocupações ficam do lado de fora e a coisa mais importante do mundo passa a ser você. Site: www.narada.com.br Tel: (11) 3868-1203

São Paulo Amanary Spa www.amanary.com.br (11) 2838-1234

Buddha Spa - Itaim Bibi www.buddhaspa.com.br (11) 3054-7601

Amauti www.amauti.com.br (11) 2532-2353

Cetro Estética Spa www.cetroodontoestetica.com.br (11) 2209-4965

Babele Spa www.babelespa.com.br (11) 2309-0923 (11) 2638-5535

Champi Massoterapia www.champi.com.br (11) 3062-0423

Buddha Spa - Higienópolis www.buddhaspa.com.br (11) 3668-7221

Espaço Guedala www.espacoguedala.com.br (11) 3722-2722 Espaço Kurma www.espacokurma.com.br (11) 2528-9588 Espaço Prana www.espacoprana.com.br (11) 2667-2016

Buddha Spa - Vila Olímpia www.buddhaspa.com.br (11) 2609-2868

Bluen Garden Spa www.spabluegarden.com (11) 3536-2478

Espaço Girassol www.espacogirassol.com.br (11) 2925-9000

Clínica Cidade Jardim www.clinicacidadejardim.com.br (11) 3032-8330 Comfortt Life - Shopping Tamboré www.comforttlife.com.br (11) 2166-9965

Espaço Rowena - Spa Urbano & Pilates www.espacorowena.com.br (11) 2092-5591 Espaço Surya www.suryabrasil.com.br (11) 5084-2591 Estética Naka www.esteticanaka.com.br (11) 3868-2249 Fit Spa www.fitspa.com.br (11) 2501-9512 Innovare Bem-Estar www.innovarebemestar.com.br (11) 4221-9556 Instituto Blanch Marie www.blanchmarie.com.br (11) 3624-5888

Buddha Spa - Ibirapuera www.buddhaspa.com.br (11) 3052-1756

Comfortt Life - Shopping Granja Vianna www.comforttlife.com.br (11) 4612-1369

Buddha Spa - Jardins www.buddhaspa.com.br (11) 3062-7790

Dharma Spa www.dharmaspa.com.br (11) 2991-2900

Iori Spa www.iorispa.com.br (11) 3969-7083

Buddha Spa - Ribeirão Preto www.buddhaspa.com.br (16) 3904-9298

Eco Spa Urbano www.ecospaurbano.com.br (11) 3641-6340

Kabanah Spa www.kabanahspa.com.br (11) 3885-8278

Buddha Spa - Anália Franco www.buddhaspa.com.br (11) 2894-7460

Espaço Alamanda www.espacoalamanda.com.br (11) 3654-3288

Kalmma Spa - Iguatemi www.kalmmaspa.com.br (19) 3294-8822

Insituto Vishnu www.insitutovishnu.com.br (11) 2269- 2791


Spa Brasil - ABC Spas

Guia de Spas Associados Kalmma Spa - Galleria www.kalmmaspa.com.br (19) 3207-0104

Natureza do Ser www.naturezadoser.com.br (11) 5084-3568

Spa Igaratá www.spaigarata.com.br (11) 4658-1433

Kalmma Spa - Barão Geraldo www.kalmmaspa.com.br (19) 3289-0124

Núcleo Pluri www.nucleopluri.com.br (11) 5531-3812

Spa Kauai www.spakauai.com.br (11) 5180-2223

Kalmma Spa - Morumbi www.kalmmaspa.com.br (11) 3501-5623

Olimpia Spa - Vila Olimpia www.olimpiaspa.com (11) 2122-4027

Spa Realleza www.sparealleza.com.br (11) 3714-7353

Kalmma Spa - Piracicaba www.kalmmaspa.com.br (19) 3375-1247

Olimpia Spa - Vila Madalena www.olimpiaspa.com (11) 2122-4027

Spa Recanto www.sparecanto.com.br (11) 4528-0200

Olimpia Spa - Berrini www.olimpiaspa.com (11) 2122-4027

Spa Sport www.spasport.com.br (11) 4022-3592

Olimpia Spa - Jardins www.olimpiaspa.com (11) 2122-4027

Spa VillaZen www.spavillazen.com.br (11) 3055-2030

Omega4 Estúdio do Corpo www.omega4.com.br (11) 2386-9717

Spa Soul Estética www.spa.com.br (11) 3477-3300

Otris Spa Urbano www.otris.com.br (11) 3666-7012

SpaPelle - www.spapelle.com.br (11) 4324-9968

Kan Beni Spa www.kanbenispa.com.br (11) 3682-2258 Khora Centro de Bem-Estar www.khora.com.br (11) 5093-6325 Lakshimi Spa & Beauty www.lakshimispa.com.br (11) 5505-0721 Lanaai Spa - www.lannai.com.br (11) 3034-5898 So Spa at Sofitel www.sospajequitimar.com.br (13) 2104-3040 Levitas - www.levitas.com.br (11) 3054-7922

Oxygen Spa www.oxygen-spa.com (11) 3774-0898

Lottus Living Spa www.lottusspa.com.br (11) 2615-8517

Oxygen Spa www.oxygen-spa.com (11) 3774-0898

Lyrium Spa www.lyriumspa.com.br (11) 2941-9988

Santo Corpo www.santocorpo.com.br (11) 3051-3829

Mantra Estética & Spa Urbano www.mantraestetica.com.br (11) 2076-8140

Spa Cambuy www.spacambuy.com.br (19) 3255-1469

Movimento Corporal www.movimentocorporal.com.br (11) 2341-8030

Spa des Jardins www.spadejardins.com.br (19) 2362-8861

Narada Espaço de Bem-Estar www.narada.com.br (11) 3868-1203

Spa Della Rosa www.spadellarosa.com.br (11) 3721-3103

Toninha Nunes www.toninhanunes.com.br (11) 2953-0034 Toriba Spa Urbano www.toribaspaurbano.com.br (11) 5049-2902 Zahra Spa & Estética www.zahra.com.br (11) 5096-0610 Zenchi Day Spa www.zenchi.com.br (11) 3766-2461

Rio de Janeiro Acqua Brasil Spa www.lyriumspa.com.br (21) 2941-9988 Arthys - www.arthys.com.br (21) 3388-5586


Spa Brasil - ABC Spas

Guia de Spas Associados Acqua Brasil Spa www.lyriumspa.com.br (11) 2941-9988

Shishindo Spa Rio (24) 2548-6332 www.shishindo.com.br

Lapinha Clínica Spa www.lapinha.com.br (41) 3622-1044

Buddha Spa - Shopping Tijuca www.buddhaspa.com.br (21) 2254-7437

Santa Catarina

Naga Spa by Shishindo (41) 3017-9900 www.shishindo.com.br

Buddha Spa - Barra Península www.buddhaspa.com.br (21) 3311-5451

Aqua Colore www.spaaquacolore.com.br (47) 3426-5955

Paraná

Buddha Spa - Barra Cittá América www.buddhaspa.com.br (21) 2132-7612

Centro de Shiatsu Tereza Zanchi Shopping Estação www.terezazanchi.com.br (41) 3232-8854

Buddha Spa - Leblon www.buddhaspa.com.br (21) 7845-8424

Centro de Shiatsu Tereza Zanchi Shopping Barigui www.terezazanchi.com.br (41) 3317-6090

Buddha Spa - Ipanema www.buddhaspa.com.br (21) 2227-0265 Buddha Spa - Shopping Rio Sul www.buddhaspa.com.br (21) 7895-0968 Clínica Pazos www.clinicapazos.com.br (21) 3325-5897 Espaço Nirvana (21) 2187-0100 www.enirvana.com.br Kazazen - www.kazazen.com.br (21) 2568-0324 Pizzichilli Spa Bem-Estar & Beleza www.pizzichillispa.com.br (21) 2264-1117 Viver Zen www.viverzenspa.com.br (21) 2513-5355 Shishindo Spa Angra www.shishindo.com.br (24) 3364-2005

Centro de Shiatsu Tereza Zanchi Shopping Cristal www.terezazanchi.com.br (41) 3233-8136 Centro de Shiatsu Tereza Zanchi Shopping Curitiba www.terezazanchi.com.br (41) 3232-8854 Centro de Shiatsu Tereza Zanchi Shopping Palladium www.terezazanchi.com.br (41) 3212-3210 Centro de Shiatsu Tereza Zanchi Augusto Stresser www.terezazanchi.com.br (41) 3045-2020 Centro de Shiatsu Tereza Zanchi www.terezazanchi.com.br (41) 3340-4078

Serenity Luxury Spa (41) 2108-1296 www.shishindo.com.br

Rio Grande do Sul Naga Spa - Deville Porto Alegre (51) 3373-5000 www.shishindo.com.br

Mato Grosso Naga Spa Cuiabá (65) 3319-3000 www.shishindo.com.br

Mato Grosso do Sul Spa Urbano Ofurô www.ofurospaurbano.com.br (67) 3341-9434

Minas Gerais Dharma Spa Urbano www.dharmaspaurbano (32) 3241-7923 Minas Day www.minasdayspa.com.br (31) 3223-7542 Outeiro de Minas www.outeirodeminas.com.br (31) 9951-6894

Dolago Spa www.dolagospa.com.br (41) 3525-00

Samadhi Spa Mirante da Colyna www.spasamadhi.com.br (31) 3438-2493

Gaya Yoga Spa www.gayayogaspa.com.br (41) 3013-1115

Spa Edy Mafra www.spaedymafra.com.br (31) 3689-0800


Revista - Spa Brasil 5ª edição