Page 1


Vivendo a palavra Pe. Graciano Cirina

CINZAS QUE ME QUESTIONAM

O Grupo de Jovens

CORAÇÃO SAGRADO convida os jovens para participar de suas reuniões todos os domingos, a partir das 15 horas, no São do Sagrado.

ACÓLITOS Se você quer ser acólito pode procurar por eles no final das Missas e saber como se inscrever para este serviço tão precioso da nossa Igreja.

GRUPO OCA Oração-Confiança-Amor Este grupo distribui janta para os moradores de rua nas noites de quinta-feira. Caso você queira colaborar com algum alimento, procure a secretaria paroquial e faça sua doação.


Importância do G7 para a Paróquia Papo-Rápido entrevistou o grupo que tem a missão de organizar, coordenar e executar as tarefas saídas do CPP (Conselho de Pastoral Paroquial) da Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Qual a função do G7 e quem participa? O G7 foi criado na paróquia para que o CPP tivesse uma equipe que pudesse fazer atuar as decisões do Planejamento Anual, organizando encontros, cursos, convidando Palestrantes, evitando conflito de datas e principalmente verificando, continuamente, se a Paróquia estaria ou não alcançando os objetivos específicos e o objetivo geral do Planejamento Paroquial. Participam dele o Padre Graciano, o coordenador do CPP, Rogério Carrilo, os coordenadores das dimensões pastorais: Maria Inês (Formação), Marta (Liturgia), Darci (Transformadora), Lucas (Setor Juventude), Célia e Lidia (Secretárias do G7), David (Dimensão Missionária). Durante o decorrer do ano os objetivos são atingidos? Podemos afirmar que a maior parte de tudo que é planejado, muito pouco fica sem ser atingido. Acreditamos que o mais importante na comunidade não é atingir todos os objetivos propostos e sim superar conflitos, competições, ciúmes e isolamento que ainda existem entre certos grupos. Mas, desafios nos ajudam a crescer e superar nossas limitações que são próprios do ser humano. Quais as dificuldades para desenvolver os trabalhos do grupo? Com a graça de Deus, somos um grupo que tem um bom relacionamento. Buscamos sempre compreender e respeitar as opiniões uns dos outros. Temos desafios como qualquer outro grupo, ora desanimados ora entusiasmados, mas a cada planejamento renova em nós a esperança de estarmos no rumo certo. Mas também temos consciência e compreendemos que a nossa função é de serviço à comunidade, ajudando a criar novas formas de evangelização voltadas para as necessidades que surgem no nosso cotidiano. Isto exige de nós, como grupo, espiritualidade, estudo, esforço e dedicação. As pastorais sentem motivadas para desenvolver as Diretrizes? Percebemos, em nossas pastorais, um desejo enorme de fazer o melhor, e nisso já se percebe a motivação. O mundo moderno está a exigir da Igreja mudanças que são de muita importância para levar a mensagem evangélica a todas as pessoas. As Diretrizes

Rua Santos Dumont, 232 - Centro - Poços de Caldas - MG

representam um forte apelo à efetiva unidade que deve existir na comunidade. Podemos perceber em nossas lideranças a sede e a busca de cada um por uma comunidade que seja verdadeira em todos os aspectos. Poderíamos, sem medo, afirmar que sentimos que todos estão dispostos a fazer das Diretrizes uma norma de vida. Isto com certeza nos trará resultados como: crescimento e maturidade cristã. De que forma a Paróquia tem trabalhado as Diretrizes Gerais da Igreja? As novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011-2015 nos dizem que ser cristão é tarefa sujeita a novos aprofundamentos e mudanças que o Espírito nos pedir, e isto é um desafio como a vida. Sendo assim, a comunidade é escola de diálogo interno e externo. É ponto de partida e ponto de chegada, pois é na comunidade que mora o Cristo Ressuscitado. Diante de uma proposta tão concreta, que é construir o Reino de Deus aqui e agora, temos consciência de que somos uma Paróquia-Povo-de-Deus. Sabemos que nosso dever é anunciar Aquele que é: “Caminho, Verdade e Vida” e, dentro deste anúncio, é preciso ressaltar o compromisso de todo cristão: acolher a todos, rezar a palavra de Deus, escutar os sinais dos tempos, revisar e rever a nossa prática, discernir objetivos e rumos. Se conseguirmos cumprir estes compromissos, com certeza já encontramos o caminho desta proposta de trabalho.

O que falta, então, para que a Pa r ó q u i a s e j a r e a l m e n t e u m a comunidade? Ser comunidade é ser família. Ser comunidade é viver o modelo da SS. Trindade, comunhão do Pai e do Filho no Espírito Santo. Ser comunidade é viver a maneira de Deus. Se para uma família de 5/6 pessoas muitas vezes não é fácil viver em comunhão de ideais e responsabilidade, em comunhão de amor e perdão, então podemos imaginar como isso é difícil para uma Paróquia, que tem centenas e centenas de pessoas envolvidas. Neste sentido, a liderança, isto é, todas as pessoas envolvidas nos trabalhos e pastorais da Paróquia, tem um papel fundamental de ser de exemplo para as demais. Havia expertos que nos anos 80 falavam que uma Paróquia para começar a ser comunidade gastaria no mínimo 20 anos de caminhada, e isso se os rumos foram certos. Dizer o que falta é difícil, mas sabemos que precisamos nos amar mais, e para isso precisamos nos conhecer mais, participar mais. Precisamos aprender a ver no outro não um rival, mas um aliado na construção do Reino de Deus. Precisamos de mais espiritualidade, porque nos aproximando de Deus, ficamos mais próximos entre nós. Enfim é preciso caminhar, crescer no amor, no perdão e na paciência, porque não somos perfeitos. Ao término do Planejamento, quais os desafios a serem alcançados? O grande desafio ao término de um planejamento é estarmos convencidos de que todo trabalho realizado foi vontade de Deus. Desafios existem e sempre vão existir, mas não é por isso que vamos desistir do projeto que Deus confiou a cada um de nós – sermos “um só coração e uma só alma”. Nossas pastorais, movimentos, ministérios e grupos existentes em nossa Paróquia estão vivendo um momento de abertura e de amadurecimento pastoral, abrindo-se ao Espírito que sopra onde quer, promove mudanças e quebra paradigmas. Acreditamos que a motivação parte de todos aqueles que fizeram a opção em viver em comunidade, e todos aqueles que escolheram Jesus como Mestre! Aí, sem dúvida, a motivação chega e se instala dentro do coração de cada um.

Mercado Municipal - Tel.: (35) 3721-7869 - Poços de Caldas - MG

3


No Sagrado, paroquianos se reúnem para o Planejamento 2012 Nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro, as lideranças da Paróquia e o Conselho de Pastoral Paroquial se reuniram para o Planejamento de 2012. Foram três noites de avaliação e discernimento sobre a caminhada da Paróquia. Padre Reginaldo esteve presente no primeiro dia e falou sobre «Discípulos Missionários Destinatários da Missão», tema que levou os presentes a reverem várias posições e deu pistas para alavancar o trabalho pastoral. Pe. Reginaldo fez referência ao texto de Paulo (5º Domingo do Tempo Comum) “Ai de mim se não evangelizar”. Deixou claro que a

4

identidade da comunidade é Missionária. A Igreja existe para evangelizar. Se a Igreja não evangeliza ela está pobre e vazia. Esse mundo moderno é o lugar que temos que evangelizar. Nosso dever é anunciar. Temos que dar sentido da fé ao mundo. Depois, com a explanação de padre Graciano, surgiram propostas concretas do trabalho feito nos grupos das dimensões Comunhão, Transformadora, Liturgia e Setor Jovem e, ainda, Beto (Crisma) apresentou uma ideia de orçamento comunitário para as pastorais e movimentos que foi aceita pelos presentes.


Notícias

da

JOJUC 2012: 3 MEDALHAS DE OURO PARA NOSSA COMUNIDADE No mês de janeiro, realizaram-se no SESC os Jogos da Juventude Cristã JOJUC. Uma festa competitiva, ecumênica e de cunho social que reúne jovens das diversas Igrejas Cristãs de Poços de Caldas e região. Cada Igreja colabora com, no mínimo, cinquenta quilos de alimentos, que são doados para entidades que desenvolvem trabalhos sociais. Este ato equivale à inscrição da Igreja nos jogos. Num clima de amizade e respeito, os jogos foram de grande nível técnico. Sob o comando de Paulo Brianezzi e sua equipe técnica, tudo correu na maior tranquilidade e organização. O Bairro São José se fez representar em cinco das nove modalidades: truco, futsal feminino e masculino, dama e tênis de mesa. Conseguimos três medalhas de ouro: Agno Antonio Guzzi, duas medalhas: no tênis de mesa e dama; e as meninas Letícia, Heloísa, Laiane, Daniela, Gabriela, Mari, Rafinha e Daiane conseguiram a medalha de ouro no futsal numa partida muito acirrada. No primeiro tempo, perdiam por dois a zero e, no segundo tempo, veio a virada de cinco a dois. As meninas, orientadas pelo técnico Cléber, impôs sua superioridade durante todo o torneio, fazendo trinta e cinco gols e tomando apenas dois. Depois da final, um momento descontraído no salão de jogos. Embalados pelo prof. Pelezinho, todos participaram da dança, inclusive o Agno - o tiozão da turma – que arriscou uns passinhos de samba. Um dia muito feliz para a comunidade!


Nossa diocese em Missão em Paragominas - PA

TERRA DE MISSÃO

Segundo o documento de Aparecida é da natureza da Igreja ser missionária. Então onde estejamos não podemos abrir mão deste compromisso em vista da construção do Reino, construindo um mundo de paz, justiça e fraternidade, onde aconteça a vida sonhada por Deus para todos nós. Sendo assim, devemos estar abertos para os novos desafios que as diversas realidades nos convidam a estar. Fazendo e vivendo novas experiências, descobrindo as novas maneiras de convivência das pessoas, passando e recebendo calor humano e ampliando os horizontes da nossa peregrinação neste mundo. É neste contexto que vim parar no Pará, diocese de Bragança, cidade de Paragominas, Paróquia São José. Viemos em um grupo de onze pessoas, sendo dois padres e nove seminaristas para um trabalho missionário com duração de quinze dias, o que foi um sucesso, pois marcamos presença tanto na área urbana, quanto na área rural, que eles chamam aqui de Colônias. Com a organização e administração do Pe. Chiquinho (Francisco), pudemos viver dias inesquecíveis de missão. Agora o grupo já voltou ao nosso Estado, enquanto permaneço por aqui, cobrindo férias dos colegas até o fim de fevereiro. Ainda que não seja fácil estou amando essa experiência - "Vinde ver". Pe. Heraldo de Freitas Lamim Vigário Paroquial da Basílica. (Em missão na cidade de Paragominas/PA).

Atualidade

Edlene R. Vassolli Ferreira

Ninguém escolhe ficar doente... Somos um povo que convive diariamente com o sofrimento e a dor, causados por uma infinidade de doenças. São doenças tanto do corpo quanto da alma. Mesmo com tanto aparato tecnológico, a ciência nos diz que estamos a um passo da cura de diversas doenças, mas nem sempre nossos pacientes podem esperar... A realidade nos mostra que entramos numa corrida contra o tempo! Vemos crianças, jovens, adultos e idosos deitados em leitos de hospitais, à espera de atendimento, enfrentando filas, à procura de uma reabilitação que muitas vezes não acontece... Na história da humanidade, vimos a doença exterminar povos e deixar suas marcas por gerações. Hoje, ter um atendimento médico digno e de qualidade, o que é um direito de todos, se tornou uma utopia. A saúde é almejada por todos nós, mas estamos longe de alcançá-la. Ninguém escolhe ficar doente... Mas somos aterrorizados pela doença. Ela não escolhe famílias, está presente por toda parte. Quem de nós não conhece um caso de doença familiar ou está no momento passando por esta mesma dificuldade? A doença contraria os anseios de bem-estar do ser humano e não mede esforços para dominar o corpo, mesmo que a alma tente lutar contra. A fé em Deus nos faz passar pela doença de

forma diferente, talvez tendo bem mais otimismo com a vida, mas não nos impede de adoecer. Há várias maneiras de enfrentarmos a situação: Uma delas é de forma comodista, assumindo-nos reféns de um problema sem solução, aguardando pacientemente, que o poder público faça, sozinho, a sua parte. Outra maneira é agirmos com indignação, não aceitando o descaso com que nossas vidas estão sendo tratadas. É hora de dar ATENÇÃO aos enfermos e enfrentar o problema, mesmo que complexo, com ESPERANÇA!!! A manutenção da vida e da saúde tem que ser tratada com prioridade. É oportuno e extremamente relevante, o tema da Campanha da Fraternidade de 2012. Enquanto comunidade paroquial podemos fortalecer as atividades da Pastoral da Saúde para que, unida ao sistema estabelecido, possa criar oportunidade de humanização e acolhimento aos doentes que o procura. Esta é a grande oportunidade de uma ação transformadora! Como cristãos, devemos assumir este espírito solidário e unir esforços e de forma comunitária, para que possamos almejar como a melhor realidade que: “A SAÚDE SE DIFUNDA SOBRE A TERRA”!


Esta forma dinâmica é para você melhor entender em que é gasto o dinheiro que você contribui com sua partilha

HORÁRIOS DE NOSSA PARÓQUIA ATENÇÃO: Durante o Horário de Verão, a Missa Vespertina dominical das 18h30 passa para as 19 horas SEGUNDA QUARTA SEXTA SÁBADO DOMINGO

Terceira Sexta-feira: 19h30: S. C. Jesus tem a Missa das Pastorais

QUINTA-FEIRA, DAS 16 ÀS 19 HORAS

Já está acontecendo! Onde estiver o cofrinho da Campanha, coloque sua contribuição.

RESUMO Saldo Anterior Saldo Janeiro Saldo Final

32.285,65 1.505,53 33.791,18

Foi lançada a Campanha do cofrinho para arrecadar dinheiro para o pagamento da Quadra que era do Lar Criança Feliz. Valor R$ 2,00 por dia.

É o informativo mensal da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, que abrange três comunidades: Bairro São José, Sagrado Coração de Jesus (Quisisana) e Rainha da Paz (Condomínio Quisisana) Direção: Padre Graciano - Jornalista Responsável: Zequinha Muniz MTb 15.476-MG Comercial: João Batista, 3722-4591 / 9969-4591 - Fotografias: Marcela Benetti e Maura Regina Eq. técnica: Alda Pacheco, David Brunório, Edlene Vassolli, José Manuel, Moisés Ferreira, Ramiro Canedo e Zequinha Muniz Diagramação: ZM3 Ideias Gráficas / 9137-9800 Impressão: Jornal da Mantiqueira - Tiragem: 2.300 exemplares Muitas imagens ilustrativas utilizadas nesta edição são domínio público da internet.

A Capela Rainha da Paz fica no Condomínio Quisisana

Envio de matérias e/ou críticas: pascom@scjpocos.com

L O G Í S T I C A

R. Pernambuco, s/nº - Box 9 - Mercado Municipal Telefone: (35) 3712-3207

7


A PASTORAL DA PARTILHA, Pe. Graciano e toda a nossa comunidade desejam a todos os aniversariantes muitas felicidades, um crescimento na fé e na fraternidade, para que todos os atos sejam para o crescimento de todo o Povo de Deus!

CÂNCER DE PRÓSTATA O que é? O câncer de próstata (CP) é o tumor mais comum em homens com mais de 50 anos de idade. Com os progressos da Medicina e de outras áreas que interferem com a saúde, espera-se para as próximas décadas uma população cada vez maior de homens atingindo faixas etárias bem superiores àquela. Conclui-se, portanto, que mais casos de CP serão diagnosticados. Atualmente, existem no país diversas campanhas de detecção precoce dessa neoplasia (câncer). O diagnóstico precoce é deveras importante, visto ser esse um câncer curável nos estágios iniciais. Como se desenvolve? A próstata é uma glândula localizada próximo à bexiga cercando a uretra na sua porção inicial. As secreções prostáticas são o maior componente do líquido seminal (ou esperma). A origem do CP é desconhecida, entretanto, presume-se que alguns fatores possam influenciar o seu desenvolvimento. Entre eles, o fator genético, visto a incidência desta neoplasia ser maior em familiares portadores da doença. A presença de CP em parentes do primeiro grau aumenta a probabilidade de diagnóstico desse câncer em 18%. O fator hormonal é bastante importante, pois essa

neoplasia regride de maneira significativa com a supressão dos hormônios masculinos (por exemplo, castração). Pesquisas feitas em ratos tratados cronicamente com testosterona mostraram o desenvolvimento do câncer de próstata nesses animais. A testosterona não é indutora de câncer, entretanto, em homens já com a neoplasia ou com predisposição, a testosterona estimularia o seu crescimento. Por outro lado, o CP não ocorre em eunucos. Ultimamente, tem se dado muita atenção ao fator dieta. Dietas ricas em gordura predispõem ao câncer e as ricas em fibras e tomate diminuem o seu aparecimento. Baseados em levantamentos epidemiológicos em áreas geográficas de maior incidência de CP notou-se que dietas ricas em gordura aumentam os riscos de seu aparecimento. Talvez por interferência no metabolismo dos hormônios sexuais, várias outras substâncias estão sob investigação como as vitaminas, o cádmio, o zinco. Doenças venéreas não tem relação com o CP embora o herpesvírus tipo II e o citomegalovírus induzam transformações carcinogenéticas em células embrionárias de hamster (pequeno animal de experimentação). O fator ambiental é alvo, também, de investigação. Populações de baixa incidência de CP, quando migram para áreas de alta incidência, apresentam um aumento na ocorrência de casos. Fumaça de automóveis, cigarro, fertilizantes e outros produtos químicos estão sob suspeita.

COLABORE COM A APHAS COLOCANDO UMA PLACA DE SUA EMPRESA NO ESTÁDIO BANDOLÃO O ANO TODO TEMOS DUAS PLACAS - INFORMAÇÕES: 3712-2778 COM DARCI

AUTOMECÂNICA SÃO JUDAS TADEU Mecânica com Injeção Eletrônica

FUNILARIA E PINTURA Agora, Wellington - MARTELINHO DE OURO

Dorival & Filhos - Cel: 9987-2072

Av. Fosco Pardini, 2420 - Quisisana - Tel.: 3722-2272 E-mail: automecanicasaojudastadeu@yahoo.com.br

8

A BALANÇA A mulher entra na farmácia segurando um bebê e pergunta ao balconista se pode usar a balança de bebê. - Lamento, minha senhora, nossa balança que pesa bebês está no conserto. Mas, podemos calcular o peso do bebê, se pesarmos a mãe e o bebê juntos, na balança de adulto. Em seguida, pesamos a mãe sozinha, e subtraímos o segundo valor do primeiro! - Ah! Isso não vai dar certo - diz a mulher. - Por que não? - Porque eu não sou a mãe, sou a tia!!! ESCUTANDO VOZES O psiquiatra pergunta para a cliente: - Costuma escutar vozes, sem saber quem está falando ou de onde vêm? - Sim.... Costumo! - E quando isso acontece? - Quando atendo o telefone! QUE AZAR! A mulher comenta com o marido: - Querido, hoje o relógio caiu da parede da sala e por pouco não bateu na cabeça da mamãe... - Maldito relógio. Sempre atrasado... FALAR COM DEUS O condenado à morte esperava a hora da execução, quando chegou o padre: - Meu filho, vim trazer a palavra de Deus para você. - Perda de tempo, seu padre. Daqui a pouco vou falar com Ele, pessoalmente. Algum recado?

Jornal 'Um só Coração "Fev / 2012  

Paróquia sagrado Coração de Jesus -Poços de Caldas-MG-Diocese de Guaxupé

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you