Issuu on Google+

Geografia – Da Pangéia até os nossos dias – Geo – 1º ano vol 3 pág 17, 18 e 19 – texto de apoio A imagem 1 representa a Terra há 225 milhões de anos, e retrata o período Geológico Permiano, no final da Era Paleozóica, formando os continentes um bloco só denominado Pangéia, é o início do evento conhecido como Deriva Continental.

A imagem 2 , há 200 milhões de anos representa o Período Triássico, no início da Era Mesozóica e diferente da imagem 1 , observa-se a fragmentação da Pangéia em dois supercontinentes: a Laurásia e Gondwana.

Já a imagem 3, um tempo mais recente de 135 milhões de anos, mostra o período Jurássico, também na Era Mesozóica, comparando-se com a imagem 2 , já se observa a fragmentação da Laurásia e do Gondwana. Pode-se verificar no Gondwana dois grandes fragmentos que darão origem a América do Sul e a África.

A imagem 4 já retrata o Período Geológico Cretácio, no final da Era Mesozóica, há 65 milhões de anos, onde já visível a configuração atual dos continentes, a abertura entre os blocos continentais é maior do que nas imagens anteriores. Porém o Oceano Atlântico ainda é estreito em relação ao tamanho atual. Na imagem 5, chamado de Período Quaternário, na Era Cenozóica, é a idade geológica atual (na qual estamos). Os continentes já estão delineados e os oceanos já tem o tamanho atual. Pode observar os encaixe quase perfeito dos Blocos Continentais da América do sul e da África. Verificação de compreensão do texto: 1 – Há 225 milhões de anos, correponde a que período geológico e quais as características da superfície da Terra nesse período? 2 – Que evento tem início no final da Era Paleozóica? 3 – Há 200 milhões de anos, estamos nos referindo a que Período e Era Geológica? 4 – No Período Triássico, início da Era Mesozóica, qual era a configuração dos continentes? 5 – No Período Jurássico, também na Era Mesozóica, e fragmentação da Laurásia e do Gondwana, descreva o que ocorre no Gondwana. 6 – Em que Período e Era Geológica já se observa uma configuração dos continentes próximo de como eles se apresentam hoje ? 7 – No final da Era Mesozóica, há 65 milhões de anos o Oceano Atlântico já apresentava o tamanho atual? Justifique. 8 – Pode afirmar que atualmente estamos em qual Período e Era Geológica? 9 – Que relação podemos estabelecer entre os blocos continentais da América do Sul e da África? 10 – Que nome recebe a Teoria que explica a movimentação dos continentes ao longo de milhões de anos? Atividade de apoio ao Caderno do Aluno de Geografia 1º ano vol 3 págs. 18 e 19 Professor Silvio Araujo de Sousa – Escola Estadual Prof. Renê Rodrigues de Moraes – Guarujá - SP


1. Os mapas apresentados no texto anterior representam um processo natural de escala planetária em cinco tempos.

a) O primeiro mapa representa a Terra há 225 milhões de anos. Qual é o nome do período geológico correspondente? Qual o evento mencionado anteriormente está representado nesse mapa?

b) Qual é o período geológico do segundo mapa? Descreva o que você esta vendo , comparando com o mapa anterior.

c) Qual o período geológico do terceiro mapa? Descreva o que você esta vendo, comparando com o segundo mapa.

d) Qual o período geológico do quarto mapa? Como se encontram as aberturas entre os blocos continentais, preenchidas por água, em relação ao mapa anterior e à configuração atual dos oceanos?

e) Observe o quinto mapa, que representa a superfície terrestre atual. Descreva quais blocos continentais parecem se encaixar, como num jogo de quebra-cabeças.

Atividade de apoio ao Caderno do Aluno de Geografia 1º ano vol 3 págs. 18 e 19 Professor Silvio Araujo de Sousa – Escola Estadual Prof. Renê Rodrigues de Moraes – Guarujá - SP


Geografia - da Pangéia até os nossos dias..