Page 1

MANUAL DO torcedor


INTRODUÇÃO O Sou Lusitano tem o prazer de apresentar para você, torcedor fanático pela Portuguesa Carioca, um breve documento para sempre relembrarmos de como devmos nos comportar em um jogo da Portuguesa. Este arquivo também tem a finalidade de mostrar aos novos integrantes da Banda Louca Lusitana o que somos.


LEMBRE-SE DE DIAS DE


ESTE AVISO NOS E JOGOS Jamais usarei camisas de um dos 4 grandes devedores do Rio de Janeiro em dias de jogo da Portuguesa. Meus sábados e minhas quartas são religiosas e o único manto que usarei será o rubro-verde. Esta regra se estende ao uso de camisas de todos os outros clubes do Brasil.

Jamais usarei camisas de clubes europeus em dias que irei torcer pela Portuguesa. Posso admirá-los, mas nenhum camisa 10 é melhor do que o camisa 10 da Lusa. Nenhum clube, por mais Champions League que tenha, é melhor que a Lusa, muito pelo contrário. Esta regra tem um asterisco especial em relação ao uso de camisas de times fregueses.

Esta é a principal regra desta sessão. Nunca ousarás adentrar ao Templo do Futebol, Estádio Luso-Brasileiro, com camisas da coloração laranja. Esta cor transmite valores completamente contrários aos da Banda Louca. Então, muita atenção ao escolher sua camisa.


SALVE, SALVE A

PORTUGUESA


10 MANDAMENTOS Encontre aqui os dez tópicos que devem ser encarados como uma lei em suas vidas. São pontos importantíssimos na formação de um Lusitano puro de alma e corpo.


NÃO TRAIRÁS Todo torcedor lusitano tem uma relação de amor com a Portuguesa Carioca que nenhum outro sentimento é capaz de superá-lo. Por isso, o mesmo tem o dever de jamais trair ou abandonar a Lusa e seus companheiros lusitanos. Caso haja algum amor bandido por algum dos quatro grandes devedores do Rio de Janeiro, ou outro grande devedor do Brasil, ele fica do portão do Templo do Futebol para fora. Do portão para dentro, não existe outros amores ou outros pensamentos que não sejam em pró da Portuguesa Carioca. A Associação Atlética Portuguesa deve sempre vir em primeiro lugar. Seu manto vestirá apenas aqueles que honrarem suas cores, tradição e defenderem o seu escudo em qualquer situação.

“E quando me perguntarem qual é minha religião, eu digo sou LUSITANO de coração!”


NÃO TE CALARÁS Característica principal da torcida lusitana. O segundo mandamento do Lusitano fiel deve ser tão natural quanto a respiração. Jamais um lusitano de verdade deixa de cantar por seu time. São 90 minutos de entrega total ao amor ao manto lusitano. Nós temos plena consciência de que fazemos a diferença com nossas vozes. Cada voz lusitana vem para somar e empurrar cada um dos onze jogadores a vitória. Todo torcedor lusitano já está acostumado a passar todas as quintas-feiras e todos os domingos sem voz. Porém, não será por muito tempo que essas datas continuarão fixas, a partir de 2014, as datas variarão de acordo com as rodadas da Primeira Divisão do Campeoanto Carioca.

“Hoje nós temos 90 minutos de vida.”


CONHECERÁS E RESPEITARÁS A HISTÓRIA A história da Associação Atlética Portuguesa é tão ou mais rica do que qualquer outro clube que se diz ser grande. Todo torcedor deve conhecer a história do clube desde sua fundação, em uma partida contra empresários paulistas no campo da Portuguesa Santista. Os então futuros fundadores da Lusa Carioca jogaram com uniformes e chuteiras da Briosa. O seguidor Lusitano deverá terconhecimento da passagem de grandes craques pela Portuguesa, entre eles Vavá e Garrincha, e de grandes feitos da Lusa, como o fato de ser o primeiro clube brasileiro a jogar na União Soviética e de ser um dos poucos a bater o temido Real Madrid em 1969, em pleno Santiago Bernabéu. O conhecimento e o respeito pela tradição lusitana é imprensidível ao torcedor lusitano para honrar nossas cores.

“Com muito orgulho, sou morador da Ilha, torço pra Portuguesa, clube de tradição.”


CONTEMPLARÁS O LUSO-BRASILEIRO Não tem como pensar na Portuguesa e não ligá-la diretamente ao grande Templo do Futebol, o Estádio Luso-Brasileiro. Após os primeiros passos como hipódromo, o espaço foi adquirido pela Lusa e passou a ser o grande palco das maiores apresentações dos craques lusitanas por toda sua longa história. Por toda essa relação estreita com o clube, o Luso-Brasileiro é muito mais que um simples estádio para o lusitano. Ele representa nossa casa, nossa igreja. Jamais encontraremos um local em que nos sentiremos tão bem, nem mesmo em nossas camas. Por isso, toda vez que entrar por seus portões, o lusitano, arrepiado, deve fazer de tudo para honrar nossas tradições para viver mais um grande momento.


SABERÁS DA FORÇA DO 12o JOGADOR Enquanto muitas torcidas pelo Brasil gostam de bater no peito e dizer que são o “12o jogador”, nós temos a consciência de que somos o 13o, já que o 12o jogador lusitano é um tanto quanto diferente: o vento uivante. Enquanto estiver cantando que nem um louco por 90 minutos, ao perceber uma forte brisa vindo do lado direito da arquibancada, o lusitano poderá se sentir mais confiante pois, a partir de então, a Lusa terá 13 jogadores em campo, enquanto o adversário terá apenas os normais 11 jogadores.


EXALTARÁS O ANIMAL SAGRADO Graças ao lendário técnico Gentil Cardoso, que declarou que em um jogo entre Portuguesa x Vasco o resultado seria uma Zebra, a Lusa passou a ter seu mascote. Mas, para o lusitano de coração, a Zebra não é apenas um simples mascote, como são tratados os mascotes dos outros times brasileiros. A Zebra é um animal sagrado.

“Salve, salve a Portuguesa! Viemos para vencer aqui. ZEBRA! ZEBRA! ZEBRA!”


REPUGNARÁS A PRÁTICA DO FUTEBOL MODERNO Todo lusitano é militante da corrente “Ódio ao Futebol Moderno”. Esta corrente é atuante ativa contra as mudanças que o dinheiro vem provocando no futebol. Não admitimos qualquer modificação no caminhar natural da cultura futebolística por causa do dinheiro. Isto vai desde a compra de jogadores (que não respeitam mais as cores dos seus clubes), até a compra de resultados e jogos (o que é claramente visto em inúmeras partidas da Série B). O futebol moderno transformou a cultura do povo em uma cultura da clásse média-alta, transformando os estádios em teatros e os torcedores em meros espectadores. Por isso, nossas crenças e nossas atitudes vão na contra-mão desta tendência.

“Olha a festa mercado. Lusa é TRADIÇÃO!”


CAMINHARÁS O QUE FOR NECESSÁRIO PELA LUSA Acompanhar a Lusa em seus tempos difíceis de Série B do Carioca nunca foi um problema para os torcedores da Portuguesa. Por isso, todo membro da Banda Louca não conhece os ônus que a palavra distância pode trazer. Podem ser 5, 6, 7 ou quantas horas forem necessárias. Não temerás. Não pecarás pela preguiça pois o seu amor pela Portuguesa e o bem que ela te traz ao jogar é muito maior do que algumas horas de trânsito. Conforto é outro fator insignificante para o torcedor lusitano. Pode ser em um estádio com cobertura e cadeiras, ou em um barranco: ficaremos em pé, cantando os 90 minutos como loucos.

“Seja qual for a guerra, a Banda Louca estará ao seu lado.”


COMPARTILHARÁS Como és um torcedor lusitano, por consequência, tens uma personalidade repleta de bons valores. Por isso, uma de suas missões é justamente o compartilhamento de bons momentos vividos ao lado da Lusa aos seus conhecidos. Sua participação para o aumento do número de fiéis torcedores lusitanos é fundamental. Terás sempre ao seu lado um manto sagrado para que suas cores dominem todos os continentes e países. A Lusa é gigante. Você é uma parte dela.

“E pra poder comparecer a todo jogo, eu não trabalho, eu não estudo, não faço nada, sou vagabuno!”


AMARÁS Amarás a Lusa mais do que tudo em sua vida. Respeitarás e estarás ao lado da Portuguesa na glória e na derrota. Amando-a e respeitando-a, até depois que a morte venha ao seu encontro. As pessoas vão e voltam. A Portuguesa fica.

“Portuguesa soberana do meu coração!”


UMA PRODUÇÃO

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Manual Sou Lusitano  

http://www.soulusitano.com

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you