Page 1

Os 3 Es PARA MELHORAR! A COMUNICAÇÃO NA EMPRESA!


1

Comunicar-se é essencial para todos os processos que estabelecemos em nossa vida. Quando se trata de ambiente corporativo, onde pessoas diferentes buscam alcançar objetivos comuns, a necessidade de uma boa comunicação é ainda maior e a dificuldade também.! ! ! Sem medo de errar pode-se dizer que a grande maioria dos problemas corporativos são oriundos de duas causas; uma o baixo nível de consciência e de atenção; e outra as falhas de comunicação.! ! ! A razão desta dificuldade está na fisiologia humana relacionada à comunicação. Temos o dom da consciência, a capacidade de articular pensamentos e ideias e a maravilhosa condição de expressar estas ideias através da nossa fala. Estabelecemos um protocolo comum de comunicação que chamamos de idioma, ou seja, um conjunto de palavras que deveriam ter um significado comum a todos que tivessem contato com elas. Deveria!!


2

Na prática este significado muda de pessoa em pessoa, pois somos o conjunto das nossas experiências, das nossas crenças, convicções, conclusões e valores. Como cada pessoa passa por situações diferentes em momentos diferentes, este conjunto de filtros perceptivos também é único em cada ser humano. O entendimento de algo é totalmente relacionado aos filtros que a pessoa tem a respeito daquele algo.! ! !De acordo com Robert Dilts o ser humano ao expressar o conteúdo do seu modelo mental tende a Distorcer, Omitir e Generalizar. Estas características naturais na comunicação já são suficientemente poderosas para causar muitos problemas de interpretação, levando muitas vezes a grandes consequências negativas. !


3

Um fundamento importante da Neurolinguísitica afirma que o emissor é responsável pela comunicação que emite. Se você disser algo que não foi entendido pelo seu receptor, não é porque ele não teve capacidade para entender e sim porque você falou de uma forma que não permitiu o entendimento. Somente esta mudança de postura já melhora muito a sua comunicação. ! !!


4

Outro aspecto importante é que a comunicação possui dois níveis distintos. O consciente responsável por 7% do impacto da comunicação, está relacionado ao conteúdo verbal do que é dito. E o inconsciente, responsável por 93% do impacto da comunicação e relacionado ao tom de voz e à postura do emissor. Resumindo, a forma que você se comunica causa mais impacto do que o quê você diz.! !!


5

Em nosso portfólio de produtos temos um workshop sobre comunicação de dois dias, onde tratamos com profundidade e praticidade sobre este tema, mas entendo que aqui devemos ser ainda mais práticos e apresentar de forma estruturada as medidas que realmente melhoram a comunicação no ambiente corporativo e na vida como um todo.!


6

A comunicação pode ser estruturada em 3Es que quando atendidos causam uma verdadeira mudança na qualidade comunicativa e nos resultados obtidos a partir desta melhoria. São eles:! ! ! Empatia – a capacidade de se colocar no lugar do outro é fundamental para melhorar a comunicação. Temos a tendência natural de falar do jeito que entendemos as coisas e o mundo. É a nossa expressão do nosso modelo de mundo. Mas o fato é que como somos diferentes, os outros não irão necessariamente entender da nossa forma. A comunicação é dirigida ao outro, ele é o objetivo da comunicação, ele dará o significado dela, mostrando se a mesma foi efetiva ou não. ! ! ! Colocar-se no lugar do outro, ver o mundo pelos olhos dele é impossível. Mesmo assim todo o esforço de ser empático vai contribuir para uma melhoria na comunicação, pois você certamente irá fazer ajustes na forma como está se comunicando.!


7

Estratégia – na medida em que você se coloca no lugar do outro, e que tem conhecimento de técnicas e ferramentas para entender o outro e ajustar a sua comunicação, você poderá fazer ajustes importantes e que irão contribuir para a melhor compreensão do outro.! ! ! Algumas pessoas gostam de uma comunicação mais direta e assertiva, outros precisam de mais cuidado, levando em conta suas emoções, outros querem uma visão geral, já alguns gostam de ir primeiro para o detalhe. Saber usar a melhor estratégia é uma competência do grande comunicador.!


8

Energia – por mais que você se coloque no lugar do outro, que tenha uma série de estratégias disponíveis para modelar a sua comunicação, se não houver vontade para colocar energia neste processo, a comunicação terá grande probabilidade de continuar com os problemas já destacados neste e-book.! ! !Não se iluda, para que a comunicação melhore, você precisa assumir a responsabilidade e definitivamente ter vontade de colocar energia neste processo. Muitos líderes que conheço depositam a culpa das falhas e as suas esperanças  de melhoria na área de Comunicação Interna da empresa. Ledo engano.   Os colaboradores tendem a acreditar mais nos seus líderes imediatos do que na alta Direção. Portanto, ou você se dedica e melhora ou pouca coisa vai mudar.! ! !Com os 3Es - Empatia, Estratégia e Energia - você poderá perceber o quanto os resultados da sua comunicação serão melhorados. Focar alguma atenção a estes componentes certamente irá elevar o seu nível de consciência e como consequência, poderá reduzir as falhas que custam caro demais no cotidiano corporativo.!


www.alexandrejacques.com.br!

Ebook os 3es para melhorar a comunicacao na empresa  
Advertisement