Page 1

Colégio Santa Maria

Trabalho de Ensino Religioso apresentado ao professor José Antonio pelas alunas Gabriella Sorrilha, Giovana Langanke e Letícia Yada.

14 de maio de 2009 1


Introdução Miqueias foi um profeta bíblico que profetizou durante os reinados de Joatão, de Acaz e de Ezequias, reis de Judá, sendo assim contemporâneo de Isaías, outro profeta bíblico. Tendo vivido na época das invasões assírias sobre os reinos da Samaria e de Judá, os seus vaticínios são dirigidos contra ambos os reinos, aos quais ameaça com o castigo por intermédio dos assírios. O seu lívro bíblico (Livro de Miqueias), classificado pela Bíblia Cristã como livro profético, divide-se em três secções: na primeira condena os pecados da Samaria e de Judá, principalmente as injustiças praticadas pelos ricos e poderosos que despojavam injustamente os pobres; a segunda começa com um vaticínio sobre a restauração de Jerusalém, sobre a qual virão as nações estrangeiras e das quais esta se libertará; a terceira corresponde a um processo contra Jerusalém devido às suas idolatrias.

http://2.bp.blogspot.com/_D0MKmgCF_po/SThI0jp9YI/AAAAAAAADqA/1wYCUJayAco/s400/biblia1cv3.jpg

2


Desenvolvimento

Profetismo: denominação que se da modernamente ao fenômeno pelo qual, em algumas religiões, revelação de uma divindade ou de seus ensinamentos, abrangendo o passado, o presente ou o futuro do grupo religioso correspondente. Profeta quer dizer “o que fala em nome de outrem. Estes não adivinham o futuro, e sim denunciam o presente. Sua palavra diz o que Deus pensa sobre o exato momento, e diz o que o Senhor lhe comunicou. Ele fala aos homens, e não da parte deles. Nesse trabalho, falaremos sobre o profeta Miquéias, e sua importância para a população da época em que profetizou.

3


Biografia Miquéias nasceu em Morasti, uma vila no interior do reino de Judás. Ele exerceu suas atividades em fins do século VIII a.C., quando sua região estava sendo devastada pelos assírios. Miquéias, entretanto, denunciou uma situação mais perversa do que a própria guerra em andamento: a cobiça de injustiças sociais, onde ele vê o principal motivo da ira de Deus. Após detalhar os estragos da guerra da guerra o profeta se dirigiu à cidade para enfrentar os ricos, os dirigentes políticos e os religiosos. Vindo da roça, Miquéias acusou-os de vários crimes, entre eles o roubo e assassinatos de mulheres e crianças, para se tornarem latifundiários e se apoderarem das terras. Com o poder nas mãos, os ricos falseiam o preço das mercadorias. Miquéias mostra que a riqueza deles se baseia na miséria de muitos e tem como alicerce a carne e o sangue do povo. Ele, porém, insiste em provar que o povo é justo e que Deus está com o eles, procuram combinar a religião com a opressão dos fracos. Miquéias denuncia a tal perversão como atitude idolátrica; por isso, é taxativo: eles, juntamente com a luxuosa capital e o próprio templo, serão destruídos. No livro de Miquéias existem também promessas e esperanças. Entre elas se destaca o anúncio do surgimento de Mesias, na pequena cidade de Belém. O novo testamento retomará esse oráculo e o atribuirá ao nascimento de Jesus Cristo.

4


Mensagem de Miquéias

O profeta Miquéias traz uma mensagem assustadora, e ao mesmo tempo, cheia de amor e esperança. A importância da mensagem é encontrada nessas palavras: “Ouvi, agora, o que diz o Senhor!”. O profeta expõe o coração de Deus aos homens de todas as eras. Concluindo, Miquéias contém a apreensão do Senhor e aos Seus pastores. Além de repreender o povo pelo pecado e de falar sobre as conseqüências da desobediência, Miquéias afirmou vários pontos importantes da mensagem de Deus para seu povo. Ele olhou para a vinda do Messias e fez a mesma profecia de Isaías 2:1-4 sobre o estabelecimento do monte da casa do Senhor (4:1-3). Mais de 700 anos a.C., ele profetizou especificamente do lugar do nascimento de Jesus (5:2). Apresentou resumidamente as exigências que Deus faz ao homem: “... o que o Senhor pede de ti...” (6:8).

5


Opinião do grupo sobre o trabalho Fazer este trabalho foi muito interessante, pois nos ajudou a entender um pouco mais sobre o que é/ quem é um profeta. Além disso, também aprofundamos nosso conhecimento sobre o profeta Miquéias e passamos a ter um olhar diferente sobre o tal.

Avaliação de cada um por parte do grupo Tivemos um bom desempenho, além do esforço que fizemos para obter as informações necessárias. Todas fizeram uma boa parte do trabalho, e conseguimos dividir igualmente as tarefas, por isso achamos que todas nós merecemos um A

6


Bibliografia  http://www.knoow.net/religioes/catolica/miqueias.htm  www.tscpolpitseries.org/portuguese/ts860316.htm

 Bíblia Sagrada  http://www.estudosdabiblia.net/miqueias.htm#Miquéias%201

7


Índice: 1. Capa 2. Introdução 3. Desenvolvimento 4. Biografia 5. Mensagem 6. Opinião do grupo 7. Bibliografia

8

popo  

popopopopopopopopopopopo