Issuu on Google+

Organização da Sociedade Civil de Interesse Público SOS Itupararanga

INFORMATIVO JUNHO / 2011

SOS Itupararanga é reeleita para compor o Conselho Gestor da APA Foi realizada, no dia 25 de Maio, a reunião para eleição das entidades da Sociedade Civil para a composição do Conselho Gestor da APA – Área de Proteção Ambiental - de Itupararanga no biênio 2011/2013. A SOS Itupararanga participou ativamente do processo de criação da APA de Itupararanga e de seu Conselho Gestor através da atuação nas reuniões e oficinas de trabalho para a elaboração do Plano de Manejo e cumprirá seu 4º mandato como membro do Conselho. Nesta nova etapa, o Conselho Gestor direcionará seus esforços para a implementação do Plano de Manejo e para o desenvolvimento de projetos que atendam aos Programas de Ação previstos para a gestão do território da APA.

Coleta de Lixo Eletrônico chega ao Município de Piedade O Presidente da SOS Itupararanga, João Rodarte, e o Prefeito de Piedade, Geremias Ribeiro, assinaram, no dia 13 de Maio, o Termo de Parceria para a coleta e destinação de lixo eletrônico naquele Município. Pela parceria, a SOS Itupararanga será responsável por apoiar a Prefeitura na realização de campanhas de divulgação, conscientizando a população local sobre a importância da destinação correta dos resíduos eletrônicos. A Prefeitura estabelecerá os pontos de entrega, e já está organizando o I Mutirão de Coleta de Lixo Eletrônico no Município. O projeto da SOS Itupararanga teve início em 2010, quando tornou sua Sede um posto permanente de coleta de lixo eletrônico. Em parceria com a empresa RECICLOAMBIENTAL, responsável pela destinação final, a ONG já coletou, aproximadamente, 3 toneladas destes resíduos.

Empresa promove palestra sobre a APA Itupararanga A SOS Itupararanga foi convidada a participar da 2ª SIPATMA - Semana Interna de Prevenção de Acidentes e Meio Ambiente, realizada de 03 a 06 de Maio, na PROTEC. A empresa voltada à fabricação de produtos médico-hospitalares, está localizada no Município de Cotia, na área de abrangência da APA Itupararanga. A palestra foi realizada no dia 05, para os 50 funcionários da empresa, e abordou a relação entre os impactos ambientais observados no território da APA e a qualidade e quantidade das águas da Represa Itupararanga, principal manancial de abastecimento da região. Rua Colômbia, 323 – Centro – Ibiúna/SP - CEP 18150-000 Fone: (15) 3248-3219 - e-mail: sos_itupararanga@terra.com.br


Organização da Sociedade Civil de Interesse Público SOS Itupararanga

Câmaras Técnicas do CBH-SMT realizam reuniões de planejamento Após o processo eleitoral, realizado em Março deste ano, cada Câmara Técnica do CBH-SMT – Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio - Tietê realizou sua primeira reunião de trabalho, para definição de seus objetivos e competências, como também, para o planejamento de suas atividades. A SOS Itupararanga é membro da:  Câmara Técnica de Proteção das Águas, da qual assumiu a coordenação;  Câmara Técnica de Saneamento;  Câmara Técnica de Cobrança pelo Uso da Água, além do Grupo de Trabalho de Pagamentos por Serviços Ambientais. Em função da coordenação da CT Proteção das Águas, a SOS Itupararanga deverá participar da CT de Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos do CBH-SMT, que tem entre suas competências, a avaliação e hierarquização dos pleitos FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), a elaboração anual do Relatório de Situação dos recursos hídricos da bacia, a implantação e revisão do Plano de Bacia, além da integração e acompanhamento das ações desenvolvidas pelas câmaras técnicas do Comitê. O acompanhamento da elaboração dos Planos Municipais de Saneamento, o início das discussões sobre a cobrança da água pelos usuários rurais e a identificação dos principais mananciais de abastecimento da bacia do Sorocaba e Médio -Tietê foram elencados como prioridades para o próximo biênio do CBH-SMT.

SOS Itupararanga participará de projeto de Educação Ambiental em Ibiúna A Escola Estadual Laurinda Vieira Pinto, em Ibiúna, iniciou o Projeto Revitaliza, em parceria com a SOS Itupararanga, a empresa Base Rural e a Paisagista Komica Kobayashi. O projeto foi desenvolvido por uma comissão de professores da escola, e propõe a revitalização do pátio e a criação de um espaço coletivo, onde serão desenvolvidas atividades interdisciplinares com, aproximadamente, 1.000 alunos do Ensino Fundamental e Médio. Dentre as ações a serem desenvolvidas, estão previstas a implantação de uma horta e de um jardim, promovendo a participação de todos os professores e suas respectivas disciplinas escolares, com o objetivo de sensibilizar a todos sobre as questões ambientais, a importância da agricultura no Município e a necessidade do envolvimento de todos na conservação e manutenção da escola. Nesta primeira etapa, foi realizada uma reunião para apresentação do projeto a todo corpo docente, formado por, aproximadamente, 50 profissionais, como também, para os alunos representantes de sala. Foram realizadas palestras sobre a APA Itupararanga (SOS Itupararanga), sobre Paisagismo (Komica Kobayashi) e sobre a Agricultura e uso seguro de defensivos (Base Rural), além de uma Oficina Prática sobre a implantação da horta. A próxima etapa consiste na realização das palestras citadas a todos os alunos da escola, nos meses de Junho e Julho e o início do preparo do solo.

Rua Colômbia, 323 – Centro – Ibiúna/SP - CEP 18150-000 Fone: (15) 3248-3219 - e-mail: sos_itupararanga@terra.com.br


Informativo Junho/2011