__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

conexão que valoriza o mundo.

Informativo | Edição nº 2 | Dezembro de 2016

VALORES DA AMAZÔNIA APOIA

#florestaempé

RESTAURAÇÃO FLORESTAL

OFICINAS DE PRODUÇÃO DE MUDAS FLORESTAIS INSTALAÇÃO DE VIVEIROS COMUNITÁRIOS

SISTEMAS AGROFLORESTAIS

O

Projeto Valores da Amazônia apoia o desenvolvimento sustentável na Amazônia. Tem entre seus objetivos o uso responsável dos recursos naturais, com o fortalecimento das Cadeias de Valor da Borracha CVP e FDL, cacau nativo e oleaginosas. A SOS Amazônia acredita que a restauração florestal com atratividade econômica é um caminho para conquistar o envolvimento das comunidades rurais. Com o apoio financeiro do Fundo Amazônia/BNDES, o Valores apoia essa iniciativa com a produção de mudas e a implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs) no Acre e Amazonas, especialmente nos municípios de Feijó, Tarauacá, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Porto Walter (Acre), e Boca do Acre (Amazonas), em 150 propriedades rurais. Inicialmente, foram realizados sete cursos de Produção de Mudas de Espécies Florestais e seis cursos de SAFs, sendo que na prática foi implantado um viveiro comunitário por curso.


PRODUÇÃO DE MUDAS Foram 198 pessoas capacitadas com os cursos de produção de mudas, realizados nos municípios de Feijó (Cooperafe), Tarauacá (Caet), Rodrigues Alves (Coopercintra e Amuralha), Mâncio Lima (Coopfrutos), Porto Walter (Coapex e Pushuã). As mudas cultivadas foram utilizadas para a implantação de Sistemas Agroflorestais. O Valores apoia ainda outros dois viveiros instalados em Boca do Acre e em Pauini no Amazonas, que foi uma iniciativa da Cooperativa Agroextrativista do Mapiá e Médio Purus - COOPERAR. Nesses dois viveiros foram produzidas 18 mil mudas. Portanto, ao total são 42 mil mudas de 32 espécies.

24 mil 198

mudas produzidas

pessoas capacitadas

PARTICIPAÇÃO

44% mulheres16% 35% indígenas

CURSOS DE CAPACITAÇÃO

CONSTRUÇÃO DE VIVEIROS

jovens

PREPARO DO ADUBO ORGÂNICO

A C O M PA N H A M E N TO T É C N I C O


S I S T E M A S A G R O F LO R E S TA I S O Valores da Amazônia realizou em novembro seis cursos de Sistemas Agroflorestais (SAFs) em cinco cooperativas (PUSHUÃ, COAPEX, Coopercintra, Coopfrutos, CAET e Cooperafe). Participaram das capacitações 131 pessoas, destas 43% mulheres.

O BJ E T I V O Recompor áreas desflorestadas com atratividade econômica.

E S P É C I E S C U LT I VA D A S Cacau Nativo, Seringueira, oleaginosas (Buriti, Murmuru, Patauá, Andiroba, Açaí); Espécies frutíferas e florestais definidas pelas famílias (Aporupi, Bacaca, Beribá, Café, Cedro, Teca, Copaíba, Cupuaçu, Fruta pão, Graviola, Ingá, Jagube, Laranja, Manga, Maracujá, etc.).

PRODUÇÃO DE MUDAS

TRATOS CULTURAIS

PLANTIO ORIENTADO

Os cursos e o acompanhamento técnico junto às famílias garantem as técnicas de coveamento, espaçamento, plantio, adubação, manejo e controle de pragas e doenças, garantindo o desenvolvimento e produtividade dos SAFs.


www.sosamazonia.org.br sosamazonia t/sosamazonia_

f/sos.amazonia

«Esses viveiros vão trazer recursos e melhorias para a nossa comunidade e para o cultivo da nossa floresta, plantar e preservar a natureza, pois há muitas áreas degradadas para serem recuperadas. Eu já estou fazendo meu SAF, já tem quase 600 mudas plantadas e a minha área vai pegar quase 3 mil mudas. E estou plantando andiroba na mata porque futuramente vou colher os frutos e vender para as cooperativas", ( seu Zezão, da Amuralha.

O Projeto Valores da Amazônia tem apoio financeiro do:

«Com o apoio do Valores da Amazônia, a Pushuã tem a meta de produzir 10 mil mudas, entre nativas florestais e frutíferas. Nós queremos com isso iniciar a recuperação de áreas de nascentes e diversificar a alimentação indígena» (Antônio Alexandre, Tuku Udir, presidente da Pushuã. F i c h a Té c n i c a Miguel Scarcello, Secretário geral Maria Aparecida Lopes, Secretária técnica Laís Cavalcante, Secretária administra va Álisson Maranho, Coordenador geral do Valores da Amazônia Adair Duarte, Coordenador Técnico do Valores da Amazônia Texto: Álisson Maranho e Eliz Tessinari Edição/Diagramação: Eliz Tessinari Fotografia: Eliz Tessinari | Acervo SOS Amazônia - Área técnica

Profile for SOS Amazônia

Info SOS Amazônia #SAFs  

A SOS Amazônia acredita que a restauração florestal com atratividade econômica é um caminho para conquistar o envolvimento das comunidades r...

Info SOS Amazônia #SAFs  

A SOS Amazônia acredita que a restauração florestal com atratividade econômica é um caminho para conquistar o envolvimento das comunidades r...

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded