Issuu on Google+


Biografia da autora. As personagens principais. Resumo. Fim.


Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu no Porto, em 1919, mas viveu durante muito tempo em Lisboa. Estudou no Colégio do Sagrado Coração de Maria, e aos 17 anos inscreveu-se na Faculdade de Letras de Lisboa, onde tirou o curso de Filosofia Clássica, que não terminou. Escreveu por exemplo “A Menina do mar”; “A fada Oriana”; “O Rapaz de Bronze”; “O Cavaleiro da Dinamarca”; “Histórias da Terra e do Mar”, entre outros. É considerada uma das poetisas e escritoras de livros para crianças mais importantes da Literatura Portuguesa, tendo ganho vários prémios. Morreu aos 84 anos no dia 2 de Julho de 2004, no Hospital da Cruz Vermelha.


Sophia de Mello Breyner


Personagens principais. Tubar達o

Foca Morsa

Cavalomarinho

Estrela do Mar

Sereia

Golfinho

Peixe

Baleia

Caranguejo

Polvo

Tartaruga

Ostra


Era uma vez um menino que ia sempre à praia. Um dia, o menino ouviu uns barulhos de trás de uma rocha. Era uma Menina do Mar, um caranguejo, um polvo e um peixe. Ficaram todos amigos, o menino mostrou muitas coisas à Menina do Mar. O menino convidou-a para ir visitar a terra. No outro dia a Menina do Mar disse ao menino que não podia ir …


Eles tentaram fugir mas, apareceram muitos polvos. Os polvos faziam muito mal, mas o menino não largava a menina. O menino caiu e deixou de ouvir, ver as coisas e adormeceu. Acordou numa rocha e a maré já estava cheia ele levantou-se e foi para casa cheio de marcas das ventosas dos polvos. Passaram dias e dias, o menino voltava sempre à praia mas nunca mais viu a menina e os seus três amigos.


Chegou o Inverno e o menino viu uma gaivota que trazia no bico uma poção para o menino se transformar em Menino do Mar. Viajaram dias e noites para

atravessar o mar e finalmente

chegaram à ilha onde estava a Menina do Mar. Voltaram para o mar. E a Menina do Mar voltou a dançar no palácio e ficaram amigos para sempre.


Trabalho elaborado por: Leonardo serra nº8 6 a Luísa Araújo n9 6 a Sara Pacheco nº11 6a


A_menina_do_mar[1]