Issuu on Google+

SEMANA DA EDUCAÇÃO 2011 OFICINEIRAS Rosimeri Meirelles dos Santos: Graduada em Pedagogia – O.E (ULBRA/RS), Tutora do Pró-Letramento em Matemática (MEC/UNISINOS-RS/UFES- ES), Mestranda em Ciências da Educação na área de Currículo e Ensino (UEP/PY), Assessora Pedagógica – SMED/Alvorada.

Sonia da Silveira Rodrigues: Licenciada em Ciências (FAPA/RS), Graduada em Matemática (UNIASSELVI/RS), Tutora do Pró-Letramento em Matemática (MEC/UNISINOS-RS/UFES- ES), Assessora Pedagógica – SMED/Alvorada. Contato Fone:30448670/30448651 E-mail: pedagogicosmed@hotmail.com


OS DESAFIOS DA MATEMÁTICA

NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


DOMINÓ

 Dominó gigante

 Quadrados mágicos

1 Trilhas

2


DOMINÓ GIGANTE


Quadrados mágicos com peças do dominó Usando as 8 peças de dominó abaixo, forme um quadrado onde a soma das peças na horizontal, vertical e diagonal sejam iguais.


As 4 peças de dominó abaixo, estão dispostas formando um quadrado, onde o produto dos pontos de cada lado é 18.

Usando as peças de dominó a seguir, forme quadrados, cujo produto dos pontos de cada lado seja: a. 12 b. 30 c. 36


TRILHAS


JOGO DO BANQUEIRO Material: 1 cx de material dourado 1 dado Ficha A (banqueiro) Fichas B (jogador)


Ficha A

JOGO DO BANQUEIRO BANQUEIRO (A): .................................................

RODADAS

JOGADOR(A)........................

JOGADOR(A)........................

JOGADOR(A)........................

TOTAL

TOTAL


Ficha B

JOGO DO BANQUEIRO JOGADOR (A): .................................................

RODADAS

JOGADOR(A)........................

JOGADOR(A)........................

JOGADOR(A)........................

TOTAL

CENTENA

DEZENA

UNIDADE

TROQUE SEUS PONTOS

TOTAL


SUGESTÃO DE QUESTIONAMENTOS:

Quem fez mais pontos? (em cada rodada, no total das rodadas) Quem fez menos pontos? (em cada rodada, no total das rodadas)

Qual foi a pontuação da maior rodada? (menor pontuação) Qual a diferença entre as rodadas de maior e menor pontuação? Criar histórias matemáticas.


DESAFIOS A


MEMÓRIA DAS FRAÇÕES

2 5


PROCURE SEU PAR


DESAFIOS B


JOGO DA CARONA

Material: 1 tabuleiro 1 carrinho para cada participante 1 dado 1 copo com canudinhos (palitos) Ficha para registro


JOGO DA CARONA

PARADAS

MOTORISTA A ...........................

MOTORISTA B ........................... MOTORISTA C ........................... MOTORISTA D ...........................

TOTAL

( ) Saí sem passageiro e cheguei com ........ passageiros. ( ) Saí com ....... passageiros e cheguei com ......... passageiros.

TOTAL


JOGO DA CARONA

5 4

3 2 1

A

B PARTIDA

C

D


AVANÇANDO COM O RESTO


AVANÇANDO COM O RESTO 54 23 17 88 76 35 62 97 49 67 29 45 81 19 71 44 51 80 96 Fim 26 98 34 39 86 21 0 75 33 18 95 61 Tchau! 59 83 12 91 11 65 52 77 15 36 24 43

94 41 73 58 30

Dividendo: a casa onde o jogador está

Divisor: o número que sair no dado Avança com o resto, se a conta for exata o jogador não movimenta a sua peça. Nº 43 saída


DESAFIOS C


PASSEIO DA MÔNICA Olá! Tenho 5 amigos morando a 4 quadras de distância de minha casa. Cada tarde, eu saio para visitar um deles: Horácio, Cebolinha, Magali, Chico Bento e Cascão. Para visitar meus amigos, a cada cruzamento, eu jogo o dado, se der par, ando uma quadra para o Norte; se der ímpar, vou para o Leste. Assim, cada jogada, é uma quadra de percurso. Jogue muitas vezes anotando a seqüência obtida.


PASSEIO DA Mテ年ICA


PASSEIO DA MÔNICA

JOGADAS

ONDE CHEGOU

PERCURSO

Represente através de frações os resultados obtidos CASCÃO

CHICO BENTO

MAGALI

CEBOLINHA

HORÁCIO

TOTAL


Depois de jogar o suficiente, responda: O que é mais provável: chegar à casa de Magali ou de Horácio? Quem é pouco provável que Mônica visite?

De quantas e quais maneiras Mônica pode chegar à casa de: Horácio, Cebolinha, Magali, Cascão, Chico Bento. Quantos caminhos existem ao todo?


DESAFIOS D


BINGO


DESAFIOS E


ADIVINHE O QUE ESTOU PENSANDO

CÍRCULO

TRAPÉZIO

PARALELOGRAMO

QUADRADO

TRIÂNGULO

LOSANGO

HEXÁGONO

PENTÁGONO

RETÂNGULO


VALE QUANTO PESA

A

PROBLEMAS EM TIRAS

B

C

D

E

TRAVESSIA DO RIO

DESAFIOS O GOLPE DAS FRAÇÕES

PARTILHA JUSTA


VALE QUANTO PESA Quantas balas eu preciso para completar 200 gramas?


PARTILHA JUSTA Um lavrador e o seu amigo compraram um barril de 8 litros de cidra. Eles quiseram dividir a cidra igualmente entre si, mas dispunham apenas de uma vasilha de 5 litros e de uma vasilha de 3 litros. Como conseguiram fazer a divis達o?

8 litros

5 litros

3 litros


O GOLPE DAS FRAÇÕES Pedro e Paulo viajavam e pararam por um momento na estrada para comer. Pedro tinha 5 maçãs e Paulo 4 maçãs. Antes que começassem o lanche, apareceu um outro viajante. O novo participante da reunião pediu-lhes comida e disse que pagaria por aquilo que tivesse comido. Assim, os três homens dividiram a comida igualmente entre si. Todas as maçãs foram consumidas e quando terminaram, o viajante satisfeito, deu-lhes nove moedas de igual valor. Paulo lembrou Pedro que tinha menos maçãs, deveria receber menos: disse que como só possuía 4 das 9 maçãs, receberia 4/9 das moedas, ou seja, 4 moedas.

Essa conta é justa? Como devem ser divididas as moedas?


TRAVESSIA DO RIO O objetivo do jogo é atravessar todos os integrantes para o outro lado do rio. As regras são as seguintes: 1 - Somente o pai, a mãe e o policial sabem pilotar o barco 2 - A mãe não pode ficar sozinha com os filhos 3 - O pai não pode ficar sozinho com as filhas 4 - O prisioneiro não pode ficar sozinho com nenhum integrante da família 5 - O barco só pode transportar 2 pessoas por vez 6 - Você pode ir e vir com as pessoas quantas vezes precisar


PROBLEMAS EM TIRAS Você verá um emaranhado de frases. Essa técnica é conhecida como problema em

tiras e tem por finalidades: elaborar um texto matemático coeso e coerente; desenvolver o raciocínio matemático, assim como, aplicar, em sua solução, as

estratégias adequadas. Você deverá: • 1. organizá-las formulando, dessa forma, um enunciado, sobretudo claro, de um problema; • 2. resolvê-lo. • Na foto tirada por um dos cavalos • quantas galinhas • fazer fotos deles todos juntos. • viam-se 13 cabeças. • cavalos e galinhas resolveram • havia no Sítio? • podia-se contar 34 patas. • Quantos cavalos e • No Sítio “La Fontaine”, • Na foto tirada por uma das galinhas,


OBRIGADA PELA PARTICIPAÇÃO!

Rosimeri e Sonia


oficina