Page 1

Manual de Participação em Feiras

www.sonomaster.com.br


Caro distribuidor(a), A participação em feiras é uma excelente estratégia para promover nossa marca e nossos produtos no mercado, realizar vendas diretas e prospectar novos clientes. Nas feiras, podemos nos aproximar de potenciais clientes ou distribuidores, além de fortalecer relacionamento com quem já compra conosco. Um dos objetivos da Sono Master é intensificar nossa participação em feiras. Por isso, criamos este manual, que busca transformar essa estratégia em lucro para nosso negócio e consolidação de nossa imagem no mercado.


Antes

O que fazer no período pré-feira - Solicite toda a documentação disponível sobre a feira escolhida, para obter informações como horários, perfil do público visitante, data e horários de montagem/desmontagem, seguro, infraestrutura, elétrica, medidas do estande, etc. - Selecione as pessoas que trabalharão na feira e organize uma reunião para falar sobre os resultados esperados; as informações sobre o evento; a distribuição de tarefas e responsabilidades; a escala de horários dos atendentes do estande; os procedimentos e condutas esperadas, etc. - Desenvolva um plano de argumentação para cada produto exposto e instrua as pessoas que estão no seu estande a utilizar esses argumentos. - Se for necessário hospedagem, antecipe-se: providencie as reservas de passagens e de hotel para o pessoal que atenderá no estande, evitando transtornos de última hora. - Faça uma lista com todo o material que deverá ir para a feira (amostras, catálogos, brindes, cartões de visita, material de expediente, etc.). Providencie com antecedência todo o material. Inclua nessa lista um kit para imprevistos, como fitas dupla face, adesiva e isolante, chaves de fenda, estilete, cordão, cola, tesoura, extensão, trena, etc. - A Sono Master oferece um padrão para feiras, o “kit feiras”, com materiais padronizados para montar o seu estande. Use-o da forma correta e não misture-o com materiais antigos da empresa: é extremamente importante que tenhamos uma padronização visual.


- Solicite à Sono Master, com no mínimo um mês de antecedência, materiais de publicidade diferenciados: a fábrica repassará à agência de publicidade as suas necessidades específicas para que sejam criadas soluções personalizadas para você. - Envie um e-mail ou ligue para seus clientes e parceiros convidando-os a visitar o estande. Este material também poderá ser solicitado anteriormente para que a agência de publicidade crie para você. - Prepare sua equipe. - Planeje-se com antecedência. - Utilize o suporte de marketing da Sono Master. - Não leve uma equipe despreparada. - Evite correrias de última hora. - Não subestime o planejamento visual de seu estande e não use materiais antigos da Sono Master.


Durante

O que fazer nos dias de evento

- As pessoas que vão a uma feira querem experiências diferentes e você vai se destacar se encontrar uma maneira de proporcionar isso. Então estimule os sentidos do comprador: faça ele ver, tocar ou provar os produtos; promova sorteios; ofereça brindes; crie um ambiente promocional bacana e convidativo. Anime o estande: é a sua hora de se destacar! - Mantenha aparência discreta, bem cuidada e use uniforme com a marca Sono Master. - Receba os visitantes com gentileza, demonstrando que está satisfeito com a visita. - Mantenha uma atitude que não desencoraje o visitante a entrar: não fique com as mãos nos bolsos, com os braços cruzados, comendo, falando no celular ou conversando com amigos em pequenos grupos. - Tome a iniciativa, começando a conversa e despertando o interesse do visitante, com perguntas como: “Já conhece nossos produtos?”. - Não confie na memória e não perca a oportunidade de formar um banco de clientes em potencial: anote todas as informações dos visitantes na pesquisa Saúde. Este mesmo material poderá ser utilizado para eventuais sorteios que você poderá promover no estande.


Pesquisa Saúde

- Nunca deixe o estande vazio ou com gente despreparada. - Mantenha sempre a máxima organização: não deixe lixeiras cheias, copos usados, bolsas e sacolas à mostra, etc. - Não distribua catálogos e folhetos para qualquer um: só para os interessados. - Fotografe o estande: é importante para a divulgação!


- Faça algo diferente para chamar a atenção para o seu estande. - Encante o visitante, com um atendimento acima da média. - Aproveite todas as oportunidades para fazer contatos e registrá-los.

- Não seja apenas mais um expositor, feiras merecem uma ação diferenciada. - Desmotivação da equipe e desorganização do estande não combinam com feiras. - Não confie na memória: anote os contatos feitos.


Depois

O que fazer no período pós-evento

- Ao terminar a feira, analise cada contato e tome as providências necessárias. Não esqueça o que foi tratado, principalmente se prometeu alguma coisa ao visitante. Quem não cumpre o que promete não merece nossa confiança! - É hora de encantar o cliente e colher os frutos que foram plantados durante o evento: envie um e-mail agradecendo a visita ou ligue dando outras informações, buscando agendar uma visita. - Avalie a participação na feira, compare o orçado com o realizado, anote as falhas e estabeleça medidas corretivas para uma próxima participação.

- Dê algum tipo de retorno a todos os contatos feitos na feira. - Avalie para ver se valeu a pena seu investimento. - Nunca deixe sem resposta um cliente para o qual você prometeu algo. - Não avalie apenas o volume de negócios fechados: verifique também os relacionamentos iniciados que poderão gerar negócios futuros.

Lembre-se: Raramente se fecham negócios numa feira. O normal é iniciar as negociações. Depois, as visitas, o bom atendimento e a construção do relacionamento é que fidelizam os clientes e garantem a carteira de pedidos.


www.sonomaster.com.br

Manual de participação em feiras  

Aqui você, distribuidor Sono Master, encontra dicas sobre posicionamento da Sono Master em feiras e eventos.

Advertisement