Issuu on Google+

FrontPage 2000

Microsoft FrontPage 2000


FrontPage 2000

íNDICE Apresentação Preparando o Windows para trabalhar com o FrontPage Instalando o Personal WEB Server para Windows 98 Iniciando o FrontPage Criando uma Nova WEB Trabalhando com textos Salvando um arquivo no FrontPage Formatando o Texto Inserindo Símbolos Dicionário de Sinônimos Títulos Inserindo Linhas Horizontais Lista e Marcadores Trablhando com Folhas de Estilo Inserindo Comentários Imagens Inserindo Imagens Trabalhando com as imagens URL e Links Criando Hyperlinks Indicadores Mapa de Imagens Personalizando a sua WEB Quadros de Posição Personalizando a Página Aplicando Bordas e Sombreamento Usando Temas Bordas Compartilhadas Efeitos de HTML Dinâmico Tabelas Componentes do FrontPage Quadros Alterando o Formato de sua página de quadros Dividindo e excluindo Quadros Especificando Quadros de Destino

04 04 04 06 07 09 10 10 12 13 13 15 16 16 20 20 21 23 25 25 27 28 28 28 30 31 31 33 35 36 39 47 48 49 50


FrontPage 2000

íFormulários

51 Usando assistentes para a criação de formulários 51 Criando um Formulário Item a Item 52 Menus Suspensos, Caixas de Seleção, Botão de Opção e Caixa de Texto de Rolagem 54 Inserindo Campos de Imagem e rótulos de Formulário 57 Salvando Resultados de um Formulário 59 Restringindo o acesso a um site WEB 61 Associando um Formulário a um Banco de Dados 61 Inserindo dados de um Banco de Dados em sua página 63


FrontPage 2000

APRESENTAÇÃO O que é o Microsoft FrontPage? O Microsoft FrontPage é um software para a criação de sites, por ser um programa visual ele é considerado um editor do tipo WISIWYG (What you see is what you get, ou seja o que você é que você obtém), o que faz dele uma ferramenta de fácil aprendizado, e por fazer parte da família Office, com certeza se você está acostumado com o Microsoft Word, terá facilidade em assimilar os comandos.. Ele também permite que você administre o seu site de maneira fácil. O FrontPage pode lidar tanto com páginas WEB independentes de um site, ou gerenciar todo o seu site, controlando a saída e entrada de arquivos no seu site. O FrontPage com o qual vamos trabalhar é versão 2000, esta versão traz recursos de animação, tratamento em imagens e conexão com Banco de Dados, isto faz do FrontPage um dos programas mais utilizados na criação de Sites neste grande universo que é a Internet. Preparando o Windows para trabalhar com o FrontPage Primeiramente na instalação do FrontPage para que você possa, utiliza-lo de forma completa é necessário que você escolha instalação personalizada e marque todos os recursos disponíveis. No FrontPage alguns de seus recursos para que possam ser visualizados, não basta apenas salvar o arquivo, existe a necessidade de publicar o seu site. Publicar o site , significa você colocá-lo em um servidor WEB, ou seja em um computador que vai entender o código de sua página e vai apresentá-lo de maneira correta para a navegação. Mas este processo leva muito tempo, então existem programas servidores WEB para teste local de seu site. Os servidores mais recomendados para o ambiente Windows são o Personal WEB Server (PWS) que pode ser encontrado para Windows 98 e para Windows NT Workstation e o IIS (Internet Information Server) para Windows NT Server e Windows 2000. Em nossa apostila vamos abordar o PWS para Windows 98. Instalando o Personal WEB Server para Windows 98 No CD de instalação do Windows 98, encontre a pasta :\add-ons\PWS e execute o arquivo setup.exe. Ao abrir a tela de instalação escolha a opção Personalizar no menu de configurações, serão mostrado as opções de instalação de componentes do PWS,


FrontPage 2000 Marque a opção ADO e clique em mostrar subcomponentes, marque a opção ADO componentes, clique em OK, na opção documentação e marque a opção Active Server Pages (ela será necessária para acesso a Banco de Dados), clique em OK e depois novamente em OK. O diretório padrão home de publicação da WEB, :\Inetpub\wwwroot , deixe que o Microsoft Transation Server (MTS) instale a pasta em seu valor padrão e clique em Avançar. Ao terminar a instalação será necessário reiniciar o computador. Será criado na barra de Tarefas um ícone do PWS, para que você possa saber o nome de sua WEB e como acessá-la, basta apenas dar um duplo clique neste ícone.


FrontPage 2000

INICIANDO O FRONTPAGE Ao iniciar o Front Page será mostrado a seguinte tela:

O modelo de tela acima é utilizado para a criação de página no formato HTML, mas para que possamos utilizar toda a capacidade do FrontPage devemos iniciar um site WEB. Um site WEB é um projeto completo de criação, organização e gerenciamento de seu site. Vamos iniciar a construção de nosso site usando um dos Assistentes do FrontPage.


FrontPage 2000

CRIANDO UMA NOVA WEB Para iniciar um novo Projeto clique no Menu Arquivo Novo WEB, será mostrada a seguinte tela:

Você terá algumas opções de criação de sites semiprontos e assistente, vamos escolher WEB de uma página , na esquerda desta mesma tela você deve informar ou criar uma pasta que através do FrontPage será transformada em uma Pasta da WEB. Após definir o nome para a sua pasta, clique em OK.


FrontPage 2000

Podemos verificar que agora a tela do FrontPage tem mais divisão onde diz lista de pastas e automaticamente ele criou como principal a pasta definida anteriormente e mais duas pastas _private e images e um arquivo chamado de index.htm. O arquivo index é o arquivo inicial de qualquer site , mesmo que você não necessite digitá-lo é necessário que o mesmo exista.


FrontPage 2000

TRABALHANDO COM TEXTOS Logicamente que você pode digitar o seu texto diretamente em seu site WEB, mas outra alternativa de para isso, é que você pode ter este testo pronto em outro arquivo, além dos recursos de copiar e colar , outra alternativa é importar o arquivo de texto que contenha o texto de que você precisa. No Menu Inserir, escolha Arquivo, na caixa tipo de arquivo escolha o formato a ser importado, ao encontrar o seu arquivo clique em Abrir.

Dependendo do arquivo de texto a ser inserido, ele trará opções de conversão de texto ,


FrontPage 2000 Salvando um arquivo no FrontPage Para salvar o arquivo , basta apenas clicar no botão de salvar ou no Menu Arquivo Salvar, abre-se a seguinte tela:

A tela de salvar é praticamente igual á dos outros arquivos WEB, um cuidado que deve ser tomado é em relação ao Título da Página , pois este título é o título que vai aparecer na Janela do Navegador no acesso a Internet. O FrontPage vai salvar o seu arquivo com a extensão .htm, mas existem ainda várias outras opções de extensão. Observação: A maioria das página encontradas na Internet traz como extensão .html. Em relação a funcionalidade, não existe diferença. Formatando o Texto A maioria das formatações de texto no FrontPage são muito semelhantes as formatações da maioria dos Editores de Texto, principalmente do Microsoft Word. Para a formatação de um texto selecione o mesmo e depois clique no Menu Formatar, Fonte.


FrontPage 2000

Como podemos observar que o tamanho de fonte varia de 1 até 7, isto porque a linguagem HTML trabalha com estes tamanhos de letras (observe que o FrontPage faz uma relação entre os números e o tamanho da letra conforme a maioria dos editores de texto), o tamanho 3 é o tamanho padrão de letra. Em relação aos efeitos, podemos observar uma grande quantidade de variações, ao clicar em cor e depois em mais cores será mostrada uma tela com as cores disponíveis para uso, o HTML trabalha com o padrão de cores RGB (Red, Green e Blue) ou seja ele pode utilizar até 256 cores diferentes. Podemos verificar também que será mostrado o valor hexadecimal das cores, este valor hexadecimal é como um documento HTML interpreta e mostra as cores no navegador . Alguns efeitos como por exemplo o "cintilante" é observado apenas no Netscape , no Internet Explorer, será apenas mostrado o texto.


FrontPage 2000

Inserindo Símbolos Para que possamos inserir símbolos em um texto dentro do FrontPage basta apenas clicar no Menu Inserir, Símbolo, será mostra da a tela abaixo, escolha o símbolo a ser inserido e depois clique em OK.


FrontPage 2000 Dicionário de Sinônimos Podemos consultar o significado e os sinônimos de qualquer palavra mostrada na caixa de diálogo Dicionários de Sinônimos selecionando a palavra na lista e escolhendo o botão Consultar. Para utilizar o dicionário de sinônimos proceda da seguinte maneira: Selecione a palavra que você deseja substituir por outra, no Menu Ferramentas escolha a opção Dicionário de Sinônimos, verifique se a caixa de listagem significados mostra a definição correta da palavra. Selecione uma palavra na caixa de listagem Substituir pelo sinônimo o FrontPage insere a palavra selecionada na caixa de texto substituir pelo Sinônimo, depois clique em Substituir.

Títulos Para podermos criar títulos e subtítulos dentro de uma página WEB, você usará os estilos de título Internos do FrontPage, sendo Título 1 o nível mais alto e Título 6 o de nível mais baixo. Para poder criar um título , digite o texto que você quer usar como um título, selecione o mesmo, na caixa de lista suspensa Estilo (Barra de Formatação) escolha o estilo e depois escolha um dos títulos. Os títulos além de aumentar o tamanho do texto (título 1 a título 3), eles ainda colocam o mesmo em negrito e inserem um novo parágrafo.


FrontPage 2000 Podemos também criar os nosso próprios estilos de texto, para isso é necessário um conhecimento básico dos comandos HTML. Como por exemplo vamos fazer com que o nosso estilo negrito, além de sua formatação padrão coloque também a cor marrom. Selecione o texto ao qual você quer formatar, e depois clique no Menu formatar, estilo,

Observe na tela acima na parte esquerda que os comandos que aparecem correspondem a linguagem HTML, por exemplo a é a cor de links, para o negrito é utilizada a TAG b, selecione a TAG b e depois clique em modificar. Na próxima tela escolha a opção Formatar e depois Fonte , na opção cor coloque a cor marrom, será mostrado a descrição color com o código hexadecimal da cor escolhida, depois clique em OK e OK novamente. Aplique agora o efeito negrito em seu texto. Observe na guia HTML que no início do código ele gera algo como: <style> <!-{color: #800000 } --> </style>


FrontPage 2000

As TAGS geradas são uma opção de facilitar o trabalho. Formatando Parágrafos O FrontPage é compatível com diversos tipos de formatação com parágrafos (recuos, alinhamentos, parágrafos e quebras de linhas). As três formas de você alinhar o seu texto horizontalmente são alinhar a esquerda (padrão), centralizar e alinhar a direita. No FrontPage podemos inserir parágrafos (usando a tecla Enter) que equivale a aproximadamente um espaçamento duplo dos editores de texto normal. Para que você inicie uma nova linha como se fosse em um editor de textos é inserido uma quebra de linha (Shift+Enter). Para alinhar melhor os nossos textos podemos também utilizar os recuos de texto. Inserindo Linhas Horizontais As páginas WEB freqüentemente empregam linhas horizontais para dividir visualmente as páginas em seções. Para poder inserir uma linha horizontal, posicione o cursor onde você deseja inserir a linha e depois no Menu Inserir escolha a opção Linha Horizontal. A linha que é inserida será cinza como padrão, para podermos alterar as propriedades desta linha, basta apenas dar um duplo clique na linha e abre-se a janela de propriedades da linha horizontal.

O Netscape não consegue alterar a cor da linha horizontal, ele coloca alinha como se fosse um baixo relevo no documento.


FrontPage 2000 Listas e marcadores Podemos reorganizar um grupo de parágrafos de modo que apareçam como uma lista numerada ou uma lista de marcadores e lista de figuras. Para podermos colocar a lista em nossos parágrafos, basta clicar no menu Formatar Marcadores e Numeração. As opções são : Marcadores de Figura, Marcadores Simples e, Números

Para as figuras, podemos usar figuras do tema atual (Veremos Temas mais adiante) ou especificar figuras a serem utilizadas como marcadores (é necessário saber o local onde estão estas figuras, (procure usar imagens pequenas como por exemplo largura 15x15 ou 10x10). Para um carregamento rápido de suas páginas procure especificar imagens nos formatos .gif e .jpg.


FrontPage 2000 Na guia Marcadores simples temos três opções de marcadores do tipo "bullet" para serem aplicados. Podemos aplicar formatações de fonte aos marcadores utilizando o botão estilo e depois formatar. Na guia números nós temos cinco modos de utilizarmos marcadores e podemos também especificar em qual ordem podemos iniciar. Por exemplo ao escolher letras maiúscula com inicio em 4 os marcadores ficariam: D. FERRAMENTAS DE SISTEMA E. DISCOS E CD-ROMs F. DRIVERS G. MODO MS-DOS Trabalhando com Folhas de Estilo Folha de estilo é um recurso do HTML que vem sendo bastante explorado pelos desenvolvedores. A tecnologia CSS (Cascading Style Sheets ou seja Folhas de Estilo em Cascata) , permite personalizar formatações aos elementos de sua página. O FrontPage possui modelos de Folha de estilo que podem ser utilizados em suas página e ele também permite que você possa modificar o arquivo de folha de estilo. Veja abaixo o documento sem as folhas de estilo.:


FrontPage 2000 Para podermos criar o arquivo da folha de estilo, clique no menu Arquivo Novo, Página e clique na guia Folhas de estilo. Escolha um dos modelos e depois clique em OK.

Surge um arquivo com a codificação HTML da folha de estilo, para que possamos utilizar este arquivo. Ao clicar em salvar será pedido o nome do arquivo e como tipo de arquivo será mostrado Folha de estilos de Hyper Text. Para podermos vincular a folha de estilo ao seu documento , no Menu Formatar, escolha a opção Links da Folha de Estilo, na janela que surge clique no botão Adicionar , selecione o arquivo da folha de estilo a ser aplicado, clique em OK e depois novamente em OK. Veja como ficou a página após a utilização da folha de estilo.


Podemos alterar também as formatações de Nossa Folha de estilo. Abra o arquivo de sua folha de estilo, e para alterar as propriedades deste arquivo podemos clicar no Menu Formatar Estilo ou clicar no botão Estilo Vamos alterar por exemplo o elemento h4 (na Linguagem HTML significa Título a nível 4). Selecione o elemento e depois clique em Modificar e depois em Formatar. Vamos alterar a fonte deste cabeçalho, altere a fonte e depois clique em OK e OK novamente. Salve o arquivo e abra o documento ao qual você ligou a sua folha de estilo e veja as modificações ou aplique em um parágrafo o efeito Título 4. A vantagem de se usar um arquivo de folha de estilo em relação à somente o estilo no documento, é que um arquivo de folha de estilo pode ser ligado á vários documentos.


FrontPage 2000 Inserindo Comentários Para facilitar o entendimento do que foi utilizado na criação do site, você pode inserir comentários em seu site que não serão visíveis ao usuário.

IMAGENS Um dos recursos interessantes do Microsoft FrontPage é a possibilidade de inserir e alterar imagens diretamente no próprio FrontPage. Logicamente quando uma alteração a ser feita na imagem for cheia de recursos será necessário um programa de tratamento de imagens como O Adobe Photoshop, Corel PhotoPaint ou Paint Shop Pró, ou um programa similar. Embora você vá encontrar imagens em praticamente todos os sites na Internet, alguns cuidados devem ser tomados. O FrontPage aceita imagens nos seguintes formatos: BMP, EPS, GIF, JPG, PCD, PCX, PNG, RAS, TGA, TIF e WMF. Embora os formatos mais utilizados serão GIF e JPG, sendo que o formato GIF será mais utilizados em desenhos até 256 cores e o JPG mais utilizados em fotos. Uma outra opção é utilizar o comando copiar e colar para trazer a imagem de outro programa ou até mesmo de um site na Internet, e ao salvar a página ele vai perguntar se você quer salvar a imagem, qual local e com qual nome. Em relação ao tamanho dos arquivos da imagem procure sempre utilizar imagens de tamanho pequeno normalmente uma página que possua no total 50Kb, 45Kb serão somente de imagens e uma página deste tamanho demora no mínimo 15 segundos para ser carregada (este tempo varia de acordo com o tipo de conexão). Ao utilizar uma imagem na Internet a resolução ideal de uma foto pode ser apenas de 72 dpi (pontos por polegada), pois no vídeo isto ja é necessário. O Formato GIF permite que você possa trabalhar na imagem, como fundo transparente, etc..., o formato JPG quase não permite tratamento , mas comprime mais a imagem.


FrontPage 2000 Inserindo Imagens O processo de inserção de imagens no FrontPage basta apenas clicar no Menu Inserir figura, e encolher Clip-Art ou do Arquivo, ou clicar no botão para inserir figura na Barra de Ferramentas.

A tela acima é para inserir clip-arts, deve ser observado que normalmente esta opção somente será possível para quem adquiriu o Microsoft FrontPage junto com a suíte Microsoft Office 2000. Dependendo de sua versão como a Premium, ele vai pedir o CD2 para inserir a imagem.


FrontPage 2000

A tela acima mostra a opção de inserir imagem, se a imagem foi importada anteriormente para a sua WEB o nome da imagem aparece no quadro maior , para que você busque a sua imagem em outro local como por exemplo um CD , ou em uma pasta fora de sua WEB, clique no botão em formato de uma pasta amarela. Para buscar a sua imagem de uma site na Internet basta clicar no botão em formato de globo terrestre com a lupa, é possível também digitalizar a imagem diretamente para dentro de sua WEB utilizando o botão DIGITALIZAR. Ao inserir uma imagem no FrontPage, quando salvar o arquivo o arquivo o FrontPage vai salvá-la para você. Ao inserir uma figura, quando for salvá-la o FrontPage vai salvá-la no formato GIF. As imagens que sejam gifs animados, (figuras que se movimentam) na tela de criação ela será estática mostrando somente a primeira imagem da seqüência , ela somente será totalmente visível na guia visualização.


Trabalhando com as Imagens Ao Inserir uma imagem e depois selecioná-la podemos utilizar várias ferramentas para tratar a nossa imagem. Ao selecioná-la surgira no rodapé do FrontPage a seguinte barra.

Texto Através desta ferramenta podemos escrever em nossas imagens. Para que isso seja possível a sua imagem deve ter o formato GIF, caso não seja o FrontPage vai avisá-lo e depois transformá-la.


FrontPage 2000 Auto Miniatura O recurso de autominiatura é bem interessante para página com muitas imagens, pois ele transforma as imagens de sua página em miniaturas, e também as transforma em Link para a figura de tamanho normal, ou seja ao clicar sobre a figura em miniatura abrese uma janela mostrando a figura em seu tamanho normal. Ao salvar o arquivo ele cria mais dois arquivos de imagem com o complemento small. Posição Absoluta Posição absoluta permite que você movimente a sua imagem para qualquer parte da tela. Isso possibilita que você consiga fazer montagens de figuras ou texto. Este efeito também pode ser aplicado em textos, através do Menu Formatar Posição. Avançar e Recuar Permite que você trabalhe com varias imagens e estes botões permitem que você possa posicionar uma imagem em relação à outra. Girar e Inverter as imagens Através deste botões podemos girar a imagem e inverter a posição das mesmas. Dica: Para poder fazer espelhamento entre as imagens proceda da seguinte maneira, insira a imagem em sua página e salve-á com um nome diferente do recomendado, insira a mesma figura e salve-á normalmente depois inverta a mesma. Contraste e Brilho Podemos também trabalhar com a opção de brilho e contraste em suas imagens. Cortar Caso você não precise de uma imagem completa você pode cortá-la e deixar somente a parte que você precisa. Selecione a imagem e clique no botão recortar, surgirá um retângulo, redimensione o mesmo de acordo com a área que você quer deixar como sobra. Dê um duplo clique na borda do retângulo para recortar a imagem. Muitas vezes será necessário recortar a imagem. Cor Transparente Ao inserir uma imagem com fundo , você pode transformá-la em fundo transparente, um cuidado que se deve ter é que se a sua imagem possuir partes da mesma cor de fundo esta parte também será transformada em transparente. Branco e Preto e Desbotar O Primeiro dos botões permite que visualize e transforme a sua imagem colorida em preto e branco e o segundo botão transforma a sua imagem em marca d´água.


FrontPage 2000 Os botões que vimos para tratamento de imagens no FrontPage são os principais itens os botões de área interativa serão utilizados no próximo capitulo Links e URL.

URL E LINKS Os URL (Localizador Universal de Recursos) descrevem o local exato de um recurso da Internet ou da Intranet um exemplo de URL para uma página é: http://www.microsoft.com/index.html. Ao criar um hyperlink você deverá fornecer três tipos de informação: Protocolo: podemos utilizá-la em diversos sentidos, mas como desenvolvedor você deve pensar como um modo de se referir a conjuntos específicos de regras para transferir informações entre computadores. Os tipos de protocolos usados na Internet são: http:// - O protocolo mais comum , permite a você visualizar o conteúdo de um site na Internet. ftp:// - Transfere arquivos entre computadores. https:// - Transfere com segurança páginas WEB entre computadores, de modo que não possam ser lidas ou visualizadas por outros computadores durante a transmissão. telnet:// - Transforma o seu computador em um terminal burro e depois conecta este terminal a outro computador. news: - Conecta o seu navegador WEB a um servidor de grupos de discussão. file:// - Atua com os arquivos armazenados localmente no seu computador ou em sua rede local. Nome do Servidor: Embora possa parecer pouco complexo, se você estiver acostumado a trabalhar em um ambiente de PC, mas, em geral devemos sempre lembrar que compartilha informações na Internet, requer ou mais computadores clientes e um computador servidor. Então é necessário fornecer ao computador cliente o do computador servidor. Caminho do Arquivo: A terceira parte de uma URL é o caminho do arquivo, este dado fornece o nome do arquivo do documento e o local no servidor . Criando Hyperlinks Hyperlink é apenas utilizar um elemento de sua página e através dele criar uma ligação com um arquivo ou elemento da WEB. Para criarmos hyperlinks utilizamos normalmente textos e imagens, e podemos ligá-los a qualquer tipo de arquivo. Alguns arquivos serão abertos no próprio navegador, outros porém precisão ser salvos no disco e depois executados e alguns para serem abertos necessitarão de plug-ins para serem abertos, o tipo de plug-in mais utilizado nos dias de hoje são: Shockwave e Quick Time.


FrontPage 2000 Para criar um hyperlink através de um texto: Selecione o texto e clique sobre o botão Hyperlink, ou no Menu Inserir Hyperlink .Surgira então a seguinte tela:

Na janela maior serão mostrados os arquivos que ja existem em sua WEB, em URL você deve definir qual o endereço de seu link (se o link for direcionado a um arquivo do mesmo local do arquivos que fará a ligação , basta apenas clicar no nome do mesmo na janela acima). O botão em forma de globo, permite buscar na Internet o endereço de seu link. O botão com o desenho da pasta amarela cria um link para um arquivo de seu computador. O botão em formato de envelope permite criar um link para um endereço de e-mail, a folha em branco permite criar um criar um novo documento e criar um link para ela. A opção Indicador permite criar um link para um determinado local na página. Quadro de destino permite especificar o local de abertura do Link, este item será muito utilizado em Frames e quando você precisa criar uma nova janela para exibir o conteúdo do link. Ao criar um link de um texto o mesmo ficará na cor padrão azul( isto pode ser modificado), links ativos serão vermelhos e links visitados na cor vinho.


FrontPage 2000 Para podermos criar links a partir de imagens o processo é o mesmo, apenas seleciona a sua figura inicialmente e depois o processo é idêntico. Ao criar um link para e-mail no campo URL ficará da seguinte maneira: mailto:marcospfurlan@hotmail.com . Atenção se o usuário usa um e-mail Local , ele não terá nenhum programa de serviço de correio eletrônico em seu computador então é aconselhável sempre deixar o endereço de e-mail também visível como texto. Indicadores Indicadores, Bookmarks ou Ancoras como também é chamado é a possibilidade de você criar links para partes de um documento, este tipo de link é usado normalmente na mesma página , quando a mesma possui um conteúdo muito extenso para facilitar a navegação. Para criar um Indicador , selecione inicialmente o texto ou figura para onde será direcionado o Link, e depois Menu Inserir Indicador, dê um nome a ele e depois OK.

O local onde você criou o indicador ficará pontilhado, agora selecione a palavra ou a figura que fará link com este marcador e acione o botão Hyperlink. Se o link para o marcador for na mesma página clique no drop Down do Indicador e selecione o nome do Indicador, e depois clique em OK. Caso você crie um link para um indicador em outro documento, primeiramente ligue ao arquivo e antes de clicar em OK, selecione o Indicador e somente depois confirme a link.


FrontPage 2000 Mapa de Imagens Um mapa de imagens permite que você crie em uma figura vários pontos de links e pode redirecionar estes pontos para locais diferentes. O primeiro passo é inserir uma imagem em seu documento e com a mesma selecionada, você tem três botões para criar estas áreas. Selecione o tipo de desenho será o de sua área de imagem podemos escolher retangular, elipse ou polígono. Ao terminar o traçado e soltar o mouse automaticamente, abre-se a tela para que seja criado o link.

PERSONALIZANDO SUA WEB O Microsoft FrontPage não apena facilita a construção de suas páginas como também possui muitos recursos que são exclusivos. Quadros de Posição Podemos usar quadros de posição para agrupar textos e imagens da maneira que desejarmos em nossas páginas. Clique no Menu Formatar Posição: Existem dois tipos de posicionamento: Absoluto e relativo. Absoluto: Permite que você movimente o seu elemento pela página, com isto é possível sobrepor imagens e textos de maneira fácil. Relativo: Independentemente das alterações feitas à página acima ou abaixo deste ponto, o layout dos elementos posicionados permanece intacto. Por exemplo, você pode usar o posicionamento relativo para animação e efeitos DHTML. Ordem Z: A ordem Z refere-se à posição de um elemento em uma pilha de elementos, que inclui a camada de páginas principal que contém o fluxo de texto. Você pode também posicionar os elementos sob a camada de páginas principal.


FrontPage 2000

Com um pouco de trabalho podemos criar título personalizados conforme figura abaixo onde foi especificado posicionamento absoluto para todos os títulos e foi montado um título com três camadas. Inserindo Data e Hora Podemos através deste processo informar ao visitante quando é que a página foi atualizada pela última vez. Basta apenas clicar no Menu Inserir Data e hora.


FrontPage 2000 Personalizando á Página Podemos alterar a cor de fundo de nossa página como também definir cor de textos e som de fundo, alterar o título da página. Para isso clique no Menu Formatar Plano e de Fundo e será aberta a tela de Propriedades da Página.

Na tela acima podemos especificar uma figura para plano de fundo, deve-se tomar muito cuidado com a figura a ser utilizada como fundo, use figuras que sejam de cores próximas, e figuras de dimensões pequenas, para que no conteúdo total ela forme em sua tela algo como uma textura. Pode-se também usar esta figura como uma marca d´água. Efeitos de sobreposição de Hyperlink, é a formatação que você deseja que apareça ao passar o mouse em cima de um hyperlink. Abaixo podemos especificar cor para o texto e cor para links, links visitados e links ativos. Na guia Geral, podemos mudar o título da Página, e podemos também adicionar um som de fundo para a página, apenas defina se este som será contínuo ou a quantidade de vezes que o mesmo será repetido. Os formatos mais utilizados são WAV, MIDI, AU, RA, RAM.


FrontPage 2000 Aplicando Bordas e Sombreamento Podemos enfatizar qualquer parágrafo ou objeto criando uma borda ao seu redor usando Bordas e Sombreamento do FrontPage. Selecione um parágrafo ou imagem. Depois clique no Menu Formatar Bordas e Sombreamento.

Usando Temas O FrontPage possui 60 coleções de esquemas gráficos e de cor embutidos, estes efeitos são chamados temas, estes temas podem ser aplicados com o mesmo tema em todo as páginas do seu site como também podemos aplicá-los individualmente. Ele também permite que você crie os seus próprios temas. Para que você tenha acesso a todos os temas do FrontPage, é necessário que o programa seja instalado completamente. Para ver e aplicar os temas clique no Menu Formatar e depois Tema.


FrontPage 2000

Além de utilizar os temas disponíveis do FrontPage você poderá também modificá-los e salvá-los como um novo Formato. Na Janela temas clique sobre o botão modificar e será mostrado uma nova barra contendo os elementos que você pode modificar.

Vamos mudar a cor de fundo de nossa página. Na barra clique sobre o botão Elementos Gráficos e na tela que se abre onde pede-se o item clique no drop Down e mude para Figura de Segundo Plano, depois clique no botão procurar para localizar a sua imagem. Após clique em OK e clique no Botão salvar como defina um nome para o seu novo tema e clique em OK. Defina se o tema recém criado será apenas para este documento ou para todo o site em clique em OK para fechar a janela.


FrontPage 2000 Bordas Compartilhadas O FrontPage permite que você crie um conjunto de bordas de página WEB com informações bem como botões de navegação que podem ser aplicados em todas as páginas de seu site ou apenas nas que você especificar. Este processo chama-se Bordas Compartilhadas. No Menu Formatar clique na opção Bordas Compartilhadas. Você pode especificar onde você quer as bordas compartilhadas e quais elementos você gostaria de ver em suas bordas.

Para que as páginas de seu site apareçam na barra de navegação é necessário acrescentar ligação entre as páginas na Barra de Navegação. Para isso clique no modo de navegação. escolha as páginas que aparecerão em sua barra e arraste-os para o á direita e automaticamente ele fará uma ligação.


FrontPage 2000 Depois de adicionar as páginas desejadas ao modo de navegação, volte ao modo de Página , note que ainda não foi modificado nada. agora precisamos definir as páginas que deverão aparecer na barra. Clique no Menu Inserir e Depois em Barra de Navegação.

Primeiramente defina qual será o nível de sua borda compartilhada, você também poderá ativar ligação com a página Pai (Página um nível acima ) e com a Home Page (Página Inicial do seu site). Pode-se também especificar se a barra deverá ficar na horizontal ou na vertical e se você deseja usar botões ou somente textos. Para completar todo o tema em nossas página podemos agora inserir Faixas de Página. Clique no Menu Inserir Faixa de Página Defina o nome de sua Faixa e clique em OK. O próprio FrontPage colocará faixa em todas as suas páginas.


FrontPage 2000

Efeitos de HTML Dinâmico HTML Dinâmico é um recurso da versão 4 do HTML, o FrontPage trás alguns destes efeitos prontos e fáceis de serem usados. Transição de Página: Permite que você especifique transição de página ao entrar na página ao fechá-la. Defina quando você quer o efeito, o tempo de duração e o tipo de efeito e depois clique em OK.

Para acionar os outro efeitos de basta apenas selecionar um texto ou uma figura e depois clicar no Menu Formatar e depois Efeitos de HTML Dinâmico, surgira uma barra onde você deverá inicialmente escolher um evento, após a escolha do evento escolha o efeito a ser aplicado e a configuração a ser feita. A aplicação do efeito será diferente entre textos e figuras.


FrontPage 2000

TABELAS No mundo da Informática as tabelas estão presentes em praticamente quase tudo, editores de texto, planilhas, Bancos de Dados, etc..., no FrontPage não poderia ser diferente, as Tabelas são a melhor maneira de você adequar textos e figura em seu documento WEB. O trabalho com elas é fácil principalmente se você já teve contato com editores de texto como por exemplo o Microsoft Word. Para criar uma tabela, você pode acionar o botão de Tabela na Barra de Ferramentas ou através do Menu Tabela, a partir do menu você pode desenhar uma tabela ou também inserir uma tabela. Ao clicar em desenhar tabela surgirá a seguinte barra.

Ao escolher a opção inserir tabela você deve definir número de linhas e colunas, definir o layout da mesma como bordas e espaçamento , todos estes recursos podem ser alterados posteriormente.


FrontPage 2000 Depois de criada a nossa tabela podemos alterá-la facilmente através do Menu Tabela ou utilizando o botão direito do Mouse. Onde você terá propriedades da Tabela e Propriedades da Célula. Acione o botão direito do mouse e abra Propriedades da tabela.

Ao abrir propriedades da Tabela temos inicialmente, o alinhamento de nossa tabela em relação ao documento. A opção Flutuar permite que você possa colocar duas ou mais tabelas uma ao lado da outra (deve-se tomar cuidado para a largura das tabelas). você também pode selecionar a sua tabela e depois em Formatar Posição escolha absoluto e você poderá movimentar a sua tabela facilmente. facilmente Podemospecificar largura e altura de nossa tabela, estas especificações podem ser em pixels ou em porcentagem. Ao usar pixels o maior cuidado que se deve ter é em relação a resolução de tela. Podemos especificar também o enchimento e o espaçamento da célula. Podemos também especificar largura de borda e opção de usar borda clara e borda escura (Quando usar temas estas opções podem ficar desativadas).


FrontPage 2000 Podemos também especificar uma cor de fundo como também uma figura. Vamos agora verificar as propriedades das células.

As diferenças entre a formatação da Tabela e da Célula são : Linhas incluídas e Colunas Incluídas, permite definir quantas linhas ou colunas serão ocupadas pelo conteúdo da célula. Podemos também definir que a célula em questão pode ser uma célula de cabeçalho, esta célula automaticamente receberá o formato em Negrito. Quando necessitar de uma tabela com uma célula como um título pode-se selecionar as células a se tornarem uma , e depois clique no Menu Tabela e depois Mesclar Células. Podemos inserir uma legenda em nossa tabela, esta legenda será um texto que ficará fora da tabela como uma legenda para a mesma. Clique no Menu Tabela, Inserir e depois a opção Legenda. Com um pouco de criatividade você poderá criar botões usando tabelas, e efeitos de HTML Dinâmico, a vantagem deste tipo de recurso será justamente que uma tabela com efeitos consome menos espaço do que uma figura.


FrontPage 2000

COMPONENTES DO FRONTPAGE Os componentes que podemos adicionar do FrontPage são, contadores, anúncios em Faixa, botões animados, etc. Um detalhe importante para que você possa ver a maioria dos componentes será necessário publicar o seu site WEB. Para publicar o seu site WEB você pode publicá-lo em um local na Internet (o servidor deverá aceitar a extensões de servidor do FrontPage, mas para teste você poderá testá-lo localmente utilizando p PWS, conforme foi explicado no inicio desta apostila. Para poder publicar o site você pode clicar no Menu Arquivo Publicar WEB, ou clicar no botão publicar. Depois de definido o local de publicação, toda as vezes que fizer alterações e desejar publicar novamente o seu site basta apena clicar no botão. Para modificar o local de publicação é necessário usar a opção Publicar WEB do Menu Arquivo.


FrontPage 2000

Para acessar os componentes do FrontPage clique no Menu Inserir Componente e depois escolha o componente a ser inserido.

Contador de Acesso: Você pode colocar em sua página um contador de visitas, ou seja a cada visitante que entrar em seu site ele contará como uma visita. O FrontPage tem quatro tipos de contadores, basta apenas marcar a opção. Você também pode definir em qual numeração você quer iniciar o seu contador e definir o número de dígitos de seu contador. O Contador para ser mostrado no site o mesmo precisa ser antes publicado.


FrontPage 2000

O Gerenciador de Anúncios em Faixa é um recurso do FrontPage que permite que você coloque várias imagens no formato de uma faixa que serão exibidas por determinado tempo conforme você definir, você pode colocar também um Efeito de Transição para este recurso.

Botão em Foco é um recurso do FrontPage onde você pode definir um botão com animação como hyperlink para um determinado site, você deve definir o texto do botão (pode-se formatar a Fonte), vincular ao site do link, escolher a cor do botão, escolher o


FrontPage 2000 efeito a largura e a altura do botão, em Personalizar você pode definir um som ao seu botão e escolher uma figura como fundo do botão.

Office Spreadsheet, é um componente do FrontPage que assemelha-se a uma planilha do Excel , nele você poderá habilitar em sua WEB uma planilha para o próprio usuário, um dos recursos do Microsoft Excel que não existem neste componente é a possibilidade de se criar gráficos.


FrontPage 2000

O letreiro digital é muito fácil de se utilizar e é um recurso sempre bem visto em um site, na tela acima nós temos que especificar o texto que aparecerá no letreiro digital, a direção do seu letreiro a velocidade e o comportamento (rolar - vai de um lado a outro e depois repete o efeito, deslizar rola e ao chegar a extremidade da página ele para, e alternar ao chegar a extremidade da página ele volta. Pode-se definir largura e altura, pode-se deixar para repetir continuamente, ou definir qual será o número de vezes que ele será repetido, e podemos também definir a cor de fundo de nosso letreiro. Figura Programada é um recurso do FrontPage onde você pode definir uma figura para a sua página , e você pode agendar que durante um período fique uma imagem ao chegar ao novo horário agendado , ele automaticamente trocará de imagem para você. Este recurso é bem interessante quando você possui anúncios pagos em sua página e estes anúncios são pagos por período pois você pode deixar ja certo as imagens a serem mostradas. Procure sempre utilizar imagens de tamanhos iguais para que as mesma na troca de imagens não alterem o layout de sua página. Este recurso para ser visualizado também deve ser visualizado.


FrontPage 2000

Para facilitar nosso trabalho temos também a opção de inserir Paginas de inclusão. Uma página de inclusão pode ser por exemplo uma página que você tenha como matriz com um texto especial com links que farão parte de todas as suas páginas, então ao invés de você ter que digitar em todas as páginas a mesma coisa, você cria uma página base e pode inseri-la nas demais, através do componente Página de Inclusão.

Páginas de Inclusão Programadas: Como podemos programar imagens, também podemos programar página a serem inseridas , ou seja se você possui assuntos que farão parte da mesma página só que em datas diferentes, pode-se usar este recurso . Este recurso também só será visível ao publicar a sua página.


FrontPage 2000

Para facilitar a pesquisa por assuntos em seu site você pode adicionar em sua página um formulário de pesquisa. Ele facilitará ao visitante localizar palavras em suas páginas. É um recurso que necessita ser publicado.

Na guia Resultados da Pesquisa você pode especificar como será o resultado de sua pesquisa. Ao lado temos uma figura trazendo o resultado da pesquisa sobre a palavra imagem em um site.


FrontPage 2000 Embora em um componente Office SpreadSheet não possa criar gráficos, existe um componente para gerar gráficos, chamado Office Chart. Primeiramente crie uma planilha no FrontPage , depois defina o tipo de gráfico e na segunda etapa ele mostrará uma tela para que você especifique a fonte de dados e na terceira etapa ele verificará as seqüências, confirme-as ou as modifique e depois clique em Concluir.

Além dos componentes podemos adicionar mais alguns recursos através do Menu Inserir Avançado. Estes itens podem ser HTML, Aplicativo JAVA, Plug-in e Controle Active X. Os componentes planilha e gráfico são Controles Active X.

Vamos utilizar um controle Active X chamado Calendário Control , ele vai inserir um calendário em sua página. Para os demais é necessário o conhecimento da linguagem HTML, para os Aplicativos JAVA é necessário ter o arquivo .class e quais os parâmetros a serem utilizados. Botão em Foco, e Faixas publicitárias geram applets em JAVA.


FrontPage 2000

QUADROS As páginas de quadros permitem dividir uma janela de navegador WEB em várias páginas, ou seja um quadro permite que você abra várias páginas na mesma janela. Quando você cria uma página de quadros deve-se tomar o cuidado com o tempo de abertura das páginas. outro detalhe ao criar um quadro como menu e conteúdo, não esqueça de salvá-la como Index, ou seja como página inicial. para criar uma página de quadros , selecione o Menu Arquivo Novo, Página, clique em Página de Quadros, escolha uma das opções e depois clique em OK.

Ao clicar em OK a sua página terá várias divisas (vai depender do tipo de quadro que você escolheu). Em cada quadro você terá dois botões um para você poder definir qual será a sua página inicial (Esta opção deverá ser utilizada se você construiu a página antes da construção dos Quadros) e ou então você pode definir nova página e construir a página que fará parte do quadro.


FrontPage 2000

Alterando o Formato de sua Página de Quadros Na figura acima podemos ver como ficará a sua página de Quadros após a associação das partes de seu quadro com documentos. Nós podemos também personalizar esta página de Quadros, para isso clique com o botão direito do mouse no quadro que você quer personalizar e depois clique e depois clique Propriedades do Quadro. Você pode especificar o nome para o quadro, O arquivo ou URL que vai aparecer no seu quadro, Definir a largura e altura e se estas medidas serão em relativa, em pixels ou em porcentagem do tamanho original da tela, podemos definir as margens do quadro, podese evitar que o quadro seja redimensionável no navegador e se você deseja utilizar Barras de Rolagem. Ao clicar no Botão Página de Quadros, você poderá reduzir ou aumentar o espaçamento dos quadros e eliminar as bordas.


FrontPage 2000

Dividindo e excluindo Quadros Caso am página de quadros não funcione conforme o planejado você poderá dividir ou excluir um quadro de sua página de Quadros. Para dividir ou excluir um quadro clique sobre ele e depois no Menu Quadro escolha a opção desejada.


FrontPage 2000 Especificando Quadros de Destino Podemos especificar onde vai abrir um link em uma página de Quadros, podemos especificar qual o quadro de destino ou até mesmo abrir o link em uma nova janela. Clique com o botão direito do mouse e depois escolha Propriedades do Quadro, depois clique em Página de Quadros e depois clique na guia Geral.

Para definir qual o quadro padrão clique no botão Quadro de Destino Padrão, para podermos escolher o local de abertura do link. Na tela que se abre temos quatro opções: Mesmo Quadro: Abre-se o destino no mesmo quadro do Link; Página Inteira: Abre o destino no local do quadro; Nova Janela: Abre uma nova janela para mostrar o destino; Quadro Pai: Abre o Link no quadro Principal.


FrontPage 2000

FORMULÁRIOS Os Formulários vão permitir que você reúna informações sobre o visitante do seu site. O FrontPage possui diversos formulários semi-prontos que auxiliam na construção de seu formulário, como também você poderá construí-lo passo a passo adicionado os componentes necessários. O FrontPage 200 também permite que você crie bancos de dados em e faça a ligação de seu banco de dados a estes banco de dados. Importante, a maioria dos usuários não gostam de preencher formulários então utilizem este recurso somente se for necessário o preenchimento dos dados do visitante. Usando Assistentes para a criação de Formulários Vamos criar nossos primeiros formulários utilizando os Assistentes do FrontPage, clique no Menu Arquivo, Novo, e na tela de escolha do Formulário escolha, Formulário de Comentários e clique em OK.


FrontPage 2000 O Formulário de comentários e de registro de usuário são utilizados para reunir informações dos visitantes . O Formulário de comentários coletam informações sobre o que os visitantes gostaram ou não em seu site, já o formulário de registro de Usuário para que os visitantes possam registrar-se em seu site. Para criar um formulário de registro de usuário, clique no Menu Arquivo, Novo, Página e depois selecione Registro de Usuário e clique em OK.

Criando um Formulário Item a Item Existem diversos campos que podem ser utilizados para a criação de seu formulário. Clique no Menu Inserir, Formulário, serão listados todos os campos possíveis de serem utilizados em seu formulário, vamos inicialmente selecionar caixa de texto de uma linha, aparecerá em sua página a caixa de texto e dois botões Submeter e Redefinir.

Observe que os campos estão envolvidos por um retângulo pontilhado, este retângulo é a área do Formulário, ou seja todos os campos do formulário deverão estar dentro dele, isso possibilita que você possa criar mais de um formulário por página. Vamos agora configurar o campo de texto de uma linha que inserimos em nossa página, para isso basta apenas dar um duplo clique no campo, e surgira a seguinte tela.


FrontPage 2000

O campo nome é referente ao nome do campo, valor inicial é o texto que você pode colocar para aparecer dentro do campo, largura em caracteres é a largura do seu campo, ordem de tabulação é utilizado para facilitar ao usuário usar a tecla TAB do teclado para "caminhar" entre os campos de seu formulário. Você pode definir a caixa como campo de senha, no lugar de caracteres, aparecerão somente asteriscos (*), para você poder definir qual será o conteúdo da caixa de texto clique sobre o botão validar.


FrontPage 2000 Na tela anterior de validação podemos definir que tipo de dados deverão ser preenchidos no campo texto, qual será o formato do texto, se ele for um número qual será o tipo de sua formatação, se este campo é necessário e qual o comprimento máximo e mínimo para o campo, e podemos também definir os valores para os campos. Para podermos alterar os botões de Submeter e Redefinir, dê um duplo clique sobre um deles.

Podemos também definir um nome para o campo (Este item aparecerá em todos os tipos de campos), no valor rótulo você deve dar um nome que facilite o entendimento da ação do botão para o usuário, por exemplo ao invés de Submeter altere-o para Enviar. No tipo de botão temos três opções: Normal: Usado principalmente para chamar eventos de JavaScript, como cálculos em home pages. Submeter: Envia os dados de um formulário para o arquivo que o armazenará (veremos este assunto mais adiante). Redefinir: Limpa os dados dos campos de um formulário. Menus Suspensos, Caixas de Seleção, Botão de Opção e Caixa de Texto de rolagem Um Menu suspenso é um Menu de opções , onde você pode definir várias opções de escolha para o usuário, clique no Menu Inserir, Formulário Menu Suspenso, Use o Menu Suspenso para por exemplo verificar qual o assunto mais interessante ao usuário e liste dentro dele todos os assuntos que você considere mais importante. Após inserido o menu, é necessário definir quais serão estas opções, e qual delas será a opção selecionada. Para isto dê um duplo clique no campo Menu Suspenso.


FrontPage 2000

Na primeira imagem você define o nome para o campo, para definir quais serão as opções , clique em Adicionar , surgira a tela menor onde você deve definir qual será o nome da opção e você também definir se esta opção virá selecionada. Ao clicar em Validar voc�� pode definir se é um dado necessário e se você quer invalidar a primeira opção.


FrontPage 2000 As caixas de verificação deverão ser utilizados sempre que você der a opção de o usuário escolher uma ou mais opções. Clique no Menu Inserir e depois clique em Caixa de seleção: Ao aparecer a caixa em seu formulário dê um duplo clique sobre ele.

Além do nome você pode definir qual será o seu valor (ao utilizar várias opções para a mesma questão deixe todos os campos com valores iguais), podemos definir se o estado inicial é selecionado ou não. Ao contrário da caixa de verificação um botão de opção pode trazer muitas opções, mas ele vai permitir que apenas um campo possa ser selecionado. Clique no Menu Inserir e escolha Botão Suspenso, e depois dê um duplo clique no campo.


FrontPage 2000 quando se trabalha com botões de opção deve-se manter o nome do grupo igual em todas as opções. Para deixar como obrigatório uma das opções clique em validar e marque a opção Dados Necessários. As caixas de rolagem de texto de rolagem , Clique no Menu Inserir Formulário e escolha Caixas de Textos de rolagem, dê um duplo clique no campo caixas de texto de rolagem .

As partes importantes deste campo são o nome a largura de caracteres e o número de Linhas. Inserindo Campos de Imagens e Rótulos de Formulário Os campos de imagem são utilizados como campos de formulários, podemos usar uma amostra de cada produto ou links ao invés de listagens de texto. Clique no Menu Inserir, Formulário Figura, selecione a figura a ser inserida e clique em OK. Para podermos editar as propriedades deste campo clique com o botão direito sobre a imagem e depois escolha Propriedades do Campo do Formulário. Digite um nome para o seu campo. Embora você pode digitar o seu texto em qualquer lugar do seu formulário, para facilitar ao FrontPage a ligação dos campos a este texto, selecione o texto e o campo e depois clique no Menu Inserir, Formulário Rótulo. Na próxima figura você poderá ver como ficará o seu formulário após adicionar alguns campos.


FrontPage 2000

Um Formulário muito útil é o formulário de confirmação, para conhecer a entrada de um visitante em formulário de comentários. Os campos do formulário reexibem a entrada de modo que o visitante possa editar qualquer informação que tenha digitado corretamente. Clique no Menu Arquivo, Novo, Formulário de Confirmação.

Vamos anexar o nosso formulário de confirmação ao nosso formulário de comentários. `Abra o seu formulário de comentários e o seu formulário de confirmação, verifique se os campos do formulário de confirmação tem o mesmo nome dos campos no formulário de comentários, caso contrário dê um duplo clique no campo (Entre colchetes) e altere o nome. Para inserir novos campos digite o nome e no Menu Inserir , componente, escolha campo de confirmação, digite o valor para o campo (lembre-se que deve ter o mesmo nome do campo do formulário que será ligado a ele. Para anexar o seu formulário de comentários ao formulário de confirmação, clique com


FrontPage 2000 botão direito do mouse no formulário, escolha Propriedades do Formulário, depois clique em Opções.

Clique na guia Página de Confirmação e no campo URL da página de confirmação e digite o caminho para o formulário de confirmação ou então clique no botão procurar para anexar o arquivo, após clique em OK duas vezes para confirmar o comando. É necessário publicar o site para podermos ver os resultados, veja abaixo a página de confirmação após o registro de um usuário.

Salvando Resultados de um Formulário Para salvar os resultados de um formulário clique com o botão direito do mouse no Formulário e depois escolha Propriedades do Formulário.


FrontPage 2000

Em enviar para o próprio FrontPage cria um arquivo no formato txt para armazenar os dados de seu formulário, você pode especificar que os dados enviados sejam enviados para um endereço de correio eletrônico. Ao clicar em opções você pode definir o formato de arquivo (como ele será cadastrado no arquivo txt e você também pode especificar um segundo arquivo para armazenar os dados, o FrontPage, define como formato HTML, este formato pode ser alterado.


FrontPage 2000 Restringindo o Acesso a um site WEB Abra o seu formulário de registro de usuário e depois abra as propriedades do formulário.

os campos devem ser preenchidos conforme os campos de seu formulário deve ser dada muita atenção ao nome da WEB, é possível também definir uma página de erro, para que se a pessoa preencher os dados incorretos, ela avise o navegador do problema. Ao clicar em OK será dada uma mensagem avisando-o que o formulário deverá ser salvo na WEB raiz. Associando um Formulário a um banco de dados Podemos associar nosso formulário a um Banco de dados, vamos construir um exemplo de livro de visitas, onde o visitante analisa o seu site deixa as sua opinião e pode ver o que outros visitantes opinaram.


FrontPage 2000 Vamos começar com um formulário básico com campos para nome, e-mail e comentários. Agora clique no Menu Arquivo Importar, e selecione o arquivo de banco de dados que receberá os dados do seu formulário. Ao adicionar o arquivo o FrontPage vai criar uma associação de Banco de Dados.

Ele também vai avisá-lo de que ele criará uma pasta chamada "fpdb" para armazenar os arquivos de Banco de Dados, confirme a criação, ele também vai criar um arquivo chamado "global.asa" este arquivo é criado pois o seu formulário será salvo em ASP (Active Server Pages). Para ligar o seu formulário ao Banco de Dados, clique com o botão direito do mouse no Formulário e escolha Propriedades dos Formulário, Marque a opção Enviar para Banco de Dados, vai abrir-se uma tela onde será feita a conexão com o banco de dados

Selecione a tabela que contém os campos para receber os resultados do Formulário e depois clique em campos salvos para ligarmos os campos.


FrontPage 2000

Na tela de campos salvos clique sobre o campo do formulário e depois clique em modificar para ligar os campos de seu formulário com o banco de dados. Ao salvar o seu formulário o FrontPage o avisará que o mesmo deverá ser salvo no formato Active Server Pages, confirme a mensagem para salvar o arquivo. Inserindo dados de um banco de Dados em sua página A segunda parte de nosso Livro de Visitas, serão os comentários dos usuários que preencherem dados no livro de visitas. No Menu Inserir escolha Banco de Dados e depois Resultados. Na primeira etapa deve-se fazer a associação com o Banco de dados que mostrará os resultados em sua Página WEB, faça a associação e depois clique em Avançar. Na segunda etapa faça a associação com a tabela que contém os dados ou então crie uma consulta usando uma estrutura SQL. Clique em Avançar. Na terceira etapa você deve definir quais serão os campos que vão aparecer na tabela de resultados, para isso clique em editar lista e remova algum campo desnecessário.


FrontPage 2000

Em mais opções você pode definir critérios de campos e ordem de classificação dos campos a serem mostrados. Na quarta etapa você define como serão mostrados os itens, se tabela, um registro por linha ou através de um Menu Drop Down, na quinta etapa você poderá definir se quer exibir todos os registros ou um número de registros por grupo, depois clique em Concluir. Publique a sua página e veja os resultados. Ao preencher o nosso livro de visitas e enviar os dados você verá a seguinte tela como resposta, e ao voltar ao livro os seus dados já estarão atualizados.


Apostila Front Page 2000