Page 1

1. Descrição do projeto com seus objetivos, etapas, recursos necessários etc, exatamente o documento que foi criado durante a segunda semana descrevendo o projeto com as correções e adaptações que tenha sofrido desde então.

PROJETO ÁGUA ‘’FONTE DE VIDA’’


ESCOLA: EMEF PROF. ‘’ ANTONIO CAVAGLIERI’’

1 – JUSTIFICATIVA: Este projeto visa ajudar professores e alunos no trabalho de conscientização da população em relação à cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os ciclos da mesma, sua importância para a vida e para a história dos povos. 2 – OBJETIVOS GERAIS: Conscientizar os alunos sobre como anda a situação da água na nossa sociedade, e fazer com que eles queiram mudar isso não porque nós estamos mandando, mais porque eles querem, porque eles sentem a necessidade disso. 3 – ETAPAS PREVISTAS: 1ª Etapa: conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos. O professor poderá contar alguma história associada ao tema; 2ª Etapa: na sala de informática os alunos deverão entraram em sites, com o intuito de ampliar seus conhecimentos na área alguns exemplos de sites são: www.aguahesp.com.br/carta.pps ; http://www.mensagensvirtuais.com.br/ppsNatureza/Sina_d_agua ;http://www.mensagensvirtuais.com.br/ppsNatureza/Cuide_da_terra ; http://www.projetoagualimpa.org.br/ ; http://www.projetoaguaviva.com.br/site/ ; http://videolog.uol.com.br/video.php? id=424887 . 3ª Etapa: cada aluno poderá confeccionar uma apresentação em power point com os conhecimentos adquiridos nos sites visitados. 4ª Etapa: apresenta-las a todos e discutir o que cada um aprendeu com a aula; 5ª Etapa: juntos os alunos devem discutir um jeito de conscientizar a todos da escola e montar uma única apresentação com as idéias adquiridas; 6ª Etapa:ensinar os alunos uma musica que trate sobre o tema ex:Planeta Água-


Guilherme Arantes ou Filhos da Mãe Natureza – Jeito Moleque; 7ª Etapa: desenvolver cartazes com o intuito de chamar a atenção de todos a nossa volta. 8ª Etapa: fazer atividades lúdicas com as crianças, mostrando onde podemos encontrar a água. 4 – RECURSOS DIDÁTICOS: São todos os materiais encontrados na rede como imagens, musicas, entre outras coisas. 5 – CONCLUSÃO: Espera-se que ao término do projeto os alunos estejam conscientes da importância da água tanto para a vida animal como para a vegetal, que saibam utilizá-la sem desperdício e sem poluí-la, levando para seu meio social todos esses aprendizados.

POR VERA LÚCIA GODINHO DIAS, MARIA COLLINI E SONIA TOWNSEND. GRADUADAS EM LETRAS ESCOLA: EMEF PROF. ‘’ANTONIO CAVAGLIERI’’


2. Características da turma em que foi experimentado: série, disciplinas envolvidas, quantas aulas foram necessárias, quantos alunos participaram, quantos professores e qual o papel de cada um. O projeto foi trabalhado com a 8ª série, a sala possui 19 alunos. O projeto foi desenvolvido nas disciplinas de Inglês e Português, foram necessárias mais ou menos 8 aulas, somos em três professoras em que cada uma em seu horário de aula faria desenhos, cartazes entre outras coisas na sala, e seria pedido para cada aluno formar grupos e discutirem temas na sala, depois o grupo se reuniria na biblioteca ou em casa para desenvolver apresentações em power point sobre o seu entendimento.


3. Descrição de como se desenvolveu. Aqui entram, possivelmente, fotos que tenham tirado, depoimentos dos alunos dizendo o que acharam do projeto, o que avaliam que aprenderam com a atividade. Depoimentos de outros professores que tenham acompanhado e tenham alguma percepção interessante do ocorrido.


1. Comentários das aulas: Sonia: Bom eu achei muito interessante à aula sobre quadrinhos da Professora Maria, nesta aula ela pediu para que se fizesse uma historia em quadrinhos com o tema da água, os alunos se encantaram, ela levou um exemplo de como era para ser feito e deixou-os livre para criar da maneira deles, os alunos adoraram! E os resultados foram muito positivos, houve aluno que fez a historia onde uma cobra critica que o gato esta gastando muita água, outro fez o “senhor gota” ensinando um cidadão a economizar a água, outro fez a representação de uma guerra por causa da água entre outros, todo adoraram, e eu achei muito produtivo! Foi algo que instigou os alunos, que o motivaram, os alunos entenderam o intuito da atividade e não fizeram por obrigação mais por vontade de mostrar que entenderam. Maria: A aula da Sonia que eu assisti foi a do peixinho, ela deu o desenho para os alunos pintarem, e depois fez lindos cartazes com os desenhos, eu achei interessante porque todos os alunos adoraram, pintaram com ânimo, com prazer, foi algo que eles se interessaram, a atividade foi desenvolvida com sucesso e eu adorei o procedimento utilizado. 2. Comentário geral das professoras relacionadas com a apresentação em Power point: Bom os alunos entenderam a atividade pedida, e fizeram ótimos trabalhos, quando foi pedido para que eles unissem as atividades em uma só nós pensamos que poderia haver recusas, mais isso não aconteceu, a apresentação ficou ótima, todos os alunos participaram em geral a atividade foi bem sucedida.


3. Resultados obtidos: aonde chegaram os alunos. Desenvolveram as competências e os conhecimentos que vocês esperavam? Quais? Quais objetivos esperados não foram atingidos? Que outras aprendizagens inesperadas aconteceram? Aqui, como no ítem anterior, pode ser uma boa idéia fazer links para os trabalhos que os alunos desenvolveram para ilustrar e confirmar o que afirmam. Os alunos se aplicaram ao exercício pedido, entenderam o que foi proposto, que a água é um bem mundial e que quando não é cuidada pode e vai acabar. Os objetivos foram obtidos com sucesso, os alunos se envolveram com o tema deixando-nos boquiabertas.


4. Conclusões: o que aprenderam vocês como o desenvolvimento do projeto? De que forma projetos como esse podem integrar o planejamento de vocês? Que outras atividade podem passar a integrar planejamentos futuros em função do que perceberam nesta experiência? De alguma forma a experiência sugere mudanças importantes no seu planejamento para os anos vindouros? Quais? Os alunos estão integrados com o tema, e sabem utilizar recursos para adapta-las côo as apresentações em Power point. Esse projeto teve uma repercussão muito positiva. No futuro mais projetos facilitara mais o uso de recursos tecnológicos.


5. Bibliografia e webliografia: os textos, sites, pรกginas da internet que os ajudaram a planejar o que planejaram, a fundamentar e analisar o ocorrido. www.aguahesp.com.br/carta.pps ; http://www.mensagensvirtuais.com.br/ppsNatureza/Sina_d_agua ;http://www.mensagensvirtuais.com.br/ppsNatureza/Cuide_da_terra ; http://www.projetoagualimpa.org.br/ ; http://www.projetoaguaviva.com.br/site/ ; http://videolog.uol.com.br/video.php? id=424887; http://www.google.com.br/webhp?sourceid=navclient&hl=pt-BR&ie=UTF-8; http://images.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&ie=UTF-8&tab=wi; entre outros.

Projeto agua  

Projeto realizado pelos alunos da rede municipal de SaoRoque,

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you