Mosaico-Geografia

Page 38

mais seguras de determinar a localização, tanto ao elaborar mapas quanto durante as navegações e jornadas por terra. Este caráter imposto pela necessidade social e histórica traz, para a abordagem do tema na escola, uma discussão sobre seu signifcado na formação atual dos alunos. Hoje ninguém precisa apoiar-se nessas coordenadas para deslocar-se de um lugar para outro (exceto nas navegações aérea e marítima, apoiadas por instrumentos sofsticados). Por que, então, o cidadão comum precisa saber o que são paralelos, meridianos, latitude e longitude? Penso que há apenas uma razão realmente pertinente para que alguém tenha que aprender esses conceitos: eles estão envolvidos no conceito de mapa. [.] Isto posto, para chegar às coordenadas por meio do ensino, parece-me interessante tomar alguns dos caminhos que a história aponta, porém sob a luz que já se sabe: olhar para o céu e perceber que o movimento dos astros pode ser um referencial de localização [.]. Os alunos podem ser solicitados a determinar a trajetória do movimento aparente do Sol. De início, devem perceber que o Sol surge diariamente do mesmo lado do céu e se põe do lado oposto (as estrelas também). Sucessivas observações darão oportunidade para que percebam que os bairros da cidade podem ser localizados a partir desses lados: os bairros que fcam para o lado onde se observa o surgimento do Sol e os bairros que fcam do lado oposto. Já está identifcada, portanto, a direção leste-oeste, como noção. [.] ALMEIDA, Rosângela Doin de. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfca na escola. São Paulo: Contexto, 2001. p. 51-52. (Caminhos da Geografa)

Para enriquecer este mesmo tema, sugerimos a leitura dos textos a seguir que tratam de um recurso importante para se trabalhar em Cartografa: o mapa mental. [.] Os mapas mentais são desenhos concebidos a partir das observações sensíveis, da experiência humana no lugar e não se baseiam em informações precisas e rigorosamente estabelecidas [.].

A existência é intermediada por símbolos. Segundo Tuan, o homem possui uma capacidade altamente desenvolvida para o comportamento simbólico, e a Geografa vai se apropriar dessa capacidade construtiva para dar lugar às expressões dos sujeitos. [.] Ao analisar os mapas mentais, é preciso, portanto, não pensar neles como meros desenhos sem sentido, e focar na intenção do que se quis representar [.]. LIMA, Angélica Macedo Lozano; KOZEL, Salete. Lugar e mapa mental: uma análise possível. Geografa, v. 18, n. 1, jan./jun. 2009. p. 211-212. Disponível em: <www.uel.br/revistas/uel/ index.php/geografa>. Acesso em: 7 abr. 2015.

[.] Mapas mentais, por sua vez, são produtos de mapeamentos cognitivos, tendo diversas formas como desenhos e esboços de mapas ou listas mentais de lugares de referência elaboradas antes de se fazer um percurso (NIEMEYER, 1994, p. 6). TUAN (1975) aceita mapas mentais tanto como representações cartográfcas de como os ambientes estão avaliados por pessoas diferentes, quanto como mapas traçados a mão que as pessoas desenham ou esboços de ruas urbanas e continentes. Em resumo, um mapa mental pode ser a planta de ruas que uma pessoa lembra quando descreve o caminho para um amigo, ou pode ser a representação cartográfca de um geógrafo sobre as atitudes que as pessoas têm de determinados lugares (TUAN, 1975, p. 209). [.] SEEMANN, Jörn. Mapas e percepção ambiental: do mental ao material e vice-versa. OLAM - Ciência & Tecnologia, v. 3, n. 1, set. 2003. p. 206.

Solicite aos alunos, em sala de aula, que elaborem as representações gráfcas resultantes de um mapa mental do percurso que cada um faz de sua casa até a escola. No estudo do tema Os lugares são para to­ dos?, páginas 24 e 25, apresente aos alunos o artigo 227 da Constituição Federal do Brasil, que trata dos direitos da criança e do adolescente. Em seguida, promova uma refexão entre os alunos, perguntando a eles se todas as crianças do país, inclusive as do lugar onde vivem, têm os seus direitos assegurados. Incentive-os a conversar sobre essa questão e a expor suas opiniões a respeito de diferentes situações inadequadas pelas quais passam muitas crianças, como não poder

254 Proj_Mosaico_Geo6_PNLD2017_MP_252a296.indd 254

6/17/15 5:05 PM


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.