Issuu on Google+

Informativo SOMGE

Dezembro 2010

filiado a FIO

www.somge.org.br somge@somge.org.br

www.fio.org.br

Sindicato dos Odontologistas de Minas Gerais - Av. do Contorno, 8841 - Gutierrez - BH - MG CEP: 30110-130 - Telefax: (31) 3275 - 4343 - De 2ª à 6ª feira - 12:00 às 18:00

Posse da nova Diretoria do SOMGE Tomará posse no dia 11 de dezembro de 2010 a nova Diretoria Eleita do SOMGE. A Diretoria foi eleita em processo eleitoral democrático, tendo sido renovada boa parte de seu quadro de diretores, incluindo colegas atuantes e participativos. A solenidade de posse será às 19:30 horas do dia 11/12/2010, no auditório da sede do SOMGE, localizado na Av. do Contorno 8841, em Belo Horizonte. Participe! EFETIVOS: Presidente: Luciano Eloi Santos Secretário : Genaro Teixeira Nascimento Diretor Financeiro: Mirtes Maria Comini César Dir. de Rel. Sindicais e Form. Política: Renato Cavalcanti Pinto Diretor de Assuntos Jurídicos: Edwin Fialho Despinoy Diretor Cultural: Jorge Machado Caram Diretor Científico: Ricardo Rodrigues Vaz Diretor de Saúde do Trabalhador: Whevel Lima Barcelos Diretor de Assuntos Previdenciários: Marcos Rogério Rabelo Dir. de Comc. Social e Marketing: Erika Brandão Marcos Franco Dir. de Convênios e Credenciamentos: Eduardo Carlos Gomide Diretor de Sindicalização: Thais Onofri de Oliveira Diretor de Relações Comerciais: Dann Robert Jorge Saff

2º DIRETORES ( SUPLENTES) 2 Secretário: Adriana do Paço Soares 2ºDiretor Financeiro: Haroldo Antonio Ribas 2ºDir. de Rel. Sind. Form. Política: Iracema M. Ustch Braga 2ºDir. de Assuntos Jurídicos: Simone Campos de Aguiar 2ºDiretor Cultural: Maria Elizabeth Alves Rajão 2ºDiretor Científico: Tarcisio Fernandes Quaresma 2ºDiretor de Saúde do Trabalhador: Vânia Eloísa de Araújo 2ºDir. de Assuntos Previdenciários: Murilo Fróes dos Reis 2ºDir. Com. Soc. Marketing: Marcelo Ferreira Pinto Cardoso 2ºDir. de Conv. e Credenciamentos: Marcos Carvalho Cambraia 2ºDiretor de Sindicalização: Luiz Augusto Martins Teixeira 2ºDiretor de Relações Comerciais: Ronaldo Rettore Junior

CONSELHO FISCAL EFETIVOS Eucide Souza Carlos Roberto Martins Wellington Pacheco

CONSELHO REPRESENTATIVO FEDERAL Heloysa Lino Vaz Despinoy Helene Louise Costa Nunes Edwin Fialho Despinoy Cornelis Robert Araújo Springer

SUPLENTES Edgard de Carvalho Silva Uyara Mendes da C. Souza Hidilberto de Assis Martins

EDITORIAL A odontologia de Minas Gerais pode se orgulhar das ações desenvolvidas pela categoria odontológica. Destacamos o papel de nossas instituições e entidades de ensino, dos serviços odontológicos públicos na construção de uma saúde bucal de qualidade. Em relação a clinica privada, devemos nos organizar para fazer frente a exploração de nossa força de trabalho, pelas operadoras de planos odontológicas. A união das entidades odontológicas em Minas Gerais, tem sido exemplo para o restante do país. A nova Diretoria do SOMGE, convida todos os colegas a participarem da nossa frente de lutas em defesa da dignidade e valorização profissional. Abraços e Feliz Natal! Luciano Eloi Santos Presidente do SOMGE

COLEGAS: Contribuição Sindical deve ser paga para o SOMGE!

Dr. Haroldo Antonio Ribas, Dra. Helene Louise Costa Nunes, Dra. Thais Onofri de Oliveira, Dra. Adriana do Paço Soares, Dr. Luciano Eloi Santos, Dra. Simone Campos de Aguiar, Dra. Erika Brandão Marcos Franco, Dra. Mirtes Maria Comini César, Dr. Ricardo Rodrigues Vaz, Dr. Cornelis Robert Araújo Springer, Dr. Eucidi Souza, Dr. Marcos Rogério Rabelo, Dr. Edwin Fialho Despinoy, Dr. Genaro Teixeira Nascimento, Dr. Eduardo Carlos Gomide, Dr. Marcelo Ferreira Pinto Cardoso,Dr. Dann Robert Jorge Saff, Dr. Jorge Machado Caram.

Em fevereiro será expedida e cobrança da Contribuição Sindical 2011, com vencimento no dia 28 de fevereiro. Este é um tributo federal obrigatório. Se você trabalha em serviço publico, deverá pagar a Contribuição Sindical do SOMGE e protocolar cópia, guardando o original, no setor de Recursos Humanos da sua Secretaria de Saúde. Essa medida impedirá a cobrança da Contribuição Sindical para outro sindicato, pois você estará fortalecendo a categoria odontológica, pois o SOMGE realmente representa o cirurgião dentista, conforme o artigo 8º da Constituição Federal.

Empossada a nova Diretoria da FIO

Curso de Especialização em Odontologia Legal no SOMGE

Foi empossada a nova diretoria da FEDERAÇÃO INTERESTADUAL DOS ODONTOLOGISTAS (FIO), em solenidade ocorrida dia 19/11/2010, na cidade de Fortaleza - Ceará. Estiveram presentes altas autoridades odontológicas e de outros segmentos. Após a solenidade foi oferecido um fino jantar a todos os presentes, acompanhado de música ao vivo, de muito bom gosto. O Dr. Luciano Eloi (Presidente o SOMGE) tomou posse como Vice-Presidente da FIO, e o Dr. Edwin Despinoy (Diretor Jurídico do SOMGE) tomou posse como Diretor Conselheiro Fiscal Efetivo da FIO. A Dra. Heloysa Despinoy (Conselheira Representativa Federal do SOMGE), assumiu o cargo de Delegada de Base Efetiva da FIO.

O SOMGE em parceria com o Instituto de Educação em Saúde (IES) promoverá em breve, nas dependências do Sindicato, o curso de “Especialização em Odontologia Legal” sendo parte integrante do Programa de Educação Continuada. Terá por finalidade a adequada preparação do profissional cirurgião dentista para o exercício da Odontologia Legal de maior complexidade, capacitando-o também como recurso humano para a docência e atividade de pesquisa. Suas atividades serão subordinadas às normas para cursos latu senso do MEC, e o projeto está em fase de aprovação pelo CFO.

Foi criado no SOMGE o Departamento Universitário do SOMGE

Dr. Edwin Despinoy (Diretor Jurídico SOMGE, Diretor FIO), Dr. Swedenberger Barbosa (Chefe de Gabinete Adjunto do Gabinete Pessoal do Presidente da República), Dr. Luciano Eloi (Presidente SOMGE, Vice Presidente FIO).

Dr. Luciano Eloi (Presidente SOMGE, Vice Presidente FIO), Dr. Welington Mello (Presidente FIO), Dr. Edwin Despinoy (Diretor Jurídico SOMGE, Diretor FIO).

Objetivos: .Divulgação do Sindicato nas universidades; .Proporcionar ao estudante de odontologia o conhecimento sobre o funcionamento e a importância do Sindicato; .Elaboração de palestras e jornadas que possam aproximar o estudante, criando interesse participativo.

O Sindicato dos Odontologistas de Minas Gerais deseja à você e sua família, um Natal cheio de alegrias. Que 2011 seja um ano cheio de paz e muitas conquistas.


2

Belo Horizonte - Dezembro de 2010

Mais uma vitória do Departamento Jurídico do SOMGE – Auxílio Doença No dia 18 de julho de 2010 a 30ª Vara do Juizado Especial Federal, publicou sentença, referente ao processo de n°. 2008.38.00.727697-1, onde confirmou o direito da Cirurgiã Dentista A.L.O, associada do SOMGE, a receber o auxílio doença referente a período que a CD ficou impossibilitada de trabalhar. O MM Juiz julgou PROCEDENTE o pedido formulado, para condenar o INSS a pagar à CD valor correspondente à concessão do benefício de auxílio doença. Resta informar que a concessão do auxílio doença prende-se à ocorrência de incapacidade para o trabalho ou atividade habitual por período superior a 15 dias consecutivos e carência equivalente a 12 (doze) contribuições mensais.

SOMGE participa de plenária de saúde bucal na Camara Municipal de Uberaba No dia 21 de outubro de 2010 houve uma Sessão Pública na Câmara Municipal de Uberaba para tratar de assuntos relaci-onados à Saúde Bucal naquele município. Iniciada a Sessão, a palavra foi concedida aos que compunham a m e s a , t o d o s f a l a n d o d a Dr.Gilberto Antonio Borges, Dr. Eduardo Borges Neiva Ferro, importância da saúde bucal, dos Dr. Arnaldo de Almeida Garrocho, Laercio Mangucci Junior, Cleber Humberto da Souza Ramos, Wellington Carvalho problemas que atingem este setor, Luciano Eloi Santos, Luis Henrique Borges o qual está sob a responsabilidade do Município de Uberaba, e das possíveis medidas a serem tomadas, seja no aspecto condições de trabalhos (instrumentais e materiais), seja no financeiro (salário dos CDs da rede). O SOMGE parabeniza a ABO e a Uniodonto de Uberaba, a Delegacia Regional do CRO-MG, a Faculdade de Odontologia de Uberaba e os demais colegas presentes nesta histórica plenária da saúde bucal.

Servidores da PBH O Secretário Municipal de Planejamento Helvécio Magalhães anunciou recentemente na Câmara Municipal, para Vereadores e entidades sindicais, que os Funcionários da Administração Direta e Indireta, além do Legislativo, terão um novo Plano de Previdência e Saúde que substituirá a antiga BEPREM. O Projeto de Lei será encaminhado à Câmara Municipal de BH nos próximos dias. O momento é delicado e exige a mobilização da Categoria Odontológica para acompanhamento do PL, visando evitar perdas futuras. O que está em jogo é a aposentadoria e a assistência à saúde dos servidores da PBH.

Mandado de Injunção de Boa Esperança É com imenso prazer que anunciamos à categoria mais uma decisão referente à Aposentadoria Especial do Cirurgião Dentista servidor público que tem Regime Próprio de Previdência. Trata-se do Mandado de Injunção n°.2.998, que reconheceu o direito dos Cirurgiões Dentistas servidores públicos do Município de Boa Esperança, associados do SOMGE, de se aposentarem pela modalidade Aposentadoria Especial, ou mesmo converterem o tempo especial em comum, com o acréscimo legal de 20% ou 40%. O relator da ação é Excelentíssimo Ministro Celso de Mello, o qual determinou que o pleito da aposentadoria especial fosse analisado pela autoridade administrativa, com base na Lei 8.213/91. O Departamento de Direito Previdenciário do SOMGE, na pessoa do Dr. Igor Martins, continua à disposição do dentista. Para ser atendido ou agendar um horário, ligue para (31)3275.4343 de 2ª á 6ª feira, das 12:00 ás 18:00 horas.

SOMGE Convoca Aposentados O SOMGE convoca os CDs da Prefeitura de Belo Horizonte que se aposentaram de forma proporcional a partir de 1988, para comparecerem ao Departamento Jurídico Previdenciário, visando fazer uma análise de sua aposentadoria, diante da possibilidade de ação revisional de proventos. Estima-se que as perdas podem chegar a 30%. Além da revisão dos proventos há possibilidade de recebimento das diferenças pagas a menor.

Nova vitória do SOMGE quanto à Aposentadoria Especial O SOMGE obteve sucesso em sentença procedente, na ação da Cirurgiã Dentista M.R.F.M.M., na qual o INSS foi condenado a conceder à autora a Aposentadoria Especial, bem como pagar as prestações vencidas. Além de se aposentar, a CD receberá os atrasados que estão calculados em mais de R$ 166.000,00. A decisão sujeita a recurso, mas estamos confiantes na manutenção da decisão, que representa justiça à dentista.

SOMGE participa do 2º Encontro Mineiro das Entidades Odontológicas O Presidente da CECC e Diretor do SOMGE, Dr. Eduardo Gomide, participou em Uberlândia/MG do 2º Encontro Mineiro das Entidades Odontológicas. Defendeu como estratégia básica de ação junto aos convênios: - o fortalecimento e união das entidades de classe, pois somente com instituições fortes e representativas, apoiadas maciçamente pelos dentistas, poderemos enfrentar os nossos maiores desafios, sendo imprescindível a sindicalização em massa dos profissionais, como forma de fazermos frente às entidades representativas das operadoras de planos odontológicos, já muito bem organizadas e atuantes; - o apoio e fortalecimento do cooperativismo, como forma de oferecer ao mercado de planos odontológicos uma opção com participação direta dos profissionais da odontologia. O objetivo é proteger a população de promessas irreais de tratamento, e possibilitar aos profissionais o gerenciamento da prestação de seu trabalho, sem a influência mercantilista de algumas operadoras. Somente com Cooperativas fortes, bem gerenciadas e atuantes poderemos fazer uma regulação desse mercado tão vulnerável e de honorários aviltantes; - o fortalecimento do SUS como forma de garantir o acesso da população carente à odontologia brasileira, uma das melhores do mundo, sem a intermediação de operadoras de planos, pois a classe C nesse momento se tornou o principal alvo desse mercado; - o fornecimento aos graduandos e pós-graduandos, de noções sobre o mercado de trabalho, gestão e marketing, de forma a capacitar os dentistas, com conhecimentos da mais alta relevância, de maneira que não dependam das operadoras de planos, para a captação e atendimento à população. A CECC/MG continua o processo de integração com a CECC do RJ, SP e ES, pois a integração das Comissões Estaduais de Convênios, tem como objetivo otimizar, integrar e coordenar as ações na área. Os quatro estados representam juntos 62% dos dentistas brasileiros. A união das ações é para que possam realizar de maneira conjunta, ações efetivas de forma a organizar e regulamentar a atuação das operadoras, que na sua maioria descumprem resoluções do CFO e normas da ANS.


3

Belo Horizonte - Dezembro de 2010

Circuito SOMGE de Pós-Graduação em Odontologia

Circuito SOMGE de Pós - Graduação em Odontologia

Dia 14 de outubro de 2010, dentro da programação do Circuito SOMGE de Pós-Graduação em Odontologia, aconteceram as palestras: Invisalign: O Futuro da Ortodontia Estética, ministrada pelo Dr. Bruno da Silva Vieira, Mini Implantes na Ortodontia Contemporânea, ministrada pelo Dr. Túlio Rodrigues de Andrade e Situação atual das especialidades odontológicas no Brasil ministrada pelo Dr. Emanuel de Oliveira Dias, Vice-Presidente do CFO (2009/ 2012).

Dr. Bruno da Silva Vieira, Dr. Luciano Eloi Santos, Dr. Emanuel de Oliveira Dias, Dr. Túlio Rodrigues de Andrade, Dr. Edwin Fialho Despinoy e Dr. Marcelo Ferreira Pinto Cardoso

No dia 25 de novembro aconteceu a ultima etapa do Circuito SOMGE de Pós-Graduação em Odontologia, do ano de 2010. Dr. Stênio Cardoso Rabelo apresentou a palestra: Avaliação da resistência à atração de sistemas de implante tipo cone morse. Dr. Marlucio de Oliveira, apresentou a palestra Cor em restaurações estéticas diretas”uma nova visão para o valor” e por fim o Dr. Luis Fernando Morgan, falou sobre Pinos de fibra intra-radiculares pré-fabricados; transmissão de luz e uso de cimentos adesivos.

Dia do Dentista - CRO-MG Aconteceu no dia 25 de outubro de 2010 na sede da Câmara de Dirigentes Logistas de Belo Horizonte - CDL , a comemoração do “Dia do Cirurgião Dentista”, promovido pelo CRO-MG. O SOMGE foi representado pelo Presidente Dr. Luciano Eloi Santos, pelo Diretor do Departamento Juridico, Dr. Edwin Despinoy e por vários Diretores eleitos para o Dr. Edwin Despinoy (Diretor Jurídico do SOMGE), Dr. Luiz Henrique (CD e Deputado Estadual Eleito), Dr. Arnaldo Garrocho triênio 2011/2013. (Presidente do CROMG).

Diretoria Eleita do SOMGE estava presente na Festa do Dia do Dentista, promovida pelo CRO-MG.

Um dia na Endodontia No dia 19 de setembro de 2010, aconteceu no Auditório do SOMGE o primeiro evento “Um dia na Endodontia”, com a coordenação do Diretor do SOMGE Profº Marcos Rabelo. Também participaram do evento, o Dr. Alexandre Capelle profº da USP de Ribeirão Preto que ministrou a palestra “Novos Caminhos para a Endodontia - Uso da CPDrill” e o Dr. Mário Zuolo com a palestra ”Reintervenção em Endodontia”. Na sua vez, Dr. Marcos Rabelo falou sobre o Sistema Mtwo e demonstrou com aula prática realizada no dia 20 de setembro, sábado, toda a segurança, eficiência e economia da técnica preconizada por ele.

Dra. Heloysa Despinoy (diretora do SOMGE), Dr. Marlúcio de Oliveira, Dr. Osvaldo Costa, Dr. Luis Fernando, Dr. Luciano Eloi (Presidente do SOMGE), Dr. Stênio Cardoso, Dr. Marcelo Ferreira P. Cardoso.

Mais uma vez o SOMGE agradece a participação dos palestrantes e também aos colegas que prestigiaram este evento. Contamos com a presença de todos nas próximas etapas do Circuito SOMGE de Pós-Graduação em Odontologia que acontecerão no ano de 2011. Dr. Alexandre Capelle, Dr. Marcos Rabelo, Dr. Mário Zuolo.

Dentista destaque BEPREM O SOMGE, representado pelo seu Presidente Dr. Luciano Eloi e pelo Diretor do Departamento Jurídico Dr. Edwin Despinoy, esteve presente na solenidade de comemoração da Semana do Dentista promovida pela BEPREM, onde o colega Dr. Hindemburgo Gimenes Alves Pinto recebeu a placa e o diploma de Dentista Destaque Beprem 2010.

Dr. Edwin Despinoy, discursando.

Dr. Hindemburgo G. Alves Pinto (ao centro), recebe homenagem como dentista destaque da BEPREM, das mãos da diretora de Serviços de Saúde da Beprem, Lenita Noman e Totó Teixeira

Dia do Dentista - ABO-MG Hotel Ouro Minas A ABO-MG comemorou no dia 15 de outubro, o Dia do Dentista. Foi uma belíssima festa em estilo inovador, na boate do Ouro Minas Palace Hotel. Estiveram presentes Dra. Heloysa Despinoy, Dr. Edwin Despinoy (diretores do autoridades representativas SOMGE ), Dr. Carlos Augusto Jayme (Presidente da ABOMG), Vereador de BH e Dentista Dr. Bruno Miranda e esposa. do mundo odontológico mineiro. A comemoração de muito bom gosto, transcorreu em alto estilo, porém de uma forma descontraida e alegre, servida por um finíssimo buffet.

Posse da ABOR-MG No dia 26/12/2010, após brilhante condução da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial - seção MG, a Dra. Gisele Naback transmitiu a presidência da entidade ao respeitado ortodontista Dr. Luiz Fernando Eto, em solenidade que também comemorou os 25 anos de existência da ABOR-MG. O Dr. Eto apresentou o seu plano de gestão para o biênio 2011-2012 e anunciou para 12 a 15 de outubro de 2011 o 8º Congresso da ABOR, que será realizado no Minascentro em BH. Dr. Edwin Despinoy discursou em nome do SOMGE, parabenizando a diretoria da Dr. Gisele e desejando sucesso à diretoria do Dr. Eto.

Dr. Luiz Fernando Eto (presidente empossado), Dra. Gisele Naback (ex-presidente), Dr. Edwin Despinoy e Dr. Wellington Pacheco (diretores do SOMGE).

CURSO DE ENDODONTIA INDIVIDUALIZADO A sua aliança com o futuro da endodontia

Conteúdo técnico de acordo com o seu momento profissional. Todo material está incluso no seu curso.


4

Belo Horizonte - Dezembro de 2010

Programação: Agenda Científica e Cultural - SOMGE / 2011 Curso de Capacitação Odontologia do Sono: Ronco e Apnéia Obstrutiva Início: 19/03/2011 Duração: Aproximadamente 1 (um) mês (termino previsto: 23/04/2011 ou 30/04/2011) Objetivo do Curso: Capacitar o CD a tratar, através de aparelhos bucais, alguns dos mais comuns e prejudiciais distúrbios do sono, tais como Ronco,Apnéia, Bruxismo e Resistência das Vias Aéreas. Carga Horária: 48 horas distribuídas em 24hs de aulas teóricas e 24hs de prática (confecção e ajustes do aparelho). Aulas aos sábados de 8 às 17hs (agenda sujeita a eventuais alterações). Investimento total: Para não sócios do SOMGE: R$ 1700,00 Para sócios do SOMGE: R$ 1550,00 Esses valores poderão ser parcelados em 04 cheques pré-datados, sendo a primeira parcela paga no ato da inscrição. Coordenação: Jorge M. Caram

Inscrições: Somge (31)32754343 As datas poderão sofrer eventuais alterações.

8º Congresso da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial, que acontecerá de 12 a 15 de outubro de 2011, no Minascentro, em Belo Horizonte.

Solenidade de formatura da 1ª Turma de Implantodontia coordenada pelo Prof. Dr. João de Paula Junior (Faculdade Ciodonto), com o apoio da Estação Ensino, dia 30/10 no SOMGE.

Dra. Elza Maria, Dra. Doris Camargo, Dr. Luciano Eloi, Dr. Carlos Alfredo, Dr. João de Paula Junior.

SOMGE AMEP

Local: Auditório do SOMGE Av. do Contorno, 8841 - Gutierrez

03 de março - 19h30min “Pecados Intimos” de Todd Field Sinopse: O filme acontece em uma cidade suburbana onde um grupo de casais jovens passam seus dias devotados ao sucesso de seus filhos. Um mundo brilhante de filhos e pais perfeitos, pelo menos durante o dia. À noite, entre quatro paredes, tudo se transforma. E os papais e mamães perfeitos tentam escapar de suas rotinas nada excitantes recorrendo à pornografia na internet ou então a casos extraconjugais. Comentário: Dr. Jorge Machado Caram

Vem ai...

Formatura Ciodonto - Estação Ensino

Agenda Cine Clube SOMGE-AMEP

07 de abril - 19h30min “La Luna” de Bernardo Bertolucci Sinopse: Caterina, uma cantora de ópera americana que acaba de enviuvar, resolve levar Joe, o seu filho adolescente, numa longa tournée por Itália. Absorvida pela sua vida agitada de cantora lírica, entra em choque quando descobre que o seu filho solitário e problemático se tornou viciado em heroína.

Comentário: Dr. Clomar Ribeiro da Luz

Degustação de vinho após cada filme. Traga seu vinho!

2º Ciclo de Debate em Implantodontia No último dia 26 de Novembro, o SOMGE foi palco de mais uma atividade científica. Desta vez, a equipe do curso de especialização em Implantodontia do CEOIPSEMG, sob a coordenação do Prof. Dr. Ronaldo RETTORE Jr., realizou o 2º Ciclo de Debate em Implantodontia, reunindo professores das áreas de Prótese, Endodontia e Periodontia, além da CTBMF para debaterem, com os profissionais presentes no evento.

IV Simpósio de Odontologia do Trabalho - Da regulamentação à prática Nos dias 28, 29 e 30 de outubro a Associação Brasileira de Odontologia do Trabalho, Seção Minas Gerais – ABOTMG - e o Sindicato dos Odontologistas de Minas Gerais -SOMGE realizaram o IV Simpósio de Odontologia do Trabalho. O Simpósio teve o apoio do CFO, CRO-MG, ABO Nacional, ABO-MG, FIO, Estação Ensino , Colgate, CRO Centro de Radiografias Odontológicas , Dental Central, Livraria Adelmo e outras organizações que compreenderam a importância da parceria na discussão da saúde bucal dos trabalhadores, para que estes possam executar suas tarefas com saúde, qualidade e produtividade. A grade científica foi criteriosamente escolhida, composta de professores que associaram teoria e prática dando ferramentas para que os novos especialistas refletissem sobre esta nova especialidade que é a Odontologia do Trabalho. Dentre os temas que foram abordados citamos: Política Nacional de Saúde do Trabalhador, Cultura da Saúde Ocupacional nas Empresas, Saúde Ocupacional e a Odontologia do Trabalho, Evidências e Tecnologias em Saúde, Manifestações Bucais de Doenças Ocupacionais, a Regulamentação da Odontologia do Trabalho, dentre outros. No sábado pela manhã foram apresentadas práticas de sucesso na Odontologia do Trabalho, painéis científicos, discussões e debates. Na avaliação feita pelos participantes foi sugerido que os palestrantes tivessem mais tempo para expor as suas idéias, pois o tema é novo. Isto nos leva a pensar na formatação de uma jornada de Odontologia do Trabalho com tempo maior para debates e fóruns de discussões

temáticas. Para nós da Comissão Organizadora valeu muito a pena e temos a sensação de missão cumprida. Tivemos poucos meses para preparar o simpósio e estamos motivados para que o próximo seja ainda melhor. Agradecemos a todos os parceiros e amigos que nos ajudaram na concretização deste simpósio. A todos o nosso muito obrigado. Comissão Organizadora do IV Simpósio de Odontologia do Trabalho

Dra. Vânia Eloisa, Dr. Osmir, Dr. Luciano Eloi, Deputado Federal Rafael Guerra, Dra. Licinia M. Souza, Dr. Edwin Despinoy, Dra. Maria Cristina


INFORMATIVO DEZEMBRO 2010