Page 1

Ano II n.56 | MAIO de 2011

www.soltonacidade.com.br

OS CONHEÇA música | 32

VESTÍGIOS

Pato Fu traz show Música de Brinquedo.

. Pág. 10

STÓRIA DESSA HI

viagens & aventuras | 44

Conheça o Hostel Lua Cheia, em Ponta Negra.


Rio

14

Rampa para receber os americanos

10

A Gaiola das Loucas

18

Ney Matogrosso

28

Aniversário do Feittiço

36 Bartolomeu Campos de Queirós

40

Avaliação gastronômica

44

Publicação impressa de maior tiragem do Rio Grande do Norte.

Solto na Rede

6

Programa de Liso

8

Nossa Capa

10

Cine & Vídeo

14

Espetáculo

16

Música

26

Festas & Baladas

34

Letras & Artes

40

Cursos & Mais

42

Viagens & Aventura

44

Agenda Cultural

46

Gastronomia

56


Expediente Diretoria Anne Caroline Medeiros Federico Rinaldi administracao@soltonacidade.com.br CONTATO comercial Carlos Alberto Brumatti - 9990 1524 Glênio Sarmento - 8854 3435 Tânia Andrade - 9989 8455 Gustavo Veronese - 9183 3663 comercial@soltonacidade.com.br REDAÇÃO e edição Anne Caroline Medeiros Itaércio Porpino Marcelo Tavares - “Panela” contato@soltonacidade.com.br Diagramação E PROJETO GRÁFICO Jorge Henrique diagramacaosolto@gmail.com Colaboraram nesta edição Guga Bulhões Milena Azevedo Isabela Santos CAPA Foto: Itaércio Porpino Clube do Solto E MÍDIAS SOCIAIS Isabela Santos clubedosolto@soltonacidade.com.br promocoes@soltonacidade.com.br solto na 95 fm Cleo Lima soltona95fm@soltonacidade.com.br

Editorial

O desembarque em solo potiguar de milhares de soldados americanos na época da Segunda Guerra foi um acontecimento sem par na história de Natal. Apesar disso e de o episódio ser recente, pouca gente faz ideia de como foi aquela época na cidade e a herança que ela deixou. Os mais velhos contam várias histórias - muitas delas registradas em livros - mas o que hoje em Natal lembra aquele período? Nós conversamos com pesquisadores e fomos em alguns locais atrás desses vestígios. O resultado está nas páginas 10, 11, 12 e 13 desta edição, que traz ainda uma agenda cheinha de atrativos. Só pela quantidade e qualidade dos shows de música e espetáculos teatrais, dá pra dizer que maio será uma festa! Anne Caroline Medeiros EDITORA-CHEFE

webmaster Di Giacomo :: Agência Digital www.digiacomo.com.br gráfica | TIRAGEM Unigráfica | 15.000 exemplares Contato REDAÇÃO 84 3206 0754 | 8715 5440 redacao@soltonacidade.com.br SOLTO na internet www.soltonacidade.com.br www.twitter.com/soltonacidade

4

PROGRAMAÇÃO SUJEITA A ALTERAÇÕES Recomendamos telefonar para os locais antes de sair de casa.

DIVULGUE SEU EVENTO EM NOSSA AGENDA CULTURAL Envie sua programação para a edição de junho até 20/05/2011 redacao@soltonacidade.com.br

Maio de 2011


Solto na Rede

Conteúdo exclusivo que você lê somente no nosso site

Fui...

Lazer & Aventura

FOTOS: DIVULGAÇÃO

FOTO: ANDRÉ MOTA

Pipa não atrai somente turistas em busca de praias paradisíacas ou de uma boa noitada. O mundialmente famoso vilarejo, que se destaca como um dos mais belos cenários do RN, também é procurado pelos amantes do mountain bike - tanto do Estado como de fora.

O clubista Marcus Vinícius foi ao show do Iron Maiden, em Recife, e conta pra gente sua experiência.

Perfil & Entrevistas

Gastronomia Saiba mais sobre a sexta edição do maior festival gastronômico do mundo, o Brasil Sabor, com o tema “À mesa, o Brasil já é Hexa”, fazendo referência à preparação e qualificação do setor alimentício para receber a Copa no Brasil.

O produtor cultural Anderson Foca fala sobre os dez anos do DoSol e o projeto Incubadora, que pretende colocar os artistas potiguares em contato com novas formas de produção de música em 2011.

twitter.com/Soltonacidade

6

(perfil 2): orkut.com.br/Main#Profile? uid=1137440107053309484&rl=t

pt-br.facebook.com/people/ Solto-Na-Cidade/1061415798 Maio de 2011


Programa de Liso PROGRAMAS de qualidade a baixo custo Por Marcelo Tavares (Panela) (Jornalista)

Som da Mata Domingo (1º) é dia de matar a saudade de um dos projetos musicais mais queridos da cidade. Nesta edição especial, a atração é a Banda Sinfônica da Cidade do Natal, sob a regência do maestro José Roberto Silva. A programação começa às 16h30, no Parque das Dunas (Av. Alexandrino de Alencar, s/nº, Tirol). Entrada: R$1. Informações: 3201 4440 / 3985.

Circuito Cultural Ribeira A programação do projeto está distribuída ao longo do guia, mas não custa nada reforçar a informação. Dia 1º de maio a música, o teatro, o cinema, a poesia e as artes plásticas voltam a ocupar as ruas da Ribeira. O grupo Talma&Gadelha (foto) e mais dez atrações musicais estarão por lá. Tudo de graça! Imperdível. Início: 16h. Informações: 3211 7710 | www.circuitoculturalribeira.com.br

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Passeio Histórico A Ca­mi­nha­da His­tó­ri­ca do Natal realiza no dia 28 de maio a sua quinta edição. O projeto é uma forma divertida, cultural e saudável de conhecer a história da nossa capital. Durante o trajeto os participantes visitarão pontos históricos situados entre a Cidade Alta e a Ribeira. Saída às 15h, da praça André de Albuquerque, Centro. Informações: 3207 1818 / 3222 9409.

Assembleia Cultural

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Realizado mensalmente, o projeto sempre leva para o salão de eventos da Assembleia Legislativa (praça 7 de Setembro, s/n, Cidade Alta) nomes da cena musical potiguar. Na edição do dia 25 de maio sobem ao palco a cantora Anna Fernandez, Alvymar Farias e Karla Patrícia. Início: 18h. Entrada gratuita. Informações: 3232 5761.

Veja outras programações gratuitas em nossa .........agenda cultural (pág. 46).

8

Maio de 2011


www.mauhalitotemcura.com.br


Nossa Capa

o que hoje em Natal lembra esse período? Conversamos com pesquisadores e Entre o glamour de uma cultura hollywoodiana e o medo de bombardeios de aviões nazistas, Natal escreve seu nome na história mundial. Em 1943, os Estados Unidos constroem aqui a maior base militar fora de seu território - Parnamirim Field - e milhares de soldados americanos passam a viver na então pequena e pacata capital potiguar. Altos, louros e de olhos azuis, eles vêm com seus dólares, chicles, eletrodomésticos, música, festas (muitas festas) e mexem profundamente com a economia e cotidiano local. A participação de Natal no episódio está registrada em fotos e em alguns poucos livros e filmes. Na cidade, até existem vestígios da presença dos soldados americanos, mas para achar é preciso consultar bibliografia sobre o assunto e procurar pesquisadores, pois em nenhum dos locais tem qualquer informa-

FOTOS: ARQUIVO FUNDAÇÃO RAMPA

ERA UMA VEZ EM NATAL...

10

O combate na América ficou restrito ao Oceano Atlântico; enquanto estavam em terra e distantes da África, em Natal os americanos passavam o tempo das mais variadas maneiras. Uma delas era jogando baseball.

Parnamirim Field era dividida em duas bases, uma americana e outra brasileira. A foto mostra uma aeronave no lado brasileiro, onde atualmente existe o setor Oeste da Base Aérea de Natal.

Maio de 2011


Por Itaércio Porpino fomos em alguns locais atrás de vestígios. Veja o que encontramos. ção. Há algum tempo, a Fundação Rampa (Frampa) - entidade cultural fundada dez anos atrás com a missão de pesquisar, preservar e difundir a história da aviação no Rio Grande do Norte - vem conversando com o Governo do Estado sobre a importância de se construir um museu para mostrar aos natalenses e turistas essa história. Acervo existe, e também o local: seria A Rampa, conjunto de edificações construídas entre as décadas de 30 e 40 às margens do rio Potengi e que ganhou notorieadade no início dos anos 40, quando os primeiros hidroaviões começaram a utilizar o local como base militar. Mas é necessário recuperar toda a estrutura. E se o museu vier a se concretizar, já vai ter mais um documento importante para receber: o filme “Natal, encruzilhada do mundo”. O documentário, feito pela Frampa a partir de depoimentos de pessoas que viveram a época, será exibido agora em maio.

No auge, Parnamirim Field tinha um movimento intenso, com pousos e decolagens a cada minuto. A base era uma verdadeira cidade, com teatro, cinema e mercado, além das instalações militares, somando 15 mil pessoas trabalhando ou transitando. ww w . s ol t ona c i d a d e . c o m . b r

Apesar de não existir combate no continente americano, Natal vivia em clima de guerra e sempre surgiam boatos sobre espionagem e prisões. A foto mostra dois alemães sobreviventes do submarino U-164 sendo escoltados.

11


Nossa Capa Encruzilhada do Mundo Natal teve uma importância tão grande para a aviação no início do século 20 - mais notadamente na 2ª Guerra - que Frederico Nicolau, um paulistano apaixonado por aviões, trocou em 2008 São José do Rio Preto pela capital potiguar só para ficar perto dessa história e conhecê-la melhor. Ele queria ir a lugares como a Rampa e a Base Aérea, que tinha visto apenas em fotos, e entrevistar pessoas “de idade” para saber como foi o período em que os soldados americanos estiveram em Natal. Uma vez instalado na capital potiguar, Nicolau foi decisivo para tirar a Fundação Rampa da inatividade e botar pra frente importantes pesquisas e projetos junto com os outros membros.

UM BAR-MUSEU NA RIBEIRA Pra não dizer que não existe um lugar em Natal ligado à guerra em que essa história esteja visível, o casarão de nº 184 da Rua Câmara Cascudo abriu recentemente as portas para o público como o Consulado Bar. O estabelecimento incorpora toda a importância histórica do local, construído pelo imigrante italiano Guglielmo Lettieri, que após ter sido nomeado cônsul da Itália no RN, em 1938, acabou preso acusado de espionagem nazista. A arquitetura antiga do casarão foi toda mantida, inclusive um de seus pisos formado por ladrilhos com a cruz suástica, símbolo do nazismo. Imagens da época da guerra decoram as paredes do bar. Conheça outros locais em Natal ligados à Segunda Guerra. Catedral Metropolitana - antes da construção, o local abrigou a Praça Pio X, onde existia também um abrigo antiaéreo da cidade.

Militares no Grande Hotel nos anos 40 (direita) e prédio hoje (esquerda).

12

Base Naval de Natal - alguns prédios às margens do rio Potengi são remanescentes da base de hidroaviões da Air France. O hangar original existe e foi transformado em oficina. 17º Grupamento de Artilharia de Campanha - lá dentro, na margem do rio Potengi, estão os destroços da rampa de concreto que dava acesso à rampa alemã, base da Lufthansa e Sindicato Condor no Brasil. Grande Hotel - Hoje órgão da Justiça, no passado foi o principal ponto de hospedagem da cidade, tendo recebido visitantes famosos, como atores da Hollywood da década de 40.

FOTO: ARQUIVO FUNDAÇÃO RAMPA

O vídeodocumentário que a Frampa lança dia 5 de maio, às 18h, na Assembleia Legislativa, conta um pouco da história da aviação relacionada ao desenvolvimento da capital potiguar ao longo do século 20. O filme, que começou a ser feito em 2009, tem como principais estrelas idosos que viveram aquela época. O pesquisador Frederico Nicolau conta que foram ouvidas mais de 30 pessoas e gravadas 30 horas de depoimentos. Após a edição, o documentário ficou com 1h e 15 minutos de duração.

Maio de 2011


FIQUE POR DENTRO Na pequena bibliografia existente sobre o assunto, o livro “Chiclete eu misturo com banana - Carnaval e cotidiano de guerra em Natal” (Editora Universitária, 2005) se destaca por revelar uma faceta daquele período pouco divulgada. Tese de doutorado da professora do Departamento de História da UFRN Flávia de Sá Pedreira, o trabalho mostra os impactos negativos do desembarque em massa de soldados e oficiais americanos em Natal. Segundo o livro, a consequência imediata foi o desencadeamento de uma tremenda crise de abastecimento, acompanhada pelo aumento absurdo dos preços. E a relação dos natalenses com os estrangeiros não foi tão amistosa assim como dizem. Vale a pena ler. Veja outras fontes de consulta para saber mais sobre o que aconteceu em Natal na Segunda Guerra. História da Aviação no Rio Grande do Norte Trabalho pioneiro sobre o tema. De autoria do professor Paulo Viveiros, o livro foi publicado em 1974 pela Editora da UFRN e reeditado em 2008. Trampolim para a Vitória - Livro do norte-americano Clyde Smith Junior, professor do Departamento de História da UFRN, fala sobre a importância de Natal durante a 2ª Guerra. Os Americanos em Natal - O livro reúne crônicas sobre Natal na 2ª Guerra escritas pelo pesquisador Lenine Pinto, que era adolescente nos primeiros anos da década de 40 e foi testemunha daquele período. Contribuição Norte-Americana à Vida Natalense Professor de português dos norte-americanos na base de Parnamirim, Protásio Pinheiro de Melo descreve no livro, de 1993, os anos da guerra e a influência dos americanos nos costumes do natalense.

Imagem sobre imagem - A Segunda Guerra em Natal - Dirigido pela professora da UFRN Josimey Costa, vídeodocumentário remonta o período da 2ª Guerra em Natal ao mesmo tempo em que analisa as influências desse momento histórico na população local. For All - Trampolim da Vitória Em 1997, Carlos Lacerda e Buzza Ferraz mostraram no cinema a convivência de brasileiros com soldados americanos na base de Parnamirim Field. No elenco José Wilker, Betty Faria e Edson Celulari. Site da Fundação Rampa www.fundacaorampa.com.br Página bilíngue (português-inglês) reúne rico conteúdo sobre a aviação e a 2ª Guerra em Natal (fotos históricas, artigos, vídeos, bibliografia, entre outros materiais).

FOTO: JAECI

Aviação e Segunda Guerra - Fascículo 11 da coleção História do Rio Grande do Norte, publicado pelo jornal Tribuna do Norte. Pode ser consultado na internet.

O Brasil e a Segunda Guerra Mundial - Lançado em 2010 pela UFRJ, o livro apresenta em 32 capítulos as pesquisas mais recentes publicadas (com documentação inédita e ou debates teóricos originais) sobre o Brasil e a 2ª Guerra.

ww w . s ol t ona c i d a d e . c o m . b r

13


CRÍTICA

O Rio é o bicho! Por Milena Azevedo

O trailer de Rio (2011) já vinha criando expectativas em crianças e adultos do mundo todo desde que foi divulgado na internet, quase um ano atrás. Projeto que teve longa pré-produção, pois era a menina dos olhos do animador brasileiro Carlos Saldanha, Rio foi planejado, executado e divulgado com profissionalismo exemplar, com direito, inclusive, a visita do diretor e dos dubladores originais ao Rio de Janeiro para o lançamento oficial no Brasil, ocorrido uma semana antes da estreia nos Estados Unidos. Rio é o terceiro longa-metragem de animação de Carlos Saldanha (e o primeiro no formato 3D), e conta a história de Blu, uma arara azul macho que ainda filhote é raptada e contrabandeada para uma pequena cidade do

Estado de Minnesota, nos Estados Unidos. Achado por Linda, Blu é criado por ela e torna-se seu grande amigo durante 15 anos. Descoberto pelo Dr. Túlio, um biólogo brasileiro apaixonado por aves, é levado ao Rio para acasalar com Jade, uma arara azul fêmea, visando salvar a espécie da extinção. O que eles não sabiam é que os contrabandistas iriam atacar novamente, unindo Blu e Jade de forma mesquinha.

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Cine & Vídeo

Na jornada em busca da liberdade, Blu e Jade encontram vários amigos, e Blu, que é domesticado e desconhece o seu habitat natural, aprenderá a ser uma arara de verdade e a dar seu primeiro voo, ainda que os truques ensinados por Linda sejam de grande valia; fazendo ver que instinto e razão, unidos, são armas preciosas. Embora faça grande apologia às belezas naturais do Rio de Janeiro e apresente os cariocas de forma um tanto quanto clichê, Rio é uma animação acima da média, bastante colorida, com personagens cativantes, ótimas tiradas cômicas e perfeitas sequências de ação. Outro ponto forte de Rio foi ter mostrado os contrabandistas de animais como antagonistas do início ao fim, expondo a forma desumana como eles lidam com os animais no cativeiro, maltratando e traumatizando demais os bichinhos. Por mais que trailers sejam montados para induzir as pessoas a ir ao cinema, o de Rio não é fomentador de expectativas vãs.

RIO (2011 - EUA) ANIMAÇÃO LIVRE 96 MIN.

14

Maio de 2011


TOMADA UM VIRADA CINEMATOGRÁFICA O projeto promove dia 21, no Cinemark, a sua 5ª edição. Até o fechamento do guia os filmes ainda não haviam sido definidos, mas os organizadores deram uma pista. Dois deles serão escolhidos de uma lista de sete: “O primeiro que disse”, “Tetro”, “127 horas”, “Machete”, “Feliz que minha mãe esteja viva”, “Inverno da alma” (foto) e “O ciúme mora ao lado”. Façam suas apostas. O terceiro longa-metragem será revelado somente na hora. Início: 23h. Ingressos à venda na Livraria Siciliano do Midway Mall. Informações: 3222 4722. Leia também sobre a festa Pré-Virada na página 34.

CINECLUBE EM FESTA A programação de maio do Cineclube Natal é especial. Neste mês a instituição comemora seis anos de atividades. Olha o que vem por aí: Projeto Cinéphilie (2 e 5, na Aliança Francesa), Cineclube Natal Visita (dia 8, no Jazzy Rocks), V Semana do Filme Cult (17 a 22, no Teatro de Cultura Popular) e Cine Assembleia (dia 26, na Assembleia Legislativa). Confira a lista de filmes em nossa agenda. A comédia “Eleição” (EUA, 1999) é um dos destaques. Informações: 8899 1211 / 9649 1214 | www.cineclubenatal.blogspot.com

ww w . s ol t ona c i d a d e . c o m . b r

15


Espetáculos DEBACOABETE

VIVOS DE MORRER O espetáculo, mais novo trabalho do Grupo Persona de Teatro Espírita, será apresentado dia 7 de maio, às 20h, no Teatro Alberto Maranhão. Escrito a partir de exercícios de criação e improvisação do próprio grupo, “Vivos de morrer” leva ao palco, de forma leve e divertida, a história de dois espíritos, João Antônio e Judite, que após retornarem ao mundo espiritual passam por situações que lhes mantêm ligados ao mundo material. Informações: 9405 2806.

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Escrita por César Amorim em 1993, a comédia volta à cena numa montagem do Grupo Ditirambo de Teatro. Em cartaz na Casa da Ribeira todos os sábados e domingos de maio (às 21h e 20h, respectivamente), exceto dia 1º. “Debacoabete” conta a história do teatro. Começa por Baco, o deus do Vinho, e chega até Bete, uma atriz de uma peça qualquer da atualidade, passando pelos grandes clássicos, como Medeia, Jasão, Penélope, Ulisses, e também pelo período em que a Igreja proibiu o fazer teatral por 400 anos. Ingressos R$ 30 e R$ 15 (meia), à venda na Siciliano do Midway Mall. Informações: 3211 7710.

OS FOFOS Os humoristas cearenses Bisteca (Everardo Muniz) e Butuca (Didi Marques) apresentam no dia 13 de maio, às 20h, na Casa da Ribeira, o show “Os Fofos”. A dupla promete levar o público às gargalhadas com piadas e alguns de seus personagens cômicos, como Débora Shinayder e Gorete Pitú, além das imitações de Fafá de Belém, Michael Jackson, Roberto Carlos e outras celebridades. Entrada: R$ 30 e R$15 (estudante, idoso e antecipada). Informações: 9194 2200.

16

Maio de 2011


Espetáculos A GAIOLA DAS LOUCAS Miguel Falabella e Sandro Cristopher protagonizam a comédia musical baseada no texto do francês Jean Poiret. A peça, que fica em cartaz no Teatro Riachuelo nos dias 13, 14 (21h) e 15 (20h), conta a história do casal Georges (Falabella), dono do cabaré Gaiola das Loucas, e Albin (Cristopher), transformista que é a “vedete” do lugar. Os dois têm uma relação feliz e assumida, até o momento em que o filho de Georges, fruto de uma relação do passado, decide se casar com a herdeira de um político conservador. No dia em que os pais da moça resolvem promover um encontro em família, Georges e Albin têm que voltar pro “armário” e fazer papel de machões. Todas as situações cômicas do espetáculo giram em torno desse encontro. Ingressos a R$ 100 e R$ 120. Informações: 4008 3705 | www. teatroriachuelo.com.br

Angela Vieira, Izabella Bicalho, Rafael Sieg e Tonico Pereira estrelam esse melodrama tragicômico que os natalenses terão a oportunidade de ver no Teatro Alberto Maranhão nos dias 13, 14 e 15 de maio. A história gira em torno de Jorgina, uma mulher de meia idade que vive com o marido e a filha num pequeno apartamento em um bairro de classe média de uma cidade qualquer. Mulher extravagante e ácida, repleta de certezas a respeito de tudo que a cerca, ela suspeita que seu vizinho seja um assassino matador de santas. A peça começa às 21h nos dois primeiros dias e às 20h no domingo. A entrada custa R$ 70 e R$ 35 (meia), à venda na Ótica Diniz do Midway Mall (3133 2512).

FOTOS: DIVULGAÇÃO

O MATADOR DE SANTAS

AONDE ESTÁ VOCÊ AGORA? O amor fraterno, os sonhos e a inocência da juventude são alguns dos temas abordados na peça, que será apresentada no Teatro Riachuelo no dia 28, às 20h. Inspirada na música “Vento no Litoral”, do Legião Urbana, a montagem conta a história de Pedro e Gabriel (Rafael Zulu e Thiago Gagliasso), dois meninos que constroem uma sólida amizade, apesar das diferenças sociais, e que se separam na juventude, mantendo contato apenas através de pensamentos, lembranças e um Livro da Sorte. Entrada: balcão nobre - R$ 70 e R$ 35 (meia) / plateia, frisa e camarote - R$ 80 e R$ 40 (meia).

18

Maio de 2011


Espetáculos GESTO, CASCUDO O espetáculo será apresentado de graça, às 20h do dia 1º de maio, na Casa da Ribeira, como uma das atrações do Circuito Cultural Ribeira. A peça traz o pensamento e os sentimentos de Luis da Câmara Cascudo sobre o tempo, o gesto e a vida provinciana em Natal. “Gesto, Cascudo” segue a linha das montagens teatrais contemporâneas, ou seja, é um trabalho não linear, com mistura de linguagens cênicas. O grupo Casa da Ribeira lança mão desses recursos para recontar histórias que se passam na memória de um homem de um bom-humor ímpar e que revive sua infância construída a partir da solidão, da curiosidade e do sonho. Informações: 3211 7710 | www.casadaribeira.com.br

FOTOS: DIVULGAÇÃO

COMÉDIA EM PÉ Cláudio Torres Gonzaga, Fábio Porchat, Murilo Couto, Léo Lins e Paulo Carvalho – cinco sujeitos engraçados e com cara-de-pau suficiente para encarar a plateia sem maquiagem e figurino – apresentam no TAM, no dia 1º de maio, às 18h30, o espetáculo “Comédia em Pé”. Os cinco atuam de pé, diante do público, na companhia apenas do microfone e do texto, escrito por eles mesmos e que explora os aspectos mais inusitados e, claro, engraçados da vida - aquelas situações pelas quais todo mundo passa, só que filtradas por um olhar muito bem humorado. Os ingressos estão sendo vendidos na bilheteria do TAM (3222 3669) e na Loja Elementais do Midway Mall (3213 2934) por R$ 60 e R$ 30 (meia e Clube do Solto).

CELTIC LEGENDS Celebrando os dez anos de sua criação, o grupo de música e dança tradicionais da Irlanda chega ao Brasil em maio para uma turnê pelas principais capitais do país. Em Natal, a apresentação será dia 6, às 21h, no Teatro Riachuelo. O Celtic Legends tem viajado pelo mundo com uma trupe de seis músicos e 14 bailarinos que mostram a tradição da Irlanda em um show de virtuosismo e técnica. O preço da entrada varia de R$ 80/40 (meia) a R$ 120/60 (meia). Informações: 4008 3705 | www.teatroriachuelo.com.br

20

Maio de 2011


FOTOS: DIVULGAÇÃO

Espetáculos

A BELA E A FERA - O MUSICAL Dez toneladas de equipamentos, 180 figurinos e um elenco com 22 atores que dão vida a 40 personagens. Tudo é grandioso no musical “A Bela e a Fera”, superprodução que o natalense terá a chance de assistir nos dias 21 e 22, às 17h, no Teatro Riachuelo. Inspirado na obra original, do século 18, em musicais da Broadway e no filme de Jean Cocteau, o espetáculo tem direção do italiano Bylli Bond, que há mais de 30 anos vive no Brasil e é considerado “o mestre” dos musicais. A peça utiliza recursos de cinema 3D, efeitos especiais e de luz, cenários giratórios controlados por computador que mudam no decorrer do espetáculo e técnicas de ilusionismo, levitação e mágica. Entrada: R$100 e R$ 50 (meia). Informações: 4008 3705.

A DAMA E O VAGABUNDO Dog, um esperto e malandro cão de rua, é capaz de tudo para ficar junto de sua amada, a cadelinha Lady, uma Cocker Spaniel de pedigree criada com todo o requinte e sofisticação por sua rica e importante família, que é contra o relacionamento. A história de amor proibido entre a cadela da alta aristocracia canina e o cachorro vira-latas será encenada no Teatro Alberto Maranhão no dia 8 de maio, às 17h. A montagem é da Danúbio Azul Cia. de Teatro. Entrada: R$ 30 e R$ 15 (meia). Informações: 9405 2806. FOTOS: DIVULGAÇÃO

BIA BEDRAN No dia 22 de maio, às 17h, as cortinas do TAM serão abertas para o show “Cabeça de Vento”, que faz um passeio pelo universo sonoro e lúdico criado por Bia Bedran. No show, bonecos e adereços entremeiam as histórias e os diversos números musicais preparados pela cantora, compositora, escritora e contadora de histórias. O repertório inclui os sucessos já conhecidos do grande público de Bia, como “Dona Árvore”, “Videotinha” e “As caveiras”, e outras canções escolhidas entre todo o seu trabalho reunido em oito CDs. Entrada: R$ 30 e R$15 (meia). Informações: 3645 057 / 9405 2806

22

Maio de 2011


Espetáculos CASTELO DE LENÇÓIS Voltado ao público infantil, o novo projeto da atriz Quitéria Kelly fará sua estreia no Circuito Cultural Ribeira, dia 1º de maio. A apresentação será na Casa da Ribeira, às 17h, com entrada gratuita. “Castelo de Lençóis” é uma celebração à fantasia e imaginação. Uma mãe, enfeitiçada pela magia da Cidade dos Reis Magos, sente um desejo incontrolável de brincar no quarto da filha. É quando a Magia dos Reis acontece e tudo no quarto se transforma: o lençol vira castelo, luvas viram personagens, tecidos ganham formas e assim ela inicia a narração de três contos sobre reis bem atrapalhados. Informações: 3211 7710.

FOTOS: DIVULGAÇÃO

O CAPITÃO E A SEREIA A peça, em cartaz no Barracão Clowns nos dias 7, 8, 14 e 15 de maio, às 19h, narra a saga de Marinho, sertanejo que cresce encantado com as histórias e canções que ouve sobre o mar. Ele desenvolve, então, uma exímia habilidade em contar histórias sobre o tema e forma uma trupe mambembe que sai pelo sertão a encantar as pessoas com seus contos. Certo dia, Marinho se cansa dessa vida e abandona o grupo para, finalmente, conhecer o mar - história que os Clowns de Shakespeare contam de forma lúdica e nada convencional. Entrada: R$ 20 e R$ 10 (meia). Informações: 3221 1816.

FLÚVIO E O MAR O espetáculo infanto-juvenil do Coletivo Atores à Deriva volta à Casa da Ribeira nos dias 22 e 29, às 17h. A peça conta as aventuras do menino Flúvio em busca do mar. No caminho, ele se depara com alguns personagens pitorescos que o alertam sobre suas escolhas. Finalmente, após uma tempestade, Flúvio encontra o que tanto queria, mas o que vê não é nada do que imaginava. O mar se transformou num lixão, consequência de escolhas mal feitas por pessoas do mundo todo. Entrada: 1º lote - R$ 12 e R$ 6 (meia), 2º lote - R$ 14 e R$ 7 (meia), 3º lote - R$ 16 e R$ 8 (meia). Informações: 3211 7710.

24

Maio de 2011


Música Bossa & Jazz Convida

A terceira edição do projeto será dia 1º e terá as seguintes atrações musicais: Hossegor, Seuzé, Camarones Orquestra Guitarrística, Talma & Gadelha, Acord (BA) e Comando Etílico (DoSol), Orquestra Boca Seca e Diogo Guanabara (Central Ribeira), Rosa de Pedra e MC Priguissa (Armazém Hall), Eterno Aprendiz (Consulado Bar) e Macaco Veio (Buraco da Catita). A programação começa às 16h. Entrada gratuita. Informações: 3211 7710 | www.circuitoculturalribeira.com.br

O projeto, mais novo rebento do Fest Bossa & Jazz , será realizado dia 6 de maio, às 20h, na praça de Mirassol (árvore de natal). A atração nacional é o baiano Armandinho Macedo, considerado um dos maiores instrumentistas brasileiros, mestre do bandolim e da “guitarra baiana”. Os músicos Jubileu Filho e Zé Hilton completam a programação. Entrada gratuita. Informações: 9942 9990 / 8833 4343.

FOTO: FELIPE OLIVEIRA

CIRCUITO RIBEIRA CULTURAL

FORRÓ DO POTE Se você gosta de forró pé-de-serra é bom anotar na agenda: dia 7 de maio o espaço, que fica no Vale do Pium, município de Nísia Floresta, recebe o cantor, compositor e sanfoneiro Dorgival Dantas, Amazan (lançando novo CD) & Forró Ôta Banda. Ingressos antecipados na Casa do Fiat e Tábua de Carne. Início: 22h. Informações: 3081 3163 / 3620 5262 | www. forrodopote.com.br

26

De 3 a 7 de maio Natal sediará a 17ª Edição do Festival Nacional de Trombonistas, que reunirá músicos de vários Estados e também de outros países. Destaque para o trombonista Raul de Souza (foto). A programação terá concertos gratuitos, às 20h, na Escola de Música da UFRN, e shows, às 22h, no Buraco da Catita. A abertura (3) será no anfiteatro da UFRN, às 20h, com apresentação do grupo potiguar “Boca no Trombone” e trombonistas do RN, PE e PB. Informações: 9999 8488 / 3215 3612.

FOTO: DIVULGAÇÃO

FOTO: YAHAMA MUSICAL DO BRASIL

A CAPITAL DO TROMBONE

Maio de 2011


Música BEIJO BANDIDO

FOTO: DIVULGAÇÃO

FOTO: ROGÉRIO MESQUITA

Nos dias 7 (21h) e 8 (20h) de maio Ney Matogrosso desembarca com a turnê “Beijo Bandido”, no Teatro Riachuelo. Neste novo trabalho o cantor reedita composições de autores consagrados, como Vinícius de Moraes (“Medo de Amar”), Chico Buarque e Edu Lobo (“A Bela e a Fera”), Roberto e Erasmo (“À distância”) e Herivelto Martins (“Segredo”). Ingressos: R$ 160 (inteira) e R$ 80 (meia), na La Femme do Midway Mall (3646 3292) e Arban Gentille (3222 0590). Informações: 4008 3705 | www.teatroriachuelo.com.br

SERMÃE O cantor e compositor Esso apresenta o show, em homenagem ao Dia das Mães, dia 8 de maio, no Teatro de Cultura Popular. No repertório, composições autorais no qual a figura materna é a temática principal, além de releituras para músicas de Roberto Carlos, Adoniran Barbosa, Luiz Gonzaga e Peninha. Início: 17h. Entrada: R$10. Informações: 9606 1926 | www. sitiodoesso.com

DJAVAN NA “ÁRIA”

FOTO: CHRISTIAN GAUL

Dia 18 de maio, às 21h, Djavan sobe no palco do Teatro Riachuelo para apresentar as músicas do seu novo álbum, “Ária”. Em 34 anos de carreira, esse é o primeiro disco em que o cantor interpreta exlusivamente canções de outros compositores. Entraram na seleção “Brigas nunca mais”, “Valsa Brasileira”, “Disfarça e Chora”, “Fly me to the moon” e outras pérolas da MPB e da música internacional. Ingressos (frontstage): R$ 140 (inteira) e R$ 70 (meia). Informações: 4008 3705 | www.teatroriachuelo.com.br FOTO: DIVULGAÇÃO

PIANO E VOZ Dia 26 de maio Fafá de Belém traz para o Teatro Riachuelo o show “Piano e Voz”, em comemoração aos seus 35 anos de carreira. No palco, a cantora relembra seus maiores sucessos, entre os quais estão “Foi assim”, “Coração do Agreste”, “Bilhete”, “Memórias”, “Ave Maria” e “Abandonada”. O show de abertura fica por conta da cantora potiguar Dodora Cardoso. Início: 21h. Ingressos: R$100 (inteira) e R$ 50 (meia) na Ótica Diniz do Midway Mall. Informações: 3133 2512 / 4008 3705 | www.teatroriachuelo.com.br

28

Maio de 2011


Alto de Um lugar em Natal onde a diversão é garantida todas as noites é o Alto de Ponta Negra, aquela região cheia de lojas, bares e restaurantes com decoração rústica a que muitos ainda se referem como a Rua do Salsa por causa de um dos estabelecimentos que um dia funcionou ali. “Quando Natal está deserta, o Alto de Ponta Negra está funcionando”, diz o jornalista, empresário e presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no RN (Abrasel/RN), Max Fonseca. Ele aposta no lugar desde 2003, quando abriu o Galo do Alto. “Foi na época em que a Taverna Pub começou a bombar nas quartas-feiras que outros empresários viram o potencial da região, trazendo novos bares e criando o Alto de Ponta Negra”. E se todo o movimento que existe hoje na localidade começou com o Pub que divide o castelo medieval com o Lua Cheia Hostel, nada mais justo do que iniciar por lá nosso rolé. Vamos?

Taverna Pub O pub mais antigo de Natal é também o mais animado, com festas temáticas toda semana. Bandas ao vivo nas noites de segunda a sábado. Rua Doutor Manoel A. B. de Araújo, 500. Tel. 3236 3696 | www.tavernapub.com.br

Galo do Alto Especializado em frutos do mar, é um verdadeiro camarote para assistir à movimentação no local, apreciando o melhor chopp da Brahma. Abre diariamente a partir das 18h. Rua Dr. Manoel A. B. de Araújo, 142. Tel. 3236 2330 - www.galodoalto.com.br

Cipó Brasil As mãos dos donos Maurício Manzano e Alexandre Rodrigues fazem a massa da melhor pizza e dos crepes mais saborosos de Natal. Abre todos os dias às 18h. Rua Aristides Porpino Filho, 3111. Tel. 3219 5227 www.cipobrasil.com.br


O happy hour de famílias, casais e grupos de amigos tem o sabor de batatas recheadas e da picanha, famosa entre os frequentadores. Abre todos os dias das 17h a 0h.

INFORME PUBLICITÁRIO

O Frigideira

Rua Dr Manoel Augusto B. de Araújo, 130B | Tel. 3236 4533.

Rastapé Em Natal, você sabe como é: de dia é sol na cabeça e à noite é forró no pé. No Rastapé é festa na certa, com cinco bares espalhados por três ambientes climatizados. Abre quartas, sextas e sábados às 22h.

Rua Aristides Porpino Filho, 2198. Tel. 3219 0181 | www.rastapenatal.com.br

Casa de Taipa São 44 tipos de saborosas tapiocas servidas em um ambiente lindo, charmoso e aconchegante. Receitas da mais popular e saborosa cozinha nordestina Abre diariamente das 17h a 0h. Rua Dr. Manoel Augusto B. Araújo, 130 Tel. 3219 5798.

Alma Brasileira É como viajar pela arte e artesanato do Brasil. Os proprietários Maurício e Dúnia apresentam um acervo com as melhores obras de artistas populares do país. Abre de segunda a sábado das 12h a 0h. Rua Senador Teotônio Vilela, 1111. Tel. 3219 3174.

Margarida Brasil O que chama a atenção são as bolsas, os acessórios exclusivos e a sofisticação dos produtos artesanais. Peças de Cris Ribeiro, Ranata Bonato e Legaspari. Abre de segunda a sábado das 18h a 0h. Rua Dr. Manoel A. B. de Araújo, 130. Tel. 3219 5798.

31


Música MÚSICA DE BRINQUEDO

FOTO: EDU MORAES

O Pato Fu não para de inovar (e de se permitir). Dia 29 de maio a banda mineira traz para o Teatro Riachuelo a divertida turnê “Música de Brinquedo”. O quinteto apresenta clássicos da MPB e sucessos internacionais utilizando apenas instrumentos de brinquedo. O show vai contar com a participação dos bonecos da premiada companhia Giramundo. Início: 20h. Ingressos: R$ 80 (inteira) R$ 40 (meia). Informações: 4008 3705 | www.teatroriachuelo.com.br FOTO: DIVULGAÇÃO

O evento será realizado de 27 de maio a 1º de junho, na Escola de Música da UFRN. A programação terá concerto com Orquestra Sinfônica da EMUFRN (28), Masterclass sobre “Partita” de Lutoslawski (30), recital de música de câmara do século XX (31) e recital de sonatas do século XIX (1º). Destaque para a violinista alemã Annette-Barbara Vogel. Início: 19h. Entrada franca. Informações: 3215 3612 / 3605 | www.musica.ufrn.br

32

De volta da turnê pelo Nordeste, a banda Seu Zé prepara o lançamento do novo site. A festa será dia 28, às 21h, no Botequim Tá na Hora (Ponta Negra). No repertório, músicas do álbum “A comédia humana” e também releituras de grandes nomes da música brasileira. Informações: 2010 0034 / 9125 6870 | www.botequimtanahora. com.br

MATANZA A banda carioca lança dia 29 de maio, às 17h, no Armazém Hall, o álbum “Odiosa Natureza Humana”. O quarteto, formado por Jonas, Donida, Jimmy e China, promete matar a saudade dos fãs com a mistura certeira e explosiva de country, rock e hardcore. Participação das bandas Deadly Fate (RN) e Rock Rocket (SP). Ingressos antecipados por R$20 na Pedrassoli Turismo e Gringo´s Bar. Informações: 3082 8652.

FOTO: RAFAEL KENT

SEMANA DO VIOLINO

FOTO: DIVULGAÇÃO

FOTO: LARISSA MARINHO

SEU ZÉ NA REDE

Maio de 2011


Festas & Baladas

FOTOS: DIVULGAÇÃO

VOGUE Dias 6 e 7 de maio a pista da Vogue vai ferver. A programação da sexta terá os sets do carioca Felipe Lira (foto), considerado um dos mellhores DJ´s da cena eletrônica nacional. Também se apresentam Mônica Jucá e banda, Forró pra Sakudir e DJ França. No sábado, o palco é de Rebeka Martins (PE), banda Grafith e dos DJ´s França e Electra (PE). Informações: 3223 4228 / 3207 4745 | www. voguenatal.com.br FOTO: LEÃO LEIBOVICH

FOTOS: DIVULGAÇÃO

CLUBE DO BLUES O guitarrista, cantor e compositor carioca Big Gilson é a próxima atração do projeto. Dias 12 e 13 de maio, às 22h, ele se apresenta na Taverna Pub. Participação da banda potiguar The Blue Mountain. Dia 14 o músico, conhecido pela técnica e domínio do instrumento, realizará workshop no Tibério Eventos. Ingressos: Pedrassoli Turismo (3082 8652) e Hostel Lua Cheia (3236 3696). Informações: 9117 1757.

7 SENSATIONS WHITE PARTY A festa reunirá no dia 13 de maio, às 23h, no Chaplin Hall, os melhores DJ´s do Nordeste. As pick-ups serão comandadas por Aby, Felipe Cam, Eudes, Lazaro Braces, Gpoker, Marcelo Novotny (PB), Magno (PE), Roberta Twiggy (CE), Junior Duque (PE) e Matheus Veláz/BA (foto). Ingressos na Geladeira Tem (Natal Shopping) e Chilli Beans (Midway Mall). Informações: 3620 6252.

FOTO: CANINDÉ SOARES

TODOS OS RITMOS

34

O Central Ribeira Botequim promove no dia 21 de maio uma grande festa em comemoração ao dia mundial da diversidade cultural. A programação começa com feijoada beneficente e shows de Pedrinho Mendes/MPB (foto) e Linha de Passe (samba), a partir das 14h. O som continua com DJ Magão, 20h, Alan Negão (reggae), às 21h30, e Sonzera Band (rock), às 23h30. Informações: 3201 3121 | www.centralribeira. com.br

Maio de 2011


Festas & Baladas ANIVERSÁRIO DO FEITIÇO

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Neste mês o Feitiço completa 12 anos. A casa caprichou na programação de aniversário. Serão dois dias de festa. A comemoração começa dia 14, às 21h, com shows das bandas Butuka (PE) e Circuito Musical e DJ´s Toscano, Eddy e Zone. O som vai até o amanhecer. No dia 15, a partir das 17h, se apresentam as bandas Pura Tentação e Magia e os DJ´s Paulino Chacon, Gabriel e Aby. Katreva Decupuar subirá ao palco nos dois dias do evento. Informações: 3236 2336 / 8811 4904 | www.feiticonatal.com.br

PÉ DE SERRA NA CENTRAL O Central Ribeira Botequim começa o mês com novidade na programação. Todas as quintas-feiras, às 21h, a casa abrirá espaço para o bom e velho forró pé-de-serra. A banda Forró na Manha se apresenta dias 5, 12 e 26. No repertório, composições autorais e releituras de Luiz Gonzaga, Elino Julião, Jackson do Pandeiro e outros mestres do gênero. Pedro Luccas é a atração do dia 19. Couvert: R$5. Informações: 3201 3121 | www.centralribeira.com.br

FOTO: IAGO MEDEIROS

FESTA PRÉ VIRADA

36

A Virada Cinematográfica de Natal já é um sucesso. A novidade é que agora os organizadores, em parceria com o Central Ribeira Botequim, irão promover uma festa dia 20 de maio. Participação das bandas Underneath Your Dreams (foto), Sunday Record e Driveout e do DJ Miiichs. Quem comprar o ingresso pra Virada ganha uma pulseira que dá acesso ao bar. Início: 23h. Entrada: R$10. Informações: 3201 3121 | www.centralribeira.com.br

Veja mais na Agenda Cultural (páginas 40 a 49).

Maio de 2011


Letras & Artes

FOTO: CANINDÉ SOARES

CIRCUITO RIBEIRA Muito mais coisas - além de música e teatro - esperam por quem atender ao terceiro chamado do Circuito Cultural Ribeira, no domingo (1º de maio). Uma das atrações é o ateliê do artista plástico Flávio Freitas (primeiro andar do prédio na esquina da av. Duque de Caxias com a Travessa José Alexandre Garcia). O espaço vai estar aberto à visitação das 16h às 21h. O charmoso e retrô Nalva Melo Café Salão, no andar térreo do Edifício Bila, também na av. Duque de Caxias, participa pela primeira vez do Circuito com bazar e mercado das pulgas, abertos das 16h às 21h. E o Centro Cultural do Sol, na rua Chile, abre às 15h seu bazar de CDs, DVDs e camisetas. Programação completa no site www.circuitoculturalribeira.com.br

FOTOS: DIVULGAÇÃO

GRANDES ESCRITORES Bartolomeu Campos de Queirós vem a Natal para uma palestra no dia 12 de maio, às 20h, no auditório da Biblioteca Central Zila Mamede - UFRN. A vinda dele está sendo viabilizada pelo Programa ALE Grandes Escritores, que tem promovido a leitura em diversas cidades brasileiras por meio de palestras gratuitas de renomados autores. O mineiro Bartolomeu Campos de Queirós é um dos grandes nomes da literatura infanto-juvenil no Brasil, com mais de 40 livros publicados e vários prêmios literários. Inf. 3215 3582 / 3215 3581.

CONTOS O escritor mineiro Sérgio Fantini vem a Natal para lançar o livro “Silas”, que está saindo pela editora potiguar Jovens Escribas. O lançamento será no dia 16 de maio, às 20h, no Gringo’s Bar (Ponta Negra, por trás do Camarões antigo). A publicação marca os 50 anos do autor e também os 20 anos da novela “Diz xis”, que o revelou para o cenário literário brasileiro. Sérgio Fantini, contista que despontou nos anos 80 junto a nomes como Luiz Roberto Guedes, Marçal Aquino e Jeter Neves, é o primeiro autor de expressão nacional lançado pelos Jovens Escribas. Mais informações: www.jovensescribas.com.br

CULTURA POTIGUAR De 3 de maio a 3 de setembro, a Secretaria Extraordinária de Cultura recebe inscrições para o edital que selecionará novos títulos a serem publicados em 2012 pela Coleção Cultura Potiguar. As obras precisam contribuir para o registro histórico das origens potiguares e também para o desenvolvimento de novas linguagens culturais. A Secretaria pretende publicar, além de livros, cordéis, ensaios antropológicos inéditos de autores consagrados e até quadrinhos. Mais informações: 3232 5304.

40

Maio de 2011


Cursos & Mais DIÁLOGOS CRIATIVOS O primeiro encontro de maio, dia 11, debaterá os dois principais fenômenos que fizeram emergir o massacre no colégio Tássio da Silveira, em Realengo, Rio de Janeiro: o bullying nas escolas e a extrema facilidade de acesso a armas de fogo no Brasil. O outro encontro do mês - “Música Brasileira e Hispano-Americana: Diálogos e Miscigenações” - dia 28, vai ser um misto de bate-papo com show musical. Participação da banda Espírito Uno, brasileira com influências hispano-americanas. O projeto Diálogos Criativos é realizado no auditório da livraria Siciliano do Midway Mall sempre às 19h30 e com entrada franca. Mais informações: dialogoscriativos.blogspot.com

SESC DRAMATURGIA O professor e diretor de teatro André Paes Leme ministra em Natal, dias 13, 14 e 15 de maio, oficina de interpretação para atores. André é professor no Curso Superior de Artes Dramáticas do Centro Universitário da Cidade (UniverCidade) e no Departamento de Direção Teatral da UniRio. Como encenador, realizou mais de 50 espetáculos, entre peças teatrais, concertos musicais, óperas e eventos comemorativos de relevância cultural. Inscrições gratuitas. Mais informações: 3211 4615 / 3211 5577.

FOTOS: DIVULGAÇÃO

OUTRAS HISTÓRIAS A Outra Cia de Teatro, de Salvador, realiza uma série de atividades no Barracão Clowns em maio por meio do projeto Outras Histórias (Prêmio Funarte). Além de apresentar o espetáculo “Mar me quer” (dias 26, 27, 28 e 29, às 19h), o grupo ministrará a oficina “Jogo enquanto princípio para criação dramatúrgica” (dias 28 e 29, das 9h às 12h) e organizará o Seminário “História do Teatro Nordestino” (dia 28, às 15h). A oficina e o seminário são gratuitos. Mais informações: 3221 1816.

FILOSOFIA A palestra “Marco Aurélio: o Imperador Filósofo”, no dia 12 de maio, inaugura mais um curso de Filosofia Prática da Nova Acrópole (Rua Trairi, 516, Petrópolis). A palestra é gratuita e começa às 19h. Mais informações: 3211 0748 / 8874 0208 | www.nova-acropole.org.br

42

Maio Abril de 2011


Viagens & Aventura

Lua Cheia Hostel: um castelo real FOTOS: ISABELA SANTOS

Que tal passar uns dias em um castelo de verdade? Próximo à praia e entre restaurantes e bares bastante animados de Natal, o Lua Cheia Hostel, um dos atrativos do Alto de Ponta Negra, chama atenção pela arquitetura medieval. Com 21 anos, já recebeu mais de 90 mil hóspedes. O estabelecimento, no início denominado Albergue da Juventude, pertence à maior e mais antiga rede de hotéis do mundo: a Hostelling International.

“Muitas pessoas associavam o nome ‘albergue da juventude’ aos albergues do governo. É importante diferenciá-los. Os hostels são entidades privadas que existem há mais de cem anos, mas que no Brasil começaram a ser mais procurados agora”, explica o proprietário Renato de Lucca, que desde criança é apaixonado por tudo que se refere à Idade Média e não hesitou em construir um castelo digno de receber realezas ao resolver entrar para o setor de hotelaria. Além do charme que têm, os hostels são mais que suítes para pernoites. Eles promovem intercâmbio cultural e assessoram turistas em suas viagens de forma segura e com hospedagens baratas (com diárias a partir de R$ 20), principalmente para os associados à rede, que recebem descontos em todo o mundo.

44

Maio de 2011


“Neles você recebe todas as informações necessárias sobre a cidade e lugares seguros para visitar. Eles possuem um padrão de qualidade, higiene e hospitalidade; além de o turista sempre encontrar companhia para passeios e baladas”, diz a gerente Mary Bezerril, lembrando que dispõem de quartos para casais, famílias e coletivos, o que faz com que as pessoas entrem em contato com culturas diversas durante a estadia. Existem vários tipos de adesão à rede. A carteira nacional pode ser individual (com anuidade de R$ 20), família (R$ 30) ou grupos de 15 a 60 pessoas (R$ 60). Se a carteira for internacional, a anuidade é paga individualmente (R$ 40). “No Lua Cheia, você pode fazer sua carteirinha e também reservas para qualquer outro Hostel do planeta, tudo on-line e na hora”, orienta a gerente. Ainda segundo ela, o Brasil tem 95 dos mais de 4 mil hostels existentes em todo o mundo.

Para aumentar o clima medieval, o café da manhã é oferecido em uma grande mesa de madeira para todos, ao som de cantos gregorianos, óperas e outros tipos de música renascentista e barroca. À noite, os hóspedes descem ao semi-subsolo para curtir as festas do pub mais antigo da cidade: a Taverna Pub. SERVIÇO | LUA CHEIA HOSTEL Rua Dr. Manoel A. B. de Araújo, 500 - Alto de Ponta Negra Telefone: (84) 3236 3696 | www.luacheia.com.br | www.tavernapub.com.br ww w . s ol t ona c i d a d e . c o m . b r

45


Agenda Cultural

01 domingo

1 Domingo

Circuito Cultural Ribeira - exposições, shows musicais, espetáculos, bazar, filmes e poesia no bairro da Ribeira. 16h. Entrada gratuita. Inf. 3211 7710 | www.circuitoculturalribeira.com.br Endaira Moro (MPB). Local: Páprika. 21h. Inf. 3219 3865 | www.paprikanatal.com.br Bandas Magia, Os Sertanejos, DJ´s Eddy e Paulino Chacon. Local: Feitiço. 17h. Inf. 8811 4904 / 9989 4904 | www.feiticonatal.com.br “Comédia em Pé” - stand-up com os comediantes Cláudio Torres Gonzaga, Fábio Porchat, Murilo Couto, Léo Lins e Paulo Carvalho. Local: Teatro Alberto Maranhão. 18h30. R$ 60 e R$ 30 (meia). Inf. 3222 3669. “Gesto, Cascudo” - peça do grupo Casa da Ribeira leva ao palco o pensamento e os sentimentos de Luis da Câmara Cascudo sobre o tempo, o gesto e a vida provinciana em Natal. Local: Casa da Ribeira. 20h. Gratuito. Inf. 3211 7710.

02segunda

2 Segunda

Noite dos Solteiros com as bandas Uskaravelho (rock nacional) e Legal D+ (clássicos do samba). Cupidos entregam torpedos e ajudam na paquera. Local: Taverna Pub. 22h. Inf. 3236 3696 | www.tavernapub.com.br Seminário de Arte e Cultura da UFRN. Informações e inscrições: 3215 3237 | www.nac.ufrn.br Cinéphilie - exibição do filme “As aventuras de M. Hulot no Tráfego Louco” (Jacques Tati, FRA, 1971). Local: Aliança Francesa. 18h15. Inf. 3221 3890.

03 terça 3 Terça

Festival Nacional de Trombonistas – abertura com o grupo potiguar “Boca no Trombone” e trombonistas do RN, PE e PB. Local: anfiteatro da UFRN. 20h. Inf. 9999 8488. Grupo Roda de Bambas (clássicos do samba). Local: Taverna Pub. 22h. Inf. 3236 3696 | www.tavernapub.com.br A banda C4 apresenta o show “Passos Perdidos”. Local: Casa da Ribeira. 18h45. Entrada: R$20. Inf. 3211 7710 | www.casadaribeira.com.br Seminário de Arte e Cultura da UFRN. Informações e inscrições: 3215 3237 | www.nac.ufrn.br

04 4 Quarta

quarta

Jair e Forró Melado, Cavalo de Aço, Silva Jr. e Moacir do Repente. Local: Rastapé. 22h. Inf. 3219 0181 | www.rastapenatal.com.br

46

MAIO 2011 ... Quarta do Humor - Show de humor de Seu Dedé. Local: Páprika Pizzaria e Petiscaria. 21h. Inf. 3219 3865 |www.paprikanatal.com.br Festival Nacional de Trombonistas – Concerto gratuito na Escola de Música, às 20h, e show de Rafael Rocha (ES) no Buraco da Catita, às 22h. Inf. 3215 3612 / 9999 8488 | www.musica. ufrn.br Seminário de Arte e Cultura da UFRN. Informações e inscrições: 3215 3237 | www.nac.ufrn.br “Ilusion Divertssements” - espetáculo de dança do Grupo Clássico da Edtam e Grupo Infanto Juvenil. Local: Teatro Alberto Maranhão. 15h e 20h. R$ 10 e R$ 5 (meia). Inf. 3222 3669.

05 quinta 5 Quinta

Banda Sol e Mar (bossa e jazz). Local: Páprika Pizzaria e Petiscaria. 21h. Inf. 3219 3865 |www.paprikanatal.com.br Festival Nacional de Trombonistas – Concerto gratuito na Escola de Música, às 20h, e show de Marcos Flávio (MG) no Buraco da Catita, às 22h. Inf. 3215 3612 / 9999 8488 | www. musica.ufrn.br Cristina de Holanda e banda (forró), Tetê Pessoa e DJ Gabriel. Local: Feitiço. 20h. Inf. 8811 4904 / 9989 4904 | www.feiticonatal.com.br Lançamento do filme-documentário “Natal, Encruzilhada do Mundo”, que conta um pouco da história da aviação relacionada ao desenvolvimento da capital potiguar. Local: Assembleia Legislativa do RN. 18h. Gratuito. Inf. www.fundacaorampa.com.br Seminário de Arte e Cultura da UFRN. Informações e inscrições: 3215 3237 | www.nac.ufrn.br Cinéphilie - exibição do filme “As aventuras de M. Hulot no Tráfego Louco” (Jacques Tati, FRA, 1971). Local: Aliança Francesa. 18h15. Inf. 3221 3890. “Uma Trupe de Saltimbancos” - espetáculo da Trupe de Sapateado do Studio Corpo de Baile, com participação do Ballet Clássico da Domínio Cia. de Dança. Local: Teatro Alberto Maranhão. 19h. R$ 20 e R$ 10 (meia). Inf. 3222 3669.

06 sexta 6 Sexta

Mônica Jucá e banda, Forró pra Sakudir, DJ´s Felipe Lira (RJ) e França. Local: Vogue. 22h. Inf. 3207 4745 / 3223 4228 | www. voguenatal.com.br Projeto Bossa & Jazz Convida - Armandinho Macedo (BA), Jubileu Filho e Zé Hilton. Local: praça de Mirassol (árvore de natal). 20h. Entrada gratuita. Inf. 9942 9990 / 8833 4343. Camila Masiso e banda DuSouto. Local: Central Ribeira Botequim. 21h. Inf. 3201 3121 | www.centralribeira.com.br

Maio de 2011


apresenta:

CELTIC LEGENDS 06 de maio | 21h

A GAIOLA DAS LOUCAS

NEY MATOGROSSO BEIJO BANDIDO 07 de maio | 21h - 08 de maio | 20h

DJAVAN

13 e 14 de maio | 21h - 15 de maio | 20h

18 de maio | 21h

A BELA E A FERA O MUSICAL

FAFÁ DE BÉLEM 35 ANOS CARREIRA

AONDE ESTÁ VOCÊ AGORA

PATO FU MÚSICA DE BRINQUEDO

21 e 22 de maio | 17h

28 de maio | 21h

www.teatroriachuelo.com.br

26 de maio | 21h

29 de maio | 20h


...

Agenda Cultural

Bandas Conhaque com Tequila (samba rock) e Metamorfose. Local: Taverna Pub. 22h. Inf. 3236 3696 | www.tavernapub.com.br Tânia Soares (MPB/Bossa Nova). Local: Páprika Pizzaria e Petiscaria. 21h. Inf. 3219 3865 |www.paprikanatal.com.br Calourada de Produção, Psicologia e Nutrição, com as bandas Somzueira, Forró Lengo Tengo, Chamou Porque Quis e Deixe de Brincadeira. Local: Arena Bar. 18h. Inf. 8743 0621 / 8805 1989. CPI do Forró, Guto e Forrozão Universitário, Tempero do Forró e Moacir do Repente. Local: Rastapé. 22h. Inf. 3219 0181 | www. rastapenatal.com.br Diogo Guanabara (bandolim), Henrique Pachêco (violão) e Samir Taric (percussão e bateria). Bossa e choro. Local: Jobim Gastronomia. 21h30. Inf. 3202 4200. Festival Nacional de Trombonistas – Concerto gratuito na Escola de Música, às 20h, e show de Raul de Souza (RJ) no Buraco da Catita, às 22h. Inf. 3215 3612 / 9999 8488 | www.musica. ufrn.br Beto Pinalli (MPB e música internacional). Local: Sesc Centro (Terraço do Relógio). 19h. Inf. 8711 8250 / 9660 0581. Projeto Beco do Reggae - show da banda Árvore da Vida. Local: Beco da Lama (Cidade Alta). 19h30. Entrada gratuita. Inf. 9175 9870. Seminário de Arte e Cultura da UFRN. Informações e inscrições: 3215 3237 | www.nac.ufrn.br “Uma Trupe de Saltimbancos” - espetáculo da Trupe de Sapateado do Studio Corpo de Baile, com participação do Ballet Clássico da Domínio Cia. de Dança. Local: Teatro Alberto Maranhão. 19h. R$ 20 e R$ 10 (meia). Inf. 3222 3669. Celtic Legends - grupo de música e dança tradicionais da Irlanda mostra um show de virtuosismo e técnica. Local: Teatro Riachuelo. 21h. R$ 80/40 (meia) e R$ 120/60 (meia). Inf. 4008 3705.

07 sábado

Bandas Celebration (clássicos da Era Disco - anos 70) e Upfront (rock internacional). Local: Taverna Pub. 22h. Inf. 3236 3696 | www.tavernapub.com.br Forrozão Cinco Estrelas, Os Lindos do Forró, Tempero do Forró e Moacir do Repente. Local: Rastapé. 22h. Inf. 3219 0181 | www.rastapenatal.com.br Bandas Swing no Sangue (14h) e MobyDick (21h). Samba e rock. Local: Botequim Tá na Hora (Ponta Negra). Inf. 2010 0034 | www.botequimtanahora.com.br Os Bonnies apresentam o show “Rock’Roll Sem Nome”. Participação da banda Os Inflamáveis. Local: Nalva Melo Café Salão. 19h. Entrada: R$5. Inf. 9127 2976 / 9118 0645. Festa Hard N’ Roll – bandas Sunset Boulevard, Desert Eagles, HardAlliance e Rock Vapor. Local: Cultura Clube. 22h. Entrada: R$ 8 (mulher) R$ 10 (homem). Festival Nacional de Trombonistas – Concerto gratuito na Escola de Música. 20h. Inf. 3215 3612 | www.musica.ufrn.br Forró no Facho com as bandas Forró do Bom, Pura Tentação & Forró Me Pega. Local: Imirá Plaza Hotel (Via Costeira). 16h. Ingressos na Corbeluxe do Midway Mall. Inf. 3620 5262. “O Capitão e a Sereia” - peça do grupo Clowns de Shakespeare baseada no livro homônimo do escritor e ilustrador André Neves. Local: Barracão Clowns. 19h. R$ 20 e R$ 10 (meia). Inf. 3221 1816. “Debacoabete” - comédia escrita por César Amorim e encenada pelo grupo Ditirambo conta a história do teatro. Local: Casa da Ribeira. 21h. R$ 30 e R$ 15 (meia). Inf. 3211 7710. “Vivos de Morrer” - comédia encenada pelo Grupo Persona de Teatro Espírita conta a história de dois espíritos que passam por situações que lhes mantêm ligados ao mundo material. Local: Teatro Alberto Maranhão. 20h. R$ 30 e R$ 15 (meia). Inf. 3222 3669.

08domingo

7 Sábado

8 Domingo

Ney Matogrosso apresenta o show “Beijo Bandido”. Local: Teatro Riachuelo. 21h. Ingressos à venda na La Femme do Midway Mall (3646 3292) e Arban Gentille (3222 0590). Inf. 4008 3705 | www.teatroriachuelo.com.br

Ney Matogrosso apresenta o show “Beijo Bandido”. Local: Teatro Riachuelo. 20h. Ingressos à venda na La Femme do Midway Mall (3646 3292) e Arban Gentille (3222 0590). Inf. 4008 3705 | www.teatroriachuelo.com.br

Grupo Nem Choro Nem Vela e Ivando Monte (14h), DJ Magão (21h), Du Beco (22h30). Local: Central Ribeira Botequim. Inf. 3201 3121 | www.centralribeira.com.br

Breno Amorim (MPB). Local: Páprika Pizzaria e Petiscaria. 21h. Inf. 3219 3865 |www.paprikanatal.com.br

Rebeka Martins e banda (pop-rock), banda Grafith, DJ´s Electra (PE) e França. Local: Vogue. 22h. Inf. 3207 4745 / 3223 4228 | www.voguenatal.com.br Dorgival Dantas, Amazan (lançando novo CD) & Forró Ôta Banda. Local: Forró do Pote. 22h. Inf. 3081 3163 / 3620 5262 | www.forrodopote.com.br Banda É. Nóis (pop-rock nacional). Local: Páprika. 21h. Inf. 3219 3865 | www.paprikanatal.com.br

48

...

Esso apresenta o show “Sermãe”, em homenagem ao Dia das Mães. Local: Teatro de Cultura Popular. 17h. Entrada: R$10. Inf. 9606 1926 | www.sitiodoesso.com Bandas Kuxixo e Kazuê e DJ´s Eddy e Gabriel. Local: Feitiço. 17h. Inf. 8811 4904 / 9989 4904 | www.feiticonatal.com.br “A Dama e o Vagabundo” - espetáculo infantil que conta a história de amor proibido entre uma cadelinha da alta aristocracia canina e um cachorro vira-latas. Local: Teatro Alberto Maranhão. 17h. R$ 30 e 15 (meia). Inf. 9405 2806. Maio de 2011


... “O Capitão e a Sereia” - peça do grupo Clowns de Shakespeare baseada no livro homônimo do escritor e ilustrador André Neves. Local: Barracão Clowns. 19h. R$ 20 e R$ 10 (meia). Inf. 3221 1816. “Debacoabete” - comédia escrita por César Amorim e encenada pelo grupo Ditirambo conta a história do teatro. Local: Casa da Ribeira. 20h. R$ 30 e R$ 15 (meia). Inf. 3211 7710. Cineclube Natal - exibição do filme-documentário “Exit Through The Gift Shop” (Banksy, ING, 2010). Local: Jazzy Rocks. 16h. Inf. www.thejazzyrocks.blogspot.com

09 segunda

9 Segunda

Noite dos Solteiros com as bandas Metamorfose e Legal D+ (clássicos do samba). Cupidos entregam torpedos e ajudam na paquera. Local: Taverna Pub. 22h. Inf. 3236 3696 | www.tavernapub.com.br Projeto Seis Cordas – Alunos e professores da Escola de Música apresentam composições eruditas e populares, de Cartola a Villa-Lobos. Local: Igreja Santa Terezinha.17h. Entrada gratuita. Inf. 8805 6686.

10 terça

10 Terça

Grupo Arquivo Vivo (clássicos do samba). Local: Taverna Pub. 22h. Inf. 3236 3696 | www.tavernapub.com.br

11 quarta

11 Quarta

Panka de Bakana, Forró Selado, Fernando Farias e Moacir do Repente. Local: Rastapé. 22h. Inf. 3219 0181 | www.rastapenatal. com.br Dupla Bisteca e Butuca (show de humor) e Luciana Antunes (MPB). Local: Páprika Pizzaria e Petiscaria. 21h. Inf. 3219 3865 |www.paprikanatal.com.br Diálogos Criativos - o encontro põe em debate o bullying nas escolas e a extrema facilidade de acesso a armas de fogo no Brasil. Local: livraria Siciliano do Midway Mall. 19h30. Entrada gratuita. Inf. dialogoscriativos.blogspot.com “Uirapuru” - espetáculo de dança do Ballet Municipal da Cidade do Natal. Local: Teatro Alberto Maranhão. 20h. R$10 e R$ 5 (meia). Inf. 3222 3669.

12 quinta

12 Quinta

Clube do Blues com Big Gilson (RJ) e The Blue Mountain. Local: Taverna Pub. 22h. Ingressos: Pedrassoli Turismo e Hostel Lua Cheia. Informações: 3082 8652 / 3236 3696 | www.tavernapub.com.br ww w . s ol t ona c i d a d e . c o m . b r

49


...

Agenda Cultural

Tributo aos Beatles. Local: Páprika Pizzaria e Petiscaria. 21h. Inf. 3219 3865 |www.paprikanatal.com.br Cristina de Holanda e André Manhattan (especial Ana Carolina) e DJ Gabriel. Local: Feitiço. 20h. Inf. 8811 4904 / 9989 4904 | www.feiticonatal.com.br Palestra “Marco Aurélio: o Imperador Filósofo”. Local: Nova Acrópole Escola de Filosofia.19h. Entrada gratuita. Inf. 3211 0748 / 8874 0208 | www.nova-acropole.org.br Grandes Escritores - palestra com Bartolomeu Campos de Queirós. Local: UFRN (auditório da Biblioteca Central Zila Mamede). 20h. Gratuito. Inf. 3215 3582 / 3215 3581. “Uirapuru” - espetáculo de dança do Ballet Municipal da Cidade do Natal. Local: Teatro Alberto Maranhão. 20h. R$10 e R$ 5 (meia). Inf. 3222 3669.

13 sexta

13 Sexta

Clube do Blues com Big Gilson (RJ) e The Blue Mountain. Local: Taverna Pub. 22h. Ingressos: Pedrassoli Turismo e Hostel Lua Cheia. Informações: 3082 8652 / 3236 3696 | www.tavernapub.com.br

Oficina de interpretação para atores, com o professor e diretor de teatro André Paes Leme. Local: Sesc Centro (por trás do colégio Winston Churchill). Inscrições gratuitas. Inf. 3211 4615 / 3211 5577. “Os Fofos” - show de humor com a dupla Bisteca e Butuca. Local: Casa da Ribeira. 20h. R$ 30 e R$ 15.Inf. 3211 7710 / 9194 2220.

14 sábado

14 Sábado

Pedrinho Mendes (14h), Arquivo Vivo (16h), DJ Magão (21h), Gotamas (22h30). Local: Central Ribeira Botequim. Inf. 3201 3121 | www.centralribeira.com.br Bandas Celebration (clássicos da Era Disco - anos 70) e Upfront (rock internacional). Local: Taverna Pub. 22h. Inf. 3236 3696 | www.tavernapub.com.br Rebeka Martins e banda (PE), Forró Pele Morena (PB), DJ´s Cassiano Lima e França. Local: Vogue. 22h. Inf. 3207 4745 / 3223 4228 | www.voguenatal.com.br Banda The Five (pop-rock nacional). Local: Páprika Pizzaria e Petiscaria. 21h. Inf. 3219 3865 |www.paprikanatal.com.br

Jaina Elne e banda (PE), Forró Pele Morena (PB), DJ´s Lobinha (CE) e França. Local: Vogue. 22h. Inf. 3207 4745 / 3223 4228 | www.voguenatal.com.br

Aniversário do Feitiço – Bandas Butuka (PE) e Circuito Musical e DJ´s Toscano, Eddy e Zone. Local: Feitiço. 21h. Inf. 8811 4904 / 9989 4904 | www.feiticonatal.com.br

Banda Deckadas (pop-rock internacional). Local: Páprika Pizzaria e Petiscaria. 21h. Inf. 3219 3865 |www.paprikanatal.com.br

Festa “De volta ao Budda que partiu” com as bandas Os Grogs e Revolver. Local: Tibério Eventos (antigo Budda Pub). 22h. Entrada: R$10 (até meia noite). Inf. 9117 1757.

7 Sensations White Party - Festa com DJ´s do RN, PE, PB, BA e CE. Local: Chaplin Hall. 23h. Ingressos: Na Geladeira Tem (Natal Shopping) e Chilli Beans (Midway Mall). Informações: 3620 6252. Pedro Luccas (pop-rock). Local: Central Ribeira Botequim. 21h. Inf. 3201 3121 | www.centralribeira.com.br Guto e Forrozão Universitário, Rita de Cássia, Júnior do Acordeon e Moacir do Repente. Local: Rastapé. 22h. Inf. 3219 0181 | www.rastapenatal.com.br Grupo Macaxeira Jazz. Local: Jobim Gastronomia. 21h30. Inf. 3202 4200. Recital de Violão do prof. Ezequias Lira. Kleber Moreira (percussão) e Anderson Pessoa (saxofone). Local: Escola de Música. 19h. Entrada gratuita. Inf. 3215 3612 | www.musica.ufrn.br Projeto Beco do Reggae com a banda Naturalmente (especial Bob Marley). Local: Beco da Lama (Cidade Alta). 19h30. Entrada gratuita. Inf. 9175 9870. “O matador de santas” - melodrama tragicômico estrelado por Angela Vieira, Izabella Bicalho, Rafael Sieg e Tonico Pereira. Local: Teatro Alberto Maranhão. 21h. R$ 70 e R$ 35 (meia), à venda na Ótica Diniz do Midway Mall (3133 2512). “A gaiola das loucas” - comédia com Miguel Falabella e Sandro Christopher, baseada no texto do francês Jean Poiret. Local: Teatro Riachuelo. 21h. R$ 100 e R$ 120. Inf. 4008 3705.

50

...

Bandas Swing no Sangue (14h) e Café (21h). Samba e rock. Local: Botequim Tá na Hora (Ponta Negra). Inf. 2010 0034 | www. botequimtanahora.com.br Seguraê, Jair e Forró Melado, Dedé do Acordeon e Moacir do Repente. Local: Rastapé. 22h. Inf. 3219 0181 | www.rastapenatal.com.br “O matador de santas” - melodrama tragicômico estrelado por Angela Vieira, Izabella Bicalho, Rafael Sieg e Tonico Pereira. Local: Teatro Alberto Maranhão. 21h. R$ 70 e R$ 35 (meia), à venda na Ótica Diniz do Midway Mall (3133 2512). “A gaiola das loucas” - comédia com Miguel Falabella e Sandro Christopher, baseada no texto do francês Jean Poiret. Local: Teatro Riachuelo. 21h. R$ 100 e R$ 120. Inf. 4008 3705. “O Capitão e a Sereia” - peça do grupo Clowns de Shakespeare baseada no livro homônimo do escritor e ilustrador André Neves. Local: Barracão Clowns. 19h. R$ 20 e R$ 10 (meia). Inf. 3221 1816. Oficina de interpretação para atores, com o professor e diretor de teatro André Paes Leme. Local: Sesc Centro (por trás do colégio Winston Churchill). Inscrições gratuitas. Inf. 3211 4615 / 3211 5577. “Debacoabete” - comédia escrita por César Amorim e encenada pelo grupo Ditirambo conta a história do teatro. Local: Casa da Ribeira. 21h. R$ 30 e R$ 15 (meia). Inf. 3211 7710. Maio de 2011


15 domingo

15 Domingo

Zeca Brasil (MPB). Local: Páprika Pizzaria e Petiscaria. 21h. Inf. 3219 3865 |www.paprikanatal.com.br Aniversário do Feitiço – Bandas Pura Tentação e Magia e DJ´s Paulino Chacon, Gabriel e Aby. Local: Feitiço. 17h. Inf. 8811 4904 / 9989 4904 | www.feiticonatal.com.br “O matador de santas” - melodrama tragicômico estrelado por Angela Vieira, Izabella Bicalho, Rafael Sieg e Tonico Pereira. Local: Teatro Alberto Maranhão. 20h. R$ 70 e R$ 35 (meia), à venda na Ótica Diniz do Midway Mall (3133 2512). “A gaiola das loucas” - comédia com Miguel Falabella e Sandro Christopher, baseada no texto do francês Jean Poiret. Local: Teatro Riachuelo. 21h. R$ 100 e R$ 120. Inf. 4008 3705. “O Capitão e a Sereia” - peça do grupo Clowns de Shakespeare baseada no livro homônimo do escritor e ilustrador André Neves. Local: Barracão Clowns. 19h. R$ 20 e R$ 10 (meia). Inf. 3221 1816. Oficina de interpretação para atores, com o professor e diretor de teatro André Paes Leme. Local: Sesc Centro (por trás do colégio Winston Churchill). Inscrições gratuitas. Inf. 3211 4615 / 3211 5577.

... Fuxiqueiros do Forró, Pé de Urtiga, Paraíba do Forró e Moacir do Repente. Local: Rastapé. 22h. Inf. 3219 0181 | www.rastapenatal.com.br Zé Cavalcanti (show de humor) e Danilo (MPB). Local: Páprika Pizzaria e Petiscaria. 21h. Inf. 3219 3865 |www.paprikanatal.com.br V Semana do Filme Cult. Local: Teatro de Cultura Popular. 18h30. Inf. 3232 5307.

19

quinta

19 Quinta

Pedro Lucas (pop-rock). Local: Central Ribeira Botequim. 20h. Inf. 3201 3121 | www.centralribeira.com.br Show em homenagem a Roberto Carlos. Local: Páprika Pizzaria e Petiscaria. 21h. Inf. 3219 3865 | www.paprikanatal.com.br Festa Breganight com Dodora Cardoso, Artenisa, Cristina de Holanda e DJ Gabriel. Local: Feitiço. 20h. Inf. 8811 4904 / 9989 4904 | www.feiticonatal.com.br Recital da pianista brasiliense Fabíola Pinheiro. Local: Escola de Música. 20h. Entrada gratuita. Inf. 3215 3612 | www. musica.ufrn.br

“Debacoabete” - comédia escrita por César Amorim e encenada pelo grupo Ditirambo conta a história do teatro. Local: Casa da Ribeira. 20h. R$ 30 e R$ 15 (meia). Inf. 3211 7710.

A Cia de Dança do TAM apresenta as coreografias “Uma barata só faz verão” e “Rio cor de rosa”. Local: Teatro Alberto Maranhão. 20h. R$ 20 e R$ 10 (meia). Inf. 3222 3669.

Branca de Neve - show infantil. Local: Teatro Alberto Maranhão. 17h. Vendas: Nobel (3202 3600). Inf. 3222 3669.

V Semana do Filme Cult. Local: Teatro de Cultura Popular Chico Daniel. 18h30. Inf. 3232 5307.

16 segunda

16 Segunda

20 sexta 20 Sexta

Noite dos Solteiros com as bandas Super Famosos (trilhas dançantes do cinema) e Legal D+ (clássicos do samba). Cupidos entregam torpedos e ajudam na paquera. Local: Taverna Pub. 22h. Inf. 3236 3696 | www.tavernapub.com.br

Festa Pré Virada Cinematográfica com as bandas Underneath Your Dreams, Sunday Record e Driveout e DJ Miiichs. Local: Central Ribeira Botequim. 23h. Entrada: R$10. Inf. 3201 3121 | www.centralribeira.com.br

Lançamento do livro “Silas”, do escritor mineiro Sérgio Fantini, pelo selo potiguar Jovens Escribas. 20h. Local: Gringo’s Bar (Av. Praia de Ponta Negra, 9012). Inf. www.jovensescribas.com.br

Banda Uskaravelho (rock nacional), Forró Pra Sakudir, DJ´s Bruno Ramos (AL) e França. Local: Vogue. 22h. Inf. 3207 4745 / 3223 4228 | www.voguenatal.com.br

17

17 Terça

terça

Grupo Roda de Bambas (clássicos do samba). Local: Taverna Pub. 22h. Inf. 3236 3696 | www.tavernapub.com.br V Semana do Filme Cult. Local: Teatro de Cultura Popular. 18h30. Inf. 3232 5307.

18 quarta

18 Quarta

Djavan apresenta as músicas do novo álbum, “Aria”. Local: Teatro Riachuelo. 21h. Ingressos (frontstage – 1º lote): R$ 140 (inteira) e R$ 70 (meia). Inf. 4008 3705 | www.teatroriachuelo.com.br ww w . s ol t ona c i d a d e . c o m . b r

Bandas Conhaque com Tequila (samba rock) e Metamorfose. Local: Taverna Pub. 22h. Inf. 3236 3696 | www.tavernapub.com.br Mônica Jucá (MPB/pop-rock). Local: Páprika Pizzaria e Petiscaria. 21h. Inf. 3219 3865 | www.paprikanatal.com.br Forró da Bagaceira, Pé de Urtiga, Silva Jr. e Moacir do Repente. Local: Rastapé. 22h. Inf. 3219 0181 | www.rastapenatal.com.br Diogo Guanabara (bandolim), Jolian Joumes (violão e voz) e Samir Taric (percussão e bateria). Bossa Nova e MPB. Local: Jobim Gastronomia. 21h30. Inf. 3202 4200. Projeto Beco do Reggae com a banda Filhos de Mamanjeba. Local: Beco da Lama (Cidade Alta). 19h30. Entrada gratuita. Inf. 9175 9870. V Semana do Filme Cult. Local: Teatro de Cultura Popular Chico Daniel. 18h30. Inf. 3232 5307.

51


Agenda Cultural

21 sábado

21 Sábado

Festa da Diversidade Cultural com Pedrinho Mendes e Linha de Passe (14h), DJ Magão (20h), Alan Negão (21h30) e Sonzera Band (23h30). Local: Central Ribeira Botequim. Inf. 3201 3121 | www.centralribeira.com.br Banda Rádio Bra (pop-rock), Forró Pra Sakudir, DJ´s Lemory (PE) e França. Local: Vogue. 22h. Inf. 3207 4745 / 3223 4228 | www.voguenatal.com.br Banda É. Nóis (pop-rock nacional). Local: Páprika. 21h. Inf. 3219 3865 | www.paprikanatal.com.br Banda Dancing Days (clássicos da Era Disco - anos 70). Local: Taverna Pub. 22h. Inf. 3236 3696 | www.tavernapub.com.br Sal e Brasa, Forró Selado, Dussete e Moacir do Repente. Local: Rastapé. 22h. Inf. 3219 0181 | www.rastapenatal.com.br Devassa Party – bandas de samba e pop-rock (dez horas de música). Local: Botequim Tá na Hora (Ponta Negra). 14h. Inf. 2010 0034 | www.botequimtanahora.com.br “A Bela e a Fera” - superprodução musical inspirada na obra de Jeanne Marie Leprince, em musicais da Broadway e no filme de Jean Cocteau. Local: Teatro Riachuelo. 17h. R$100 e R$ 50 (meia). Inf. 4008 3705. “Debacoabete” - comédia escrita por César Amorim e encenada pelo grupo Ditirambo conta a história do teatro. Local: Casa da Ribeira. 21h. R$ 30 e R$ 15 (meia). Inf. 3211 7710. V Semana do Filme Cult. Local: Teatro de Cultura Popular Chico Daniel. 18h30. Inf. 3232 5307.

22

22 Domingo

domingo

Breno Amorim (MPB). Local: Páprika Pizzaria e Petiscaria. 21h. Inf. 3219 3865 |www.paprikanatal.com.br Banda Magia, Tetê Pessoa e Forró Vamu Xamegá e os DJ´s Eddy e Gabriel. Local: Feitiço. 17h. Inf. 8811 4904 / 9989 4904 | www.feiticonatal.com.br “A Bela e a Fera” - superprodução musical inspirada na obra de Jeanne Marie Leprince, em musicais da Broadway e no filme de Jean Cocteau. Local: Teatro Riachuelo. 17h. R$100 e R$ 50 (meia). Inf. 4008 3705. Bia Bedran apresenta o show “Cabeça de Vento”. Local: Teatro Alberto Maranhão. 17h. R$ 30 e R$ 15 (meia). Inf. 3645 057 / 99405 2806. “Flúvio e o Mar” - espetáculo infanto-juvenil do Coletivo Atores à Deriva. Local: Casa da Ribeira. 17h. R$ 12 e R$ 6 (meia) 1º lote, R$ 14 e R$ 7 (meia) - 2º lote, R$ 16 e R$ 8 (meia) - 3º lote. Inf. 3211 7710. “Debacoabete” - comédia escrita por César Amorim e encenada pelo grupo Ditirambo conta a história do teatro. Local: Casa da Ribeira. 20h. R$ 30 e R$ 15 (meia). Inf. 3211 7710. V Semana do Filme Cult. Local: Teatro de Cultura Popular. 18h30. Inf. 3232 5307.

52

23 segunda 23 Segunda

Noite dos Solteiros com as bandas Super Famosos (trilhas dançantes do cinema) e Legal D+ (clássicos do samba). Cupidos entregam torpedos e ajudam na paquera. Local: Taverna Pub. 22h. Inf. 3236 3696 | www.tavernapub.com.br

24 terça 24 Terça

Grupo Arquivo Vivo (clássicos do samba). Local: Taverna Pub. 22h. Inf. 3236 3696 | www.tavernapub.com.br Carlinhos Zens lança o cd “Ouvindo o Coração”. Local: Teatro Alberto Maranhão. 20h. Inf. 3222 3669 | www.teatroalbertomaranhao.rn.gov.br

25 quarta 25 Quarta

Os Lindos do Forró, Forró Legal, Dussete e Moacir do Repente. Local: Rastapé. 22h. Inf. 3219 0181 | www.rastapenatal.com.br Zé Cavalcanti e Os Piti (show de humor) e Luciana Antunes (MPB). Local: Páprika Pizzaria e Petiscaria. 21h. Inf. 3219 3865 |www.paprikanatal.com.br Projeto Assembleia Cultural com a cantora Anna Fernandez, Alvymar Farias e Karla Patrícia. Local: Assembleia Legislativa do RN. 18h. Entrada gratuita. Inf. 3232 5761.

26 quinta

26 Quinta

Fafá de Belém apresenta o show “Piano e Voz”. Local: Teatro Riachuelo. 21h. Ingressos: R$100 (inteira) e R$ 50 (meia) na Ótica Diniz do Midway Mall. Inf. 3133 2512 / 4008 3705 | www.teatroriachuelo.com.br Show em homenagem a Chico Buarque e Tom Jobim. Local: Páprika Pizzaria e Petiscaria. 21h. Inf. 3219 3865 |www. paprikanatal.com.br Kika Lima e Ailton Gonçalves (forró acústico) e DJ Gabriel. Local: Feitiço. 20h. Inf. 8811 4904 / 9989 4904 | www.feiticonatal. com.br “Mar me quer” - espetáculo d’A Outra Cia de Teatro, de Salvador, baseado na obra de Mia Couto. Local: Barracão Clowns. 19h. R$ 20 (inteira). Inf. 3221 1816. Café com Arte - lançamento de livro de Dorian Gray. Local: Teatro Alberto Maranhão. 17h30 às 19h30. Gratuito. Inf. 3222 3669. Cine Assembleia - exibição do filme “Eleição” (Alexander Payne, EUA, 1999). Local: Assembleia Legislativa. 18h. Gratuito. Inf. 3232 5761.

lembrando que a turma às vezes muda a programação , confirme antes de sair de casa Maio de 2011


Agenda Cultural

27 sexta 27 Sexta

Banda Damned Blues. Local: Central Ribeira Botequim. 21h. Inf. 3201 3121 | www.centralribeira.com.br Banda The Frois, Forró Pra Sakudir e DJ Richards (PB). Local: Vogue. 22h. Inf. 3207 4745 / 3223 4228 | www.voguenatal.com. br

“Mar me quer” - espetáculo d’A Outra Cia de Teatro, de Salvador, baseado na obra de Mia Couto. Local: Barracão Clowns. 19h. R$ 20 (inteira). Inf. 3221 1816.

Bandas Conhaque com Tequila (samba rock) e Uskaravelho (rock nacional). Local: Taverna Pub. 22h. Inf. 3236 3696 | www. tavernapub.com.br

“Música Brasileira e Hispano-Americana: Diálogos e Miscigenações” - encontro-show musical com participação da banda Espírito Uno. Local: livraria Siciliano do Midway Mall. 19h30. Entrada gratuita. Inf. dialogoscriativos.blogspot.com

Bandas The Cashs, Talma&Gadelha e Camarones Orquestra Guitarrística. Local: Castelo Pub. 22h. Inf. 9117 1757. Banda Deckadas (pop-rock internacional). Local: Páprika Pizzaria e Petiscaria. 21h. Inf. 3219 3865 |www.paprikanatal.com.br Fuxiqueiros do Forró, Sal e Brasa, Silva Jr. e Moacir do Repente. Local: Rastapé. 22h. Inf. 3219 0181 | www.rastapenatal.com.br Elohim Seabra apresenta o show “Sentimental Demais”. Participação de Isaac Galvão e Carlos Zens. Local: Teatro Alberto Maranhão. 21h. Entrada: R$20. Inf. 3222 3669 | www.teatroalbertomaranhao.rn.gov.br Projeto Beco do Reggae com a banda The Skareggae. Local: Beco da Lama (Cidade Alta). 19h30. Entrada gratuita. Inf. 9175 9870. Diogo Guanabara (bandolim), Maíra Sales (voz) e Samir Taric (percussão e bateria). Bossa Nova e samba. Local: Jobim Gastronomia. 21h30. Inf. 3202 4200. “Mar me quer” - espetáculo d’A Outra Cia de Teatro, de Salvador, baseado na obra de Mia Couto. Local: Barracão Clowns. 19h. R$ 20 (inteira). Inf. 3221 1816.

28 sábado

28 Sábado

Grupo Nem Choro Nem Vela (14h), Nosso Grito (16h), DJ Magão (21h), Orquestra Boca Seca (23h). Local: Central Ribeira Botequim. Inf. 3201 3121 | www.centralribeira.com.br Mônica Jucá e banda, Forró Pra Sakudir e DJ Richards (PB). Local: Vogue. 22h. Inf. 3207 4745 / 3223 4228 | www.voguenatal. com.br Luciano Viana (MPB). Local: Páprika Pizzaria e Petiscaria. 21h. Inf. 3219 3865 |www.paprikanatal.com.br Bandas Upfront e VNV (pop-rock internacional). Local: Taverna Pub. 22h. Inf. 3236 3696 | www.tavernapub.com.br Bandas Swing no Sangue (14h) e Seu Zé (21h). Samba e rock. Local: Botequim Tá na Hora (Ponta Negra). Inf. 2010 0034 | www.botequimtanahora.com.br Panka de Bakana, Pé de Urtiga, Paraíba do Forró e Moacir do Repente. Local: Rastapé. 22h. Inf. 3219 0181 | www.rastapenatal.com.br Semana do Violino – Concerto e Orquestra Sinfônica da EMUFRN. Local: Escola de Música da UFRN. Entrada gratuita. 19h. Inf. 3215 3612 / 3605 | www.musica.ufrn.br

54

... “Aonde está você agora?” - peça com Rafael Zulu e Thiago Gagliasso. Local: Teatro Riachuelo. 20h. Entrada: balcão nobre - R$ 70 e R$ 35 (meia) / plateia, frisa e camarote - R$ 80 e R$ 40 (meia). Inf. 4008 3705.

“Debacoabete” - comédia escrita por César Amorim e encenada pelo grupo Ditirambo conta a história do teatro. Local: Casa da Ribeira. 21h. R$ 30 e R$ 15 (meia). Inf. 3211 7710. Oficina - “Jogo enquanto princípio para criação dramatúrgica”, ministrado pelo grupo A Outra Cia de Teatro, de Salvador. Local: Barracão Clows. 9h às 12h. Gratuito. Inf. 3221 1816. Seminário - “História do Teatro Nordestino”, organizado pelo grupo A Outra Cia de Teatro, de Salvador. Local: Barracão Clows. 15h. Gratuito. Inf. 3221 1816. Ca­mi­nha­da His­tó­ri­ca - passeio pelo Centro Histórico de Natal, passando por locais de grande valor histórico. Saída: praça André de Albuquerque, Cidade Alta (15h). Inf. 3207 1818 / 3222 9409.

29 domingo 29 Domingo

A banda Pato Fu apresenta a turnê “Música de Brinquedo”. Local: Teatro Riachuelo. 20h. Ingressos: R$ 80 (inteira) R$ 40 (meia). Inf. 4008 3705 | www.teatroriachuelo.com.br Bandas Matanza (RJ), Deadly Fate (RN) e Rock Rocket (SP). Local: Armazém Hall. 17h. Ingressos antecipados por R$20 na Pedrassoli Turismo e Gringo´s Bar. Inf. 3082 8652. O músico Carlos Malta apresenta o show “Tudo Azul”. Local: Teatro Alberto Maranhão. 20h. Entrada: R$10 (inteira) e R$5. Inf. 3222 3669 | www.teatroalbertomaranhao.rn.gov.br Endaira Moro (MPB). Local: Páprika. 21h. Inf. 3219 3865 | www. paprikanatal.com.br Grupo Verdadeira Chama, Forrozão 5 Estrelas e DJ´s Eddy e Gabriel. Local: Feitiço. 17h. Inf. 8811 4904 / 9989 4904 | www. feiticonatal.com.br “Mar me quer” - espetáculo d’A Outra Cia de Teatro, de Salvador, baseado na obra de Mia Couto. Local: Barracão Clowns. 19h. R$ 20 (inteira). Inf. 3221 1816. II Parada da Diversidade Sexual. Local: Macaíba (em frente ao Ginásio de Esportes). 14h. Inf. 9416 9412 / 9174 6734. “Debacoabete” - comédia escrita por César Amorim e encenada pelo grupo Ditirambo conta a história do teatro. Local: Casa da Ribeira. 20h. R$ 30 e R$ 15 (meia). Inf. 3211 7710. Oficina - “Jogo enquanto princípio para criação dramatúrgica”, ministrada pelo grupo A Outra Cia de Teatro, de Salvador. Local: Barracão Clows. 9h às 12h. Gratuito. Inf. 3221 1816. Maio de 2011


...

...

“Flúvio e o Mar” - espetáculo infanto-juvenil do Coletivo Atores à Deriva. Local: Casa da Ribeira. 17h. R$ 12 e R$ 6 (meia) 1º lote, R$ 14 e R$ 7 (meia) - 2º lote, R$ 16 e R$ 8 (meia) - 3º lote. Inf. 3211 7710.

Grupo Trio Brasil. Local: Botequim Tá na Hora (Ponta Negra). 18h30. Inf. 2010 0034 | www.botequimtanahora.com.br

30 Segunda

QUINTAS

30 segunda

Noite dos Solteiros com as bandas Super Famosos (trilhas dançantes do cinema) e Legal D+ (clássicos do samba). Cupidos entregam torpedos e ajudam na paquera. Local: Taverna Pub. 22h. Inf. 3236 3696 | www.tavernapub.com.br Semana do Violino – Práticas Interpretativas dos Séculos XX e XXI. Local: Escola de Música da UFRN. Entrada gratuita. 19h. Inf. 3215 3612 / 3605 | www.musica.ufrn.br

31 terça

Grupo Tempero do Forró. Local: Vilarte. Início: 19h. Inf. 2010 0336.

quintas

Piano bar (bossa nova e MPB). Local: Sobradinho Creperia. 20h. Inf. 3201 2680 | www.sobradinhocreperia.com.br Banda Forró na Manha (exceto dia 19). Local: Central Ribeira Botequim. 20h. Inf. 3201 3121 | www.centralribeira.com.br Quinta do Blues - For Sale Rock Band (exceto dia 12). Local: Taverna Pub. 22h. Inf. 3236 3696 | www.tavernapub.com.br Forró pé de serra. Local: PuttzGrila Pub. 21h. Inf. 3207 5352 / 8899 4547.

31 Terça

Banda UP Front (rock internacional). Local: Botequim Tá na Hora (Ponta Negra). 21h. Inf. 2010 0034 | www.botequimtanahora.com.br

Blues no Beco com a banda Damned Blues. Local: Beco da Lama (Cidade Alta). 20h. Entrada gratuita. Inf. 9175 9870.

Forró com Turista - Sanfoneiros embalam o pé de serra mais tradicional da cidade. Local: Centro de Turismo. 22h. Inf. 3211 6218 | www.forrocomturista.com.br

Grupo Roda de Bambas (clássicos do samba). Local: Taverna Pub. 22h. Inf. 3236 3696 | www.tavernapub.com.br Orquestra Sinfônica do RN. Local: Teatro Alberto Maranhão. 20h. Inf. 3222 3669 | www.teatroalbertomaranhao.rn.gov.br Semana do Violino – recital de música de câmara do século XX. Local: Escola de Música da UFRN. Entrada gratuita. 19h. Inf. 3215 3612 / 3605 | www.musica.ufrn.br

...toda semana......

sextas

SEXTAS

Banda Boca de Sino (pop-rock internacional). Local: Botequim Tá na Hora (Ponta Negra). 21h. Inf. 2010 0034 | www.botequimtanahora.com.br Música ao vivo (pop-rock). Local: PuttzGrila Pub. 21h. Inf. 3207 5352 / 8899 4547. Grupo Tempero do Forró. Local: Vilarte. Início: 19h. Inf. 2010 0336.

sábados SÁBADOS

SEGUNDAS

Projeto “Canção e Poesia – Grandes Compositores” - Sacha Lidice (voz), Thiago Santana (violão) e Márcio Ricelli (percussão). Local: Bardallo´s. 20h30. Inf. 3211 8589 / 8735 5238.

Grupo Tempero do Forró. Local: Vilarte. Início: 19h. Inf. 2010 0336.

Valdir Luz (MPB). Local: PuttzGrila Pub. 21h. Inf. 3207 5352 / 8899 4547.

segundas terças

TERÇAS

Terça Devassa - bandas apresentam o melhor do pop-rock internacional. Local: Casanova Ecobar. 22h. Inf. 3231 4331.

quartas QUARTAS Quarta Universitária - bandas Metamorfose e Upfront (rock internacional). Local: Taverna Pub. 22h. Inf. 3236 3696 | www. tavernapub.com.br Karol Posadzki em trio pop acústico. Local: Casanova Ecobar. 22h. Inf. 3231 4331.

ww w . s ol t ona c i d a d e . c o m . b r

Trio Miles Jazz - Paulo Brunis (guitarra), Ranier (baixo acústico) e Darlan Marley (bateria). Local: Jobim Gastronomia. 21h30. Inf. 3202 4200. Endaira Moro (MPB). Local: Vilarte. Início: 19h. Inf. 2010 0336. Banda Boca de Sino (clássicos do pop-rock internacional). Local: La Cachette. 21h. Inf. 3219 3068.

domingos

DOMINGOS

Banda Nuance (samba/pagode). Local: Botequim Tá na Hora (Ponta Negra). 14h. Inf. 2010 0034 | www.botequimtanahora. com.br

BOM DIVERTIMENTO!

55


Na Mesa do Chef COLUNA GASTRONÔMICA Por Guga Bulhões (namesadochef@soltonacidade.com.br) (Jornalista, cozinheiro, professor de gastronomia)

Viva Petrópolis Viva Petrópolis é um projeto que favorece tanto os restaurantes participantes quanto nós, os clientes. Ganhamos em descontos e promoções como a que eles chamam de “Fim de Semana Gourmet”. Cada casa, de Tirol ou Petrópolis, seleciona um prato para vender a R$15, sempre na terceira semana do mês. O Viva Petrópolis oferece ainda a regalia do cartão de descontos, que pode ser encontrado nos próprios restaurantes por R$50, e dá 10% de desconto nas segundas, terças e quartas e 5% de quinta a domingo. Informe-se no www.vivapetropolis.com.br

56

Falando nisso

Atala arrasa!

O Pitanga Bar, um dos estabelecimentos associados ao Viva Petrópolis, decidiu inovar o cardápio, já bacana, acrescentando novos petiscos de boteco para incrementar a ‘Quarta Carioca’, quando os clientes podem curtir um sambinha ao vivo ou assistir a um jogo de futebol. Entre os novos petiscos, estão o caldinho de feijão, a isca de fraldinha com pão francês e a moela na graxa. Ótima a ideia. É disso que a gente gosta!

Saiu a lista dos “50 Melhores Restaurantes do Mundo” da revista Restaurant, o prêmio mais disputado no mundo gastronômico. Em primeiro lugar, ficou o restaurante dinamarquês Noma – Unhum, OK. O mais legal desta lista para nós amantes da gastronomia brazuca é que o restaurante brasileiro D.O.M., do meu chef predileto, Alex Atala, subiu mais 11 posições no ranking, se tornando o sétimo melhor restaurante do mundo inteirinho e o melhor da América Latina. Curti!

Bibliogastronomia O prêmio Jabuti, o Oscar da literatura brasileira, chega a sua 53ª edição com mudanças expressivas. Uma delas, que me deixou muito feliz, foi a inclusão da categoria gastronomia no rol da premiação. Para ter um livro inscrito, ele precisa ser inédito e tratar-se de “pesquisas, ensaios, textos profissionais, acadêmicos ou científicos sobre a área de Gastronomia. Incluem-se nesta categoria os livros sobre cozinha, alimentação, receitas e enologia”, segundo o regulamento. As inscrições vão até o dia 31 deste mês, às 18h, no site www.premiojabuti.org.br

Maio de 2011


60


Gastronomia AVALIAÇÃO GASTRONÔMICA*

Temaki Lounge Por Guga Bulhões

Que lugarzinho incrível! As pessoas falam baixo lá, ou seja, galhofar não é uma característica intrínseca de todo lugar da cidade (Ufa!). Mas também fica complicado falar mais alto. As mesas são bem juntinhas umas das outras no primeiro salão. Não vá lá contar um segredo ou ter uma DR. Não rola. Optei pelo balcão, o que terminou sendo uma ótima escolha, pois fiquei o tempo todo curiando e conversando com a sushiwoman. Isso mesmo, sushiwoman! Letícia é o nome dela, deveras simpática. Dizem que elas, as mulheres, não podem fazer sushi por causa da temperatura corporal mais alta, principalmente no período menstrual. Bobagem! Pedi ajuda à moça do salão, Gigi, que me sugeriu o ‘Especialidades 10’. Mix de sushis à escolha de Letícia, guiada pelas minhas preferências. As coisinhas do Temaki seguem a linha fusion, em que as tradicionais técnicas gastronômicas se mesclam às novas, como também os ingredientes das mais diversas culturas. Isso nas mãos “quentes” de Letícia me proporcionou uma experiência pasmosa. Foram 10 lindos pratos que nem

sei se consigo explicar direito. Tinha coisa que eu nem sabia o que era e nem me abalei pra perguntar, só esperei e me deliciei, mas vamos lá com os preferidos. Um deles era enroladinho com cream cheese e fritinho num empanado, tipo tempurá; um de atum com tomate seco e geleia; outro era aquele bolinho de arroz enrolado com salmão e coberto por salmão picadinho e temperado; um de camarão enroladinho numa coisa-crocante-não-identificada, e o número 1: salmão enrolado com alface, cream cheese, maçã, manga e geleia de menta. Depois dos 10 ela sugeriu um sashimi que havia sido criado naquela semana, de peixe branco apimentado com um molho de maracujá, cajá e ameixa. Fantástico! Pra terminar sem desnivelar, pedi o mix de sobremesas: Petit Gateau de Chocolate, Hot Banana, Harumaki de Romeu e Julieta e uma bola de sorvete de creme. Sem vacilação, discussão ou receio, digo que o Temaki Lounge é um dos melhores restaurantes da cidade.

Serviço | Temaki Lounge

Av. Afonso Pena, 625, Petrópolis - 3201 0765 Almoço: Seg. a Sex.: 12h às 15h Jantar: Dom. a Qua.: 19h a 0h; Qui. a Sáb.: 19h a 1h - Aceita Visa e Master

*Nossas críticas são espontâneas, anônimas e pagamos a conta

58


Profile for Solto na Cidade

Edição 56_Solto na Cidade  

Agenda cultural - maio de 2011.

Edição 56_Solto na Cidade  

Agenda cultural - maio de 2011.