Issuu on Google+

Ano II n.54 | MARÇO de 2011

www.soltonacidade.com.br

ESPETÁCULO | 16

Março do riso: espetáculos de humor dominam programação teatral.

RIBEIRA CULTURAL Circuito une arte e diversão para levar o natalense a redescobrir este bairro histórico. pág 8

FESTAS & BALADAS | 24

Carnaval de norte a sul no RN. Confira nosso roteiro e escolha seu destino.


Nany People

14

Circuito Ribeira

8

Pouca Vogal

20

Roteiro Carnavalesco

24

Cisne Negro

34

Rota do Imperador

A Creperia

40

54

Soltando o Verbo

7

Nossa Capa

8

Espetáculo

14

Música

20

Festas & Baladas

24

Cine & Vídeo

34

Letras & Artes

36

Cursos & Mais

38

Lazer & Aventura

40

Agenda Cultural

42

Gastronomia

54

Publicação impressa de maior tiragem do Rio Grande do Norte.

ww w . s ol t ona c i d a d e . c o m . b r

5


Expediente Diretoria Anne Caroline Medeiros Federico Rinaldi administracao@soltonacidade.com.br CONTATO comercial Carlos Alberto Brumatti - 9990 1524 Glênio Sarmento - 8854 3435 Tânia Andrade - 9989 8455 Gustavo Veronese - 8862 6364 (Pipa | Tibau do Sul) comercial@soltonacidade.com.br REDAÇÃO e edição Anne Caroline Medeiros Itaércio Porpino Marcelo Tavares - “Panela” contato@soltonacidade.com.br Diagramação E PROJETO GRÁFICO Jorge Henrique diagramacaosolto@gmail.com Colaboraram nesta edição Gilson Bezerra (Lazer & Aventura) Guga Bulhões (Gastronomia) Milena Azevedo (Cine & Vídeo)

Editorial

Pode vestir a fantasia e abrir o sorriso, pois já é carnaval! E, claro, como nos anos de 2009 e 2010, a gente guia você pelos caminhos da folia no Rio Grande do Norte. A festa de momo vai de 3 a 8 de março, pelo menos oficialmente. Depois vem a Quarta de Cinzas, que pra muitos ainda é carnaval, e aí, sim, 2011 começa. E começa muito movimentado na área cultural, com o Teatro Alberto Maranhão cheio de espetáculos e a Casa da Ribeira reabrindo após re-

CAPA Ilustrações: Amanda Karoline Arte: Jorge Henrique

cesso de dois meses e completando dez anos junto com o Centro Cultural

Clube do Solto E MÍDIAS SOCIAIS Isabela Santos clubedosolto@soltonacidade.com.br promocoes@soltonacidade.com.br

de ocupação da Ribeira, patrimônio cultural brasileiro. Quem sabe não é o

solto na 95 fm Cleo Lima soltona95fm@soltonacidade.com.br webmaster Di Giacomo :: Agência Digital www.digiacomo.com.br

DoSol - aniversário que está sendo comemorado com uma importante ação passo que faltava para a tão sonhada revitalização... A gente torce pra que sim. Não foi á toa que o tema ganhou a capa desta edição. Anne Caroline Medeiros EDITORA-CHEFE

gráfica | TIRAGEM Unigráfica | 15.000 exemplares Contato REDAÇÃO 84 3206 0754 | 8715 5440 redacao@soltonacidade.com.br SOLTO na internet www.soltonacidade.com.br www.twitter.com/soltonacidade

6

PROGRAMAÇÃO SUJEITA A ALTERAÇÕES Recomendamos telefonar para os locais antes de sair de casa.

DIVULGUE SEU EVENTO EM NOSSA AGENDA CULTURAL Envie sua programação para a edição de abril até 20/03/2011 redacao@soltonacidade.com.br

Março de 2011


Soltando o Verbo FUI

FÉ SALÃO NALVA CA

SIGA! de @soltonacida

Em janeiro tive a grata surpresa de ganhar a promoção do Café Salão para clubistas do Solto na Cidade e não menos grata fiquei quando tive a oportunidade de conhecer o espaço e a equipe. Mágico seria, pra mim, o adjetivo mais apropriado para o salão. Lá, respira-se cultura, seja pelo ambiente físico aconchegante e bem decorado, seja pela boa música ambiente (quando estive lá tocava Cazuza), seja pela própria Nalva Melo. Enfim, adorei! Sim, quase esqueci do cabelo... Quem tem cabelos cacheados sabe quão complicado é manter os cachos definidos e controlar o volume. Nalva conseguiu garantir a leveza e a liberdade dos meus cachos! Cheguei lá com um corte reto sem vida e saí renovada! Recomendo tanto o Clube do Solto quanto o Café Salão. Parceria de sucesso que agrada muito aos natalenses! Deyze Ferreira (leitora e clubista do Solto na Cidade)

Se você curte as dicas culturais do Solto na Cidade e adora participar de nossas promoções, não deixe de conferir todas as quartas, quintas e sextas, das 15h às 16h, na 95 FM, o programa “De bem com a vida”, comandado pelo jornalista alto-astral Rô Medeiros. Nesses dias, Cleo Lima, convidado do programa, informa a agenda do fim de semana e presenteia os ouvintes com cortesias para shows e muito mais. ww w . s ol t ona c i d a d e . c o m . b r

INFORME PUBLICITÁRIO

Solto na 95

mento prósver um cresci Fico feliz em sa cidade N nacidade os pero do @Solto sim!(@yurixistos) as precisa de algo @soltorar clubista do Acho q vou vi pelo que vi no site. stei nacidade, go illCesar_) W (@ Bacana. emplar: exceber meu ex Acabei de re ntualíssimo!! :D (@ po celente!!! E s) ro EliMedei nossa cir guia desse na @SoltoOrgulho de te o r le uito a pena dade! Vale m sadaribeira) ca @ ;)( nacidade ra!(@ande *-* d’ho @Soltonacida drielly_reb) são os do e valem a pena nhei váOs retwits qu ga já ue rq de, po @Soltonacida SamiaJorge) (@ ;) s. ze ve s ria le a pena ltonacidade va seguindo @So ramação cultural da og conferir a pr BANDAH2A) (@ ! de da ci a noss

7


Nossa Capa

A RIBEIRA TE ESPERA Fotos e texto por Itaércio Porpino

A Casa da Ribeira e o Centro Cultural DoSol vão dar uma grande festa e todo mundo está convidado. Será servido um banquete com arte, cultura e história - tudo “free”. Quando: começa este mês e vai até o ano acabar. Onde: em toda a Ribeira. Os dois espaços estão completando agora em 2011 dez anos de atividades. De presente, o dramaturgo Henrique Fontes, diretor artístico e educativo da Casa da Ribeira, e o produtor cultural Anderson Foca, diretor do DoSol, querem que os natalenses compareçam, especialmente os que não conhecem ou não frequentam o velho bairro, patrimônio cultural do Brasil. Henrique e Foca bolaram uma ação de ocupação do bairro - batizada de Circuito Cultural Ribeira - que está sendo viabilizada com o patrocínio da Conexão Vivo, por meio da Lei Estadual de Cultura Câmara Cascudo, e a participação de outros estabelecimentos instalados ali e envolvidos com cultura. Estão dentro o Central Ribeira Botequim, a Casa Poeta Ferreira Itajubá, Grupo Gira Dança, ateliê Flávio Freitas, Coletivo Artístico Atores à Deriva, Buraco da Catita e Galpão 29.

8

Março de 2011


O pontapé inicial para o Circuito será dado dia 8 de março, terça-feira de carnaval, com vários shows - todos gratuitos - em frente à Casa da Ribeira (veja matéria na página 20). A ocupação começa pra valer no mês seguinte. A partir de abril até o final do ano, todo primeiro domingo de cada mês os espaços envolvidos no Circuito vão abrir com atividades culturais nas mais diferentes linguagens artísticas - música, teatro, dança, poesia, artes plásticas e por aí vai. O público terá acesso gratuito. De acordo com Henrique e Foca, a programação deve começar sempre no início da tarde e entrar pela noite. Eles querem que as pessoas cheguem cedo e saiam tarde; que circulem pelas ruas, vejam os prédios e tenham consciência do valor histórico do bairro. A ideia é levar a população pra lá, integrar os espaços e também a Ribeira ao resto da cidade. Enquanto o Circuito não começa, a gente convida você para, nas duas próximas páginas, fazer um passeio pelo bairro e conhecer um pouco de sua história. Bora?

9


Nossa Capa

A Ribeira foi o primeiro bairro de Natal a receber iluminação pública, em 1905. O primeiro cinema da cidade, o Polytheama, de 1911, funcionou na Praça Augusto Severo, próximo ao Teatro Carlos Gomes (atualmente Teatro Alberto Maranhão). Foi na casa de número 22 da antiga Rua do Triunfo, hoje Quinze de Novembro, que nasceu o ex-presidente Café Filho (1899 - 1970).

Na Rua das Virgens, nasceu Luís da Câmara Cascudo (1898 - 1986). Em 1955, por decreto do prefeito Wilson Miranda, a rua recebeu o nome do historiador.

O casarão de número 52 da Rua Frei Miguelinho, que nasceu como uma hospedaria em 1911, foi recuperado e abriu as portas para a arte como Centro Cultural Casa da Ribeira em 6 de março de 2001. E assim já se vão dez anos

Frei Miguelinho (1768 - 1817), padre e educador natalense que foi um dos líderes e mártires da Revolução Pernambucana de 1817, morou no bairro, na rua que tem o seu nome.

Em 28 O bairro viveu seu auge nos anos de janeiro 40, quando era núcleo do code 1943, mércio da cidade, atraindo as Vargas e Roomais importantes figuras da sevelt assinaram elite de Natal e o povo em Natal a famosa em geral com grande “entrada do Brasil na II movimentação nos Guerra”. De jipe, seguidos fins de tarde. por um comboio militar, os presidentes do Brasil e EUA passaram pela Ribeira.

10 10

Durante a Segunda Guerra, circulavam pelo bairro personalidades civis e militares mundiais, hospedados no Grande Hotel, o mais importante da cidade na época.

Como parte integrante do Centro Histórico de Natal, a Ribeira foi, junto com a Cidade Alta, declarada oficialmente patrimônio cultural do Brasil em dezembro de 2010. Março de 2011


A Casa da Ribeira ficou por muitos anos solitária na rua Frei Miguelinho, mas atualmente tem a companhia do grupo Gira Dança e do Coletivo Artístico Atores à Deriva, cujas sedes/locais de ensaio funcionam nos prédios de número 100 e 47, respectivamente.

Na primeira metade dos anos 90, a Rua Chile recebeu algumas melhorias e vários estabelecimentos se instalaram no largo, acreditando na revitalização do bairro. Nenhum dos que chegaram naquela época continua lá.

Dos que abriram depois - hoje tem o Galpão 29, o Central Ribeira Botequim e a Casa Poeta Ferreira Itajubá -, o mais antigo em atividade é o DoSol, que abriu como bar em 2001. Atualmente é centro cultural, selo, estúdio e produtora. E assim já se vão dez anos e muitas realizações no segmento musical. De todos esses quatro, o Central Ribeira Botequim é o caçula. Foi inaugurada em dezembro de 2010 pra se somar aos outros que acreditam na revitalização do velho bairro.

ww w . s ol t ona c i d a d e . c o m . b r

O edifício Bila, na avenida Duque de Caxias, ainda nem tinha sido revitalizado - na verdade, estava mais para ruína - quando uma empresária inquieta e cheia de ideias chegou para se instalar lá, no andar térreo. Assim começou a história do Nalva Melo Café Salão, um misto de A multidão salão de beleza, café que se forma e espaço cultural, que vai fazer 17 todo fim de anos. semana na Rua Câmara Cascudo e proximidades para ouvir o chorinho do Buraco da Catita - quase colado com o atelier do artista plástico Flávio Freitas - não deixa 1111 dúvidas... o bairro é pura boemia.


Espetáculos DESTAQUES

casa renovada e em festa

FOTOS: RICARDO JUNQUEIRA

A reabertura, em clima de aniversário, vai ser dia 12, às 23h10, com a festa “23 e dez - a estreia do som” (uma rave dentro da Sala Cosern de Teatro sem as poltronas, para inauguração do som digital Line-Array DAS - um dos melhores do Brasil). A discotecagem ficará a cargo dos DJs Danina Fromer, T.Yuri e Papel. A programação comemorativa será retomada dia 23, com uma noite bem movimentada, a partir das 20h. Haverá apresentações da banda Uskaravelho e convidados, Cia de Dança do Teatro Alberto Maranhão e Grupo Casa da Ribeira de Teatro, além de exposição e festa no café. No dia 25, às 20h, o grupo Gira Dança sobe ao palco com o espetáculo “A Cura”, e no dia 26 o Grupo Casa da Ribeira de Teatro encena “Gesto, Cascudo”. No dia 27, o público infantojuvenil vai poder ver novamente “Flúvio e o mar”, peça do Coletivo Atores à Deriva. A programação de março se encerra no dia 31 com show acústico da banda Uskaravelho, que também está comemorando dez anos. A entrada para a maioria dos eventos custa R$ 5. Informações: 3211 7710 | www.casadaribeira.com.br

Gesto, Cascudo

Flúvio e o mar

Uskaravelho

FOTOS: MAURÍCIO CUCA

A Cura

14 FOTO: DIVULGAÇÃO

Março de 2011


A luminosidade dos espelhos no Dia Internacional da Mulher.

Coleção Lumière. Mais de 3.000 lojas esperando por você

0800 41 3011

Visite nossa loja virtual www.boticario.com.br


Espetáculos XÔ, MAU HUMOR! NANY PEOPLE Após temporadas em fevereiro no Teatro dos Grandes Atores, no Rio, e no Teatro Procópio Ferreira, em Sampa, a atriz e humorista Nany People chega a Natal com a comédia stand up “Então... Deu no que deu”, em que satiriza situações do cotidiano e as diferenças e acertos do universo masculino/feminino. O show será apresentado no TAM nos dias 18 e 19, às 21h. Informações: 9942 9990 / 9131 2646.

ZÉ LEZIN O matuto mais famoso do Brasil, personagem do humorista paraibano Nairon Barreto, volta a Natal trazendo uma ruma de piadas e causos engraçados. Zé Lezin se apresenta no dia 26, às 21h, no Teatro Riachuelo (terceiro piso do Midway Mall). Entrada: R$ 60/30 (plateia e frisa); R$ 80/40 (camarote) e R$ 50/25 (balcão nobre). Informações: 4006 3412 | www.teatroriachuelo.com.br

FOTOS: DIVULGAÇÃO

OS HOMENS QUEREM CASAR E AS MULHERES QUEREM SEXO

FÁBIO RABIN No dia 20, o humorista do programa Comédia MTV sobe ao palco do Teatro Alberto Maranhão duas vezes (às 18h e 20h) com o show “Pirando”, eleito pela Veja São Paulo o melhor show brasileiro de stand up por dois anos consecutivos. Vendas: 9988 6969 / 8705 6969 / 8727 1838 ou na loja Contém 1g (Midway Mall).

O autor Carlos Simões é também protagonista deste monólogo cômico. Ele interpreta Jonas, um rapaz que sonha encontrar o par perfeito e se casar. Contrariando a tese de que homens não querem compromisso, ele procura uma noiva e conta à plateia as dificuldades enfrentadas por um homem solteiro nos dias de hoje. A peça fica em cartaz no Teatro Alberto Maranhão de 11 a 13 de março. Nos dois primeiros dias, a sessão começa às 21h e no último dia, às 20h. Informações: 88371553 / 9108 2490.

QUARTA DO HUMOR

16

O projeto continua dando espaço aos humoristas potiguares e divertindo o público na pizzaria Páprika. As apresentações são às quartas-feiras, às 21h30. Dia 2, a atração é a dupla Bisteca & Butuca. No dia 9, a pizzaria recebe Seu Dedé, personagem do comediante João Ricardo. No dia 16, quem dá o ar da graça é o humorista Zé Cavalcanti, e no dia 23 o show de piadas fica novamente por conta de Seu Dedé. Rua Pedro Fonseca Filho, 9001 - Ponta Negra. Inf. 3219 3865 | www.paprikanatal.com.br Março de 2011


Espetáculos Março também reserva atrações para quem gosta de espetáculos musicais e de dança. LA FILLE MAL GARDÉE O Grupo Clássico da Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão apresenta, nos dias 2 (20h) e 3 (15h e 20h), no TAM, o espetáculo “La fille mal gardée”, balé cômico em dois atos que fala do desejo de uma mãe em ver sua filha casada com um moço rico e de bem. No entanto, a filha ama um camponês pobre e acha o outro pretendente, o moço rico, ridículo e muito chato. “La fille mal gardée” foi apresentado pela primeira vez em Bordeaux, na França, em 1786. Entrada: R$ 20 e R$ 10 (meia). FOTOS: DIVULGAÇÃO

Os QUATRO AMIGOS Saltimbancos No dia 13, às 17h, a Cia. Teatral Monicreques apresenta, no Teatro Alberto Maranhão, uma adaptação livre da fábula musical “Os Saltimbancos”, de Chico Buarque. Na versão do grupo potiguar, os personagens - a gata, a galinha, o cachorro e o jumento -, cansados da discriminação e dos maus tratos, se unem e partem em busca de um lar. Eles aprendem a conviver com as diferenças uns dos outros e encontram, através da amizade, a superação para cada dificuldade. Entrada: R$ 30 e R$ 15 (meia). Informações: 8837 1553 / 9108 2490.

DOLORES O ator e cantor Isaque Galvão e a atriz, bailarina e cantora Cláudia Magalhães levam ao palco do Teatro Alberto Maranhão, no dia 26, às 21h, o musical “Dolores”. Baseado na peça “Brasileiro profissão esperança”, escrita em 1974 pelo dramaturgo paraibano Paulo Pontes, o espetáculo conta a trajetória da cantora e compositora Dolores Duran e do escritor e jornalista Antônio Maria, que foram grandes amigos. Entrada: R$ 30 e R$ 15 (meia). Informações: 9405 2806.

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS A famosa história da menina que cai em uma toca de coelho e vai parar num lugar bastante fantástico, onde vivem criaturas bem malucas, vira um musical nesta adaptação com texto e direção de Tony Silva, à frente da companhia de teatro paraibana Argonautas. O espetáculo será apresentado às 17h do dia 26, no Teatro Alberto Maranhão. Entrada: R$ 20 e R$ 10 (meia). Informações: 9405 2806.

18

Março de 2011


Música

MULTICULTURAL

FOTOS: DIVULGAÇÃO

FOLIA

O Centro Cultural DoSol e a Casa da Ribeira celebram este ano uma década de atividades. O pontapé inicial das comemorações será dia 8 de março (terça-feira de carnaval) com a estreia do Circuito Cultural Ribeira (leia mais na página 8). Oito atrações subirão ao palco: Canastra (RJ), Cabruera (PB), Camarones Orquestra Guitarrística, DuSouto, Baile Sem Perder O Passo (Valéria Oliveira & Rosa de Pedra), Trem Fantasma e Banda de Choro do Buraco da Catita. Os shows serão realizados em frente a Casa da Ribeira (rua Frei Miguelinho, 52, Ribeira). A programação começa às 16h, com entrada gratuita.

FOTO: EURICO SALIS

POUCA VOGAL Dia 19 de março o público potiguar terá a oportunidade de conhecer ao vivo o som da banda Pouca Vogal, novo projeto musical dos músicos Humberto Gessinger e Duca Leindecker, A dupla apresenta, no Teatro Riachuelo, o repertório do cd “Pouca vogal ao vivo em porto alegre”, composto de clássicos das bandas Engenheiros do Hawaii e Cidadão Quem, além de músicas criadas especialmente para o projeto. A programação começa às 21h. Mais informações: 4006 3412 | www.teatroriachuelo.com.br

20

Março de 2011


Música

Depois de receber grandes nomes da MPB e do pop nacional, o Teatro Riachuelo abre espaço para a música sertaneja. Dia 27 de março, às 20h, a casa recebe Cesar Menotti e Fabiano. A dupla, que coleciona recordes de público e vendas, apresenta canções do último álbum, “Retrato” (lançado em 2010 e com mais de 50 mil cópias vendidas). Além das inéditas, os grandes sucessos da carreira não vão ficar de fora do show. Mais informações: 4006 3412 | www.teatroriachuelo.com.br

FOTOS: DIVULGAÇÃO

SERTANEJO

Clube do Blues A primeira edição 2011 do projeto começa em grande estilo. No dia 11 de março a Taverna Pub abre as portas para um dos maiores nomes do autêntico blues de Chicago (EUA), o músico Carlos Jonhson. O cantor e guitarrista já se apresentou ao lado de Buddy Guy, Otis Rush e outras lendas do gênero. Participação da banda potiguar The Blue Mountain. O show começa a partir das 22h. Ingressos antecipados na Pedrassoli Turismo (3082 8652). Mais informações: 9117 1757 / 9156 6008.

Manter uma banda por cinco décadas não é pra qualquer um. Mas o Trio Inajá conseguiu. E para celebrar esse feito o grupo (formado por Francisco Franklin de Sousa, Jomar de Siqueira Costa e Ridálio Galvão Revoredo) realiza dia 25 de março um grande show na AABB, com direito a lançamento de cd comemorativo. Participação do grupo Los Manos. Mais informações: 9987 8077.

22

FOTO: JÚNIOR E YANNE BARRETO

50 anos de música

FOTO: ITAÉRCIO PORPINO

Março de 2011


Festas & Baladas

A originalidade dos Cão, a irreverência das Kengas (Natal) e das Virgens (Pirangi), a animação do bloco do Magão, em Caicó; o tradicional “mela-mela” de Macau, os “arrastões” de Areia Branca. Na cidade ou no interior, não há quem resista ao chamado do carnaval. Por isso selecionamos alguns roteiros para você cair na gandaia, seja nos passos do frevo, samba, axé, rock, rap ou reggae. Vale lembrar que até o fechamento desta edição a programação de Natal ainda não estava completamente definida, mas, ainda assim, listamos algumas festas e eventos para você botar o bloco na rua. Leia o roteiro completo em nosso site (www.soltonacidade.com.br).

PROGRAMAÇÃO NATAL REDINHA

DIA 8 (terça - mangue): blocos “Os Cão” (8h), Vai Pra Peia, Pinto de Fora, Fiéis do Gavião, Seu Boga, Tubarão e Banda do Siri (17h).

DIA 3 (quinta-feira): lavagem do Beco do Gavião e Orquestra de Frevo (20h)

DIA 9 (quarta - Praça do Cruzeiro): blocos Baiacu na Vara (9h), Ressaca (14h), Perereca na Folia (15h).

DIA 5 (sábado - Cruzeiro): Banda do Siri (17h), Bens Amados (18h) e outros blocos DIA 6 (domingo - Cruzeiro): Bloco das Raparigas (9h), Bloco Infantil (Os benzinhos, Baiacuzinhos e outros a partir das 16h), Banda do Siri (17), Zé Priquito (18), Bens Amados (17h), Seu Boga (18h), Fies do Gavião (19h), Bens Amados (20h), Redinha dos Meus Amores (21h), Os Cata Cornos (22h)

FOTO: CANINDÉ SOARES

DIA 4 (sexta-feira - Cruzeiro): Redinha dos Meus Amores (20h), show no palco do Cruzeiro

DIA 7 (segunda - Cruzeiro): Rapariga (9h), Banda do Siri, Vai Pra Peia, Pinto de Fora, Fiéis do Gavião, Seu Boga, Tubarão, show na Praça (18h)

24

Março de 2011


CENTRO-RIBEIRA Abertura do carnaval (3 de março): Baile de Máscara (Largo do Atheneu, Petrópolis, 19h).

Desfile das Escolas de Samba (5 a 7 de março): As agremiações desfilam na Av. Duque de Caxias, na Ribeira. FOTO: CANINDÉ SOARES

O Quanto Antes (3 de março): a troça desfilará pelas ruas da Ribeira ao som de marchinhas de carnaval. Concentração às 19h, no Central Ribeira Botequim (rua Chile). Pagando R$20 o folião terá acesso ao bar e ao show de encerramento com Isaque Galvão.

Circuito Cultural Ribeira (8 de março): Oito atrações subirão no palco armado em frente a Casa da Ribeira (rua Frei Miguelinho, 52, Ribeira). Início: 16h. Leia mais na pág 20.

Carnaval Outros Sons (3 de março): clássicos do samba com o grupo Arquivo Vivo e uma banda convidada. Local: Beco da Lama (rua Câmara Cascudo, Cidade Alta). Início: 18h. Carnareggae (4 de março): bandas locais se apresentam no Beco da Lama (rua Câmara Cascudo, Cidade Alta). Início: 19h.

Bloco Poetas, Carecas, Bruxos e Lobisomens (5 de março): Orquestra de frevo e bonecos gigantes arrastam os foliões pelas ruas do bairro. Concentração: 16h, Praça Praia de Ponta Negra (por trás do Vilarte).

Eletrobeco (6 de março): DJ´s comandam a “rave” do Beco. A discotecagem começa antes e depois do Desfile das Kengas, às16h e 21h. Carnaval do Hip Hop (7 de março): O palco, armado em frente a Casa da Ribeira (rua Frei Miguelinho, 52, Ribeira) recebe vários grupos de Natal e João Pessoa (DJ Lord Alph, Rimas Classe A do Lado B, Snoop Soul & Conexão Mil Graus, Agregados Família do Rap, Mr. Shoh & SDS, Manisfestarte $.A, DJ Samir, Quadrilha R.A.P, Chico Bomba & Zé Baga, Carcará Na Viagem, Afronordestinas e MC Priguissa. Início: 16h.

Bloco Fiquei Porque Quis (6 de março): A concentração será em frente ao Albergue da Costa (Avenida Praia de Ponta Negra, 8932, Ponta Negra), às 15h30. A banda de frevo puxa os foliões pelas ruas do conjunto.

FOTO: CANINDÉ SOARES

As Kengas (6 de março): O bloco mais irreverente da cidade promove seu desfile, às 15h, na rua Ulisses Caldas, na Cidade Alta. Orquestra de frevo e shows musicais animam o evento.

PONTA NEGRA

FOTO: HUGO MACEDO

Barulho no Beco (5 de março): participação das bandas AntiSapiens Club, Anomalon, Tesla Orquestra, Violent Hangover, Pureza Genocida Hancid Flash, Putritorion, Santo Pecador e Calabouço Local: Beco da Lama (rua Câmara Cascudo, Cidade Alta). Início: 16h.


Festas & Baladas PROGRAMAÇÃO PIRANGI Dia 4 (sexta): entrega das chaves da cidade ao Rei Momo e Rainha do Carnaval (21h); Trio elétrico na Avenida com a Banda Garota Safada (21h) Dia 5 (sábado): abertura dos blocos (17h), Bloco da Saúde e Banda Verdadeira Chama, Burro Elétrico e Banda Detroit (20h), Trio Elétrico na Avenida com a Banda Deixe de Brincadeira (21h), blocos populares e tradicionais durante todo o dia na Avenida Deputado Márcio Marinho. Dia 6 (domingo): Trio elétrico na avenida com a Banda Forró da Pegação (20h), blocos populares e tradicionais durante todo o dia.

FOTO: ELPÍDIO JÚNIOR

Dia 7 (segunda): Tradicional desfile das Virgens na avenida Deputado Márcio Marinho (17h), Trio elétrico na avenida com a Banda Cavaleiros do Forró (18h), Trio Elétrico na avenida com a Banda Pura Tentação (21h30) e blocos populares e tradicionais durante todo o dia. Dia 8 (terça): Bloco da Banda do Cajueiro com Pura Tentação (17h30), Trio Elétrico na Avenida com a Banda Pimenta Nativa (21h30) e blocos populares e tradicionais durante todo o dia. Dia 9 (quarta): Bloco Vassourinhas, encerrando a programação do Carnaval (16h) Informações: www.parnamirim.rn.gov.br

PROGRAMAÇÃO PIPA Dia 4 (sexta): bloco Calígula Unidos  com Rei Momo e a rainha do Carnaval. Orquestra de frevo e banda de metais. Concentração: Calígula Pizzaria, às 19h. Vendas de fantasias: 9416 1561 e 8721 1561. Dia 5 (sábado): marchinhas e frevo ao cair da tarde (rua principal). Dia 8 (terça): Bloco Panela Bumbá. A saída será da Panela de Barro, passando pela praça principal e retornando ao ponto de partida. Haverá paradas no Book Shop e no Calígula. Dia 9 (quarta): blocos Calígula Unidos, Estação Primeira das Priquiteiras e As Quengas de Pipa, a partir das 14h. Encerramento com a banda Perfume de Gardênia (praça principal).

26

Março de 2011


Festas & Baladas PROGRAMAÇÃO CAICÓ IATE CLUBE: Garota Safada e Forró da Kurtição (5/03); Aviões do Forró e Forró do Muído (6/03). ILHA DE SANTANA: Cavaleiros do Forró, Marquinhos Carrera & Sakulejo e Telengo Tengo (2/03), banda Inala, Los Pepas e Forró da Pegação (3/03), banda Baculejo e Yuri & banda do Povão (4/03), banda Canindé Moreno e Pura Tentação (5/03), Max & banda Estrelar e os Mauricinhos do Forró (6/03), Marquinhos Carrera & Sakulejo e banda Ariaxé (7/03), bandas Soanata e Feras (8/03). BLOCO TREME-TREME: Trio Elétrico com Os Mimosos (3/03), Trio Elétrico com Marquinhos Carrera & BandaSakulejo (4/03), Trio Elétrico (5/03), Trio Elétrico (6/03), Trio Elétrico com banda Detona (7/03) e Trio Elétrico com Max & Banda Estrela (8/03). BLOCO DO MAGÃO (marchinhas e frevos): “O Camburão na Folia” (2/03), “Psifolia” (3/03), “As Quengas do Magão” (4/03), “O Magão a Todo Vapor” (5/03), “O Papangú” (6/03), “Melhor idade” (7/03), Pegadinha do Ala Ursa (8/03), “O Camburão na Folia - Parte II” (9/03). Informações: www.carnavalemcaico.com.br

PROGRAMAÇÃO AREIA BRANCA DIA 4 (sexta): banda Xamego e arrastão com Municipal Santos DIA 5 (sábado): Enkanto de Menina e Cavaleiros Elétricos DIA 6 (domingo): Roberto Meus Amores, Tabakana, Pawlera , Zumzumbaba, Nilson Viana e Mega Hits DIA 7 (segunda): Sob Medida, Pra Abalar, Rafaela Manville, Swingaço, Pinel, Introza e Saia Elétrica DIA 8 (terça): Bonde do Maluco, Arroba Elétrico, Swing do Papi, Porreta Music e Fantasmão DIA 9 (quarta): banda Inala (arrastão saindo do largo para o cais)

PROGRAMAÇÃO APODI DE 4 A 8: Saia Elétrica, Bonde do Maluco, Thábata, Rafaella Manvile, banda Grafith, Badalação, banda Bakulejo, banda Inala, Trio Elétrico Arrastão, Swing Arretado, Tabakana, Remelexo Elétrico e Janilson & Metal Urbano.

28

PROGRAMAÇÃO MACAU DIA 3 (quinta): trio Parajós e banda Prabalá DIA 4 (sexta): Orquestra Pedras de Sal, Palhaço Fuxiquinho, Os Pimpolhos, Kabaço Elétrico e Grafith. DIA 5 (sábado): Doce Pecado, Introza, Pawlera do Brasil, Grafith, Garota Safada Elétrico, Pegação Elétrico, Orquestra Pedras de Sal . DIA 6 (domingo): Zumzumbaba, Axé Mais, Kabaço Elétrico, Grafith, Forró do Miúdo Elétrico, Deixe de Brincadeira Elétrico, Orquestra Pedras de Sal. DIA 7 (segunda) : Jailson e Eliane show, banda Kabaço Elétrico, Lane Cardoso, banda Grafith, Aviões Elétrico, Nagibe, Orquestra Pedras de Sal, Orquestra Marquinhos Show. DIA 8 (terça): Tsunami, Swing Novo, Mela-Mela, Badallada, Grafith, Cavaleiros Elétrico, Orquestra Pedras de Sal, desfile oficial das Escolas de Samba. Dia 9 (quarta): Oficina do Samba Informações: www.macau.com.br

PROGRAMAÇÃO GUAMARÉ DIA 4 (sexta): final do campeonato de blocos e show de Margareth Menezes DIA 5 (sábado): Márcia Freire, Inala, Garota Safada (elétrico) e Curtição (elétrico). DIA 6 (domingo): The Frois, Tribala, Tatau, Pawlera do Brasil e arrastão do mela-mela DIA 7 (segunda): Fantasmão, Bakulejo, Araketu, Bonde do Maluco e arrastão do mela-mela DIA 8 (terça): arrastão do mela-mela com Ricardo Chaves e Pimenta Nativa

PROGRAMAÇÃO ALEXANDRIA DIA 5 (sábado): bandas Pegada Elétrica e Bakulejo e Orquestra de frevo Adrenalina DIA 6 (domingo): Thabata e banda, Axé Power e Orquestra de frevo Adrenalina DIA 7 (segunda): Salgado Elétrico, Gilson Mania de Pagodear e Orquestra de frevo Adrenalina DIA 8 (terça): Banda Inala, Los Pepas e Orquestra de frevo Adrenalina Março de 2011


INFORME PUBLICITÁRIO


Festas & Baladas PARA DEPOIS DO CARNAVAL... Se você acha que quatro dias de folia ainda não foram suficientes para extrapolar a sua energia então anote na agenda: Dia 18 Nise Palhares (finalista do Programa Ídolos) solta a voz na boate Vogue (Candelária). A cantora carioca passeia entre o rock e a MPB. No repertório, composições autorais e também releituras de Cássia Eller, Marina, Ana Carolina, Cazuza e outros nomes do cenário nacional. A música continua com Forró Tampa de Bubu e o DJ Bruno Ramos (AL). Lane Cardoso comanda a ressaca de carnaval, dia 19. O DJ Diego Freire (CE) assume as pickups. A banda paraibana Impulso (pop-rock brazuca e internacional) e o DJ França se apresentam nos dois dias de programação. Início: 22h. Informações: 3207 4745 / 3223 4228 | www.voguenatal.com.br

FOTO : LU MO COLETI VO

32

o Central festa. Dia 12 s ai m m te a al. Quem lego que aind ssaca de carnav re Recupere o fô a su ulo a e ov im prom rmado por Pa Ribeira Botequ outo. O trio, fo uS D (já a u se nd o ba a a nt sta é rese comanda a fe abriel Souto, ap ock-funk-dubLamartine e G -r ba vo m ta Sa us . G ro o, no ut So caldeirão so ) te an a volta ao bar nç nd da e ba conhecido m parado. A ué .br ng ni ar ix o de tralribeira.com reggae pra nã 21 | www.cen 31 01 32 s: õe aç dia 26. Inform

Vale lem bra você é fã r que nem só d e abre esp de pop-rock, o frevo, samba e axé viv a Botequim e um fo teto Boc ço para várias Tá na H lião. Se bandas a de Sin ora, em do gêne o, que s O grupo ro. Desta Ponta Negra e aprese , com 1 , 3 n q ta todas ue para língua o a o quins clássic nos de estrada a os do ro e públic s sextas-feiras ck e na casa o cativo . , tr aos lanç do pop intern acional, az na ponta da amento s atuais da déca . Inform d ações: 2 a de 70 010 003 4. Veja mais shows na Agenda Cultural (páginas 42 a 52). Março de 2011


FOTOS: DIVULGAÇÃO

Cine & Vídeo

CRÍTICA

VESTINDO A PERSONAGEM Todo perfeccionista dá o melhor de si em tudo o que faz, seja no campo pessoal ou no profissional. Mas o que fazer quando o melhor que se pode chegar ainda não é nem a sombra da almejada perfeição? Nina Sayers (Natalie Portman), uma metódica bailarina, treina exaustivamente com o objetivo de conquistar o papel principal em O Lago dos Cisnes. Porém, aos olhos do diretor da companhia de ballet, Thomas Leroy (Vincent Cassel), ela está preparada apenas para interpretar o doce e frágil cisne branco. Assim, Thomas aconselha Nina a ser menos técnica e a deixar-se levar pela emoção para extrair o necessário arroubo de paixão que dará vida ao cisne negro. O perfeccionismo de Nina a fará passar por uma verdadeira metamorfose para desempenhar convincentemente ambos os cisnes. Essa é a trama de Cisne Negro (Black Swan - 2010), filme pelo qual Natalie Portman arrebatou o Globo de Ouro e o BAFTA desse ano, e deve levar pra casa também o Oscar de Melhor Atriz. O diretor Darren Aronofsky atua como um maestro que conhece perfeitamente seus orquestrados e sabe qual a melhor nota extrair deles, executando uma sublime metanarrativa entre as personagens do filme e o simbolismo das personagens de O Lago dos Cisnes. Da mesma forma que Natalie Portman conduziu sua personagem com apuro (a rainha enfeitiçada, um ser em transição), Barbara Hershey (o cisne branco morto) está perfeita como a mãe obcecada com a carreira da filha, enxergando nela a bailarina que não pode ser, e sublimando sua dor ao pintar rostos com expressão sofrida; Mila Kunis (o cisne negro), confortabilíssima como a autoconfiante bailarina californiana Lily, recém-chegada à companhia, ameaçando e atraindo Nina para o “lado negro”; já Vincent Cassel (o feiticeiro) é puro charme como o professor sedutor, responsável direto pelo encontro de Nina com seu outro eu, provocando a aluna a dar a alma pelo papel (não é à toa que em sua casa, vemos uma ampliada figura do teste de Rorscharch emoldurada na parede). E até a ponta de Winona Ryder como a veterana bailarina Beth MacIntyre é primordial na trama, pois

34

Por Milena Azevedo

Beth foi a rainha magistral, aquela que conseguiu unir os dois cisnes, mas se deixou levar pelo cisne negro, rompendo o equilíbrio, e servindo de exemplo a Nina do quão tenebroso seu futuro será caso ela cometa o mesmo erro. Em Cisne Negro, temos o mesmo clima claustrofóbico de Pi e Réquiem para um sonho, mesclado com a sutileza de O Lutador. É mórbido e prazeroso assistir a transformação de Nina, como se a dor sangrenta da sua mudança de comportamento fosse uma vitória nossa (plateia); a gente reconhece a sua persistência e sabe que o devaneio é o caminho torto que a levará à glória e nos deixará extasiados. CISNE NEGRO | DRAMA - 16ANOS - 108 MIN.

Março de 2011


TOMADA UM U2 3D Essa os fãs natalenses do quarteto irlandês liderado por Bono Vox não vão perder mesmo! O Moviecom exibirá nos dias 25, 26 e 27 de março, em sessão única (21h30), o documentário “U2 3D”, primeiro show gravado ao vivo em três dimensões. Para este filme foram captadas imagens de shows da turnê Vertigo em Buenos Aires, no estádio do River Plate, onde mais de 80 mil pessoas estiveram na plateia. Há ainda trechos da turnê da banda em São Paulo e em Santiago do Chile. Senha: R$ 30 (inteira), R$ 15 (meia e cartão Clube do Solto + e-Zip) e R$ 25 (eZip). Informações: www.moviecom.com.br

SOLTO NO MOVIECOM Uma ótima notícia para os cinéfilos: o Solto na Cidade, em parceria com o Moviecom, vai sortear toda semana ingressos para filmes. E também quem apresentar na bilheteria o cartão do Clube do Solto e o cartão e-Zip do Moviecom pagará meia-entrada. Acesse nosso site - www.soltonacidade.com.br - e saiba como se tornar clubista para aproveitar essas e outras vantagens.

ww w . s ol t ona c i d a d e . c o m . b r

35


Letras & Artes

DIA DA POESIA

MULHERES E LEIDE

FOTOS: DIVULGAÇÃO

A pesquisadora Leide Câmara abre para o público seu acervo particular, constituído por documentos, objetos pessoais e discos de poetas, cantoras e compositoras. A exposição, em homenagem ao Dia da Mulher, será aberta no dia 17, às 19h, na Galeria Newton Navarro da Fundação José Augusto, e poderá ser visitada até 31 de março das 8h às 18h. Rua Jundiaí, 641, Tirol. Informações: 3232 5306.

Performances, recitais poéticos e lançamentos literários são algumas das atividades programadas pela Fundação José Augusto para celebrar o Dia Nacional da Poesia, 14 de março. Entre os livros que serão lançados, destaque para “Poesia”, primeiro dos seis títulos da Coleção Patrimônio Cultural Potiguar, da Fapern, organizado pelo jornalista e escritor Adriano de Sousa. A série vai reeditar entrevistas históricas feitas pela FJA na década de 70 com os poetas João Cabral de Melo Neto, Zila Mamede, José Bezerra Gomes, Homero Homem, Laelio Ferreira de Melo, Doryan Gray Caldas, Jaime dos Guimarães Wanderley, João Fagundes de Menezes, Ney Leandro de Castro e Moacir Cirne. Outro lançamento importante é “Príncipe plebeu”, livro em que o professor Cláudio Galvão, pesquisador da obra de Othoniel Menezes, apresenta o resultado de 40 anos de pesquisa sobre o poeta. A publicação, editada pela Fapern, sai com CD com poemas declamados por Tarcísio Gurgel e musicados por Fernando Tovar. A programação começa às 17h, no TCP (rua Jundiaí, 641, Tirol).

MEDITAÇÃO NOS SALMOS O professor do Departamento de História da UFRN, Wicliffe de Andrade Costa, lança, no dia 11 de março, às 19h, na livraria Siciliano do Midway Mall (terceiro piso), seu primeiro livro, “Intimidade com Deus”. Em 240 páginas, o autor compartilha com o leitor os conhecimentos adquiridos em muitos anos de estudo dos salmos.

36

PRÊMIO LITERÁRIO Até 4 de abril, autores e editoras que publicaram romances em 2010 podem inscrever as obras em uma das categorias do Prêmio São Paulo de Literatura: Melhor Livro do Ano e Melhor Livro do Ano Autor Estreante. O prêmio vai conceder R$ 200 mil para o melhor livro do ano e o mesmo valor para a melhor obra de autor estreante. Informações: (11) 3881 9903.


AJUDE a reconstruir O

Cata Livros

Um dos mais antigos sebos de Natal perdeu num incêndio todo o seu acervo, mas você pode ajudar a reconstruir doando livros, revistas, CDs ou DVDs.

As doações estão sendo recolhidas na lanchonete Preto & Branco (vizinho ao sebo).

Av. Xavier da Silveira, 1763, em frente ao Amigo Bicho. Informações: 3653 1358.


Cursos & Mais DIÁLOGOS CRIATIVOS O encontro-show musical “O Samba como identidade cultural”, reunindo o músico Pedro Neto e o jornalista e pesquisador Múcio Procópio, abre, no dia 30 de março, a temporada 2011 dos Diálogos Criativos, projeto cultural que em um ano e meio de existência já se tornou um dos principais espaços para a troca de ideias e diálogos entre diferentes áreas do conhecimento. O encontro será entremeado por apresentações do músico, que ao final da conversa fará um show de samba com violão, cavaquinho e percussão, interpretando clássicos do gênero. Local: auditório da livraria Siciliano do Midway. Entrada gratuita. Mais informações: dialogoscriativosnatal.blogspot.com

CURSO DE ORATÓRIA A Nova Acrópole Escola de Filosofia oferece, nos dias 3, 10 e 17 de fevereiro, das 19h às 21h, o curso de oratória “A arte de falar em público”. Nas aulas teóricas e práticas, o aluno aprenderá a desenvolver a capacidade de falar em público, a dominar o medo e o nervosismo e técnicas de oratória, além de como se expressar. Rua Trairi, 516, Petrópolis. Inf. 3211 0748 | 8874 0208.

CAPOEIRA E TECIDO ACROBÁTICO Recomeçaram as aulas de Capoeira Angola e de Tecido Acrobático oferecidos no Circo Tropa Trupe. Os treinos de capoeira são conduzidos pelo Grupo Egbé, coordenado pelo instrutor Miele Mendes, sempre nas terças, quintas e sextas, das 19h às 21h. As aulas de tecido são ministradas pela instrutora e integrante da Tropa Trupe Luísa Guedes e têm como objetivo introduzir o aluno no universo circense e formá-lo na modalidade do tecido, através de práticas corporais de fortalecimento e alongamento muscular e técnicas de acrobacias aéreas. As aulas são sempre nas segundas e quartas, das 18h30 às 20h30. Informações: 8825 2312 / 9446 5051 / 9994 4498 / 8836 4646 | tropatrupe.blogspot.com

FILOSOFIA Você certamente já deve ter ouvido alguma mulher dizer que “todos os homens são iguais” e, do lado contrário, algum homem reclamar “que ninguém entende as mulheres”. Mas quem tem razão? Os dois? Nenhum? Bom, o encontro Papo e Atitudes, que a Nova Acrópole Escola de Filosofia promove no dia 12, às 18h, em sua sede, vai discutir exatamente essas duas máximas. E no dia 20, às 17h, a instituição promove uma noite cultural japonesa mostrando o modo de vida e a filosofia dos samurais. A entrada para os dois eventos é gratuita. Rua Trairi, 516, Petrópolis. Informações: 3211 0748 / 8874 0208.

38

Março de 2011


M

M

Y

Y

Y


Lazer & Aventura

NA ROTA DO IMPERADOR: DE PENEDO A XINGÓ Fotos e texto por Gilson Bezerra

Descoberto em 4 de outubro de 1501, o rio São Francisco recebeu o nome do santo do dia. Mas os índios o nomeavam pela sua aparência: Opará, riomar, tão grande como o mar. Corria o ano de 1859. O então imperador do Brasil, D. Pedro II, curioso com os relatos sobre esse grande rio e sua importância para a economia do Brasil colonial, veio pessoalmente conhecê-lo. Adentrando a sua bela foz no município de Piaçabuçu, o monarca pernoitou nos seus dois primeiros dias de viagem na cidade de Penedo, o mais importante porto pluvial do Brasil na época. A cidade vivia então o seu apogeu. Barcos vindos da Europa movimentavam o porto e o comércio, gerando riquezas. Os senhores de engenho mandavam seus filhos estudarem em Paris e construíam seus palacetes com lustres de cristal Bacarat e ferragens vindas da França. Esses palacetes, tombados pelo Iphan, ainda encantam os visitantes pelo luxo e a riqueza das construções. O casarão que abrigou o imperador é hoje o Museu do Paço Imperial, que possui uma coleção de móveis, quadros, porcelanas e cristais dos séculos 18 e 19, além de objetos que pertenceram à família real. Completam a Rota do Imperador cidades ribeirinhas históricas como Porto Real do Colégio e Própria, que também serviram de parada para D. Pedro II e sua grande comitiva, que seguiam até as famosas cachoeiras no local onde hoje se encontra a Hidrelétrica de Paulo Afonso. As embarcações pararam na cidade de Piranhas do São Francisco, uma pérola de arquitetura colonial encravada nas margens do rio, já no alto sertão alagoano. De lá, a comitiva seguiu a cavalo até o destino final. A viagem, que percorreu 250 km de barco pelo rio, vem sendo revisitada desde a expedição do príncipe João de Orleans e Bragança, que refez o caminho no ano de 2009. SERVIÇO: Saída de Penedo (AL) Balsa Maravilhosa: (82) 8878 7915 | 3551 5517

Dança no Gelo A partir de 11 de março, os frequentadores do Norte Shopping terão a oportunidade de experimentar a sensação de patinar no gelo. A empresa Pista de Gelo, responsável pelo sucesso do programa Domingão do Faustão no quadro Dança no Gelo, montou no shopping um rinque de 10 X 25 m², com capacidade para até 70 patinadores. Avenida Dr. João Medeiros Filho, 2395, Zona Norte. Informações: 3674 8200 | www.norteshopping.com.br

40

Março de 2011


Agenda Cultural

01 terça

1 (terça-feira)

Daniel Freire (pop-rock brazuca e internacional). Local: Casanova Ecobar. 22h. Inf. 3231 4331. Grupo Arquivo Vivo (clássicos do samba). Local: Taverna Pub. 22h. Inf. 3236 3696 | www.tavernapub.com.br Mês da Mulher - cortejo cultural (16h, na Cidade Alta) e shows das cantoras Maristela Marsicano, Dani Negro, Nevinha, Edja Alves e Fátima Aguiar (18h, na Praça André de Albuquerque). Inf. 9406 6817 e 8856 1381.

02 quarta 2 (quarta-feira)

Karol Posadzki e Bruno Alexandre (pop acústico). Local: Casanova Ecobar. 22h. Inf. 3231 4331. Projeto Quarta do Humor com a dupla Bisteca e Butuca. Local: Páprika. 21h. Inf. 3219 3865 | www.paprikanatal.com.br Forró Legal, Guto e Forrozão Universitário, Junior do Acordeon e Moacir do Repente. Local: Rastapé. 22h. Entrada: R$15. Inf. 3219 0181 | www.rastapenatal.com.br Banda Moby Dick (clássicos do rock). Local: Botequim Tá na Hora. 21h. Inf. 2010 0034 | www.botequimtanahora.com.br Conhaque com Tequila (samba-rock) e Rádio Mix (forró, sertanejo, axé, pop). Local: Taverna Pub. 22h. Inf. 3236 3696 | www.tavernapub.com.br La fille mal garden - o balé será apresentado pelo Grupo Clássico da Edtam. Local: Teatro Alberto Maranhão. 20h. Entrada: R$ 20 e R$ 10 (meia). Cine Sesc - exibição do filme “Anahy de las misiones”. Local: Sesc Restaurante (av. Rio Branco, 375, Cidade Alta). 12h. Entrada gratuita com apresentação da carteira do Sesc. Inf. www.rn.sesc.com.br

03 quinta 3 (quinta-feira)

Prévia carnavalesca com Isaque Galvão. Local: Central Ribeira Botequim. 21h. Inf. 3201 3121 | www.centralribeira. com.br Banda DuSouto (samba-funk-rock-dub). Local: Casanova Ecobar. 22h. Inf. 3231 4331. Daniel Freire (pop-rock nacional). Local: Bar Original. 19h. Inf. 3344 4930. Constantino (música internacional). Local: Páprika. 21h. Inf. 3219 3865 | www.paprikanatal.com.br Bandas Forró Trinkado e CPI do Forró. Local: Sancho Music Bar. 22h. Inf. 3219 3258 | www.sanchomusic.com.br La fille mal garden - o balé será apresentado pelo Grupo Clássico da Edtam. Local: Teatro Alberto Maranhão. 15h e 20h. Entrada: R$ 20 e R$ 10 (meia).

42

MARÇO - 2011

04 sexta

4 (sexta-feira)

MC Preguiça e banda Salve Simpatia (especial Jorge Ben). Local: Casanova Ecobar. 22h. Inf. 3231 4331. Show do cantor Joabe Ferreira. Local: Terraço do Relógio (SESC Centro). 19h. Entrada gratuita. Inf. 3211 4615 / 3211 5577. Festival Rock na Folia com Os Grogs, Foxy Lady e The Blue Mountain. Local: Castelo Pub. 22h. Entrada: R$8 (até 23h) e R$10 (após 23h). Inf. 9117 1757. Dany Negro (MPB e samba). Local: Páprika. 21h. Inf. 3219 3865 | www.paprikanatal.com.br Fernando Farias, Forró da Bagaceira, Paraíba do Forró. Local: Rastapé. 22h. Entrada: R$15. Inf. 3219 0181 | www. rastapenatal.com.br Banda Celebration (clássicos da era disco - anos 70) e DJ Magão. Local: Taverna Pub. 22h. Inf. 3236 3696 | www.tavernapub.com.br Prévia carnavalesca com Catita Choro e Gafieira. Local: Central Ribeira Botequim. 21h. Inf. 3201 3121 | www.centralribeira.com.br Cine Sesc - exibição do filme “A lira do delírio”. Local: Sesc Restaurante (av. Rio Branco, 375, Cidade Alta). 12h. Entrada gratuita com apresentação da carteira do Sesc. Inf. www. rn.sesc.com.br

05 sábado

5 (sábado)

Luciano Viana (MPB). Local: Páprika. 21h. Inf. 3219 3865 | www.paprikanatal.com.br Beto Pinalli (MPB). Local: Bar e Petiscaria Tá na Hora. 21h. Inf. 3206 3433. Conhaque com Tequila (samba-rock) e Metamorfose. Local: Taverna Pub. 22h. Inf. 3236 3696 | www.tavernapub.com.br Banda Deixa Acontecer (samba). Local: Botequim Tá na Hora. 14h. Inf. 2010 0034 | www.botequimtanahora.com.br

06 domingo 07segunda 6 (domingo)

Endaira Moro e banda. Local: Vilarte. 19h. Inf. 2010 0336.

7 (segunda)

Noite dos Solteiros com as bandas Salada Sonora (rock nacional) e Legal D+ (samba). Cupidos entregam torpedos e ajudam na paquera. Local: Taverna Pub. 22h. Inf. 3236 3696 | www.tavernapub.com.br

08 terça 8 (terça)

Grupo Roda de Bambas (clássicos do samba). Local: Taverna Pub. 22h. Inf. 3236 3696 | www.tavernapub.com.br Março de 2011


09 quarta

9 (quarta)

Projeto Quarta do Humor com Seu Dedé. Em seguida, show de Luciana Antunes. Local: Páprika. 21h. Inf. 3219 3865 | www.paprikanatal.com.br Luciano Viana (MPB). Local: Bar e Petiscaria Tá na Hora. 21h. Inf. 3206 3433. Bandas Conhaque com Tequila (samba-rock) e Hipopotamus (pop internacional). Local: Taverna Pub. 22h. Inf. 3236 3696 | www.tavernapub.com.br

10 quinta

10 (quinta)

Quinta do Blues com a banda For Sale, The Blue Mountain e Carlos Jonhson/EUA (Jam Session). Local: Taverna Pub. 22h. Inf. 3236 3696 | www.tavernapub.com.br SangueBlues (especial Strokes e The Smiths). Local: Casanova Ecobar. 22h. Inf. 3231 4331. Daniel Freire (pop-rock nacional). Local: Bar Original. 19h. Inf. 3344 4930. Grupo Nem Choro Nem Vela. Local: Central Ribeira Botequim. 21h. Inf. 3201 3121 | www.centralribeira.com.br Grupo Som e Mar (bossa e jazz). Local: Páprika. 21h. Inf. 3219 3865 | www.paprikanatal.com.br Forró Akoxado e Forró pra Farrear. Local: Sancho Music Bar. 22h. Inf. 3219 3258 | www.sanchomusic.com.br Banda Vinho Barganha (pop-rock), Cristina de Holanda (MPB) e DJ´s Gabriel e Paulino Chacon. Local: Feitiço Bar. 20h. Inf. 8811 4904 / 9989 4904 | www.feiticonatal.com.br

POUCA VOGAL GESSINGER + LEINDECKER

19 de março | 21h

ZÉ LEZIN

26 de março | 21h

BALADA SERTANEJA CÉSAR MENOTTI E FABIANO

27 de março | 20h

TERÇA INSANA ANO DEZ

02 de abril | 21h

11 sexta

11 (sexta)

Banda The Frois, Forró Pr´Sakudir, DJ´s Carlos Waitt (PE) e França. Local: Vogue. 22h. Inf. 3207 4745 / 3223 4228 | www. voguenatal.com.br Projeto Beco do Reggae com a banda Eternamente Jah. Local: Beco da Lama (Cidade Alta). 19h. Entrada gratuita. Inf. 9175 9870. Daniel Freire e banda João Teimoso (pop rock). Local: Casanova Ecobar. 22h. Inf. 3231 4331. Estreia do Clube do Blues 2011 com Carlos Johnson (EUA) e The Blue Mountain. Ingressos antecipados na Pedrassoli Turismo. Local: Taverna Pub. 22h. Inf. 3236 3696 / 9117 1757 | www.tavernapub.com.br Banda Deckadas (pop-rock internacional). Local: Páprika. 21h. Inf. 3219 3865 | www.paprikanatal.com.br CPI do Forró, Panka de Bakana, Silva Jr. e Moacir do Repente. Local: Rastapé. 22h. Entrada: R$15. Inf. 3219 0181 | www. rastapenatal.com.br Grupo Arquivo Vivo (clássicos do samba). Local: Central Ribeira Botequim. 21h. Inf. 3201 3121 | www.centralribeira. com.br

LOBÃO ELÉTRICO

09 de abril | 21h

OS MELHORES DO MUNDO HERMANOTEU NA TERRA DE GODAH

15, 16 e 17 de abril

KATREVA DECUPUAR O SHOW

23 de abril | 20h

www.teatroriachuelo.com.br ww w . s ol t ona c i d a d e . c o m . b r

43


Agenda Cultural

...

Sexta Notável - Festa Baile com Artenisa e banda (carnaval da saudade). Local: Cobertura do Hotel Maine. 22h. Inf. 8866 9983 / 9903 4557. Os homens querem casar e as mulheres querem sexo - comédia com Carlos Simões. Local: Teatro Alberto Maranhão. 21h. Entrada: R$ 50 e R$ 25 (meia). Inf. 3213 8245 / 88371553 / 9929 4539. Cine Sesc - exibição do filme “Houve uma vez dois verões”. Local: Sesc Restaurante (av. Rio Branco, 375, Cidade Alta). 12h. Entrada gratuita com apresentação da carteira do Sesc. Inf. www.rn.sesc.com.br

12 sábado

12 (sábado)

Banda Uskaravelho, Forró Pr´Sakudir, DJ´s Fam Matos e França. Local: Vogue. 22h. Inf. 3207 4745 / 3223 4228 | www. voguenatal.com.br Banda DuSouto (samba-funk-dub-rock). Local: Central Ribeira Botequim. 21h. Inf. 3201 3121 | www.centralribeira. com.br Show de Luizinho Nobre (samba). Local: Botequim Tá na Hora. 14h. Inf. 2010 0034 | www.botequimtanahora.com.br Banda Dancing Days (clássicos da era disco - anos 70). Local: Taverna Pub. 22h. Inf. 3236 3696 | www.tavernapub. com.br Marina e Diamante band (pop-rock brazuca e internacional). Local: Botequim Tá na Hora. 21h. Inf. 2010 0034. Festa “23 e dez - a estreia do som” com os DJ´s T.Yuri, Danina Fromer e convidados. Local: Casa da Ribeira. 23h10. Entrada: R$10. Inf. 3211 7710. Revolver e JackBlack (clássicos do rock). Local: Casanova Ecobar. 22h. Inf. 3231 4331. Banda Voyage (MPB). Local: Páprika. 21h. Inf. 3219 3865 | www.paprikanatal.com.br Música ao vivo (samba). Local: Bar e Petiscaria Tá na Hora. 21h. Inf. 3206 3433. Alvimar Farias e Karla Patrícia, Forró Selado, Dussete e e Moacir do Repente. Local: Rastapé. 22h. Entrada: R$15. Inf. 3219 0181 | www.rastapenatal.com.br Sexta Notável - Festa Baile com Artenisa e banda (carnaval da saudade). Local: Cobertura do Hotel Maine. 22h. Inf. 8866 9983 / 9903 4557. Show das bandas Mingmen (Suíça), Dessituados, Planant, Driveout, Calistoga e AK47. Local: Cultura Clube. 16h. Entrada: R$8. Inf. 8808 9071 / 9142 2637. DJ´s Aby, Gabriel Cabral e Álvaro Sá. Local: Sancho Music Bar. 22h. Inf. 3219 3258 | www.sanchomusic.com.br Os homens querem casar e as mulheres querem sexo - comédia com Carlos Simões. Local: Teatro Alberto Maranhão. 21h. Entrada: R$ 50 e R$ 25 (meia). Inf. 3213 8245 / 88371553 / 9929 4539. Papo e Atitudes: “Todos os homens são iguais... Quem entende as mulheres?”. Local: Nova Acrópole Escola de Filosofia. 18h. Entrada gratuita. Inf. 3211 0748 / 8874 0208.

44

Março de 2011


... “A identidade italiana” – encontro promovido pelo Centro di Cultura Italiana MadrelinguA e a Associação Cultural Ítalo-Brasileira do Rio Grande do Norte (ACIBRA-RN). Na pauta da discussão, fatos, pessoas e idéias que fizeram a Itália até hoje. Local: Livraria Siciliano (Midway Mall). 19h30. Entrada gratuita. Inf. 3219 4669 | 9991 0876.

13 domingo

13 (domingo)

Banda Magia, Tete Pessoa e Forró Vamu Xamegá, Will Axé e banda e DJ´s Eddy e Gabriel. Local: Feitiço Bar. 17h. Inf. 8811 4904 / 9989 4904 | www.feiticonatal.com.br Grupos Nuance e D´Boa. Local: Sancho Music Bar. 21h. Inf. 3219 3258 | www.sanchomusic.com.br Os homens querem casar e as mulheres querem sexo - comédia com Carlos Simões. Local: Teatro Alberto Maranhão. 20h. Entrada: R$ 50 e R$ 25 (meia). Inf. 3213 8245 / 88371553 / 9929 4539. Os Quatro Amigos Saltimbancos - musical infantil com a Cia. Teatral Monicreques. Local: Teatro Alberto Maranhão. 17h. Entrada: R$ 30 e R$ 15 (meia). Informações: 8837 1553 / 9108 2490.

14 segunda

14 (segunda)

Noite dos Solteiros com as bandas Metamorfose e Legal D+ (samba). Cupidos entregam torpedos e ajudam na paquera. Local: Taverna Pub. 22h. Inf. 3236 3696 | www.tavernapub. com.br Dia da Poesia - performances, recitais poéticos e lançamentos literários fazem parte da programação. Local: Teatro de Cultura Popular (rua Jundiaí, 641, Tirol). A partir das 17h. Cine Sesc - exibição do filme documentário “Poeta de sete faces”, sobre Drummond de Andrade. Local: Sesc Restaurante (av. Rio Branco, 375, Cidade Alta). 12h. Entrada gratuita com apresentação da carteira do Sesc. Inf. www.rn.sesc.com.br

15 terça

15 (terça)

Grupo Arquivo Vivo (clássicos do samba). Local: Taverna Pub. 22h. Inf. 3236 3696 | www.tavernapub.com.br Curso de Filosofia - aula inaugural gratuita. Local: Nova Acrópole Escola de Filosofia. 18h. Entrada gratuita. 19h. Inf. 3211 0748 / 8874 0208.

16 quarta

16 (quarta)

Projeto Quarta do Humor com Zé Cavalcanti. Local: Páprika. 21h. Inf. 3219 3865 | www.paprikanatal.com.br Fumaça (MPB). Local: Bar e Petiscaria Tá na Hora. 21h. Inf. 3206 3433. Maiorais do Forró, Pé de Urtiga, Silva Jr e e Moacir do Repente. Local: Rastapé. 22h. Entrada: R$15. Inf. 3219 0181 | www.rastapenatal.com.br ww w . s ol t ona c i d a d e . c o m . b r

45


...

Agenda Cultural

Bandas Conhaque com Tequila (samba-rock) e Metamorfose. Local: Taverna Pub. 22h. Inf. 3236 3696 | www. tavernapub.com.b Apareceu a Margarida - montagem do texto clássico escrito em 1973 por Roberto Athayde. Local: Teatro Alberto Maranhão. 19h. Entrada: R$ 20 e R$ 10 (meia). Cine Sesc - exibição de “Clássicos e Modernos”, coletânea que reúne obras assinadas por importantes nomes da cinematografia brasileira, como Humberto Mauro (“A velha a fiar”, de 1964). Local: Sesc Restaurante (av. Rio Branco, 375, Cidade Alta). 12h. Entrada gratuita com apresentação da carteira do Sesc. Inf. www.rn.sesc.com.br

17 quinta

17 (quinta)

MC Preguiça e Clara e a Noite (blues e rock). Local: Casanova Ecobar. 22h. Inf. 3231 4331. Rodrigo Lacaz (pop-rock internacional). Local: Páprika. 20h30. Inf. 3219 3865 | www.paprikanatal.com.br Noite Tropicália com Isaque Galvão e convidados e DJ Gabriel. Local: Feitiço Bar. 20h. Inf. 8811 4904 / 9989 4904 | www.feiticonatal.com.br Show Sons do Brasil com Fadja Lorena. Local: Botequim Tá na Hora. 21h. Inf. 2010 0034 | www.botequimtanahora.com.br Grupo Catita Choro e Gafieira. Local: Central Ribeira Botequim. 21h. Inf. 3201 3121 | www.centralribeira.com.br Bandas Cavalo de Aço e Pé de Urtiga (forró). Local: Sancho Music Bar. 22h. Inf. 3219 3258 | www.sanchomusic.com.br Mulheres e Leide - abertura da exposição em homenagem ao Dia da Mulher, constituída de documentos, objetos pessoais e discos de poetas, cantoras e compositoras (acervo da pesquisadora Leide Câmara). Local: Galeria Newton Navarro (FJA). 19h. Inf. 3232 5306. Apareceu a Margarida - montagem da peça escrita em 1973 por Roberto Athayde. Local: Teatro Alberto Maranhão. 19h. Entrada: R$ 20 e R$ 10 (meia).

18 sexta

18 (sexta)

Bandas The Cashs (indie rock) e Yanks. Local: Casanova Ecobar. 22h. Inf. 3231 4331. Nise Palhares (RJ), banda Impulso (PB), DJ´s Bruno Ramos e França. Local: Vogue. 22h. Inf. 3207 4745 / 3223 4228 | www. voguenatal.com.br Projeto Beco do Reggae com a banda Mr Joint. Local: Beco da Lama (Cidade Alta). 19h. Entrada gratuita. Inf. 9175 9870. Show do cantor Rodrigo Lins. Local: Terraço do Relógio (SESC Centro). 19h. Entrada gratuita. Inf. 3211 4615 / 3211 5577. Festa da Música Tupiniquim (rock nacional) com as bandas Mobydick, Rádio BRA e Dom Joker. Local: Castelo Pub. 22h. Entrada: R$8 (até 23h) e R$10 (após 23h). Inf. 9117 1757. Banda VNV (pop-rock internacional – ano 80). Local: Páprika. 21h. Inf. 3219 3865 | www.paprikanatal.com.br

46

... Daniel Freire (pop-rock nacional). Local: Cipó Brasil. 20h. Informações: 3219 5227. Relabucho, Guto e Forrozão Universitário, Tempero do Forró e e Moacir do Repente. Local: Rastapé. 22h. Entrada: R$15. Inf. 3219 0181 | www.rastapenatal.com.br Grupo Linha de Passe (clássicos do samba). Local: Central Ribeira Botequim. 21h. Inf. 3201 3121 | www.centralribeira. com.br Bandas Rock Beat e JackBlack (clássicos do rock e do blues). Local: Taverna Pub. 22h. Inf. 3236 3696 | www.tavernapub.com.br Sexta Notável - Festa Baile com o grupo Baiok. Local: Cobertura do Hotel Maine. 22h. Inf. 8866 9983 / 9903 4557. Nany People - comédia stand up “Então... Deu no que deu”. Local: Teatro Alberto Maranhão. 21h. Entrada: R$ 50 e R$ 25 (meia). Inf. 3081 5760 / 9942 9990 / 9131 2646. Cine Sesc - exibição da coletânea “Comédias Contemporâneas”, que reúne seis curtas-metragens brasileiros do gênero, entre eles a produção paraense “Açaí com Jabá” (2000). Local: Sesc Restaurante (av. Rio Branco, 375, Cidade Alta). 12h. Entrada gratuita com apresentação da carteira do Sesc. Inf. www.rn.sesc.com.br

19

19 (sábado)

sábado

Lane Cardoso e banda, banda Impulso (PB), DJ´s Diego Freire (CE) e França. Local: Vogue. 22h. Inf. 3207 4745 / 3223 4228 | www.voguenatal.com.br Show da banda Swing no Sangue (samba/pagode). Local: Botequim Tá na Hora. 14h. Inf. 2010 0034 | www.botequimtanahora.com.br Mad Dogs e Os Grogs (blues e clássicos do rock). Local: Casanova Ecobar. 22h. Inf. 3231 4331. Pedro Mendes (MPB). Local: Páprika. 21h. Inf. 3219 3865 | www.paprikanatal.com.br Banda Pouca Vogal, com Humberto Gessinger e Duca Leindecker. Local: Teatro Riachuelo. 21h. Inf. 4006 3412 | www. teatroriachuelo.com.br Átila (MPB). Local: Bar e Petiscaria Tá na Hora. 21h. Inf. 3206 3433. Paraíba do Forró, Jair e forró Melado, Forró Legal e Moacir do Repente. Local: Rastapé. 22h. Entrada: R$15. Inf. 3219 0181 | www.rastapenatal.com.br Orquestra Boca Seca (samba-rock). Local: Central Ribeira Botequim. 21h. Inf. 3201 3121 | www.centralribeira.com.br Bandas Conhaque com Tequila (samba-rock) e Celebration (sucessos da era disco - anos 70). Local: Taverna Pub. 22h. Inf. 3236 3696 | www.tavernapub.com.br Banda Quebra de Sigilo. Local: Botequim Tá na Hora. 21h. Inf. 2010 0034 | www.botequimtanahora.com.br DJ´s Lobinha (CE), Aby e Yury. Local: Sancho Music Bar. 22h. Inf. 3219 3258 | www.sanchomusic.com.br Nany People - comédia stand up “Então... Deu no que deu”. Local: Teatro Alberto Maranhão. 21h. Entrada: R$ 50 e R$ 25 (meia). Inf. 3081 5760 / 9942 9990 / 9131 2646.


Agenda Cultural

20 domingo

20 (domingo)

Banda Magia, banda Butuka (axé), Kika Lima (forró) e DJ´s Gabriel e Eddy. Local: Feitiço Bar. 17h. Inf. 8811 4904 / 9989 4904 | www.feiticonatal.com.br Grupos Nitidez e Coisa de Pele. Local: Sancho Music Bar. 21h. Inf. 3219 3258 | www.sanchomusic.com.br Pirando - stand up comedy com Fábio Rabin. Local: Teatro Alberto Maranhão. 18h e 20h. Entrada: R$ 60 e R$ 30 (meia). Inf. 9988 6969 / 8705 6969. Noite cultural japonesa - a vida e a filosofia dos samurais. Local: Nova Acrópole Escola de Filosofia. 17h. Entrada gratuita. Inf. 3211 0748 / 8874 0208.

21 segunda

21 (segunda)

Noite dos Solteiros com as bandas Xeque-Mate e Legal D+ (samba). Cupidos entregam torpedos e ajudam na paquera. Local: Taverna Pub. 22h. Inf. 3236 3696 | www.tavernapub. com.br Cine Sesc - exibição da coletânea “Diferenças”, que reúne curtas-metragens que contam histórias de personagens extremamente incomuns. Local: Sesc Restaurante (av. Rio Branco, 375, Cidade Alta). 12h. Entrada gratuita com apresentação da carteira do Sesc. Inf. www.rn.sesc.com.br

22 terça

22 (terça)

Show “No Ar” de Valéria Oliveira (comemoração pelos 10 anos da Rádio Universitária FM). Local: Teatro Alberto Maranhão. 20h. Inf. 3342 2441. Grupo Roda de Bambas (clássicos do samba). Local: Taverna Pub. 22h. Inf. 3236 3696 | www.tavernapub.com.br

23 quarta

23 (quarta)

48

Projeto Quarta do Humor com Seu Dedé e amigos. Local: Páprika. 21h. Inf. 3219 3865 | www.paprikanatal.com.br Luciano Viana (MPB). Local: Bar e Petiscaria Tá na Hora. 21h. Inf. 3206 3433. Fuxiqueiros do Forró, Os Lindos do Forró, Forró Matuto e Moacir do Repente. Local: Rastapé. 22h. Entrada: R$15. Inf. 3219 0181 | www.rastapenatal.com.br Banda Hipopotamus (pop internacional) e DJ Rigon. Local: Taverna Pub. 22h. Inf. 3236 3696 | www.tavernapub.com.br Aniversário da Casa da Ribeira - banda Uskaravelho e convidados, Cia de Dança do Teatro Alberto Maranhão, Grupo Casa da Ribeira de Teatro, exposição e festa no café. Local: Casa da Ribeira. 20h. Entrada: R$ 5. Inf. 3211 7710 | www. casadaribeira.com.br Cine Sesc - exibição do filme “Aleluia Gretchen”. Local: Sesc Restaurante (av. Rio Branco, 375, Cidade Alta). 12h. Entrada gratuita com apresentação da carteira do Sesc. Inf. www. rn.sesc.com.br

24 quinta 24 (quinta)

Banda DuSouto (samba-funk-rock-dub). Local: Casanova Ecobar. 22h. Inf. 3231 4331. Breganight com Artenisa, Dodora Cardoso, Cristina de Holanda e DJ Gabriel. Local: Feitiço Bar. 20h. Inf. 8811 4904 / 9989 4904 | www.feiticonatal.com.br Grupo Nem Choro Nem Vela. Local: Central Ribeira Botequim. 21h. Inf. 3201 3121 | www.centralribeira.com.br Grupo Som e Mar (bossa e jazz). Local: Páprika. 21h. Inf. 3219 3865 | www.paprikanatal.com.br Guto e Forrozão Universitário e Magnatas do Forró. Local: Sancho Music Bar. 22h. Inf. 3219 3258 | www.sanchomusic.com.br Aniversário do TAM - apresentações do Coral Canto do Povo e da Escola de Dança do TAM. Local: Teatro Alberto Maranhão. 20h.

25 sexta

25 (sexta)

Jaina Elne (PE), Forró Pele Morena (PB) e DJ´s Marcelo Tavares (PE) e França. Local: Vogue. 22h. Inf. 3207 4745 / 3223 4228 | www.voguenatal.com.br Daniel Freire (pop-rock) e Orquestra Boca Seca (sambarock). Local: Casanova Ecobar. 22h. Inf. 3231 4331. Show do Trio Inajá (lançamento do CD comemorativo – 50 anos) e Los Manos. Local: AABB. Inf. 9987 8077. Projeto Beco do Reggae com a banda Reggaivos. Local: Beco da Lama (Cidade Alta). 19h. Entrada gratuita. Inf. 9175 9870. Show de Joana Medeiros. Local: Terraço do Relógio (SESC Centro). 19h. Entrada gratuita. Inf. 3211 4615 / 3211 5577. Banda Deckadas (pop-rock internacional). Local: Páprika. 21h. Inf. 3219 3865 | www.paprikanatal.com.br Ota banda, Jair e Forró Melado, Tempero do Forró e Moacir do Repente. Local: Rastapé. 22h. Entrada: R$15. Inf. 3219 0181 | www.rastapenatal.com.br Diogo Guanabara (chorinho). Local: Central Ribeira Botequim. 21h. Inf. 3201 3121| www.centralribeira.com.br Banda Celebration (clássicos da era disco - anos 70) e DJ Magão. Local: Taverna Pub. 22h. Inf. 3236 3696 | www.tavernapub.com.br Sexta Notável - Festa Baile com a Banda Swing Tropical. Local: Cobertura do Hotel Maine . 22h. Inf. 8866 9983 / 9903 4557. Banda Yow (hip hop), DJ Michel Turtchin, DJ Patife e Projeto Light House. Local: Vila Hall (Via Costeira). Inf. 8711 7777. A Cura - espetáculo da companhia Gira Dança. Local: Casa da Ribeira. 20h. Entrada: R$ 5. Inf. 3211 7710 | www.casadaribeira.com.br

CANSADO? O FINAL DE SEMANA MAL COMEÇOU... Março de 2011


Agenda Cultural

26 sábado

26 (sábado)

Banda Uskaravelho (rock nacional), Forró Pele Morena (PB), DJ´s Lemory (PE) e França. Local: Vogue. 22h. Inf. 3207 4745 / 3223 4228 | www.voguenatal.com.br Show de Luizinho Nobre (samba). Local: Botequim Tá na Hora. 14h. Inf. 2010 0034 | www.botequimtanahora.com.br The Blue Mountain (blues) e Mobydick (rock). Local: Casanova Ecobar. 22h. Inf. 3231 4331. Show do cantor Fernandinho (gospel). Local: Ginásio Machadinho. 20h. Inf. 3207 1818. Música ao vivo (samba). Local: Bar e Petiscaria Tá na Hora. 21h. Inf. 3206 3433. Forasteiros do Forró, CPI do Forró, Silva Jr. e Moacir do Repente. Local: Rastapé. 22h. Entrada: R$15. Inf. 3219 0181 | www.rastapenatal.com.br Banda DuSouto (samba-funk-dub-rock). Local: Central Ribeira Botequim. 21h. Inf. 3201 3121 | www.centralribeira. com.br Bandas Mad Dogs e Rock Beat (clássicos do rock e do blues). Local: Taverna Pub. 22h. Inf. 3236 3696 | www.tavernapub.com.br Banda VNV (pop-rock internacional). Local: Botequim Tá na Hora. 21h. Inf. 2010 0034. Banda The Five. Local: Páprika. 21h. Inf. 3219 3865 | www. paprikanatal.com.br Gesto, Cascudo - espetáculo teatral do Grupo Casa da Ribeira de Teatro. Local: Casa da Ribeira. 20h. Entrada: R$ 5. Inf. 3211 7710 | www.casadaribeira.com.br Dolores - espetáculo musical em homenagem a Dolores Duran, com Isaque Galvão e Cláudia Magalhães. Local: Teatro Alberto Maranhão. 21h. Entrada: R$ 30 e R$ 15 (meia). Inf. 9405 2806. Zé Lezin - show de humor. Local: Teatro Riachuelo. 21h. Plateia: R$ 60 e R$ 30 (meia); Frisa: R$ 60 e R$ 30 (meia); Camarote: R$ 80 e R$ 40 (meia); Balcão Nobre: R$ 50 e R$ 25 (meia). Inf. 4006 3412 | www.teatroriachuelo.com.br

27 domingo

27 (domingo)

Show da dupla Cesar Menotti e Fabiano (sertanejo). Local: Teatro Riachuelo. 20h. Inf. 4006 3412 | www.teatroriachuelo.com.br Cristina de Holanda (samba), Mônica Jucá e banda (poprock), Panka de Bakana (forró) e DJ´s Paulino Chacon e Eddy. Local: Feitiço Bar. 17h. Inf. 8811 4904 | www.feiticonatal.com. br Grupos Do Jeito Que Eu Gosto e Pela Hora. Local: Sancho Music Bar. 21h. Inf. 3219 3258 | www.sanchomusic.com.br Flúvio e o Mar - espetáculo infantil do Coletivo Atores à Deriva. Local: Casa da Ribeira. 17h. Entrada: R$ 5. Inf. 3211 7710 | www.casadaribeira.com.br

50

28 segunda

28 (segunda)

Noite dos Solteiros com as bandas Salada Sonora (rock nacional) e Legal D+ (samba). Cupidos entregam torpedos e ajudam na paquera. Local: Taverna Pub. 22h. Inf. 3236 3696 | www.tavernapub.com.br

29 terça

29 (terça)

Grupo Arquivo Vivo (clássicos do samba). Local: Taverna Pub. 22h. Inf. 3236 3696 | www.tavernapub.com.br

30 quarta

30 (quarta)

Banda Metamorfose (pop, rock, samba, axé, sertanejo, forró). Local: Taverna Pub. 22h. Inf. 3236 3696 | www.tavernapub.com.br Projeto Quarta do Humor com a dupla Bisteca e Butuca. Local: Páprika. 21h. Inf. 3219 3865 | www.paprikanatal.com.br Fumaça (MPB). Local: Bar e Petiscaria Tá na Hora. 21h. Inf. 3206 3433. Gugu do Acordeon, Seguraê, Forró de Maturo e Moacir do Repente. Local: Rastapé. 22h. Entrada: R$15. Inf. 3219 0181 | www.rastapenatal.com.br Diálogos Criativos - encontro-show musical “O samba como identidade cultural”, reunindo o músico Pedro Neto e o jornalista e pesquisador Múcio Procópio. Local: auditório da Livraria Siciliano do Midway. 19h. Entrada gratuita. Inf. dialogoscriativosnatal.blogspot.com

31 quinta

31 (quinta)

Camila Masiso (samba e bossa). Local: Casanova Ecobar. 22h. Inf. 3231 4331. Rodrigo Lacaz (especial U2). Local: Páprika. 20h30. Inf. 3219 3865 | www.paprikanatal.com.br Cristina de Holanda (forró), Tetê Pessoa (especial sertanejo) e DJ Gabriel. Local: Feitiço Bar. 20h. Inf. 8811 4904 / 9989 4904 | www.feiticonatal.com.br Grupo Catita Choro e Gafieira. Local: Central Ribeira Botequim. 21h. Inf. 3201 3121 | www.centralribeira.com.br Uskaravelho - show acústico em comemoração ao aniversário de dez anos de banda. Local: Casa da Ribeira. 20h. Entrada: R$ 5. Inf. 3211 7710 | www.casadaribeira.com.br Forró da Pegação e Peba na Pimenta. Local: Sancho Music Bar. 22h. Inf. 3219 3258 | www.sanchomusic.com.br

lembrando que a turma às vezes muda a programação , confirme antes de sair de casa

Março de 2011


Agenda Cultural

...toda semana...... segundas

EGUNDAS Grupo Tempero do Forró. Local: Vilarte. 19h. Inf. 2010 0336. Festa-baile com bandas tocando ao vivo. Cupidos distribuem recadinhos para ajudar a aproximar senhores e senhoras desempedidos. Local: Cobertura do Hotel Maine. 20h. Inf. 8866 9983 / 9903 4557.

terças

TERÇAS Daniel Freire (pop-rock nacional). Exceto dias 1º e 8. Local: Cipó Brasil. 19h. Informações: 3219 5227. Terça Devassa com bandas ao vivo. Local: Casanova Ecobar. 22h. Inf. 3231 4331.

quartas QUARTAS

Karol Posadzki em trio pop acústico. Local: Casanova Ecobar. 22h. Inf. 3231 4331. Daniel Freire (pop-rock nacional e internacional). Exceto dia 2. Local: Botequim Tá na Hora. 20h30. Inf. 2010 0034 | www. botequimtanahora.com.br Grupo Tempero do Forró. Local: Vilarte. 19h. Inf. 2010 0336.

quintas

QUINTAS Quinta do Bolero (bandas tocando ao vivo). Local: Gilson Buffet Recepções. 19h30. Entrada: R$10 (inteira) e R$ 5 (meia). Inf. 3231 2376. Banda Boca de Sino (clássicos do pop-rock internacional). Local: Bar Original. 21h. Inf. 3344 4930. Quinta do Blues com a banda For Sale. Local: Taverna Pub. 22h. Inf. 3236 3696 | www.tavernapub.com.br Projeto Quinta Viva do Samba com o grupo Arquivo Vivo. Local: Beco da Lama (Cidade Alta). 19h. Inf. 9133 8582 / 8723 8582. Piano bar (bossa nova e MPB). Local: Sobradinho Creperia. 20h. Inf. 3201 2680 | www.sobradinhocreperia.com.br

52

Banda Os Sertanejos (exceto dia 17). Local: Botequim Tá na Hora. 21h. Inf. 2010 0034 | www.botequimtanahora.com.br Karaokê + show de Alexandre Siqueira (MPB). Local: Bar e Petiscaria Tá na Hora. 21h. Inf. 3206 3433 Daniel Freire (pop-rock nacional). Exceto dias 3 e 10. Local: Cipó Brasil. 19h. Informações: 3219 5227. Forró com Turista. Sanfoneiros embalam o pé de serra mais tradicional da cidade. Local: Centro de Turismo. 22h. Inf. 3211 6218 | www.forrocomturista.com.br

sextas

SEXTAS Banda Boca de Sino (clássicos do pop-rock internacional). Local: Botequim Tá na Hora. 21h. Inf. 2010 0034 | www.botequimtanahora.com.br Grupo Tempero do Forró. Local: Vilarte. 19h. Inf. 2010 0336. Pop-rock internacional com Rodrigo Lacaz e Igor. Local: Bar e Petiscaria Tá na Hora. 21h. Inf. 3206 3433.

sábados SÁBADOS Banda Boca de Sino (clássicos do pop-rock internacional). Local: La Cachette. 21h. Inf. 3219 3068. Endaira Moro (clássicos da MPB). Local: Vilarte. 19h. Inf. 2010 0336. Festa Potiguar (duas bandas baile se revezam no palco para garantir seis horas de música). Local: Carreta. 21h. Inf. 3217 6340.

domingos

DOMINGOS

Clássicos da MPB com Endaira Moro (exceto dia 6). Local: Páprika. 21h. Inf. 3219 3865 | www.paprikanatal.com.br Banda Deixa Acontecer (samba). Exceto dia 6. Local: Botequim Tá na Hora. 13h. Inf. 2010 0034 | www.botequimtanahora. com.br Noite dos Coroas com Eloy e Seus Teclados. Local: Clube Albatroz . 19h. Entrada: R$ 10(homem) e R$ 5 (mulher). Sócio não paga. Inf. 3211 1524 | 3211 1536.

BOM DIVERTIMENTO!

Março de 2011


www.mauhalitotemcura.com.br


Gastronomia DESTAQUE

FOTOS: ROGÉRIO VITAL | DEGUSTE

NOVIDADE: A CREPERIA

O endereço 9055 - B da Rua Búzios, no conjunto Ponta Negra, é a mais nova opção gastronômica em Natal para quem aprecia um bom crepe. O estabelecimento abriu as portas no final de janeiro deste ano com o nome A Creperia.

1990 abriu uma das primeiras creperias de Pernambuco, com quem trocou muita “figurinha”. Assim, ficou fácil desenvolver as receitas, muitas delas exclusivas, como o crepe Pé de Serra, feito com carne de charque, creme de leite, tomate, cebola e catupiry. Entre os doces, destaque para o crepe de chocolate e sorvete de creme. Só de olhar dá vontade de comer.

O turismólogo Edinho Simonetti, proprietário da creperia, observa que muitos restaurantes oferecem crepes, mas são poucos os que têm esse tipo de comida como especialidade. Ele diz que o crepe tem a vantagem de ser um prato versátil, que aceita quase todo tipo de recheio. E pode ser uma refeição completa ou sobremesa. Simonetti vem de outras experiências com creperias, o que facilitou a elaboração do cardápio. De 1999 a 2007, ele comandou uma creperia dentro do Hotel Marinas, em Tibau do Sul. Além disso, ele tem um amigo em Olinda que em

54

FOTO: ITAÉRCIO PORPINO

A casa também serve outros pratos - saladas, por exemplo, são cinco tipos para o cliente escolher, e massas, então, são sete - mas o carro-chefe é mesmo o crepe. O nome do estabelecimento e o cardápio, com 50 opções de crepes - 25 salgados e 25 doces -, além de um texto contando a origem dessa iguaria tipicamente francesa, não deixam qualquer dúvida sobre isso.

SERVIÇO | A CREPERIA Av. Praia de Búzios, 9055 - B, conjunto Ponta Negra Abre todos os dias das 18h às 23h Tel. 8887 0803 / 9956 7117

Março de 2011


ww w . s ol t ona c i d a d e . c o m . b r

55


Na Mesa do Chef COLUNA GASTRONÔMICA Por Guga Bulhões (namesadochef@soltonacidade.com.br) (Jornalista, cozinheiro, professor de gastronomia)

Açaí da Nitro Alunos da Academia Nitro Fitness e passantes de Ponta Negra têm uma nova opção saudável e refrescante para restabelecer a energia. A academia abriu um novo espaço com várias opções de açaí na tigela com a marca Joca Jr. O açaí tem a capacidade de fortalecer o sistema imunológico, combater infecções, fortalecer e proteger o coração de doenças cardíacas. Dá uma passada na Nitro, que além de tudo você vai ver a galera sarada e descolada que vai lá. Av. Praia de Ponta Negra, 8872. Tel. 3641 1867.

Nova pós-graduação A UnP está oferecendo uma nova pós-graduação. Gastronomia Regional Brasileira é como se chama a pós que irá focar a parte que mais interessa à maioria das pessoas que procura alguma formação na área: antropologia, cultura da alimentação brasileira e outras especificidades da culinária das regiões. Diferentemente das outras já existentes na cidade, que, na verdade, são voltadas à gestão. As aulas acontecerão mensalmente, sábado e domingo nos turnos matutino e vespertino, com carga horária total de 380 horas. Informe-se mais no www.unp.br ou pelo telefone 3215 1234.

Suco de melancia com gengibre Dica para se hidratar no carnaval

Masala A cozinha do Masala está de cara nova. Welder Albuquerque e Diego Bune assumiram a cozinha onde já trabalhavam há meses e deram uma repaginada na casa. O cardápio, que era muito amplo, foi enxugado, e continua com opções de pratos da cozinha internacional e uma seção exclusivamente indiana. Com a experiência, os meninos foram percebendo que alguns temperos mais intensos voltavam no prato e, agora, com mais autonomia, adaptaram os pratos indianos ao paladar natalense. Quem não conhece o Masala não pode perder a oportunidade e quem já é cliente percebe a diferença no ato. Recomendo o Peixe Kerala e, de sobremesa, a Espuma do Norte, um creme de cupuaçu com calda de frutas vermelhas. Tel. 3207 2374.

56

Ingredientes - 1/2 melancia (aproximadamente 2,300kg) - 3 colheres de gengibre fresco picadinho Modo de preparo - Com uma faca, descascar o gengibre e picar fino. - Retirar a polpa da melancia e cortar em pedaços grandes. - No liquidificador, juntar a melancia e o gengibre e bater pausadamente (bata um pouquinho, pare, bata mais um pouco e assim por diante) para que as sementes da melancia não se tornem um purê. - Quando a melancia se desfizer e o suco estiver bem homogêneo, parar de bater. - Passar o suco por uma peneira bem fina e levar à geladeira. Servir bem gelado. Rendimento: 9 copos de 250 ml. Março de 2011


60 Anuncio_solto_meiapagina.ai

O TEMPO VOA QUANDO ESTAMOS NOS DIVERTINDO. Venha curtir a companhia dos amigos, brindando o bom da vida e aproveitando tudo que a Ribeira tem de melhor.

Largo da rua Chile, 39 Noites de Quinta à Sábado

1

23/12/10

20:03


Gastronomia AVALIAÇÃO GASTRONÔMICA*

Espetaria do Bezerra Por Guga Bulhões

O que faz um bar ser bom? Boa música, bons aperitivos, cerveja barata, atendimento? Acho que uma boa companhia pode fazer qualquer barzinho se tornar um ótimo programa de fim de semana e deve ser isso que acontece comigo e esse bar. Quando soube que ia escrever sobre o Bezerra logo me lembrei da música de lá. Sempre que vou está tocando um ininterrupto DVD de forró, e essa é a única coisa que me incomoda no Bezerra. Mas, nessa última vez que fui, surpreendentemente, tocou uma MPBzinha da hora que cheguei até ir embora, achei ótimo. Dessa vez comecei com um Caldo de Ostra (R$8,70). Nunca tinha visto caldo com ostras tão grandes como dessa vez. Sempre peço caldos e ainda tem de

camarão e ova, sempre acompanhados de limão e torradinhas. Depois passei para os espetinhos. Pelo que dá pra perceber o de Frango com Bacon é o carro chefe da casa, me joguei na gordura dele, que estava realmente muito bom: carne tenra e suculenta. E mais: Língua de Boi, Coração de Frango e Cupim. São 28 diferentes espetinhos acompanhados de farofa e “vinagrete” (molho campanha) que variam entre R$2,50 a R$4,50. No cardápio ainda há uma parte só com aperitivos de bar e uma grande variedade de bebidas quentes e cervejas. Pra quem gosta da Devassa, uma ótima pedida, mas a Skol também está sempre numa temperatura legal. O atendimento, às vezes, deixa você esperando. O segredo é aprender o nome do garçom, sempre funciona, pois torna a relação mais intimista. Na verdade acho que gosto mesmo do Bezerra por que me sinto em casa, certamente por que não é um daqueles lugares que todo mundo fica olhando quem entra e quem sai, também pelo fato de ter nascido naquela casa e ainda com uma galera de amigos não tem como não se sentir a vontade. Serviço | ESPETARIA DO BEZERRA De segunda a sexta, abre às 17h; no sábado abre às 11h30 e no domingo não funciona Aceita Visa e Master Rua Norton Chaves, 3. Lagoa Nova Tel: 3081 9400 e 3231 4323

*Nossas críticas são espontâneas, anônimas e pagamos a conta

58


César Menotti e Fabiano Cortesias individuais para o show - dia 27 no Teatro Riachuelo. Prêmio de adesão (sem sorteio) para novos clubistas.

Abadás Burro elétrico Abadás do bloco para você aproveitar o sábado de carnaval em Pirangi.

SEU JORGE

Moviecom

Cortesias individuais para o show - dia 01/04 no Teatro Riachuelo. Prêmio de adesão (sem sorteio) para novos clubistas.

meia-entrada com apresentação do cartão do clube + e-zip e promoção de cortesias toda semana para o cinema.

Deznecessários Meia-entrada com apresentação do cartão do Clube e cortesias individuais para o show - dia 1, 2 e 3/04 no TAM. Prêmio de adesão (sem sorteio) para novos clubistas.



Edição54_SoltonaCidade