Page 1

PROJETO NÓS & OS LAÇOS Coordenação Carmen Fonseca

Entidade Promotora Associação Soltar os Sentidos


Projeto Nós & os Laços ASOS - 2014

Ficha Técnica Proprietário: ASOS - Associação Soltar os Sentidos Rua da Cruz Nova, nº 6, 3020-170 Eiras, Coimbra Telefone: 239 439 101 soltarossentidos@gmail.com www.soltar-os-sentidos.pt Edição e Produção: Vera Joaquim Coordenação: Carmen Fonseca Data de publicação: Fevereiro de 2014

2


Projeto Nós & os Laços ASOS - 2014

ÍNDICE APRESENTAÇÃO ........................................................................................................... 4 PARTE I 1. 2. 3. 4. 5.

Visão ........................................................................................................................ 5 Missão ..................................................................................................................... 5 Valores .................................................................................................................... 5 Objetivos Estratégicos ............................................................................................ 5 Valores Éticos .......................................................................................................... 6

PARTE II 6. Área Temática de Projeto ....................................................................................... 7 7. Objetivos Gerais ..................................................................................................... 7 8. Caracterização da População-Alvo ......................................................................... 7 9. Ações Desenvolvidas .............................................................................................. 8 10. Metodologias ......................................................................................................... 8 11. Recursos Humanos ................................................................................................. 8 12. Funções dos Técnicos ............................................................................................. 9 13. Espaços Físicos e Materiais .................................................................................... 11 14. Avaliação ................................................................................................................ 12 15. Instrumentos de Avaliação do Projeto .................................................................. 12 PARTE III 16. Grupo de Formação Parental ................................................................................. 13 PARTE IV 17. Resultados ............................................................................................................. 15 18. Testemunhos ......................................................................................................... 15 PARTE V 19. Seminários ............................................................................................................ 17 20. Publicações ........................................................................................................... 19 21. Participações Externas .......................................................................................... 19 22. Notícias na Imprensa ............................................................................................ 19 PARTE VI 23. Prémios e Reconhecimentos ................................................................................ 21 24. Histórico de Apoios e Financiamentos ................................................................. 21 25. Parcerias ............................................................................................................... 21 Contactos e Localização .................................................................................................. 22

3


Projeto Nós & os Laços ASOS - 2014

Uma família, laços de afetos que unem e fazem crescer; “Nós” enquanto amarras, conflitos escondidos, lutos submersos e indizíveis, emaranhamentos, confusões e alianças que se formam e deformam a família, enquanto potenciadora de crescimento e seio de amor, cortando asas e prendendo crianças, pessoas, impedindo-as de encetar, (dentro de todas limitações (im) possíveis), percursos saudáveis e promissores enquanto indivíduos…. “Nós”, enquanto equipa, que unida, pode intervir desatando nós…transformando-os em “laços”.

APRESENTAÇÃO DO PROJETO NÓS & OS LAÇOS O Projeto Nós & os Laços é uma iniciativa da Associação Soltar os Sentidos (ASOS) e encontra-se em desenvolvimento desde 2011, este consiste no acompanhamento técnico de famílias com crianças ou jovens com necessidades educativas especiais ou deficiência, multiproblemáticas e que já se encontrem sinalizadas por disfuncionalidade familiar e/ou negligência parental. A sua missão surgiu da consciência que um problema de desenvolvimento ou deficiência torna uma família mais vulnerável a dificuldades, agravando-se em famílias com outros problemas além da deficiência e propícia a um risco maior de desagregação e exclusão agravados. Sendo a área de atuação a freguesia de Eiras, no concelho de Coimbra, desde a sua existência que este projeto incorpora técnicos provenientes de áreas profissionais relacionadas com as ciências sociais e humanas, tais como: Serviço Social, Psicologia e Ciências da Educação, com excelentes referências e forte experiência de trabalho na área da formação profissional. Com o presente documento pretendemos concentrar num único documento os processos internos de desenvolvimento do projeto, assim como os resultados obtidos através do mesmo. Não se pretende assim que este seja uma substituição dos manuais técnicos já publicados, mas apenas uma apresentação simples e sintética de todo o nosso trabalho.

4


Projeto Nós & os Laços ASOS - 2014

PARTE I 1. VISÃO Consolidar e desenvolver o Projeto Nós e os Laços, assentando no conceito de empowerment, com vista à promoção de capacidades, responsabilidades e conhecimentos para os pais de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) ou em risco de desenvolvimento, através de iniciativas de forte inovação pedagógica, que demonstrem ser úteis a estas famílias, visando alcançar uma maior estabilidade emocional e afetiva das mesmas.

2. MISSÃO Contribuir de forma activa para a construção de modelos de resposta às necessidades das famílias da nossa área de atuação e motivar uma colaboração estreita e nivelamento das relações entre pais, profissionais e comunidade, através do estabelecimento de parcerias efetivas entre ambos.

3. VALORES A cultura organizacional do Projeto Nós e os Laços assenta em 3 valores-chave:

 Qualificação pedagógica dos técnicos envolvidos e respetivos modelos pedagógicos aplicados;  Adequação dos conteúdos às necessidades dos destinatários / famílias;  Partilha de competências e cooperação inter-organizacional na qualificação das ações do projeto, com as entidades associadas.

4. OBJECTIVOS ESTRATÉGICOS De forma a concretizar esta visão estão definidas as seguintes linhas globais de orientação estratégica:

5


Projeto Nós & os Laços ASOS - 2014 1. Assegurar disponibilidade de técnicos para manutenção do projeto com apoio institucional; 2. Promover diligências com a intenção de estabelecer protocolos de colaboração com entidades, em particular com as integradas na zona geográfica de Eiras, mas podendo extender-se às freguesias do restante concelho, na dependência de acordos de colaboração materializados em contratos de prestação de serviços; 3. Reconhecer a importância de disponibilizar ações de apoio às famílias integradas no projeto, que não podem contar com essa oportunidade noutras instituições; 4. Consolidar modelos de apoio já estruturados, actualizando-os e indo ao encontro dos conteúdos dos manuais técnicos já elaborados.

5. VALORES ÉTICOS Conceber e comercializar serviços, que permitam ir ao encontro das necessidades de qualificação das famílias, praticando valores acessiveis, com a possibilidade dos mesmos serem gratuítos, mediante as necessidades da família e os apoios existentes. Proporcionar uma cultura de trabalho com base na meritocracia e que assegure a igualdade de oportunidades no tratamento a todos os colaboradores e famílias acompanhadas, respeitando o princípio da igualdade previsto no artigo 13º da Constituição da República Portuguesa.

6


Projeto Nós & os Laços ASOS - 2014

PARTE II 6. ÁREA TEMÁTICA DE PROJECTO Este projeto enquadra-se nas áreas do conhecimento e na formação parental no âmbito das famílias com filhos com deficiência ou NEE.

7. OBJECTIVOS GERAIS  Formação e treino de competências parentais;  Melhoramento do nível de informação e da capacidade dos pais na aquisição de estratégias facilitadoras da aprendizagem e de interações mais positivas;  Promoção do nível de formação na área do desenvolvimento das crianças com deficiência;  Promoção da informação e conhecimento junto das famílias, comunidade e serviços;  Divulgação do projeto como recurso acessível á comunidade;  Promoção da Inclusão das Famílias e das Crianças/Jovens com deficiência/NEE.

8. CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO-ALVO Atualmente, o Projeto Nós & os Laços acompanha 24 famílias do concelho de Coimbra, encontrando-se 15 a aguardar em lista de espera. Ao alargar este projecto a mais 15 famílias, a Associação Juvenil Soltar os Sentidos, que atua na área da família e da juventude com vista à manutenção positiva da união familiar, em detrimento de abordagens punitivas, pretende tornar as famílias disfuncionais, que enfrentam estas dificuldades, mais conhecedores desta problemática, mais capazes de se estruturar e ajudar os seus filhos a desenvolverem-se, promovendo a sua integração e desenvolvimento.

7


Projeto Nós & os Laços ASOS - 2014 9. ACÇÕES DESENVOLVIDAS  Avaliação diagnóstica das necessidades junto das famílias e Planeamento de sessões de formação parental;  Sessões de formação parental (2x/mês/grupo);  Oficinas de formação(2x/mês/grupo);  Visitas domiciliárias;  Apoio psicossocial individual aos pais:  Ações de sensibilização;  Realização de sessões informativas;  Workshop.  Elaboração Manual:  Criação e manutenção do Blogue;  Divulgação junto dos órgãos de comunicação social.

10. METODOLOGIAS 

Sessões de grupo (método colaborativo, debate, reflexão e partilha de ideias, visionamento de filmes e vídeos, fotocolagem, photovoice);

Oficinas de formação (método expositivo, método participativo, debate, fotocolagem);

Visitas domiciliárias (avaliação e intervenção familiar integrada);

Atendimento psicossocial.

11. RECURSOS HUMANOS Este projeto tem incorporado técnicos/as e voluntários/as provenientes de áreas profissionais relacionadas com as ciências sociais e humanas, tais como: Serviço Social, Psicologia e Ciências da Educação, com excelentes referências e forte experiência de trabalho na área social. Neste momento, encontram-se três técnicos afetos, a coordenadora técnica do projeto, também Técnica de Intervenção Familiar e Parental, e dois psicólogos, que atualmente asseguram igualmente o trabalho administrativo. 8


Projeto Nós & os Laços ASOS - 2014 12. FUNÇÕES DOS TÉCNICOS a) Coordenadora Técnica Esta prepara e assegura a execução de uma ou várias ações, efetuando o planeamento, a programação, a organização, o acompanhamento, o controlo e a avaliação das atividades que integram cada ação de formação, nomeadamente:  Coordenar, articular e supervisionar as atividades de planeamento, execução e avaliação das ações levadas a cabo;  Coordenar as questões pedagógicas da entidade e acompanhar o processo aprendizagem das famílias, recomendando a atualização dos manuais técnicos e introduzindo recursos tecnológicos atuais;  Pesquisar e atualizar de forma permanente o conteúdos pedagógicos, promovendo a análise crítica dos conteúdos e acompanhando a elaboração de materiais;  Agendar e coordenar as reuniões com a direção da ASOS;  Acompanhar e sugerir estratégias que contribuam para atingir os objectivos operacionais do projeto e da ASOS;  Solicitar à administração, material didático pedagógico necessário e fazer a sua distribuição.

b) Técnica de Intervenção Familiar e Parental Indivíduo que, na entidade de formação, é responsável pela definição da respetiva política do projeto, pela elaboração, execução, acompanhamento, controlo e avaliação do plano de actividades e, ainda, pela gestão dos recursos afectos à organização ou entidade de formação. 1. Planeamento das ações: 1.1. Elaborar diagnósticos de necessidades, analisando e caracterizando o meio, as organizações e as atividades profissionais; 1.2. Elaborar propostas de planos de intervenção, identificando perfis, estabelecendo prioridades, metas e apresentando o orçamento de acordo com o respetivo enquadramento financeiro;

9


Projeto Nós & os Laços ASOS - 2014 1.3. Elaborar a planificação das atividades, calendarizando as intervenções, prevendo os meios físicos, os recursos humanos e financeiros a afetar e criando regulamentos de funcionamento.

2. Organizar e promover as ações: 2.1. Elaborar referenciais de apoio, identificando destinatários, objetivos gerais, conteúdos e orientações metodológicas gerais; 2.2. Realizar o recrutamento e seleção das famílias, assegurando a adequação das respetivas competências às ações a desenvolver; 2.3. Conceber e estruturar o programa, garantindo e operacionalizando a estrutura curricular a nível de conteúdos programáticos, cargas horárias, metodologias e modelos e instrumentos de avaliação; 2.4. Desenvolver, junto das famílias, as atividades de promoção das ações, através do contacto direto e dos meios de divulgação adequados; 2.5. Assegurar as condições de execução física das ações tendo em conta os meios logísticos previstos; 2.6. Acompanhar a conceção e elaboração dos suportes didáticos para as ações, assegurando a sua adequação aos objetivos estabelecidos.

c) Psicólogo/a A equipa de psicologia atualmente é assegurada por dois psicólogos da área de Psicologia Clínica, que se encontram a fazer estágio para a ordem. As sua principais funções são:  Preparar o processo de aprendizagem de acordo com o perfil das famílias;  Planear a formação de acordo com as sessões previstas;  Gerir as dinâmicas de aprendizagem;  Explorar recursos de apoio à aprendizagem;  Gerir a diversidade das famílias, de acordo com os seus perfis;  Acompanhar e avaliar as aprendizagens;  Monitorizar a assiduidade dos formandos;

10


Projeto Nós & os Laços ASOS - 2014  Apoiar os pais e respetivos filhos ao logo de todo o projeto, podendo estas ser

encaminhadas para um acompanhamento individual, caso se considere necessário;  Cumprir e fazer cumprir o regulamento em vigor do projeto.

d) Administrativo/a (trabalho atualmente assegurado por toda a equipa) Este/a é responsavel pelo atendimento ao público, sendo assim responsavel pela execução de várias funções, nomeadamente:  Atendimento ao público e encaminhamento de solicitações;  Atendimento telefónico;  Apoio à coordenação;  Apoio à coordenadora técnica nas suas funções, recebendo as inscrições dos formandos;  Apoio aos psicólogos, garantido os acessos às salas e respetivos materiais didáticos, necessários às suas ações;  Front-office na recepção de reclamações.

13. ESPAÇOS FÍSICOS E MATERIAIS As ações do Projeto Nós e os Laços desenrolam-se essencialmente no espaço da ASOS, nestes são utilizados 3 espaços em particular:  Sala de Formação, para desenvolvimentos das ações com os pais;  Cantinho da Brincadeira, no caso de as famílias terem crianças menores estas podem acompanhar os pais e utilizar este local, tendo sempre presente um/a técnico/a ou voluntário/a;  Gabinete de Psicologia, no caso das sessões individuais. Pontualmente, nos casos em que existam parcerias com outras entidades, de outras freguesias do concelho, estas poderão ceder as suas instalações, permitindo uma maior acessibilidade das famílias ao local. Situações que deverão estar devidamente protocoladas no acordo estabelecido entre ambas as entidades.

11


Projeto Nós & os Laços ASOS - 2014 14. AVALIAÇÃO Atualmente para este projeto a ASOS dispõe já de um conhecimento no terreno e de instrumentos de avaliação e diagnóstico testados, como grelhas de avaliação da interacção familiar, genograma e ecomapa, pelo que nesta etápa realiza-se:  Acompanhamento e avaliação das ações, ao nível de: 

Satisfação das famílias;

Satisfação dos técnicos;

Desempenho de psicólogos, coordenadores e outros colaboradores;

Ocorrências (desistências, reclamações, …).

 Acompanhamento pós-ações: 

Inserção mais satisfatória na comunidade ou integração social;

Satisfação com as competências adquiridas;

Melhoria do desempenho do núcleo familiar.

 Análise de resultados anuais da actividade: 

Avaliação dos objetivos contemplados em plano de actividades;

Avaliação de indicadores de execução física do projecto;

Avaliação de indicadores de desempenho.

 Orientação para resultados e melhoria contínua (auto-avaliação, auditorias internas por parte da ASOS e externas no caso de financiamentos por terceiros).

15. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO PROJECTO 

Questionário de avaliação dos serviços prestados;

Relatórios das sessões de formação parental;

Relatórios das reuniões de equipa;

Relatório de Atividades Final;

Avaliação e auto-avaliação interna da equipa do projeto.

12


Projeto Nós & os Laços ASOS - 2014

PARTE III 16. GRUPO DE FORMAÇÃO PARENTAL Ao longo das edições o Projeto Nós e os Laços evoluiu e deste surgiu o Grupo de Formação Parental, um programa de apoio, que consiste na formação e treino de competências parentais, criação com as famílias de interacções mais positivas, formação na área do desenvolvimento de crianças com deficiência, através de sessões de grupo, apoio psicossocial individual aos pais, visitas domiciliárias para diagnóstico de necessidades e treino de respostas e ainda a criação de um grupo de auto-ajuda de pais que partilhem as mesmas circunstâncias. Desta forma, pretende-se intervir no seio das famílias, criando um espaço de ajuda reflexivo e de construção face à parentalidade e ao stress adicional causado pelas necessidades especiais.

Fig. 1 – Exemplo de uma sessão do Grupo de Formação Parental

Fig. 2 – “Constelação familiar”. Este é o resultado do trabalho de um casal do Grupo de Formação Parental.

13


Projeto Nós & os Laços ASOS - 2014

Fig. 3 – Técnico a dinamizar atividades com as crianças dos participantes do Grupo de Formação Parental.

Fig. 4 – Espaço Cantinho da Brincadeira que as crianças das nossas famílias podem utilizar.

Fig. 5 – Formandos de uma ação de formação na Pampilhosa da Serra.

14


Projeto Nós & os Laços ASOS - 2014

PARTE IV 17. RESULTADOS Através do projeto Nós & os Laços, tem-se melhorado o nível de informação dos pais, aumentado as suas competências, mas também a sua sensibilização para e acionar o acesso aos recursos da comunidade, por forma a promover um estilo de funcionamento mais positivo no seio da família e, consequentemente melhorar o bem-estar dos seus membros individualmente. Este projeto permitiu assim: 

Melhoria dos níveis de informação das famílias;

Qualificação das competências parentais;

 Aquisição de conhecimentos específicos sobre o desenvolvimento da criança;  Aquisição de estratégias para melhorar o processo interactivo das famílias;  Produção de manuais técnicos;  Estabelecimento de interações positivas entre: 

Família-Criança/jovem; Família-Comunidade;

Família-Serviços.

 Sensibilização e mudança de atitudes e crenças;  Sensibilização geral para a problemática da deficiência/NEE: 

Promoção de fatores de protecção;

Diminuição dos fatores de risco, diluindo o “stress” causado às famílias por terem um filho com problemas de desenvolvimento.

 Estabelecimento e alargamento de contactos sociais e de redes informais de pais de crianças/jovens com deficiência/NEE.

18. TESTEMUNHOS Parte da nossa satisfação enquanto técnicos também advém dos testemunhos dados pelas nossas famílias e que refletem não só o nosso trabalho como comprovam que nos encontramos no caminho certo. Deixamos aqui alguns exemplos:

15


Projeto Nós & os Laços ASOS - 2014

Dinâmica de grupo sobre Competências Parentais “Olá. Ontem participei de uma iniciativa muito interessante. O Projecto intitulado “Nós e os Laços“, desenvolvido pela associação juvenil Soltar os Sentidos. Tem como objectivo orientar e informar os pais para um melhor desempenho na educação e formação dos seus filhos. Vale a pena dar uma espreitadela no site. Foi muito bom poder partilhar informação, partilhar as nossas alegrias e angustias e acima de tudo, conhecer pessoas novas que percebem tão bem do que falamos. Obrigado à Dra. Celina Carvalho e à Dra. Carmen Fonseca pela disponibilidade, amabilidade e profissionalismo com que trataram todos os pais “especiais”. Precisamos de mais iniciativas destas. Obrigado” Em Paralisia Cerebral & Companhia

Comentários retirados dos questionários de avaliação passados aos utentes do projecto N&L:  “sinto-me bem, porque os meus filhos estão a melhorar”;  “esta equipa foi a maior ajuda”;  “a minha família está mais forte e feliz”;  “é uma boa equipa, sempre dispostos a ajudar”;  “com as sessões aprendi a superar erros na minha relação a dois e com os meus filhos”;  “ajuda-me a ser melhor pessoa e melhor pai”;  “na verdade sinto-me mais forte e esclarecida em relação a muitos temas abordados no grupo de formação parental que gostei e adoraria continuar”;  “gostei do trabalho e da equipa do projecto, acima de tudo foi ficar com a sensação de que em algum problema, eu teria sempre uma porta aberta e uma palavra”.

Neste sentido, analisando toda a atividade levada a cabo por este projeto e resposta por parte das nossas famílias, concluimos que o investimento financeiro e profissional justifica a sua continuidade e aposta em novas parcerias.

16


Projeto Nós & os Laços ASOS - 2014

PARTE V 19. SEMINÁRIOS Como forma de balanço, a ASOS tem levado a cabo seminários onde são abordados os temas da parentalidade. Apresentamos em seguida os seus cartazes. 1º Seminário Nós e os Laços – 29 de Novembro de 2011 no IPJ em Coimbra

Sendo esta a primeira iniciativa e concretizando-se logo no 1º ano de existência, este seminário demonstrou ter uma grande aceitação por parte dos profissionais presentes e principalmente dos estudantes das ciências sociais e humanas que se fizeram representar em peso.

17


Projeto Nós & os Laços ASOS - 2014

2º Seminário Nós e os Laços – 1 de Março de 2013 no IPJ em Coimbra

Enquanto segunda iniciativa esta concretizou igualmente o objetivo de casa cheia, mantendo a sua adesão por parte de profissionais da área parental e estudantes de Psicologia, Ciências da Educação, Serviço Social, Sociologia e Educação Social.

18


Projeto Nós & os Laços ASOS - 2014 20. PUBLICAÇÕES Na sequência do vasto trabalho levado a cabo nos últimos quase três anos, anualmente a equipa técnica lançou manuais técnicos, que servem de apoio ao Projeto Nós e os Laços. Título: Manual Técnico Projecto Nós & os Laços (INR) Autores: Carmen Fonseca e Celina Carvalho Ano: 2011 Título: Manual Técnico Projecto Nós & os Laços I Autores: Carmen Fonseca e Celina Carvalho Ano: 2012 Título: Manual Técnico Projecto Nós & os Laços II Autora: Carmen Fonseca Ano: 2013

21. PARTICIPAÇÕES EXTERNAS A equipa do Projeto Nós e os Laços foi ainda convidada a participar no IX Congresso Nacional de Intervenção

Precoce

intitulado

“Família,

principal

mediadora

da

aprendizagem

e

desenvolvimento da criança“ que decorreu na Madeira em 02 de Dezembro de 2011, onde pode apresentar o seu poster ciêntífico com os primeiros resultados do projeto.

19


Projeto Nós & os Laços ASOS - 2014 22. NOTÍCIAS NA IMPRENSA No ano 2012 o Projeto Nós e os Laços foi notícia do Diário de Coimbra, onde a coordenadora Carmen Fonseca foi entrevistada.

20


Projeto Nós & os Laços ASOS - 2014

PARTE VI 23. PRÉMIOS E RECONHECIMENTOS A ASOS participou nos Prémios da Socialgest 2013, onde o Projeto Nós & os Laços foi um dos finalistas, ficando no 2º lugar de Projeto Social do Ano.

24. HISTÓRICO DE FINANCIAMENTOS Primeira edição (01/07/2011 a 31/12/2011) – Financiado pelo INR (Instituto Nacional para a Reabilitação). Segunda edição (01/07/2012 a 31/06/2013) – Financiado pela Bolsa de Valores Sociais (Fundo Caixa Fã). Terceira edição (2013/14) – Financiado em pleno pela associação.

25. PARCERIAS Junta de Freguesia de Eiras – Encaminhamento de Famílias em situação de vulnerabilidade social. Comissão e Proteção de Menores de Coimbra (CPCJ) – Encaminhamento de menores sinalizados e respetivas famílias.

21


Projeto Nós & os Laços ASOS - 2014

CONTACTOS E LOCALIZAÇÃO Morada: Rua da Cruz Nova nº6, 3020-170 Eiras, Coimbra - Portugal Telefones gerais: Fixo: 239 439 101 Móvel: 926990815 Correio eletrónico: soltarossentidos@gmail.com Site/blog: www.soltar-os-sentidos.pt/ http://soltarossentidos.wordpress.com/projetos/nos-os-lacos/ http://noseoslacos.files.wordpress.com Redes Sociais: https://www.facebook.com/groups/projeto.nl/

“Nós”, enquanto equipa, que unida, pode intervir desatando nós…transformando-os em “laços...”

22

Projeto Nós e os Laços  
Advertisement