Issuu on Google+

turismo Praia do forte

caminh Praia do Forte O Castelo Garcia D’Ávila, uma visita fundamental no Litoral Norte, é uma construção medieval datada de 1551 reconhecida como a única do tipo nas Américas

250

LET'S GO BAHIA


nhos

O castelo foi ponto de partida para a exploração e a colonização do nordeste brasileiro

Corria o ano de 1551 - época em que a Idade Média europeia se aproximava do fim - quando um colonizador português resolveu construir sua residência a 70 quilômetros de Salvador. Garcia D’Ávila, então com 30 anos de idade, escolheu um lugar alto, de boas pastagens e uma paradisíaca vista do litoral baiano, com águas calmas, límpidas e emoldurada por uma imensidão de coqueiros. Ele decidiu erguer um castelo que, além de abrigar seus descendentes, seria o baluarte na defesa contra invasores da Bahia e ponto de partida para a exploração e a colonização do nordeste brasileiro.

W W W. L E T S G O BA H I A .CO M . B R

251


turismo Praia do forte

Cinco séculos depois, fazer um passeio pelas ruínas do secular Castelo Garcia D’Ávila, localizado em Praia do Forte, é uma verdadeira aula de história do Brasil. Até hoje o monumento é considerado como a única construção medieval da Américas e a primeira edificação portuguesa de arquitetura residencial militar no país. “O castelo é, sem dúvidas, um dos mais significativos monumentos do Patrimônio Histórico Nacional.

Ruínas e capela da primeira edificação portuguesa residencial militar no país

252

LET'S GO BAHIA

Além de abrigar uma das famílias mais ricas do país, o castelo foi sede do maior latifúndio de que se tem notícia no mundo. As terras dos D’Ávilas estenderam-se até o Maranhão, numa área total de 800.000 Km2”, afirma o historiador Renato Silva, da Universidade Estadual da Bahia. Reconhecendo esse valor histórico da construção, a Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), em 1938, tombou as ruínas que mais tarde viriam a ser um grande atrativo para quem se interessa pelo turismo histórico na Bahia.


turismo Praia do forte

Tour histórico Toda essa aula de história pode ser misturada com aventura. Uma das opções para os turistas que visitam o local é chegar até lá de quadriciclo. O trajeto de 8 quilômetros pela Reserva Ecológica da Sapiranga é garantia de adrenalina, sempre de forma segura e com acompanhamento de um guia, em meio à mata atlântica fechada. A trilha atravessa povoados e comunidades nativas, com casebres de barro e pau-apique. Pelo caminho, é possível ver mulheres equilibrando latas na cabeça ou lavando a louça em pequenas poças d’água. A Lagoa Aruá é oportunidade para dar um merecido mergulho. Ao chegar ao castelo, uma das opções é subir ao primeiro andar para admirar a paisagem – que se encontra em um platô. A vista para os coqueiros e para o mar verdinho lá embaixo é linda. Do lado de fora, uma figueira gigantesca convida para o descanso. Uma dica: vale a pena deixar para visitar o castelo no final da tarde, na hora do pôrdo-sol. Será uma experiência memorável.

A Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) tombou o castelo em 1938

254

LET'S GO BAHIA


turismo Praia do forte

Fundação Garcia D’Ávila Criada em 1981, a Fundação Garcia D’Ávila tornou-se depois uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e atualmente é responsável pela preservação de todo o conjunto arquitetônico e também por algumas restaurações que já ocorreram, como a da capela, além de desenvolver ações pelo meio ambiente, educação, vida social e históricocultural da região. Além do castelo, o parque possui um centro de visitação, ambos abertos ao público, com restaurante, auditório, laboratório de arqueologia e salas para exposição dos achados arqueológicos e dos fatos históricos e culturais resgatados pelos trabalhos de pesquisas e estudos que a Fundação desenvolve no parque. Uma área de aproximadamente 20 hectares, batizada de Parque Garcia D’Ávila, também foi criada com o intuito de revitalizar o espaço, dando ao visitante todos os aparatos para conhecer detalhadamente a saga desta impressionante família.

A área cuidada pela Fundação Garcia D’Avila ainda conta com parque e centro de visitação

serviço: Fundação Garcia D’Ávila, Alameda do Farol, s/n, Praia do Forte, Mata de São João, (71) 9985.3371 Bahia Adventure, Rod. BA 099, Costa do Sauípe, Mata de São João, (71) 3626.1932 / 2720 / 2104.8600 PortoMar, Rua da Aurora 1, Praia do Forte, Município Mata de São João, (71) 3676.0101

256

LET'S GO BAHIA


Castelo Garcia D'ávila