Issuu on Google+

CoNFEDEraÇÕES ROTEIRO TuRíSTICO E GASTRONÔMICO litoral baiano:

atraÇÕES

BAHiA

WWW.leTsgoBahia.com.br

que merecem ser visitadas Ano 4 núMERo 26 ABRiL 2013 R$ 14,90

conheça os sete pontos mágicos de

SalVaDor

graND PalaDIum rESort & SPa

tatau

É destaque da linha verde

e o seu dique do tororÓ

ISSN 2179-6939

9 772179 693000

00026 >

mulheres baianas que desempenham funções de destaque em diversos segmentos sempre encontram tempo para estar perto dos filhos

MuITO maIS > LuXO NEW YorK PARIS ENtrEVISta SAúDE turISmo GASTRONOMIA moDa


CAPA [ TEXTO VERENA PARANHOS imagem Sol ange rossini ]

AM gerado OR

Mulheres com atuação de destaque no cenário baiano contam como conciliam o trabalho com a vida com os filhos

Mulher, mãe e profissional de sucesso são palavras que quando aparecem juntas enchem de orgulho quem as pronuncia. Não raras são as ocasiões em que temos que reconhecer essas qualidades, pois a todo o momento nos deparamos com exemplos daquelas que se dividem entre as jornadas de casa e de trabalho e fazem milagres para conciliar na agenda tantas obrigações. Nesta edição, homenageamos mulheres que se sobressaem na cena baiana por suas atividades profissionais, mas não deixam de exercer com muito

24

LET'S GO BAHIA

zelo o papel de mãe. Assim, nada melhor do que elas darem depoimento sobre qual a importância de conciliar atividades e como praticam esses papéis. No caso de Maria do Rosário Vianna de Magalhães e Teca Martins, fomos um pouco mais longe. Além do depoimento, vamos mostrar como estas mães, que também são avós, se destacam no trabalho que exercem em parceria com os filhos - respectivamente o prefeito ACM Neto e a arquiteta Isabela Dantas. Afinal, qual mãe não gostaria de estar ao lado de sua cria também no seu trabalho?


Muito ativa e nem um pouco rotineira, Maria do Rosário Vianna de Magalhães, mãe de ACM Neto e Renata de Magalhães Correira, é psicóloga e trabalha com o filho na prefeitura.

Teca Martins é mãe de Nicolau Júnior e Isabela Dantas. Quando a filha ingressou no curso de Arquitetura, ela começou a se dedicar ao estudo de Design de interiores. Hoje, as duas são grandes parceiras de projetos.

W W W. L E T S G O B A H I A . C O M . B R 2 5


CAPA

Teca Martins “No princípio, eu optei por me dedicar à criação de meus filhos para que meu marido pudesse trabalhar mais tranquilo. Depois, quando eles já estavam encaminhados na universidade, comecei a estudar Design de interiores, na mesma época em que Isabela cursava Arquitetura. Pegamos até algumas matérias juntas. Eu sempre gostei da área e fui realizar um sonho. Abrimos o escritório juntas, temos uma rotina parecida e nos dedicamos aos projetos em parceria. Eu sou eclética, mas tenho uma linha mais clássica. Ela segue a linha mais contemporânea. Uma complementa a outra, pois sempre existiu uma sintonia muito forte”.

Maria do Rosário Vianna de Magalhães

“Meu lazer, como decoradora, é ficar eternamente decorando, arrumando casas, pesquisando em revistas, na internet e em viagens, que são minhas grandes inspirações para os projetos. O tempo que sobra é para curtir os netos na companhia da família”, explica a designer de interiores, que em abril embarcou para a China.

Maria do Rosário Vianna de Magalhães “Considero-me uma mulher de múltiplos papéis na vida, mas o meu papel principal mesmo é ser mãe. Sempre considerei a minha família como prioridade e a minha profissão ajuda muito naquilo que eu decidi seguir. Sem que perceba, sua expressão muda sempre que fala dos filhos Renata de Magalhães Correia e ACM Neto, prefeito de Salvador: os olhos brilham, o sorriso aumenta. Mas, como toda mãe e avó coruja, ela faz questão de dosar bem o amor e a atenção que dá às crias. “Eu falo muito de Tony (apelido pelo o qual chama o filho), porque trabalho diretamente com ele. Renata é o braço direito de meu marido na Rede Bahia. ACM Neto começou bem jovem e eu decidi acompanhá-lo desde o início. Passei a colaborar com a carreira política dele, utilizando minha experiência como psicóloga. Assim, pude desenvolver um trabalho bastante profissional ao lado dele, realizando projetos, principalmente sociais, apoiando entidades beneficentes, lideranças comunitárias; tudo voltado para o cidadão. Atualmente, estou na gestão da ONG Mais Social, um trabalho que exerço voluntariamente”. Psicóloga com especialização em Recursos Humanos, ela iniciou a carreira na área trabalhando em diversas entidades e depois se dedicou a gerenciar algumas lojas. Sua vida profissional mudou no momento em que o filho decidiu ingressar na vida política. “Foi um grande desafio desde o início, mas bastante recompensador, porque quando o trabalho é sério, a gente vê resultados e a população reconhece”, diz. Ela fala que se já considera o papel de mãe importante, o de avó é muito mais.

26

LET'S GO BAHIA

Quando os filhos Nicolau Júnior e Isabela eram pequenos, Teca se dedicou exclusivamente à criação deles. Só começou a estudar Design de interiores ao mesmo tempo em que a filha entrou na faculdade de Arquitetura. “Foi uma descoberta maravilhosa, na hora certa, porque eu fui também fazer uma coisa que já gostava há muito tempo. Isso aconteceu junto com minha filha, a quem eu incentivei e acompanhei o crescimento”. Atualmente, as duas comandam juntas um escritório de arquitetura e decoração e têm uma rotina bastante parecida, apesar de terem focos diferentes na vida pessoal.


isabela dantas > ARquITETA E DESIGNER DE INTERIORES > Mãe de Nicole (9) e Mario Jr (5) “Como arquiteta e designer de interiores tenho certa flexibilidade de horários e locais de trabalho. O trânsito difícil de toda grande cidade tem sido um complicador para esse desafio. Como tudo na vida, o planejamento é um grande aliado. Pela manhã, procuro concentrar minhas atividades externas em lojas de decoração. No início da tarde, desempenho as tarefas que exigem a minha presença no escritório, em conjunto com minha mãe, Teca Martins. As crianças deixam a escola à tarde para atividades esportivas, próximas à nossa residência. Procuro estar em casa quando elas chegam. Jantamos juntos quando o meu marido chega. Aprendi a me organizar dessa forma e acho importante que toda mulher encontre o seu equilíbrio”.

renata de magalhães correia > ADMINISTRADORA, MEMBRO DO CONSELHO DE ADMINISTRAçãO DA REDE BAHIA E SÓCIA-DIRETORA DO CORREIO DA BAHIA > Mãe de Gustavo (3) e Gabriela (1) “quando você coloca como objetivos ser mãe e uma boa profissional, você consegue; com mais cansaço, mais esforço, talvez com mais ajuda. O trabalho consome muito tempo, mas ser mãe é a minha maior realização hoje, acima de qualquer coisa. É maravilhoso acordar e ver que a primeira coisa que um filho quer é estar com você. Hoje, eu não pratico atividade física porque o tempo que tenho antes de ir ao trabalho é para ficar com eles. Por isso, também tenho a rotina de almoçar em casa para poder levá-los à escola. Bloqueio a agenda no dia de ir ao pediatra. Se a gente se organiza, tudo tem o seu tempo, dá para conciliar tudo”.

W W W. L E T S G O B A H I A . C O M . B R 2 7


CAPA

gabriella negromonte > ESTILISTA > Mãe de Lily Victoria (2 anos) e grávida de um menino “Precisamos trabalhar não apenas pela necessidade financeira, mas também pela realização pessoal. Tenho sonhos, luto por eles e minha filha faz parte desses sonhos. Como sou proprietária da minha empresa, faço os meus horários e estou presente sempre que possível. Durante a primeira gestação, tive uma gravidez de risco e precisei me afastar das atividades profissionais. Como a empresa depende do meu trabalho e acompanhamento, ficou parada por muitos meses. Estou na minha segunda gestação e já que a empresa encontra-se mais estruturada, pretendo diminuir o meu ritmo frenético de trabalho. A empresa é muito importante para mim, mas a minha família é a minha maior prioridade”.

sandY batista > DESIGNER CRIATIVA, SERRARA JOALHERIA > Mãe de Sofia (7 meses) “Eu trabalhava em um ritmo muito intenso, até 12 horas por dia, e durante a gravidez trabalhei normalmente. Com a inauguração de mais uma loja no Shopping Barra, precisei voltar ao trabalho depois de 40 dias de licença e transferi meu escritório para lá, porque ficava mais perto de casa e, a cada 3 horas, eu voltava para amamentar. Fiz isso até os cinco meses, o que foi uma grande vitória. É bem difícil conciliar o fato de ser mãe com a carreira profissional, mas o meu maior desafio está justamente aí, em conseguir esse equilíbrio que é a chave da minha felicidade. Hoje, admiro mais ainda a minha mãe, que conseguiu conciliar tão bem a criação dos filhos enquanto trabalhava fora de casa”.

28

LET'S GO BAHIA


Juliana penedo berenguer > ADVOGADA DO TRIBuNAL DE CONTAS E ATuA NO RAMO DO DIREITO PúBLICO > Mãe de Vítor (4) e Felipe (2) “Como mãe, esposa e profissional, acredito que tempo é fundamental na criação dos filhos. Não abro mão de, diariamente, buscá-los na escola e acompanhar as suas descobertas. quando não estou trabalhando, procuro estudar e acompanhar de perto algumas atividades dos meus filhos. A maternidade, sem dúvidas, me fez muito melhor como mulher e profissional. Como uma leoa, adquiri forças para produzir no trabalho, ser uma mãe presente, boa esposa e ainda cuidar da casa e do corpo. Herdei da minha mãe que a minha maior necessidade mesmo é estar sempre ao lado dos meus filhos, curtindo as fases maravilhosas de cada um deles, pois esses momentos são únicos. Eles são a minha vida e a minha inspiração, sempre!”.

cristiane alencar > EMPRESáRIA, ÓTICAS CAROL > Mãe de Anna Carolina (15) e Anna Beatriz (7) “Decidi fazer uma pausa na minha carreira durante os primeiros anos de minhas filhas, em prol de acompanhar o desenvolvimento delas. Mas sempre tive a certeza que assim que elas fossem mais independentes eu retornaria ao mercado de trabalho. É difícil encontrar um ponto de equilíbrio entre a realização profissional e a dedicação à família. Mas tudo se ajusta quando se estabelece uma relação de confiança, cumplicidade e compreensão. A pluralidade de papéis assumidos e exigências que são cobradas me dão força, coragem e determinação para seguir em frente. Aprendi a compensar a minha ausência proporcionando mais qualidade no convívio com a minha família e, hoje, tiramos isso de letra”.

W W W. L E T S G O B A H I A . C O M . B R 2 9


CAPA

andrea brito > DENTISTA > Mãe de Rafael e Maria (6 meses) “No princípio, minha dedicação era exclusiva a eles, mas a partir do quarto mês me organizei para voltar a atender aos poucos. Faço questão de estar presente e acompanhar o crescimento de meus filhos. Não abro mão de dar o banho e de brincar todos os dias com eles. Antes de eles nascerem, tinha muito medo de não conseguir dar conta de dois, mas na prática é muito mais simples do que as pessoas imaginam. Basta criar uma rotina em relação às mamadas, banhos e sonecas. Eles dão menos trabalho do que uma criança só, e a alegria é dobrada. A tendência é que eles exijam mais a minha presença no dia a dia. Trabalhar mais próximo de casa certamente vai me ajudar muito. Agora, a prioridade é estar com eles”.

Flavia avena > EMPRESáRIA, TESSAR TOuR TuRISMO > Mãe de Marcus (15) e Julia (13) “Conciliar a responsabilidade profissional e a presença na educação e crescimento dos filhos faz com que aprendamos, administrando horários e priorizando o que é importante. quando eles eram menores, eu fazia questão de levá-los à escola, não perdia uma reunião ou apresentação do balé, inglês, ida ao pediatra etc. Porém não vou dizer que a eterna culpa sempre me acompanhou, achando que poderia estar mais presente e trabalhar menos. Hoje, com os filhos adolescentes, fica mais fácil administrar. Do trabalho, envio mensagens e nos falamos por What’s Up. Em uma viagem de três semanas na ásia, e com fuso horário de 11 horas a mais, fiz questão de dar bom dia e boa noite a eles todos os dias, mesmo tendo que ficar acordada na madrugada”.

30

LET'S GO BAHIA


irá salles > DESIGNER E ESTILISTA > Mãe de Fafi (8) e Charlotte (6) “Sempre fui focada na minha profissão, mas com a chegada das minhas filhas passei a ter uma visão diferente do mundo. Como tenho flexibilidade de horário, fui ajustando uma coisa e outra para dar conta. Elas adoram o meu trabalho, gostam de experimentar diferentes estilos e, com isso, me ajudam a ver sempre uma forma de inovar na moda. Criar filhos é abdicar de algo todos os dias, mas, ao mesmo tempo, ganhar outras coisas. O mundo exige muito das mulheres hoje em dia, e preferi fazer apenas o que eu consigo, não posso ser perfeita. O que não consigo dar conta, o assumo e não me culpo. Tirei a ideia romântica de que tenho que ser a mãe perfeita. Sou um ser humano, e cheio de imperfeições”.

mariana gil > DIRETORA EXECuTIVA DO MERCADO VIP > Mãe de Marcelo (10), Luma e Pietro Mariano (4) “Ainda tem sido uma tarefa difícil conciliar trabalho e cuidado com os filhos. O mais velho tem 10 anos e entende melhor. Mas tenho gêmeos de 4 anos, uma fase muito complicada para estar ausente. Então resolvi tirar a manhã para ficar com eles e saio para o trabalho no mesmo horário em que eles vão para a escola. Às vezes, consigo encontrá-los à noite, mas outras não. Fico me cobrando por isso, mas sei que é o ciclo da vida e espero que um dias eles me entendam. Amo ser mãe, cuidar, dar banho, dar comida. Não estou podendo curtir eles como curti o mais velho, mas no tempo que fico em casa faço tudo o que posso. Atualmente, transferi meu escritório para casa, assim, estou conseguindo estar mais com eles à noite.” W W W. L E T S G O B A H I A . C O M . B R 3 1


CAPA

sabrina Furtado > EMPRESáRIA, LOJA MARTHA PAIVA > Mãe de Nicolas (13) e Carolina (19) “Tão difícil quanto conciliar a profissão com a criação dos filhos é conciliar o convívio com as crianças à rotina. Exercer o papel de mãe e educadora já é um desafio maravilhoso, mas é cada vez mais complicado estarmos próximas aos filhos, dividirmos com eles os momentos importantes, vivermos o seu dia a dia. É um exercício diário delicioso, pois não basta separar um tempinho para os filhos, é necessário integrá-los a esta loucura que é o cotidiano,, para estar sempre por perto, para ser amiga além de mãe. Tenho na minha mãe, Martha Paiva, o melhor dos exemplos de como incluir os filhos na vida de empresária. Eu, assim como as crianças, cresci em meio a essas coisas lindas que o mundo da moda proporciona”.

mariane chaves > EMPRESáRIA, AREZZO/SCHuTZ > Mãe de Sofia (9) e Manoel (6) “Na vida é preciso ter equilíbrio em relação à família, ao amor e ao trabalho. Este é o tripé da verdadeira harmonia. Antes de ter uma rotina profissional, tinha uma pessoal, por isso digo que, antes de tudo, sou mulher. Depois veio a profissão, logo em seguida, os filhos. Não é fácil, nem nunca será, conciliar a minha vida de profissional com a rotina dos meus filhos, marido e uma casa. É uma tarefa desafiadora, nem sempre damos conta de tudo. Por outro lado, acho a vida, desta forma, muito mais estimulante, me considero uma mulher forte e capaz, os filhos nos dão um poder de nos superarmos diariamente”

32

LET'S GO BAHIA


lÍvia andrade > ONCOLOGISTA DO INSTITuTO GERALDO ANDRADE DE MEDICINA > Mãe de Marcelo e Maria Fernanda (11) e Matheus (9) “Encontrar equilíbrio entre o tempo dedicado à família e ao trabalho é uma tarefa difícil. Por incontáveis vezes já ouvi das crianças: “Mãe, por que você trabalha tanto?” ou “Mande somente papai trabalhar para ganhar dinheiro e você fica comigo”. Explico a eles que adoro o que faço e que preciso disso para ser feliz, mas que eles são as pessoas mais importantes da minha vida. Eles nunca foram um fator limitante para a realização dos meus desejos profissionais como especializações, cursos e congressos no exterior. Em alguns momentos, tenho que abrir mão da programação de trabalho para dar atenção total às crianças. Em outros, o trabalho rouba o tempo delas. Deve haver muito bom senso para avaliar as necessidades”.

an_LETSGO_195X125mm_.pdf

1

08/04/13

23:05

Declare seu amor na Turquia O Tricenter vai te levar para conhecer a Turquia com um grande amor de sua vida.

Consulte regulamento no local. Ação “Comprou-Ganhou” válida para o período de 02.05 a 12.06.13 ou enquanto durar o estoque de 10.000 brindes.

Nas compras acima de R$ 250,00 você ganha uma linda bolsa

O concurso cultural “Declare seu amor na Turquia” vai te dar uma fantástica viagem com um dos grandes amores de sua vida: sua mãe ou sua/seu namorada(o). Preencha o cupom dizendo quem você levará para a Turquia e por que, e concocorra. Participe desta emocionante promoção, faça sua escolha e... boa viagem!


Capa - Especial Mães