Page 1

15


Jornal O Baloicinho

N.º I

ÌNDICE

Notícias da nossa escola -------------------------------------------------------------------------------- 3 Vamos contar uma história --------------------------------------------------------------------------- 15 Os nossos trabalhos ------------------------------------------------------------------------------------ 16 Receitas --------------------------------------------------------------------------------------------------- 24 Canção e lengalenga ----------------------------------------------------------------------------------- 26 Há festa na sala dos Fofinhos! ----------------------------------------------------------------------- 27 Há festa na sala dos Verdinhos! --------------------------------------------------------------------- 28 Passatempos --------------------------------------------------------------------------------------------- 29

Ficha técnica: Coordenação e montagem: Natália Aquino Colaboração: Pessoal Docente e Enc. de Educação Tiragem: 45 exemplares Data de edição: 30 de Janeiro de 2009

2

Jardim de Infância “O Baloiço” Travessa do Caminho da Igreja 9020 – 234 Santo António Fax: 291743447 Tel.: 291742666


Jornal O Baloicinho

N.º I

NOTÍCIAS DA NOSSA ESCOLA Eu gosto desta escola!

Depois de alguns choros nos primeiros dias de escola, as crianças começaram a interagir em diversos jogos e brincadeiras.

PÃO – POR – DEUS: VISITA À ESCOLA DA LADEIRA

No dia 31 de Outubro fomos à Escola da Ladeira festejar o Pão – Por – Deus. Na sala de actividades fizemos cestinhos onde colocámos alguns frutos secos e fruta da época. Levámos um para cada uma das 3 salas de pré-escolar que nos receberam. Visitámos a escola, que é muito grande, vimos alguns antigos colegas e conhecemos novos amigos de brincadeira. 3


Jornal O Baloicinho

N.º I

S. MARTINHO

Quentes e boas!

Para festejarmos o S. Martinho fomos ao Funchal ver o assador de castanhas e também provámos as castanhas. Estavam quentes e boas!

Vamos comprar duas dúzias!!

4


Jornal O Baloicinho

N.º I

TRABALHO DOS PAIS

Pedimos aos pais para colaborarem na decoração do placard com desenhos, pinturas ou colagens e o resultado foi muito positivo!

5


Jornal O Baloicinho

N.º I

TRABALHO COM A COMUNIDADE

A construção do presépio na nossa escola contou com a colaboração de várias instituições, como o BANIF, farmácia, Lar de Idosos e Qta. do Leme. Para além da comunidade envolveu também pais, pessoal docente e não docente e as crianças.

Que bonito ficou o presépio!

Muito obrigada a todos!

Por iniciativa do Jardim de Infância, propusemos que fosse feita uma recolha de roupas e brinquedos em bom estado para serem doadas à Santa Casa da Misericórdia. Colocámos caixas para esse efeito na entrada da escola e o resultado superou as expectativas!...

6


Jornal O Baloicinho

N.º I

VISITA AO FÓRUM MADEIRA

Meninos, olhem a fotografia!

No dia 2 de Dezembro fomos ao Fórum Madeira para vermos o Pai Natal, mas… era o dia de folga do Pai Natal! Apesar disso, ele deixou prendas para todos e divertimonos bastante neste passeio. Vimos as decorações de Natal, visitámos o supermercado, brincámos no parque infantil e tirámos umas bonitas fotografias em frente à casa do Pai Natal.

Não me mexas no cabelo!...

7


Jornal O Baloicinho

N.º I

Não sei o que hei-de pedir ao Pai Natal…

No supermercado, o que gostámos mais foi dos brinquedos.

Brincámos no parque infantil do Fórum.

8


Jornal O Baloicinho

N.ยบ I

A CARTA AO PAI NATAL

No Natal nรฃo nos podemos esquecer da carta ao Pai Natal. Na escola todas as crianรงas disseram o que mais queriam receber e escrevemos uma carta ao Pai Natal dos CTT com todos os pedidos. O Pai Natal jรก respondeu e mandou para a escola uma prenda para cada menino.

9


Jornal O Baloicinho

N.º I

FESTA DE NATAL

A festa de Natal realizou-se no dia 18 de Dezembro, no Jardim de Infância “O Baloiço”. Teve início com uma dramatização dos Fofinhos “A Estrela Cadente”.

O auto de Natal foi representado pelos Verdinhos

Trazemos ouro, incenso e mirra.

10


Jornal O Baloicinho

N.º I

1, 2, 3!

Os Fofinhos cantaram a canção “Chaca, chaca, pi-pi”.

Os Verdinhos cantaram com coreografia a canção “Dançando à volta do Pinheiro”.

11


Jornal O Baloicinho

N.ยบ I

Os pais participaram com uma coreografia do nascimento de Jesus.

Oh! Oh! Oh!

Chegou o Pai Natal! Hรก prendas para todos os meninos! 12


Jornal O Baloicinho

N.º I

VISITA AOS BOMBEIROS MUNICIPAIS DO FUNCHAL

No dia 7 de Janeiro fizemos uma visita de estudo aos Bombeiros Municipais do Funchal. No quartel fomos muito bem recebidos por dois bombeiros que nos mostraram todas as instalações e equipamento.

Força Juan!

As crianças e os adultos experimentaram como usar a mangueira em caso de incêndio

13


Jornal O Baloicinho

N.º I

Ai que nervos!.. .

Uma criança ofereceu-se para uma demonstração de recolha de feridos em caso de acidente.

O que é isso? Os bombeiros explicaram em que consiste o equipamento dos carros de combate a incêndios florestais e urbanos.

14


VAMOS CONTAR UMA HISTÓRIA… teimou que ia, que ia, mas dentro de uma cabaça grande, para se proteger. Deram-lhe a cabaça, ela enfiou-se lá dentro e toca a andar que se faz tarde… Um dos lobos, quando viu a cabaça, perguntou-lhe: - Ó cabaça, viste por aí uma velha? A velha, dentro da cabaça, disfarçou a voz e cantou assim: - Não vi velha nem velhinha; Não vi velha nem velhão. Corre, corre, cabacinha Corre, corre, cabação. E pôs-se a correr. Mais adiante, encontrou o outro lobo que também lhe perguntou: - Ó cabaça, viste por aí uma velha? E a velha, enquanto corria, respondia: - Não vi velha nem velhinha, Não vi velha nem velhão. Corre, corre, cabacinha Corre, corre, cabação. Assim chegou a casa sem que mal nenhum lhe acontecesse.

Era uma vez uma velhota, que morava numa casinha à beira da serra. Quando queria visitar os netos, que moravam longe, tinha de dar uma grande volta, para não atravessar a serra, onde havia muitos lobos. Mas um dia em que a velhota foi ver os netos, resolveu-se a ir pela serra por ser mais perto. No caminho encontrou um lobo. - Onde vais, velha? - Vou ver os meus netinhos. - Não vais, não, que eu como-te. A velha pediu ao lobo que não a comesse ainda, porque estava muito magrinha. E dizia mais isto: - Os meus netos tratam-me sempre muito bem, eu engordo e, depois, à volta, tu comes-me. E trago-te também arroz doce para a sobremesa. Então o lobo deixou-a ir. Mais adiante encontrou outro lobo a quem contou a mesma história. E o lobo deixou-a ir. Assim, a velhota chegou a casa dos netos, que a receberam e trataram muito bem. Quando lhe apeteceu voltar para casa, os netos não queriam deixá-la ir pelo caminho da serra, por causa dos lobos. Mas ela, que era uma velha corajosa,

FIM

15


OS NOSSOS TRABALHOS

16


Jornal O Baloicinho

N.ยบ I

17


Jornal O Baloicinho

N.ยบ I

18


Jornal O Baloicinho

N.ยบ I

19


Jornal O Baloicinho

N.ยบ I

20


Jornal O Baloicinho

N.ยบ I

21


Jornal O Baloicinho

N.ยบ I

22


Jornal O Baloicinho

N.ยบ I

23


Jornal O Baloicinho

N.º I

RECEITAS

Biscoitos de Natal

(8 pessoas)

Ingredientes:      

150 g de açúcar em pó; 250 g de manteiga; 300 g de farinha; 8 gemas cozidas; 2 g de sal; 200 g de chocolate a 60% derretido.

Modo de preparar: 1 – Bate o açúcar com a manteiga e o sal. 2 - Junta as gemas cozidas que entretanto desfizeste em pó com a ajuda de uma peneira ou passador e mistura com a farinha. 3 – Deixa repousar em local fresco durante uma hora. 4 – Estende com um rolo da massa na mesa e polvilha com farinha. 5 – Corta com um corta-massas com formas de Natal. 6 – Leva ao forno durante 20 min. á temperatura de 160ºC. 7 – Tira-os do forno e deixa-os arrefecer. 8 – Passa parte dos biscoitos por chocolate derretido. 9 – coloca-os em cima de uma folha de papel vegetal até o chocolate solidificar. 10 – Guarda-os numa caixa de Natal.

Arroz de Polvo

(6 pessoas)

Ingredientes:           

2 Kg de polvo fresco; 300g de arroz carolino; 3 cebolas médias picadas; 2 dentes de alho picados; 2 folhas de louro; 1 ramo de salsa; 2 dl de azeite; vinho tinto; vinagre de vinho tinto; sal q. b.; pimenta preta q. b.

Modo de preparar: Leve ao lume um tacho com azeite. Quando o azeite estiver quente, junte a cebola e os dentes de alho e deixe alourar. Junte o polvo em pedaços e deixe refogar um pouco. Adicione as folhas de louro, refresque com o vinho tinto, abafe e deixe cozinhar em lume brando. Quando o polvo estiver cozido acrescente 1,5 l de água quente. Tempere com sal, pimenta e salsa e junte o arroz carolino. Deixe cozinhar durante 15 min. Finalize com umas gotas de vinagre de vinho tinto e decore com salsa fresca.

24


Jornal O Baloicinho

N.º I

Bolo-Rei

Ingredientes:

       

750 g de farinha; 150 g de margarina Vaqueiro; 150 g de açúcar; 20 g fermento de padeiro; 350 g de fruta cristalizada; 2,5 dl de leite; sal q.b.; 3 ovos.

Modo de preparar: Mistura-se 250 g de farinha com o fermento, depois um pouco de leite morno, deixe levantar durante 20 minutos. À parte amassa-se a restante farinha com o açúcar, a seguir um pouco de sal e os ovos. Depois de ter estes ingredientes bem amassados adicione, pouco a pouco, a outra massa, preparada com o fermente e amasse tudo muito bem. Junte o leite e continue a amassar. Por fim adicione a fruta picada. Deixa-se levedar durante 5 horas. Corte a massa conforme o tamanho dos bolos que desejar.

Bom apetite! 25


Jornal O Baloicinho

N.º I

MÚSICA DE NATAL

Chaca, chaca, pi, pi, vamos muito bem Chaca, chaca, pi, pi, vamos a Belém

bis

1. Jesus vai nascer, muito pobre num curral Corre, corre, corre e vamos todos ver. Chaca, chaca, pi, pi, vamos muito bem Chaca, chaca, pi, pi, vamos a Belém

bis

2. Entre os presentes, nós lhe vamos dar, Nossos corações e um rico bolo-rei. Chaca, chaca, pi, pi, vamos muito bem Chaca, chaca, pi, pi, vamos a Belém

bis

LENGALENGA Abre, abre ouriço Abre, abre de uma vez Abre, abre ouriço Vou contar até 3: 1, 2, 3 Catrapum, catrapim Catrapim, catrapão Foi a castanhinha que caiu ao chão! Foi a castanhinha que caiu ao chão!

26


Jornal O Baloicinho

N.º I

HÁ FESTA NA SALA DOS FOFINHOS!

JÚNIOR 21/10/05

LEONOR 27/09/05

RÚBEN 25/11/05

RODRIGO 14/09/05

27

EGÍDIA 27/11/05

MATIAS 09/12/05


Jornal O Baloicinho

N.º I

HÁ FESTA NA SALA DOS VERDINHOS!

VERA 04/10/2004

CARLOS 16/12/2004

RODRIGO 05/10/2004

JÉSSICA 22/12/2004

28

FILIPE 01/12/2004

JOANA 10/01/2004


Jornal O Baloicinho

N.ยบ I

PASSATEMPOS

29


Jornal O Baloicinho

N.º I

Que vento! O vento brinca com o chapéu, o fumo da casa e a folha. Segue o seu percurso com o teu lápis e pinta os desenhos.

30


Jornal O Baloicinho

N.ยบ I

31


Jornal O Baloicinho

N.潞 I

Observa o desenho e pinta. Com a ajuda dos teus pais cola-o em cartolina, Recorta-o e constr贸i o dado para o Jogo dos Reis. Diverte-te com os teus pais e amigos!

32


Jornal Baloicinho nº1  

baloicinho

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you