Issuu on Google+

Universidade do Vale do Itajaí Direção de Arte – Publicidade e Propaganda – 2013/02 Acadêmicas: Karina Cardoso e Sofía de Ureta

Princípios do design gráfico PROXIMIDADE O propósito central é organizar. Os elementos similares devem estar próximos, assim se criarão ‘blocos’ separativos. Ela evita a confusão na hora da visualização deixando a informação mais clara e direta.

Figura 1 - Criação de diferentes blocos para a separação das informações (Brief, Execution, Results)

Figura 2 - Criação de diferentes blocos para a separação das informações (Slogan, “Don’t be a rebel...” e “Rock n’ Roll)


ALINHAMENTO O propósito central é evitar colocar tanto texto ou imagens aleatoriamente no layout. Cada elemento deve ser alinhado com outro elemento, criando assim uma ligação visual. Tipos de alinhamento: Esquerda, direita e centralizado.

Figura 1 - Alinhamento centralizado do clipart com o slogan. Logo alinhada à esquerda do slogan. Bloco de texto alinhado à direita do slogan e centralizado na vertical com respeito ao slogan. Redes sociais centralizadas – abaixo do bloco de texto anterior.

Figura 2 - Slogan alinhado à direita do layout. Logo à direita e abaixo com respeito ao slogan. Redes sociais alinhadas à esquerda do layout.


REPETIÇÃO O propósito central é a unificação e padronização do layout. Consiste na repetição de vários elementos visuais para a criação de uma ‘estrutura’ na qual a mesma se adaptará s diferentes formatos em que a campanha vai ser veiculada. A repetição cria uma sensação de organização. O elementos repetitivo pode ser uma cor, uma fonte, algum grafismo ou qualquer outro item que se reconheça visualmente.

Repetição de tipo e cores de fonte

Repetição da mesma estrutura (Desenho centralizado, logo e slogan à direita)


CONTRASTE O propósito central é evitar elementos similares no layout. Procura destacar e diferenciar os elementos para criar uma atração visual. Tipos de contraste: Aplicação de diferentes pesos e orientações nos textos, diferentes cores, espessuras de linhas, espaços, utilização de sombras, transparências, 3D, etc. Espaços em branco são importantes no layout, eles equilibram, harmonizam e aumentam o contraste.

Figura 1 - Alto contraste de cor do background com a imagem do cristal dos óculos

Figura 2 – Diferentes tipos de fonte, peso e utilização de várias cores em função de destaque.


Principios design