Page 1

Lost Instant Brand Book 2013 by Sofia Peixe


Defining a brand for life. A definir uma marca para a vida.


a história

O Lost Instant foi criado, inicialmente, para dar um nome ao projecto. Um projecto sem uma definição concreta e que a foi ganhando à medida que todo o trabalho se foi desenvolvendo. Neste momento alberga duas áreas: design gráfico e fotografia. Surgiram várias ideias para nomes, mas nenhum reflectia o projecto que representava. Foi necessário levar em forte consideração que se o objectivo é ter um público-alvo abrangente então a mensagem a transmitir deverá ser o mais transparente possível. O foco foi e é - Lost Instant é uma marca, e uma marca é um símbolo seja em que formato for, que carrega todas as características do produto que a representa.


a marca Lost Instant signif ica o instante perdido no tempo, mas imortalizado num pedaço de película, a imagem. Fica ali registado para ser recordado por tempo infinito. Vindo do mundo multidisciplinar do Design considerei que no Lost Instant também caberiam as minhas restantes paixões. Então na tentativa de não me tornar refém de traduções erróneas e houvesse uma associação imediata entre o produto e a área a que se aplica. São três áreas e serão abordadas mais à frente neste livro.

Lost Instant

Lost Instant


ABCDEFGHIJKLMNOPQRST UVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890 SimplePrint


as 3 marias Apresentam-se as 3 áreas de trabalho pertencentes ao projecto. A história começa com o Pixel, a área de trabalho que aborda tudo o que esteja relacionado com fotografia. De seguida segue-se o cmyk, que para além de ser uma sistema substrativo de cores é o nome dado aos desenvolvimentos feitos na área de design de comnicação (um foco mas dedicado ao design gráfico e packaging). Last but not least segue o Frame, que se dedica ao 3D, especialmente à animação e realização de curtas-metragens.

Pixel cmyk frame


Foi a primeira área a dar vida ao projecto. Não começou necessáriamente com o pixel porque grande parte do trabalho produzido até hoje acenta no grão da película, que se transforma em pixel a partir do momento em que a película passa pelo scanner. Esta área aborda essencialmente todas as experiências realizadas em ambos os formatos digital e analógico. Aqui, o experimentalismo visa transportar técnicas de fotografia e de retoque manual, utilizadas no tempo dos nossos bisavós*; ora para criar contrastes ou cor. Pense-se nestes “retoques” como sendo o Photoshop manual. Também estão presentes estudos de luz, constrastes e estilos como o film noir/chiaroscuro, por influência da dissertação redigida e defendida em 2011.

* O meu bisavô “Zeca” Peixe, era fotógrafo na santa terrinha de Torre de Moncorvo. Grande parte dos seus trabalhos espalharam-se com o tempo; mas é rara a casa transmontana que não tenha um retrato fotografado pelo Sr. Peixe.


Graphic design em conciliação com a fotografia ou não, ele está presente em tudo o que se faz. Estudam-se cores, fontes (tipos de letra para quem pensar logo em repuxos de água!) e disposição da informação. Para além deste brand book, também vão constar deste espaço virtual todos os trabalhos que possam vir da fotografia (calendários personalizados, pacotes de postais, entre outros), experiências gráficas e a evolução do meu trabalho. Também cultivo a minha curiosidade em design de embalagens, o famoso packaging design, gosto de coleccionar imagens de embalagens originais e rótulos, pois ambos são importantes, separadamente ou não, para a boa comunicação do produto que elas representam. A título pessoal, eu tenho um favoritismo por embalagens com o C.S.S. : clean, simple and sober. Dados adquiridos aquando da minha licenciatura em Design de Comunicação na ESAD - Matosinhos.


Ainda em estado embrionário, a Frame é um espaço onde serão apresentados projectos realizados em 3D, usando o Maya 2013. Foi concebido com base no mestrado em Animação por Computador, na Universidade Católica Portuguesa - Porto. À medida que vão surgindo projectos, qualquer pessoa poderá acompanhar toda a sua evolução até à produção final.


5 postcards powered by

braรงadeira para conjunto de postais

www.lostinstant.com lostinstant.tictail.com


Lost Instant www.lostinstant.com

Lost Instant - The Brand Book  

O Brand Book da minha marca pessoal. Para mais informações: sophia@lostinstant.com