Issuu on Google+


Destino: Frankfurt, Alemanha Ida: 13 Agosto 2012 Volta: 17 Agosto 2012

5 dias, 4 noites

Viajantes: Sara Salvador; 913645915 Sofia Monteiro; 918561956

Alojamento: Hotel Little Paris Karlsruher StraĂ&#x;e 8, Gutleutviertel Frankfurt am Main, 60329 Alemanha Tlf.: +49 (0) 69 27 39 963


Um pouco sobre a cidade… Frankfurt foi fundada pelos romano no século I. Desde 1875 é uma metrópole, com mais de 100 mil habitantes. Frankfurt am Main ou Francoforte do Meno, conhecida simplesmente como Frankfurt, é a maior cidade do estado alemão de Hesse e a quinta maior cidade da Alemanha. Parte da antiga Francónia, seus habitantes foram os primeiros Francos. A cidade está localizada num antigo vau no rio Main, cuja palavra alemã é "Furt". Assim, o nome da cidade pode ser traduzido como o "Vau dos Francos". Frankfurt am Main é ainda a cidade natal de Goethe, de Anne Frank e da Escola de Frankfurt, sendo um centro cultural de reputação nacional e internacional. Cerca de 60 museus e galerias de exposição encontram-se nas proximidades ou em local central da cidade. Actualmente, Frankfurt am Main é o mais importante centro financeiro da Europa Continental. O Banco Central Europeu e o Deutsche Bank têm a sua sede em Frankfurt. Frankfurt é ainda uma das poucas cidades europeias com um número significativo de arranha-céus , ou seja, prédios, pelo menos, 150 m (492,13 pés) de altura.


A não perder… Catedral de São Bartolomeu (Kaiserdom) A Catedral de Frankfurt, consagrada a são Bartolomeu (um dos 12 apóstolos) foi uma construção gótica erguida entre os séculos 13 e 15. O jardim histórico da catedral abriga uma exposição com peças dos períodos carolíngio e românico. A sua torre de 95m destaca-se no horizonte e proporciona uma vista soberba da cidade.

Igreja de São Paulo (Paulskirche) A Igreja de São Paulo, construída entre 1789 e 1833, é um símbolo de liberdade e democracia para os alemães. Em 1848, o seu interior obra de estilo classicista de Johann Georg Hess, foi palco da primeira Assembleia Geral da Alemanha, que lançou as bases da atual constituição do país. Atualmente a igreja é usada apenas para eventos.

Alte Oper - "Dem Wahren, Schönen, Guten" "To the true, the beautiful, the good"

Tal como diz o nome, Alte Oper é uma casa de opera antiga. Foi construída em 1880 pelo arquiteto Richard Lucae. Era uma das maiores casas de Opera Alemãs até ser seriamente danificada durante a 2ª Guerra Mundial. Pós guerra, a Opera em ruína chegou a ser denominada de “A ruína Germânica mais bonita”. Finalmente, foi reconstruída e reaberta em 1981.


Goethe-Haus (Casa de Goethe) Aqui nasceu Johann Wolfgang von Goethe, escritor e pensador Alemão. Esta casa abriga atualmente um museu com uma vasta coleção de pinturas, gráficos e bustos dos séculos 18 e 19, belos representantes de épocas alemãs como o Classicismo, o Romantismo e o Biedermeier e ainda importantes documentos e uma rica biblioteca com manuscritos e obras de Goethe.

Haus Wertheim Esta é a única casa de maseira que sobreviveu aos bombardeamentos da 2ª Guerra Mundial sem qualquer danificação.

Römerberg (“Montanha Romana”) Este é o coração histórico de Frankfurt. Praça rodeada por edificações de arquitetura caracteristicamente germânica, cuja história data do século 12, onde negociavam mercadores locais e estrangeiros. No centro da praça situa-se, a Fonte da Justiça, ‘Gerechtigkeitsbrunnen’, construída em 1543. Römer (Romano) Römer é o nome de um complexo de 9 casas com arquitectura tipicamente Germânica, adquiridas em 1405 por uma família de comerciantes ricos. A casa do meio tornou-se a “cara” de Frankfurt.


Eschenheimer Turm É uma das poucas estruturas remanescentes das antigas muralhas que cercavam Frankfurt. Esta torre de 47 metros de altura foi completada em 1428. Existiam mais de 60 torres que cercavam a cidade, quase todas foram demolidas entre 1806 e 1812, quando as muralhas da cidade também foram abaixo. Hauptwache Ponto central de Frankfurt am Main e é uma das praças mais famosas da cidade. Hauptwache é normalmente associado à estação de comboio com esse mesmo nome, no entanto, o nome surge num edifício de estilo barroco na praça acima da estação. Foi construído em 1730 sendo nesta época uma prisão. A partir de 1904 o edifício deu lugar a um emblemático café da cidade. Sachsenhausen A música, os tradicionais Brezel e o vinho de maçã garantem um clima de alegria geral. Aqui os becos estreitos, com calçamento de pedras, e mais de 100 restaurantes e bares pitorescos criam um clima aconchegante para você provar o vinho de maçã feito nas adegas locais. Kleinmarkthalle (literally: Small Market Hall) É um mercado perto de Konstablerwache onde se pode encontrar comida fresca, flores, etc. Apesar do nome, este é o maior mercado de Frankfurt e atrai diariamente não só turistas mas também os habitantes da zona.


Rio Main A cidade e o seu rio: uma ponte entre tradição e modernidade Frankfurt no Meno fica realmente às margens do Meno. Outras cidades também têm rios, mas poucas tem sua paisagem tão marcada por ele como Frankfurt. As próprias pontes sobre o Meno já são uma atração em si, cada uma delas com caráter e estilo arquitetónico diferente.

Eiserner Steg (ponte de ferro) Com mais de 100 anos, esta é uma ponte para peões sobre o rio Main na qual passam diariamente cerca de 10.000 pessoas. Liga o centro da cidade à volta de Römerberg com Sachsenhausen situado do outro lado do Main.

Museumsufer Nas margens do rio Main em Sachsenhausen, entre as pontes Eiserner Steg e Friedensbrücke, fica a zona conhecida como Museumsufer, a região cultural e artística de Frankfurt, onde se concentram 13 diferentes museus de renome e que se tornou um dos pontos de referência mais importantes para museus na Alemanha e em toda a Europa.


Torre Main Não há melhor maneira de apreciar Frankfurt por inteiro que o cimo desta torre. Um dos edifícios mais altos de Frankfurt e o único que possibilita a subida. Este edifício acabado no ano de 2000, com 200m de altura, proporciona uma visão a 360º da cidade. No verão: Dom-Ter: 10h-21h 5€ Sex e Sáb: 10h-23h My Zeil Uma atração especial, não só para quem gosta de fazer compras, é este centro comercial, projetado com uma arquitetura espetacular pelo famoso arquiteto italiano Massimiliano Fuksas e inaugurado em 2009. Voltado para a Zeil, uma das ruas comerciais mais tradicionais da Alemanha, a fachada de vidro tem a forma arredondada de um funil, dando a impressão de sugar as pessoas q passam para dentro do shopping. Distribuídas em oito andares, há lojas para todos gostos – sem falar na maior escada rolante livre da Europa, com um comprimento impressionante de 48 metros. Também recomendado: Naturmuseum Senckenberg (Museu da História Natural de Senckenberg Museum für Moderne Kunst (Museu da arte moderna) Städel (um dos museus de arte mais famosos na Alemanha) Jüdisches Museum Frankfurt Archäologischer Garten Frankfurt Saint Catherine's Church


Espaços Verdes Frankfurter Grüngürtel (“Cinto verde de frankfurt”) É um espaço verde público em forma de anel. Parte do cinturão são a Frankfurt City Forest , a maior floresta da Alemanha dentro de uma cidade, a duna Schwanheimer, o Niddatal, a Niddapark, o Lohrberg (a única vinha de de Frankfurt), o Parque Huth, o Ried Enkheimer, o Ried Seckbacher e o Mainbogen Fechenheimer (uma parte do rio Main em forma de “S”.

Palmengarten

10€

Bem no centro de Frankfurt, perto da movimentada rua Bockenheimer Landstrasse, existe um oásis de tranquilidade, como se tivéssemos voltado ao século XIX: o parque Palmengarten. Uma maravilhosa área verde com um centro de convenções elegante, lagos românticos e canteiros coloridos e bem cuidados, um lugar feito para sonhar e passear. Grandes estufas, como a Palmenhaus e a Tropicarium, são verdadeiros mundos à parte: paisagens uma vegetação trópica e sub-trópica abundante, com palmeiras, enormes arbustos, samambaias e flores que parecem ter saído diretamente do paraíso.


Gastronomia Frankfurter Würstchen As salsichas de Frankfurt, conhecidas localmente como frankfurter würstchen, são conhecidas e fabricadas em muitos países, mas nenhuma se compara à original fabricadas desde o séc. XIII. O surgimento das cópias levou os produtores da região a conseguir, da justiça alemã, o reconhecimento de que somente as salsichas produzidas em Frankfurt poderiam ser chamadas de frankfurters.

Frankfurter Rippchen é um prato tradicional servido em Frankfurt am Main.

Handkäse mit Musik Handkäse (pt: queijo de mão) é um queijo alemão regional e é uma especialidade culinária de Frankfurt. O nome deve-se à forma tradicional como este é produzido: é formado com as próprias mãos. É tradicionalmente coberto com cebola picada, localmente conhecido como "Handkäse mit Musik”.

Frankfurter Kranz Bolo que se acredita ter tido origem em Frankfurt am Main. Após a Segunda Guerra Mundial , na ausência de manteiga , a superfície do bolo era muitas vezes revestidos com Kogel Mogel (adoçado pasta de gema de ovo).


Bethmännchen – “um pouco Bethmann“” A lenda diz que foram invendados em 1838 por Jean Jacques Gautenier – chef da casa do vereador Simon Moritz von Bethmann, sendo esta a razão do seu nome. Originalmente os Bethmännchen eram decorados com 4 metades de amêndoas – cada metade representava um dos filhos de Bethmann. Após a morte de um deles, em 1845, estes biscoitos passaram a ser decorados com apenas 3 metades de amêndoas. Brezel Brezel é um pão típico da região sul da Alemanha. Há diferentes tipos de Brezel dependendo da tradição e da ocasião em que é feito. Há uma lenda que diz que um padeiro foi insolente com o seu senhor e este condenou-o à morte. Mas considerando que se tratava de um padeiro muito bom, disse-lhe: “Faça um bolo meu amigo, através do qual os raios do sol possam ser vistos três vezes, então não será enforcado e receberá sua vida como presente”. Assim foi inventado o Brezel.

Haddekuche é uma massa tradicional feita em Frankfurt. É uma espécie de pão de gengibre em forma de diamante. A palavra "Haddekuche" significa "bolo duro". O nome deve-se ao facto de este pão tender a secar rapidamente tornando-se muito duro. Geralmente acompanhado com Apfelwein.


Apfelwein Vinho de maçã, a bebida nacional de Frankfurt, também chamado "Ebbelwei" ou "Stöffche", faz parte de AltSachsenhausen. É uma variação da Sidra muito consumida na Alemanha, especialmente na grande cidade de Frankfurt. A sua genuinidade está nas maçãs selecionadas que só se desenvolvem em regiões de baixa temperatura. É dotada de doce e forte aroma de maçã, bem próximo ao da Sidra. Esta tradicional bebida alemã que é produzida pela Possmann desde 1881. Apfelweinfestival [ 10 – 19 Agosto ] A cultura do vinho em Frankfurt tem vindo a desempenhar um papel importante na vida social da cidade há centenas de anos. Visitantes e habitantes da metrópole do Main reúnem-se todos os anos em nome da bebida mais popular de Frankfurt – o Apfelwein. Este festival é tradicionalmente acompanhado por um palco com um programa de entretenimento. Localização Roßmarkt

Horários Seg-Qui: 11h00 – 23h00 Sex-Sab: 11h00 – 24h00

Cerveja Há duas cervejas produzidas em Frankfurt, sendo elas a

Binding e a Henninger. Nem uma nem outra inspiram mais que um “bebe-se” saído da boca dos locais e visitantes.


13. Agosto. 2012 __h__ - Fecham as portas de embarque 12h05 – Partida: Porto -> Frankfurt-Hahn 15h40 – Chegada a Frankfurt-Hahn Bus: Frankfurt-Hahn -> Frankfurt am Main Duração: 1h45 14€ 15h00 - 16h45 16h45 - 18h30 Check-in – Hotel Little Paris

14. Agosto. 2012


15. Agosto. 2012

16. Agosto. 2012

17. Agosto. 2012



Frankfurt am Main