Issuu on Google+

Nome : Sócrates Data de nascimento : c. 469 / 470 a.C. Data de morte : 399 a.C. Viveu no séc. : V a.C.

Ficou conhecido porque …defendia que a filosofia era necessária para todas as pessoas inteligentes. Dizia que a sua sabedoria era limitada à sua própria ignorância - Só sei que nada sei. Sócrates admitiu que poderia ter evitado a sua condenação (beber o veneno chamado cicuta) se tivesse desistido da vida justa. Mesmo depois de sua condenação, ele poderia ter evitado sua morte se tivesse escapado com a ajuda de amigos. A razão para a sua cooperação com a justiça da pólis e com seus próprios valores mostra uma valiosa faceta de sua filosofia. Sócrates sempre dizia que sua sabedoria era limitada à sua própria ignorância (Só sei que nada sei.).

Trabalho realizado por: Edite Teixeira nº4 e Oleksandr Tsykal nº9


Aristóteles

Nome: Aristóteles Data de nascimento: 384 a.C. Estagira, Calcídica Data de morte: 322 a.C. Atenas Viveu no século: IV a.C. Ficou conhecido porque é visto como uma das figuras mais importantes, e um dos fundadores, da filosofia ocidental, este influenciou profundamente o cenário intelectual medieval e esteve presente até o Renascimento. Foi chamado por Augusto Comte de "o príncipe eterno dos verdadeiros

filósofos",

por

Platão

de

"O

Leitor"

(e,

pelos

pensadores árabes, de o "preceptor da inteligência humana". Também era conhecido como O Estagirita, por sua terra natal, Estagira.

Inês Landum nº 6 e Márcia Firmino nº 8


Biografia de Platão Nome: Platão Data de nascimento: Ano 428 a.C. Data de morte: Ano 348 a.C. Viveu no século: Nasceu no século v a.C. e morreu no século IV a.C.

Ficou conhecido porque foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental. Juntamente com o seu conselheiro, Sócrates, e o seu aluno, Aristóteles, Platão ajudou a construir os fundamentos da filosofia natural, da ciência e da filosofia ocidental. Trabalho realizado por: Delcy e Tatiana Ano/Turma: 7ºA Nºs 13 e 12


Ptolomeu Nome: Cláudio Ptolomeu. Data de nascimento: século I a.C., nos anos 90. Data de morte: 26 de Julho, no ano 44 a.C. Viveu no século: século II a.C. Ficou conhecido porque: Ptolomeu ficou conhecido pelos seus trabalhos em matemática, astrologia, astronomia, geologia e cartografia. Realizou também trabalhos importantes em óptica e teoria musical.

Nota: Ptolomeu é considerado apenas como uma figura decorativa, sem nenhum poder efectivo, pois Cleópatra conservou a autoridade em suas mãos.

Alexandra Patrício nº1 Ana Margarida nº2

7ºA


Tucídides nasce em 460 a.C. e morre a 400 a.C. em Atenas. Ficou conhecido porque escreveu a obra “história da guerra Peloponeso”, de qual foi testemunha e participante em que em oito volumes,

conta a guerra

entre Esparta

e Atenas, ele

relata os factos de concisão e tenta explicar o que aconteceu. Tucídides contraiu a praga que assolou Atenas durante a guerra de Peloponeso em 430|426, porém conseguiu sobreviver.

Tucidides Trabalho realizado por: Rui Borges

Florin Cioata


NOME: Cláudio Ptolomeu

Data de nascimento: ano 90 Data de morte: ano 168 Viveu no século: I e II Ficou conhecido por propor a teoria do geocentrismo e por os seus trabalhos em matemática, astrologia, astronomia, geografia e cartografia.


Nome: Tales de Mileto Data de nascimento: c. 624/625 a.C Data de morte: c. 556/558 a.C Viveu no séc: VII Ficou conhecido porque: Foi o primeiro filósofo ocidental, apontado como um dos Sete Sábios da Grécia Antiga. Fundador da Escola Jónica, foi o primeiro a explicar o eclipse solar verificando que a Lua é iluminada por esse astro e foi o primeiro a prever um eclipse solar.

Era matemático e astrónomo, considerado o pai da ciência moderna. Buscava a verdade da vida e da natureza e isso levou-o também a algumas experiências com magnetismo que naquele tempo só existiam como curiosa atracção por objectos de ferro por um tipo de rocha meteórica da cidade de Magnésia, de onde deriva o nome do metal.

Inês Carvalho e Daniel Monteiro 7ºA


Grandes nomes da História