Page 1

A Biblioteca Escolar 2.0 Introdução Este ano fui colocada na biblioteca da Escola Secundária João de Araújo Correia ao abrigo do decreto-lei nº 75/2010 de 23.06, art.º 79 nº3 Quis a sorte que fosse selecionada para esta ação de formação. É a segunda vez ao longo do meu percurso profissional que faço formação online. Quero desde já felicitar os meus colegas pelo trabalho desenvolvido e as formadoras pela qualidade desta formação.

Reflexão final Esta oficina de formação “A Biblioteca Escolar 2.0”, foi uma experiencia enriquecedora. Com esta ação pretendi refletir sobre a WEB2.0., evoluir, ganhar competências a nível funcional, mas sobretudo interagir com os meus colegas de formação, para que esta nova tecnologia seja uma mais-valia para professores e alunos num mundo que está em rede e com uma atitude pró-ativa. Com muita pena minha, a oficina de formação chegou ao fim, apenas posso dizer que ela bem poderia continuar uma vez que não faltam ferramentas úteis para divulgar e explorar. Esta formação permitiu-me conhecer novas ferramentas da Web 2.0 e aprofundar o conhecimento de outras. A exploração das ferramentas apresentadas, a troca de experiências e a partilha de opiniões contribuíram para tornar cada sessão num local de aprendizagem privilegiado. Esta formação foi um sucesso devido á adequação, pertinência dos conteúdos e metodologia utilizada. A metodologia seguida foi muito produtiva, pois exigiu que se explorasse as ferramentas de forma a desenvolver as competências técnicas de utilização. As ferramentas propostas quer as metodologias seguidas não merecem o menor reparo. Tenho também que salientar a qualidade da documentação que as formadoras disponibilizaram que nos facilitou as tarefas, estas tornaram fáceis as aprendizagens e as apropriações dos conteúdos trabalhados. Vão ficar guardadas no meu computador para futuras consultas. Relativamente aos conteúdos que foram trabalhados, considero que são extremamente pertinentes no contexto das bibliotecas escolares, tendo sido uma

A Formada: Maria do Socorro Veludo Saraiva


A Biblioteca Escolar 2.0 experiência muito enriquecedora refletir sobre o melhor uso que as bibliotecas escolares podem fazer destas ferramentas que foram disponibilizadas. O tempo disponível para cada uma das unidades, foi suficiente para desenvolver um trabalho com uma qualidade razoável. O desenvolvimento da formação, no meu entender, foi bem estruturado de uma forma coerente e lógica. A gestão do tempo não constituiu problema para mim. No que respeita ao conjunto dos participantes na ação, creio que manifestaram bastante qualidade nas suas participações, o que veio a ser, quanto a mim, potenciador de melhores desempenhos do coletivo. Durante a ação é de salientar a constante preocupação em acompanhar o desenvolvimento das tarefas propostas por parte dos formadores e da pronta resposta em caso de dúvida, contribuindo para humanizar uma formação que, sendo á distância, corria o risco de vir a tornar-se impessoal e isolada. Com esta formação fiquei convencida que o domínio por parte dos professores bibliotecários e da sua equipa, dos conceitos de BE 2.0 e dos desafios que a Web coloca às bibliotecas escolares, está a permitir a construção de um novo paradigma de biblioteca escolar. A formação teve interesse e pertinência, superando largamente as minhas expectativas.

Peso da Régua,27 de maio de2012

A Formada: Maria do Socorro Veludo Saraiva

reflexão final  

relatório crítico da formação

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you