Page 62

Angélica Luersen

EMPRESAS

De sabor delicado, o queijo é um dos mais valorizados no mundo

Queijo Grana padano como o importado Indústria queijeira catarinense aumenta produção do ‘grana padano’

A

Gran Mestri, fabricante catarinense do queijo tipo grana padano, uma das variedades mais nobres do mundo, está multiplicando por dez a produção em seu novo parque industrial, na cidade de Guaraciaba (extremo oeste do Estado). A indústria também vem apostando na linha de queijos especiais — pecorino, parmesão, montanhês e goya — e na manteiga. “Teremos um produto igual ou melhor do que o importado. Vamos produzir manteiga do nível da Président (França) e um parmesão equiparável ao Calcar (Uruguai)”, aposta Acari Menestrina, proprietário da Gran Mestri. Com 12 mil metros quadrados de área construída — seis vezes maior do que a primeira unidade da marca — a nova fábrica aumentou a produção anterior de mil quilos para 30 toneladas/dia além de sua capacidade de estocagem, em doze câmaras frias, passando para um milhão de quilos de queijo. A previsão é de que, com nova unidade, o faturamento seja de R$ 150 milhões/ano.

O que é o queijo grana padano De paladar delicado e aroma frutado, os queijos da variedade grana padano têm origem milenar na região da Padânia, norte da Itália. Segundo a lenda, religiosos que criavam bovinos de leite tiveram produção superior às necessidades da população, e, para conservar o excedente, elaboraram um queijo de massa dura, que durante a cura mantinha inalteradas as propriedades nutritivas do leite e conferia ao produto um sabor excepcional. A estrutura granulosa justificou o nome de grana, e com o passar dos anos, o sabor doce e agradável ganhou o

62

A Lavoura - Nº 699/2013

mundo como uma referência italiana. É recomendado para crianças, gestantes, idosos e esportistas que precisam repor imediatamente as energias. Apenas 30 gramas da variedade suprem 60% das necessidades diárias de cálcio. A produção exige cuidados, que vão da seleção à preparação das propriedades, qualificação das famílias e padronização dos procedimentos, como a alimentação do gado e atenção aos aspectos higiênicos e sanitários. “É uma exigência para que o leite tenha altíssima qualidade, pois o queijo tipo grana é um produto vivo, muito delicado”, relata Menestrina. Para produzir um quilo do queijo, são necessários 15 litros de leite e as peças, em média, pesam 40 kg. Para garantir a qualidade exigida do leite, a empresa oferece assistência integral aos fornecedores, com apoio à gestão da propriedade, assistência técnica e cuidados especiais com relação à dieta. A alimentação das vacas deve ser à base de capim e a complementação alimentar só é permitida para as que produzem mais de dez litros/dia) e ao bem-estar animal. www.granmestri.com.br

A Lavoura 699  

Café: mais demanda pela qualidade. Indicação Geográfica: Café da região do Cerrado Mineiro. Óleos essenciais: Mercado em expansão.

A Lavoura 699  

Café: mais demanda pela qualidade. Indicação Geográfica: Café da região do Cerrado Mineiro. Óleos essenciais: Mercado em expansão.

Advertisement