Page 34

Do ar para a terra

Armazem Sustentável

turismo ecorural

D

epois de 20 anos servindo os passageiros da Varig, o comissário de vôo Gustavo Aronovick aproveitou o valor recebido no Programa de Demissão Voluntária da companhia aérea, aos 47 anos, “para investir nele mesmo”. Neto e filho de excelentes cozinheiros, transformou seu hobby em negócio: o Armazém Sustentável, que produz conservas, geleias e outras delícias orgânicas, no Brejal. Formado em gastronomia pela Estácio de Sá, fez pós-graduação em Sevilha, com direito a mais dez meses de experiências em cozinhas de toda a Espanha. De volta ao Brasil, em 2009, aceitou a proposta para trabalhar num tradicional restaurante de Búzios. Durante a Semana Santa de 2010, sem poder se afastar do trabalho, não pôde aceitar o convite para participar do 1º Circuito de Gastronomia Rural do Brejal. Ainda assim, enviou 24 potes da sua receita de conserva orgânica de berinjela agridoce. Além de vender todos, o sócio Luiz Henrique Fonseca voltou para casa com a encomenda de mais 42 potes da iguaria. Gustavo, que já frequentava o Brejal nos fins de semana desde o início dos anos 2000, mudou-se, naquele mesmo ano, de vez para o sítio. A casa nova, construída para moradia, acabou abrigando a empresa por três anos. Mas a aquisição de um terreno contíguo vai viabilizar a construção de uma nova fábrica, nos moldes que exige a legislação, ainda em 2013.

Receita mais que provada A receita berinjela agridoce é resultado de quatro anos de aprimoramento e o carro-chefe do Armazém Sustentável. Por não ser muito fã de vinagre — ingrediente básico da maioria das receitas de conservas — Gustavo usa passas flambadas em vinho licoroso doce como substituto para amenizar o amargo da berinjela. É no próprio Brejal que os sócios adquirem a maior parte dos insumos para os produtos orgânicos do Armazém. “Só quando não há oferta é que compro de outra região”, garante. Referência na produção de orgânicos no estado do Rio de Janeiro, o Brejal dedica 32% do total da sua área plantada com o cultivo de orgânicos. Há 25 anos esse tipo de produto não representavam mais de 1%. Hoje o Brejal já responde por 75% do total de hortifrutigranjeiros in natura comercializados no estado.

Certificação Situada a mil metros de altitude, a região é cercada de remanescentes de Mata Atlântica nativa e berço de nascentes que garantem o frescor e a abundância de seus produtos. Com uma área de 20 mil m², o Armazém Sustentável alinha a sua filosofia a diversos aspectos do negócio. Os produtos são certificados pelo Sistema Participativo de Garantia (SPG) do Brejal, vinculado à Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro (ABIO). Pelo sistema, a responsabilidade pela garantia da origem orgânica do produto é compartilhada entre os diversos participantes da cadeira, como produtores, consumidores, técnicos etc.

Comércio e relações justas Gustavo e Luiz Henrique também fazem questão de promover o comércio justo entre os produtores agrícolas familiares locais. As geleias, por exemplo, são sazonais e de edição limitada, pois aproveitam a safra e a oferta das frutas da estação. Assim, eles não se obrigam a comprar insumos fora da região para man34

A Lavoura - Nº 699/2013

A sede é situada em região cercada de remanescentes de Mata Atlântica

Geleias e compotas orgânicas

ter a produção ao longo do ano. Na hora de selecionar colaboradores, dão preferência aos moradores da comunidade, que recebem capacitação e contam com todos os direitos trabalhistas.

Visita agendada A convidativa sede do Armazém Sustentável pode ser desfrutada, pois é parte do roteiro de turismo Circuito Eco-Rural Caminhos do Brejal. Basta que a visita seja agendada com 24 horas de antecedência, que uma mesa estará posta com várias delícias para degustação. A arquitetura valoriza a luz natural, economizando energia; a coleta de lixo é seletiva e encaminhada para reciclagem e os produtos, embora elaborados artesanalmente, seguem rígidos padrões de qualidade. Com forte presença em todo o município de Petrópolis, os produtos do Armazém Sustentável também podem ser encontrados no Circuito de Feiras Orgânicas, lojas de produtos naturais e delicatessens do Rio de Janeiro. Sem pressa, os sócios planejam conquistar os mercados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Serviço: Armazém Sustentável • Tel: (24) 2259-2154 • armazemsustentavel@gmail.com

A Lavoura 699  

Café: mais demanda pela qualidade. Indicação Geográfica: Café da região do Cerrado Mineiro. Óleos essenciais: Mercado em expansão.

A Lavoura 699  

Café: mais demanda pela qualidade. Indicação Geográfica: Café da região do Cerrado Mineiro. Óleos essenciais: Mercado em expansão.

Advertisement